GEOGRAFIA - 8º Anos A, C, E - Profª Michele

São Paulo, 23 de novembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

























São Paulo, 03 de novembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

DATA DE ENTREGA 10/11/2020






















































































São Paulo, 21 de setembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


Nome:__________________________número:_________série: __________. 

Colégio: TERUKO

3/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 8ºanos A, C e E.

*Atividade dever ser feita (copiada) no caderno: questões e respostas.

* ENVIAR a Atividade com respostas: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com

=> Até o dia 03/10/2020. <=

*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME solicitado ACIMA).

 

  • Assista os vídeos abaixo:

- https://www.youtube.com/watch?v=6ynvdzjzUgQ

- https://www.youtube.com/watch?v=tpvLwiQnv8Q(utilidade pública, pra vida!) ***

 

América do Norte II – Relevo, Hidrografia/ Clima e Vegetação.

 

América do Norte –

 

A América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México. Estados Unidos e o Canadá são grandes potências mundiais.

A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial; já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.

Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico. Assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por europeus, entretanto, o modo como foram desenvolvidos foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.

Aspectos naturais da América do Norte: A América do Norte é banhada ao norte pelo Oceano glacial Ártico; a oeste, pelo Oceano Pacífico;e a leste, pelo Oceano Atlântico.

Relevo:
Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, como ocorre em grande parte de todo continente americano.

• Porção ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, muitas dessas são vulcões que se encontram em atividade e, por isso, há uma grande ocorrência de terremotos. Dentre as muitas montanhas presentes, as principais são: Cadeias da Costa, Sierra Nevada e as Montanhas Rochosas.

• Porção oriental: corresponde a regiões onde se encontram planaltos e montanhas de idade geológica antiga e que sofreram diversos e longos processos erosivos. Os principais planaltos são: Labrador (Canadá) e Monte Apalache (Estados Unidos).

• Porção central: essa região abriga extensas áreas compostas por planícies, abrangendo também rios e lagos. As mais conhecidas são: as planícies de Lacustre (Canadá), do Mississipi (Estados Unidos) e a planície dos Grandes Lagos.

Hidrografia:
A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada. No território canadense, os lagos predominam, existem pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial.

A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá. Os maiores e mais importantes lagos são: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2.

Quanto aos rios, no Canadá o que se destaca é o Rio São Lourenço, isso porque serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o Rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.

Clima e vegetação da América do Norte 

Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:

Tundra: tipo de vegetação que se desenvolve a partir do degelo. É composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de baixa estatura, em razão do clima frio com invernos longos e rigorosos.

Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado. Caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes, as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e há presença de cedros, carvalhos e pinheiros.

Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semiárido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem. Em virtude dessa adversidade, a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores.

Vegetação desértica: desenvolve-se em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do Rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano.

Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno.

Vegetação de montanhas: em razão da altitude, a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio; quanto à cobertura vegetal, existem poucas formas presentes.

Ausência de vegetação: ocorre em regiões da América do Norte que possuem temperaturas muito frias, ou seja, polares. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação
.

 

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
















 

Atividade

 

 

1)     A América do Norte é uma subdivisão do continente Americano. Cite os países que integram essa parte do globo.

 

 

2)     A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.

a) Mercosul

b) Apec

c) União Europeia

d) Nafta

e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

 

 

3) Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

a) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.

b) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.

c) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.

d) A maioria da população canadense é de origem europeia.

e) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México.

 

4) A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.

a) Groelândia e Malvinas

b) Groelândia e Santa Helena

c) Bermudas e Groelândia

d) Bermudas e Alasca

5) Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.

a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.

b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.

c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.

d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.

e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.

 

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TRABALHO BIMESTRAL (vale NOTA)

 

Caros alunos

 

Venho por esse, comunicar-lhes sobre uma atividade diferenciada. O intuito é a aprendizagem, e,  tirar vocês do tédio,  Geografia também é Arte, é reciclagem, é conhecimento. USEM A IMAGINAÇÃO, PESQUISEM, UTILIZEM O LIVRO, SAIA DA MESMICE!

