TECNOLOGIA - 9º anos A, B, C - Professor José Carlos Maltes

São Paulo, 23 de novembro de 2020
Tecnologia e Inovação
























São Paulo, 09 de novembro de 2020
Tecnologia e Inovação





São Paulo, 26 de outubro de 2020
Tecnologia e Inovação
































São Paulo, 21 de setembro de 2020
Tecnologia e Inovação
























São Paulo, 08 de setembro de 2020
Tecnologia e Inovação

Assista os vídeos abaixo:









São Paulo, 17 de agosto de 2020
Tecnologia e Inovação




























São Paulo, 03 de agosto de 2020.
Tecnologia e Inovação




São Paulo, 13 de julho de 2020.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


São Paulo, 13 de julho de 2020.

Atividade nº 3 – 2º bimestre -9º Anos A, B e C.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

HABILIDADES:
(EF89TEC16) Reconhecer e encorajar a denunciar abusos praticados nos meios digitais em seus núcleos de convivência.

Objetivo:Construir boas relações, gerar ótimas conexões para alcançar bons resultados no ambiente onde está inserido, visando a melhoria da convivência. Viver e conviver.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura e assistirem o vídeo. Aproveite esse momento.


VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE


O artigo a seguir foi publicado no Jornal Extra Classe de Porto Alegre em 18 de maio de 2020, no caderno Movimento, bem como no jornal digital, https://www.extraclasse.org.br/. Leia atentamente o artigo.

Brasil teve 17 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2019


Número pode ser ainda maior devido à subnotificação e preconceito social. Período de isolamento em casa já preocupa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970 de 2000. A data busca sensibilizar e informar a sociedade para ações que garantam à crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, livre do abuso e exploração e ganha ainda mais importância quando são verificados dos dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Violência sexual contra crianças e adolescentes correspondeu a 11% dos 159 mil registros feitos pelo canal do Governo, ao longo de 2019. Ao todo, no último ano, foram 17 mil ocorrências desta natureza.

Ainda de acordo com o Ministério, em 73% dos casos, o abuso sexual ocorre na casa da própria vítima ou do suspeito e é cometido por pai ou padrasto em 40% das denúncias. O suspeito é do sexo masculino em 87% dos registros. Segundo dados do Fórum de Segurança Pública, entre 2017 e 2018, quatro meninas de até 13 anos são estupradas a cada hora no país. Em 2018, o país também bateu o triste recorde de ocorrências de abuso sexual infantil: 32 mil vítimas. Números que assustam e preocupam.

A dualidade da avaliação dos casos abuso– “Quando uma menina de seis anos é abusada em casa, a sociedade a enxerga como vítima, porque é uma criança. Agora, essa mesma menina que aos 13 está com shorts e top ‘se oferecendo’ para caminhoneiros é prostituta”, explica a professora e doutora em Direito da PUC/SP, Luciana Temer, em entrevista ao site UOL.

Para Luciana, julgar a adolescente que sofre exploração sexual passa por outro traço da cultura do machismo: a de que a vítima “ficou provocando” e “já sabia o que estava fazendo”. A normalização dos abusos causa um silenciamento de quem assiste ou sabe destes casos, ou seja, muitos casos sequer são notificados por preconceito. “O caminho é a escola como um espaço de educação para a cidadania, não só com uma proposta conteudista. Isso porque a maioria das crianças está ou deveria estar na escola; e é lá que podem ser trabalhadas tanto a prevenção quanto a repreensão da violência”, diz Luciana.

Casos durante a pandemia– O ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, apresentou dados nesta segunda-feira, 18, sobre os quatro primeiros meses de 2020. Os números mostram uma queda no mês de abril, em relação ao último ano. Contudo, a subnotificação preocupa e fez com que o Ministério crie ações para o pós pandemia.

A pasta está em contato com uma associação de universidades particulares para a requisição de psicólogos voluntários que possam trabalhar na identificação da violência sexual contra crianças e adolescentes no retorno às aulas, no período pós isolamento.



VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE - CONCEITOS E TIPOLOGIAS


Assista o vídeo: 



ATIVIDADE 5– Baseando-se o vídeo assistido, elaboreum mapa mental (exemplo figura da atividade 1 página 56 – caderno do aluno) cuja mensagem a ser transmitida seja o tema do vídeo, isto é, VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE - CONCEITOS E TIPOLOGIAS.


Data de devolução da atividade: 24/07/2020.

UTILIZE O CHAT DO CMSP – CENTRO DE MÍDIAS DE FORMA APROPRIADA.


Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.


