São Paulo, 23 de novembro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com
Data da entrega dos exercícios : 23/11 até 04/12/2020
Acesso: Links dos Vídeos
Composição da atmosfera terrestre e alterações inseridas por fenômenos naturais e antrópicos
https://youtu.be/gFOjsxL4qZQ
Ações antrópicas e poluição atmosférica
A atmosfera terrestre | Parte I
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Você deverá assistir aos vídeos das aulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP.
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –
A ATMOSTERA - p. 112 até 163
Habilidades: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Objetivo: Composição do ar ,Efeito estufa, Camada de ozônio
(EF07CI13A) (EF07CI13A) Identificar e descrever o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.
Objetivo: Composição do ar Efeito estufa
ATMOSFERA: Os componentes da atmosfera
1) Qual a composição aproximada dos gases da atmosfera?
............................................................................................................
2) Represente um gráfico com a proporção entre os gases que compõem o ar seco.
( construir um gráfico se baseando no livro p. 118)
3) Analisando o gráfico acima, qual o gás mais abundante na composição do ar próximo à superfície terrestre?
.........................................................................................................................
4) Como você percebe a existência de vapor d’água nos dias frios?
.........................................................................................................................
5) Quais são os gases nobres ou raros?
..........................................................................................................................
6) Cite algumas utilidades dos gases nobres em nosso cotidiano.
GASES NOBRES | UTILIDADE |
a) | |
b) | |
c) | |
c) | |
7) Por que as cabines dos aviões devem ser pressurizadas?
....................................................................................................................................
8) Por que os mergulhadores carregam um cilindro com ar em suas atividades?
.............................................................................................................................................
9) Por que as pessoas que sobem no topo do Monte Everest levem cilindros de oxigênio?
............................................................................................................................
10) O que pode alterar a composição natural do ar?
.........................................................................................................................................
11) Quais os gases poluentes numa grande cidade?
.............................................................................................................................
12) Quais as atividades humanas que mais causam poluição atmosférica na região urbana?
.............................................................................................................
13) Quais as atividades humanas que mais causam poluição atmosférica na região rural?
...............................................................................................................................
14) Qual é o combustível que mais polui a atmosfera? Justifique.
.............................................................................................................................
15) Quais os fenômenos naturais que alteram a composição do ar?
........................................................................................................
16) Complete a tabela:
Dê acordo com as fontes poluidoras e seus efeitos sobre a saúde humana e o ambiente:
Substância poluente | Fontes emissoras da substância | Possíveis efeitos sobre a saúde e/ou sobre o ambiente |
1- Monóxido de carbono | | |
2- Dióxido de carbono | | |
3- Dióxido de enxofre | | |
4- Dióxido de nitrogênio | | |
5- Gás metano | | |
São Paulo, 09 de novembro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com
Data da entrega dos exercícios : 09 até 20/11/2020
Aprendendo com Vídeo aulas: Ciências: O AR
QUÍMICA AMBIENTAL | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA
https://youtu.be/B9vpbIbsg9A
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Você deverá assistir aos vídeos das aulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP.
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –
A ATMOSTERA - p. 142 até 163
Habilidade: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Objetivo: Composição do ar ,Efeito estufa, Camada de ozônio
ATMOSFERA: Alterações na Composição do Ar
1) O que significa poluição da atmosfera?
............................................................................................................
2) O que é chuva ácida?
...................................................................................................
3) Onde é mais comum que ocorra a chuva ácida? Por quê?
..........................................................................................................................
4) Qual a relação do efeito estufa com o aquecimento global?
............................................................................................................................
5) Quais os poluentes mais encontrados na atmosfera das grandes metrópoles?
..........................................................................................................................
6) Cite alguns problemas de saúde causados pela poluição atmosférica.
a)..........................
b) .........................
c) .........................
d) ........................
7) Que atitudes cada cidadão pode tomar para diminuir a poluição do ar?
....................................................................................................................................
8) Explique por que os túneis longos possuem ventiladores em seu interior?
.............................................................................................................................................
