São Paulo, 09 de novembro de 2020
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)HISTÓRIA
ATIVIDADE DE PARA O 4° BIMESTRE-8° ANOS D e E.
São Paulo, 09 de Outubro de 2020.
Entrega até o dia 22/11/2020.
Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.
(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito, além de suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.
Brasil: Período Regencial e Segundo Império.
Período Regencial O Período Regencial brasileiro, como vimos, começou em 1831 e estendeu-se até 1840, quando a maioridade de D. Pedro II foi antecipada para que ele assumisse o trono do Brasil. Esse período de nove anos pode ser dividido basicamente em:
Regência Trina Provisória (1831);
Regência Trina Permanente (1831-1835);
Regência Una de Feijó (1835-1837);
Regência Una de Araújo Lima (1837-1840).
Destacou-se nesse momento a atuação de três grupos políticos que, ao longo da regência, foram transformando-se nos dois grupos que dividiram a política brasileira no Segundo Reinado. Os grupos políticos do Período Regencial eram:
Liberais exaltados: os liberais exaltados eram defensores do federalismo, ou seja, de conceder mais autonomia as províncias brasileiras. Os membros desse grupo dividiam-se entre monarquistas e republicanos. Um representante influente dos exaltados era Cipriano Barata.
Liberais moderados: os liberais moderados eram monarquistas que sustentavam a coroação de D. Pedro II, no entanto, defendiam a restrição dos poderes imperiais. Um representante influente dos moderados era Padre Diogo Antônio Feijó.
Restauradores: os restauradores eram monarquistas que defendiam o retorno de D. Pedro I para o trono brasileiro. Esse grupo enfraqueceu-se após a morte de D. Pedro I em 1834. Um representante influente desse grupo era José Bonifácio.
Durante as regências trinas, algumas ações importantes foram tomadas, como a criação do Código de Processo Criminal em 1832 que, entre muitas determinações, ampliou os poderes dos juízes de paz e, além disso, determinou o uso de júri no julgamento de crimes mais graves e criou o habeas corpus – um mecanismo jurídico que permite o réu responder por seu crime em liberdade.
Outra ação de importância foi a criação da Guarda Nacional em 1831, que possibilitou aos cidadãos formar um corpo armado para conter os excessos governamentais e as rebeliões que pudessem acontecer. A jurisdição da Guarda Nacional era municipal, e ela era composta por todos os cidadãos que tinham direito ao votoentre 21 e 60 anos.
https://www.youtube.com/watch?v=-nYPPltW7EE
https://www.youtube.com/watch?v=ojTFQuxXXis
SEGUNDO REINADO
O Segundo Reinado corresponde ao período de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, quando o Brasil esteve sob reinado de D. Pedro II (1825-1891).
Foi caracterizado como uma época de relativa paz entre as províncias brasileiras, a abolição gradual da escravidão e a Guerra do Paraguai (1864-1870).
Encerra-se com o golpe republicano em 15 de novembro de 1889.
Resumo do Segundo Reinado
O Segundo Reinado é o momento em que o Brasil se consolida como nação.
O regime político do país era a monarquia parlamentarista, onde o Imperador escolhia o Presidente do Conselho (equivalente ao cargo de primeiro-ministro) através de uma lista com três nomes.
No plano econômico, o café adquire importância fundamental, sendo o produto mais exportado pelo Brasil. Chegam as primeiras ferrovias e barcos a vapor com o objetivo de melhorar a circulação do chamado "ouro negro".
Em meio à prosperidade cafeeira, o Brasil se encontra num dilema, pois quem trabalhava nas plantações de café eram pessoas escravizadas. Desde o governo de Dom João VI, o país havia se comprometido a abolir a escravidão. No entanto, a elite cafeeira se opunha, pois isso acarretaria perdas econômicas. A solução é terminar com o trabalho servil de forma gradual.
Será no Segundo Reinado que o Brasil se vê às voltas com o maior conflito armado da América do Sul: a Guerra do Paraguai.
Por fim, sem apoio das elites rurais e do exército, a monarquia é derrubada através de um golpe militar. A Família Imperial é obrigada a deixar o país e se instala a república.