Dia D Movimento Inova – CMSP
03/07 - Boas vindas - Dia D Movimento inova



VIDEOAULAS - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
03/07 - Oficina socioemocionais em tempo de pandemia

03/07 - Oficina Programação Desplugada (Telefônica-Vivo)

03/07 - Vamos conhecer um pouco sobre a feira de ciências (FeCEESP)

03/07 - Robótica - Meu Projeto de Vida - Aluno Marcus

03/7 – Oficina de autômatos – cultura maker

03/7 – Oficina de Minecraft de papel (Microsoft)

03/7 – Oficina Meu projeto de vida

03/07 - FeCEESP Debate de Ideias e seus sucessos

03/07 - Oficina eletivas - Bora Criar

03/07 – Culminância de projetos (eletivas)

03/07 – Bate-papo com Any Gabriely (grupo Now United)

03/07 - Oficina “Fake news, aqui não”

03/07 – Encerramento – O que isso tem a ver com meus sonhos e o mercado de trabalho?


São Paulo, 25 de junho de 2020.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


Atividade nº 2 – 2º Bimestre - para os 9º Anos A, B e C.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

HABILIDADES:
Fundamental II – 8° e 9° anos
(EF89TEC04) Avaliar de forma crítica e reflexiva a própria atuação e a de terceiros, enquanto usuário nas redes sociais, tendo em vista as diferentes ações realizadas: seguir, curtir, postar, compartilhar, comentar.
(EF89TEC06) Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem posicionamento e compartilhamento de ideias de forma ética e respeitosa.
(EF89TEC14) Analisar a veracidade das informações e diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes informações da busca de imagem reversa para checagem de imagens, da consulta a sítios e ferramentas de checagem e denunciar conteúdo falso ou enviesado.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura. Aproveite esse momento.

O QUE É INFOGRÁFICO?


Primeiramente, veja a figura a seguir:






É fake news? Seguiu as setas para verificar se a informação é verdadeira ou não? Lembre-se: se houver alguma dúvida em relação a informação, verdadeira ou falsa, não compartilhe!


Essa imagem passou alguma informação ou informações? Quais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Então, você percebeu que uma imagem pode passar informações a respeito de algo que queremos transmitir.

Infográfico é isso... um texto organizado por elementos verbais e visuais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, entre outros), que juntos permitem construir o significado. Normalmente tem caráter explicativo ou informativo. E é muito utilizado na mídia digital e impressa para informar o leitor.


Atividade 2 - Crie seu infográfico. Use uma folha de sulfite ou a folha de seu caderno. Lembre-se que você é o protagonista da atividade. Use a imaginação. Transmita sua mensagem de forma clara e precisa. Tire uma foto da atividade pronta e envie para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br.

Lembre-se que na página 56 do caderno do aluno, volume 2, parte 2, você tem a ATIVIDADE 1 – FAKE NEWSpara resolver. Finalizando a atividade tire uma foto e a envie. Respeite o isolamento social.

Assistam ao vídeo O que é uma notícia falsa? - Workshop 2 - BBC News Brasil. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0>Acesso em 17/12/2019.
Qual foi o aprendizado da aula?


LEMBRE-SE QUE QUEM LÊ APRENDE A EXPANDIR OS HORIZONTES.

Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.

Data de entrega da atividade: 13/07/2020.


Boa sorte!


















TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


São Paulo, 15 de junho de 2020.

Atividade nº 1 – 2º Bimestre - para os 9º Anos A, B e C.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

Objetivo: Construir boas relações, gerar ótimas conexões para alcançar bons resultados no ambiente onde está inserido, visando a melhoria da convivência. Viver e conviver.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura. Aproveite esse momento.


COMO DESENVOLVER HABILIDADES INTERPESSOAIS?


Atualmente, as interações sociaispedem determinadas competências especiais, que são chamadas de habilidades interpessoais. Independente da área, ou seja, de estudo ou de trabalho, é necessário lidar com pessoas diferentes para alcançar um objetivo. Por isso, é fundamental que aprendamos desde cedo como desenvolver essas habilidades.


CONTINUE A LEITURA E FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO


Quais são as principais habilidades interpessoais?

1. Cordialidade
Ser cordial é ser gentil, educado, respeitoso, tratar com cuidado os colegas e as pessoas ao redor etc.
É também uma habilidade bastante requisitada no mercado de trabalho, já que profissionais mais cordiais tendem a ser mais produtivos e ajudar no desenvolvimento de um ambiente mais estável.

2. Objetividade
Sabe aquele amigo que só enrola em tudo que tem para fazer e se perde todo com os prazos? Pois uma pessoa objetiva é o oposto disso:faz o que tem que fazer sem deixar para depois, entrega suas tarefas dentro dos prazos e não cria problemas secundários. Quem tem essas características é sempre bem-vindo em grupos de trabalho.

3. Responsabilidade
Responsabilidade é uma habilidade que deve ser desenvolvida, pois, sem ela, as relações não duram muito. Em qualquer área da vida é importanteassumir erros e arcar com consequências, bem comotransmitir segurançaquando é necessário.

