ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Queridos alunos, hoje iniciaremos nossos estudos sobre o Período Medieval. Por ser a última matéria do ano, não serão dadas atividades ao final. Antes, porém, estarei disponibilizando o gabarito das 9 questões sobre Império Romano da quinzena passada. Então vamos primeiro corrigir no caderno aquelas questões e, depois adentraremos os estudos sobre Idade Média, que também será dividida em partes para que vocês não fiquem com excesso de estudos. Façam com bastante calma para aprenderem da melhor maneira possível sem se cansarem. Então vamos lá!
GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 178 DO LIVRO DIDÁTICO
1- Como era dividida a sociedade em Roma no período Monárquico?
RESPOSTA: No período monárquico, a sociedade romana estava dividida em quatro grupos principais:
- Patrícios: se diziam descendentes do pater famílias, membros fundadores de Roma.
- Plebeus: formavam a massa de trabalhadores, como agricultores, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.
- Clientes: compunham uma camada intermediária. Eles eram plebeus que viviam sob a proteção de um patrício.
- Escravizados: eram, em sua maioria plebeus endividados e constituíam uma camada pouco expressiva da população romana no período monárquico.
2- Quais as principais características das instituições políticas do período Republicano em Roma?
RESPOSTA: As instituições políticas do período republicano em Roma eram:
- Consulado: era composto por dois cônsules, que tinha como função comandar o exército em tempos de guerra, representam a cidade em cerimôminas religiosas e julgar crimes. O mandato de cônsul durava um ano.
- Senado: desempenhava funções centrais na República romana, como a organização dos cultos públicos, o controle das finanças e a administração das províncias romanas.
- Assembleia do Povo: instituição da qual participavam tanto patrícios quanto plebeus. Suas funções principais eram eleger os cônsules e promulgar leis.
3- Quando foi criado o tribunato da plebe? O que isso representou para os plebeus?
RESPOSTA: O Tribunato da Plebe foi criado no século V a.C., magistratura exercida exclusivamente por plebeus. Os tribunos da plebe podiam vetar leis e decisões do Senado e propor leis que beneficiassem os plebeus.
4- Tibério e Caio Graco conseguiram implantar a reforma agrária em Roma? Por quê?
RESPOSTA: Não. Embora Tibério Graco tivesse conseguido aprovar uma lei de reforma agrária e, depois, seu irmão Caio, conseguisse implementar uma reforma agrária em algumas regiões dominadas por Roma, a partir de 121 a.C., após manobras políticas dos nobres e revoltas da plebe urbana, o Senado aboliu as leis que estabeleciam a reforma agrária.
5- Cite três medidas adotadas durante o governo de Júlio César.
RESPOSTA: Júlio César tomou uma série de medidas importantes: por exemplo, distribuiu lotes de terra para milhares de famílias, liberou os devedores do pagamento de parte das dívidas, fez melhorias na cidade de Roma e regulamentou a distribuição gratuita de trigo.
6- Quem foi o primeiro imperador romano? Quais foram as principais ações de seu governo?
RESPOSTA: O primeiro imperador de Roma foi Otávio Augusto (63 a.C – 14). Ele procurou assegurar a hegemonia romana nas fronteiras do império, construiu estradas e garantiu a segurança de quem nelas trafegava, estimulando o comércio e aumentando o intercâmbio entre as várias regiões; patrocinou artistas e escritores e implantou um amplo programa de construção de obras públicas, como teatros, templos, banhos públicos e aquedutos.
7- Como era o cotidiano das mulheres romanas? Havia diferenças entre mulheres patrícias e plebeias?
RESPOSTA: O cotidiano das mulheres patrícias e plebeias era bem diferente. As mulheres patrícias casavam-se por volta dos 14 anos, e os casamentos eram arranjados pelos pais. Como não precisavam trabalhar, elas tinham mais tempo livre para realizar diversas atividades, como ler, escrever, tocar instrumentos musicais e pintar. Eram responsáveis pelos cuidados com os filhos, e para essa e outras atividades cotidianas contavam com o trabalho de mulheres escravizadas.
As mulheres plebeias tinham mais autonomia em relação ao casamento. Elas podiam casar com quem quisessem, mas muitas vezes os casamentos entre os plebeus eram realizados para o casal dividir as despesas. Além disso, as plebeias tinham mais liberdade, pois trabalhavam fora e assim tinham maior contato com outros ambientes. Em casa, as plebeias eram responsáveis pelas tarefas domésticas, pelos cuidados com os filhos e pela produção artesanal de tecidos de lã.
8- Quais foram as principais tentativas de superação da crise política no Império Romano?
RESPOSTA: Em 284, Diocleciano tentou contornar a crise política instituindo a Tetrarquia, dividindo o poder entre quatro autoridade.
9- O que são línguas neolatinas? Cite algumas delas.
RESPOSTA: Línguas neolatinas são as línguas surgidas a partir do latim que, se fundiu a outras línguas da época. Entre os idiomas neolatinos destacam-se o português, o espanhol, o italiano e o francês.
AULA NOVA!
ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Agora iniciaremos nossos estudos sobre O Período Medieval. Vocês irão estudar o Capítulo 8 do seu livro didático que engloba as páginas 182 até a 223. Não se preocupem, pois, muitas dessas páginas trazem apenas mapas históricos e figuras para observação. Assim como fizemos na quinzena anterior, irei dividir o estudo em partes para facilitar. Assim você irá estudar um pequeno trecho por dia para não ficar sobrecarregado de tarefas. Desta vez vocês não precisarão fazer nenhuma atividade, pois essa é a última matéria do ano e não teremos outra quinzena. Apenas leia com bastante atenção aos textos e assista os vídeos selecionados.
O PERÍODO MEDIEVAL
PARTE 1:
Nesta primeira parte abordaremos as invasões germânicas, a queda de Roma e o conceito de Idade Média. Vocês deverão ler os textos do livro didático que irão da página 184 até a página 189. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado. No início do vídeo, o autor fala sobre as invasões bárbaras e o fim do Império Romano do Ocidente. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ZrbuGLfjzws
PARTE 2:
Nesta segunda parte você estudará sobre o Império Romano do Oriente e suas principais características e legado. Leia com atenção os textos da página 192 até a página 197. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado que fala sobre esse assunto. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=tWcAbu3guSY
PARTE 3:
Nesta terceira parte você estudará sobre os feudos e a sociedade feudal. Leia com atenção os textos da página 198 até a página 207. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista os vídeos selecionados:
https://www.youtube.com/watch?v=6ZRJnnWtdwo
https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4
PARTE 4:
Nesta quarta parte vamos estudar as transformações que ocorreram na Europa feudal, as cruzadas e as cidades medievais. Leia com atenção os textos da página210a219 do seu livro. Anote no caderno o que considerar mais importante. Assista o vídeo selecionados que trata desses temas:
https://www.youtube.com/watch?v=xvTO1DTQi8c
E assim, encerramos nossos estudos nesse ano letivo. Conforme combinado não serão dadas atividades dessa vez, pois essa é a última quinzena do ano. Desejo a todos os meus alunos um excelente fim de ano. No ano que vem, certamente estaremos planejando aulas e atividades que venham ajuda-los a superar qualquer falta que tenha ocorrido neste ano. Vamos torcer para que esse momento de pandemia acabe logo e que possamos voltar às aulas presenciais. Portanto, continuem se cuidando, lavem suas mãos com frequência, respeitem o distanciamento social e continuem a usar máscaras.
Com fé e esperança encerraremos esse ano que foi muito difícil para todos nós.
Feliz Natal e Feliz 2021 para todos vocês!
Abraço!
Profº Alexandre.
ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Queridos alunos, hoje iniciaremos nossos estudos sobre a Roma Antiga. Antes, porém, estarei disponibilizando o gabarito das 7 questões sobre Grécia Antiga da quinzena passada. Então vamos primeiro corrigir no caderno aquelas questões e, depois adentraremos os estudos sobre Roma, que também será dividida em partes para que vocês não fiquem com excesso de atividades para fazer. Façam com bastante calma para aprenderem da melhor maneira possível sem se cansarem. Então vamos lá!
GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 150 DO LIVRO DIDÁTICO
1- Explique quais eram as principais formas de governo adotadas nas cidades-Estado da Grécia antiga.
RESPOSTA: As principais formas de governo adotadas nas cidades-Estado da Grécia antiga são:
- Monarquia: o monarca era responsável pelo controle militar, social, religioso e judiciário. Ele podia governar sozinho ou auxiliado por um conselho de nobres.
- Oligarquia: os aristocratas, grandes proprietários de terras, tomavam o poder e passavam a governar. Nesse caso, o poder ficava restrito a algumas famílias poderosas.
- Tirania: governo de um só homem, que assumia o poder por meio da força. Os tiranos geralmente contavam com o apoio da população.
- Democracia: os cidadãos participavam das decisões por meio das assembleias de cidadãos. No entanto, não eram considerados cidadãos as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravizados.
2- Explique por que Esparta geralmente é associada ao militarismo.
RESPOSTA: Esparta era geralmente associada ao militarismo, pois sua educação era voltada ao exército, devido ao seu histórico de guerras. Dos 7 aos 60 anos, todos os homens eram considerados guerreiros. O treinamento militar incluía exercícios físicos e técnicas de sobrevivência e de combate. As mulheres, desde muito cedo, eram educadas para serem boas esposas e mães de soldados.
3- Explique o processo de consolidação da democracia ateniense. Procure destacar quem foram os reformadores e a importância de cada reforma nas instituições de governo.
RESPOSTA: A participação dos homens comuns nas guerras gerou aos poucos, um sentimento de igualdade entre eles. Esse sentimento contribuiu para que aumentasse a oposição popular ateniense ao domínio político dos aristocratas.
No século VI a.C., o legislador Sólon iniciou reformas sociais e políticas, como o fim da escravidão por dívidas, o aumento do número de cidadãos com direitos políticos reconhecidos e a criação de três instituições: o Boulleutérion (Conselho dos Quatrocentos), a Eclésia (Assembleia Popular) e a Helieia (Tribunal Popular de Justiça).
Em 530 a.C., Pisístrato realizou algumas reformas sociais, como empréstimos aos pequenos agricultores e a construção de obras públicas.
