CIÊNCIAS - 7º ano A - Professora Ana Cláudia

São Paulo, 23 de novembro de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Você deverá assistir à Aula do CMSP

16/11 - 7º ano EF - Ciências - Efeito estufa

https://youtu.be/JVguZgk2L5I















São Paulo, 09 de novembro de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)



São Paulo, 26 de outubro de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)


































































São Paulo, 21 de setembro de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

4ª Atividade Avaliativa do 3º Bimestre- Ciências – UNIDADE TEMÁTICA: VIDA E EVOLUÇÃO - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – A ação do Homem no Meio Ambiente – Alterações Climáticas. Incêndios.                              Profª Ana Cláudia -                                     7º Ano A.

 

Prazo de Entrega: de 21 a 02 de Outubro – 3º BIMESTRE.

 

Unidade Temática: Vida e Evolução

Habilidade: Identificar as causas de queimadas no Brasil, compreendendo os riscos dessa prática. Compreender que queimar o mato não é a melhor forma de limpar a terra para o plantio. Reconhecer os cuidados necessários para evitar queimadas em períodos de seca. Reconhecer os danos que as queimadas causam ao solo e às pessoas.

Objeto de Conhecimento: Fenômenos naturais e impactos ambientais. Refletir sobre a ação humana e o meio ambiente.

 

ATIVIDADE 1- Introdução e sensibilização. Leitura e análise de Textos: Queimadas na mídia – “O Pantanal em Chamas”. Gênero Textual: Descritivo e Informativo.        (somente leitura).

 

Você deverá realizar atentamente a leitura dos textos copilados (reunião de textos) e também analisar todas as imagens abaixo.

 

'Não pode ser acidente', diz delegado da PF sobre incêndios no Pantanal. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/09/15/



Bombeiros tentam controlar fogo em mata na região de Poconé, Pantanal de Mato Grosso. Imagem: Chico Ferreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

 

              Documentos e celulares de fazendeiros do Mato Grosso do Sul foram apreendidos pela Operação Matáá, da Polícia Federal, deflagrada ontem. O objetivo da operação é investigar as queimadas que estão consumindo o Pantanal, maior bioma úmido do mundo. A PF vê no caso indícios de queimadas deliberadas para criação de área de pasto onde antes era mata nativa. "As queimadas começaram em fazendas da região, em espaços inóspitos dentro das fazendas, onde não há nada perto, o que nos faz entender que não pode ser acidente. Teoricamente, alguém foi lá para isso (colocar fogo)", disse ao Estadão o delegado Alan Givigi.  "O fogo nesse caso seria para queima da mata nativa para fazer pasto. Já que não pode desmatar, porque é área protegida, coloca fogo e o pasto aumenta, sem levantar suspeita", acrescentou.

             A investigação identificou que quase 25 mil hectares dos cerca de 815 mil do Pantanal já foram devastados pelo fogo este ano. Até o começo da noite de ontem, foram oficialmente cumpridos quatro de dez mandados de busca e apreensão, sendo dois na capital Campo Grande, e outros dois em Corumbá, onde estão concentradas as ações. Os seis mandados restantes são na zona rural de Corumbá, em propriedades onde imagens de satélite identificaram que o fogo teve origem.

Com as apreensões, os investigadores objetivam aprofundar as apurações. Os nomes dos fazendeiros não foram divulgados.

              Os suspeitos poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente (Art. 38, da Lei no 9.605/98), dano direto e indireto a Unidades de Conservação (Art. 40, da Lei no 9.605/98), incêndio (Art. 41, da Lei no 9.605/98) e poluição (Art. 54, da Lei no 9.605/98).

 


O Pantanal é a maior área úmida continental do mundo, e é também lar de uma imensa biodiversidade. São cerca de 2 mil espécies de plantas; 582 espécies de aves; 132 de mamíferos; 113 de répteis e 41 de anfíbios. Imagens recentes da região mostram como a destruição provocada pelo fogo coloca em risco estas formas de vida.

              Mais do que números, no entanto, os incêndios na maior planície alagada do mundo são uma tragédia devastadora para um dos biomas até então mais preservados do país, abrigo de animais extintos em outras regiões, como a onça-pintada. Importantes refúgios de fauna foram dizimados na ampla zona que fica no extremo oeste do Brasil, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e as fronteiras da Bolívia, Argentina e Paraguai. Estão entre essas áreas o Parque Estadual Encontro das Águas, conhecido por ser morada da maior concentração de onças-pintadas do planeta, e a Terra Indígena Perigara, em Mato Grosso, e parte da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul




https://brasil.elpais.com/brasil/2020-09-12/pantanal-sofre-a-maior-devastacao-de-sua-historia-enquanto-voluntarios-lutam-para-salvar-os-animais.html.


Onça-pintada descansa em área queimada às margens do rio Três Irmãos, no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal. Crédito: Aldo de Almeida/Folhapress. 


 


Ariranha come peixe enquanto nada no rio Cuiabá, em meio à fumaça de um incêndio dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, Pantanal MS. Crédito: Amanda Perobelli/Folhapress.



Voluntários e veterinários cuidam de onça pintada resgatada pela família Falcão durante as queimadas no Pantanal em Mato Grosso. Crédito: JOÃO FALCÃO.


Biólogo segura um guaxinim, resgatado durante o mês de agosto no Pantanal. JOAO PAULO GUIMARAES / AFP.

 

            “Em situações de incêndio a resposta é de fuga. Os animais vão para todo o lado. Se os incêndios são focais é menos problemático para a fauna, mas em áreas multifocais, como o de agora, é mais grave. Quando vemos animais como onças-pintadas reagindo assim é que houve um dano”, diz a pesquisadora Dione Vênega da Conceição, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). “Caso as áreas fiquem constantemente degradadas, a tendência é que as onças passem a circular cada vez mais por áreas urbanas”, diz.

