HISTÓRIA - 6º anos A, B, C - Professor Alexandre

São Paulo, 07 de dezembro de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Queridos alunos, hoje iniciaremos nossos estudos sobre o Período Medieval. Por ser a última matéria do ano, não serão dadas atividades ao final. Antes, porém, estarei disponibilizando o gabarito das 9 questões sobre Império Romano da quinzena passada. Então vamos primeiro corrigir no caderno aquelas questões e, depois adentraremos os estudos sobre Idade Média, que também será dividida em partes para que vocês não fiquem com excesso de estudos. Façam com bastante calma para aprenderem da melhor maneira possível sem se cansarem. Então vamos lá!

 

GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 178 DO LIVRO DIDÁTICO

 

1-    Como era dividida a sociedade em Roma no período Monárquico?

RESPOSTA: No período monárquico, a sociedade romana estava dividida em quatro grupos principais:

- Patrícios: se diziam descendentes do pater famílias, membros fundadores de Roma.

- Plebeus: formavam a massa de trabalhadores, como agricultores, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.

- Clientes: compunham uma camada intermediária. Eles eram plebeus que viviam sob a proteção de um patrício.

- Escravizados: eram, em sua maioria plebeus endividados e constituíam uma camada pouco expressiva da população romana no período monárquico.

 

2-    Quais as principais características das instituições políticas do período Republicano em Roma?

RESPOSTA: As instituições políticas do período republicano em Roma eram:

- Consulado: era composto por dois cônsules, que tinha como função comandar o exército em tempos de guerra, representam a cidade em cerimôminas religiosas e julgar crimes. O mandato de cônsul durava um ano.

- Senado: desempenhava funções centrais na República romana, como a organização dos cultos públicos, o controle das finanças e a administração das províncias romanas.

- Assembleia do Povo: instituição da qual participavam tanto patrícios quanto plebeus. Suas funções principais eram eleger os cônsules e promulgar leis.

 

3-    Quando foi criado o tribunato da plebe? O que isso representou para os plebeus?

RESPOSTA: O Tribunato da Plebe foi criado no século V a.C., magistratura exercida exclusivamente por plebeus. Os tribunos da plebe podiam vetar leis e decisões do Senado e propor leis que beneficiassem os plebeus.

 

4-    Tibério e Caio Graco conseguiram implantar a reforma agrária em Roma? Por quê?

RESPOSTA: Não. Embora Tibério Graco tivesse conseguido aprovar uma lei de reforma agrária e, depois, seu irmão Caio, conseguisse implementar uma reforma agrária em algumas regiões dominadas por Roma, a partir de 121 a.C., após manobras políticas dos nobres e revoltas da plebe urbana, o Senado aboliu as leis que estabeleciam a reforma agrária.

 

5-    Cite três medidas adotadas durante o governo de Júlio César.

RESPOSTA: Júlio César tomou uma série de medidas importantes: por exemplo, distribuiu lotes de terra para milhares de famílias, liberou os devedores do pagamento de parte das dívidas, fez melhorias na cidade de Roma e regulamentou a distribuição gratuita de trigo.

 

6-    Quem foi o primeiro imperador romano? Quais foram as principais ações de seu governo?

RESPOSTA: O primeiro imperador de Roma foi Otávio Augusto (63 a.C – 14). Ele procurou assegurar a hegemonia romana nas fronteiras do império, construiu estradas e garantiu a segurança de quem nelas trafegava, estimulando o comércio e aumentando o intercâmbio entre as várias regiões; patrocinou artistas e escritores e implantou um amplo programa de construção de obras públicas, como teatros, templos, banhos públicos e aquedutos.

 

7-    Como era o cotidiano das mulheres romanas? Havia diferenças entre mulheres patrícias e plebeias?

RESPOSTA: O cotidiano das mulheres patrícias e plebeias era bem diferente. As mulheres patrícias casavam-se por volta dos 14 anos, e os casamentos eram arranjados pelos pais. Como não precisavam trabalhar, elas tinham mais tempo livre para realizar diversas atividades, como ler, escrever, tocar instrumentos musicais e pintar. Eram responsáveis pelos cuidados com os filhos, e para essa e outras atividades cotidianas contavam com o trabalho de mulheres escravizadas.

As mulheres plebeias tinham mais autonomia em relação ao casamento. Elas podiam casar com quem quisessem, mas muitas vezes os casamentos entre os plebeus eram realizados para o casal dividir as despesas. Além disso, as plebeias tinham mais liberdade, pois trabalhavam fora e assim tinham maior contato com outros ambientes. Em casa, as plebeias eram responsáveis pelas tarefas domésticas, pelos cuidados com os filhos e pela produção artesanal de tecidos de lã.

 

8-    Quais foram as principais tentativas de superação da crise política no Império Romano?

RESPOSTA: Em 284, Diocleciano tentou contornar a crise política instituindo a Tetrarquia, dividindo o poder entre quatro autoridade.

 

9-    O que são línguas neolatinas? Cite algumas delas.

RESPOSTA: Línguas neolatinas são as línguas surgidas a partir do latim que, se fundiu a outras línguas da época. Entre os idiomas neolatinos destacam-se o português, o espanhol, o italiano e o francês.

 

AULA NOVA!

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Agora iniciaremos nossos estudos sobre O Período Medieval. Vocês irão estudar o Capítulo 8 do seu livro didático que engloba as páginas 182 até a 223. Não se preocupem, pois, muitas dessas páginas trazem apenas mapas históricos e figuras para observação. Assim como fizemos na quinzena anterior, irei dividir o estudo em partes para facilitar. Assim você irá estudar um pequeno trecho por dia para não ficar sobrecarregado de tarefas. Desta vez vocês não precisarão fazer nenhuma atividade, pois essa é a última matéria do ano e não teremos outra quinzena. Apenas leia com bastante atenção aos textos e assista os vídeos selecionados.

 

O PERÍODO MEDIEVAL

 

PARTE 1:

 

Nesta primeira parte abordaremos as invasões germânicas, a queda de Roma e o conceito de Idade Média. Vocês deverão ler os textos do livro didático que irão da página 184 até a página 189. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado. No início do vídeo, o autor fala sobre as invasões bárbaras e o fim do Império Romano do Ocidente. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ZrbuGLfjzws

 

PARTE 2:

Nesta segunda parte você estudará sobre o Império Romano do Oriente e suas principais características e legado. Leia com atenção os textos da página 192 até a página 197. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado que fala sobre esse assunto. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tWcAbu3guSY

 

PARTE 3:

Nesta terceira parte você estudará sobre os feudos e a sociedade feudal. Leia com atenção os textos da página 198 até a página 207. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista os vídeos selecionados:

https://www.youtube.com/watch?v=6ZRJnnWtdwo

 

https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4

 

PARTE 4:

Nesta quarta parte vamos estudar as transformações que ocorreram na Europa feudal, as cruzadas e as cidades medievais. Leia com atenção os textos da página210a219 do seu livro. Anote no caderno o que considerar mais importante. Assista o vídeo selecionados que trata desses temas:

https://www.youtube.com/watch?v=xvTO1DTQi8c

 

 

E assim, encerramos nossos estudos nesse ano letivo. Conforme combinado não serão dadas atividades dessa vez, pois essa é a última quinzena do ano. Desejo a todos os meus alunos um excelente fim de ano. No ano que vem, certamente estaremos planejando aulas e atividades que venham ajuda-los a superar qualquer falta que tenha ocorrido neste ano. Vamos torcer para que esse momento de pandemia acabe logo e que possamos voltar às aulas presenciais. Portanto, continuem se cuidando, lavem suas mãos com frequência, respeitem o distanciamento social e continuem a usar máscaras.

Com fé e esperança encerraremos esse ano que foi muito difícil para todos nós.

 

Feliz Natal e Feliz 2021 para todos vocês!

 

Abraço!

 

Profº Alexandre.

São Paulo, 23 de novembro de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Queridos alunos, hoje iniciaremos nossos estudos sobre a Roma Antiga. Antes, porém, estarei disponibilizando o gabarito das 7 questões sobre Grécia Antiga da quinzena passada. Então vamos primeiro corrigir no caderno aquelas questões e, depois adentraremos os estudos sobre Roma, que também será dividida em partes para que vocês não fiquem com excesso de atividades para fazer. Façam com bastante calma para aprenderem da melhor maneira possível sem se cansarem. Então vamos lá!

 

GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 150 DO LIVRO DIDÁTICO

 

1-    Explique quais eram as principais formas de governo adotadas nas cidades-Estado da Grécia antiga.

RESPOSTA: As principais formas de governo adotadas nas cidades-Estado da Grécia antiga são:

- Monarquia: o monarca era responsável pelo controle militar, social, religioso e judiciário. Ele podia governar sozinho ou auxiliado por um conselho de nobres.

- Oligarquia: os aristocratas, grandes proprietários de terras, tomavam o poder e passavam a governar. Nesse caso, o poder ficava restrito a algumas famílias poderosas.

- Tirania: governo de um só homem, que assumia o poder por meio da força. Os tiranos geralmente contavam com o apoio da população.

- Democracia: os cidadãos participavam das decisões por meio das assembleias de cidadãos. No entanto, não eram considerados cidadãos as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravizados.

 

2-    Explique por que Esparta geralmente é associada ao militarismo.

RESPOSTA: Esparta era geralmente associada ao militarismo, pois sua educação era voltada ao exército, devido ao seu histórico de guerras. Dos 7 aos 60 anos, todos os homens eram considerados guerreiros. O treinamento militar incluía exercícios físicos e técnicas de sobrevivência e de combate. As mulheres, desde muito cedo, eram educadas para serem boas esposas e mães de soldados.

 

3-    Explique o processo de consolidação da democracia ateniense. Procure destacar quem foram os reformadores e a importância de cada reforma nas instituições de governo.

