LÍNGUA PORTUGUESA - 8º anos A, B, C, D - Professora Renata

São Paulo, 30 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Professora Renata

Série: 8ºs anos A, B, C, D e E

Língua Portuguesa

Data de entrega: 11/12/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata

ekanashiro@professor.educacao.sp.gov..br – Professora Eurica

 

Habilidade trabalhada:

 

EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.

 

https://youtu.be/lBBI36_BJ6g

 

- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4

 

- Atividade 2 – Retomadas e avanços na construção de um Texto

 

Exercícios 1 à 5 – página 31

Atividade 3 – A Língua em uso nos textos – exercícios 1 à 5 – páginas 32 e 33

 

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

 

Apostila azul – Aprender Sempre

Aula 3 – No varal, o conto!

Páginas 14 – leitura e exercícios

EF89LP35 – Criar contos ou crônicas (em especial líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventuras de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre outras constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso da produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

 

Trabalho de final de ano

Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.

Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.

Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.

Enviar até 05  dedezembro

Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Renata

Série: 8ºs anos A, B, C e D

Língua Portuguesa

Data de entrega: 27/11/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata

 

Habilidade trabalhada:

 

EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.

 

https://youtu.be/lBBI36_BJ6g

 

- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4

 

- Atividade 1 – Textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!

 

Leitura do texto 3 – Estátua do Borba Gato é derrubada e jogada em rio – páginas 28 e 29.

Leitura do texto 4 – Jornal acontece aqui – páginas 29 e 30

Exercícios 5, 6 e 7 – página 30

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

Apostila azul – Aprender Sempre

https://youtu.be/ILYRpl5Z_70

https://youtu.be/qrbLkQl3hwo

Aula 2 – Dom Quixote

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

Páginas 09, 10, 11,12 e 13

Ler os textos 2 e 3, e fazer os exercícios. Podem fazer na apostila mesmo.

Trabalho de final de ano

Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.

Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.

Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.

Enviar até 23 de novembro.

Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


São Paulo, 03 de novembro de 2020.

 

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Renata

Série: 8ºs anos A, B, C, D e E

Língua Portuguesa

Data de entrega: 13/11/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata

             aborboleta112@gmail.com – Professora Eurica

 

Bom dia queridos alunos, tudo bem?

Chegamos no Quarto bimestre!

Esse bimestre trabalharemos (eu e a prof. Eurica do 8 E), as duas apostilas a Aprender Sempre e o Caderno do Aluno – volume 4.

Vamos passar as coordenadas do que estamos solicitando. Não deixem para a última hora, podem nos perguntar se tiverem dúvidas.

Vamos ler bastante, nessa aula temos 2 textos, um da Apostila Aprender Sempre colocamos um vídeo do Youtube, acompanhem junto com o ator, que está lendo para ficar mais fácil a compreensão.

 

Habilidade trabalhada:

 

EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.

 

https://youtu.be/UpFqfhuq47c

https://youtu.be/6onCELKhQQM

 

 

- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4

 

- Atividade 1 – Textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!

 

Leitura do texto 1 – A destruição dos monumentos históricos – páginas 23 e 24;

Leitura do texto 2 – Os monumentos históricos e a destruição – páginas 25, 26 e 27

Exercícios 1- a), b) e c) 2) escrever no caderno o que é um editorial, 3) e 4) – páginas 27 e 28.

 

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

 

Apostila azul – Aprender Sempre

Aula 1 – Muito bicho!

https://youtu.be/7BM4J1jU3Xo

 

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

 

- Assistir e ouvir a leitura do texto Trezentas onças – pois esse conto é um texto gaúcho, tem muitos dialetos e vocabulários próprios daquela região do Brasil.

Leitura do texto 1 – Trezentas onças – J. Simões Lopes Neto – páginas 3, 4 e 5

Exercícios 1), 2) a, b, c), 3) a, b, c, d, e.; 4) - páginas 5, 6 e 7.

 

 

Trabalho de final de ano

Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.

Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.

Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.

Enviar até 23 de novembro.

Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.

 


















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Renata

Série: 8ºs anos A,B,C, D, E

Língua Portuguesa

Data de entrega: 10/10/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com

 

Prof. Eurica – 8 E

E-mail: aborboleta112@gmail.com

 

 

Habilidade trabalhada:

 

EF89LP1B – Desenvolver estratégias de leitura crítica frente aos textos, jornalísticos, midiáticos, entre outros.

EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordância nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo, etc) e, funcionamento em um texto.

 Bom dia, queridos alunos! Como vocês estão? Espero que todos bem.

 Na aula de hoje (dessa semana) vamos estudar a Apostila 3 – parte 1 – gravei um vídeo contendo explicações sobre as aulas, espero que assistam e façam as anotações, depois enviem tudo para nós.

Segue abaixo os links das aulas:

Parte 01: https://youtu.be/EoixtgHS7fI

Parte 02: https://youtu.be/sh1oklKdzNs

Parte 03: https://youtu.be/tPUyLt8rYzE

Parte final: https://youtu.be/CZNv4Ytn7-s

Página 20 – responder as questões da Atividade 1 e Leitura do Texto 1 – Labirintos.

Página 21 – Responder as questões de a) a e) – Atividade 2 – Revisitando a Gramática – leitura e responder as questões 1, 2 e 3.

Página 22 – Responder a questão 4 – Leitura do texto 2 – No labirinto de Creta

Página 23 – Continuação da leitura – Responder as questões do exercício 1) de a) a e)

Página 24 – Leitura

Página 25 – Leitura

Página 26 – Leitura

Páginas 27 e 28 - Exercícios

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

 

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Renata

Série: 8ºs anos A,B,C, D

Língua Portuguesa

Data de entrega: 25/09/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com

 

Habilidade trabalhada:

 

EF69LP36A – Produzir textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

 

 

Artigo de divulgação científica

 

Esta atividade é referente a Apostila 2- parte 1 do Caderno do Aluno/Currículo Paulista

Façam as atividades no caderno e enviem para mim, leiam os textos, respondam as questões e faça o artigo de opinião, sobre um dos temas citados.

Obrigada,

 Fiquem com Deus.

 

 

texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema.

Possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.

Características

Esse tipo de modalidade textual é muito utilizado no mundo acadêmico, seja na produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, resenhas, dentre outros.

São apresentados com uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais com verbos na terceira pessoa) de acordo com as normas da língua.

Por esse motivo, são evitadas as expressões populares, a linguagem coloquial, gírias e figuras de linguagem como a redundância e a ambiguidade.

É notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.

Eles são escritos por pesquisadores e especialistas no assunto dedicados ao ramo da ciência por meio de métodos científicos.

Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.

Os suportes mais utilizados para a divulgação desse tipo de texto são as revistas e jornais científicos, livros, plataformas de divulgação cientifica, televisão, internet.

Para completar o curso numa Universidade do Brasil, a maior parte delas exige um trabalho final do aluno (Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso-TCC).

Tem o intuito de prepará-lo no mundo da pesquisa bem como de testar seus conhecimentos e capacidade de relacionar diversos autores que foram explorados durante o curso.

No trabalho monográfico (de teor científico), o aluno delimita uma área de pesquisa, para assim fazer um recorte do tema que será explorado.

Feito isso, e com o auxílio de um professor orientador, o aluno pesquisa, levanta dados e referências bibliográficas para construir seu trabalho.

Estrutura Textual

Além do padrão básico estrutural dos textos dissertativos (introdução, desenvolvimento e conclusão), os textos de divulgação científica não possuem uma forma rígida.

Eles dependem do tema abordado, do emissor (autor do texto), do público ao qual é destinado (receptores) e do suporte que será divulgado (jornal, revista, televisão, internet).

No entanto, alguns deles, como as monografias, dissertações e teses, seguem algumas regras de produção, a saber:

·         Capa: na capa do texto científico aparecem as informações básicas referente ao trabalho desenvolvido como o título, nome do escritor ou grupo e da instituição.

·         Sumário: no sumário, serão apresentados os títulos de cada capítulo do texto e em qual página cada um se encontra.

·         Dedicatória e Agradecimentos: alguns trabalhos tem uma página específica para a dedicatória e outra para os agradecimentos, donde o pesquisador apresenta as pessoas e/ou instituições que foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa.

·         Resumo: em alguns trabalhos científicos são solicitados os resumos (abstracts em inglês), ou seja, uma breve apresentação (geralmente com limite de palavras) em que o pesquisador vai expor a ideia central de sua pesquisa. Dependendo do trabalho, podem apresentar um resumo na língua materna e outro em língua estrangeira.