E, ao termino, vão tirar fotos de vários ângulos, vão encaminhá-las para professora (EU!) e vamos montar um portfólio lindo! POR ISSO CAPRICHEM! :  )

Depois podemos montar um filme( curtinho) pelo celular, o que vocês acham?

Bem, A idéia é vocês montarem uma maquete que represente o mapa da Região NORTE (EUA, CANADÁ e MÉXICO), utilizando material reciclado, sim, isso. No trabalho deve conter legenda: dos três(3) países, relevos, de tipo de vegetação e clima.

 “Nossa professora, “ você tá doida?”, “como vou fazer isso?”

- Não! To doida não! Mas, tive várias idéias nas quais nenhumas dariam certo... essa foi a única que se vocês se empenharem dará, pois, tudo esta ao alcance de vocês! Papelão, plástico, caixa de leite, tampinha de garrafa... folhas de caderno, enfim, uma variedade de “ resíduos sólidos” que vocês podem aproveitar. Eu acredito em vocês, que são capazes!

**** Resíduos sólidos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), são definidos como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. (Pesquisem!)

 

 
















São Paulo, 08 de setembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
Nome:__________________________número:_________série: __________. 

Colégio: TERUKO

2/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 8ºanos A e E.

*Atividade dever ser feita (copiada) no caderno: questões e respostas.

* ENVIAR a Atividade com respostas: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com

=> Até o dia 17/09/2020. <=

*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME solicitado ACIMA).

América Anglo-saxônica

 

A América Anglo-saxônica é constituída pelo Canadá e Estados Unidos, países que se destacam pelo elevado desenvolvimento.

A América Anglo-saxônica é uma região do continente americano formada pelos Estados Unidos e Canadá. Apesar do termo “anglo-saxônico” fazer referência aos países que possuem como língua oficial o inglês, apenas os Estados Unidos e o Canadá são considerados como parte dessa regionalização, pois o elemento unificador não é o idioma, mas sim as características econômicas e socioculturais. Como os Estados Unidos e o Canadá são os únicos países desenvolvidos da América e estabelecem muitas relações entre eles, convencionou-se agrupá-los em uma única região. Os demais países do continente integram a América Latina, onde predomina o subdesenvolvimento e a dependência econômica.

Diferentemente da América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os Estados Unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra, que desenvolveu um modelo de colonização diferente das que ocorreram nos demais países da América. Na chamada colonização de povoamento, que ocorreu nessas duas nações, as metrópoles incentivavam a fixação permanente e o desenvolvimento da colônia, pois acreditavam que, quanto mais desenvolvida fosse a colônia, maior seria o seu lucro. Assim, grandes contingentes populacionais migraram da Europa movidos, principalmente, pelos problemas sociais, econômicos e religiosos de seu país de origem e pela grande expectativa de prosperidade nessa nova terra.

 

Como esses migrantes tinham a intenção de construir um “novo mundo”, uma “nova Europa”, foi necessário criar uma série de infraestruturas que permitissem aos europeus viverem com uma qualidade de vida semelhante àquela que possuíam na Europa. Com isso, o período colonial nos Estados Unidos e Canadá foi marcado por um grande desenvolvimento econômico mercantil e manufatureiro. Embora parte do lucro das atividades econômicas ficasse para os colonizadores, outra parte desse dinheiro era investida no desenvolvimento da própria colônia, com a criação de estradas, cidades e o desenvolvimento de manufaturas e técnicas de produção que garantissem o aumento gradativo da produtividade.

 

O desenvolvimento dessas infraestruturas foi fundamental para garantir a autonomia política e econômica desses países após a sua independência, já que, como possuíam um adiantado desenvolvimento econômico e de manufaturas, esses dois países não tiveram dificuldades para ingressar na lógica imperialista mundial e para se industrializar sem depender de capital ou tecnologia estrangeiros. Com isso, essas duas nações se desenvolveram rapidamente, tornando-se grandes potências econômicas e militares.

