Professora Renata
Série: 8ºs anos A, B, C, D e E
Língua Portuguesa
Data de entrega: 11/12/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata
ekanashiro@professor.educacao.sp.gov..br – Professora Eurica
Habilidade trabalhada:
EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.
- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4
- Atividade 2 – Retomadas e avanços na construção de um Texto
Exercícios 1 à 5 – página 31
Atividade 3 – A Língua em uso nos textos – exercícios 1 à 5 – páginas 32 e 33
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
Apostila azul – Aprender Sempre
Aula 3 – No varal, o conto!
Páginas 14 – leitura e exercícios
EF89LP35 – Criar contos ou crônicas (em especial líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventuras de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre outras constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso da produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
Trabalho de final de ano
Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.
Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.
Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.
Enviar até 05 dedezembro
Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Renata
Série: 8ºs anos A, B, C e D
Língua Portuguesa
Data de entrega: 27/11/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata
Habilidade trabalhada:
EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.
- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4
- Atividade 1 – Textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!
Leitura do texto 3 – Estátua do Borba Gato é derrubada e jogada em rio – páginas 28 e 29.
Leitura do texto 4 – Jornal acontece aqui – páginas 29 e 30
Exercícios 5, 6 e 7 – página 30
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
Apostila azul – Aprender Sempre
Aula 2 – Dom Quixote
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
Páginas 09, 10, 11,12 e 13
Ler os textos 2 e 3, e fazer os exercícios. Podem fazer na apostila mesmo.
Trabalho de final de ano
Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.
Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.
Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.
Enviar até 23 de novembro.
Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.
São Paulo, 03 de novembro de 2020.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Renata
Série: 8ºs anos A, B, C, D e E
Língua Portuguesa
Data de entrega: 13/11/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata
aborboleta112@gmail.com – Professora Eurica
Bom dia queridos alunos, tudo bem?
Chegamos no Quarto bimestre!
Esse bimestre trabalharemos (eu e a prof. Eurica do 8 E), as duas apostilas a Aprender Sempre e o Caderno do Aluno – volume 4.
Vamos passar as coordenadas do que estamos solicitando. Não deixem para a última hora, podem nos perguntar se tiverem dúvidas.
Vamos ler bastante, nessa aula temos 2 textos, um da Apostila Aprender Sempre colocamos um vídeo do Youtube, acompanhem junto com o ator, que está lendo para ficar mais fácil a compreensão.
Habilidade trabalhada:
EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.
- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4
- Atividade 1 – Textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!
Leitura do texto 1 – A destruição dos monumentos históricos – páginas 23 e 24;
Leitura do texto 2 – Os monumentos históricos e a destruição – páginas 25, 26 e 27
Exercícios 1- a), b) e c) 2) escrever no caderno o que é um editorial, 3) e 4) – páginas 27 e 28.
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
Apostila azul – Aprender Sempre
Aula 1 – Muito bicho!
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
- Assistir e ouvir a leitura do texto Trezentas onças – pois esse conto é um texto gaúcho, tem muitos dialetos e vocabulários próprios daquela região do Brasil.
Leitura do texto 1 – Trezentas onças – J. Simões Lopes Neto – páginas 3, 4 e 5
Exercícios 1), 2) a, b, c), 3) a, b, c, d, e.; 4) - páginas 5, 6 e 7.
Trabalho de final de ano
Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.
Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.
Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.
Enviar até 23 de novembro.
Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Renata
Série: 8ºs anos A,B,C, D, E
Língua Portuguesa
Data de entrega: 10/10/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com
Prof. Eurica – 8 E
E-mail: aborboleta112@gmail.com
Habilidade trabalhada:
EF89LP1B – Desenvolver estratégias de leitura crítica frente aos textos, jornalísticos, midiáticos, entre outros.
EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordância nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo, etc) e, funcionamento em um texto.
Na aula de hoje (dessa semana) vamos estudar a Apostila 3 – parte 1 – gravei um vídeo contendo explicações sobre as aulas, espero que assistam e façam as anotações, depois enviem tudo para nós.