A partir de 510 a.C., Clístenes implantou a primeira forma de governo em que todos os cidadãos participavam dos assuntos da cidade: a democracia.
4- Sobre a organização do espaço público em Atenas na época de Péricles, explique:
a) O que era a Acrópole e quais suas funções para a cidade?
RESPOSTA: A Acrópole funcionava como centro religioso e de defesa.
b) Que atividades eram realizadas na Ágora?
RESPOSTA: A Ágora era a parte da cidade que funcionava como lugar de reuniões e como centro comercial.
c) Quais eram os principais edifícios públicos de Atenas e quais as funções de cada um deles?
RESPOSTA: Os principais edifícios públicos de Atenas eram:
- O Partenon, templo dedicado à deusa Atena.
- O Tribunal dos Heliastas, onde eram realizados os julgamentos, tanto das questões privadas quanto das públicas.
- A Assembleia dos cidadãos, onde eram discutidos diversos assuntos relacionados à cidade.
- A Boulé, onde eram elaborados os projetos de lei ou resoluções discutidas na Assembleia dos cidadãos. Também fiscalizavam os trabalhos públicos e organizavam festas e cultos religiosos.
- O Quartel General, onde os estrategos comandavam as forças militares e zelavam pelo cumprimento das leis da cidade.
5- Como a Guerra do Peloponeso enfraqueceu as cidades-Estado?
RESPOSTA: A Guerra do Peloponeso foi um conflito que envolveu as cidades-Estado gregas, onde de um lado estava Atenas e seus aliados e, de outro, Esparta e seus aliados. Nesta Guerra, Atenas perdeu sua hegemonia para Esparta. No entanto, esta longa guerra, fez com que as cidades-Estado não conseguissem restaurar por completo sua força e organização militar, favorecendo o domínio macedônico.
6- Explique algumas características da mitologia grega.
RESPOSTA: Os gregos eram politeístas, e, de acordo com sua mitologia, alguns de seus principais deuses habitavam um lugar chamado Monte Olimpo. Segundo sua crença, esses deuses eram imortais e, possuíam qualidades e defeitos assim como os seres humanos.
7- Quais eram os principais gêneros literários da Grécia antiga?
RESPOSTA: Entre os gêneros literários apreciados pelos antigos gregos estavam a poesia e o drama. Os poemas tratavam de diversos assuntos principalmente os ligados aos relacionamentos humanos e ao cotidiano. O drama, gênero de composição teatral, também era difundido. A tragédia e a comédia eram os principais tipos de drama.
E assim está encerrado a correção das atividades da quinzena passada.
AULA NOVA!
ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Agora iniciaremos nossos estudos sobre Roma antiga. Vocês irão estudar o Capítulo 7 do seu livro didático que engloba as páginas 154 até a 178. Não se preocupe pois, muitas dessas páginas trazem apenas mapas históricos e figuras para observação. Assim como fizemos na quinzena anterior, irei dividir o estudo em partes para facilitar. Assim você irá estudar um pequeno trecho por dia para não ficar sobrecarregado de tarefas. As atividades virão apenas no final do estudo, sendo assim, você não precisará fazer as atividades que se encontram no decorrer do texto.
OCIDENTE CLÁSSICO: OS ROMANOS
PARTE 1:
Nesta primeira parte abordaremos a origem da civilização romana e a monarquia romana. Leia com atenção os textos da página 156 até a página 158. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado. No início do vídeo, o autor fala sobre a origem da civilização romana. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=bynW6O6VOy0
Peço também que assistam um outro vídeo que fala sobre a Monarquia Romana. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=n89Uz7Kewys
PARTE 2:
Nesta segunda parte você estudará a República romana. Leia com atenção os textos da página 159 até a página 162. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista o vídeo selecionado que fala sobre esse assunto. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=oY2QD2NWY-M
PARTE 3:
Nesta terceira parte você estudará o Império Romano. Leia com atenção os textos da página 163 até a página 165. Anote no caderno as ideias principais. A seguir, assista os vídeos selecionados. O primeiro vídeo trata do Alto Império. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=eWhPAmwdEWM
O segundo vídeo trata do Baixo Império. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ou-2gvcgI-I
PARTE 4:
Nesta quarta parte vamos estudar a sociedade romana. Leia com atenção os textos da página 168 e 169 do seu livro. Anote no caderno o que considerar mais importante. O vídeo selecionado fala sobre a sociedade, mas também sobre economia. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=l0ly3ybXIGI
O próximo vídeo faz uma pequena revisão do que você viu até agora. Assista o vídeo para fixar o que você já viu até agora. Você acessa o vídeo pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=23PpXxr9b5A
PARTE 5:
Nesta quinta parte você vai estudar a herança cultural de Roma. Leia os textos da página 172 até a página 175. Anote no caderno o que considerar mais importante. No vídeo abaixo você terá mais informações sobre esse legado. Assista o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=gBgXm_WxCdc
ATIVIDADES:
Agora sim chegou o momento de exercitar o que você aprendeu sobre esse capítulo. Você irá até a página 178. Lá você encontrará os “Exercícios de Compreensão”. Você irá responder as 9 primeiras questões desta página. Eu ainda vou encaminhar mais uma atividade pra encerrar o ano letivo. Na próxima aula, eu irei enviar o gabarito destas questões. Até lá e bons estudos!