4. Comunicação verbal e não verbal
Saber comunicar-se é primordial, tanto verbalmente quanto não verbalmente.Uma boa comunicação envolve empatia, respeito e ética, valores que não podem faltar nas relações sociais.
Saber o que falar, quando falar, como usar palavras para agregar algo de bom as pessoas, como usar gestos, posturas e abraços: essas são as características de uma boa capacidade de comunicação verbal e não verbal. Você já percebeu que o CORPO FALA?


O QUE FAZER PARA DESENVOLVER HABILIDADES INTERPESSOAIS?

1. Pratique a escuta ativa
Como assim?  Escute os outros. Só falar o tempo todo não dá!
Vale lembrar que escutar não significa somente ouvir. Envolveprestar atençãono que está sendo falado e respeitar o que os colegas/amigos estão dizendo. Evite interromperas pessoas e pense no que elas dizem.
As pessoas gostam de quem as deixa falar, quem se envolve nos seus assuntos e importa com o que dizem. Saber escutar é a chave para a construção e manutenção de bons relacionamentos.

2. Desenvolva a capacidade de tomar iniciativas
Precisamostomar iniciativas e assumir riscos. Por exemplo, quando o chefe propõe algo à equipe e ninguém se dispõe a executar, aquele que se destacar tomando a iniciativa certamente será considerado um bom funcionário.
Na vida, muitas vezes, é necessáriodar um primeiro passo e assumir responsabilidades. Um profissional e ser humano que sabe tomar iniciativas tende a ser muito valorizado pelas pessoas ao redor.

3. Que tal se colocarno lugar do outro?
Em qualquer ambiente que frequentamos, precisamosnos colocar no lugar do outro. As pessoas curtem quem respeita seus pensamentos e entendem suas dificuldades.

Uma pessoa que consegue se colocar no lugar do outro é cordial, gentil, sábia e sabe manter relacionamentos sólidos.

4. Precisamos criar o hábito dofeedback, ou seja, dar ou pedir uma resposta a um determinado assunto ou acontecimento
Feedbacks são importantes para sabermos se estamos fazendo a coisa certa ou não. Ter a humildade depedir feedbackssobre algo é fundamental, poisajudará a saber o que está errando e como pode melhorar. Até porque ficar insistindo no mesmo erro sem perceber é bem chato.

5. O poder das boas conexões
Para alcançar bons resultados na vida, seja ela profissional, acadêmica ou pessoal, é essencial que tenhamosrelacionamentos sadios e boas conexões.
Na vida profissional, boas conexões são aquelas que te estimulam a crescer, te inspiram a chegar a melhores posições. Na vida escolar da mesma forma. E na vida pessoal é bom estar ao redor de pessoas empáticas, que façam críticas construtivas sempre que necessário.

6. Invista em autoconhecimento
Autoconhecimento influencia no controle de emoções, o que é muito útil em ambientes corporativos e trabalhos em grupo. É importante controlar as emoções para não viver explodindo por aí sem motivo.Afinal, conhecendo seus pontos fortes e limites, ele poderá trabalhar melhor a cordialidade, objetividade e outras habilidades.

7. Reconhecer os próprioserros
Reconhecer os próprios erros é fundamental para que se evolua. Essa dica se relaciona com a dica 4, já que, além de pedirfeedbacks, as pessoas devemolhar para si mesmas e admitir suas falhas. A humildade é muito importante, pois nos ajuda a reconhecer que somos humanos, passíveis de erros, mesmo que sejamos muito bons no que fazemos.

8. A importância de resolver problemas
É importante que desenvolvamos a capacidade de superar problemas. É necessário que aprendamosbuscar soluções, analisando fatos e informações relevantes, e não desistindo diante das dificuldades.
É importante desenvolver a habilidade de enxergar um problema, verificar possíveis causas, investigar e pensar em várias soluções.
Assim como o pensamento crítico, uma boa capacidade de solução de problemas é crucial para quepossamosnos destacar no mercado de trabalho.

9. Fazer bom uso da tecnologia e dos jogos
Novas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de solução de problemas (dica anterior), da criatividade e de habilidades vitais, comoleitura e escrita.


Como vimos neste artigo, precisamos das habilidades interpessoais para o convívio em sociedade, e é fundamental que conheçamos algumas formas de desenvolvê-las.


LEU O TEXTO? ENTÃO VOCÊ CHEGOU NO FIM DA ATIVIDADE. ISSO MESMO, ESSA ATIVIDADE É SOMENTE LEITURA.

LEMBRE-SE QUE QUEM LÊ APRENDE A EXPANDIR OS HORIZONTES.

Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.

