São Paulo, 30 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Educação Física)
Atividade - 4º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 11/12
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF14)- experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF06EF15)planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o oponente. (EF06EF16) identificar as características(códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, intuições) das lutas do Brasil.
CADERNO DO ALUNO - VOLUME 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – LUTAS DO BRASIL
ATIVIDADE 1 –LUTAS DO BRASIL. pág 98
No seu caderno do aluno, na tabela você deve circular o que considera com uma luta sendo criada no Brasil.
Agora que você circulou as lutas que se originaram no Brasil, faça uma breve pesquisa sobre sua história. Você pode escrever no seu caderno do aluno pág.99
ATIVIDADE 2- OUTRAS LUTAS DO BRASIL pág 99
Agora que você descobriu que algumas lutas tiveram sua origem no Brasil, que tal conhecer um pouco mais sobre sua história e características?
PARTE 1- Leia os textos a seguir para entender um pouco da origem de algumas lutas:
PARTE 2- Agora vamos assistir aos vídeos sobre algumas lutas:
Jiu-Jitsu https://youtu.be/UXZ7p_aDwP0
Capoeira https://youtu.be/kjbgqL2cknU
Huka-Huka https://youtu.be/RilLU4MV36c (neste vídeo com a participação de Anderson Silva)
Luta Marajoara https://youtu.be/uK2oZ2-iPac
PARTE 3- Vamos relembrar e conhecer mais sobre as lutas. No quadro do seu caderno, preencha sobre a capoeira. Pág.100
ATIVIDADE 3- LUTAS E SEUS ELEMENTOS MATERIAIS . pág 100
Associe as colunas laterais com a coluna central usando um traço.
ATIVIDADE 4 – FINALIZAÇÃO!
Após os vídeos que você assistiu, as pesquisas realizadas, responda:
1- O que você achou das lutas brasileiras?
2- Já conhecia alguma delas? Qual?
3- De todas as lutas, qual delas você gostaria de praticar? Porque?
Entregar dia 11/12
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade - 4º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 26/11
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF24*)- praticar um ou mais jogos de tabuleiro, utilizando as habilidades técnico-táticas básicas e respeitando as regras. (Jogos de tabuleiros)
CADERNO DO ALUNO - VOLUME 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – JOGOS DE TABULEIRO
ATIVIDADE 1 – RELEMBRANDO OS JOGOS DE TABULEIRO. pág 92
No seu caderno, responda:
1- Quais os jogos de tabuleiro que você conhece?
2- Você lembra as regras dos jogos de tabuleiro que conhece? Se sim, descreva.
3- Dos que você conhece, qual mais gosta?
ATIVIDADE 2- HORA DO TABULEIRO! pág 93
No quadro do seu caderno tem 3 jogos: 1-dama; 2-trilha e 3 mancala. Anote as principais regras desses jogos.
JOGO MANCALA https://youtu.be/B9JNe-dHu_A
ATIVIDADE 3- O MUNDO MÁGICO DO XADREZ . pág 93
Nesta atividade você vai conhecer o jogo de xadrez. Leia o texto Teatro de Xadrez.
ATIVIDADE 4 – NA TRILHA DO TABULEIRO. pág 95
Pesquise sobre o jogo de xadrez e complete o quadro no seu caderno:
História do Jogo de tabuleiro xadrez
Quais as peças do jogo e seu movimentos
Regras
Estratégias
Curiosidades
ATIVIDADE 5 – GUERRA DOS REIS. pág 95 E 96
Agora você vai vivenciar o jogo. Jogue com alguém da sua família, se você não tem o tabuleiro.
Assista esse vídeo pelo link https://youtu.be/kJTwOfl0RmA
ATIVIDADE 6 – XADREZ BRUXO. pág 96
O jogo xadrez bruxo é conhecido como xadrez humano, no filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, eles jogam. No filme acontece várias jogadas, se quiser saber mais. .....pode assistir ao filme.
ATIVIDADE 8 – XEQUE-MATE. Pág98
Para finalizar, responda as questões abaixo:
1- Qual a peça fundamental no jogo de xadrez?
2- Como e quando acontece o xeque-mate?
3- Explique o que acontece quando o peão chega a última casa do tabuleiro.
Entregar dia 26/11
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade - 4º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 13/11
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF01)- experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos,identificando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários. (jogos eletrônicos).
CADERNO DO ALUNO - VOLUME 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O UNIVERSO DOS JOGOS ELETRÔNICOS
ATIVIDADE 1 – OS JOGOS MAIS LEGAIS QUE JÁ BRINQUEI. pág 87
No seu caderno, anote todos os jogos eletrônicos que você gostou de brincar e o porquê.
