LÍNGUA PORTUGUESA - 6º anos A, B, C Professora Priscila

São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

HABILIDADE: (EF69LP06)

Produzire publicar notícias, fotodenúncias, fotoreportagens, reportagens, reportagem multimidiáticas , infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural. 6○ ano ensino fundamental.

Enviar: priscila.azanha@uol.com.br atividade para o Blog mês de Novembro 28/11/2020.

ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO OU TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

 

Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-pólo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.

O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. Dinheiro para investir nisso nós sabemos que há. Os estádios que estão sendo construídos para a Copa de 2014 comprovam isso. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos por a culpa.

Minha cidade apesar de muito conhecida no estado por ser uma cidade-pólo, por suas festas de vaquejadas e emancipação política, sofre com essa crueldade. Há anos que esse município não sabe o que é ter um filho originalmente nascido na sua terra. Quantos idosos e crianças já adoeceram nas madrugadas e foram obrigados a negociar com a sorte, pedindo um pouco mais de calma enquanto chegassem a algum hospital em Campina Grande (36 km - 40 minutos de viagem)? Porém, em épocas de campanha política a saúde pública é um dos projetos mais prometidos pelos atônitos candidatos. O interessante é que o tempo que faz que não nasce uma criança em Remígio é o mesmo em que o povo vive iludido numa esperança utópica da nossa situação mudar.

A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carradinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.

Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.

 

1.    Sobre o texto acima, responda:

 

a)    Que gênero textual é esse que acabamos de ler?

b)    Para que serve um texto como esse?

c)    Onde encontramos textos assim?

d)    Qual o tema tratado nesse texto?

e)    Você achou esse título subjetivo ou objetivo?

f)     Que outro título você daria a esse texto?

g)    Como o autor fez a introdução do seu texto?

h)    Qual é a opinião do autor sobre esse tema?

i)      Por que ele diz que dinheiro para investir na saúde há?

j)  Quais são os dois problemas da má saúde pública no Brasil apontado pelo autor no fim do segundo parágrafo?

k)    O autor cita um exemplo que acontece na cidade dele. Que exemplo é este? Devemos citar exemplos em artigos de opinião? Por que?

l)      De quem é a culpa pelo descaso com a saúde no Brasil?

m)  O que, na maioria das vezes, tanto eleitores quanto candidatos em buscam em época de eleições?

n)    Qual a estratégia usada pelo autor para concluir seu texto?


 

 

2-    Do ponto de vista da temática, pode inferir que o objetivo da charge acima é:

 

a)    Mostrar que os hospitais públicos consomem muitos papéis por dia.

b)    Discutir a diferença entre o sistema público de saúde e os particulares.

c)    Incentivar as pessoas, com problemas de saúde, a doarem materiais para os hospitais públicos.

d)    Informar sobre a ausência de papel nos hospitais públicos.

e)    Criticar o sistema público de saúde.

 

3-     Coloque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições relativas ao contexto da charge:

(  ) A charge não condiz com o contexto social atual de nosso país, uma vez que evidencia problemas no sistema público de saúde. 
(  ) O enunciado “O hospital está sem papel” evidencia um dos casos de imoralidade da saúde pública do Brasil.

(  ) O efeito humorístico da charge é realçado pela expressão “Vou escrever a receita na sua mão” e a imagem como um todo.

São Paulo, 16 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

HABILIDADE:

Tema da Aula : Gênero Notícia

Etapa de ensino : 6◦ ano

Essencial-( ef69lp16a) : Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.

Suporte-(ef06lp02): Conhecer as características dosdiferentes  gêneros jornalísticos, (escrito, orais e multimodais) e a relação como a situação comunicativa,o estilo e a finalidade dos gêneros em uso.

Enviar ;priscila.azanha@uol.com.bratividade para blog ; Mês de Novembro.