São Paulo, de 11 maio de 2020.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
TECNOLOGIA E ARTE


São Paulo, 08 de maio de 2020

Atividade nº 6 para os 9ºs A, B e C

PROF. JOSÉ CARLOS - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

PROFa. – KAYSSA MAVRIDES - ARTE
e-mail: kayssa@professor.educacao.sp.gov.br


HABILIDADES:

Ensino Fundamental – 8° e 9° anos
(EF89TEC27) Identificar as características dos materiais produzidos por intermédio de equipamentos e recursos existente no espaço maker.
(EF89TEC28) Construir objetos usando materiais não estruturados, combinados com material produzido por intermédio de equipamentos e recursos tecnológicos existente no espaço maker.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; leia em voz alta; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – MOVIMENTO E REPOUSO


Nosso objeto de estudo a princípio é a cinemática, que é a parte da Física que estuda o movimento de um corpo sem se preocupar com a causa desse movimento.

Movimento e repouso

O que significa dizer que “um corpo está em movimento”? Em nossas experiências diárias, não vemos dificuldades para responder a essa pergunta. Se encontrarmos, por exemplo, um poste na rua, diremos que ele está em repouso. Mas se encontrarmos uma pessoa andando na rua, diremos que ela está em movimento. Segundo a Física, os conceitos de movimento e repouso são relativos, pois, para tal definição, devemos levar em consideração um referencial. Nesse caso, a definição correta de movimento e repouso é:

Um corpo estará em movimento sempre que mudar de posição, no decorrer do tempo, em relação a um referencial adotado. Estará em repouso sempre que sua posição se mantiver a mesma (constante) no decorrer do tempo em relação ao referencial que foi adotado.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Introdução à Cinemática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/introducao-cinematica.htm. Acesso em 04 de maio de 2020.


ATIVIDADE 1: Escreva com suas palavras o que é um objeto em movimento e em repouso.


CULTURA MAKER

Você sabe o que é Cultura Maker?

Cultura Makeré uma ramificação do famoso “Faça Você Mesmo”, popularmente conhecido como “DIY” – Do It Yourself, em inglês. É um novo jeito de aprendermos coisas novas através da descoberta.
Nosso atual contexto exige que sejamos mais proativos e pesquisadores. Uma ótima ferramenta para nossas descobertas é a internet. Um exemplo de Cultura Maker é o site colaborativo Wikipedia, que funciona como um grande espaço colaborativo de informações sobre os mais diversos assuntos, abastecido por todas as pessoas do mundo que estejam dispostas a contribuir.
Outro grande exemplo de Cultura Maker são os projetos de robótica, em seus vários níveis de complexidade.
Há também os projetos desplugados, que visam experienciar a programação de forma concreta, sem a utilização de programas ou equipamentos específicos.
O “faça você mesmo” está presente nas artes desde sempre. Há artistas que produzem suas tintas, esticam suas telas, fabricam os próprios pincéis e, até mesmo, produzem seus robôs artistas. Como é o exemplo do artista chinês Cai Guo-Qiang, ao criar robôs que reproduzem modos de pintar de artistas famosos, exemplificados nestes vídeos:


ARTE

ATIVIDADE 2: Construção de carrinho.

Agora, de forma desplugada, praticaremos a cultura maker. Esta atividade prática nos ajuda a entender mais sobre movimento e repouso.


Lista de materiais

-       8 (oito) tampinhas de garrafas pet furadas no centro.
-       3 (três) palitos de sorvete
-       Pistola e refil para cola quente
-       1 (um) Canudo de plástico
-       2 (dois) Palitos fino de churrasco
-       Elásticos amarelo n⁰ 18ex
-       2 (duas) Baterias (pilhas) usadas


Data de devolução da atividade: 20∕05∕2020.


Não esqueça de colocar nome, número e turma na atividade

São Paulo, 27 de abril de 2020.

Atividade nº 5 para os 9º Anos A, B e C.

Data de devolução da atividade: 21/04/2020.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@prof.educacao.sp.gov.br


HABILIDADES:
Fundamental II – 8° e 9° anos
(EF89TEC09) Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.
(EF89TEC10) Analisar os termos de uso em relação aos dados pessoais de forma segura na rede, classificando as permissões disponíveis na rede.
(EF89TEC11) Compreender os consentimentos vinculados aos aplicativos e software, os riscos do desrespeito à privacidade e as consequências do uso indevido de dados pessoais.


PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO AUTORAL


Referencial Teórico CADERNO DO ALUNO. Na ausência do CADERNO DO ALUNO o site http://www.bussolaescolar.com.br/ é um ótimo site de busca. Pesquisar faz bem. Boa sorte!

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).