Atualmente, com um PIB de cerca de 17 trilhões de dólares, os Estados Unidos são a maior potência econômica e militar do mundo, exercendo uma grande influência na maioria dos países do globo, principalmente na América Latina. Já o Canadá ocupa hoje o 10º lugar no ranking das maiores potências econômicas mundiais, com um PIB de quase 2 trilhões de dólares. A economia dos dois países que integram a América Anglo-Saxônica baseia-se principalmente no desenvolvimento das atividades industriais, com o emprego de muita tecnologia, altamente competitiva e diversificada, e no setor de serviços, principalmente o comércio, bancos e o turismo.

Em algumas áreas dos Estados Unidos e do Canadá (nas grandes planícies e no estado americano da Califórnia), o setor primário também é forte. Os Estados Unidos destacam-se pelos produtos agropecuários, como a produção altamente industrializada de trigo, milho e algodão, bem como a criação de suínos e bovinos. Já o Canadá, em virtude do clima muito frio de grande parte do seu território, encontra dificuldades para produzir produtos agrícolas. Sua produção no setor primário deriva principalmente da extração mineral.

Em virtude do alto grau de desenvolvimento econômico desses países, o padrão de vida da população na América Anglo-Saxônica é alto. Juntas, as duas potências possuem cerca de 353 milhões de habitantes. A expectativa de vida é alta, cerca de 78¹ anos, nos Estados Unidos, e 81 anos, no Canadá. Os níveis de escolaridade são bons, pois cerca de 99% da população canadense e norte-americana é alfabetizada, e a média de anos de estudo é de 12,4 anos nos Estados Unidos e 11,5 anos no Canadá. Os investimentos na saúde ultrapassam 17% do PIB desses países. Além disso, a mão de obra americana e canadense, em razão da forte pressão da sociedade, na maioria das vezes, é bem remunerada.

 América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)

Atividade

 

1)      A regionalização histórico-social da América divide o continente em:

 

a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.

b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.

c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.

d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.

 

2)      Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

 

a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.

b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.

c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.

d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.

 

3)      Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.

b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.

c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.

d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.

e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.

 

4)      Os países da América Anglo-saxônica são considerados grandes potências mundiais. Isso porque possuem os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em relação à sua situação econômica, é possível afirmar que:

a) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem um PIB superior a 10 trilhões de dólares.

b) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, o seu desenvolvimento econômico não é refletido em melhoria nas condições de vida da população.

c) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, a agropecuária moderna e tecnológica, em razão de sua herança histórica, é a principal atividade econômica nesses dois países.

d) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem elevado nível de industrialização e o setor terciário bastante desenvolvido.

e) A agropecuária é uma atividade importante na economia canadense. Já no setor primário dos Estados Unidos, predomina a extração de minerais, pois o clima frio não permite a produção agropecuária no país.


São Paulo, 17 de agosto de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


































































São Paulo, 13 de julho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Nome:__________________________número:_________série: __________. 
Colégio: TERUKO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele P Carvalho - TURMA 7ª
ENVIAR A RESPOSTA: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com
EM  WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto: Atividade TURMA 7ª

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADA: 23/07/2020
  
América Latina

Com mais de 42 milhões de quilômetros quadrados, o continente americano é o segundo mais extenso do planeta. Sua população é de aproximadamente 925,2 milhões de habitantes, que estão distribuídos em 35 países e em vários territórios que não possuem total autonomia política, como, por exemplo, a Guiana Francesa.


A divisão mais comum dessa grande porção continental é baseada na posição geográfica das terras americanas no globo terrestre: América do Norte, América Central e América do Sul. No entanto, o continente americano também pode ser dividido em América Anglo-saxônica e América Latina, sendo estabelecidas através do idioma e dos elementos históricos e culturais.

O processo de colonização no continente americano foi promovido pelos europeus, com destaque para os espanhóis, portugueses, britânicos, holandeses e franceses, e uma das principais heranças desse processo é a língua. Nesse sentido, as nações colonizadas por países cujo tronco linguístico é o germânico (inglês), pertencem à América Anglo-saxônica. A América Latina, por sua vez, é integrada pelos países que possuem língua neolatina (francês, português e espanhol).