Futuro incerto

O impacto da destruição de refúgios naturais do Pantanal também é uma incógnita para os pesquisadores. “Sabemos que muitos animais fogem e se refugiam. Mas estamos lidando com uma cadeia. As serpentes de água certamente estão entre o grupo mais atingido. E elas servem como controle populacional e alimento de outros animais”, explica pesquisadora Christine Strusman. “Os capões (terras altas) que visitei foram intensamente destruídos. Como as araras-azuis farão ninhos naturais sem as árvores que queimaram e como vão se alimentar sem os frutos de bocaiuva e bacuri ainda não sabemos”, completa a pesquisadora Cátia Nunes.

Mesmo animais aquáticos serão afetados. Os peixes, por exemplo, dependem da relação com a flora. “Pacus estão ligados aos frutos, como o conhecido tradicionalmente por laranjinha e o tucum. Como esses peixes vão lidar com a escassez desses alimentos é algo que pode repercutir em toda bacia do rio Paraguai, indo além das fronteiras do Brasil”, segue Nunes.

 

ATIVIDADE 2 – Questões Interpretativas e Discursivas.        (copiar e responder).

 

1- De acordo com as reportagens, nestes últimos dias tem havido muitas queimadas no Brasil.

a)    Em qual (quais) estado(s) brasileiros há maior número de queimadas.

b)    Qual é o Bioma que está sendo devastado?

c)    De acordo com as informações dos textos, as queimadas são fenômenos naturais?

d)    Por que o INPE dedica um site para o monitoramento de queimadas?

 

2- Diante deste cenário devastador, e ao analisar a imagem abaixo, quais são as consequências das queimadas para a diversidade de animais e plantas do Bioma Pantanal?  

 



As fotos das atividades realizadas no caderno devem ser enviadas na Plataforma Google Sala de Aula!!! Quem ainda não Conseguiu acessar, POR  FAVOR entrar em contato com a Professora pelo WhatsApp do grupo da Sala!!! Ou se não for possível, pelo e-mail: anaclaudia.yamamoto43@gmail.com









São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Você deverá assistir às videoaulas, pois vai auxiliá-lo (a) na resolução dos exercícios. Aulas do CMSP.  

10/08 - 7° ano EF - Ciências – Saúde

          





São Paulo, 17 de agosto de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)












































São Paulo, 10 de agosto de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)






São Paulo, 22 de julho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Links dos Vídeos
https://youtu.be/oLjjv5w3Amw - Fotossíntese 

https://youtu.be/8o4NqDZU14w - Seres Autótrofos e Heterótrofos.
https://youtu.be/rmXh9Gt3Jpc   - Cadeia Alimentar.




São Paulo, 13 de julho de 2020.


Área: Ciências da Natureza (Ciências)

29/06 - 7º ano EF - Ciências - 4° Revolução industrial: Aula VIII
06/07 - 7° ano EF - Ciências - Tecnologia no cotidiano

Como funciona a Impressora 3D?
(acesso em 10 Julho de 2020).

O futuro da educação e da indústria com a tecnologia de Realidade Aumentada!

   

O que é a Indústria 4.0?








São Paulo, 29 de junho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Link de acesso:
Aula exibida em 30/04 - 7º ano EF - Ciências - Máquina simples – CMSP

Aula exibida em 11/05 - 7º ano EF - Ciências da Natureza - Máquinas simples: plano inclinado – CMSP.

Aula exibida em 12/06 - 7º ano EF - Ciências - Máquinas térmicas

Assistir aos vídeos, 300 ANOS EM 300 SEGUNDOS”    (5 minutos)

“Tipos de combustíveis” (12 minutos)








São Paulo, 15 de junho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)




Bom dia! Amores, como vocês estão? Espero que estejam todos bem! Se cuidando e se protegendo. Olha, como todos sabem, nós temos o grupo de WhatsApp da sala, onde conversamos muito, interagimos, envio informações diárias. Contudo, tem colegas que não estão no grupo por algum motivo. Mas sem problemas...
Assim, para as próximas atividades, qualquer dúvida, questionamentos e envio das atividades, por favor, encaminhem para o e-mail:
anaclaudia.yamamoto43@gmail.com

Estou à disposição sempre! Um grande beijo! Profª Ana Cláudia.




São Paulo, 11 de maio de 2020
Área: Ciências da Natureza







7 comentários:

  1. Meus anjos. Estou aguardando as atividades desta semana!! Poucos alunos me enviaram!

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  2. Peço que por favor vocês fiquem atentos às mensagens do grupo de whatssApp da sala! Obrigada. Lembrando que ainda estou recebendo as atividades atrasadas, dos meses de Março e Abril! É só procurar aqui no Blog "Postagens mais visitadas". Vocês têm que explorar o Blog, ok? Bjs

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    1. Professora bom dia, eu não estou em nenhum grupo de whatsapp da sala. poderia por favor me incluir?

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  3. Amores, boa noite! Olha, aínda insistindo para quem não entregou as atividades principalmente as em atraso, estarei recebendo as atividades,(todas) até o dia 22/05,ok? Fico aguardando. Bjs 🥰

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  4. Boa tarde meus amores! Espero que todos estejam bem, se cuidando! Só um recadinho importante: AINDA estou aguardando o envio das Atividades de Ciências! TODAS, mesmo as ATRASADAS, ok? Podem enviar pelo grupo do WhatsApp da Sala e, em último caso, pelo e-mail indicado acima. Ressalto que é muito importante a participação na realização das atividades Semanalmente. Qualquer dúvida ou questionamentos estou à disposição! Um grande beijo e um ótimo final de semana.

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...