1. Que gênero textual é esse?
2. Como ele está organizado?
3. Onde foi publicado?
4. Qual é o assunto do texto?
5. Que acontecimento recente é relatado nessa notícia?
6. Por que essa notícia é de interesse público?
7. Que elemento presente na notícia mostra que ela foi retirada da internet?
8. Por que a notícia da internet geralmente apresenta um texto mais curto?
9. Qual é a função da foto e da legenda na notícia lida?
(  ) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem
(  ) Explicar o que é um cão-guia.
(  ) Mostrar como o cão-guia deve ser ensinado.
(  ) Explicar com o menino ouve o cão-guia.
10. Se no lugar da foto houvesse uma ilustração, o efeito causado sobre o leitor dessa notícia seria o mesmo? Explique.
11. Copie do texto a frase que a palavra piloto aparece.
a) Consultando o dicionário, escreva ,qual o significado da palavra, piloto, nessa frase.
b) Qual outro significado a palavra possui?
12. Qual a função da foto e da legenda na notícia lida?

São Paulo, 03 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Gênero textual “Fábula”

 

Habilidade do Currículo Paulista.

(EF67LP28)- Ler e compreender, selecionando procedimentos e estratégias deleitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, romances infanto-juvenis, contos populares e de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, processando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferência por gêneros, temas, autores.

Enviar e- mail priscila.azanha@uol.com.br .

 

A tartaruga e a lebre

    –  Vamos apostar quem chega primeiro lá onde fica aquela árvore? –  perguntou a tartaruga à lebre.

     A lebre riu dela:

    – Você está louca? Vagarosa como você é! Está se lembrando de que sou um dos animais mais rápidos que existem?

    – Estou, sim. E continuo apostando.

    A lebre sabia que era capaz de chegar até a árvore em quatro pulos.

    – Está bem. Depois não diga que não avisei.

    Combinaram um prêmio e a lebre deixou a tartaruga partir.

    Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu – e enquanto isso a tartaruga ia indo, no seu passo solene. Tinha consciência de sua lentidão e, por isso, não parava de andar.

    – Essa aposta é indigna de meus dotes – pensava a lebre.

    – Para a vitória ter algum valor, só saindo no último instante.

    Afinal, quando a tartaruga estava quase chegando ao fim combinado, partiu como uma flecha.

    Tarde demais. Quando chegou, a tartaruga já estava lá. Teve que lhe entregar o prêmio e, por cima, dar os parabéns.

    Mais vale um trabalho persistente do que dotes naturais mal aproveitados.

GÄRTNER, Hans & ZWERGER, Lisbeth. “12 fábulas de Esopo”. São Paulo: Ática, 1999.

 

Questões

Questão 01 – O texto acima é:

a) (     ) um conto.

b) (     ) uma fábula.

c) (     ) uma notícia.

 

Questão 2 – A história lida acontece porque:

a) (     ) a tartaruga propôs uma aposta à lebre.

 

b) (     ) a tartaruga venceu a aposta que propôs a lebre.

c) (     ) a lebre debochou da aposta que a tartaruga propôs.

 

Questão 3 – A lebre definiu a tartaruga com o termo:

a) (     ) “louca”.

b) (     ) “indigna”.

c) (     ) “vagarosa”.

 

Questão 4 – No trecho “Está se lembrando de que sou um dos animais mais rápidos que existem?”, a palavra “mais”:

a) (     ) explica uma característica de animais como a lebre.

b) (     ) intensifica uma característica de animais como a lebre.

c) (     ) complementa uma característica de animais como a lebre.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a tartaruga:

a) (     ) “não parava de andar e tinha consciência de sua lentidão”.

b) (     ) “não parava de andar, pois tinha consciência de sua lentidão”.

c) (     ) “não parava de andar, mas tinha consciência de sua lentidão”.

 

Questão 6 – Assinale os verbos que exprimem as ações da lebre, enquanto a tartaruga ia seguindo o caminho da aposta:

 

“Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu […]”

 

 

Questão 7 – Na passagem “Teve que lhe entregar o prêmio e, por cima, dar os parabéns.”, a expressão destacada indica:

a) (     ) um desejo da lebre.

b) (     ) uma obrigação da lebre.

c) (     ) uma recomendação da lebre.

 

Questão 8 – A moral da história foi construída por meio:

a) (     ) de uma oposição.

b) (     ) de uma comparação.

c) (     ) de uma exemplificação.