9) Faça uma lista de fatores que contribuem diretamente para a poluição atmosférica.
a) .........................................
b) .........................................
c) .........................................
d) .........................................
10) O que é inversão térmica?
.........................................................................................................................................
11) Por que as inversões térmicas geralmente ocorrem no inverno?
.............................................................................................................................
12) Explique por que as inversões térmicas causam problemas para os habitantes de regiões altamente industrializadas.
.............................................................................................................
13) Quais os fatores que determinam temperaturas mais altas nas cidades do que nas zonas rurais?
...............................................................................................................................
14) (PUC-RS-2001) As nações do mundo têm discutido a possibilidade de os países ricos e poluidores pagarem impostos aos países em desenvolvimento que mantiverem e/ou plantarem florestas. Esta seria uma maneira de amenizar a contribuição dos países poluidores para o “efeito estufa” (fenômeno responsável pelo aquecimento da Terra) pois as plantas, ao crescerem, retiram da atmosfera o principal elemento responsável por esse efeito.
O elemento ao qual o texto acima se refere faz parte do ciclo
( ) do nitrogênio.
( ) do carbono.
( ) do fósforo.
( ) da água.
( ) do ozônio.
15) (FUVEST SP/1989) A concentração de gás carbônico na atmosfera vem aumentando significativamente desde meados do século XIX; estima-se que possa quadruplicar até o ano 2.000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?
( ) ampliação da área de terras cultivadas
( ) utilização crescente de combustíveis fósseis
( ) crescimento demográfico das populações humanas
( ) maior extração de alimentos do mar
( ) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.
16) (UNIRG TO/2013)A poluição atmosférica tornou-se um problema de saúde pública em grandes capitais, principalmente durante o inverno. Os particulados presentes no ar inspirado estão associados ao surgimento de doenças como bronquite crônica e asma.
A incidência dessas doenças durante o inverno é maior porque:
( ) a corrente de convecção dispersa os particulados pelas camadas terrestre e intermediária de ar frio.
( ) a corrente de ar frio ascendente dispersa os particulados pela camada intermediária de ar quente
( ) o efeito estufa concentra os particulados na camada intermediária de ar quente.
( ) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar quente.
( ) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar frio.
São Paulo, 26 de outubro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com
Data da entrega dos exercícios : 26/10 até 06/11/2020
Acesso: Links dos Vídeos
Atmosfera da Terra, como se divide o ar em camadas
https://youtu.be/GaQ0r4PXRrc
A Atmosfera terrestre – composição, camadas e gases
https://youtu.be/ex60dbZn_Wo
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Você deverá assistir às vídeo aulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP.
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –
A ATMOSTERA - p. 114 até 139
Habilidade: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Objetivo: Composição do ar ,Efeito estufa, Camada de ozônio
ATMOSFERA: Noções Gerais
1) O que significa a palavra atmosfera?
............................................................................................................
2) O que é gravidade?
...................................................................................................
3) Como as características da atmosfera mudam em relação a distância da superfície terrestre?
..........................................................................................................................
4) Como se chama a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre?
............................................................................................................................
5) Qual a extensão da camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre ?
..........................................................................................................................
6) Cite algumas evidências da presença do ar em nosso ambiente.
a)..........................
b) .........................
c) .........................
d) ........................
7) Qual a importância do ar para os seres vivos?
..................................................................................................................................
8) O que é vento?
.........................................................................................................................................
9) Como se formam os ventos?
.............................................................................................................................
10) Diferencie pé de vento de redemoinho. (ver no dicionário do folclore brasileiro)
.............................................................................................................
11) O ar é uma mistura de substâncias importantes que participam de várias reações químicas na natureza e dentro dos organismos. Na ocorrência de queimadas, qual é o gás comburente, presente no ar, responsável por manter a chama?
( ) Argônio.
( ) Hidrogênio.
( ) Nitrogênio.
( ) Oxigênio.
12) Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:
( ) hidrosfera.
( ) atmosfera.
( ) biosfera.
( ) litosfera.
13) É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de
( ) Estratosfera.
( ) Exosfera.
