Nome:__________________________número:_________série: __________.
Colégio: TERUKO
3/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 8ºanos A, C e E.
*Atividade dever ser feita (copiada) no caderno: questões e respostas.
* ENVIAR a Atividade com respostas: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com
=> Até o dia 03/10/2020. <=
*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME solicitado ACIMA).
- Assista os vídeos abaixo:
- https://www.youtube.com/watch?v=6ynvdzjzUgQ
- https://www.youtube.com/watch?v=tpvLwiQnv8Q(utilidade pública, pra vida!) ***
América do Norte II – Relevo, Hidrografia/ Clima e Vegetação.
América do Norte –
A América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México. Estados Unidos e o Canadá são grandes potências mundiais.
A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial; já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.
Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico. Assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por europeus, entretanto, o modo como foram desenvolvidos foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.
Aspectos naturais da América do Norte: A América do Norte é banhada ao norte pelo Oceano glacial Ártico; a oeste, pelo Oceano Pacífico;e a leste, pelo Oceano Atlântico.
Relevo:
Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, como ocorre em grande parte de todo continente americano.
• Porção ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, muitas dessas são vulcões que se encontram em atividade e, por isso, há uma grande ocorrência de terremotos. Dentre as muitas montanhas presentes, as principais são: Cadeias da Costa, Sierra Nevada e as Montanhas Rochosas.
• Porção oriental: corresponde a regiões onde se encontram planaltos e montanhas de idade geológica antiga e que sofreram diversos e longos processos erosivos. Os principais planaltos são: Labrador (Canadá) e Monte Apalache (Estados Unidos).
• Porção central: essa região abriga extensas áreas compostas por planícies, abrangendo também rios e lagos. As mais conhecidas são: as planícies de Lacustre (Canadá), do Mississipi (Estados Unidos) e a planície dos Grandes Lagos.
Hidrografia:
A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada. No território canadense, os lagos predominam, existem pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial.
A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá. Os maiores e mais importantes lagos são: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2.
Quanto aos rios, no Canadá o que se destaca é o Rio São Lourenço, isso porque serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o Rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.
Clima e vegetação da América do Norte
Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:
Tundra: tipo de vegetação que se desenvolve a partir do degelo. É composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de baixa estatura, em razão do clima frio com invernos longos e rigorosos.
Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado. Caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes, as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e há presença de cedros, carvalhos e pinheiros.
Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semiárido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem. Em virtude dessa adversidade, a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores.
Vegetação desértica: desenvolve-se em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do Rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano.
Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno.
Vegetação de montanhas: em razão da altitude, a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio; quanto à cobertura vegetal, existem poucas formas presentes.
Ausência de vegetação: ocorre em regiões da América do Norte que possuem temperaturas muito frias, ou seja, polares. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Atividade
1) A América do Norte é uma subdivisão do continente Americano. Cite os países que integram essa parte do globo.
2) A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.
a) Mercosul
b) Apec
c) União Europeia
d) Nafta
e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
3) Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
a) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.
b) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.
c) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.
d) A maioria da população canadense é de origem europeia.
e) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México.
4) A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.
a) Groelândia e Malvinas
b) Groelândia e Santa Helena
c) Bermudas e Groelândia
d) Bermudas e Alasca
5) Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.
a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.
d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.
e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.
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TRABALHO BIMESTRAL (vale NOTA)
Caros alunos
Venho por esse, comunicar-lhes sobre uma atividade diferenciada. O intuito é a aprendizagem, e, tirar vocês do tédio, Geografia também é Arte, é reciclagem, é conhecimento. USEM A IMAGINAÇÃO, PESQUISEM, UTILIZEM O LIVRO, SAIA DA MESMICE!
E, ao termino, vão tirar fotos de vários ângulos, vão encaminhá-las para professora (EU!) e vamos montar um portfólio lindo! POR ISSO CAPRICHEM! : )
Depois podemos montar um filme( curtinho) pelo celular, o que vocês acham?
Bem, A idéia é vocês montarem uma maquete que represente o mapa da Região NORTE (EUA, CANADÁ e MÉXICO), utilizando material reciclado, sim, isso. No trabalho deve conter legenda: dos três(3) países, relevos, de tipo de vegetação e clima.