Profº Alexandre.
Queridos alunos, muitos perceberam que eu não postei atividades na quinzena passada. Isso ocorreu, pois tive um sério problema com a minha conexão de internet que demorou para resolver. Tive de chamar um técnico para resolver o problema e, ao que tudo indica, parece que já foi resolvido. Peço paciência e peço desculpas se causei algum problema. Sendo assim, vou enviar as atividades referentes à quinzena de 09/11 a 20/11 e, na semana que vem mandarei a outra atividade da quinzena seguinte. Para que vocês não fiquem sobrecarregados de atividades solicitarei a leitura do texto do livro, indicarei alguns vídeos para reforçar o estudo e darei uma pequena atividade ao final. Muito obrigado pela paciência de vocês e de seus pais.
Outra coisa importante que gostaria de falar é sobre o aumento de pessoas infectadas pelo Corona Vírus. Tenho a impressão de que pode vir a ser o início da tal segunda onda de contágio. Eu inclusive, já fui contaminado, mas graças a Deus não tive nenhum problema sério, a não ser um pouco de cansaço, moleza, aqueles sintomas comuns de uma gripe. Está tudo bem comigo.
Sendo assim peço que vocês se cuidem. Das poucas vezes que preciso sair de casa notei que muitas pessoas estão se descuidando e é importante termos em mente que a pandemia não acabou. Se cuidem! Evitem sair sem máscara, lave as mãos com frequência, se protejam, principalmente aqueles alunos que convivem com avós ou outros parentes idosos. Nós vamos vencer o vírus!
ATIVIDADES REFERENTE A QUINZENA DE 09/11 A 20/11/2020
ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Nesta semana iniciaremos nossos estudos sobre os gregos antigos. Você encontrará a matéria no seu livro didático, Capítulo 6 que se inicia na página 130 e termina na página 150. Embora pareça ser muita coisa para ler, na verdade não é, pois muitas páginas trazem apenas figuras, mapas e fotografias sobre a região e a produção cultural deles. Portanto, busque dividir os assuntos e estude um pouquinho por dia, devagar e com calma, sem pressa e sem deixar acumular. O momento de estudar tem de ser antes de tudo um momento prazeroso de aprendizado.
Para auxiliá-los, eu dividi essa matéria em 4 partes. Estude uma por dia, você verá que não é difícil estudar por conta. Vamos lá?
PARTE 1
Nessa primeira parte vamos analisar como se formou a civilização grega antiga, estudaremos um pouco sobre a civilização creto-micênica e a organização política dos gregos antigos em cidades-Estado. Leia com atenção os textos que se encontram na página 132 até a 134. Anote no caderno as informações que você julgar mais importante. Após a leitura assista os vídeos que eu selecionei no Youtube.
O primeiro vídeo, do canal reVisão, fala sobre a formação dessa civilização, seus primeiros habitantes. Esse vídeo não chega a 5 minutos de duração e vem numa linguagem bastante jovem. Vocês irão amar! Você acessa o vídeo através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Qv56wRtL0ys
O segundo vídeo, do canal Brasil Escola, fala basicamente sobre a civilização creto-micênica. Esse vídeo tem a duração aproximada de 16 minutos. Você acessa o vídeo através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vRHI_V9iMjE
O terceiro vídeo, do canal Foca na História, fala sobre as cidades-Estados. É um vídeo bem curto de menos de 5 minutos e também vem numa linguagem bem jovem que vocês irão adorar. Você acessa o vídeo através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=KvFqjT7GWYU
PARTE 2
Nessa segunda parte vamos analisar a cidade de Esparta e a cidade de Atenas, que são consideradas as duas principais. É importante ressaltar que a península Balcânica, onde hoje é a Grécia moderna, na Idade Antiga estava organizada em centenas de cidades-Estado. Leia com atenção os textos do livro que estão nas páginas 135 até a 141.Anote no caderno as informações que você julgar mais importantes. Após a leitura assista os vídeos que eu selecionei no Youtube.
O primeiro vídeo, do canal #Partiu Estudar História, analisa a história de Atenas, que é a principal pólis grega. Você acessa o vídeo através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BrrpS0ykbOo
O segundo vídeo, também do canal #Partiu Estudar História, analisa a história de Esparta, que era uma cidade militarizada da Grécia antiga. Você acessa o vídeo através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vpFQfBrhpGY
PARTE 3
Nessa terceira parte analisaremos a Guerra do Peloponeso e a invasão macedônica na região. Leia com atenção os textos do livro que estão nas páginas 144 e 145. Anote no caderno as informações que você julgar mais importantes. Após a leitura assista ovídeo que eu selecionei no Youtube.
O vídeo, do canal Nerdologia, analisa a Guerra do Peloponeso e a invasão macedônica. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z_OG8G_BAGI
PARTE 4
Nessa quarta parte analisaremos a cultura grega antiga, como a religião, o alfabeto, a literatura, os jogos olímpicos e a filosofia. Leia com atenção os textos das páginas 146 até a 149. Nestas páginas tem algumas atividades e você não precisa fazê-las. No final eu vou apresentar um questionário para ser respondido no caderno. Após a leitura assista os vídeos que eu selecionei no Youtube.