Entretanto, apesar de serem ex-colônias de países de tronco linguístico germânico (inglês e holandês), o Suriname, Jamaica, Trinidad e Tobago, entre outros, são considerados países da América Latina, pois apresentam características históricas e culturais semelhantes às dos latino-americanos.

Outro elemento importante para essa divisão se refere aos aspectos geopolíticos e socioeconômicos, visto que Canadá e Estados Unidos são as únicas superpotências do continente, fortalecendo essa unificação em América Anglo-saxônica. Já as nações latino-americanas estão em processo de desenvolvimento econômico e, a maioria delas, apresenta diversos problemas sociais.


Portanto, os países da América Latina estão distribuídos pelas três regiões geográficas do continente: México (América do Norte) e todas as nações da América Central e do Sul, que apresentam laços históricos e culturais semelhantes.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia



Assistam aos vídeos abaixo:

Legado e choque cultural das civilizações pré-colombianas



América Latina: Influência Externa e Problemas de Integração


O Subdesenvolvimento na América Latina


A Economia Latino Americana



Atividades

1)    Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos précolombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram:

a) os Portugueses, Astecas e Jês.
b) os Astecas, Maias e Incas.
c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os Astecas, Tupis e Esquimós.
e) os Maias, Tupis e Xeroquees.

2)    O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América AngloSaxônica. Essa distinção acontece, pois:

 a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
 b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserindo-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América AngloSaxônica.
e) A Jamaica, antiga colônia de povoamento, havia sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.

3)    A América pode ser dividida em duas partes: Anglo-Saxônica e Latina. Essa divisão é baseada em:
A) Critérios lingüísticos onde se percebe a influência dos elementos físicos determinando cada parte.
B) Critérios lingüísticos onde é perceptível a influência do colonizador em cada parte.
 C) Critérios lingüísticos através do qual se percebe uma unidade lingüística em toda a América.
D) Critérios lingüísticos que mostram as diferenças entre duas Américas: a anglo-saxônica, subdesenvolvida e a latina, em processo de desenvolvimento.
E) Critérios geográficos através do qual se percebe uma unidade territorial em toda a América.


4)    Assinale V, para as questões verdadeiras, e F, para questões falsas.
A respeito das características da América Latina,
a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).
b) A regionalização da América Latina, assim como a da América Anglo-saxônica, obedece a critérios históricos (tipo de colonização, passado escravocrata) e culturais (origem e costumes semelhantes).
c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.
d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.
e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.

5)    Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxônica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a AMÉRICA LATINA
a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a excessiva concentração de terras.
b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.
c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também atuem na formação econômico-social.
      d) Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.
e) O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e francês.
6)    Sobre os Estados Unidos e Canadá, são países de língua inglesa que passaram pelo processo de colonização de povoamento. Essa parte do continente Americano é chamada de:
 a) América Latina
b) América Central
c) América do Sul
d) América Anglo-Saxônica.

7)    Quais as línguas predominantemente faladas na América Latina?
São Paulo, 29 de junho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)


 8º ano A e E – América / IDH e Índices Econômicos – Professora Michele.
Ata limite de entrega: 09/07/2020
E-mail: michelepcarvalho.historia@gmail.com

Atividade
Assista os vídeos abaixo:




-Após assistir o vídeo, FAÇA UMA PESQUISA E  EM SEU CADERNO SOBRE

-  1 Empresas Transnacionais na América: Norte;
- 1 Empresas Transnacionais na América: Central;
 - 1 Empresas Transnacionais na América do Sul;
- 3 Nações EMERGENTES na América do Sul.

1) O que é IDH, e quais seus indicadores?

2) Quais vantagens leva uma Multinacional ou /Transnacional se instalar em um determinado país?

3) O que é PIB?

4) Descreva as características do crescimento urbano da América do Sul.

5) Cite 4 Países emergentes da América Latina.

6) O que é MERCOSUL?

7) o que é o BRICS?

8) Após você ter assistido os dois vídeos, relacione com as pesquisas feitas  e responda  se o Brasil esta num índice  de desenvolvimento alto ou baixo

- Após terminar, tire foto, anexe e encaminhe para a professora, faça com calma e capricho e se atente ao prazo de entrega.