Política no Segundo Reinado
O Segundo Reinado começa, em 1840, com o Golpe da Maioridade.
Durante o período regencial, o Brasil viveu uma série de guerras civis. Com isso, o Partido Liberal propõe a antecipação da maioridade do herdeiro do trono, Dom Pedro. Parte dos políticos entendiam que a falta de um governo central era um perigo para a unidade do país.
Economia no Segundo Reinado
Nessa época, as excelentes condições de plantio no Vale do Paraíba (RJ) alavancaram a O Brasil começou a exportar mais do que a importar e a procura pelo café era tão grande que havia necessidade de aumentar a mão de obra. Contudo, a fim de proteger seus negócios, os fazendeiros de café viam com maus olhos as tentativas de qualquer lei que favorecesse a abolição da escravidão. Por isso, os latifundiários apoiam a vinda de imigrantes, especialmente italianos, para trabalharem nos cafezais.
Em decorrência do crescimento da exportação de café são construídas as primeiras ferrovias e nasceram cidades. Os portos de Santos e Rio de Janeiro prosperam.
Nessa época começam a ser montadas as primeiras fábricas no Brasil, ainda que de forma isolada e em grande parte devido ao trabalho do Barão de Mauáprodução e a exportação do café. Posteriormente, os cafezais se espalhariam por São Paulo.
Abolicionismo no Segundo Reinado
Essa época é crucial para o processo de abolição das pessoas escravizadas, pois surgem diversas sociedades e jornais contra esta prática. Os escravos se mobilizam através dos quilombos e irmandades religiosas, mas também solicitam sua liberdade na Justiça.
A abolição da escravidão não era desejada pelos fazendeiros. Estes perderiam o investimento da compra das pessoas escravizadas e teriam que começar a pagar salário, diminuindo assim sua margem de lucro.
Desta maneira, lutam para que o governo pague indenização por cada escravo liberto.
Como indenizar os fazendeiros estava fora de cogitação, o governo promulga leis que visam abolir o trabalho servil de forma gradual. São elas:
-Lei Eusébio de Queirós (1850);
-Lei do Ventre Livre (1871);
-Lei dos Sexagenários (1887);
-Lei Áurea (1888).
Guerra do Paraguai (1864-1870)
No plano internacional, o Brasil se envolveu em atritos com os seus vizinhos, especialmente na região do Prata.
Em resposta à invasão do Rio Grande do Sul, o governo imperial declara guerra ao ditador paraguaio Solano López (1827-1870), no episódio conhecido como Guerra do Paraguai. O conflito ainda contaria com a participação da Argentina e do Uruguai, e duraria cerca de cinco anos.O Paraguai foi derrotado e Solano López morto por soldados brasileiros. O Exército se viu fortalecido após o conflito e passou a reivindicar mais espaço na política nacional.
Questão Christie Da mesma maneira, o governo viu-se implicado na Questão Christie (1863-1865) quando houve incidentes com cidadãos britânicos em solo brasileiro. É importante lembrar que os súditos britânicos não eram julgados pelos tribunais brasileiros se cometessem algum delito no Império do Brasil.
A Questão Christie começou com um altercado entre marinheiros e oficiais britânicos no Rio de Janeiro e pela invasão e confisco de cinco barcos no porto do Rio de Janeiro, por uma fragata britânica.
O governo brasileiro pediu que os responsáveis respondessem judicialmente no país e que fosse pagar uma indenização. Diante da recusa dos britânicos, o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Reino Unido por dois anos.
ATIVIDADES
1) Pesquise sobre a Regência Trina Provisória e a Regência trina Permanente.
2) Qual a importância da criação da Guarda Nacional?
3) O que foi o golpe da Maioridade?
4) Sobre as Revoltas do Período Regencial, explique a Sabinada.
5) Quando e quais as causas da Farroupilha?
6) Caracterize o Segundo Reinado quando o Brasil se consolida como nação.
7) Explique como estava a economia no Segundo Reinado e qual a importância do café?