Segue abaixo os links das aulas:
Parte 01: https://youtu.be/EoixtgHS7fI
Parte 02: https://youtu.be/sh1oklKdzNs
Parte 03: https://youtu.be/tPUyLt8rYzE
Parte final: https://youtu.be/CZNv4Ytn7-s
Página 20 – responder as questões da Atividade 1 e Leitura do Texto 1 – Labirintos.
Página 21 – Responder as questões de a) a e) – Atividade 2 – Revisitando a Gramática – leitura e responder as questões 1, 2 e 3.
Página 22 – Responder a questão 4 – Leitura do texto 2 – No labirinto de Creta
Página 23 – Continuação da leitura – Responder as questões do exercício 1) de a) a e)
Página 24 – Leitura
Página 25 – Leitura
Página 26 – Leitura
Páginas 27 e 28 - Exercícios
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Renata
Série: 8ºs anos A,B,C, D
Língua Portuguesa
Data de entrega: 25/09/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com
Habilidade trabalhada:
EF69LP36A – Produzir textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
Artigo de divulgação científica
Esta atividade é referente a Apostila 2- parte 1 do Caderno do Aluno/Currículo Paulista
Façam as atividades no caderno e enviem para mim, leiam os textos, respondam as questões e faça o artigo de opinião, sobre um dos temas citados.
Obrigada,
Fiquem com Deus.
O texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema.
Possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.
Características
Esse tipo de modalidade textual é muito utilizado no mundo acadêmico, seja na produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, resenhas, dentre outros.
São apresentados com uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais com verbos na terceira pessoa) de acordo com as normas da língua.
Por esse motivo, são evitadas as expressões populares, a linguagem coloquial, gírias e figuras de linguagem como a redundância e a ambiguidade.
É notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.
Eles são escritos por pesquisadores e especialistas no assunto dedicados ao ramo da ciência por meio de métodos científicos.
Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.
Os suportes mais utilizados para a divulgação desse tipo de texto são as revistas e jornais científicos, livros, plataformas de divulgação cientifica, televisão, internet.
Para completar o curso numa Universidade do Brasil, a maior parte delas exige um trabalho final do aluno (Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso-TCC).
Tem o intuito de prepará-lo no mundo da pesquisa bem como de testar seus conhecimentos e capacidade de relacionar diversos autores que foram explorados durante o curso.
No trabalho monográfico (de teor científico), o aluno delimita uma área de pesquisa, para assim fazer um recorte do tema que será explorado.
Feito isso, e com o auxílio de um professor orientador, o aluno pesquisa, levanta dados e referências bibliográficas para construir seu trabalho.
Estrutura Textual
Além do padrão básico estrutural dos textos dissertativos (introdução, desenvolvimento e conclusão), os textos de divulgação científica não possuem uma forma rígida.
Eles dependem do tema abordado, do emissor (autor do texto), do público ao qual é destinado (receptores) e do suporte que será divulgado (jornal, revista, televisão, internet).
No entanto, alguns deles, como as monografias, dissertações e teses, seguem algumas regras de produção, a saber:
· Capa: na capa do texto científico aparecem as informações básicas referente ao trabalho desenvolvido como o título, nome do escritor ou grupo e da instituição.
· Sumário: no sumário, serão apresentados os títulos de cada capítulo do texto e em qual página cada um se encontra.
· Dedicatória e Agradecimentos: alguns trabalhos tem uma página específica para a dedicatória e outra para os agradecimentos, donde o pesquisador apresenta as pessoas e/ou instituições que foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa.
· Resumo: em alguns trabalhos científicos são solicitados os resumos (abstracts em inglês), ou seja, uma breve apresentação (geralmente com limite de palavras) em que o pesquisador vai expor a ideia central de sua pesquisa. Dependendo do trabalho, podem apresentar um resumo na língua materna e outro em língua estrangeira.
- Palavras-Chave: geralmente abaixo do resumo, são incluídas algumas palavras-chave, ou seja, termos essenciais e pontuais para o desenvolvimento da pesquisa.