 -Bons estudos! ♥

São Paulo, 15 de junho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Aula 10/06/2020 – Geografia – Populações Indígenas no Brasil -  Michele Carvalho.
Data de entrega: 25/06/2020;







São Paulo, 11 de maio de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)


8º ano A e E – Atividade de Geografia - Professora Michele Carvalho -
Prazo de entrega da atividade 18/05/2020.
Qualquer dúvida estou á disposição.
Ótima semana. Beijo.
#40tena  #ficaemcasa
Att, Professora Michele Carvalho
Geografia


  • Realizar a leitura do artigo que esta no link abaixo:

·         Para saber mais sobre Refugiados:      


Atividades – Deve ser copiado perguntas e respostas  em seu caderno; fotografado , anexado e  encaminhado para mim, no email:  mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br


Responda as seguintes questões diretamente no anexo, no seu caderno ou folha avulsa.

1. Quais conceitos novos você observou nos documentos apresentados? Liste todos. 



2. Explique a diferença entre migrante e refugiado. Dê exemplos observados nos vídeos e na reportagem. 



3. O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)?

São Paulo, 27 de abril de 2020.

Bom dias estudantes,
Envio meu e-mail: mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br - em caso de dúvidas, por favor, me enviem por e-mail. Obrigada.

Professora Michele


São Paulo, 02 de abril de 2020

8º anos A e E –  Atividade de Geografia -  Professora Michele Carvalho
1º Bimestre – Prazo para entrega => 24/04/2020

Nome:                                                                   

Colégio Teruko

Assista aos vídeos para responder as questões abaixo.

Regionalização do Mundo e os espaços dependentes


regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). Assunto já estudado em sala de aula.


No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.
Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido.

A maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.
É importante observar que, além de ser muito abrangente, essa forma de regionalização do espaço geográfico mundial possui uma série de limitações. A principal delas é a de não evidenciar a heterogeneidade existente entre os países de um mesmo grupo na classificação. Os países do norte desenvolvido, por exemplo, apresentam-se com as mais diversas perspectivas, havendo aqueles considerados como “potências”, a exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e outros, e aqueles considerados limitados economicamente ou que sofrem crises recentes, tais como Portugal, Grécia, Rússia e Itália.
Já entre os países do sul subdesenvolvido, também existem evidentes distinções. Por um lado, há aqueles países pouco ou não industrializados, como economias centradas no setor primário basicamente, e, por outro lado, aqueles países ditos “emergentes” ou “subdesenvolvidos industrializados”, tais como o BRICS (exceto a Rússia), os Tigres Asiáticos e outros. Alguns deles, como a China, possuem economias muito avançadas em termos de produção e geração de riquezas, porém sofrem com condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e problemas diversos.

Entender a dinâmica do espaço mundial, mesmo que em uma perspectiva específica, é uma tarefa bastante complicada, de forma que as generalizações tendem ao erro. No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre, especificamente,  o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta.
 Assim, constrói-se uma base sobre a qual é possível nos aprofundarmos em termos de estudos e conhecimentos para melhor caracterizar as relações socioespaciais no plano político e econômico internacional.

Atividade 
·                    Em seu caderno copie o texto, a atividade: questões e alternativas se houver. E responda.
·                    Somente o mapa do texto você não ira conseguir copiar.
1)           O nome da regionalização socioeconômica do espaço mundial é também denominado de:
2)           Cite o nome de duas nações de Primeiro Mundo.
3)           Cite o nome de duas nações de Segundo Mundo.
4)           Cite o nome de duas nações de Terceiro Mundo.
5)           Faça uma duas colunas em seu caderno; escreva o nome dos continentes que estão no hemisfério Norte, e no Sul.

Parte 2 –  Assista aos vídeos para responder as questões abaixo.