( ) Troposfera.
( ) Mesosfera
( ) Termosfera
14) Assinale V nas afirmativas verdadeiras ou F nas falsas.
( ) A atmosfera torna possível o vôo de certos animais e dos aviões.
( ) A atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.
( ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.
( ) É da Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a fotossíntese.
( ) Na estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio.
( ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio(H2).
15) Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela ...
( ) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos.
( ) não torna possível o vôo de certos animais e aviões.
( ) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra.
( ) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida.
16) O que significa efeito estufa da atmosfera? Cite os principais componentes que contribuem para esse fenômeno.
....................................................................................................................................
17) Explique o que pode ocorrer na Terra, com a diminuição da camada de ozônio.
..............................................................................................................................
São Paulo,21 de setembro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com
Data da entrega dos exercícios : 21 até 28/09/2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Acesso:
Links dos Vídeos
https://youtu.be/VUy6VC27He8 - Fogo no Pantanal: animais sofrem com as queimadas históricas no bioma
https://youtu.be/MXPP5VqydOk- Incêndio no Pantanal
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –
FATORES E IMPACTOS AMBIENTAIS
Habilidade:
(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.
Objetivo: Diversidade de ecossistemas Fenômenos naturais e impactos ambientais
Leia o texto e responda:
Incêndios no Pantanal causam devastação, matam animais e emitem alerta climático
Região abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção, além de pássaros raros e a mais densa população de onças-pintadas do mundo.
O Pantanal é menor e menos conhecido do que a floresta amazônica, mas as águas normalmente abundantes e a localização estratégica da região — entre a floresta tropical, vastos campos do Brasil e florestas secas do Paraguai — o tornam um atrativo para os animais.
Os incêndios agora estão ameaçando um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta, dizem os biólogos. O Pantanal abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção. Em toda esta paisagem geralmente exuberante de
O fogo não é novidade na região. Por décadas, os fazendeiros usaram as chamas para devolver nutrientes ao solo de forma barata e renovar o pasto para o gado de corte. Mas essas chamas, alimentadas pela seca, agora queimam com força histórica, correndo pela vegetação ressequida. Os maiores incêndios no Pantanal neste ano representam o quádruplo do tamanho do maior incêndio na floresta amazônica, mostram os satélites da Nasa.
Um recorde de
No mês passado, a Reuters testemunhou um incêndio que atingiu de uma floresta a uma pastagem perto do portal turístico de Poconé, no Estado de Mato Grosso. A temperatura no solo subiu para 46,5ºC.
Nada de inundação
O Pantanal é conhecido por ser úmido, não seco. A maior planície inundável do mundo normalmente se enche de água durante a estação chuvosa, de novembro a abril de cada ano.
Camargo se lembra de ter navegado nas águas ainda criança
Este ano, as inundações não vieram. Apenas um pouco de água se acumulou em uma vala próxima, afirmou ele.
Agora, com a evaporação da água na estação seca, o rio Paraguai, que corta o Pantanal, atingiu seu ponto mais baixo desde 1973, segundo Julia Arieira, pesquisadora de clima da Universidade Federal do Espírito Santo.
Os especialistas atribuem a seca ao aquecimento do Oceano Atlântico, logo acima do equador, que está retirando a umidade da América do Sul e a enviará para o norte, provavelmente na forma de furacões mais fortes.
Os especialistas atribuem a seca ao aquecimento do Oceano Atlântico, logo acima do equador, que está retirando a umidade da América do Sul e a enviará para o norte, provavelmente na forma de furacões mais fortes.
As mudanças nas temperaturas do oceano são "um provável fator das condições de seca que temos visto até agora este ano no Pantanal", de acordo com Morton, que lidera o laboratório de ciências biosféricas da Nasa.
Morton afirmou que a fase quente também pode estar contribuindo para mais seca na parte sul da Amazônia, onde os incêndios provavelmente atingiram em agosto o maior número em 10 anos, e nos pântanos da Argentina, onde as chamas são as piores desde 2009.
