CIÊNCIAS - 7º anos B, C - Professora Ana Salete

São Paulo, 23 de novembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

 

 

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           

 

Data da entrega dos exercícios : 23/11 até 04/12/2020

 

Acesso:  Links dos Vídeos

Composição da atmosfera terrestre e alterações inseridas por fenômenos naturais e antrópicos

https://youtu.be/gFOjsxL4qZQ

 

Ações antrópicas e poluição atmosférica

 https://youtu.be/NUG1JzxL7jw

 

A atmosfera terrestre | Parte I

 https://youtu.be/rCZQD8PdqlU

 

 

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Você deverá assistir aos vídeos das aulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP. 

          

Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza

A ATMOSTERA - p. 112 até 163

 

Habilidades: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

ObjetivoComposição do ar ,Efeito estufa, Camada de ozônio

(EF07CI13A) (EF07CI13A) Identificar e descrever o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.

ObjetivoComposição do ar Efeito estufa

 

ATMOSFERA: Os componentes da atmosfera

 

1) Qual a composição aproximada dos gases da atmosfera?

............................................................................................................

 

2) Represente um gráfico com a proporção entre os gases que compõem o ar seco.  

( construir um gráfico se baseando no livro p. 118)

 

 

3) Analisando o gráfico acima, qual o gás mais abundante na composição do ar próximo à superfície terrestre?

.........................................................................................................................

 

4) Como você percebe a existência de vapor d’água nos dias frios?

.........................................................................................................................

 

5) Quais são os gases nobres ou raros?

..........................................................................................................................

 

 

 

 

6) Cite algumas utilidades dos gases nobres em nosso cotidiano.

 

GASES NOBRES

UTILIDADE

a)

 

b)

 

c)

 

c)

 

 

7) Por que as cabines dos aviões devem ser pressurizadas?

....................................................................................................................................

 

8) Por que os mergulhadores carregam um cilindro com ar em suas atividades?

.............................................................................................................................................

 

9) Por que as pessoas que sobem no topo do  Monte Everest levem  cilindros de oxigênio?

............................................................................................................................

 

10) O que pode alterar a composição natural do ar?

.........................................................................................................................................

 

11)  Quais os gases poluentes numa grande cidade?

.............................................................................................................................

 

12) Quais as atividades humanas que mais causam poluição atmosférica na região urbana?

.............................................................................................................

 

13) Quais as atividades humanas que mais causam poluição atmosférica na região rural?

...............................................................................................................................

 

14) Qual é o combustível que mais polui a atmosfera? Justifique.

.............................................................................................................................

 

15) Quais os fenômenos naturais que alteram a composição do ar?

........................................................................................................

 

16) Complete a tabela:

Dê acordo com as fontes poluidoras e seus efeitos sobre a saúde humana e o ambiente:

 

Substância poluente

Fontes emissoras da substância

Possíveis efeitos sobre a saúde e/ou sobre o ambiente

1- Monóxido de carbono

 

 

2- Dióxido de carbono

 

 

3- Dióxido de enxofre

 

 

4- Dióxido de nitrogênio

 

 

5- Gás metano

 

 

 

 

 












São Paulo, 09 de novembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           

 

Data da entrega dos exercícios : 09 até 20/11/2020

 Acesso:  Links dos Vídeos

Aprendendo com Vídeo aulas: Ciências: O AR

https://youtu.be/AvfaS_AM8qQ

 Ar e sua composição

https://youtu.be/WrWN3eeN6d0

 

QUÍMICA AMBIENTAL | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

https://youtu.be/B9vpbIbsg9A

 

 

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Você deverá assistir aos vídeos das aulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP. 

          

Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza

A ATMOSTERA - p. 142 até 163

 

Habilidade: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

ObjetivoComposição do ar ,Efeito estufa, Camada de ozônio

 

ATMOSFERA: Alterações na Composição do Ar

 

1) O que significa poluição da atmosfera?

............................................................................................................

 

2) O que é chuva ácida?

...................................................................................................

 

3) Onde é mais comum que ocorra a chuva ácida? Por quê?

..........................................................................................................................

 

4) Qual a relação do efeito estufa com o aquecimento global?

............................................................................................................................

 

5) Quais os poluentes mais encontrados na atmosfera das grandes metrópoles?

..........................................................................................................................

 

6) Cite alguns problemas de saúde causados pela poluição atmosférica.

a)..........................

b) .........................

c) .........................

d) ........................

 

 

 

7) Que atitudes cada cidadão pode tomar para diminuir a poluição do ar?

....................................................................................................................................

 

8) Explique por que os túneis longos possuem ventiladores em seu interior?

.............................................................................................................................................

 

9) Faça uma lista de fatores que contribuem diretamente para a poluição atmosférica.

a) .........................................

b) .........................................

c) .........................................

d) .........................................

 

10) O que é inversão térmica?

.........................................................................................................................................

 

11)  Por que as inversões térmicas geralmente ocorrem no inverno?