ATIVIDADE 2- CONSTRUINDO UMA TRILHA DO CONHECIMENTO! pág 88
Como o quadro no seu caderno do aluno escolha um jogo eletrônico e faça uma pesquisa, que deverá conter:
HISTÓRIA
COMO SE JOGA
QUEM BRINCA MAIS COM ESSES JOGOS, CRIANÇAS, ADULTOS OU ADOLESCENTES?
POR QUE?
CURIOSIDADES.
ATIVIDADE 4- EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS. pág 89
Assista aos vídeos sugeridos na sua apostila e depois responda.
1- Em sua opinião, existe alguma semelhança entre os primeiros jogos e os jogos que você joga atualmente? Quais?
2- Quais foram os primeiros videogames a surgirem no mercado?
3- Quais os personagens do games que fizeram mais sucessos?
4- O que os games atuais tem de melhor e de pior que os do passado?
ATIVIDADE 5 – PAC-MAN pág 89
Pesquise sobre o jogo e faça um breve resumo.
DICA: pode pedir ajuda á sua família provavelmente alguém já jogou.
ATIVIDADE 6 – OUTRAS FORMAS DE JOGAR. pág 91
Pesquise um jogo eletrônico que se relacione com esportes, danças, etc., e preencha o quadro na sua apostila.
ATIVIDADE 7 – AUTOAVALIAÇÃO pág 92
Agora faça uma reflexão das atividades anteriores e das considerações das professoras da CMSP e responda aos questionamentos a seguir:
1- Como foi minha participação na realização de todas as atividades propostas?
2- O que eu aprendi durante o estudo dos jogos eletrônicos?
3- Quais os pontos positivos e os negativos que eu considero sobre o uso freqüente dos jogos eletrônicos para as diversas faixas etárias?
Entregar dia 13/11
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade - 3º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 08/10
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF18)- experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF06EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.(EF06EF21) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características(instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
CADERNO DO ALUNO - VOLUME 3 – PARTE 1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANAS
ATIVIDADE 1- INVESTIGANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS URBANAS! pág 53
Após as aulas ministradas pelas professoras da CMSP, você conheceu as práticas de aventuras urbanas, agora responda as questões do seu caderno do aluno .
1-O que você conhece sobre as práticas de aventuras urbanas?
2-Em algum momento você já praticou ou assistiu alguma prática corporal de aventura urbana?Onde?
3-Você saberia citar quais os locais disponíveis em sua comunidade para esta prática?
ATIVIDADE 2- ATITUDE!
TEXTO 1 - PARKOUR. Pág 54
TEXTO 2 – SLACKLINE Pág 54 e 55
Após a leitura dos textos, responda:
1- O que você considera mais importante para a prática do parkour e do slackline?
2- Quais os locais apropriados para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno?
3- Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura e eficaz para seus participantes?Justifique?
4- Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em equipe? Justifique?
ATIVIDADE 4- VAMOS NOS AVENTURAR? pág 56
Agora você assistira alguns vídeos para ampliar seus conhecimentos sobre o parkour e slackline. No seu caderno tem alguns links também, você poderá assistir este que estou enviando ou os que estão no seu caderno.
Parkour https://youtu.be/VQ2KcDe2UGE
Sackline https://youtu.be/m-VmqH2q1E8
Após você assistir a esses vídeos responda;
1- Você gostaria de praticar um desses esportes?
2- Qual você escolheria e por que?
ATIVIDADE 5 – FÁBRICA DE IDÉIAS! PÁG 56
Infelizmente nesse momento não podemos praticar presencialmente esse esporte, então faça uma pesquisa e preencha o quadro no seu caderno do aluno. Pág57
Entregar dia 08/10
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade - 3º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 24/09
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF25*)- Identificar e diferenciar exercício físico de atividade física. (EF06EF09) construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos.
CADERNO DO ALUNO - VOLUME 3 – PARTE 1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA: IDENTIFICANDO E DIFERENCIANDO.
ATIVIDADE 1- IDENTIFICANDO EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADES FÍSICAS pág 49
Observe as imagens no seu caderno página50 e indique se fazem referência a exercício físico ou atividade física. Utilize 1( um) para exercício físico e 2 (dois) para atividade física.
Agora responda as questões a seguir no seu caderno:
1-
2-
3-
4-
5-
ATIVIDADE 2- (RE) CONHECENDO EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA. Pág 50
Leia a definição dos dois e responda no quadro que está no seu caderno do aluno. Pág 51
ATIVIDADE 3- É MELHOR NÃO FICAR PARADO, ENTÃO SE MEXA! pág 51
Leia o texto no seu caderno e realize uma pesquisa sobre o que é o sedentarismo e quais são os principais riscos causados por ele.