Mais preocupante ainda, Morton teme que o aquecimento global possa desorganizar a Oscilação e deixá-la permanentemente na fase quente, contribuindo para mais incêndios.
Animais mortos
Nenhum ser humano morreu nos incêndios do Pantanal, segundo o tenente-coronel Jean Oliveira do estado de Mato Grosso, que tem liderado todos os órgãos do governo na resposta ao incêndio.
As vítimas, disse ele, são animais selvagens.
Na área queimada de
A guia local Eduarda Fernandes, que está trabalhando com a equipe de resgate, andou pela área com os pés afundando na fuligem.
Ela pegou uma cobra petrificada no fogo que havia mordido o próprio corpo. Um biólogo disse ter sido provavelmente uma reação involuntária, com o animal buscando qualquer forma de escapar da dor de ser queimado vivo.
( texto retirado e adaptado: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/09/14/incendios-no-pantanal-causam-devastacao-matam-animais-e-emitem-alerta-climatico.ghtml)
Responda:
1) Por que os incêndios agora estão ameaçando um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta, o Pantanal mato-grossense?
............................................................................................................
2) O fogo não é novidade na região do Pantanal. Por décadas, os fazendeiros usaram o fogo para quê?
...................................................................................................
3) Quantos quilômetros quadrados foi queimado até 6 de setembro e qual o percentual representa do Pantanal brasileiro, de acordo com uma análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro?
..........................................................................................................................
4) O Pantanal é conhecido por ser úmido, não seco. A maior planície inundável do mundo normalmente se enche de água durante quais meses cada ano?
............................................................................................................................
5) O que os especialistas atribuem um provável fator das condições de seca do Pantanal?
..........................................................................................................................
]
6) Até o momento algum ser humano morreu com os incêndios no Pantanal, segundo o tenente-coronel Jean Oliveira do estado de Mato Grosso?
...........................................................................................................................
7) Quais são as maiores vitimas nesta área queimada?
..................................................................................................................................
8) Qual a importância dos organismos consumidores para os ecossistemas?
..................................................................................................................................
9) Qual a importância de preservarmos a floresta do Pantanal?
..........................................................................................................................
10) Cite os problemas relacionados ao Incêndios no Pantanal.
..........................................................................................................................
São Paulo, 08 de setembro de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com
Data da entrega dos exercícios : 17 até 21/09/2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Acesso: Links dos Vídeos
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Você deverá assistir às videoaulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP.
10/08 - 7° ano EF - Ciências – Saúde
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –
INDICADORES DE SAÚDE E AMBIENTE - p. 88 até 111
Habilidade:
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros - e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Objetivo: Fenômenos naturais e impactos ambientais Programas e indicadores de saúde pública
Planejamento ações de saúde pública
1) Quais os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?
............................................................................................................
2) O que podemos fazer para nos prevenir de adquirir problemas de saúde?
...................................................................................................
3) Você já ouviu falar em indicadores de saúde? Cite alguns exemplos.
..........................................................................................................................
4) Como a qualidade da água está relacionada com a saúde de uma população?
............................................................................................................................
5) Quais as regiões do Brasil tem maior acesso aos serviços de coleta de esgoto?
..........................................................................................................................
6) Qual a importância da cobertura de vacinação, ou taxa de imunização da população?
...........................................................................................................................
7) Qual a importância de manter elevadas as taxas de cobertura de vacinação?
..................................................................................................................................
8) Cite as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI)
a) .......................................
b) ......................................
c) ......................................
d) .......................................
9) Quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas, quando falamos de COVID19?
.............................................................................................................................
10) Como as tecnologias digitais podem contribuir para a melhoria da saúde publica e individual?
.............................................................................................................
11) O que são políticas públicas de saúde?
..........................................................................................................................
12) Quais as diferenças entre soro e vacina?
............................................................................................................................................
13) Explique qual a importância das campanhas de vacinação?
.........................................................................................
14) Pesquise, a origem da vacina contra o sarampo.
..........................................................................................................................
15) Como a utilização de tecnologias digitais, pode impactar a área da saúde?