PROPRIEDADE INTELECTUAL

A propriedade intelectual consegue garantir aos inventores e responsáveis por produções que dizem respeito ao intelecto, que sejam devidamente recompensados pela sua criação.
Estão seguras sobre essa proteção, as criações de material industrial, científico e literário. Além disso, marcas, patentes, desenho industrial, novo processo, novo design, novo produto e outros, também podem ser protegidos pela propriedade intelectual, que é responsável pela segurança dos bens imateriais.
No caso da propriedade industrial, esse registro está ligado diretamente aos bens que são destinados à atividade industrial.
É de grande importância que para o registro de marca ou ainda, no caso de desenvolvimento de novos produtos, uma determinada empresa seja protegida através da propriedade industrial.
Isso irá garantir que nenhuma outra pessoa possa, no presente ou no futuro, se apropriará de uma marca, ideia, produto, modelo, dentre outros itens imateriais que já tenha dono, podendo ser considerado até mesmo como um crime.
Com a garantia dessa segurança, uma empresa poderá desenvolver qualquer tipo de produto e até mesmo de serviço, sem que outra empresa considere seu os lucros obtidos através do mesmo.

DIREITO AUTORAL

O direito autoral pode ser conferido à uma determinada obra, para utilizar com exclusividade, autorizar e licenciar até mesmo a sua divulgação.
Uma vez que a propriedade intelectual tem sua ramificação na propriedade industrial, é necessário obter também a devida segurança para outros itens imateriais, que não são relacionados à indústria e para isso, existe então o direito autoral.
No caso dessa segunda forma de proteção, existe a proteção para obras artísticas, assim como, letras de músicas, roteiros de novelas, entre outros.
O direito autoral poderá ser aplicado para:
-       Desenho;
-       Música;
-       Pintura;
-       Tratado sobre filosofia;
-       Obra literária;
-       Artística.
Para obter o direito autoral para algum trabalho realizado, o processo possui alguns pontos de diferenciação, especialmente quando comparado com a obtenção de segurança através da propriedade industrial e uma delas, é a falta de obrigatoriedade de alguns documentos e registros, para a conquista desse registro.
Um dos pontos de maior importância da proteção do direito autoral está no fato de conseguir a comprovação da autoria da obra, de forma que nenhuma outra pessoa poderá garantir para si os benefícios e privilégios de uma obra intelectual que não lhe pertencem.
É necessário, no entanto, ter grande atenção para o período em que esse direito será concebido para o seu verdadeiro autor.
No Brasil, o direito autoral garante a segurança de uma obra em até 70 anos a partir do primeiro dia do ano seguinte ao da morte do autor. Esse prazo é necessário para a divulgação e reprodução de qualquer item que diga respeito à uma determinada obra que está protegida pelos direitos autorais.
Por sua vez, os direitos morais como, por exemplo, ter o nome vinculado à uma obra, dura por tempo indeterminado.
Existem alguns casos em que é necessário uma avaliação profissional para entender em qual dessas duas opções uma propriedade intelectual poderá ser classificada.






Sempre que elaboramos uma atividade, se ele não for de nossa autoria devemos citar a fonte ou as referências bibliográficas. Isso significa indicar obra, autor ou endereço eletrônico (com dia de acesso) completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. No texto acima foram citados o site e a data de acesso.


MEME


O meme que conhecemos tem como principal campo de divulgação a internet. Ele tem como objetivo transmitir uma informação resumida de forma rápida, seja por meio de mensagens, pelas redes sociais ou pelos e-mails.
O meme pode ser criado e adaptado em formato de vídeo, imagem, frase ou até mesmo pelas hashtags, como modo de promover uma ideia da forma mais rápida que possamos imaginar.
Nos dias de hoje os memes são muito utilizados como paródias, ou seja, com humor de algum acontecimento importante, ou para zoar com o amigo, comunicar uma informação privilegiada e, especialmente, impulsionar campanhas de marketing, algo que muitas empresas têm se especializado. A duração e importância de um meme dependem das réplicas, assimilações e propagação em massa.
O caderno do aluno define meme como uma imagem, vídeo, GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) que trata de algum tema com humor e se espalha pela Internet.

Observe as figuras a seguir.


https://pbs.twimg.com/media/EUHiohLWkAM9h58.jpg



https://pbs.twimg.com/media/EVGWNlsU8AAUNKu?format=png&name=small


Atividade: Crie um meme. Tema? Use a imaginação. Seja o protagonista da atividade. Coloque sempre nome completo, número e turma.

Lembre-se da PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO AUTORAL

26 comentários:

  1. Pessoal, boa noite!
    Poucos alunos dos 9°s anos têm enviado as respostas das atividades publicadas.
    Por favor façam as atividades, pois as mesmas são consideradas parte do conceito bimestral.
    Prof. José Carlos
    maltes@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    Lembrem-se que a devolução da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) do 1⁰ bimestre, resolvida, deverá acontecer nos dias 27 e 28 de maio de 2020 na E. E. Teruko Ueda Yamaguchi. A nota da AAP será considerada para o conceito do bimestre.
    Cuidem-se.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,

    Lembrando mais uma vez.