8) Pesquise sobre: a Lei Eusébio de Queiroz; Lei do Ventre Livre; Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea.
9) Explique os motivos que levaram à Guerra do Paraguai.
10) O que foi a Questão Christie.
São Paulo, 21 de setembro de 2020São Paulo, 17 de agosto de 2020Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
História
ATIVIDADES DE HISTÓRIA- 8º ANOS D e E.
São Paulo, 17 de Agosto 2020
Entrega até o dia 02/09/2020
Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.
Olá queridos alunos, tudo bem? Espero que estejam bem e cuidando de vocês e das pessoas que amam.
Estou com muitas saudades e torcendo para que essa pandemia acabe logo e que possamos voltar à normalidade.
Qualquer dúvida que tiverem, podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp que estarei sempre à disposição para ajudá-los. Beijos e se cuidem!!!
Professora Mirian Regina.
Nessa atividade proposta, vocês poderão fazer acessando o link do Google Formulários e responder ENVIAR.
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE HISTÓRIA
https://forms.gle/5T1hUnefg3L8J9C4A
São Paulo, 03 de agosto de 2020Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
São Paulo, 03 de agosto de 2020Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
São Paulo, 29 de junho de 2020Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
São Paulo,29 de junho de 2020
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
História Atividades de História- 8º Anos D e E. São Paulo, 29 de Junho de 2020. Entrega até o dia 12/07/2020 Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br. Olá queridos alunos, tudo bem? Espero que estejam bem e cuidando de vocês e das pessoas que amam. Estou com muitas saudades e torcendo para que essa pandemia acabe logo e que possamos voltar à normalidade. Qualquer dúvida que tiverem, podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp que estarei sempre à disposição para ajudá-los. Beijos e se cuidem!!! Professora Mirian Regina.
Segunda resolução industrial do século XIX A Segunda Revolução Industrial nasceu com o progresso científico e tecnológico ocorrido na Inglaterra, França e Estados Unidos, por volta da segunda metade do século XIX. Resumo das Principais Características Entre 1850 e 1950, a busca por descobertas e invenções foi longa, o que representou maior conforto para o ser humano, bem como a dependência dos países que não realizaram a revolução científica e tecnológica ou industrial. O mundo todo passou a comprar, consumir e utilizar os produtos industrializados fabricados na Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão. A descoberta e o aproveitamento de novas fontes de energia - o petróleo (no motor a combustão), a água (nas usinas hidrelétricas), o urânio (para a energia nuclear), revolucionou ainda mais a produção industrial. A lista de invenções e descobertas é enorme, o que representou maior conforto para o ser humano. Na busca dos maiores lucros, levou-se ao extremo a especialização do trabalho, a produção foi ampliada passando-se a produzir artigos em série, o que barateava o custo por unidade. Surgiram às linhas de montagem, esteiras rolantes por onde circulavam as partes do produto a ser montado, de modo a dinamizar o processo. A indústria automobilística Ford, do empresário Henry Ford, implantada nos Estados Unidos, foi a primeira a fazer uso das esteiras que levavam o chassi do carro a percorrer toda a fábrica. Os operários montavam os carros com as peças que chegavam em suas mãos em outra esteira. Esse método de racionalização de produção foi chamado de fordismo.
Essa forma de produção integrada as teorias do engenheiro norte americano Frederick Taylor, o taylorismo, que visava o aumento da produtividade, controlando os movimentos das máquinas e dos homens no processo de produção. Toda essa revolução propiciou o surgimento de grandes indústrias e a geração de grandes concentrações econômicas, que formaram os holdings, trustes e cartéis. Inventos da Segunda Revolução Industrial Entre as várias descobertas e invenções realizadas durante a Segunda Revolução Industrial estão:- Novos processos de fabricação do aço, permitindo sua utilização na construção de pontes, máquinas, edifícios, trilhos, ferramentas etc;
- Desenvolvimento técnico de produção da energia elétrica;
- Invenção da lâmpada incandescente;
- Surgimento e avanço dos meios de transporte (ampliação das ferrovias seguida das invenções do automóvel e do avião;
- Invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);
- Avanço da química, com a descoberta de novas substâncias; a descoberta do múltiplo aproveitamento do petróleo e seus derivados como fonte de energia e lubrificantes; o surgimento dos plásticos; desenvolvimento de armamentos como o canhão e a metralhadora; a descoberta do poder explosivo da nitroglicerina etc;
- Na medicina surgiram os antibióticos, as vacinas, novos conhecimentos sobre as doenças e novas técnicas de cirurgia.