RESPOSTA: A participação dos homens comuns nas guerras gerou aos poucos, um sentimento de igualdade entre eles. Esse sentimento contribuiu para que aumentasse a oposição popular ateniense ao domínio político dos aristocratas.

No século VI a.C., o legislador Sólon iniciou reformas sociais e políticas, como o fim da escravidão por dívidas, o aumento do número de cidadãos com direitos políticos reconhecidos e a criação de três instituições: o Boulleutérion (Conselho dos Quatrocentos), a Eclésia (Assembleia Popular) e a Helieia (Tribunal Popular de Justiça).

Em 530 a.C., Pisístrato realizou algumas reformas sociais, como empréstimos aos pequenos agricultores e a construção de obras públicas.

A partir de 510 a.C., Clístenes implantou a primeira forma de governo em que todos os cidadãos participavam dos assuntos da cidade: a democracia.

 

4-    Sobre a organização do espaço público em Atenas na época de Péricles, explique:

a)    O que era a Acrópole e quais suas funções para a cidade?

RESPOSTA: A Acrópole funcionava como centro religioso e de defesa.

b)    Que atividades eram realizadas na Ágora?

RESPOSTA: A Ágora era a parte da cidade que funcionava como lugar de reuniões e como centro comercial.

c)    Quais eram os principais edifícios públicos de Atenas e quais as funções de cada um deles?

RESPOSTA: Os principais edifícios públicos de Atenas eram:

- O Partenon, templo dedicado à deusa Atena.

- O Tribunal dos Heliastas, onde eram realizados os julgamentos, tanto das questões privadas quanto das públicas.

- A Assembleia dos cidadãos, onde eram discutidos diversos assuntos relacionados à cidade.

- A Boulé, onde eram elaborados os projetos de lei ou resoluções discutidas na Assembleia dos cidadãos. Também fiscalizavam os trabalhos públicos e organizavam festas e cultos religiosos.

- O Quartel General, onde os estrategos comandavam as forças militares e zelavam pelo cumprimento das leis da cidade.

 

5-    Como a Guerra do Peloponeso enfraqueceu as cidades-Estado?

RESPOSTA: A Guerra do Peloponeso foi um conflito que envolveu as cidades-Estado gregas, onde de um lado estava Atenas e seus aliados e, de outro, Esparta e seus aliados. Nesta Guerra, Atenas perdeu sua hegemonia para Esparta. No entanto, esta longa guerra, fez com que as cidades-Estado não conseguissem restaurar por completo sua força e organização militar, favorecendo o domínio macedônico.

 

6-    Explique algumas características da mitologia grega.

RESPOSTA: Os gregos eram politeístas, e, de acordo com sua mitologia, alguns de seus principais deuses habitavam um lugar chamado Monte Olimpo. Segundo sua crença, esses deuses eram imortais e, possuíam qualidades e defeitos assim como os seres humanos.

 

7-    Quais eram os principais gêneros literários da Grécia antiga?

RESPOSTA: Entre os gêneros literários apreciados pelos antigos gregos estavam a poesia e o drama. Os poemas tratavam de diversos assuntos principalmente os ligados aos relacionamentos humanos e ao cotidiano. O drama, gênero de composição teatral, também era difundido. A tragédia e a comédia eram os principais tipos de drama.

E assim está encerrado a correção das atividades da quinzena passada.

 

AULA NOVA!

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Agora iniciaremos nossos estudos sobre Roma antiga. Vocês irão estudar o Capítulo 7 do seu livro didático que engloba as páginas 154 até a 178. Não se preocupe pois, muitas dessas páginas trazem apenas mapas históricos e figuras para observação. Assim como fizemos na quinzena anterior, irei dividir o estudo em partes para facilitar. Assim você irá estudar um pequeno trecho por dia para não ficar sobrecarregado de tarefas. As atividades virão apenas no final do estudo, sendo assim, você não precisará fazer as atividades que se encontram no decorrer do texto.

 

OCIDENTE CLÁSSICO: OS ROMANOS

 

PARTE 1:

 

Nesta primeira parte abordaremos a origem da civilização romana e a monarquia romana. Leia com atenção os textos da página 156 até a página 158. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado. No início do vídeo, o autor fala sobre a origem da civilização romana. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bynW6O6VOy0

Peço também que assistam um outro vídeo que fala sobre a Monarquia Romana. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=n89Uz7Kewys

 

PARTE 2:

Nesta segunda parte você estudará a República romana. Leia com atenção os textos da página 159 até a página 162. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado que fala sobre esse assunto. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=oY2QD2NWY-M

 

PARTE 3:

Nesta terceira parte você estudará o Império Romano. Leia com atenção os textos da página 163 até a página 165. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista os vídeos selecionados. O primeiro vídeo trata do Alto Império. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=eWhPAmwdEWM

 

O segundo vídeo trata do Baixo Império. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ou-2gvcgI-I

PARTE 4:

Nesta quarta parte vamos estudar a sociedade romana. Leia com atenção os textos da página 168 e 169 do seu livro. Anote no caderno o que considerar mais importante. O vídeo selecionado fala sobre a sociedade, mas também sobre economia. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=l0ly3ybXIGI

O próximo vídeo faz uma pequena revisão do que você viu até agora. Assista o vídeo para fixar o que você já viu até agora. Você acessa o vídeo pelo link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=23PpXxr9b5A

 

PARTE 5:

Nesta quinta parte você vai estudar a herança cultural de Roma. Leia os textos da página 172 até a página 175. Anote no caderno o que considerar mais importante. No vídeo abaixo você terá mais informações sobre esse legado. Assista o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=gBgXm_WxCdc

 

ATIVIDADES:

Agora sim chegou o momento de exercitar o que você aprendeu sobre esse capítulo. Você irá até a página 178. Lá você encontrará os “Exercícios de Compreensão”. Você irá responder as 9 primeiras questões desta página. Eu ainda vou encaminhar mais uma atividade pra encerrar o ano letivo. Na próxima aula, eu irei enviar o gabarito destas questões. Até lá e bons estudos!

 

Profº Alexandre.


Queridos alunos, muitos perceberam que eu não postei atividades na quinzena passada. Isso ocorreu, pois tive um sério problema com a minha conexão de internet que demorou para resolver. Tive de chamar um técnico para resolver o problema e, ao que tudo indica, parece que já foi resolvido. Peço paciência e peço desculpas se causei algum problema. Sendo assim, vou enviar as atividades referentes à quinzena de 09/11 a 20/11 e, na semana que vem mandarei a outra atividade da quinzena seguinte. Para que vocês não fiquem sobrecarregados de atividades solicitarei a leitura do texto do livro, indicarei alguns vídeos para reforçar o estudo e darei uma pequena atividade ao final. Muito obrigado pela paciência de vocês e de seus pais.

 

Outra coisa importante que gostaria de falar é sobre o aumento de pessoas infectadas pelo Corona Vírus. Tenho a impressão de que pode vir a ser o início da tal segunda onda de contágio. Eu inclusive, já fui contaminado, mas graças a Deus não tive nenhum problema sério, a não ser um pouco de cansaço, moleza, aqueles sintomas comuns de uma gripe. Está tudo bem comigo.

 

Sendo assim peço que vocês se cuidem. Das poucas vezes que preciso sair de casa notei que muitas pessoas estão se descuidando e é importante termos em mente que a pandemia não acabou. Se cuidem! Evitem sair sem máscara, lave as mãos com frequência, se protejam, principalmente aqueles alunos que convivem com avós ou outros parentes idosos. Nós vamos vencer o vírus!

                             São Paulo, 09 de novembro de 2020

Área: Ciências Humanas (História)

ATIVIDADES REFERENTE A QUINZENA DE 09/11 A 20/11/2020

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Nesta semana iniciaremos nossos estudos sobre os gregos antigos. Você encontrará a matéria no seu livro didático, Capítulo 6 que se inicia na página 130 e termina na página 150. Embora pareça ser muita coisa para ler, na verdade não é, pois muitas páginas trazem apenas figuras, mapas e fotografias sobre a região e a produção cultural deles. Portanto, busque dividir os assuntos e estude um pouquinho por dia, devagar e com calma, sem pressa e sem deixar acumular. O momento de estudar tem de ser antes de tudo um momento prazeroso de aprendizado.

Para auxiliá-los, eu dividi essa matéria em 4 partes. Estude uma por dia, você verá que não é difícil estudar por conta. Vamos lá?

 

PARTE 1

Nessa primeira parte vamos analisar como se formou a civilização grega antiga, estudaremos um pouco sobre a civilização creto-micênica e a organização política dos gregos antigos em cidades-Estado. Leia com atenção os textos que se encontram na página 132 até a 134. Anote no caderno as informações que você julgar mais importante. Após a leitura assista os vídeos que eu selecionei no Youtube.

O primeiro vídeo, do canal reVisão, fala sobre a formação dessa civilização, seus primeiros habitantes. Esse vídeo não chega a 5 minutos de duração e vem numa linguagem bastante jovem. Vocês irão amar! Você acessa o vídeo através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Qv56wRtL0ys

O segundo vídeo, do canal Brasil Escola, fala basicamente sobre a civilização creto-micênica. Esse vídeo tem a duração aproximada de 16 minutos. Você acessa o vídeo através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vRHI_V9iMjE

O terceiro vídeo, do canal Foca na História, fala sobre as cidades-Estados. É um vídeo bem curto de menos de 5 minutos e também vem numa linguagem bem jovem que vocês irão adorar. Você acessa o vídeo através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=KvFqjT7GWYU

 

PARTE 2

Nessa segunda parte vamos analisar a cidade de Esparta e a cidade de Atenas, que são consideradas as duas principais. É importante ressaltar que a península Balcânica, onde hoje é a Grécia moderna, na Idade Antiga estava organizada em centenas de cidades-Estado. Leia com atenção os textos do livro que estão nas páginas 135 até a 141.Anote no caderno as informações que você julgar mais importantes. Após a leitura assista os vídeos que eu selecionei no Youtube.