    A SED – Secretaria Escolar Digital tem disponibilizado algumas ferramentas para o apoio pedagógico do aluno, visando sempre uma relação mais estreita nesses tempos de isolamento social. Uma dessas ferramentas recentes é o Classroom via CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

    Por sua vez, tenho publicado nas turmas do Classroom as mesmas atividades publicadas no Blog da E. E. Teruko Ueda Yamaguti. Atividades estas que deverão ser feitas e encaminhadas para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br, se possível na data estabelecida.

    Sendo assim, se você tem acessado o BLOG, feito as atividades e encaminhado para o e-mail citado acima, NÃO É NECESSÁRIO FAZÊ-LAS NOVAMENTE só porque você as encontrou no Classroom.


    “Quando uma pessoa sabe ler bem, não existem fronteiras para ela. Ela pode viajar não apenas para outros países, mas também no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, no espaço cósmico. Descobre também o caminho para a porção mais íntima da alma humana, passando a conhecer melhor a si mesma e aos outros (Bamberger, 1987, p.29).”

    ResponderExcluir
  4. ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS A UNIDADE ESCOLAR NÃO ENVIA MENSAGENS POR WHATSAPP E NÃO LIGA PARA NINGUÉM OFERECENDO BOLSA DE ESTUDOS OU CURSOS, BEM COMO NÃO PODE TER NENHUM VÍNCULO COM EMPRESA PRIVADA QUE NÃO SEJA AUTORIZADO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - É GOLPE.

    AS AAPs QUE FORAM ENTREGUES JUNTO COM O MATERIAL ESCOLAR,DEVEM SER REALIZADAS E DEVOLVIDAS OBRIGATORIAMENTE NA SECRETARIA DA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS 27 E 28 DE MAIO DAS 10:00 ÀS 16:00.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, observem os fatos que farão parte de nossa história nesses dias de afastamento social devido a pandemia de Covid-19.

    DECRETO Nº 59.450, DE 18 DE MAIO DE 2020:
    Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020, para o fim de antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para os dias 20 e 21 de maio de 2020, declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações no dia 22 de maio de 2020 e dá outras providências.

    Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda, 25 de junho de 2020, o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932) e PROVIMENTO CSM Nº 2.559/2020.

    ResponderExcluir
  6. ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 2º BIMESTRE – 9ºS ANOS - EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL – COVID-19

    Prof. José Carlos – Tecnologia e Inovação
    e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

    As atividades apresentadas no caderno do aluno, 2º bimestre, foram elaboradas para uma rotina de sala de aula, ou seja, elas servirão como material de apoio. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada, remotamente e em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las através do computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor.

    SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL - VOLUME 2 – PARTE 2

    Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola. Procure, dentro de suas possibilidades, cumprir a data de entrega das mesmas.

    As atividades a seguir ainda não estão disponíveis no Blog, estão no caderno de aluno. Aguarde as instruções.

    Página 56 – Atividade 1 – Fake News
    Página 57 – Atividade 2 – Fato ou boato
    Página 58 – Atividade 3 – Influenciadores Digitais
    Página 58 – Atividade 4 – “Monetizando” as publicações
    Página 59 – Atividade 5 – Mão na massa – Criando conteúdo e engajando seguidores
    Página 60 – Atividade 6 – Entendendo a programação
    Página 61 – Atividade 7 – Programando o computador
    Página 62 – Atividade 8 – Programação Plugada!
    Página 65 – Atividade 9 – Programe
    Página 65 – Atividade 10 – Circuito de Jogos

    ResponderExcluir
  7. IDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 24/07.

    Tecnologia e Inovação - Muito além das ‘fake news’ - https://www.youtube.com/watch?v=l-ya1U5c2Jw

    ResponderExcluir
  8. ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 3º BIMESTRE – 9ºs ANOS - EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL – COVID-19.

    Prof. José Carlos – Tecnologia e Inovação
    e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

    Pessoal, iniciamos em 03/08/2020 mais um bimestre, o terceiro. As atividades apresentadas no caderno do aluno foram elaboradas para uma rotina de sala de aula. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada e remotamente, ou seja, afastamento social, em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las pelo computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no seu caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor. Uma outra opção é comparecer na Unidade Escolar e retirar a atividade impressa e devolvê-la, após a finalização, na Escola. Lembre-se de que a Escola (Equipe Gestora, Secretaria, Professores, etc.) está disponível para ajuda-los.

    SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 9º Ano – Ensino Fundamental - VOLUME 3 – PARTE 2

    Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola e na turma no CLASSROOM.