  • Palavras-Chave: geralmente abaixo do resumo, são incluídas algumas palavras-chave, ou seja, termos essenciais e pontuais para o desenvolvimento da pesquisa.
  • Epígrafe: nos trabalhos científicos é comum encontrar uma epígrafe, ou seja, uma frase ou parágrafo que tenha alguma relação com o que será discutido no texto.
  • Introdução: parte extremamente importante do trabalho onde deverão aparecer as principais ideias (tese) e conceitos que serão desenvolvidas no texto.
  • Desenvolvimento: chamado também de "antítese", nessa parte serão abordados todos os conceitos e possíveis autores e referências utilizadas. Possui forte presença de argumentação e contra-argumentação com presença de comparações, citações de autores, dados estatísticos.
  • Conclusão: Na conclusão, há um arremate de tudo o que foi exposto, sendo que uma nova ideia geralmente é apontada referente ao que foi apresentado no trabalho. Por esse motivo, essa parte é chamada também de “nova tese”.

·         Bibliografia é o conjunto de obras utilizadas para apoio de trabalhos escolares ou acadêmicos. Ela é fundamental nos trabalhos de investigação, uma vez que oferecem maior propriedade ao texto.

·         A bibliografia inclui obras escritas (desde jornais, revistas, livros, artigos) e, ainda, obras de áudio, de vídeo, ilustrações, etc. e são indicadas no final dos trabalhos em ordem alfabética.

·         Existem normas que se destinam a orientar o jeito certo de fazer as bibliografias, o que facilita a localização das obras e pesquisas posteriores.

No Brasil, as normas são de responsabilidade da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Exemplo de Artigo de divulgação científica

 

 Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

 

A camada de ozônio, o escudo que protege a vida na Terra dos níveis nocivos de radiação ultravioleta, manteve-se estável na última década, conforme estudo elaborado pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado nesta quinta-feira.

Meias antibióticas podem estimular emissões de gases-estufa
Buraco de ozônio retém frio na Antártida, mostra relatório

Por esta avaliação científica sobre a camada de ozônio feita neste ano --a primeira atualização em quatro anos sobre o assunto--, a aplicação do Protocolo de Montreal "impediu um esgotamento maior da camada de ozônio", e ao mesmo tempo "apresentou valiosos benefícios secundários ao mitigar a mudança climática".

O protocolo, que regula o uso do CFC (clorofluorcarboneto), foi aprovado em 1987 por cerca de 200 países.

Os analistas preveem que, exceto nas regiões polares, a camada de ozônio se recupere antes de meados deste século, alcançando os níveis registrados antes de 1980.

Na Antártida, porém, onde o buraco na camada de ozônio é grande, a recuperação será mais demorada e deve ocorrer somente no fim do século 21.

"Na última década, o ozônio em nível global e nas regiões do Ártico e da Antártida não estão mais diminuindo, mas também não estão aumentando", salienta o estudo.

(Fonte: Folha de São Paulo, 16/09/2010)

 

https://youtu.be/aOXZWncy5xY

 

Responda os exercícios abaixo:

1)    O que é um artigo de divulgação científica?

2)    Qual a sua finalidade?

3)    Onde podemos encontrar um artigo desse tipo?

4)    Quais assuntos podem abordar?

5)    Sobre o exemplo que passei sobre A camada de Ozônio., qual o título da divulgação científica.

6)    Qual o assunto do texto acima?

7)    Qual o problema citado no texto?

8)    Faça a atividade 4 da página 27, da apostila:

Agora é a sua vez de produzir um artigo de divulgação científica. Para isso você precisará pesquisar a respeito dos temas abaixo, escolha um, e faça o seu:

- Obesidade infantil;

- Riscos de musculação para adolescentes;

- Para onde vai o nosso lixo?;

-Aquecimento global – causas e consequências

-A importância da vacinação em crianças, jovens e adultos, e as consequências de não se vacinar.

Título? ____________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Mínimo 15 linhas.

 

“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos. Não queria atingir a felicidade levando em conta somente aquilo que ainda não tens, mas aproveite para valorizar aquilo que já te faz feliz.”

Um beijo, abraço, - prof. Renata.