O primeiro vídeo, do canal #Partiu Estudar História, analisa a história de Atenas, que é a principal pólis grega. Você acessa o vídeo através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BrrpS0ykbOo

O segundo vídeo, também do canal #Partiu Estudar História, analisa a história de Esparta, que era uma cidade militarizada da Grécia antiga. Você acessa o vídeo através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vpFQfBrhpGY

 

PARTE 3

Nessa terceira parte analisaremos a Guerra do Peloponeso e a invasão macedônica na região. Leia com atenção os textos do livro que estão nas páginas 144 e 145. Anote no caderno as informações que você julgar mais importantes. Após a leitura assista ovídeo que eu selecionei no Youtube.

O vídeo, do canal Nerdologia, analisa a Guerra do Peloponeso e a invasão macedônica. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Z_OG8G_BAGI

PARTE 4

Nessa quarta parte analisaremos a cultura grega antiga, como a religião, o alfabeto, a literatura, os jogos olímpicos e a filosofia. Leia com atenção os textos das páginas 146 até a 149. Nestas páginas tem algumas atividades e você não precisa fazê-las. No final eu vou apresentar um questionário para ser respondido no caderno. Após a leitura assista os vídeos que eu selecionei no Youtube.

O primeiro vídeo, do canal Foca na História, analisa o legado dos gregos ao mundo moderno. Para refrescar sua memória, a palavra “legado” significa “herança”. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=0vZNkdMLomk

O segundo vídeo analisa os deuses gregos. A civilização grega antiga era politeísta, portanto acreditava em vários deuses. Nesse vídeo esses deuses são apresentados. Você acessa o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=wGtNDSSgy-M

 

AGORA, CHEGOU O MOMENTO DAS ATIVIDADES:

As questões que vocês deverão fazer se encontram na página 150 do seu livro. No alto da página tem os Exercícios de Compreensão. São 7 questões que você deverá fazer no seu caderno. Faça e envie para o meu e-mail aalexandre@professor.educacao.sp.gov.brPode ser a foto das páginas do caderno. Na próxima atividade que eu encaminhar eu enviarei o gabarito para você corrigir. Não deixe de fazer. Bons estudos!

Profº Alexandre

São Paulo, 26 de outubro de 2020
Área: Ciências Humanas (História)


ATIVIDADES REFERENTES À SEMANA DE 26 DE OUTUBRO À 6 DE NOVEMBRO DE 2020

 

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Queridos alunos, hoje iniciaremos a nossa recuperação contínua de todos os conteúdos referentes ao 3º bimestre. Gravei vídeos explicando as questões que foram trabalhadas e estarei disponibilizando o gabarito das mesmas. Somente a 1ª questão onde solicitei que fosse feito um pequeno texto, que não haverá o gabarito, mas fiz um vídeo exclusivo com toda a explicação do que precisará ser feito nela.

 

VAMOS LÁ!

 

MESOPOTÂMIA

QUESTÃO 1: Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civilização mesopotâmica.

Como já explicado acima, não haverá gabarito dessa questão. As explicações todas você assiste no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Dtf0mvupQ9I

 

QUESTÃO 2: Analise o mapa da página 63 do livro didático. De qual região os mesopotâmicos importavam o sílex? E de qual região importavam a esteatita? Com base na análise do mapa, o que é possível saber sobre o comércio mesopotâmico?

RESPOSTA: Com base na observação do mapa, verifica-se que os povos da Mesopotâmia praticavam o comércio com povos que viviam em outras regiões. Mercadores dirigiam-se a regiões, muitas vezes distantes, em busca de produtos escassos na região mesopotâmica, como madeira, pedras preciosas e metais.

O vídeo da minha explicação sobre essa questão você assiste no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=834zWSLg9Is

O vídeo onde é demonstrado a produção de fogo através de uma pedra de sílex você assiste neste link: https://www.youtube.com/watch?v=qcZGRB5v0Ag

 

QUESTÃO 3: Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?

RESPOSTA: Os mesopotâmicos erigiram os zigurates, grandes construções em forma de pirâmide, onde realizavam cultos as suas divindades. Na parte mais alta dos zigurates, cujo acesso era por longas rampas e escadarias, ficavam localizados os templos. Nos templos eram realizadas cerimônias religiosas que consistiam em orações, sacrifícios de animais e oferendas aos deuses. Os zigurates também serviam como depósito para armazenar cereais e como ponto de observação de astros celestes.

 

QUESTÃO 4: No Código de Hamurabi está expressa a Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). As penalidades baseadas no princípio de Talião eram aplicadas igualmente a todas as pessoas? Justifique sua resposta.

RESPOSTA: Não. Apesar do código ser baseado no princípio de Talião, havia casos em que as penas eram aplicadas conforme a condição social, das pessoas envolvidas: pessoas livres recebiam penas diferentes das penas das pessoas escravizadas.

 

QUESTÃO 5: Pesquise o que significa cláusula pétrea.

RESPOSTA: Cláusula pétrea é uma norma constitucional a qual não se admite mudança nem mesmo através de emenda constitucional, ou seja, ela é imutável. Pétrea é um adjetivo para aquilo que é como pedra, imutável (não pode ser mudado) e perpétuo (para sempre).

 

O vídeo onde constam as explicações referentes estas questões você assiste no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Byjg4jstG-Q

 

E, POR ENQUANTO É SÓ!

Nesta aula, vocês não precisarão fazer atividades, apenas corrigir as atividades que já foram realizadas. Na próxima aula, daremos continuidade às correções das atividades do 3º bimestre. Até lá! Grande abraço!

Profº Alexandre.



















São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

ORIENTAÇÕES INICIAIS!

 Olá, queridos alunos

Hoje daremos continuidade aos estudos sobre os povos pré-colombianos. Hoje falaremos dos Maias.

 VAMOS À AULA!

 CAPÍTULO 5: OS POVOS DA AMÉRICA

 Nesta aula, iremos abordar a América entre os séculos X e XV e os Maias. Os textos do livro que deverão ser lidos se encontram nas páginas 116 e 117. Embora, a leitura seja bem pequena, peço que leiam com bastante atenção, anote no caderno tudo o que considerar de mais importante e assista os vídeos com muita atenção.

Iniciaremos assistindo um documentário de Discovery Civilization onde são abordados vários aspectos da sociedade maia. Você acessa o vídeo no YouTube através deste endereço:

 https://www.youtube.com/watch?v=NigtJd7BJWY

  Exercícios de Compreensão:

 1-      Explique como funciona o sistema de escrita dos maias.


São Paulo, 30 de agosto de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

ORIENTAÇÕES INICIAIS!

 Olá, queridos alunos

Espero que vocês estejam bem e cuidando da saúde. Antes de prosseguirmos gostaria de informar a todos que os e-mails que vocês têm me mandado, embora eu não tenha respondido um a um, eles estão todos registrados como recebidos. Não se preocupem, pois nenhum aluno será prejudicado!

Inicialmente eu afirmei que era para fazer no caderno e que, depois, no retorno eu olharia tudo. O fato é que eu não esperava que ficaríamos por tanto tempo longe da escola. Também tive alguns problemas por aqui, tudo isso é muito novo para mim e eu também estou tendo de aprender um montão de coisas para poder estabelecer um mínimo de contato com vocês.

 Também tive uma perda muito grande em família e que me deixou bem abalado. Aos que não sabem, meu pai faleceu em abril o que me deixou muito triste e ainda deixa quando penso nisso. Portanto, peço um pouquinho de paciência e tolerância, se caso, nem tudo tem saído como deveria.

 A partir das próximas atividades vocês passarão a receber novamente os meus vídeos com os comentários acerca das atividades que foram solicitadas e que vocês já entregaram, para que vocês possam corrigi-las e poderem ter a recuperação contínua à qual vocês têm direito.

 VAMOS À AULA!

CAPÍTULO 5: OS POVOS DA AMÉRICA

 Nesta aula, iremos abordar o Capítulo 5 do livro, que começa na página 110. No entanto, este capítulo é um pouco extenso e fala de vários povos que viveram na América antes da chegada de Cristóvão Colombo. Por isso, são chamados de povos pré-colombianos.

Iniciaremos vendo um vídeo que fala da cultura chavin. Esse vídeo está em espanhol mas tem legendas em português. Você o acessa neste endereço:

 https://www.youtube.com/watch?v=r2Si8FHs_2s

 Agora, vocês irão assistir um vídeo, também em espanhol, mas legendado em português, dos povos mochicas. Você o acessa neste endereço:

 https://www.youtube.com/watch?v=GKw4MGBL-QM

Esta primeira parte corresponde às páginas 112 e 113 do livro didático. Faça a leitura com bastante atenção.

Vamos falar agora sobre os povos Olmecas. Achei um vídeo com uma aula inteirinha sobre eles em português. Você assiste essa aula neste link:

 https://www.youtube.com/watch?v=ujwhp2WbXvE

 Após ver o vídeo faça a leitura dos textos nas páginas 114 e 115.

 Você irá perceber que ainda falta bastante para acabar o capítulo. E é isso mesmo, para que vocês não fiquem sobrecarregados. O restante do capítulo veremos nas próximas aulas. Agora responda as questões abaixo. Elas deverão ser encaminhadas para o meu e-mail: aalexandre@professor.educacao.sp.gov.br

 Exercícios de Compreensão:

 1-      Escreva um parágrafo sobre as antigas civilizações andinas, chavín e mochica.

 2-      Por que os olmecas são considerados os formadores da “cultura mãe” da Mesoamérica?

São Paulo, 17 de agosto de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

3º BIMESTRE

 

Atenção alunas e alunos, estas atividades são parte da matéria do 3º bimestre e ajudarão a compor a nota do mesmo. As leituras e demais atividades corresponderão a duas semanas de estudo.