 

Questão 9 – Quem conta a história “A tartaruga e a lebre”?

a) (     ) a lebre.

b) (     ) a tartaruga.

c) (     ) o narrador-observador.

São Paulo, 26 de outubro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Conto de mistérios e assombração, discurso direto e discurso indireto.

Habilidade do Currículo Paulista.

( EF67LP33)Pontuar adequadamente  textos de diferentes gêneros ( ponto, ponto de exclamação , ponto de interrogação, reticências).

Enviar para priscila.azanha@uol.com.bratividade do blog.

A Costureira das Fadas

 Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino.

 Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.

— Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte. Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou. — Que beleza! — ia exclamando a menina, cada vez mais admirada dos prodígios da costureira. Conheço muitas aranhas em casa de vovó, mas todas só sabem fazer teias de pegar moscas, nenhuma é capaz de fazer nem um paninho de avental... — É que tenho mil anos de idade — explicou Dona Aranha — e sou a costureira mais velha do mundo. Aprendi a fazer todas as coisas. Já trabalhei durante muito tempo no reino das fadas; fui quem fez o vestido de baile de Cinderela e quase todos os vestidos de casamento de quase todas as meninas que se casaram com príncipes encantados.

 MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.

 01. No texto a expressão que substitui o nome Narizinho é:

 (A) “a costureira do reino”.

 (B) “uma aranha de Paris”.

 (C) “a costureira das fadas”.

 (D) “esta ilustre dama”.

 (E) “coisa mais linda”.

 02. No trecho “Dona Aranha tomou da fita métrica e ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas” o termo destacado pode ser substuído sem alterar o significado do texto por:

(A) começou.

 (B) incentivou.

 (C) terminou.

 (D) determinou.

 (E) retirou.

 03. No trecho “Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas. — Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o verbo mais bonito do mundo.” O terceiro travessão indica a fala do(a):

 (A) príncipe.

 (B) narrador.

(C) aranha.

 (D) Narizinho.

(E) aranhinha.

 04. No trecho “Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou. — Que beleza! — ia exclamando a menina, cada vez mais admirada dos prodígios da costureira” a expressão destacada indica que a personagem está:

 (A) encantada com o talento da aranha.

 (B) irada com o trabalho da costureira.

 (C) tristonha com o serviço da aranha.

 (D) descontente com as peças da aranha.

 (E) com medo da linha da aranha.

São Paulo, 28 de setembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)




São Paulo, 14 de setembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)



São Paulo, 31 de agosto de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Tema da aula: Charges 

Etapas de ensino: 6◦ ano

Habilidade do currículo do Estado de são paulo( ef69lp03d) .

Identificar crítica ou ironia/ humor presente em tirinhas( exemplos: Memes e Charge).

QUESTÃO 1

Analise a charge abaixo para responder à questão:


A charge de Duke utiliza as linguagens verbal e não verbal para tecer uma crítica social e política. Disponível em http://dukechargista.com.br/

As charges utilizam os recursos do desenho e do humor para tecer algum tipo de crítica a diversas situações do cotidiano. Sobre a charge do chargista Duke, analise as seguintes afirmações e julgue aquelas que são verdadeiras:

I. Através da expressão do torcedor, podemos notar que ele se encontra entusiasmado com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil;

II. Através da gradação na mudança de expressão do torcedor, podemos perceber que ele possui uma visão crítica sobre a realização da Copa no Brasil;

III. Não podemos afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico nas entrelinhas da charge, pois essa tem apenas a função de divertir o leitor;

IV. Podemos inferir que o entusiamo inicial pela realização dos jogos no Brasil foi substituído por uma postura pessimista por parte da personagem retratada.

São verdadeiras:

a) I e III.

b) I, IV e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

QUESTÃO 2

A charge de Nani faz uma crítica severa através da linguagem não verbal. 

Através do uso da linguagem não verbal, que pode muitas vezes surgir como principal recurso de comunicação em uma charge, o chargista Nani faz referência ao seguinte evento:

a) Guerra no Afeganistão.

b) Ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.

c) Violência nas cidades do Brasil.

d) Conflito entre Israel e Palestina.