.............................................................................................................................

 

12) Explique por que as inversões térmicas causam problemas para os habitantes de regiões altamente industrializadas.

.............................................................................................................

 

13) Quais os fatores que determinam temperaturas mais altas nas cidades do que nas zonas rurais?

...............................................................................................................................

 

14) (PUC-RS-2001) As nações do mundo têm discutido a possibilidade de os países ricos e poluidores pagarem impostos aos países em desenvolvimento que mantiverem e/ou plantarem florestas. Esta seria uma maneira de amenizar a contribuição dos países poluidores para o “efeito estufa” (fenômeno responsável pelo aquecimento da Terra) pois as plantas, ao crescerem, retiram da atmosfera o principal elemento responsável por esse efeito.

O elemento ao qual o texto acima se refere faz parte do ciclo

(  ) do nitrogênio.

(  ) do carbono.

(  ) do fósforo.

(  ) da água.

(  ) do ozônio.

 

15) (FUVEST SP/1989)    A concentração de gás carbônico na atmosfera vem aumentando significativamente desde meados do século XIX; estima-se que possa quadruplicar até o ano 2.000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?

(  ) ampliação da área de terras cultivadas
(  ) utilização crescente de combustíveis fósseis
(  ) crescimento demográfico das populações humanas
(  ) maior extração de alimentos do mar
(  ) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.

 

16) (UNIRG TO/2013)A poluição atmosférica tornou-se um problema de saúde pública em grandes capitais, principalmente durante o inverno. Os particulados presentes no ar inspirado estão associados ao surgimento de doenças como bronquite crônica e asma.

A incidência dessas doenças durante o inverno é maior porque:

(   ) a corrente de convecção dispersa os particulados pelas camadas terrestre e intermediária de ar frio.
(   ) a corrente de ar frio ascendente dispersa os particulados pela camada intermediária de ar quente
(   ) o efeito estufa concentra os particulados na camada intermediária de ar quente.

(   ) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar quente.

(   ) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar frio.

São Paulo, 26 de outubro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

 Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           

 

Data da entrega dos exercícios : 26/10 até 06/11/2020

 

Acesso:  Links dos Vídeos

Atmosfera da Terra, como se divide o ar em camadas

https://youtu.be/GaQ0r4PXRrc

A Atmosfera terrestre – composição, camadas e gases

https://youtu.be/ex60dbZn_Wo

 

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Você deverá assistir às vídeo  aulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP. 

          

Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza

A ATMOSTERA - p. 114 até 139

 

Habilidade: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

ObjetivoComposição do ar ,Efeito estufa, Camada de ozônio

 

ATMOSFERA: Noções Gerais

 

1) O que significa a palavra atmosfera?

............................................................................................................

 

2) O que é gravidade?

...................................................................................................

 

3) Como as características da atmosfera mudam em relação a distância da superfície terrestre?

..........................................................................................................................

 

4) Como se chama a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre?

............................................................................................................................

 

5) Qual a extensão da camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre ?

..........................................................................................................................

 

6) Cite algumas evidências da presença do ar em nosso ambiente.

a)..........................

b) .........................

c) .........................

d) ........................

 

7) Qual a importância do ar para os seres vivos?

..................................................................................................................................

 

 

 

8) O que é vento?

.........................................................................................................................................

 

9) Como se formam os ventos?

.............................................................................................................................

 

10) Diferencie pé de vento de redemoinho. (ver no dicionário do folclore brasileiro)

.............................................................................................................

 

11) O ar é uma mistura de substâncias importantes que participam de várias reações químicas na natureza e dentro dos organismos. Na ocorrência de queimadas, qual é o gás comburente, presente no ar, responsável por manter a chama?

(  ) Argônio.

(  ) Hidrogênio.

(  ) Nitrogênio.

(  ) Oxigênio.

 

12) Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:

(   ) hidrosfera.

(   ) atmosfera.

(   ) biosfera.

(   ) litosfera.

 

13) É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorrem as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto:

(   ) Estratosfera.

(   ) Exosfera.

(   ) Troposfera.

(   ) Mesosfera

(   ) Termosfera

 

14) Assinale V nas afirmativas verdadeiras ou F nas falsas.

(   ) A atmosfera torna possível o vôo de certos animais e dos aviões.

(   ) A atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.

(   ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.

(   ) É da Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a fotossíntese.

(   ) Na estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio.

(   ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio(H2).

 

15) Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela ...

(   ) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos.

(   ) não torna possível o vôo de certos animais e aviões.

(   ) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra.

(   ) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida.

 

16) O que significa efeito estufa da atmosfera? Cite os principais componentes que contribuem para esse fenômeno.

....................................................................................................................................

 

17) Explique o que pode ocorrer na Terra, com a diminuição da camada de ozônio.

..............................................................................................................................