Ludismo
O Ludismo estourou em 1811, foi uma das primeiras revoltas dos operários que eram contra os avanços tecnológicos, que substituíam homens por máquinas, e o nome deriva de um dos líderes, Ned Ludd. Eram revoltas radicais, onde os trabalhadores invadiam as fábricas, e destruíam as máquinas, ficando conhecidos como “quebradores de máquinas”. Existiam esquadrões Ludistas, que andavam armados com martelos, pistolas, lanças, e durante a noite, andavam de um distrito ao outro, destruindo tudo que encontravam. Porém, muitos manifestantes foram condenados à prisão, à morte, à deportação e até à forca. O Ludismo ocorreu durante alguns anos, mas aos poucos os manifestantes constataram que não eram contra as máquinas que deveriam reagir, e sim ao uso que os proprietários faziam delas, abusando da mão-de-obra dos operários.
Cartismo
De maneira mais organizada, em 1836 surgiu o Cartismo, constituído pela “Associação dos Operários” e liderado por Feargus O’Connor e William Lovett. Reinvidicavam direitos políticos, como o sufrágio universal (direito de voto), o voto secreto, melhoria das condições e jornadas de trabalho. Redigiram a “Carta do Povo”, onde pediam um conjunto de reformas junto ao Parlamento. Inicialmente, as exigências não foram aceitas pelo Parlamento, havendo grandes movimentos e revoltas por parte dos operários. Depois de muitas tentativas e lutas, o Cartismo foi se dissolvendo até chegar ao fim. Porém, o espírito do movimento não se perdeu e ganhou maior presença política depois de um tempo, fazendo com que algumas leis trabalhistas fossem criadas. Após lerem os textos respondam as questões abaixo e não é necessário copiar os textos. QUESTÕES 1) Leia o texto e responda às questões. O progresso científico no século XIX As perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século. As estradas de ferro se espalhavam por todo o mundo[...] O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeiravez, sinais de rádio através do Oceano Atlântico. O automóvel, o telefone e o cinema sepopularizavam, mudando a face das cidades.BRENER, Jaime. Jornal do século XX. São Paulo: Moderna, 1998. p. 24. O texto se refere às conquistas tecnológicas europeias do fim do século XIX. Apesar detantas pesquisas no campo tecnológico, podemos afirmar que elas também melhoram ascondições de trabalho dos operários das fábricas? Justifique a sua resposta. 2) Defina as novas fontes de energia utilizadas em larga escala na Segunda Revolução Industrial: 3) O Palácio da eletricidade foi sede da Exposição Universal de 1900. A Exposição tinha o objetivo de mostrar ao mundo as conquistas do século anterior. Dentro do Palácio daEletricidade, havia várias demonstrações sobre o funcionamento da eletricidade e suasaplicações. Qual foi a importância da eletricidade para a Segunda Revolução Industrial? 4) De que maneira a eletricidade alterou o ambiente das cidades industriais europeias? 5) Com base no conteúdo estudado, marque V para as frases verdadeiras e Fpara as frases falsas. A) A indústria automobilística não acompanhou as tendências da Segunda RevoluçãoIndustrial e continuou a produzir automóveis de luxo. B) Uma das grandes mudanças na indústria foi a fabricação de produtos para consumoem massa, como é o caso da indústria de automóvel. C) Um dos grandes representantes da indústria de massa é o Ford T, exemplo da padronização de produtos. D) A indústria de automóvel cresceu por criar um automóvel diferente para cada cliente. 6) Em relação as lutas por melhores condições de trabalho nas fábricas, explique o Ludismo e o Cartismo. 7) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela: A) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia. B) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial. C) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades. D) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias. 8) A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série. MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e a sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.