 

ATIVIDADES REFERENTES ÀS SEMANAS DE 17 A 28 DE AGOSTO DE 2020

 

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

 

Alunas e alunos, nós iremos abordar o Capítulo 4 do nosso livro didático. Neste capítulo estudaremos a África antiga, os egípcios e os cuxitas. No entanto, vamos estudar um por vez para não causar confusão. Todos os textos se encontram no livro didático que escola entregou no início do ano e é por lá que vocês estudarão com a ajuda dos vídeos que eu indicarei. Se essa aula corresponde a 2 semanas, isso significa que ela equivale a 8 aulas de 45 minutos. Portanto, vocês podem dividir os estudos em 8 partes de 45 minutos para não cansar. Bons estudos!

 

O ESTUDO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA

 

Vocês irão iniciar fazendo a leitura atenta e observando as imagens das páginas 86, 87, 88 e 89 do livro didático.

 

A seguir vocês vão assistir com bastante atenção o vídeo do canal História em Perspectiva, de autoria do Profº André Vagner Rodrigues e que está disponível na plataforma YouTube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1a9EXrjl9R8

O vídeo trata das fontes clássicas e arqueológicas no estudo do Egito Antigo.

 

OS ANTIGOS EGÍPCIOS

 

Retornem ao livro didático e leiam com bastante atenção os textos das páginas 90, 91, 92 e 93. Não esqueçam de anotar no caderno as partes que você achar mais importante, ou seja, a ideia central dos textos. Importante também observar as imagens, figuras e mapas dessas páginas. Lembrem-se de ler a legenda das imagens para compreender o que elas significam.

 

Essa parte que você leram tratam da unificação do Egito, da organização social e da importância do Rio Nilo para os egípcios.

Selecionei alguns vídeos que tratam desses assuntos:

 

1-    Importância do Rio Nilo para os egípcios. Esse vídeo é um trecho de um documentário da History Channel e está disponível neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=7lsg3jZdTHU

2-    A unificação do Egito. Esse vídeo trata das primeiras comunidades que surgiram às margens do rio Nilo, a formação delas em nomos e a unificação desses nomos em dois reinos e está disponível nesse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=NxMp51GSuHQ

3-    O último vídeo trata da organização social do Egito e está disponível nesse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ADXVPOTJSa8

 

AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO EGITO ANTIGO

 

Esse texto que vocês deverão ler se encontram na pág. 94 do livro didático. Leiam com atenção, anotem as partes principais e observem as imagens que estão lá.

A seguir, você irá assistir a mais um vídeo que trata justamente da religião que os antigos egípcios praticavam. Acesse aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=j0V5hMhl5pY

 

FORMAS DE REGISTRO: OS HIERÓGLIFOS

 

Esse texto vocês deverão ler e se encontram na pág. 95 do livro didático. Façam da mesma forma que nos outros, ou seja, leiam com bastante atenção, anotem as partes principais no caderno e observem as imagens com atenção. Separei um vídeo falando dos hieróglifos e ele se encontra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=GWWY61LOwLA

 

Fim dos textos sobre Egito Antigo.

 

ATIVIDADE 1:

 

Nas páginas 96 e 97 do seu livro didático tem uma atividade de interpretação de texto: “Os trabalhadores das grandes pirâmides”. Ao final do texto têm duas questões que deverão ser feitas e encaminhadas no meu e-mail: alexandre07081974@gmail.com Esta atividade compõe a nota do 3º Bimestre.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nós temos 4 aulas por semana. Esta atividade equivale a 2 semanas, portanto, a 8 aulas de 45 minutos cada. Faça a aula do Egito na primeira semana e a dos Cuxitas na segunda semana, assim não fica muito para fazer e você aprende melhor. Vamos a segunda parte agora.

 

OS CUXITAS

 

Leia com bastante atenção os textos das páginas 98, 99, 100 e 101 do seu livro didático. Observe com muita atenção as imagens que estão nelas e anotem o que considerarem mais importante no seu caderno.

 

A seguir assista esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZsA3cbh_n7Q

 

ATIVIDADE 2:Responda com atenção as questões abaixo. As respostas deverão ser encaminhadas no meu e-mail alexandre07081974@gmail.come valem nota. Bons estudos!

 

EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO:

 

1-    Cite algumas funções desempenhadas pelos funcionários do Estado no Egito antigo.

2-    Na sociedade egípcia, que pessoas podiam ser escravizadas?

3-    Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egípcios realizaram às margens do rio Nilo?

4-    Explique as principais características da religião no Egito antigo.

5-    Por que os antigos egípcios desenvolveram técnicas de mumificação?

6-    Como é o nome da escrita criada pelos antigos egípcios? Quais eram as características desse tipo de escrita?

7-    Quem eram os faraós negros?

8-    Quais eram os papéis sociais das candaces no Reino de Cuxe?

 

E assim chegamos ao fim.

Bons estudos!

 

Profº Alexandre
















































São Paulo, 03 de agosto de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

3º BIMESTRE

Atenção alunos, todas as atividades realizadas a partir desta semana serão contadas para a nota do 3º Bimestre. As leituras e demais atividades corresponderão a duas semanas de estudos.

ATIVIDADES REFERENTES ÀS SEMANAS DE 03 A 14 DE AGOSTO DE 2020

 

ORIENTAÇÕES INICIAIS!

Alunas e alunos, nós iremos abordar o Capítulo 3 do nosso livro didático. Neste capítulo estudaremos a Mesopotâmia, os fenícios, os hebreus e os persas. No entanto, vamos estudar um por vez para não causar confusão. Tudo bem?

A MESOPOTÂMIA

Inicialmente vocês deverão ler os textos das páginas 58, 59, 60 e 61 do livro didático de vocês. Lembrem-se de anotar no caderno todas as partes mais importantes do texto. Anotem as palavras difíceis e busquem o significado no dicionário, na internet você encontra vários dicionários. Após a leitura atenta dos textos, vocês assistirão uma vídeo aula que eu selecionei na plataforma Youtube. Vocês encontrarão o vídeo no seguinte endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=m7Q8AVGR7v0

Após assistir ao vídeo vocês retornarão ao livro didático e continuarão a leitura. Leia com atenção os textos das páginas 62, 63, 66 e 67. Lembrem-se de anotar no caderno as partes mais importantes dos textos. Após a leitura destes textos, vocês assistirão mais uma vídeo aula que eu selecionei na plataforma TouTube. Vocês encontrarão o vídeo no seguinte endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=DjnXLuPmRD0

Eu sei que parece repetitivo mas é dessa forma que iremos dividir a matéria em partes onde vocês farão a leitura e assistirão um vídeo. Lembrem-se que, o mais importante é vocês aprenderem ao máximo. Tudo bem?

Dito isso, vamos retornar ao livro para ler mais uma parte. Desta vez faremos a leitura do texto que trata sobre a escrita cuneiforme. Esta é uma das mais antigas do mundo. Então leia os textos das páginas 68 e 69. Continuem a anotar no caderno as partes mais importantes do texto e procurar o significado das palavras mais difíceis.

Bom! Agora vocês assistirão um vídeo que eu selecionei na plataforma YouTube. Esse vídeo trás todas as informações sobre a escrita cuneiforme e, o mais importante, eles mostram como eles escreviam naquela época. Os mesopotâmicos não conheciam o papel ou o papiro. Eles escreviam em tabletes de argila úmida e isso é mostrado no vídeo. Só tem um detalhe importante: o vídeo é narrado no português de Portugal. Portanto, prestem bem atenção ao que esta sendo dito, você vai achar diferente mas é perfeitamente compreensível. O vídeo você encontra no seguinte endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=SifMwht0Z6g

Vamos agora para a última parte do texto. Vocês deverão fazer a leitura do texto que trata do Código de Hamurabi. Ele está localizado nas páginas 70 e 71 do livro didático. Faça da mesma forma que você fez até agora, anotando as partes principais no caderno. Após a leitura desse texto você vai assistir o último vídeo que eu selecionei na plataforma YouTube. Você encontra o vídeo no seguinte endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=bEOPkwJIVzs

Assim, terminamos a parte de leitura e vídeo. Agora vocês responderão no caderno as atividades abaixo. Essas atividades valem nota para o 3º bimestre e deverão ser encaminhadas no meu emailaalexandre@professor.educacao.sp.gov.br Vocês podem enviar digitado no corpo do e-mail, ou então, vocês podem tirar uma foto da atividade feita no caderno com o celular e encaminhar pelo e-mail também. A foto deve estar bem legível. Vamos então às questões.

 ATIVIDADES:

1-   1 Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civilização mesopotâmica.

2-   2 Analise o mapa da página 63 do livro didático. De qual região os mesopotâmicos importavam o sílex? E de qual região importavam a esteatita? Com base na análise do mapa, o que é possível saber sobre o comércio mesopotâmico?

3-      3 Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?

4-   4 No Código de Hamurabi está expressa a Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). As penalidades baseadas no princípio de Talião eram aplicadas igualmente a todas as pessoas? Justifique sua resposta.

5-      5 Pesquise o que significa cláusula pétrea.


São Paulo, 13 de julho de 2020
Área: Ciências Humanas (História)
AULA DE HISTÓRIA – SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

ORIENTAÇÕES INICIAIS!
Olá, queridos alunos
Espero que vocês estejam bem e cuidando da saúde. Hoje continuaremos nosso trabalho online. Para iniciar, vou apresentar o gabarito das questões da aula anterior.

GABARITO DAS ATIVIDADES:

1-    O domínio do fogo teve várias consequências na vida de nossos ancestrais. Cite algumas delas.
RESPOSTA: O fogo permitiu que nosso ancestrais cozinhassem seus alimentos, espantassem os predadores e se mantivessem aquecidos, mesmo em regiões frias.

2-    Como o Homo sapiens obtinha seus alimentos no Período Paleolítico? Como era a divisão do trabalho nesse período?
RESPOSTA: O Homo sapiens obtinha seus alimentos através da caça e da coleta de frutos, sementes, folhas e raízes. As mulheres eram encarregadas da coleta de frutos, folhas e raízes e do cuidado das crianças. Os homens eram encarregados da caça e da procura de animais mortos para alimentar os membros do grupo, além e produzir utensílios domésticos.