QUESTÃO 3

Enem – 2013

As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. 

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.

b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.

c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.

e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

QUESTÃO 4

Fuvest - 2014

Charge sobre antiga prática eleitoral. Reprodução/Fuvest. 
A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira República”. Tal prática revelava a

a) Ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.

b) Ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.

c) Restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.

d) Facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.

e) Ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.

São Paulo, 17 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

TEMA DE AULA

TIPO DE GÊNERO TEXTUAL

6 ANO A B C

HABILIDADE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

3F69LP56- FAZER USO CONSCIENTE E REFLEXIVO DA NORMA PADRÃO EM SITUAÇÃO DA FALA E ESCRITA EM TEXTO DE DIFERENTE GÊNERO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO, A SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO E AS CARACTERÍTICAS DO GÊNERO.

ENVIAR: PRISCILA.AZANHA@UOL.COM.BR

12/08/2020

 

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Bolo de cenoura.

Serve: aproximadamente 8 pessoas

Ingredientes

§  3 cenouras médias raspadas e picadas;

§  3 ovos;

§  1 xícara de óleo;

§  2 xícara de açúcar;

§  2 xícaras de farinha de trigo;

§  1 colher (sopa) de fermento em pó;

§  1 pitada de sal;

§  Manteiga para untar;

§  Farinha para polvilhar.

 

Modo de preparo

1.   Bata no liquidificador todos os ingredientes, acrescentando a farinha aos poucos.

2.   Unte a forma redonda com furo no meio, despeje a massa nela. Asse em forno médio pré aquecido por 40 minutos. Tire do forno espere ficar morno e desenforme.

 

Responda:

1)    Qual é esse tipo de texto?

R:

 

2)    Qual é sua função?

R:

 

3)    Qual é o título do texto?

R:

 

4)    O que indicam os números usados na primeira parte da receita?

R:

 

5)    Quais unidades de medida aparecem na receita?

R:

 

 

 
















São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Habilidade- Tipos e gêneros Textual 6 ano
Ef69lp56- Fazer uso consciente e refletivo da norma padrão em situação da fala e escrita em textos de diferente gêneros, levando em consideração o contexto, a situação de produção e as características do gêneros.
priscila.azanha@uol.com.br data 31/07/2020.  

ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO CARTA PESSOAL PARA 6º ANO FUNDAMENTAL

Leia o texto 1 a seguir:


Querido Paulo,

      Estou escrevendo para contar minha aventura das últimas férias.
      Acredita que eu fui visitar juntamente com os meus filhos o Zoológico de São Paulo? Ele é enorme, dá para se perder. Valeu percorrer toda essa distância. As crianças amaram.
      Vi muitos animais que eu conhecia, somente pela TV: zebras, o leão e a leoa, cobras de várias espécies, girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos, elefantes... Mas o que achei mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa ver, têm pescoços grandoooooooeesssssssss!
      Cada área tem vários funcionários para cuidar dos animais. Tudo é muito organizado e limpo. Os animais são bem cuidados. Também há muita segurança e avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem. Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.

Beijos,

Joana Maria.

PS: Dá um abraço em todos aí na Paraíba, principalmente na nossa tia Luíza!

(Disponível em: http://professordiorges.blogspot.com/2017/05/carta-pessoal-teoria-e-exercicios.html) 


1.    Responda com as suas palavras:

a)    Como se chama o texto que você acabou de ler?

b)    Qual a finalidade de textos como esse na sociedade?

c)    Quando e onde ele foi escrito?

d)    Quem é o remetente deste texto?

e)    Quem é o destinatário deste texto?

2.  Sobre o texto acima coloque V para verdadeiro e F para falso nos parênteses:

(  ) Não existe relação de intimidade pessoal entre a remetente e o destinatário desse texto.
(  )A remetente utilizou uma linguagem extremamente formal ao se dirigir ao destinatário.
(  ) Esse texto foi escrito com objetivo de estabelecer uma comunicação entre pessoas íntimas.  
(  ) Pela estrutura deste texto, ele é considerado uma carta de solicitação.
( ) A remetente trata de uma visita que ela fez ao zoológico de São Paulo.