São Paulo,21 de setembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

 

 

 

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           

 

Data da entrega dos exercícios : 21 até 28/09/2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Acesso:

Links dos Vídeos

https://youtu.be/VUy6VC27He8 - Fogo no Pantanal: animais sofrem com as queimadas históricas no bioma

https://youtu.be/MXPP5VqydOk- Incêndio no Pantanal


Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –

FATORES E IMPACTOS AMBIENTAIS

 

Habilidade:

(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.

 

Objetivo:  Diversidade de ecossistemas Fenômenos naturais e impactos ambientais

 

 

Leia o texto e responda:

Incêndios no Pantanal causam devastação, matam animais e emitem alerta climático

Região abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção, além de pássaros raros e a mais densa população de onças-pintadas do mundo.

O Pantanal é menor e menos conhecido do que a floresta amazônica, mas as águas normalmente abundantes e a localização estratégica da região — entre a floresta tropical, vastos campos do Brasil e florestas secas do Paraguai — o tornam um atrativo para os animais.

Os incêndios agora estão ameaçando um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta, dizem os biólogos. O Pantanal abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção. Em toda esta paisagem geralmente exuberante de 150.000 quilômetrosquadrados, pássaros raros voam e a mais densa população de onças-pintadas do mundo vagueia.

O fogo não é novidade na região. Por décadas, os fazendeiros usaram as chamas para devolver nutrientes ao solo de forma barata e renovar o pasto para o gado de corte. Mas essas chamas, alimentadas pela seca, agora queimam com força histórica, correndo pela vegetação ressequida. Os maiores incêndios no Pantanal neste ano representam o quádruplo do tamanho do maior incêndio na floresta amazônica, mostram os satélites da Nasa.

Um recorde de 23.490 quilômetrosquadrados foi queimado até 6 de setembro — quase 16% do Pantanal brasileiro, de acordo com uma análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No mês passado, a Reuters testemunhou um incêndio que atingiu de uma floresta a uma pastagem perto do portal turístico de Poconé, no Estado de Mato Grosso. A temperatura no solo subiu para 46,5ºC.

Nada de inundação

O Pantanal é conhecido por ser úmido, não seco. A maior planície inundável do mundo normalmente se enche de água durante a estação chuvosa, de novembro a abril de cada ano.

Camargo se lembra de ter navegado nas águas ainda criança em canoas. Devolta à fazenda onde trabalha, ele mostrou a marca d'água da fazenda — 70 centímetros acima do solo — talhada no poste de um curral de gado. Mesmo em um ano seco, normalmente é cerca de metade disso, disse ele.

Este ano, as inundações não vieram. Apenas um pouco de água se acumulou em uma vala próxima, afirmou ele.

Agora, com a evaporação da água na estação seca, o rio Paraguai, que corta o Pantanal, atingiu seu ponto mais baixo desde 1973, segundo Julia Arieira, pesquisadora de clima da Universidade Federal do Espírito Santo.

Os especialistas atribuem a seca ao aquecimento do Oceano Atlântico, logo acima do equador, que está retirando a umidade da América do Sul e a enviará para o norte, provavelmente na forma de furacões mais fortes.

Os especialistas atribuem a seca ao aquecimento do Oceano Atlântico, logo acima do equador, que está retirando a umidade da América do Sul e a enviará para o norte, provavelmente na forma de furacões mais fortes.

As mudanças nas temperaturas do oceano são "um provável fator das condições de seca que temos visto até agora este ano no Pantanal", de acordo com Morton, que lidera o laboratório de ciências biosféricas da Nasa.

Morton afirmou que a fase quente também pode estar contribuindo para mais seca na parte sul da Amazônia, onde os incêndios provavelmente atingiram em agosto o maior número em 10 anos, e nos pântanos da Argentina, onde as chamas são as piores desde 2009.

Mais preocupante ainda, Morton teme que o aquecimento global possa desorganizar a Oscilação e deixá-la permanentemente na fase quente, contribuindo para mais incêndios.

Animais mortos

Nenhum ser humano morreu nos incêndios do Pantanal, segundo o tenente-coronel Jean Oliveira do estado de Mato Grosso, que tem liderado todos os órgãos do governo na resposta ao incêndio.

As vítimas, disse ele, são animais selvagens.

Na área queimada de 1.347 quilômetrosquadrados perto da cidade de Poconé (MT), cobras mortas são vistas a cada poucos metros.

A guia local Eduarda Fernandes, que está trabalhando com a equipe de resgate, andou pela área com os pés afundando na fuligem.

Ela pegou uma cobra petrificada no fogo que havia mordido o próprio corpo. Um biólogo disse ter sido provavelmente uma reação involuntária, com o animal buscando qualquer forma de escapar da dor de ser queimado vivo.

 ( texto retirado e adaptado: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/09/14/incendios-no-pantanal-causam-devastacao-matam-animais-e-emitem-alerta-climatico.ghtml)

Responda:

1) Por que os incêndios agora estão ameaçando um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta, o Pantanal mato-grossense?