AULA NOVA!
O PERÍODO NEOLÍTICO

A pré-História é dividida em três períodos, como já afirmado anteriormente: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Alguns historiadores, no entanto, dividem-na apenas em Paleolítico e Neolítico, colocando a Idade dos Metais como um fenômeno ocorrido no final do Neolítico. Esse é o caso do autor do livro que estamos utilizando. As duas formas, no entanto, estão corretas.
Sendo assim, os vídeos apresentados nesta aula, utilizará a divisão tradicional da pré-História. Assistam com atenção para compreender esta aula. Ao todo são 5 vídeos, todos bem pequenos, em torno de 3 a 5 minutinhos cada um. Assista a todos com bastante atenção e, se achar necessário, anote as ideias principais em seu caderno.
O primeiro vídeo trata das cinco coisas que você precisa saber sobre o período Neolítico. Para acessá-lo vá neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=JbvQrNpGQhE
O segundo vídeo apresenta uma música com ilustrações que retratam a Revolução Neolítica. Para acessá-lo vá neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=H4xIAbrp9Pg
O terceiro vídeo é do canal Brasil Escola, onde o profº Pedro Ivo apresenta uma aula sobre o Período Neolítico. Para acessá-lo vá neste endereço:
O quarto vídeo trata das cinco coisas que você precisa saber sobre a Idade dos Metais. Para acessá-lo vá neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=U2ZLTazUy2M
O quinto vídeo também é do canal Brasil escola, onde a profª Nathália Freitas apresenta uma aula sobre a Idade dos Metais. Para acessá-lo vá neste endereço:

Agora que você assistiu os vídeos com as aulas, vocês deverão fazer a leitura do texto do livro didático, nas páginas 44, 45, 46 e 47. Leiam com bastante atenção e anote as ideias principais no seu caderno.

ATIVIDADES:

Alunas e alunos, agora iremos fazer uma atividade valendo nota. Essa atividade você deverá me encaminhar por e-mail. Meu endereço é este aqui: argos1974@uol.com.br
Não se esqueçam de colocar seu nome completo, seu nº e sua série e turma.
Nas páginas 48 e 49 do livro didático tem uma atividade de análise de imagens. Você irá analisar as duas pinturas rupestres, lá retratadas e, a seguir, responder as três questões que se encontram na página 49.
Copie a questão e depois a resposta. Você pode fazer essa atividade no Word, ou então, diretamente no corpo do e-mail. É bem simples. Essas questões contarão como composição da nota do 2º Bimestre. Não deixem de fazer e me enviar.

Bons estudos e boa semana para todos vocês!
Estou com muitas saudades de todos.

Profº Alexandre de Almeida Stockler




São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Ciências Humanas (História)



AULA DE HISTÓRIA SEMANA DE 22/06 À 26/06/2020
2º BIMESTRE
ORIENTAÇÕES INICIAIS!
Como vão meus queridos? Espero que tudo esteja indo bem por aí. Estamos todos trancados em casa (assim espero) mas é super importante para que possamos nos proteger do Corona Vírus.
Vamos iniciar uma nova aula nesta semana. Antes, porém, se faz necessário corrigir as questões da aula anterior. Para isso, gravei um vídeo comentando todas as respostas, no sentido de tentar garantir a recuperação contínua por intermédio da correção destas atividades. O link você acessa aqui:
Segue agora o gabarito das questões para você poder corrigi-las em seu caderno. Lembrem-se que, estas questões todas serão olhadas no nosso retorno. As atividades avaliativas para entregar por e-mail também seguirão. Estejam atentos ao blog e, se tiverem alguma dúvida, me chamem pelo chat do Facebook neste link:
Caso vocês não tenham Facebook, vocês podem me adicionar pelo perfil de um dos seus pais, desde que eles autorizem. Vamos a correção:

GABARITO:
1-      “A África é o berço da humanidade”. Explique essa frase.
RESPOSTA: Costumamos dizer que a África é o berço da humanidade, principalmente porque foi de lá que os primeiros grupos humanos saíram.
2-      Como os evolucionistas explicam a origem do ser humano?
RESPOSTA: Os evolucionistas explicam que os atuais seres humanos têm um ancestral em comum, pertencente ao grupo dos primatas e que, com o passar do tempo, desenvolveram certas características que os possibilitaram se adaptar ao meio ambiente e sobreviver. Essas mudanças biológicas passaram para os descendentes até os seres humanos atuais. As espécies que não conseguiram se adaptar, desapareceram.

AULA NOVA!
O PERÍODO PALEOLÍTICO
Muitas das informações sobre a vida paleolítica ainda estão em desenvolvimento e dependem do desenvolvimento de pesquisas que envolvem diferentes áreas do conhecimento científico. Recentemente, foi descoberto que os homens dessa época nem sempre viviam nas cavernas e, quando as habitavam, somente utilizavam a sua entrada na maior parte do tempo. A cada dia, são diversas as informações que nos expõem detalhes desse período tão distante e, ao mesmo tempo, interessante.
Selecionei um vídeo bem bacana no YouTube, no canal Aficionado por História. Você acessa o vídeo nesse link:

Agora vamos ao livro didático. Vocês deverão ler os textos das páginas 37, 38 e 39 com bastante atenção. Lembrem-se de anotar no caderno as partes que você julgar mais importantes. As palavras que vocês considerarem difíceis, vocês poderão achar o significado pesquisando na internet. Lembrem-se que a internet é uma ferramenta poderosa de aprendizado.
Terminada a leitura, chegou a hora de exercitarmos o que aprendemos. Sendo assim, peço que copiem as questões abaixo no caderno e, depois, as responda.
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO:
1-      O domínio do fogo teve várias consequências na vida de nossos ancestrais. Cite algumas delas.
2-      Como o Homo sapiens obtinha seus alimentos no Período Paleolítico? Como era a divisão do trabalho nesse período?

E assim, terminamos a aula desta semana. Por favor, não deixem as atividades se acumularem. Eu estou buscando elaborar aulas um pouco menores, mas de fácil aprendizado. Lembrem-se que, o mais importante de tudo, é vocês APRENDEREM!
LAVEM AS MÃOZINHAS MUITAS VEZES E EVITEM SAIR DE CASA. CUIDEM-SE!! EU QUERO VÊ-LOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. ATÉ NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO.
Profº Alexandre.






XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




São Paulo, 15 de junho de 2020
Área: Ciências Humanas (História)


AULA DE HISTÓRIA SEMANA DE 08/06 À 12/06/2020
2º BIMESTRE
ORIENTAÇÕES INICIAIS!

Queridos alunos, passamos um tempinho separados por conta da semana de planejamento e reuniões internas da escola. Retornaremos agora às aulas. Tudo o que será proposto daqui para frente se refere ao 2º Bimestre. Toda a matéria passada anteriormente você deverá deixar registrada no caderno. Lembrem-se que olharei no retorno às aulas presenciais, ok?
Nessa aula falaremos sobre a evolução dos seres humanos e a teoria evolucionista. Vamos lá!!
Para facilitar o seu entendimento eu separei dois vídeos super bacanas do YouTube que falam sobre o processo de hominização.
O primeiro vídeo que eu quero que vocês vejam é o do Profº Adriano da Silva, do Canal História em Minutos. Você acessa esse vídeo por esse link: https://www.youtube.com/watch?v=KS1mbehlaPk
O segundo vídeo vem numa linguagem mais jovem e eu acho que vocês vão gostar bastante. Ele foi feito pelo biólogo e pesquisador Átila Iamarino e se encontra no canal Nerdologia. Você acessa esse vídeo pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Comf5vc56zc
Após assistir aos dois vídeos quero que vocês façam uma leitura bastante atenta dos textos que se encontram nas páginas 34 e 35 do livro didático: A Evolução dos Seres Humanos. Procure anotar as ideias principais no caderno. Caso ainda persista alguma dúvida me chame no chat do perfil exclusivo do Facebook que eu criei para vocês. Quem ainda não me achou no Facebook, o meu perfil é esse aqui: https://www.facebook.com/profile.php?id=100050849431893
Você também poderá encaminhar sua dúvida por e-mail aalexandre@professor.educacao.sp.gov.br

Terminada a leitura iremos agora abordar a Teoria Evolucionista de Charles Darwin e os estudos de Alfred Russel Wallace. Eu separei um outro vídeo bastante legal para vocês verem. Esse é da BBC Brasil e também está disponível no YouTube, no canal da BBC News Brasil. Você acessa o vídeo pelo seguinte link:https://www.youtube.com/watch?v=ambANBIHjCI
Após assistir o vídeo, você retornará para a leitura do livro didático. Mas, desta vez, você irá ler os textos da página 36. Da mesma forma, anote as partes que você achar mais interessante no caderno. Se ainda você tiver alguma dúvida, me escreva por e-mail ou pelo chat do Facebook. Responderei a todos.
Terminada essa parte da aula, agora chegou o momento de você praticar o que aprendeu. Sendo assim, você copiará as questões abaixo no caderno e irá responde-las. Lembre-se de responde-las com o lápis para possibilitar que façamos a correção. Esta atividade não precisará ser encaminhada para mim. Você a deixará no caderno e, no nosso próximo encontro, farei um vídeo comentando cada uma delas para tirar qualquer dúvida que vocês ainda tenham. Nós faremos como nas aulas presenciais, ou seja, algumas atividades são para o exercício da aprendizagem e nós vamos discuti-las mesmo à distância. Quando for atividade valendo nota, eu irei avisar e, aí sim, você estará me enviando por e-mail ou pelo Facebook. Tudo bem?

ATIVIDADES DA AULA (ESSA VOCÊ FARÁ NO CADERNO E NÃO PRECISA ME ENVIAR)

1-      “A África é o berço da humanidade”. Explique essa frase.
2-      Como os evolucionistas explicam a origem do ser humano?