A Guerra Fria


Após a Segunda Guerra Mundial, os principais países envolvidos no confronto (França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Japão) estavam com suas economias extremamente fragilizadas, apenas Estados Unidos e União Soviética conseguiram manter uma boa estrutura financeira após os confrontos. Os dois países exerceram grande influência na geopolítica global, Estados Unidos liderando o bloco capitalista, e a União Soviética liderando o bloco socialista. Esse período ficou conhecido como mundo bipolar.
Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) travaram uma disputa pela hegemonia mundial, tentando expandir suas zonas de influência. O período da Guerra Fria ficou marcado pela corrida armamentista entre as duas superpotências. Esses dois países não chegaram a um confronto armado diretamente, no entanto, vários conflitos em outros países foram financiados por essas duas nações.
O Pacto de Varsóvia consistiu numa aliança militar e econômica entre os países do Leste Europeu e a União Soviética. Foi o principal instrumento contra a OTAN (liderada pelos Estados Unidos).
A “Guerra Fria”  caracterizou-se na disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma intensa guerra econômica diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência. Ela dividiu o mundo em dois blocos, com sistemas econômicos e políticos opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos Estados Unidos; e o mundo socialista, encabeçado pela União Soviética. As duas superpotências, com discursos ideológicos distintos, exerceram grande influência na geopolítica mundial, estabelecendo o chamado “mundo bipolar”. Esse período foi bem tenso, pois os dois países realizaram uma grande corrida armamentista e possuíam tecnologia para a produção de armas nucleares.

EUA:
- Plano Marshall – “ajuda” financeira => grandes empréstimos foram concedidos a esses países: europeu, para as suas reconstruções.
- Plano Colombo -  que possuía a mesma função, só que o seu alvo eram os países asiáticos.
- Doutrina Truman - nome que ganhou a política externa, 1947, que tinha como objetivo principal  barrar a expansão geopolítica da União Soviética, (nos países capitalistas) durante a Guerra Fria.
  
URSS:
- objetivo de realizar uma ampla ajuda econômica aos outros territórios a fim de ampliar o seu espaço de influência pelo mundo. Esse ajuda financeiro envolveu praticamente todos os países de influência socialista, como a Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Cuba e muitos outros.

OTAN X Pacto de Varsóvia – Alianças Militares
- OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte -  principal objetivo inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu, fornecendo apoio militar para as nações integrantes da OTAN.
- Pacto de Varsóvia - estabelecia o alinhamento dos países membros (URSS e Leste Europeu), a princípio com a finalidade de autoproteção, mas com o tempo o acordo não estabeleceu nenhum tipo de compromisso de ajuda mútua em caso de violências militares.
Aqui no Brasil  -  após a Segunda Guerra Mundial, integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango promoveu uma aproximação política entre o Brasil e a União Soviética, além de uma série de reformas sociais, fatos que desagradaram os investidores estadunidenses e a elite brasileira. 

Em 31 de março de 1964, o presidente foi deposto por um golpe militar que teve apoio decisivo da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). Instalou-se no Brasil (com o total apoio dos Estados Unidos) a ditadura militar que governou o país por duas décadas (1964 – 1985).

Com o término da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) tentaram ampliar suas áreas de influência, pois os dois países se apresentavam como as duas superpotências mundiais em virtude  de suas estruturas financeiras, dotavam de armas nucleares, entre outros fatores.

Mapa Mental

Atividades

1) Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:

a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.

2) Discorra sobre as principais características da Guerra Fria.

3) De que forma a Guerra Fria influenciou na política brasileira?

4) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

5)  A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

6) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

7) Quais foram as Guerras Regionais?

8) E quais as justificativas  dessas Guerras regionais?

9) Explique o que foi a guerra dos mísseis?

10) Qual nome dada as duas ações políticas em que a URSS, acaba se fragmentando?

11) Faça uma análise, da Arte ocorrida durante a Guerra Fria e as diferenças entre elas.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Professora Michele, o ultimo texto enviado (15/06), está muito ruim para leitura e não dá para clicar para acessar Youtube. Temos que copiar e colar...os anteriores estavam melhor para estudo! Só para informação. Grata

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  3. prof sobre a atividade do dia 13 de julho, nas questoes de alternativas pode copiar apenas a pergunta e a alternativa resposta?

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  4. OI PROFESSORA QUERIA SABER SE VC JA POSTOU A LIÇÃO DO 8 ANO DO DIA 13/07?

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...