O primeiro vídeo, do canal Foca na História, analisa o legado dos gregos ao mundo moderno. Para refrescar sua memória, a palavra “legado” significa “herança”. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=0vZNkdMLomk
O segundo vídeo analisa os deuses gregos. A civilização grega antiga era politeísta, portanto acreditava em vários deuses. Nesse vídeo esses deuses são apresentados. Você acessa o vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=wGtNDSSgy-M
AGORA, CHEGOU O MOMENTO DAS ATIVIDADES:
As questões que vocês deverão fazer se encontram na página 150 do seu livro. No alto da página tem os Exercícios de Compreensão. São 7 questões que você deverá fazer no seu caderno. Faça e envie para o meu e-mail aalexandre@professor.educacao.sp.gov.brPode ser a foto das páginas do caderno. Na próxima atividade que eu encaminhar eu enviarei o gabarito para você corrigir. Não deixe de fazer. Bons estudos!
Profº Alexandre
ATIVIDADES REFERENTES À SEMANA DE 26 DE OUTUBRO À 6 DE NOVEMBRO DE 2020
ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Queridos alunos, hoje iniciaremos a nossa recuperação contínua de todos os conteúdos referentes ao 3º bimestre. Gravei vídeos explicando as questões que foram trabalhadas e estarei disponibilizando o gabarito das mesmas. Somente a 1ª questão onde solicitei que fosse feito um pequeno texto, que não haverá o gabarito, mas fiz um vídeo exclusivo com toda a explicação do que precisará ser feito nela.
VAMOS LÁ!
MESOPOTÂMIA
QUESTÃO 1: Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civilização mesopotâmica.
Como já explicado acima, não haverá gabarito dessa questão. As explicações todas você assiste no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Dtf0mvupQ9I
QUESTÃO 2: Analise o mapa da página 63 do livro didático. De qual região os mesopotâmicos importavam o sílex? E de qual região importavam a esteatita? Com base na análise do mapa, o que é possível saber sobre o comércio mesopotâmico?
RESPOSTA: Com base na observação do mapa, verifica-se que os povos da Mesopotâmia praticavam o comércio com povos que viviam em outras regiões. Mercadores dirigiam-se a regiões, muitas vezes distantes, em busca de produtos escassos na região mesopotâmica, como madeira, pedras preciosas e metais.
O vídeo da minha explicação sobre essa questão você assiste no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=834zWSLg9Is
O vídeo onde é demonstrado a produção de fogo através de uma pedra de sílex você assiste neste link: https://www.youtube.com/watch?v=qcZGRB5v0Ag
QUESTÃO 3: Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?
RESPOSTA: Os mesopotâmicos erigiram os zigurates, grandes construções em forma de pirâmide, onde realizavam cultos as suas divindades. Na parte mais alta dos zigurates, cujo acesso era por longas rampas e escadarias, ficavam localizados os templos. Nos templos eram realizadas cerimônias religiosas que consistiam em orações, sacrifícios de animais e oferendas aos deuses. Os zigurates também serviam como depósito para armazenar cereais e como ponto de observação de astros celestes.
QUESTÃO 4: No Código de Hamurabi está expressa a Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). As penalidades baseadas no princípio de Talião eram aplicadas igualmente a todas as pessoas? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Não. Apesar do código ser baseado no princípio de Talião, havia casos em que as penas eram aplicadas conforme a condição social, das pessoas envolvidas: pessoas livres recebiam penas diferentes das penas das pessoas escravizadas.
QUESTÃO 5: Pesquise o que significa cláusula pétrea.
RESPOSTA: Cláusula pétrea é uma norma constitucional a qual não se admite mudança nem mesmo através de emenda constitucional, ou seja, ela é imutável. Pétrea é um adjetivo para aquilo que é como pedra, imutável (não pode ser mudado) e perpétuo (para sempre).
O vídeo onde constam as explicações referentes estas questões você assiste no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Byjg4jstG-Q
E, POR ENQUANTO É SÓ!
Nesta aula, vocês não precisarão fazer atividades, apenas corrigir as atividades que já foram realizadas. Na próxima aula, daremos continuidade às correções das atividades do 3º bimestre. Até lá! Grande abraço!
Profº Alexandre.
ORIENTAÇÕES INICIAIS!
Hoje daremos continuidade aos estudos sobre os povos pré-colombianos. Hoje falaremos dos Maias.
Iniciaremos assistindo um documentário de Discovery Civilization onde são abordados vários aspectos da sociedade maia. Você acessa o vídeo no YouTube através deste endereço:
ORIENTAÇÕES INICIAIS!
Espero que vocês estejam bem e cuidando da saúde. Antes de prosseguirmos gostaria de informar a todos que os e-mails que vocês têm me mandado, embora eu não tenha respondido um a um, eles estão todos registrados como recebidos. Não se preocupem, pois nenhum aluno será prejudicado!
Inicialmente eu afirmei que era para fazer no caderno e que, depois, no retorno eu olharia tudo. O fato é que eu não esperava que ficaríamos por tanto tempo longe da escola. Também tive alguns problemas por aqui, tudo isso é muito novo para mim e eu também estou tendo de aprender um montão de coisas para poder estabelecer um mínimo de contato com vocês.