 
























São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR -  LÍNGUA PORTUGUESA e PROJETO DE VIDA

ENVIAR A RESPOSTA EMAIL

Projeto de vida: professoratilcia@gmail.com

Língua Portuguesa 8º A, B, C, D: professorare.oliveira@gmail.com

Língua Portuguesa 8º E ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 98291-6687 (TILCIA) - 98766.3065 (EURICA)

FAÇAM OS EXERCÍCIOS NO CADERNO e enviem., colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email:Atividade INTERDICIPLINAR das disciplinas de Português (Renata- 8 A, B, C, D), (Eurica- 8 E) e Projeto de vida(Tilcia- 8 A, B, C, D, E)

TURMA- TODOS OS 8 ANOS

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020

3 BIMESTRE

Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo

EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais ( ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização. Estilo etc.) em funcionamento em um texto.

 Objetivos:

- Ler e interpretar o gênero textual;

- Compreender os morfemas: prefixos e sufixos com seus significados.

Na aula anterior do CMSP do dia 7/8

MORFEMAS: PREFIXO E SUFIXO

Morfemas são unidades mínimas com significado que auxiliam na composição de palavras na língua portuguesa.

Radical é o morfema base, na qual consta o significado principal da palavra.

 Não tá faltando amor

Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar

E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca

(Kell Smith)

ATIVIDADE

1- DEPOIS DE OUVIR, LER E INTERPRETARA MUSICA RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:

A) Comente Que mensagem a música transmite?

B) Explique os versos destacados na música: 

C)  Retire do texto duas palavras com sufixos. Quais são elas?

D) No texto você encontrou alguma palavra com prefixo? Qual?: 

E) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática? 

F) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê? 

G) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la? 

H) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique: 

I) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela

J) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas: 


São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Professora Renata

Disciplina: Língua Portuguesa

Séries: 8´s anos A,B,C,D

Data de entrega: Até 21/08/2020

E-mail de entrega: professorare.oliveira@gmail.com

Boa tarde queridos alunos, espero que estejam todos bem.

Nessa aula faremos uma revisão, pois vocês irão fazer a Prova de AAP, no próximo dia 14 de Agosto, na sexta-feira.

Bons exercícios e boa prova.

Façam os exercícios no caderno e me enviem.

Habilidades:

EF89LP33 - Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

 Objetivos:

- Estudar o gênero textual conto;

-  Interpretar conto;

- Retomar os elementos da narrativa e explorar aspectos linguísticos do texto, em destaque os discursos direto e indireto.

Tema: Passeando pelos gêneros textuais – parte 2

Como a aula é sobre gênero textual conto, você se lembra de algum conto interessante?

Texto disponível no Caderno do Aluno 8º ano – Volume 2 – Versão estendida.

 A GRANDE SURPRESA

A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou:

- Mãe, o que nós vamos jantar?

A mãe com lágrimas nos olhos, respondeu:

-Filho, não temos nada para comer. Vamos esperar seu pai e vou ver se ele traz algo. Hoje ele foi trabalhar para o Seu Joaquim na plantação. Espero que receba algum dinheiro.

Nesse primeiro texto, notamos que a família passa por um drama enfrentado por muitas famílias brasileiras.

Segundo o texto, que situação é essa?

.............................................................................................................................................................................................................................................................

A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.

- Júlia, vamos rezar para que ele pague senão, não iremos comer.

O pai chegou tarde da noite, carregando uma caixa . As crianças estavam dormindo.

OBSERVE O TEXTO:

“O pai chegou tarde da noite carregando uma caixa. As crianças estavam dormindo”.

O que você imagina haver nessa caixa?

....................................................................................................................................................

A mãe olhou para ele e disse:

- Você chegou tão tarde que as crianças estão dormindo, não aguentaram esperar.

- Então acorde todo mundo, porque eu trouxe uma surpresa para eles!

- O que é isso na sua mão, Sebastião?

- È uma pizza – exclamou o pai feliz.

- Pizza?

- Eu quis fazer um agrdo para vocês! Hoje o Seu Joaquim pagou tudo o que m devia. Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala!

- Muçarela de búfala? Que raio é isso?

- È a mulher do búfalo, Maria!

- Credo, não vou comer isso, não!

Onde já se viu comer búfalo, aquele animal grande  e esquisito!

- Maria você vai comer  a muçarela que foi feita com o leite de búfala, e não búfalo! Vamos chamar as crianças:

No pequeno quarto do casebre, os filhos foram acordados pela mãe.

Ao chegarem à cozinha, viram a pizza sobre a mesa. Seus olhos iluminaram-se. Júlia sem conter as lagrimas, disse:

- Papai, obrigada! Eu nunca comi pizza. Sempre tive vontade de comer.