..........................................................................................................................
16) O que significa expectativa de vida nos tempos atuais? Cite alguns fatores que ajudou o aumento nos últimos anos?
....................................................................................................................................
17) Explique a importância do uso de indicadores (ambientais, de saúde, de serviços, etc) para o estudo da qualidade de vida da população.
..............................................................................................................................
18) Explique por que as boas condições de saneamento básico contribuem para a redução de determinadas doenças.
.................................................................................................................................................................
19)(FCMSC-SP/2019-2)Um homem foi picado por uma jararaca e procurou auxílio médico em um hospital. Para inibir o efeito das toxinas contidas no veneno da serpente, o médico indicou para esse homem
( ) soro terapêutico.
( ) vacina polivalente.
( ) antibiótico.
( ) antirretroviral.
( ) anti-helmíntico.
20) Várias enfermidades podem ser prevenidas por meio de vacinas como agentes imunizadores. Entre as doenças a seguir, marque a única que ainda não possui vacina liberada para comercialização.
a) Raiva.
b) Rubéola.
c) Gripe.
d) Sarampo
e) COVID-19
São Paulo, 17 de agosto de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com
Data da entrega dos exercícios : 17 até 21/08/2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Acesso:
Links dos Vídeos
https://youtu.be/oLjjv5w3Amw - Fotossíntese
https://youtu.be/8o4NqDZU14w - Seres Autótrofos e Heterótrofos.
https://youtu.be/rmXh9Gt3Jpc - Cadeia Alimentar.
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza –
FATORES E IMPACTOS AMBIENTAIS - p. 48 até 73
Habilidade:
(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.
Objetivo: Diversidade de ecossistemas Fenômenos naturais e impactos ambientais
Fatores que compõem os ecossistemas p.49 até 51
1) O que significa impacto ambiental?
............................................................................................................
2) O que pode provocar impactos ambientais?
...................................................................................................
3) O que chamamos de nicho ecológico?
..........................................................................................................................
4) Diferencie seres autótrofos de seres heterótrofos.
............................................................................................................................
............................................................................................................................
5) Explique resumidamente o processo da fotossíntese.
..........................................................................................................................
]
6) Por que os organismos produtores recebem esse nome?
...........................................................................................................................
7) Qual a importância dos organismos produtores para os ecossistemas?
..................................................................................................................................
8) Qual a importância dos organismos consumidores para os ecossistemas?
..................................................................................................................................
9) Observe a teia alimentar e responda:
9.A) Quem representa os seres produtores na figura acima?
..........................................................................
9.B) Quem representa os seres consumidores primários na figura acima?
..........................................................................
..........................................................................
9.D) Assinale, quais seres não foram representados nesta teia alimentar?
( ) seres produtores
( ) seres decompositores
( ) seres consumidores primários
( ) seres consumidos secundários
( ) todos foram representados
Impactos ambientais causados por ação humana
e catástrofes naturais p.52 até 73
10) Por que não devemos consumir alimentos de um solo que foi contaminados por substancias tóxicas?
..........................................................................
11) O animal carnívoro que se alimentar de um animal herbívoro que ingeriu plantas com substancias tóxicas, seu corpo ainda pode estar contaminado? Justifique.
..........................................................................................................................
12) No caso do desastre de Mariana, quais os agentes poluidores da água foi encontrado?
............................................................................................................................................
13) Qual a importância da mata ciliar?
.........................................................................................
14) Cite os problemas relacionados ao desmatamento.
..........................................................................................................................
15) Pesquise, o significado de eutroficação.
..........................................................................................................................
16) Por que as algas que não recebem luz, após um desastre ambiental por petróleo, morrem?
..........................................................................................................................
17) O solo no local onde você vive está mais revestido por concreto ou exposto? O que isso traz de impacto ambiental?
..........................................................................................................................
18) Cite 5 impactos ambientais causados por catástrofes naturais.
1) ..................................
2) ...............................
3) ...............................
4) ...............................
5) ...............................
19) Qual desastre ambiental é mais freqüente no Brasil causados por catástrofes naturais?