CAPÍTULO 5: OS POVOS DA AMÉRICA
Iniciaremos vendo um vídeo que fala da cultura chavin. Esse vídeo está em espanhol mas tem legendas em português. Você o acessa neste endereço:
Esta primeira parte corresponde às páginas 112 e 113 do livro didático. Faça a leitura com bastante atenção.
Vamos falar agora sobre os povos Olmecas. Achei um vídeo com uma aula inteirinha sobre eles em português. Você assiste essa aula neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=ujwhp2WbXvE
3º BIMESTRE
Atenção alunas e alunos, estas atividades são parte da matéria do 3º bimestre e ajudarão a compor a nota do mesmo. As leituras e demais atividades corresponderão a duas semanas de estudo.
ATIVIDADES REFERENTES ÀS SEMANAS DE 17 A 28 DE AGOSTO DE 2020
ORIENTAÇÕES INICIAIS:
Alunas e alunos, nós iremos abordar o Capítulo 4 do nosso livro didático. Neste capítulo estudaremos a África antiga, os egípcios e os cuxitas. No entanto, vamos estudar um por vez para não causar confusão. Todos os textos se encontram no livro didático que escola entregou no início do ano e é por lá que vocês estudarão com a ajuda dos vídeos que eu indicarei. Se essa aula corresponde a 2 semanas, isso significa que ela equivale a 8 aulas de 45 minutos. Portanto, vocês podem dividir os estudos em 8 partes de 45 minutos para não cansar. Bons estudos!
O ESTUDO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
Vocês irão iniciar fazendo a leitura atenta e observando as imagens das páginas 86, 87, 88 e 89 do livro didático.
A seguir vocês vão assistir com bastante atenção o vídeo do canal História em Perspectiva, de autoria do Profº André Vagner Rodrigues e que está disponível na plataforma YouTube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1a9EXrjl9R8
O vídeo trata das fontes clássicas e arqueológicas no estudo do Egito Antigo.
OS ANTIGOS EGÍPCIOS
Retornem ao livro didático e leiam com bastante atenção os textos das páginas 90, 91, 92 e 93. Não esqueçam de anotar no caderno as partes que você achar mais importante, ou seja, a ideia central dos textos. Importante também observar as imagens, figuras e mapas dessas páginas. Lembrem-se de ler a legenda das imagens para compreender o que elas significam.
Essa parte que você leram tratam da unificação do Egito, da organização social e da importância do Rio Nilo para os egípcios.
Selecionei alguns vídeos que tratam desses assuntos:
1- Importância do Rio Nilo para os egípcios. Esse vídeo é um trecho de um documentário da History Channel e está disponível neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=7lsg3jZdTHU
2- A unificação do Egito. Esse vídeo trata das primeiras comunidades que surgiram às margens do rio Nilo, a formação delas em nomos e a unificação desses nomos em dois reinos e está disponível nesse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=NxMp51GSuHQ
3- O último vídeo trata da organização social do Egito e está disponível nesse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ADXVPOTJSa8
AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO EGITO ANTIGO
Esse texto que vocês deverão ler se encontram na pág. 94 do livro didático. Leiam com atenção, anotem as partes principais e observem as imagens que estão lá.
A seguir, você irá assistir a mais um vídeo que trata justamente da religião que os antigos egípcios praticavam. Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j0V5hMhl5pY
FORMAS DE REGISTRO: OS HIERÓGLIFOS
Esse texto vocês deverão ler e se encontram na pág. 95 do livro didático. Façam da mesma forma que nos outros, ou seja, leiam com bastante atenção, anotem as partes principais no caderno e observem as imagens com atenção. Separei um vídeo falando dos hieróglifos e ele se encontra aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=GWWY61LOwLA
Fim dos textos sobre Egito Antigo.
ATIVIDADE 1:
Nas páginas 96 e 97 do seu livro didático tem uma atividade de interpretação de texto: “Os trabalhadores das grandes pirâmides”. Ao final do texto têm duas questões que deverão ser feitas e encaminhadas no meu e-mail: alexandre07081974@gmail.com Esta atividade compõe a nota do 3º Bimestre.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nós temos 4 aulas por semana. Esta atividade equivale a 2 semanas, portanto, a 8 aulas de 45 minutos cada. Faça a aula do Egito na primeira semana e a dos Cuxitas na segunda semana, assim não fica muito para fazer e você aprende melhor. Vamos a segunda parte agora.
OS CUXITAS
Leia com bastante atenção os textos das páginas 98, 99, 100 e 101 do seu livro didático. Observe com muita atenção as imagens que estão nelas e anotem o que considerarem mais importante no seu caderno.
A seguir assista esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZsA3cbh_n7Q
ATIVIDADE 2:Responda com atenção as questões abaixo. As respostas deverão ser encaminhadas no meu e-mail alexandre07081974@gmail.come valem nota. Bons estudos!
EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO:
1- Cite algumas funções desempenhadas pelos funcionários do Estado no Egito antigo.
2- Na sociedade egípcia, que pessoas podiam ser escravizadas?
3- Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egípcios realizaram às margens do rio Nilo?