ATIVIDADE 4- MANDANDO VER! PÁG 52
Hora de se desafiar criando uma rotina de atividade física e/ou exercício físico. No seu caderno tem um quadro de 7 dias, complete os dois quadros e responda:
1- O que é atividade física?
2- O que é exercício físico?
3- Existe diferença entre fazer uma atividade física e um exercício físico? Por quê?
4-Quais os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?
Entregar dia 24/09
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade - 3º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 02/09
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF23*)- Identificar as capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica, relacionando a melhoria do desempenho ao desenvolvimento das mesmas.
CADERNO DO ALUNO
ATIVIDADE 1- RELEMBRANDO AS CAPACIDADES FÍSICAS UTILIZADAS NO HANDEBOL pág 47
Leia as perguntas e responda na apostila.
ATIVIDADE 2- ATLETISMO E CAPACIDADES FÍSICAS. Pág 48
Leia e responda na apostila.
ATIVIDADE 3- GINÁSTICA E CAPACIDADES FÍSICAS pág 48 E 49
Leia e responda na apostila.
ATIVIDADE 4- CAPACIDADES FÍSICAS X DESEMPENHO
Faça uma pesquisa individual sobre “A importância das capacidades físicas para melhorar o desempenho nas práticas corporais”. Ao final, construa um texto com esse tema.
Entregar dia 02/09
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade - 3º bimestre- Educação Física- 6º anos Profª Márcia
Entregar dia 21/08
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF06EF08)- Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas. (EF06EF09)-Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos.
CADERNO DO ALUNO
ATIVIDADE 1- O QUE VOCÊ SABE SOBRE A GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO: pág 54
Leia as perguntas e responda no seu caderno: 1 à 6.
ATIVIDADE 2- GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E AS CAPACIDADES FÍSICAS. Pág 54
Leia os conceitos e relacione com a capacidade física no seu caderno.
ATIVIDADE 3- EXERCÍCIOS E CAPACIDADES FÍSICAS pág 55
Olhe as imagens e descreva o nome do exercício e a capacidade física.
No quadro abaixo, registre um movimento /exercício a uma das capacidades físicas descritas anteriormente.
ATIVIDADE 4- DIFERENTES TIPOS DE GINÁSTICA pág 56
Complete o quadro, com algum dos tipos de Ginástica de Condicionamento Físico, pode completar no espaço “outros”.
ATIVIDADE 5 – TIPOS DE CONDICIONAMENTO pág 57
Responda as questões de A até a E.
ATIVIDADE 6- A AULA É SUA VAMOS SUAR?
VOU MONTAR UM CIRCUITO E VOCÊ VAI FAZER POR 1 MINUTO CADA ESTAÇÃO (EXERCÍCIO), DESCANSAR 30 SEGUNDOS E DEPOIS TROCAR.
1ª ESTAÇÃO- FLEXÃO DE BRAÇO
2ª ESTAÇÃO- POLICHINELO
3ª ESTAÇÃO- AGACHAMENTO
4ª ESTAÇÃO- ABDOMINAL
5ª ESTAÇÃO- CORRIDA ZIGUE-ZAGUE
LEMBRANDO QUE ESSAS ATIVIDADES FORAM EXECUTADAS PELAS PROFESSORAS DA CMSP Mara e Juliana.
Depois que você executar o circuito faça um comentário em seu caderno de como foi essa experiência, o que foi fácil, qual foi difícil e assim por diante.
Entregar dia 21/08
ATENÇÃO FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIE POR FOTO.
COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.
marciarosati@professor.educacao.sp.gov.br
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
São Paulo,06 de julho de 2020
Área; Linguagens ( Educação Física)
São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Linguagens (Educação Física)
Entregar dia 09/04/2020
ResponderExcluirNão pode enviar amanhã é que eu me atrasei
ExcluirBoa tarde.
ExcluirEstou recebendo ainda.
Bom dia ,poderia verificar se recebeu meu email com as atividades enviei ontem meu nome é Bruno Quirino da Silva 6A.Obrigado
ResponderExcluirBoa tarde.
ExcluirNão recebi.
ResponderExcluirBoa noite professor a lição foi enviada hoje no e-mail do senhor Felipe do 6 ano A
Ok.
Excluirobrigada
Bom dia gostaria de saber se ainda pode se entregar as lições pq estava sem internet para minha filha fazer as lições
ResponderExcluirProfessora eu posso fazer hj eu consegui acessar hj
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirProfessora só consegui acessar o site hj,ainda posso entregar?
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirPodem entregar sem problemas.
Professora Márcia
Alunos estamos fechando o bimestre não esqueçam de enviar as atividades.
ResponderExcluirProfessora Márcia
Boa tarde. Data de entrega da atividade do dia 31/08 é 11/09. Desculpe meu engano. Façam as atividades, não deixem acumular.
ResponderExcluir