............................................................................................................

 

2) O fogo não é novidade na região do Pantanal. Por décadas, os fazendeiros usaram o fogo para quê?

...................................................................................................

 

3) Quantos quilômetros quadrados foi queimado até 6 de setembro e qual o percentual representa do Pantanal brasileiro, de acordo com uma análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro?

..........................................................................................................................

 

4) O Pantanal é conhecido por ser úmido, não seco. A maior planície inundável do mundo normalmente se enche de água durante quais meses cada ano?

............................................................................................................................

 

5) O que os especialistas atribuem um provável fator das condições de seca do Pantanal?

..........................................................................................................................

]

6) Até o momento algum ser humano morreu com os incêndios no Pantanal, segundo o tenente-coronel Jean Oliveira do estado de Mato Grosso?

...........................................................................................................................

 

7) Quais são as maiores vitimas nesta área queimada?

..................................................................................................................................

 

 

8) Qual a importância dos organismos consumidores para os ecossistemas?

..................................................................................................................................

 

9) Qual a importância de preservarmos a floresta do Pantanal?

 

..........................................................................................................................

 

10) Cite os problemas relacionados ao Incêndios no Pantanal.

 

..........................................................................................................................

 

 

 

 











São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           

 

Data da entrega dos exercícios : 17 até 21/09/2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Acesso:  Links dos Vídeos

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Você deverá assistir às videoaulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP.  

10/08 - 7° ano EF - Ciências – Saúde

          

  https://youtu.be/6J1QK_EAYsM

Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza

INDICADORES DE SAÚDE E AMBIENTE - p. 88 até 111

 

Habilidade:

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros - e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

 

ObjetivoFenômenos naturais e impactos ambientais Programas e indicadores de saúde pública

 

 

Planejamento ações de saúde pública

 

1) Quais os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?

............................................................................................................

 

2) O que podemos fazer para nos prevenir de adquirir problemas de saúde?

...................................................................................................

 

3) Você já ouviu falar em indicadores de saúde? Cite alguns exemplos.

..........................................................................................................................

 

4) Como a qualidade da água está relacionada com a saúde de uma população?

............................................................................................................................

 

5) Quais as regiões do Brasil tem maior acesso aos serviços de coleta de esgoto?

..........................................................................................................................

 

6) Qual a importância da cobertura de vacinação, ou taxa de imunização da população?

...........................................................................................................................

 

7) Qual a importância de manter elevadas as taxas de cobertura de vacinação?

..................................................................................................................................

 

 

 

8) Cite as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI)

a) .......................................

b) ......................................

c) ......................................

d) .......................................

 

9) Quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas, quando falamos de COVID19?

.............................................................................................................................

 

10) Como as tecnologias digitais podem contribuir para a melhoria da saúde publica e individual?

.............................................................................................................

 

11) O que são políticas públicas de saúde?

..........................................................................................................................

 

12) Quais as diferenças entre soro e vacina?

............................................................................................................................................

 

13) Explique qual a importância das campanhas de vacinação?

.........................................................................................

 

14) Pesquise, a origem da vacina contra o sarampo.

..........................................................................................................................

 

15) Como a utilização de tecnologias digitais, pode impactar a área da saúde?

..........................................................................................................................

 

16) O que significa expectativa de vida nos tempos atuais? Cite alguns fatores que ajudou o aumento nos últimos anos?

....................................................................................................................................

 

17) Explique a importância do uso de indicadores (ambientais, de saúde, de serviços, etc) para o estudo da qualidade de vida da população.

..............................................................................................................................

 

18) Explique por que as boas condições de saneamento básico contribuem para a redução de determinadas doenças.

.................................................................................................................................................................

 

19)(FCMSC-SP/2019-2)Um homem foi picado por uma jararaca e procurou auxílio médico em um hospital. Para inibir o efeito das toxinas contidas no veneno da serpente, o médico indicou para esse homem
(    ) soro terapêutico.
(    ) vacina polivalente.
(    ) antibiótico.
(    ) antirretroviral.
(    ) anti-helmíntico.

 

20) Várias enfermidades podem ser prevenidas por meio de vacinas como agentes imunizadores. Entre as doenças a seguir, marque a única que ainda não possui vacina liberada para comercialização.

a) Raiva.

b) Rubéola.

c) Gripe.

d) Sarampo

e) COVID-19 

São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           

 

Data da entrega dos exercícios : 17 até 21/08/2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Acesso:

Links dos Vídeos

https://youtu.be/oLjjv5w3Amw - Fotossíntese 

https://youtu.be/8o4NqDZU14w - Seres Autótrofos e Heterótrofos.

https://youtu.be/rmXh9Gt3Jpc   - Cadeia Alimentar.


Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza

FATORES E IMPACTOS AMBIENTAIS - p. 48 até 73

 

Habilidade:

(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.