- Epígrafe: nos trabalhos científicos é comum encontrar uma epígrafe, ou seja, uma frase ou parágrafo que tenha alguma relação com o que será discutido no texto.
- Introdução: parte extremamente importante do trabalho onde deverão aparecer as principais ideias (tese) e conceitos que serão desenvolvidas no texto.
- Desenvolvimento: chamado também de "antítese", nessa parte serão abordados todos os conceitos e possíveis autores e referências utilizadas. Possui forte presença de argumentação e contra-argumentação com presença de comparações, citações de autores, dados estatísticos.
- Conclusão: Na conclusão, há um arremate de tudo o que foi exposto, sendo que uma nova ideia geralmente é apontada referente ao que foi apresentado no trabalho. Por esse motivo, essa parte é chamada também de “nova tese”.
· Bibliografia é o conjunto de obras utilizadas para apoio de trabalhos escolares ou acadêmicos. Ela é fundamental nos trabalhos de investigação, uma vez que oferecem maior propriedade ao texto.
· A bibliografia inclui obras escritas (desde jornais, revistas, livros, artigos) e, ainda, obras de áudio, de vídeo, ilustrações, etc. e são indicadas no final dos trabalhos em ordem alfabética.
· Existem normas que se destinam a orientar o jeito certo de fazer as bibliografias, o que facilita a localização das obras e pesquisas posteriores.
No Brasil, as normas são de responsabilidade da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Exemplo de Artigo de divulgação científica
Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
A camada de ozônio, o escudo que protege a vida na Terra dos níveis nocivos de radiação ultravioleta, manteve-se estável na última década, conforme estudo elaborado pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado nesta quinta-feira.
Meias antibióticas podem estimular emissões de gases-estufa
Buraco de ozônio retém frio na Antártida, mostra relatório
Por esta avaliação científica sobre a camada de ozônio feita neste ano --a primeira atualização em quatro anos sobre o assunto--, a aplicação do Protocolo de Montreal "impediu um esgotamento maior da camada de ozônio", e ao mesmo tempo "apresentou valiosos benefícios secundários ao mitigar a mudança climática".
O protocolo, que regula o uso do CFC (clorofluorcarboneto), foi aprovado em 1987 por cerca de 200 países.
Os analistas preveem que, exceto nas regiões polares, a camada de ozônio se recupere antes de meados deste século, alcançando os níveis registrados antes de 1980.
Na Antártida, porém, onde o buraco na camada de ozônio é grande, a recuperação será mais demorada e deve ocorrer somente no fim do século 21.
"Na última década, o ozônio em nível global e nas regiões do Ártico e da Antártida não estão mais diminuindo, mas também não estão aumentando", salienta o estudo.
(Fonte: Folha de São Paulo, 16/09/2010)
Responda os exercícios abaixo:
1) O que é um artigo de divulgação científica?
2) Qual a sua finalidade?
3) Onde podemos encontrar um artigo desse tipo?
4) Quais assuntos podem abordar?
5) Sobre o exemplo que passei sobre A camada de Ozônio., qual o título da divulgação científica.
6) Qual o assunto do texto acima?
7) Qual o problema citado no texto?
8) Faça a atividade 4 da página 27, da apostila:
Agora é a sua vez de produzir um artigo de divulgação científica. Para isso você precisará pesquisar a respeito dos temas abaixo, escolha um, e faça o seu:
- Obesidade infantil;
- Riscos de musculação para adolescentes;
- Para onde vai o nosso lixo?;
-Aquecimento global – causas e consequências
-A importância da vacinação em crianças, jovens e adultos, e as consequências de não se vacinar.
Título? ____________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mínimo 15 linhas.
“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos. Não queria atingir a felicidade levando em conta somente aquilo que ainda não tens, mas aproveite para valorizar aquilo que já te faz feliz.”
Um beijo, abraço, - prof. Renata.