..........................................................................................................................
20) Diferencie teia alimentar e cadeia alimentar.
..........................................................................................................................
São Paulo, 03 de agosto de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Nome : .................................. nº ................ 7º ano ........ Data ..../...../2020
Profa. Ana Salete – Ciências da Natureza
Atenção:
Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou numa folha separada e entregue por email:
e-mail: anasaletegomes@gmail.com Data da entrega dos exercícios : 07/08/2020
Acesso:
29/06 - 7º ano EF - Ciências - 4° Revolução industrial: Aula VIII
06/07 - 7° ano EF - Ciências - Tecnologia no cotidiano
Pesquisar e ler o livro: Inovar 7 Ciências da Natureza – Matéria e Energia
Habilidade:
(EF07CI17) F07CI17*) Reconhecer e explicar como a tecnologia da informação e comunicação está presente na sociedade e propor seu uso consciente em situações do cotidiano e para o trabalho.
Objetivo: Máquinas simples. História dos combustíveis e das máquinas térmicas
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias como automação e informatização.
Objetivo: Máquinas simples História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Máquinas térmicas e novas tecnologias – p.
1) O que são máquinas térmicas?
............................................................................................................
2) Como é o funcionamento das máquinas térmicas?
...................................................................................................
3) Quais os combustíveis usados nas máquinas térmicas??
..........................................................................................................................
4) Cite alguns exemplo de maquinas térmicas.
............................................................................................................................
5) O que é gasogênio? Em que época foi utilizado?
..........................................................................................................................
]
6) Explique resumidamente o funcionamento do motor do automóvel a combustão?
...........................................................................................................................
7) O planeta Terra está em equilíbrio termodinâmico? Justifique.
..................................................................................................................................
8) O que diz a segunda lei da Termodinâmica?
..................................................................................................................................
Leitura do texto: A Revolução Industrial e o mundo contemporânea – p.235 a 236
9) Por que as máquinas foram tão importantes na Revolução Industrial?
..........................................................................
10) Qual a principal característica da Segunda da Revolução Industrial?
..........................................................................
11) Qual a principal característica da Terceira da Revolução Industrial?
..........................................................................
12) Por que muitos consideram que estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial?
..........................................................................................................................
13) Cite 3 exemplos de combustíveis fósseis.
a)...................
b)....................
c) ...................
14) Qual é o principal componente do carvão mineral?
.........................................................................................
15) Qual a importância do carvão mineral no processo de industrialização mundial?
..........................................................................................................................
16) Pesquise, o processo de fabricação do etanol.
..........................................................................................................................
17) Quais as invenções tecnológicas mais utilizadas no sociedade atual?
..........................................................................................................................
18) Para que servem as invenções tecnológicas utilizadas atualmente?
..........................................................................................................................
19) Qual a importância do surgimento do plástico?
..........................................................................................................................
20) Cite 5 utilidades do plástico no cotidiano atual.
1) ..................................
2) ...............................
3) ...............................
4) ...............................
5) ...............................
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
6. Qual a característica principal do solo no Bioma Mata Atlântica?
Rompimento da barragem em Brumadinho
Rompimento da barragem
Número de mortes e desaparecidos
Impactos ambientais
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
São Paulo, 15 de junho de 2020
As atividades, devem ser entregues até o dia 22/05/2020
Professora é para fazer no caderno?
ResponderExcluirSim
ExcluirTem que tirar a foto e mandar pelo e-mail
ResponderExcluirQuem ainda não fez, pode me enviar, pois vou utilizar para compor as notas do 1o Bimestre.
ExcluirObrigada
Professora eu fiz as lições mas não estou conseguindo enviar
ResponderExcluirSou eu Maria Luiza Bezerra do 7 ano c
ResponderExcluirProfessora é em folha separada
ResponderExcluirProfessora tem que copiar o texto de brumadinho?
ResponderExcluirProfessora posso só responder as questões ou tem que copiar?
ResponderExcluirProfessora tem que responder também no livro de ciências?
ResponderExcluir