Alunos queridos, por hoje é só! Mesmo estando distantes, vamos procurar aprender o máximo possível. Grande abraço e até nosso próximo encontro.

Profº Alexandre.

São Paulo, 11 de maio de 2020
Área: Ciências Humanas (História)

AULA E ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05/2020

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Olá queridos alunos!

Espero que vocês estejam bem. Hoje vamos corrigir as 3 questões da aula da semana passada. Eu gravei um pequeno vídeo falando dessas questões para ficar mais fácil o entendimento. Se, por acaso, ainda restar alguma dúvida sobre esses conteúdos, vocês podem me escrever no e-mail aalexandre@professor.educacao.sp.gov.brou me procurem no Facebook pelo link https://www.facebook.com/profile.php?id=100050849431893
O vídeo você encontra no meu canal do YouTube pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=8E4HWXMuF9k
O gabarito das questões você vê abaixo:
GABARITO:

1-      O QUE É TEMPO CRONOLÓGICO? POR QUE AFIRMAMOS QUE O TEMPO CRONOLÓGICO É CULTURAL?
RESPOSTA: O tempo cronológico é o tempo medido, contado. Dizemos que é cultural, pois foi o ser humano que criou as diversas formas de medição do tempo.

2-      PORQUE UTILIZAMOS AS SIGLAS a.C E d.C? O QUE ELAS SIGNIFICAM E POR QUE SÃO CONSIDERADAS IMPORTANTES PELA NOSSA SOCIEDADE?
RESPOSTA: Porque a sociedade ocidental utiliza o calendário gregoriano, onde o nascimento de Jesus Cristo é considerado o fato histórico mais relevante. Desta forma, contamos nosso tempo a partir dele. Consideramos, portanto, que Jesus nasceu no ano 1. Antes dessa data utilizamos a sigla a.C., que significa “antes de Cristo” e, após essa data, utilizamos a sigla d.C., que significa “depois de Cristo”.

3-      QUAL É O MARCO HISTÓRICO IMPORTANTE CONSIDERADO NO CALENDÁRIO ISLÂMICO?
RESPOSTA: No calendário islâmico, a contagem dos anos, têm início com a Hégira que foi a fuga do profeta Maomé, de Meca para Medina, ocorrida no ano de 622 do nosso calendário.

AULA  NOVA. VAMOS LÁ!
Agora vamos aprofundar à questão das Fontes Históricas. Para refletirmos e estudarmos esse assunto, vamos juntos assistir à aula do Centro de Mídias SP, que foi transmitida no dia 13/05/2020. Nessa semana não teremos texto para leitura. Na aula do Centro de Mídias, as professoras falaram sobre os tipos de fontes históricas utilizadas pelos historiadores para reconstruir a História. Nessa aula são apresentadas uma série de atividades. Vocês só realizarão as atividades descritas abaixo. Portanto, procurem dar bastante atenção à aula para responde-las. A vídeo aula você irá assistir pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=UeugIT8jPlo

A SEGUIR, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1-      O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS?
2-      OS HOMENS DAS CAVERNAS TAMBÉM PRODUZIRAM FONTES HISTÓRICAS? CITE EXEMPLOS.
3-      O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS MATERIAIS?
4-      O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS IMATERIAIS?
5-      O QUE SÃO FONTES ORAIS?
6-      QUAIS SÃO OS TIPOS DE FONTES ESCRITAS?

7-      QUAIS SÃO OS TIPOS DE FONTES ICONOGRÁFICAS?

São Paulo, 11 de maio de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

AULA E ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

Olá queridos alunos!
Hoje estaremos corrigindo as atividades da página 26 do nosso livro didático – questões 1;2;3 e 4. Gravei um vídeo que está disponibilizado no meu canal do YouTube exclusivamente para vocês. Nele, eu explico todas as questões solicitadas para que vocês tenham um melhor entendimento dessa parte da matéria. Espero que seja bastante proveitoso para vocês. Gostaria de lembra-los que fiz um perfil exclusivo no Facebook para podermos interagir e para que vocês possam esclarecer outras dúvidas ao vivo. Para quem ainda não me encontrou no Facebook segue o link: https://www.facebook.com/profile.php?id=100050849431893
Para acessar o vídeo no canal do YouTube clique nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=mwY1g_pcfNA

GABARITO – QUESTÕES PÁG. 26 DO LIVRO DIDÁTICO

1-    O QUE É HISTÓRIA?
RESPOSTA: História é o campo do conhecimento dedicado ao estudo das ações dos seres humanos no tempo e no espaço. Esse estudo envolve as realizações humanas, as transformações sociais, políticas e culturais que ocorrem nas sociedades, bem como as permanências, isto é, aquilo que pouco mudou ao longo do tempo.

2-    O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS? CITE ALGUNS EXEMPLOS.
RESPOSTA: São todos os vestígios deixados pela humanidade no decorrer do tempo. São exemplos de fontes históricas: jornais, livros, cartas, diários, mapas, moedas, utensílios diversos, vestimentas, pinturas, joias, construções e muito mais.

3-    É POSSÍVEL CHEGAR A UMA VERDADE ÚNICA E ABSOLUTA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
RESPOSTA: Não, pois uma mesma fonte histórica pode ser interpretada de diversas maneiras, dependendo dos critérios de análise de cada historiador.

4-    O QUE SÃO SUJEITOS HISTÓRICOS?
RESPOSTA: Sujeitos históricos são todas as pessoas que participam do processo histórico. Além dos sujeitos históricos individuais, existem os sujeitos históricos coletivos, como os grupos de pessoas que atuam em movimentos sociais, que são fundamentais nas ações de transformação social, cultural, política e econômica.

AULA NOVA! VAMOS LÁ?

Agora vamos falar um pouco sobre a noção de tempo. Para fazer uma reflexão sobre isso, vamos assistir a vídeo aula do Centro de Mídias SP que foi dada em 04/05/2020. Apenas assista à aula, não há a necessidade de fazer nenhuma atividade proposta no vídeo. As atividades ficarão por minha conta, apenas. Acesse a vídeo aula por esse link:  https://www.youtube.com/watch?v=npclVGufe1w&t=542s
Gostou da aula? Escreva para mim lá no Facebook, pois eu quero saber o que vocês estão achando do material elaborado pela Secretaria da Educação.
Agora vamos ao livro didático. Pegue seu livro e abra nas páginas 17, 18, 19, 20 e 21.
Você fará uma leitura atenta anotando tudo o que você não entendeu. As palavras mais difíceis, você irá procurar no dicionário para entender seu significado. Na internet você consegue consultar as palavras através desse link: https://www.dicio.com.br/

ATIVIDADES:

1-    O que é tempo cronológico? Por que afirmamos que o tempo cronológico é cultural?
2-    Por que utilizamos as siglas a.C. e d.C.? O que elas significam e por que são consideradas importantes pela nossa sociedade?

3-    Qual é o marco histórico importante considerado no calendário islâmico?

São Paulo, 30 de abril de 2020.

ATIVIDADES DE HISTÓRIA RELATIVAS AO PERÍODO DE 20/04/2020 A 24/04/2020

ORIENTAÇÕES INICIAIS

Olá queridos alunos, como todos já sabem nosso período de quarentena foi prorrogado pelo
Sr. Governador e, sendo sincero e direto, não sabemos quando retornaremos definitivamente
às aulas presenciais.
Eu havia encaminhado um roteiro grande de atividades relativas aos capítulos 1 e 2 do nosso
livro e solicitado que fosse feito no caderno e que depois corrigiríamos em sala de aula. No
entanto, isso não mais será possível pois muitas atividades se acumularão tornando esse
processo inviável para o aprendizado de vocês.
Outra novidade é que a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Mídias SP
está disponibilizando aulas em vídeo com base no nosso planejamento de aulas. Nós
aproveitaremos todo esse material disponibilizado.
As atividades já postadas no blog continuarão valendo. As correções e solução de dúvidas
serão feitas à distância. Para isso, estarei reorganizando as atividades que já foram passadas
para que possamos executá-las com calma e para que vocês possam corrigi-las e tirar as
dúvidas comigo.
Para facilitar esse processo criei um perfil exclusivo no Facebook para que possamos ter algum
contato. Por lá atenderei todos os meus alunos da EE Teruko Ueda Yamaguti. No Facebook
haverá a possibilidade de conversarmos por meio do chat e vocês poderão fotografar as
atividades realizadas no caderno e enviar por lá também. É possível que eu faça lives para
corrigir algumas atividades. Estarei logado toda terça-feira e quinta-feira que são os dias das
nossas aulas e no nosso horário de aula normal.
O link do meu perfil no Facebook é este abaixo. Solicito a todos que me adicionem:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100050849431893

Sei que deve estar bastante difícil para vocês, peço que tenham paciência, pois vou procurar
fazer as coisas com calma para que todos tenham a oportunidade de fazer as atividades e
aprender com qualidade.
Dia 28/04 aconteceu a primeira aula de História do Centro de Mídias SP. Ela trata de parte do
Capítulo 1 do nosso livro. Para quem perdeu essa aula poderá assisti-la no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=npclVGufe1w

Assista a aula com calma e anote tudo o que você não entendeu. Essa aula já está postada no
meu perfil do Facebook.
Abra o livro na página 26 e responda no caderno as atividades 1 até a 5. Ao concluir essas
questões fotografe com o celular e me enviem pelo chat do Facebook. Se alguém tiver alguma

dúvida é só me chamar por lá que eu ensino, ok? Caso você não tenha perfil no Facebook você
poderá me enviar por e-mail. Meu endereço de e-mail é o
aalexandre@professor.educacao.sp.gov.br. Encaminhe as atividades apenas por um local, ok?
Estou esperando vocês por lá.