O pai abraçou as duas crianças e disse:

- Pois hoje, vou matar a vontade de vocês! Sentem-se e comam!

O filho, então, perguntou:

- Pai, do que é feita essa pizza?

- De muçarela de búfala, filho!

- Nossa ! Nunca ouvi falar, mas se é pizza, eu vou comer.

 

Os filhos sentaram-se `a mesa e comeram aquela deliciosa pizza, sem questionar quem era a búfala. A mãe ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.

Lucy Carvalhal

 RESPONDA NO SEU CADERNO

 1)    Você se lembra do texto da aula anterior?

............................................................................................................................................

2)    Há algo em comum entre o texto desta atividade e o da aula passada do CMSP?

...........................................................................................................................................

3)    O texto lido é um Conto. Justifique essa afirmativa com elementos do texto.

............................................................................................................................................

4)    Quanto ao foco narrativo, o narrador é :

a)    (  ) personagem, pois participa da história, narra em 1ª pessoa.

b)    (   ) observador pois não participa da história, narra em 3ª pessoa

5)    Qual é o conflito vivido pelas personagens?

...........................................................................................................................................

6)    Que personagem é responsável por resolver esse conflito? Como isso acontece?

............................................................................................................................................

7)    Sabendo-se que a família vivia sob uma difícil condição econômica, o que se pode inferir de: “ Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala”!.

............................................................................................................................................

8)    Releia o trecho : “A mãe , ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.” Na sua opinião, por que a mãe deixa de lado a reclamação e acompanha a família no deleite daquela pizza?

............................................................................................................................................

RELEIA O TEXTO:

“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.”

Em destaque, no trecho lido, temos:

a)    Discurso direto (   )

b)    Discurso indireto (   )

DISCURSO DIRETO

O discurso direto é a reprodução de  maneira direta, ou seja, a transcrição , reprodução integral da fala de uma personagem, introduzida por travessão e, às vezes, apresentada entre aspas. O discurso direto também é marcado pelos verbos de locução  (dizer, falar, perguntar, questionar, entre outros ).

Exemplo:

“ A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou :

- Mãe, o que nós vamos jantar?

DISCURSO INDIRETO

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob a influência do narrador, o narrador é quem conta aos leitores o que a personagem disse, por isso o faz em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, e sim ” traduzidas “ na linguagem do narrador. Não há uso de travessão.

EXEMPLO:

“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia”.

 CONTO (GÊNERO LITERÁRIO) - Resumo

- Narrativa curta;

- Real ou fictício;

- Enredo ( apresentação, conflito e desfecho)

- Apresenta poucas personagens;

- Tempo reduzido ( cronológico e ou psicológico );

- Espaço limitado;

- Foco narrativo (narrador em 1ª ou 3ª pessoa).

São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)




E.E. Teruko Ueda Yamaguti
São Paulo, 20 de Julho de 2020.
Séries:  8´s anos A,B,C e D
Data de entrega: 29/07/2020.
Prof. Renata
Apostila Aprender Sempre – Oitavo ano – Língua Portuguesa
Habilidades trabalhadas nesta lição:
Habilidade 35– Organizar episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
Habilidade 24– Justificar a presença, em texto, de marcas de variação lingüística, no que diz respeito aos fatores geográficos, históricos, sociológicos ou técnicos, do ponto de vista da fonética, do léxico, da morfologia e da sintaxe.
Habilidade 15– Estabelecer relações entre segmento/s de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.

Responder as questões 18 à 35.
Podem responder na apostila e me mandem fotos.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



São paulo,06 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)



São Paulo, 06 de Julho de 2020.
E.E. TERUKO UEDA YAMAGUTTI

Professora Renata – Língua Portuguesa
Séries: 8´s anos A,B,C e D
Data de entrega:  Até dia 17/07/2020

Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Espero que todos estejam bem e se cuidando!

Vamos continuar com a apostila “Aprender Sempre” – a apostila azul. Peço que façam os exercícios do número  06 ao 17.

Habilidades trabalhadas nesta lição:
Habilidade 35 – Organizar episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
Habilidade 24 – Justificar a presença, em texto, de marcas de variação lingüística, no que diz respeito aos fatores geográficos, históricos, sociológicos ou técnicos, do ponto de vista da fonética, do léxico, da morfologia e da sintaxe.

Habilidade 15 – Estabelecer relações entre segmento/s de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.

