4- Explique as principais características da religião no Egito antigo.
5- Por que os antigos egípcios desenvolveram técnicas de mumificação?
6- Como é o nome da escrita criada pelos antigos egípcios? Quais eram as características desse tipo de escrita?
7- Quem eram os faraós negros?
8- Quais eram os papéis sociais das candaces no Reino de Cuxe?
E assim chegamos ao fim.
Bons estudos!
Profº Alexandre
3º BIMESTRE
Atenção alunos, todas as atividades realizadas a partir desta semana serão contadas para a nota do 3º Bimestre. As leituras e demais atividades corresponderão a duas semanas de estudos.
ATIVIDADES REFERENTES ÀS SEMANAS DE 03 A 14 DE AGOSTO DE 2020
ORIENTAÇÕES INICIAIS!
Alunas e alunos, nós iremos abordar o Capítulo 3 do nosso livro didático. Neste capítulo estudaremos a Mesopotâmia, os fenícios, os hebreus e os persas. No entanto, vamos estudar um por vez para não causar confusão. Tudo bem?
A MESOPOTÂMIA
Inicialmente vocês deverão ler os textos das páginas 58, 59, 60 e 61 do livro didático de vocês. Lembrem-se de anotar no caderno todas as partes mais importantes do texto. Anotem as palavras difíceis e busquem o significado no dicionário, na internet você encontra vários dicionários. Após a leitura atenta dos textos, vocês assistirão uma vídeo aula que eu selecionei na plataforma Youtube. Vocês encontrarão o vídeo no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=m7Q8AVGR7v0
Após assistir ao vídeo vocês retornarão ao livro didático e continuarão a leitura. Leia com atenção os textos das páginas 62, 63, 66 e 67. Lembrem-se de anotar no caderno as partes mais importantes dos textos. Após a leitura destes textos, vocês assistirão mais uma vídeo aula que eu selecionei na plataforma TouTube. Vocês encontrarão o vídeo no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=DjnXLuPmRD0
Eu sei que parece repetitivo mas é dessa forma que iremos dividir a matéria em partes onde vocês farão a leitura e assistirão um vídeo. Lembrem-se que, o mais importante é vocês aprenderem ao máximo. Tudo bem?
Dito isso, vamos retornar ao livro para ler mais uma parte. Desta vez faremos a leitura do texto que trata sobre a escrita cuneiforme. Esta é uma das mais antigas do mundo. Então leia os textos das páginas 68 e 69. Continuem a anotar no caderno as partes mais importantes do texto e procurar o significado das palavras mais difíceis.
Bom! Agora vocês assistirão um vídeo que eu selecionei na plataforma YouTube. Esse vídeo trás todas as informações sobre a escrita cuneiforme e, o mais importante, eles mostram como eles escreviam naquela época. Os mesopotâmicos não conheciam o papel ou o papiro. Eles escreviam em tabletes de argila úmida e isso é mostrado no vídeo. Só tem um detalhe importante: o vídeo é narrado no português de Portugal. Portanto, prestem bem atenção ao que esta sendo dito, você vai achar diferente mas é perfeitamente compreensível. O vídeo você encontra no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=SifMwht0Z6g
Vamos agora para a última parte do texto. Vocês deverão fazer a leitura do texto que trata do Código de Hamurabi. Ele está localizado nas páginas 70 e 71 do livro didático. Faça da mesma forma que você fez até agora, anotando as partes principais no caderno. Após a leitura desse texto você vai assistir o último vídeo que eu selecionei na plataforma YouTube. Você encontra o vídeo no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=bEOPkwJIVzs
Assim, terminamos a parte de leitura e vídeo. Agora vocês responderão no caderno as atividades abaixo. Essas atividades valem nota para o 3º bimestre e deverão ser encaminhadas no meu emailaalexandre@professor.educacao.sp.gov.br Vocês podem enviar digitado no corpo do e-mail, ou então, vocês podem tirar uma foto da atividade feita no caderno com o celular e encaminhar pelo e-mail também. A foto deve estar bem legível. Vamos então às questões.
ATIVIDADES:
1- 1 Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civilização mesopotâmica.
2- 2 Analise o mapa da página 63 do livro didático. De qual região os mesopotâmicos importavam o sílex? E de qual região importavam a esteatita? Com base na análise do mapa, o que é possível saber sobre o comércio mesopotâmico?
3- 3 Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?
4- 4 No Código de Hamurabi está expressa a Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). As penalidades baseadas no princípio de Talião eram aplicadas igualmente a todas as pessoas? Justifique sua resposta.
5- 5 Pesquise o que significa cláusula pétrea.
São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Ciências Humanas (História)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
São Paulo, 15 de junho de 2020
São Paulo, 11 de maio de 2020
São Paulo, 30 de abril de 2020.
ATIVIDADES DE HISTÓRIA RELATIVAS AO PERÍODO DE 20/04/2020 A 24/04/2020
ORIENTAÇÕES INICIAIS
Olá queridos alunos, como todos já sabem nosso período de quarentena foi prorrogado pelo
Sr. Governador e, sendo sincero e direto, não sabemos quando retornaremos definitivamente
às aulas presenciais.