 

Objetivo:  Diversidade de ecossistemas Fenômenos naturais e impactos ambientais

 

Fatores que compõem os ecossistemas p.49 até 51

 

1) O que significa impacto ambiental?

............................................................................................................

 

2) O que pode provocar impactos ambientais?

...................................................................................................

 

3) O que chamamos de nicho ecológico?

..........................................................................................................................

 

4) Diferencie seres autótrofos de seres heterótrofos.

............................................................................................................................

............................................................................................................................

 

5) Explique resumidamente o processo da fotossíntese.

..........................................................................................................................

]

6) Por que os organismos produtores recebem esse nome?

...........................................................................................................................

 

7) Qual a importância dos organismos produtores para os ecossistemas?

..................................................................................................................................

 

 

 

 

8) Qual a importância dos organismos consumidores para os ecossistemas?

..................................................................................................................................

 

9) Observe a teia alimentar e responda:




9.A) Quem representa os seres produtores na figura acima?

..........................................................................

 

9.B) Quem representa os seres consumidores primários  na figura acima?

..........................................................................

 

9.C) Quem representa os seres consumidores secundários  na figura acima?

..........................................................................

 

9.D) Assinale, quais seres não foram representados nesta teia alimentar?

 

(   ) seres produtores

(   ) seres decompositores

(   )  seres consumidores primários

(   ) seres consumidos secundários

(   ) todos foram representados

 

 

Impactos ambientais causados por ação humana

e catástrofes naturais p.52 até 73

 

 

10) Por que não devemos consumir alimentos de um solo que foi contaminados por substancias tóxicas?

..........................................................................

 

11) O animal carnívoro que se alimentar de um animal herbívoro que ingeriu plantas com substancias tóxicas, seu corpo ainda pode estar contaminado? Justifique.

..........................................................................................................................

 

12) No caso do desastre de Mariana, quais os agentes poluidores da água foi encontrado?

............................................................................................................................................

 

13) Qual a importância da mata ciliar?

.........................................................................................

 

14) Cite os problemas relacionados ao desmatamento.

..........................................................................................................................

 

 

 

 

 

 

15) Pesquise, o significado de eutroficação.

..........................................................................................................................

 

 

16) Por que as algas que não recebem luz, após um desastre ambiental por petróleo, morrem?

 

..........................................................................................................................

 

17)  O solo no local onde você vive está mais revestido por concreto ou exposto? O que isso traz de impacto ambiental?

 

..........................................................................................................................

 

18) Cite 5 impactos ambientais causados por catástrofes naturais.

 

1) ..................................

2) ...............................

3) ...............................

4) ...............................

5) ...............................

 

 

19) Qual desastre ambiental é mais freqüente no Brasil causados por catástrofes naturais?

..........................................................................................................................

 

 

20) Diferencie teia alimentar e cadeia alimentar.

 

..........................................................................................................................

 

 

 

 














São Paulo, 03 de agosto de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

 

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020

Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

 

Atenção:

Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:

e-mail: anasaletegomes@gmail.com           Data da entrega dos exercícios : 07/08/2020

 

Acesso:
29/06 - 7º ano EF - Ciências - 4° Revolução industrial: Aula VIII

06/07 - 7° ano EF - Ciências - Tecnologia no cotidiano

 

 

Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza – Matéria e Energia

 

Habilidade:

(EF07CI17) F07CI17*) Reconhecer e explicar como a tecnologia da informação e comunicação está presente na sociedade e propor seu uso consciente em situações do cotidiano e para o trabalho.

Objetivo:  Máquinas simples. História dos combustíveis e das máquinas térmicas

 

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias como automação e informatização.

Objetivo:  Máquinas simples História dos combustíveis e das máquinas térmicas

 

Máquinas térmicas e novas tecnologias  – p. 226 a 242

 

1) O que são máquinas térmicas?

............................................................................................................

 

2) Como é o funcionamento das máquinas térmicas?

...................................................................................................

 

3) Quais os combustíveis usados nas máquinas térmicas??

..........................................................................................................................

 

4) Cite alguns exemplo de maquinas térmicas.

 

............................................................................................................................

 

5) O que é gasogênio? Em que época foi utilizado?

..........................................................................................................................

]

6) Explique resumidamente o funcionamento do motor do automóvel a combustão?

...........................................................................................................................

 

7) O planeta Terra está em equilíbrio termodinâmico? Justifique.

..................................................................................................................................

 

8) O que diz a segunda lei da Termodinâmica?

..................................................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

Leitura do texto: A Revolução Industrial e o mundo contemporânea  – p.235 a 236

 

9) Por que as máquinas foram tão importantes na Revolução Industrial?

..........................................................................

 

10) Qual a principal característica da Segunda da Revolução Industrial?

..........................................................................

 

11) Qual a principal característica da Terceira da Revolução Industrial?

..........................................................................

 

12) Por que muitos consideram que estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial?

..........................................................................................................................

 

13) Cite 3 exemplos de combustíveis fósseis.

a)...................

b)....................

c) ...................