3.    Ainda sobre o texto 1, explique:

a) Quem foi visitar o zoológico com Joana? Quem estava com ela?

b) O que Joana e as crianças viram? Faça uma lista baixo.

c) Do que ela mais gostou?

d) Qual o grau de parentesco entre Paulo e Joana? Comprove sua resposta com trecho do texto.

e) Por meio de pistas presente no texto, onde Paulo mora?

 4. No trecho:

Querido Paulo,

      Estou escrevendo para contar minha aventura das últimas férias.

a)      Que expressão a autora utiliza como vocativo?

b)      Que outras expressões ela poderia ter utilizado como vocativo?

5.    Marque um (X) na única alternativa que explica o assunto dessa carta:

a)    a despedida das férias de Joana.
b)    uma visita ao zoológico.
c)    uma viagem de trem.
d)    uma viagem a Boa Esperança.
e)    Um passeio inesquecível.

6.    Marque um (X) na única alternativa que indica quem está enviando a carta?

a)    as crianças
b)    a mãe de Paulo
c)    o pai de Joana.
d)    Joana.
e)    Boa Esperança.

7.    Leia o texto 2 a seguir e responda corretamente as perguntas:

São Paulo, 12 de março de 2012.

Senhor Gerente da Loja Casas Bahia,

       No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do São José, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador.
      Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.
       Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à esperar.
       O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador da mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.

Atenciosamente,

João da Silva.

RG: 3425609
CPF:12354357445
RUA: FLORIANO PEIXOTO Nº 23
CIDADE: SÃO PAULO- SP

a)    Que texto é esse acima?

b)    Quem é o destinatário deste texto?

c)    Quem escreveu este texto?

d)    Sobre o que trata o texto?

e)  Que tipo de linguagem foi usada para escrever este texto (formal ou informal) Por quê?

8.    Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) A carta de reclamação deve apresentar local e data.
( )A carta de reclamação serve para o sujeito pedir providência sobre algum problema que esteja acontecendo.
(  ) Devemos usar a língua coloquial para escrever carta de reclamação.
(  ) Não precisa de despedida e nem assinatura na carta de reclamação.
( ) Deve-se ter o cuidado de escrever a carta de reclamação para a pessoa certa, ou seja, aquela responsável para resolver o problema.

9.    Vamos comparar o texto 1 com o texto 2. Escreva carta pessoal ou carta de reclamação dentro do espaço a depender de quem for a característica dita: 
Linguagem informal, marcada pela intimidade entre os interlocutores.
É utilizada quando o remetente descreve um problema ocorrido a um destinatário que pode resolvê-lo.
Vocabulário que expressa sensações e sentimentos, como: conquista, alegria, tristeza e saudade.
Linguagem formal e educada.
Despedida (uso de expressões como: beijos, com carinho, até breve etc. e indicação do autor).
Utilizar tratamento formal ao se dirigir ao destinatário, demostrando respeito.


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São Paulo, 22 de junho de 2020


Área: Linguagens (Língua Portuguesa)






São Paulo,18 de Maio de 2020
Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Boa Tarde
HABILIDADE
ORALIDADE
EF69PLP15 Apresentação argumentos e contra- argumento coerentes, respeitando os turnos da fábula que fala, na participação em discussões sobres temas controversos e/ ou polêmicos. Participação em discurso orais de temas como a fábula controversos interesse da turma 6 ano A,B,C e ou de relevância social Jornalística/Midiáticos Análise Linguísticos/ Semiótica.
EF69LP16A Analise as formas de composição dos gêneros textuais do campo Jornalísticos/Midiáticos Análise Linguística/Semiótica.
14/05/2020 HOJE
Aula em análise do Centro de Mídias Governo do Estado de São Paulo 6 ano Língua Portuguesa. 