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - LÍNGUA PORTUGUESA e PROJETO DE VIDA
ENVIAR A RESPOSTA EMAIL
Projeto de vida: professoratilcia@gmail.com
Língua Portuguesa 8º A, B, C, D: professorare.oliveira@gmail.com
Língua Portuguesa 8º E ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 98291-6687 (TILCIA) - 98766.3065 (EURICA)
FAÇAM OS EXERCÍCIOS NO CADERNO e enviem., colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email:Atividade INTERDICIPLINAR das disciplinas de Português (Renata- 8 A, B, C, D), (Eurica- 8 E) e Projeto de vida(Tilcia- 8 A, B, C, D, E)
TURMA- TODOS OS 8 ANOS
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020
3 BIMESTRE
Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo
EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais ( ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização. Estilo etc.) em funcionamento em um texto.
Objetivos:
- Ler e interpretar o gênero textual;
- Compreender os morfemas: prefixos e sufixos com seus significados.
Na aula anterior do CMSP do dia 7/8
MORFEMAS: PREFIXO E SUFIXO
Morfemas são unidades mínimas com significado que auxiliam na composição de palavras na língua portuguesa.
Radical é o morfema base, na qual consta o significado principal da palavra.
Não tá faltando amor
Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca
(Kell Smith)
ATIVIDADE
1- DEPOIS DE OUVIR, LER E INTERPRETARA MUSICA RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:
A) Comente Que mensagem a música transmite?
B) Explique os versos destacados na música:
C) Retire do texto duas palavras com sufixos. Quais são elas?
D) No texto você encontrou alguma palavra com prefixo? Qual?:
E) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática?
F) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê?
G) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la?
H) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique:
I) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela
J) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas:
Professora Renata
Disciplina: Língua Portuguesa
Séries: 8´s anos A,B,C,D
Data de entrega: Até 21/08/2020
E-mail de entrega: professorare.oliveira@gmail.com
Boa tarde queridos alunos, espero que estejam todos bem.
Nessa aula faremos uma revisão, pois vocês irão fazer a Prova de AAP, no próximo dia 14 de Agosto, na sexta-feira.
Bons exercícios e boa prova.
Façam os exercícios no caderno e me enviem.
Habilidades:
EF89LP33 - Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.
Objetivos:
- Estudar o gênero textual conto;
- Interpretar conto;
- Retomar os elementos da narrativa e explorar aspectos linguísticos do texto, em destaque os discursos direto e indireto.
Tema: Passeando pelos gêneros textuais – parte 2
Como a aula é sobre gênero textual conto, você se lembra de algum conto interessante?
Texto disponível no Caderno do Aluno 8º ano – Volume 2 – Versão estendida.
A GRANDE SURPRESA
A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou:
- Mãe, o que nós vamos jantar?
A mãe com lágrimas nos olhos, respondeu:
-Filho, não temos nada para comer. Vamos esperar seu pai e vou ver se ele traz algo. Hoje ele foi trabalhar para o Seu Joaquim na plantação. Espero que receba algum dinheiro.
Nesse primeiro texto, notamos que a família passa por um drama enfrentado por muitas famílias brasileiras.
Segundo o texto, que situação é essa?
.............................................................................................................................................................................................................................................................
A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.
- Júlia, vamos rezar para que ele pague senão, não iremos comer.
O pai chegou tarde da noite, carregando uma caixa . As crianças estavam dormindo.
OBSERVE O TEXTO:
“O pai chegou tarde da noite carregando uma caixa. As crianças estavam dormindo”.
O que você imagina haver nessa caixa?
....................................................................................................................................................
A mãe olhou para ele e disse:
- Você chegou tão tarde que as crianças estão dormindo, não aguentaram esperar.
- Então acorde todo mundo, porque eu trouxe uma surpresa para eles!
- O que é isso na sua mão, Sebastião?
- È uma pizza – exclamou o pai feliz.
- Pizza?
- Eu quis fazer um agrdo para vocês! Hoje o Seu Joaquim pagou tudo o que m devia. Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala!
- Muçarela de búfala? Que raio é isso?
- È a mulher do búfalo, Maria!