 

14) Qual é o principal componente do carvão mineral?

.........................................................................................

 

15) Qual a importância do carvão mineral no processo de industrialização mundial?

..........................................................................................................................

 

16) Pesquise, o processo de fabricação do etanol.

..........................................................................................................................

 

17) Quais as invenções tecnológicas mais utilizadas no sociedade atual?

..........................................................................................................................

 

18) Para que servem as invenções tecnológicas utilizadas atualmente?

..........................................................................................................................

 

19) Qual a importância do surgimento do plástico?

..........................................................................................................................

 

20) Cite 5 utilidades do plástico no cotidiano atual.

1) ..................................

2) ...............................

3) ...............................

4) ...............................

5) ...............................


São Paulo, 13 de julho de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com           Data da entrega dos exercícios : 17/07/2020

Link de acesso:
Aula exibida em 30/04 - 7º ano EF - Ciências - Máquina simples – CMSP

Aula exibida em 11/05 - 7º ano EF - Ciências da Natureza - Máquinas simples: plano inclinado – CMSP.
Aula exibida em 12/06 - 7º ano EF - Ciências - Máquinas térmicas

Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza – Matéria e Energia
Máquinas simples -  p. 190 a 207
Calor – propagação e equilíbrio térmico – p.210 a 225
Máquinas térmicas – p. 226 a242

Habilidade:
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas
Objetivo:  História dos combustíveis e das máquinas térmicas
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias como automação e informatização.
Objetivo:  Máquinas simples História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Responda: (Máquinas simples -  p. 190 a 207)

1) O que é uma máquina? Para que servem as máquinas?
............................................................................................................

2) Diferencie máquinas simples de complexas.
...................................................................................................

3) No começo da humanidade, o que eles usavam de instrumentos para suas primeiras máquinas simples?
..........................................................................................................................

4) Cite 5 exemplos de alavancas que você e/ou sua família  utilizam em seu cotidiano.
............................................................................................................................

5) Explique o motivo que em alguns edifícios, calçadas, estações de metrô são construídas rampas de acesso.
..........................................................................................................................
]
6) Qual a finalidade do plano inclinado?
...........................................................................................................................

7) Quem foi o filósofo que disse essa frase: “Dê me uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo”?
(   ) Newton
(   ) Robert Hooke
(   ) Albert Einstein
(   ) Arquimedes
(   ) Johans Kepler




8) São tipos de Máquinas Simples, EXCETO:
(   ) Polia

(   ) Alavanca
(   ) Plano inclinado

(   ) Parafuso 
(   ) Motor



Responda: Calor – propagação e equilíbrio térmico – p.210 a 225

9) Diferencie calor e temperatura.
.......................................................................

10) O que nos faz ter diferentes sensações térmicas?
................................................................................................

11) Qual o motivo que os cabos das panelas são geralmente fabricados com plástico ou madeira e não são feitos do mesmo material do restante da panela?
............................................................................................................

12) Se você observar os trilhos do trem ou metrô, pode reparar que há um pequeno vão entre eles. Qual a importância desses espaços?
..........................................................................................................................

13) Cite 3 exemplos de equipamentos que utilizam energia térmica.
a)...................
b)....................
c) ...................

14) Diferencie hipertermia e hipotermia.
.........................................................................................

Responda: Máquinas térmicas e novas tecnologias – p. 226 a 242

15) O que são máquinas térmicas?
..........................................................................................................................

16) Enuncie a lei da conservação de energia e a segunda lei da Termomecânica.
..........................................................................................................................

17) Quais os combustíveis mais comuns que utilizamos no nossa cotidiano?
..........................................................................................................................

18) O meio ambiente pode ser afetado com o uso freqüente de combustíveis fósseis? Justifique.
..........................................................................................................................


19) Quais as vantagens e desvantagens do uso do etanol como substituto de gasolina em veículos?
..........................................................................................................................

20) Assinale os itens abaixo que são derivados do p
etróleo:
(   ) gasolina
(   ) vidro
(   ) querosene
(    ) etanol
(    ) água
(    ) óleo diesel
(    ) gás liquefeito em botijão
(    ) gás Hélio
(    ) asfalto

São Paulo,29 de junho de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)




Nome : ................................................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    
Qualquer dúvida me procure via e-mail:  
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com        Data da entrega dos exercícios : 03/07/2020
   
BIOMA – MATA ATLÂNTICA

EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Assistir esse vídeo:


Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza p. 33 a 36

Responda:
1. Quais os estados brasileiros onde ocorre o ecossistema brasileiro Mata Atlântica?
..................................................................................................................................
2. Como a Mata Atlântica se caracteriza quanto a umidade e freqüência de chuvas?
.....................................................................................................................
3. Cite cinco exemplos de animais típicos do Bioma Mata Atlântica.
.....................................................................................................................
4. Cite cinco exemplos de plantas típicas desse Bioma Mata Atlântica.
.....................................................................................................................
5. Quais adaptações as plantas apresentam para sobreviver nesta região do Bioma Mata Atlântica?
.....................................................................................................................