    Aqui é nossa casa (pág. 42)
    Atividade 1 – Em busca de informações (pág. 42)
    Atividade 2 – Uma campanha para consumo consciente (pág. 44)

    Quem disse que ser feliz é consumir? (pág. 44)
    Atividade 1 – Você é consumista? (pág. 45)
    Atividade 2 – Ironia + crítica para fazer pensar (pág. 45)
    Atividade 3 – E a vencedora é... (pág. 45)

    Aprendendo a programar (pág. 46)
    Atividade 1 – Conversão: números decimais em números binários (pág. 46)
    Atividade 2 – Contagem em linguagem binária (pág. 47)
    Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia (pág. 48)
    Atividade 4 – Algoritmo (pág. 48)
    Atividade 5 – Programando em papel – O poder da repetição (pág. 49)
    Atividade 6 – Desenhando com comandos (pág. 50)
    Atividade 7 – A impressora humana (pág. 50)

    Introdução: Elétrica e Eletrônica II (pág. 51)
    Atividade 1 – Polaridade: uma investigação (pág. 51)
    Atividade 2 – Construção e instalação de um interruptor (pág. 52)
    Atividade 3 – Maquete de Iluminação Pública – Circuito em paralelo (pág. 54)

    Introdução à Elétrica e à Eletrônica II (pág. 54)
    Atividade 1 – Mini abajur eletrônico (pág. 55)
    Atividade 2 – Controlando a direção de giro do motor (pág. 56)
    Atividade 3 – Robô Inseto - Motor DC (pág. 56)


    POR FAVOR, SEMPRE QUE FIZER UMA ATIVIDADE COLOQUE NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.

    ResponderExcluir
  9. Componentes Curricular – 9º Ano - Tecnologia e Inovação

    Playlist das aulas do CMSP

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLAbRprP4phEj4gr0FQxcAHHjfxzJbSR0y

    ResponderExcluir
  10. RECESSO ESCOLAR DE 24 A 28/08/2020 - GABINETE DO SECRETÁRIO - Resolução Seduc-60, de 19-8-2020 Altera a Resolução Seduc - 47, de 29-4-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar. DOE DE 20/08/2020 EXECUTIVO I PÁGINAS 42 E 43.

    ResponderExcluir
  11. Nosso recesso durou cinco dias, de 24 a 28 de agosto de 2020. Mais um período para reorganizar nossas ideias, nossas tarefas, nossas vidas, nesse período de afastamento social.

    A E.E.Teruko Ueda Yamaguti continuou no mesmo lugar. Falo da escola física, de tijolos, mas a ESCOLA formadora continuou em movimento, assim como nós, seres em movimento constante. No mundo das ideias tudo é possível e no mundo real? Cadê nossa contribuição para as mudanças desejadas? Atingimos um objetivo com mais facilidade quando estamos caminhando em grupo. Somos um corpo.

    HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.

    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

    Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

    Seja o protagonista. Voe conosco. A E.E. TERUKO UEDA YAMAGUTI é asa, só depende de você.

    Prof. José Carlos

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, um ótimo momento, sem tempo determinado, isto é, não importa se é dia, tarde ou noite. Somos merecedores de felicidade.
    Gostaria de compartilhar com vocês mais uma mensagem de Rubem Alves, OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA.
    “A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas... Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. ”

    Todos nós estamos aprendendo nesse momento impar em nossas vidas. Sejamos protagonistas e não lamentadores.

    Prof. José Carlos

    ResponderExcluir
  13. Bom dia pessoal. Dia 11/09/2020, às 14:45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. SETEMBRO AMARELO

    Estamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA E DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

    Mantenha o foco no que está lendo, chame seus pais para participarem dessa leitura. Aproveite esse momento. Fortaleça os laços familiares. Crie laços afeitos.

    Viver e lutar vale sempre a pena

    “Existem momentos em que parece que nossos sonhos se tornam inalcançáveis. A vida nem sempre nos dá facilidades quando buscamos algo que desejamos muito e por vezes acabamos por ter medo e permitir que a confiança vá embora.

    Não desanime, nenhum esforço é em vão. Existe um tempo determinado para que as coisas aconteçam e com certeza você alcançará suas metas. Creia. Confie no seu potencial.

    Qualquer que seja o seu caso, acima de tudo não pense em desistir. Nunca ninguém conquistou algo abaixando os braços ou deixando se vencer. Além disso, nada na vida se consegue sem sacrifício. E a luta que vamos travando é um trajeto obrigatório entre o nosso objetivo e a tão desejada vitória. Nessa caminhada não cruze os braços, não se feche, fale, se preciso for grite. Segure nas mãos dos seus pais, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus orientadores. Viver sempre vale a pena.”

    Prof. José Carlos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia pessoal. Dia 25/09/2020, às 14h45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Atividade 4 - Explicação.

    Primeiro leia a explicação sem pressa. Quando chegar no final da leitura. Reinicie para fazer o exercício.

    Essa atividade tem como objetivo entender que para cada ação existe um comando, ou vários comandos e uma representação gráfica ou várias. Como assim?

    Exemplo: Comprar pão na padaria. Como você faz para chegar na padaria?