“Nossa professora, “ você tá doida?”, “como vou fazer isso?”
- Não! To doida não! Mas, tive várias idéias nas quais nenhumas dariam certo... essa foi a única que se vocês se empenharem dará, pois, tudo esta ao alcance de vocês! Papelão, plástico, caixa de leite, tampinha de garrafa... folhas de caderno, enfim, uma variedade de “ resíduos sólidos” que vocês podem aproveitar. Eu acredito em vocês, que são capazes!
**** Resíduos sólidos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), são definidos como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. (Pesquisem!)
Colégio: TERUKO
2/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 8ºanos A e E.
*Atividade dever ser feita (copiada) no caderno: questões e respostas.
* ENVIAR a Atividade com respostas: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com
=> Até o dia 17/09/2020. <=
*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME solicitado ACIMA).
América Anglo-saxônica
A América Anglo-saxônica é constituída pelo Canadá e Estados Unidos, países que se destacam pelo elevado desenvolvimento.
A América Anglo-saxônica é uma região do continente americano formada pelos Estados Unidos e Canadá. Apesar do termo “anglo-saxônico” fazer referência aos países que possuem como língua oficial o inglês, apenas os Estados Unidos e o Canadá são considerados como parte dessa regionalização, pois o elemento unificador não é o idioma, mas sim as características econômicas e socioculturais. Como os Estados Unidos e o Canadá são os únicos países desenvolvidos da América e estabelecem muitas relações entre eles, convencionou-se agrupá-los em uma única região. Os demais países do continente integram a América Latina, onde predomina o subdesenvolvimento e a dependência econômica.
Diferentemente da América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os Estados Unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra, que desenvolveu um modelo de colonização diferente das que ocorreram nos demais países da América. Na chamada colonização de povoamento, que ocorreu nessas duas nações, as metrópoles incentivavam a fixação permanente e o desenvolvimento da colônia, pois acreditavam que, quanto mais desenvolvida fosse a colônia, maior seria o seu lucro. Assim, grandes contingentes populacionais migraram da Europa movidos, principalmente, pelos problemas sociais, econômicos e religiosos de seu país de origem e pela grande expectativa de prosperidade nessa nova terra.
Como esses migrantes tinham a intenção de construir um “novo mundo”, uma “nova Europa”, foi necessário criar uma série de infraestruturas que permitissem aos europeus viverem com uma qualidade de vida semelhante àquela que possuíam na Europa. Com isso, o período colonial nos Estados Unidos e Canadá foi marcado por um grande desenvolvimento econômico mercantil e manufatureiro. Embora parte do lucro das atividades econômicas ficasse para os colonizadores, outra parte desse dinheiro era investida no desenvolvimento da própria colônia, com a criação de estradas, cidades e o desenvolvimento de manufaturas e técnicas de produção que garantissem o aumento gradativo da produtividade.
O desenvolvimento dessas infraestruturas foi fundamental para garantir a autonomia política e econômica desses países após a sua independência, já que, como possuíam um adiantado desenvolvimento econômico e de manufaturas, esses dois países não tiveram dificuldades para ingressar na lógica imperialista mundial e para se industrializar sem depender de capital ou tecnologia estrangeiros. Com isso, essas duas nações se desenvolveram rapidamente, tornando-se grandes potências econômicas e militares.
Atualmente, com um PIB de cerca de 17 trilhões de dólares, os Estados Unidos são a maior potência econômica e militar do mundo, exercendo uma grande influência na maioria dos países do globo, principalmente na América Latina. Já o Canadá ocupa hoje o 10º lugar no ranking das maiores potências econômicas mundiais, com um PIB de quase 2 trilhões de dólares. A economia dos dois países que integram a América Anglo-Saxônica baseia-se principalmente no desenvolvimento das atividades industriais, com o emprego de muita tecnologia, altamente competitiva e diversificada, e no setor de serviços, principalmente o comércio, bancos e o turismo.