6. Qual a característica principal do solo no Bioma Mata Atlântica?

.....................................................................................

7.  O que são bromélias? Qual a importância das bromélias na Mata Atlântica?
............................................................................................................

8. (UVA 2016) A Mata Atlântica foi a primeira formação vegetal brasileira submetida ao extrativismo e à devastação:
a) (    ) por se tratar de uma floresta densa e homogênea.
b) (    ) por se tratar de uma floresta aberta e homogênea.
c) (    ) por causa de sua localização próxima ao litoral e existência de madeiras nobres.
d) (    ) por causa da presença de inúmeras espécies vegetais, típicas das florestas europeias.

9.(UNESP) A extração de madeira, especialmente do pau-brasil, os ciclos do açúcar e café e o desmatamento para instalação de indústrias são eventos de nossa história que contribuíram para a degradação desse bioma.
O texto refere-se ao bioma
a) (    ) Mata Atlântica.
b) (    )Caatinga.
c) (    )Cerrado.
d)(    ) Pantanal.
e)(    ) Amazônia.


Nome : ................................................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com         Data da entrega dos exercícios : 03/07/2020

  BIOMA – PAMPA (Campos Sulinos)

EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Assistir esse vídeo:


Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza p. 37 a 38

Responda:
1. Qual o clima e a temperatura média  do ecossistema brasileiro Pampa?
...................................................................................................................................................
2. Como é a vegetação o ecossistema brasileiro Pampa?
...................................................................................................................................................
3. Cite cinco exemplos de animais típicos do Bioma Pampa.
....................................................................................................................................................

4. Quais as características do solo e da paisagem do Bioma Pampa?
....................................................................................................................................................


5. (UNICAMP) O mapa abaixo destaca a área de ocorrência dos Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à erosão, os Pampas se caracterizam



a) (   ) pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
b) (  ) pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
c) (   ) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
d) (   ) pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.


Nome : ................................................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza    

Rompimento da barragem em Brumadinho

O rompimento da barragem da Vale (mineradora multinacional brasileira) em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no início da tarde do dia 25 de janeiro de 2019, causou uma grande avalanche de rejeitos de minério de ferro. A Barragem da Mina Córrego do Feijão desabou, e a lama atingiu a área administrativa da Vale, bem como a comunidade da Vila Ferteco, deixando um grande rastro de destruição e dezenas de mortes.
No momento do acidente, as sirenes de alerta não foram tocadas, o que contribuiu para o grande número de mortes nessa tragédia, uma vez que as pessoas não foram avisadas para adotar os procedimentos de segurança. O alarme provavelmente não tocou em razão da rapidez em que tudo aconteceu.

 

Rompimento da barragem

De acordo com o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, uma única barragem rompeu-se e causou o transbordamento de outra. A barragem que se rompeu foi construída em 1976, estava inativada e apresentava um volume de 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A Vale não confirma se o local estava em obras, mas a empresa possuía licença que autorizava a “reciclagem” de minérios situados nessa barragem. As causas do rompimento ainda não são conhecidas.

 

Número de mortes e desaparecidos

A lama liberada após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho destruiu várias casas, além da área administrativa da Vale, que continha vários funcionários, e uma pousada, que possuía na data da tragédia 35 pessoas hospedadas. Várias pessoas, portanto, foram afetadas.
Até a tarde do dia 1º de fevereiro de 2019, sete dias após o rompimento da barragem, já haviam sido confirmadas 110 mortes e 238 pessoas desaparecidas. Dos 110 mortos, apenas 71 haviam sido identificados. A primeira vítima identificada foi a médica Marcelle Porto Cangussu, de 35 anos.

 

Impactos ambientais

De acordo com a Vale, a lama proveniente do rompimento da barragem não era tóxica. Todavia, de qualquer forma, esse desastre representa problemas graves ao meio ambiente. A grande quantidade de material liberado passou por uma grande área, desencadeando de forma imediata a morte de várias pessoas e também de outros animais e plantas. É importante frisar que a região atingida é uma área com remanescentes da Mata Atlântica e, portanto, rica em biodiversidade.
De acordo com nota divulgada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) no dia 01 de fevereiro de 2019: "A área total ocupada pelos rejeitos, que parte da Barragem B1 até o encontro com o Rio Paraopeba, foi de 290,14 hectares. Deste total, a área da vegetação impactada representa 147,38 hectares."

Além disso, alama, que contém ferro, sílica e água,atingiu o rio Paraopeba, que é um dos afluentes do rio São Francisco, afetando de maneira negativa a qualidade da água no local. Vale salientar que, apesar da lama não ser considerada tóxicas pela Vale, as Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) comunicaram que a água presente no rio apresentava riscos à saúde humana e animal após resultados iniciais de monitoramento. Além da composição da lama, não podemos nos esquecer de que ela é também responsável por diminuir a quantidade de oxigênio disponível na água, desencadeando a morte da fauna e flora aquáticas. No que diz respeito ao rio São Francisco, a expectativa é de que a lama seja “diluída” antes de chegar ao rio.