    Esse passo a passo: abrir a porta, caminhar até o portão, abrir o portão, caminhar até a esquina, virar à direita, caminhar até a próxima esquina, virar à esquerda, caminhar mais um pouco, descer a rua e pronto, chegou no local desejado, isto é, na padaria.

    Algoritmo é isso, um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.

    Na atividade temos um papel quadriculado com quadrados em branco e quadrados pintados de preto, cinza, marrom e vermelho que formam a figura do Snoop. Certo?

    Se você iniciar no primeiro quadrado, canto superior esquerdo, 1ª linha (quadrado branco) você precisará seguir até o final da 1ª linha. Você seguirá passando para o próximo quadrado usando setas para a direita → até chegar no último quadrado (na 1ª linha não tem nenhum quadrado pintado. Certo?)

    Agora que você chegou no último quadrado da 1ª linha você precisa passar para a linha de baixo (2ª linha). Como?

    Seta para baixo ↓

    Agora seu caminho será da direita para esquerda, seta para esquerda ←. Siga com setas para a esquerda até chegar no quadrado pintado (qual cor? Está no desenho). Para o quadrado pintado, use X e cor. Exemplo: X preto, ou X marrom, X vermelho ou X cinza. Lembre-se que os quadrados brancos de dentro da figura são quadrados de cor branca, então X branco.

    Quando você chegar no final da 2ª linha, você precisa passar para a 3ª linha. Como? Seta para baixo e assim sucessivamente. Lembrando ainda que ao mudar de linha, no final dela ou no início dela, as setas mudam de posição.

    Você conseguiu entender que algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?

    Não é necessário fazer essa sequência até a última linha da figura, quero que entenda o processo para a execução de uma tarefa.

    Exemplo:
    1ª linha: → → → → → → → → → → → → → → → → ↓
    2ª linha: ← ← ← X preto X preto X preto X preto ← ↓
    3ª linha→ → → → → X cinza X cinza X cinza ....
    e sim por diante.

    Dúvidas? Interaja.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia pessoal. Dia 09/10/2020, às 14h45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. VIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 09/10.

    09/10 - 9º ano EF - Tecnologia e Inovação - Nativos digitais

    https://www.youtube.com/watch?v=KQfsFCtJh0o

    ResponderExcluir
  19. Bom dia pessoal. Dia 16/10/2020, às 14h45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia pessoal. Dia 06/11/2020, às 14h45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia pessoal. Dia 20/11/2020, às 14h45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia pessoal. Dia 04/12/2020, às 14h45, está prevista mais uma aula de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) através do CMSP. Participem do chat interativo de forma consciente. Lembrem-se de que a entrega de atividades faz parte da formação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. “A vida é um espetáculo. Se não está contente com a tua história, reescreva um novo capítulo, mude o foco, veja onde está errando. Seja a mudança que sua vida precisa, seja a felicidade que te falta, seja a alegria que você merece, seja o riso mais sincero, a amizade mais pura, seja calor, seja amor, seja afago, seja você, seja protagonista da tua história. Dedique-se para o teu melhor papel, pois o teu talento ninguém tira e você nasceu para brilhar.”
    Autor desconhecido.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,

    Srs. pais e ou responsáveis, estamos seguindo para a reta final, mas, temos ainda muitos compromissos com seus filhos e filhas e a responsabilidade de vocês pais e nós escola é de encerrarmos este ano letivo com bastante tranquilidade apesar de ainda estarmos em plena pandemia da COVID-19.

    ATENÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS

    - Entre os dias 04 a 08 de dezembro teremos o provão da escola que será realizado através do:

    terukoefaf.blogspot.com – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
    terukoejamedio.blogspot.com – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
    terukouedaemeja.blogspot.com – ENSINO MÉDIO

    - Entre os dias 07 a 11 de dezembro os estudantes devem RETIRAR na secretaria da escola as avaliações diagnósticas de retorno (Língua Portuguesa e matemática) e DEVOLVER na secretaria da escola até o dia 18 de dezembro; esta avaliação está disponível na SED (www.sed.educacao.sp.gov.br) mesmo local onde foi realizada a AAP do 3° bimestre

    - LIVRO DIDÁTICO:
    é OBRIGATÓRIA a DEVOLUÇÃO de TODOS os livros didáticos recebidos no início do ano e a ENTREGA deverá ser feita a partir do dia 07 dezembro.

    - Os estudantes que não conseguiram realizar a AAP do 3° bimestre, aguardar informações, porém os alunos não poderão ser prejudicados por instabilidade no sistema SED.

    Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e agradecemos desde já a colaboração de todos.


    Att
    Equipe Gestora

    ResponderExcluir
  25. Bom dia pessoal. Espero que todos estejam bem. Atividades em atraso poderão ser entregues até o dia 16/12.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia pessoal. Dia 18/12/2020, às 14h45, aula de TECNOLOGIA para os 9°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...