ATIVIDADES DE HISTÓRIA REFERENTES A SEMANA DE 27/04/2020 A 01/05/2020

ORIENTAÇÕES

1- Terminem de concluir as atividades da semana passada antes de iniciar esta atividade.
Como a aula do Centro de Mídias SP só foi dada em 28/04/2020 acabou ficando um
pouco longa para poucos dias. Por essa razão, os dois primeiros dias dessa semana são
para concluir essas atividades e fazermos a correção pelo Facebook, assim como
tirarmos todas as dúvidas.
2- Agora vamos fazer uma atividade avaliativa. Sim, ela valerá nota. Leia com atenção o
texto que se encontra na página 26 do livro didático. Ele corresponde a questão nº 7
dessa página.
3- Após a leitura atenta do texto, copie as questões abaixo em seu caderno (caneta azul)
e responda-as à lápis.
QUESTÃO A) Quais são os dois tipos de “história” citados no texto? Explique cada um deles.
QUESTÃO B) A sua história é igual à história de seus colegas de sala? Por que?

Após responder essas questões, fotografe e envie para mim pelo Facebook. Qualquer
problema é só me chamar por lá.

Profº Alexandre.

São Paulo, 13 de abril de 2020


RECADO AOS ALUNOS:
Olá! Vocês devem estar cheios de saudades da escola, dos colegas e de todas as coisas bacanas que vocês vivenciam no Teruko, não é mesmo? Eu também sinto falta da nossa rotina. No entanto, sabemos que essa fase não será eterna, que ela logo vai acabar e poderemos voltar em breve a nossa rotina, com segurança e saúde. Tudo isso vai passar! Cabe a nós nesse momento buscarmos não sair de casa, não falarmos muito próximo das outras pessoas, principalmente as pessoas mais idosas como nossos avós. Agindo assim desaceleramos a propagação do Corona Vírus e os hospitais estarão prontos para receber quem realmente precisar. Não esqueçam de lavar as mãos com frequência, água e sabão é o suficiente, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após isso. Espero que todos estejam bem, cuide bem da sua família!
Agora vamos falar um pouco sobre nossos estudos. Estudar à distância pode parecer muito difícil, mas não é. É possível aprendermos muita coisa sozinhos e com o auxílio de nossos pais ou responsáveis. A primeira dica é escolher um local apropriado para estudar, um cantinho onde você poderá ficar focado na sua aprendizagem.
Mesmo os alunos que morarem em casas menores é possível ter um momento para estudar com tranquilidade, busque conversar com as pessoas que vivem com você e estabeleça com elas qual será o seu momento de estudo. Escolha a sua hora de estudo, aquele momento em que você vai parar de ver TV ou navegar na internet e se dedicar a isso.
Aliás, nós navegaremos juntos na internet durante esse roteiro de estudos que eu vou apresentar. Para quem não disponha de internet, não se preocupe, pois o livro didático será o seu companheiro maior nesse momento de estudo. Quem não tem computador em casa, mas possui um celular com acesso a internet também conseguirá assistir a alguns vídeos no YouTube que eu indicarei.

ONDE PARAMOS? POR ONDE COMEÇAMOS?

Antes de entrar nesse assunto eu quero falar sobre a sua capacidade de aprender. Todas as pessoas possuem capacidade de aprendizagem e você também. No entanto, a gente sabe que algumas pessoas aprendem mais rápido que outras e algumas pessoas tem alguma dificuldade de aprender. Isso tem a ver com o tempo de aprendizagem de cada um e envolve uma série de circunstâncias que são próprias de cada pessoa. Não se preocupe com isso, pois a boa notícia é que todos podem e conseguem aprender.
Então, antes de irmos para o livro didático verificar onde paramos eu quero que você assista a esse ´pequeno vídeo no YouTube: “Como aprender tudo o que você quiser – Técnica Feynman, 5 passos”.

Passo nº 1- Escolha um assunto que quer entender e comece a estudá-lo.
(busque o máximo de conteúdo possível e escreva ao estudar)

Passo nº 2- Finja ensinar o assunto aprendido para alguém.
(organize as ideias, ordene em começo, meio e fim falando em voz alta usando termos simples)

Passo nº 3- Identifique suas falhas na explicação.
(faça uma marcação dos pontos que podem ser melhorados)

Passo nº 4- Corrija o conteúdo aprofundando o conhecimento e simplificando a explicação.
(volte para o passo um e reforce e estude mais a fundo)

Passo nº 5- Refaça todo processo quantas vezes for necessário.
Para você entender melhor assista ao vídeo pelo link abaixo:


APRENDENDO A FAZER RESUMOS:

Primeiro vamos entender o que é um resumo. Numa breve pesquisa na internet temos aqui duas respostas para essa pergunta:
1-  exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos, das características básicas de alguma coisa, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.
2-    recapitulação breve, sucinta.
E como se faz um resumo? Como conseguimos, a partir de um texto maior, fazer um outro menor trazendo apenas as informações, as ideias mais importantes? Eu selecionei um outro vídeo no YouTube para vocês assistirem. Clique no link abaixo:


Então vamos relembrar as fases de um resumo:
1-    Leia o texto com muita atenção.
2-    Grife todas as palavras-chave, as ideias mais importantes do texto. Lembre-se que o livro didático deverá ser devolvido ao final do ano. Sendo assim, você jamais deverá grifá-lo com caneta, canetinha, marca texto ou qualquer outro tipo de caneta que não poderá ser apagado depois. Grife com o seu lápis preto comum e depois de terminada a atividade apague com a borracha.
3-    Depois de grifar o texto você deve se fazer as seguintes perguntas:
a)    Do que se trata o texto?
b)    Quais relações estão sendo estabelecidas? Que informações ele traz?
c)    Qual a questão central do texto?
4-    Se você não conseguir responder essas questões, significa que ficou faltando alguma coisa. Então releia com atenção novamente o texto e vá grifando novamente com o lápis e tente novamente.
5-    Faça o resumo por parágrafo, um a um. Lembre-se que resumir não é copiar partes do texto e pular outras.
6-    Terminando essa parte, volte a leitura do texto original e depois leia o seu resumo para ver se ele traz a mensagem do texto.

Espero tê-los ajudado bastante com esses vídeos e dicas sobre resumos e estudo. Quero que vocês saibam que podem aprender qualquer coisa. Depende apenas da vontade, disposição e foco.

Agora vamos retornar de onde paramos, não é mesmo?
Até antes da suspensão das aulas, nós estávamos discutindo o Capítulo 1 do livro: “Construindo a História” – pág. 10 até a pág.29.
Juntos, fizemos a leitura e a explicação de toda a matéria. A última coisa solicitada foi um pequeno questionário na pág. 26. É por aqui que iremos iniciar.

ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS EM SEU CADERNO. É ELE QUE EU VOU OLHAR QUANDO RETORNARMOS ÀS AULAS NA ESCOLA, OK? TODAS AS QUESTÕES DEVERÃO SER COPIADAS NO CADERNO COM CANETA AZUL E AS RESPOSTAS DEVERÃO SER ESCRITAS À LÁPIS. QUANDO RETORNARMOS, A PRIMEIRA COISA QUE FAREI É OLHAR O CADERNO DE CADA ALUNO, É MUITO PROVÁVEL QUE A NOTA DO PRIMEIRO BIMESTRE SERÁ APENAS DE PARTICIPAÇÃO. É ESSA PARTICIPAÇÃO NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES QUE SERÁ OLHADA. A NÃO SER, CLARO, QUE SEJAM DADAS ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO OU PELA DIREÇÃO DA ESCOLA.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO CAPÍTULO 1:

Pág. 26 – Exercícios de Compreensão.
Questões 1 a 5 (conforme solicitado em sala de aula). Portanto, verifiquem se já fizeram. Caso não tenha sido feita ainda, você fará agora.

Pág. 26 – Expandindo o Conteúdo.
Questão 7.
Leia o texto com atenção.
Responda as perguntas “a” e “b”.

Pág. 27 – Questão 9:
Leia com atenção o texto: “Exumação da família imperial une ciência e história”.
Responda as perguntas “a”; “b”; “c”; “d”

Pág. 28 – Questão 10:
Analise com atenção as fontes históricas “a” e “b”. Trata-se de duas cenas em épocas diferentes, onde se veem pessoas tirando e posando para fotos.
Lembrem-se da explicação dada em aula, onde eu disse a vocês que a História, entre outras coisas, analisa as “mudanças” e “permanências” no decorrer do tempo histórico.
Responda as perguntas “a”, “b” e “c”.

Pág. 28 – Questão 11:
O desenho retratado nos mostra um calendário cíclico do povo Xingu. Analise-o com bastante atenção.
Responda ao que se pede.

Pág. 29 - Questão 12:
Nessa questão você aplicará o conceito de “Linha do Tempo” na sua vida. Lembre-se que o início da sua História começa com o seu nascimento. A partir dele, você deverá escolher os fatos que você considera que foram muito importantes na sua vida. Recomendo fazer essa atividade em família. Seus pais ou seu responsável vão te ajudar a se lembrar de grandes momentos da família após o seu nascimento.

Aqui finalizamos as atividades do Capítulo 1.

Capítulo 2: A ORIGEM DO SER HUMANO

Antes de dirigir nossos estudos por meio do livro didático é importante fazermos a diferenciação entre fé e ciência. Nossa sociedade é muito religiosa e é natural que as religiões, de uma maneira geral, façam suas próprias leituras sobre a formação da Terra e da humanidade.
A seguir apresentarei duas perguntas e respostas para que vocês possam diferenciar os dois conceitos.

O QUE É FÉ?
Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de que algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.
No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem". (Hebreus 11:1).
O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:
"Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.
"Dar fé": afirmar como verdade.
"Boa fé": forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.
"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.
Sendo assim, fé é algo particular, pessoal. Por essa razão, devemos ter sempre respeito pelas pessoas que tem fé, pelas pessoas que tem fé diferente da nossa e pelas pessoas que não desejam ter religião alguma. Isso é algo pessoal, faz parte de nossas próprias escolhas. Agora vamos para o próximo conceito.