A pomba e a formiga

    Forçada pela sede, uma formiga desceu até um riacho; arrastada pela corrente ela se viu a ponto de morrer afogada. 
    Uma pomba que se encontrava em um galho de uma árvore viu a urgência: pegou um raminho da árvore, aproximou-se da correnteza e alcançou a formiga que subiu no ramo e se salvou.
    A formiga, muito agradecida, assegurou à sua nova amiga que se acontecesse alguma situação ela devolveria o favor, ainda que sendo tão pequena. A pomba não conseguia imaginar como a formiga poderia ser útil a ela. 
    Pouco tempo depois, um caçador de pássaros avistou a pomba e mirando-a com um rifle a ponto de matá-la, aguardava o momento certo. Vendo o perigo em que se encontrava a pomba, a formiga rapidamente entrou na bota do caçador e picou o seu tornozelo, fazendo-o soltar a sua arma. 
    O rápido instante foi aproveitado pela pomba para levantar voo, e assim a formiga pôde devolver o favor à sua amiga.
Moral da história: Sempre alguém pode ajudar ao outro, mesmo que haja uma diferença enorme de tamanho. Não se pode menosprezar a ajuda, por pequena que possa parecer.

Teresa Guerra

Questões

1) Qual o título do texto?
R:

2)Quem são as personagens da historia?
R:

3) Por que a formiga desceu até o riacho?
R:

4) O que aconteceu com a formiga quando ela desceu até o riacho?
R:

5) Quem salvou a formiga de ser levada pela correnteza?
R:

6) Como se sentiu a formiga depois que foi salva?
R:

7) Que promessa à formiga fez a pomba?
R:

8) A pomba acreditou na formiga? Justifique.
R:

9) A formiga cumpriu sua conversa? Como?
R:

10) Explique com suas palavras a moral da história.
R:

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



O BICHO

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos
Quando achava alguma coisa:
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato,
O Bicho, meu Deus, era um homem.
( Manuel Bandeira)

Interpretação do Texto

1)       A expressão “ Meu Deus” significa que o autor :

a)       Alegrou-se com a cena.
b)       Ficou indiferente com a cena.
c)       Solucionou um problema social.
d)       Ficou  chocado com o espetáculo.

2)       Essa admiração nos dá o sentimento de:

a)       Prazer
b)       Pena
c)       Admiração
d)       Desprezo

3)       A intenção do autor ao usar a palavra” bicho “ parece que:

a)       Procurou chamar a nossa atenção para situação dos animais do lixo.
b)       A história é mesmo sobre um lixo.
c)       O homem se viu reduzido a mesma condição de animal irracional.
d)       O homem deve ser tratado como um animal irracional.

4)       O que motivou o bicho a carta restos foi:

a)       A própria fome.
b)       A imundice do pátio.
c)       O cheiro da comida.

d)       A amizade pelo cão.


Mal ou Mau 
O lobo não é bom, ele é mau
Assim diz a historia infantil
Mas veja bem
Ele não é bom, ele é mau
Ele não é do bem , ele é do mal
Para tirar a dúvida é só trocas pelo antônimo
Mau = bom
Mal =  bem
1)      Complete as frases com uma das palavras dos parênteses
a)      A moça é_______________ humorada .( bom- bem)
b)      A moça é_______________ humorada. ( mau- mal)
c)       Tenho um­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________ coração.( bom - bem )
d)      João é um______________ jogador.(bom-bem)
e)      João é um______________ _jogador .(mau- mal)

2)      Complete as frases com mau ou mal.
a)      Este garoto foi__________ nas provas.
b)      Que menina____________ educada!
c)       Vou viajar mesmo com o _______ tempo.

d)      Até agora só vi________________ exemplo.



São Paulo, 07 de abril de 2020






São Paulo, 01 de abril de 2020
Boa tarde à todos, façam a atividade no caderno e me enviem foto das atividades concluídas por e-mail: priscila.azanha@uol.com.braté o dia 22/04/2020.



8 comentários:

  1. Professora já enviei no seu e-mail mail mas não sei se foi

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  2. Bom dia ,poderia verificar se recebeu meu email.sou do 6A Bruno Quirino da Silva,enviei ontem,obrigada

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  3. Sou o Bruno QUIRINO 6A ,poderia verificar se recebeu ontem meu email com as atividades?

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  4. Professora posso fazer ainda só consegui acessar hj

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  5. professora ultima atividade algumas questoes estao impossiveis de ler

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

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