São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Linguagens (Língua portuguesa)


São Paulo, 18 de maio de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesas)


Língua Portuguesa
Séries: 8 anos A, B, C e D.
Professora Renata

Como vão queridos alunos? Espero que todos bem!
Essa semana vamos escrever um pouco:
Quero que escrevam uma notícia, com os itens que passei na primeira semana, pedi que copiassem no caderno. Título, Subtítulo, Cabeça ou Lide, Corpo da notícia, Box ou Caixa.

Tema: CoronaVírus ou COVID 19

Façam no caderno e me enviem pelo e-mail:professorare.oliveira@gmail.com

Para relembrar:
Estrutura do texto jornalístico

Título ou manchete: apresenta geralmente de forma resumida, o principal acontecimento noticiado.
Subtítulo: se refere à aspectos particulares relevantes.
Cabeça ou Lide (lead): é o parágrafo principal da notícia. Com verbos geralmente no tempo presente, resume a notícia. Muitas vezes responde a algumas das perguntas essenciais da notícia.
Corpo da notícia: é a notícia propriamente dita. É onde se apresentam alguns dados levantados. Entre eles: O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê? Para quê?
Box ou caixa: espaço limitado que se coloca junto à notícia e que pode conter: texto explicativo sobre o assunto, dados estatísticos, imagens, fotos.

Preencha com as características da notícia:


São Paulo, 27 de Abril de 2020.
Professora: Renata - 8´s anos A,B,C e D
Disciplina: Língua Portuguesa
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com

Recomendação: Leiam os exercícios, copiem no caderno e respondam. Podem tirar fotos e enviar para mim. Não esqueçam de colocar nome, número e série.
Obrigada. Professora Renata

Vocabulário e Gramática

1 - Uma pessoa altruísta é aquela que...
a) possui mais de 1,80m de altura
b) pratica escalada de montanhas
c) realiza misturas químicas
d) instrui os alunos da autoescola
e) gosta de ajudar, é generosa

2 - A primeira frase do hino brasileiro diz: "Ouviram do Ipiranga às margens plácidas". O que significa "plácidas"?
a) movimentadas
b) rasas
c) fundas
d) calmas
e) frias

3 - A pessoa que tem resiliência é aquela que...
a) consegue praticar esportes diariamente
b) reside em uma casa espaçosa
c) possui uma família grande
d) não tem medo de onças
e) consegue se adaptar à má sorte ou às mudanças

4 - Qual das palavras abaixo apresenta erro de grafia?
a) bruxa
b) enxugar
c) encher
d) xingar
e) mecher

5 - Concatenar é o mesmo que...
a) chorar
b) unir, ligar
c) vender algo
d) juntar conchas na praia
e) ligar uma antena

6 - Perene é o mesmo que...
a) eterno, perpétuo
b) calmo, tranquilo
c) duro, difícil
d) fácil, descomplicado
e) grandioso, gigante

7 - Qual é a fêmea do elefante?
a) elefoa
b) elefã
c) elefanta
d) elefeta
e) elisabeth

8)  Indique os substantivos nas orações abaixo:
a) Esta é minha flor favorita.
b) Dom Casmurro é um romance.
c) A honestidade é essencial nas relações humanas.
d) O cardume migrava para a desova.
e) O ferreiro ensinava-lhe o ofício.

9) O vocábulo caravana é substantivo coletivo de:
a) ( ) ônibus.
b) ( ) atores.
c) ( ) pessoas.
d) ( ) ciganos.
e) ( ) viajantes.

10) Indique os adjetivos nas orações abaixo:
a) Comprei um vestido verde-água.
b) Todos ficaram tristes pela derrota do time.
c) João ficou alegre após a aprovação.
d) O baiano Caetano Veloso é considerado um dos maiores cantores da música brasileira.
e) Aquele jogador é muito alto.







6 comentários:

  1. Essa última lição que é pra fazer no caderno tem que te mandar a foto? Dizendo que eu fiz?

    ResponderExcluir
  2. professora sinto muito mais não vou conseguir fazer essa ultima lição, eu já sou cega por natureza e vcs ainda passam a lição com essa letra pequena, não dá nem pra colocar zoom pra ler '-'
    passem lição do jeito antigo pfv

    ResponderExcluir
  3. pro e obrigatorio fazer no caderno ou pode fazer no word
    e te mandar
    0

    ResponderExcluir
  4. Nossa só isso que tem pra fazer ??

    ResponderExcluir
  5. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...