O QUE É CIÊNCIA?

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".
Em geral, a ciência, que é muito ampla, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos e pesquisas científicas.
A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos e Galileu Galilei (1564-1642) é considerado o pai da ciência moderna.
São nomes importantes na história da ciência, em diferentes áreas:
Nicolau Copérnico (1473-1543)
Isaac Newton (1642-1727)
Benjamin Franklin (1706-1790)
Charles Darwin (1809-1882)
Louis Pasteur (1822-1895)
Marie Curie (1867-1934)
Rosalind Franklin (1920-1958)
Steve Jobs (1955-2011)
A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque grande parte dos avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento das tecnologias já existentes.
A ciência se divide em vários ramos de pesquisa, como por exemplo: as ciências naturais, as ciências humanas, as ciências da computação etc.
Ou seja, ciência está relacionada a estudo, pesquisa e método. Se dá pela observação, comparação, testes, elaboração de teorias, prova ou refutação dessas teorias.

Agora vamos exercitar esse aprendizado. Vá a seu caderno e responda as questões abaixo:

1-    Na sua opinião, o que significa fé?
2-    Na sua opinião, o que significa ciência?

Feita essa diferenciação, é importante esclarecer que tudo o que aprenderemos a partir de agora será com base apenas na ciência. Agora iremos trabalhar a formação da Terra e o aparecimento da humanidade conforme as pesquisas científicas.
Abra o livro na página 32 e 33. Faça uma leitura atenta do texto dessas páginas e observe a ilustração artística que mostra em camadas, como se deu a formação da Terra e o aparecimento de nossos primeiros ancestrais.
Agora, vamos assistir um documentário? O documentário a seguir tem 1h30 de duração e traz uma leitura científica acerca da formação da Terra e do aparecimento dos primeiros ancestrais do homem. Foi produzido pela NetGeo e você conseguirá assisti-lo pelo YouTube, através do link abaixo:


Após assistir ao documentário, responda as questões abaixo:
1-    Por quê você acha que levou tanto tempo para a Terra se formar?
2-    O que você entendeu por evolução?

Agora, vamos retornar ao livro didático. Lembra-se de como se faz um resumo? Vamos começar a exercitar esse importante método que nos ajuda a aprender e não esquecer.
Abra o livro nas páginas 34, 35 e 36. Faça a leitura atenta desse texto. Depois o releia grifando as palavras-chave e as ideias principais (a lápis). Depois faça o resumo no caderno. Agora vamos responder as questões abaixo:
1-    “A África é o berço da humanidade”. Explique essa frase.
2-    Como os evolucionistas explicam a origem do ser humano?

Os estudiosos dividiram a História em períodos para facilitar o seu estudo. A História engloba toda a história da humanidade a partir do aparecimento da escrita até os dias atuais. E o que existia antes do aparecimento da escrita? Bom! Antigamente, os estudiosos acreditavam que só era possível reconstruir ou contar a história da humanidade por meio de documentos escritos (cartas, livros, inscrições, documentos, registros, certidões etc.). Todo esse período então, ficou conhecido como Pré-História, ou seja, período antes da História ou período sem História. Com o desenvolvimento da CIÊNCIA, percebeu-se que era possível analisar e contar a história de povos antigos através de outros tipos de vestígios humanos, como por exemplo: ruínas de construções, pinturas nas paredes das cavernas, utensílios do dia a dia, armas, vestimentas, instrumentos diversos e fósseis. Assim, o período denominado de Pré-História ficou sendo o período da história da humanidade que vai do seu surgimento até o aparecimento da escrita, por volta de mais ou menos 4.000 a.C (antes de Cristo). Assim como a História, a Pré-História foi dividido em períodos que, a maioria dos historiadores denominam: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada; Neolítico ou Idade da Pedra Polida; e Idade dos Metais. A Idade dos Metais ocorreu bem no fim do Período Neolítico, pouco antes do aparecimento da escrita. Muitos historiadores não diferenciam a Idade dos Metais, colocando-a dentro do Período Neolítico. Ou seja, o momento em que a humanidade começa a fundir metais é considerado como um evento dentro do Período Neolítico. É comum haver algumas discordâncias entre os historiadores. Esse é o caso do autor do nosso livro didático, que não faz essa diferenciação e divide a Pré-História em apenas dois períodos. Não está errado! Quando retornarmos à escola, voltarei a esse assunto e tirarei todas as dúvidas que ficarem. Ok?
Agora, abra o livro nas páginas 37, 38 e 39.
Faça a leitura atenta do texto dessas páginas. Você irá fazer o resumo dessas páginas em seu caderno, conforme já conversamos. Não deixe de fazer os resumos solicitados, pois eles serão olhados, um a um.
Agora responda no seu caderno as questões abaixo:
1-    O domínio do fogo teve várias consequências na vida de nossos ancestrais. Cite algumas delas.
2-    Como o Homo Sapiens obtinha seus alimentos no Período Paleolítico? Como era a divisão do trabalho nesse período?
Feito isso, façamos agora uma Leitura Complementar:
Vá ao livro didático, abra na página 40 e 41 “Enquanto isso... no continente americano”
Leia o texto atentamente. Não é necessário fazer o resumo dele. Eu quero que você reflita sobre essas informações. Você sabia que o fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil é de uma mulher? E que ela tem traços negróides, muito parecida com os aborígenes australianos? Ou seja, além da migração asiática, também teve migração africana para o continente americano?
Assista esse vídeo no link abaixo. Ele tem 13 minutos de duração e é uma matéria do programa Fantástico, da TV Globo:
Agora, vamos aprofundar os estudos sobre o povoamento da América. Abra o livro didático na página 42 e 43, “Hipóteses de povoamento da América”. O texto fala também sobre as pesquisas da arqueóloga Niéde Guidon, que aparece no vídeo anterior. Então vamos descobrir isso juntos? Leia o texto com bastante atenção. Esse texto você também não precisará fazer o resumo no caderno. Mas perceba que ao final da página 43 tem duas questões para serem respondidas no caderno. Não deixe de fazer.
Finalizando essa parte, agora vamos aprofundar os estudos sobre o Período Neolítico. Abra o livro didático nas páginas 44 e 45. Leia o texto com bastante atenção. Esse texto você deverá resumi-lo no caderno. Após o resumo, responda a questão abaixo:
1-    Explique o que significa sedentarização?
Abra novamente o livro didático nas páginas 46 e 47. Ali tem uma representação artística de uma aldeia neolítica. É nesse momento que o homem passa a ter uma moradia fixa e a viver em comunidade. Observe cada um dos elementos e reflita sobre esse processo de sedentarização e como viviam as pessoas nesse período.
Esta parte está finalizada.

Agora, vamos fazer uma análise das pinturas rupestres, aquelas que nossos ancestrais pintavam em rochas e paredes das cavernas. Abra o livro nas páginas 48 e 49. Observe com muita atenção as imagens ali apresentadas e leia o pequeno texto que as acompanha. Não é necessário fazer o resumo dessa parte. Ao final da página 49 tem 3 questões que deverão ser respondidas no caderno.
O capítulo está finalizado. Agora chegou o momento de você fazer as atividades sobre ele. Na página 52, você deverá fazer a atividade denominada “Expandindo o conteúdo”, questão nº 7, leia o texto com atenção e responda as perguntas “a”; “b” e “c” que estão na página 53. As questões dos “Exercícios de Compreensão”, vocês já trabalharam no decorrer do capítulo.
Responda a questão nº 7 no caderno.

Agora, vamos fazer uma atividade de análise de mapa. É a questão nº 8 da página 53. Analise o mapa com muita atenção de depois responda as perguntas “a”; “b” e “c” no final da página 53.

Por ora, encerraremos por aqui. Este conjunto de atividades cobrirão o período de afastamento da escola até o dia 22 de abril, que foi a data designada pelo nosso governador. Façam as atividades, todas elas serão corrigidas quando retornarmos à escola. Anote todas as suas dúvidas, pois no momento da correção é onde retomarei cada ponto, um a um. Se o governador do Estado determinar mais dias de afastamento, estarei encaminhando novas atividades para a escola. Não perca tempo, não deixe para a última hora. Até o retorno...

Profº Alexandre.


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, todas as atividades deverão ser feitas no caderno. Eu vou estar olhando e revendo cada uma no retorno.

      Abraço

      Profº Alexandre

      Excluir
  2. oi prof eu não tenho facebook eu poderia te madar por email as lições porque assim eu já faso no word e te entrego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode fazer pelo Word e mandar por e-mail sem problemas. O e-mail para você enviar é o aalexandre@professor.educacao.sp.gov.br
      Grande Abraço!!!

      Excluir
  3. boa noite sou mae do aluno luiz henrique ....6°b ele esta terminando as atividades assim que possivel ja envio.
    att:flavia

    ResponderExcluir
  4. Posso fazer ainda só consegui acessar hj

    ResponderExcluir
  5. E aí criançada? Tudo bem com vocês? Espero que sim.

    Os alunos que não entregaram as atividades que foram solicitadas até a semana passada, deverão fazê-las no caderno e deixar lá até o retorno quando eu irei olhar novamente. Eu sei que muitos alunos encontraram dificuldades para acessarem as atividades por motivos diversos. Ninguém ficou prejudicado nas notas do 1º Bimestre, mas eu vou olhar essas atividades na volta. Organizem seus cadernos e deixem tudo feito, ok? A partir da semana que vem começarão as aulas do 2º Bimestre. Estejam atentos para as orientações que serão dadas, ok? Bom fim de semana!!!!

    ResponderExcluir
  6. Professor só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?

    ResponderExcluir
  7. Professor estou aqui por que eu vi que você mandou uma lição so que nao está aparecendo

    ResponderExcluir
  8. professor nao esta aparecendo a licao dessa semana do dia 13/07

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...