- Credo, não vou comer isso, não!
Onde já se viu comer búfalo, aquele animal grande e esquisito!
- Maria você vai comer a muçarela que foi feita com o leite de búfala, e não búfalo! Vamos chamar as crianças:
No pequeno quarto do casebre, os filhos foram acordados pela mãe.
Ao chegarem à cozinha, viram a pizza sobre a mesa. Seus olhos iluminaram-se. Júlia sem conter as lagrimas, disse:
- Papai, obrigada! Eu nunca comi pizza. Sempre tive vontade de comer.
O pai abraçou as duas crianças e disse:
- Pois hoje, vou matar a vontade de vocês! Sentem-se e comam!
O filho, então, perguntou:
- Pai, do que é feita essa pizza?
- De muçarela de búfala, filho!
- Nossa ! Nunca ouvi falar, mas se é pizza, eu vou comer.
Os filhos sentaram-se `a mesa e comeram aquela deliciosa pizza, sem questionar quem era a búfala. A mãe ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.
Lucy Carvalhal
RESPONDA NO SEU CADERNO
1) Você se lembra do texto da aula anterior?
............................................................................................................................................
2) Há algo em comum entre o texto desta atividade e o da aula passada do CMSP?
...........................................................................................................................................
3) O texto lido é um Conto. Justifique essa afirmativa com elementos do texto.
............................................................................................................................................
4) Quanto ao foco narrativo, o narrador é :
a) ( ) personagem, pois participa da história, narra em 1ª pessoa.
b) ( ) observador pois não participa da história, narra em 3ª pessoa
5) Qual é o conflito vivido pelas personagens?
...........................................................................................................................................
6) Que personagem é responsável por resolver esse conflito? Como isso acontece?
............................................................................................................................................
7) Sabendo-se que a família vivia sob uma difícil condição econômica, o que se pode inferir de: “ Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala”!.
............................................................................................................................................
8) Releia o trecho : “A mãe , ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.” Na sua opinião, por que a mãe deixa de lado a reclamação e acompanha a família no deleite daquela pizza?
............................................................................................................................................
RELEIA O TEXTO:
“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.”
Em destaque, no trecho lido, temos:
a) Discurso direto ( )
b) Discurso indireto ( )
DISCURSO DIRETO
O discurso direto é a reprodução de maneira direta, ou seja, a transcrição , reprodução integral da fala de uma personagem, introduzida por travessão e, às vezes, apresentada entre aspas. O discurso direto também é marcado pelos verbos de locução (dizer, falar, perguntar, questionar, entre outros ).
Exemplo:
“ A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou :
- Mãe, o que nós vamos jantar?
DISCURSO INDIRETO
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob a influência do narrador, o narrador é quem conta aos leitores o que a personagem disse, por isso o faz em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, e sim ” traduzidas “ na linguagem do narrador. Não há uso de travessão.
EXEMPLO:
“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia”.
CONTO (GÊNERO LITERÁRIO) - Resumo
- Narrativa curta;
- Real ou fictício;
- Enredo ( apresentação, conflito e desfecho)
- Apresenta poucas personagens;
- Tempo reduzido ( cronológico e ou psicológico );
- Espaço limitado;
- Foco narrativo (narrador em 1ª ou 3ª pessoa).
São Paulo, 22 de junho de 2020
São Paulo, 18 de maio de 2020
Área: Linguagens (Língua Portuguesas)
Essa última lição que é pra fazer no caderno tem que te mandar a foto? Dizendo que eu fiz?
ResponderExcluirnao comsigo ler o primera imagem
ResponderExcluirprofessora sinto muito mais não vou conseguir fazer essa ultima lição, eu já sou cega por natureza e vcs ainda passam a lição com essa letra pequena, não dá nem pra colocar zoom pra ler '-'
ResponderExcluirpassem lição do jeito antigo pfv
pro e obrigatorio fazer no caderno ou pode fazer no word
ResponderExcluire te mandar
0
Nossa só isso que tem pra fazer ??
ResponderExcluirola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31
ResponderExcluir