Eu havia encaminhado um roteiro grande de atividades relativas aos capítulos 1 e 2 do nosso
livro e solicitado que fosse feito no caderno e que depois corrigiríamos em sala de aula. No
entanto, isso não mais será possível pois muitas atividades se acumularão tornando esse
processo inviável para o aprendizado de vocês.
Outra novidade é que a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Mídias SP
está disponibilizando aulas em vídeo com base no nosso planejamento de aulas. Nós
aproveitaremos todo esse material disponibilizado.
As atividades já postadas no blog continuarão valendo. As correções e solução de dúvidas
serão feitas à distância. Para isso, estarei reorganizando as atividades que já foram passadas
para que possamos executá-las com calma e para que vocês possam corrigi-las e tirar as
dúvidas comigo.
Para facilitar esse processo criei um perfil exclusivo no Facebook para que possamos ter algum
contato. Por lá atenderei todos os meus alunos da EE Teruko Ueda Yamaguti. No Facebook
haverá a possibilidade de conversarmos por meio do chat e vocês poderão fotografar as
atividades realizadas no caderno e enviar por lá também. É possível que eu faça lives para
corrigir algumas atividades. Estarei logado toda terça-feira e quinta-feira que são os dias das
nossas aulas e no nosso horário de aula normal.
O link do meu perfil no Facebook é este abaixo. Solicito a todos que me adicionem:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100050849431893
Sei que deve estar bastante difícil para vocês, peço que tenham paciência, pois vou procurar
fazer as coisas com calma para que todos tenham a oportunidade de fazer as atividades e
aprender com qualidade.
Dia 28/04 aconteceu a primeira aula de História do Centro de Mídias SP. Ela trata de parte do
Capítulo 1 do nosso livro. Para quem perdeu essa aula poderá assisti-la no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=npclVGufe1w
Assista a aula com calma e anote tudo o que você não entendeu. Essa aula já está postada no
meu perfil do Facebook.
Abra o livro na página 26 e responda no caderno as atividades 1 até a 5. Ao concluir essas
questões fotografe com o celular e me enviem pelo chat do Facebook. Se alguém tiver alguma
dúvida é só me chamar por lá que eu ensino, ok? Caso você não tenha perfil no Facebook você
poderá me enviar por e-mail. Meu endereço de e-mail é o
aalexandre@professor.educacao.sp.gov.br. Encaminhe as atividades apenas por um local, ok?
Estou esperando vocês por lá.
ATIVIDADES DE HISTÓRIA REFERENTES A SEMANA DE 27/04/2020 A 01/05/2020
ORIENTAÇÕES
1- Terminem de concluir as atividades da semana passada antes de iniciar esta atividade.
Como a aula do Centro de Mídias SP só foi dada em 28/04/2020 acabou ficando um
pouco longa para poucos dias. Por essa razão, os dois primeiros dias dessa semana são
para concluir essas atividades e fazermos a correção pelo Facebook, assim como
tirarmos todas as dúvidas.
2- Agora vamos fazer uma atividade avaliativa. Sim, ela valerá nota. Leia com atenção o
texto que se encontra na página 26 do livro didático. Ele corresponde a questão nº 7
dessa página.
3- Após a leitura atenta do texto, copie as questões abaixo em seu caderno (caneta azul)
e responda-as à lápis.
QUESTÃO A) Quais são os dois tipos de “história” citados no texto? Explique cada um deles.
QUESTÃO B) A sua história é igual à história de seus colegas de sala? Por que?
Após responder essas questões, fotografe e envie para mim pelo Facebook. Qualquer
problema é só me chamar por lá.
Profº Alexandre.
Quando é entregar ?em qual emai?
ResponderExcluirOi, todas as atividades deverão ser feitas no caderno. Eu vou estar olhando e revendo cada uma no retorno.
ExcluirAbraço
Profº Alexandre
oi prof eu não tenho facebook eu poderia te madar por email as lições porque assim eu já faso no word e te entrego
ResponderExcluirOlá! Pode fazer pelo Word e mandar por e-mail sem problemas. O e-mail para você enviar é o aalexandre@professor.educacao.sp.gov.br
ExcluirGrande Abraço!!!
boa noite sou mae do aluno luiz henrique ....6°b ele esta terminando as atividades assim que possivel ja envio.
ResponderExcluiratt:flavia
Posso fazer ainda só consegui acessar hj
ResponderExcluirE aí criançada? Tudo bem com vocês? Espero que sim.
ResponderExcluirOs alunos que não entregaram as atividades que foram solicitadas até a semana passada, deverão fazê-las no caderno e deixar lá até o retorno quando eu irei olhar novamente. Eu sei que muitos alunos encontraram dificuldades para acessarem as atividades por motivos diversos. Ninguém ficou prejudicado nas notas do 1º Bimestre, mas eu vou olhar essas atividades na volta. Organizem seus cadernos e deixem tudo feito, ok? A partir da semana que vem começarão as aulas do 2º Bimestre. Estejam atentos para as orientações que serão dadas, ok? Bom fim de semana!!!!
Professor só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?
ResponderExcluirProfessor estou aqui por que eu vi que você mandou uma lição so que nao está aparecendo
ResponderExcluirprofessor nao esta aparecendo a licao dessa semana do dia 13/07
ResponderExcluir