Em algumas áreas dos Estados Unidos e do Canadá (nas grandes planícies e no estado americano da Califórnia), o setor primário também é forte. Os Estados Unidos destacam-se pelos produtos agropecuários, como a produção altamente industrializada de trigo, milho e algodão, bem como a criação de suínos e bovinos. Já o Canadá, em virtude do clima muito frio de grande parte do seu território, encontra dificuldades para produzir produtos agrícolas. Sua produção no setor primário deriva principalmente da extração mineral.
Em virtude do alto grau de desenvolvimento econômico desses países, o padrão de vida da população na América Anglo-Saxônica é alto. Juntas, as duas potências possuem cerca de 353 milhões de habitantes. A expectativa de vida é alta, cerca de 78¹ anos, nos Estados Unidos, e 81 anos, no Canadá. Os níveis de escolaridade são bons, pois cerca de 99% da população canadense e norte-americana é alfabetizada, e a média de anos de estudo é de 12,4 anos nos Estados Unidos e 11,5 anos no Canadá. Os investimentos na saúde ultrapassam 17% do PIB desses países. Além disso, a mão de obra americana e canadense, em razão da forte pressão da sociedade, na maioria das vezes, é bem remunerada.
América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)
Atividade
1) A regionalização histórico-social da América divide o continente em:
a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.
2) Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.
3) Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.
d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.
e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.
4) Os países da América Anglo-saxônica são considerados grandes potências mundiais. Isso porque possuem os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em relação à sua situação econômica, é possível afirmar que:
a) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem um PIB superior a 10 trilhões de dólares.
b) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, o seu desenvolvimento econômico não é refletido em melhoria nas condições de vida da população.
c) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, a agropecuária moderna e tecnológica, em razão de sua herança histórica, é a principal atividade econômica nesses dois países.
d) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem elevado nível de industrialização e o setor terciário bastante desenvolvido.
e) A agropecuária é uma atividade importante na economia canadense. Já no setor primário dos Estados Unidos, predomina a extração de minerais, pois o clima frio não permite a produção agropecuária no país.
Outro elemento importante para essa divisão se refere aos aspectos geopolíticos e socioeconômicos, visto que Canadá e Estados Unidos são as únicas superpotências do continente, fortalecendo essa unificação em América Anglo-saxônica. Já as nações latino-americanas estão em processo de desenvolvimento econômico e, a maioria delas, apresenta diversos problemas sociais.
Portanto, os países da América Latina estão distribuídos pelas três regiões geográficas do continente: México (América do Norte) e todas as nações da América Central e do Sul, que apresentam laços históricos e culturais semelhantes.
Legado e choque cultural das civilizações pré-colombianas
América Latina: Influência Externa e Problemas de Integração
O Subdesenvolvimento na América Latina
A Economia Latino Americana
São Paulo, 15 de junho de 2020.
Prazo de entrega da atividade 18/05/2020.
- Realizar a leitura do artigo que esta no link abaixo:
São Paulo, 27 de abril de 2020.
Bom dias estudantes,
Envio meu e-mail: mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br - em caso de dúvidas, por favor, me enviem por e-mail. Obrigada.
Professora Michele
A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). Assunto já estudado em sala de aula.
Após a Segunda Guerra Mundial, os principais países envolvidos no confronto (França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Japão) estavam com suas economias extremamente fragilizadas, apenas Estados Unidos e União Soviética conseguiram manter uma boa estrutura financeira após os confrontos. Os dois países exerceram grande influência na geopolítica global, Estados Unidos liderando o bloco capitalista, e a União Soviética liderando o bloco socialista. Esse período ficou conhecido como mundo bipolar.
E o email pra entrega?
ResponderExcluirmpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br
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ResponderExcluirmpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br
Excluirmpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluirPrecisa copiar todos os textos ?
ResponderExcluirProfessora Michele, o ultimo texto enviado (15/06), está muito ruim para leitura e não dá para clicar para acessar Youtube. Temos que copiar e colar...os anteriores estavam melhor para estudo! Só para informação. Grata
ResponderExcluirprof sobre a atividade do dia 13 de julho, nas questoes de alternativas pode copiar apenas a pergunta e a alternativa resposta?
ResponderExcluirOI PROFESSORA QUERIA SABER SE VC JA POSTOU A LIÇÃO DO 8 ANO DO DIA 13/07?
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