O solo da região pode também ser afetado em virtude da grande quantidade de lama depositada. Um dos primeiros impactos é a alteração da composição original do solo. Além disso, a lama, ao secar, geralmente, torna a região bastante compacta, prejudicando o desenvolvimento de vegetação.

Os impactos ambientais do rompimento da barragem em Brumadinho serão provavelmente inferiores aos impactos do rompimento da barragem em Mariana, que é considerado o maior desastre ambiental do nosso país. A WWF Brasil emitiu uma nota de pesar em relação ao rompimento da barragem em Brumadinho. Essaorganização frisou que: “Um desastre dessas proporções pode – e deve – ser evitado por meio de leis ambientais que garantam a segurança das comunidades e da natureza”.
(Texto retirado e adaptado :https://brasilescola.uol.com.br/biologia/rompimento-barragem-brumadinho.htm)

Responda:
1)      O que contribuiu para o grande número de mortes nessa tragédia em Brumadinho?

2)      De acordo com o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, o que causou o rompimento da barragem?

3)      De acordo com a Vale, a lama proveniente do rompimento da barragem era tóxica?

4)      A água presente no rio após o rompimento da barragem apresentava riscos à saúde humana e animal? Justifique.

5)      O solo da região pode também ser afetado em virtude da grande quantidade de lama depositada? Justifique.

6)      Até a tarde do dia 1º de fevereiro de 2019, sete dias após o rompimento da barragem, já haviam sido confirmadas quantas pessoas mortas e quantas desaparecidas?

7)      Como esse tipo de desastre ambiental poderia ser evitado?






XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




São Paulo, 15 de junho de 2020
 Área: Ciências da Natureza (Ciências)









São Paulo, 11 de maio de 2020
 Área: Ciências da Natureza (Ciências)


Nome : .............................................................. nº ................ 7º ano ........  Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete    

ATENÇÃO:
Enviar as atividades, dúvidas e questionamentos por e-mail: anasaletegomes@gmail.com   
As atividades, devem ser entregues até o dia 22/05/2020        

BIOMA – AMAZÔNIA

EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Assistir esse vídeo:


Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza p. 17 a 23

Responda:

1. Quais os estados brasileiros onde ocorre o ecossistema brasileiro Amazônia?
......................................................................................................................
2. Como é a vegetação o ecossistema brasileiro Amazônia?
.....................................................................................................................
3. Cite cinco exemplos de animais típicos do Bioma Amazônia.
.....................................................................................................................
4. Cite cinco exemplos de plantas típicas desse Bioma Amazônia.
.....................................................................................................................
5. Qual o maior rio que corta essa região?
.....................................................................................................................

6. MAPA DA OCORRÊNCIA DOS PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS,
Desenho e pinte de verde o BIOMA AMAZÔNIA e de laranja o BIOMA CERRADO.


BIOMA – Cerrado


EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Assistir esse vídeo:


Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza p. 24 a 27

Responda:


1. Quais os estados brasileiros onde ocorre o ecossistema brasileiro Cerrado?
..................................................................................................................................................
2. Como é a vegetação o ecossistema brasileiro Cerrado?
..................................................................................................................................................
3. Cite cinco exemplos de animais típicos do Bioma Cerrado.
..................................................................................................................................................

4. Quais os principais aqüíferos no Cerrado?
.................................................................................................................................................

5. Qual a importância das queimadas no Cerrado?
.................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................
6. Quais as características do solo no Cerrado?
...............................................................................................................................................
..................................................................................................................................................

7. Assinale a alternativa correta:
(CS-UFG-SANEAGO–GO) O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados diante da sua biodiversidade e está presente também no estado de Goiás. A ameaça desse bioma deve-se
a) à profundidade do solo e à pouca quantidade de nutrientes nele existente.
b) às estações do ano bem definidas, sendo seca e chuvosa.
c) à estrutura das árvores que possuem folhas rígidas e troncos retorcidos.
d) às atividades humanas ligadas à agricultura e à pecuária.

10 comentários:

  1. Professora é para fazer no caderno?

    ResponderExcluir
  2. Tem que tirar a foto e mandar pelo e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ainda não fez, pode me enviar, pois vou utilizar para compor as notas do 1o Bimestre.
      Obrigada

      Excluir
  3. Professora eu fiz as lições mas não estou conseguindo enviar

    ResponderExcluir
  4. Sou eu Maria Luiza Bezerra do 7 ano c

    ResponderExcluir
  5. Professora tem que copiar o texto de brumadinho?

    ResponderExcluir
  6. Professora posso só responder as questões ou tem que copiar?

    ResponderExcluir
  7. Professora tem que responder também no livro de ciências?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...