De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a: A) proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital. B) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo. C) passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno. D) independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.
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São Paulo, 15 de junho de 2020.Área: Ciências Humanas (geografia e história)
HISTÓRIA
ATIVIDADE DE PARA O 4° BIMESTRE-8° ANOS D e E.
São Paulo, 09 de Outubro de 2020.
Entrega até o dia 22/11/2020.
Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.
(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito, além de suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.
Brasil: Período Regencial e Segundo Império.
O Período Regencial brasileiro, como vimos, começou em 1831 e estendeu-se até 1840, quando a maioridade de D. Pedro II foi antecipada para que ele assumisse o trono do Brasil. Esse período de nove anos pode ser dividido basicamente em:
Regência Trina Permanente (1831-1835);
Regência Una de Feijó (1835-1837);
Regência Una de Araújo Lima (1837-1840).
Destacou-se nesse momento a atuação de três grupos políticos que, ao longo da regência, foram transformando-se nos dois grupos que dividiram a política brasileira no Segundo Reinado. Os grupos políticos do Período Regencial eram:
Liberais exaltados: os liberais exaltados eram defensores do federalismo, ou seja, de conceder mais autonomia as províncias brasileiras. Os membros desse grupo dividiam-se entre monarquistas e republicanos. Um representante influente dos exaltados era Cipriano Barata.
Liberais moderados: os liberais moderados eram monarquistas que sustentavam a coroação de D. Pedro II, no entanto, defendiam a restrição dos poderes imperiais. Um representante influente dos moderados era Padre Diogo Antônio Feijó.
Restauradores: os restauradores eram monarquistas que defendiam o retorno de D. Pedro I para o trono brasileiro. Esse grupo enfraqueceu-se após a morte de D. Pedro I em 1834. Um representante influente desse grupo era José Bonifácio.
Durante as regências trinas, algumas ações importantes foram tomadas, como a criação do Código de Processo Criminal em 1832 que, entre muitas determinações, ampliou os poderes dos juízes de paz e, além disso, determinou o uso de júri no julgamento de crimes mais graves e criou o habeas corpus – um mecanismo jurídico que permite o réu responder por seu crime em liberdade.
https://www.youtube.com/watch?v=-nYPPltW7EE
https://www.youtube.com/watch?v=ojTFQuxXXis
Foi caracterizado como uma época de relativa paz entre as províncias brasileiras, a abolição gradual da escravidão e a Guerra do Paraguai (1864-1870).
Encerra-se com o golpe republicano em 15 de novembro de 1889.
Resumo do Segundo Reinado
O Segundo Reinado é o momento em que o Brasil se consolida como nação.
O regime político do país era a monarquia parlamentarista, onde o Imperador escolhia o Presidente do Conselho (equivalente ao cargo de primeiro-ministro) através de uma lista com três nomes.
No plano econômico, o café adquire importância fundamental, sendo o produto mais exportado pelo Brasil. Chegam as primeiras ferrovias e barcos a vapor com o objetivo de melhorar a circulação do chamado "ouro negro".
Em meio à prosperidade cafeeira, o Brasil se encontra num dilema, pois quem trabalhava nas plantações de café eram pessoas escravizadas. Desde o governo de Dom João VI, o país havia se comprometido a abolir a escravidão. No entanto, a elite cafeeira se opunha, pois isso acarretaria perdas econômicas. A solução é terminar com o trabalho servil de forma gradual.
Por fim, sem apoio das elites rurais e do exército, a monarquia é derrubada através de um golpe militar. A Família Imperial é obrigada a deixar o país e se instala a república.
O Segundo Reinado começa, em 1840, com o Golpe da Maioridade.
Durante o período regencial, o Brasil viveu uma série de guerras civis. Com isso, o Partido Liberal propõe a antecipação da maioridade do herdeiro do trono, Dom Pedro. Parte dos políticos entendiam que a falta de um governo central era um perigo para a unidade do país.
Em decorrência do crescimento da exportação de café são construídas as primeiras ferrovias e nasceram cidades. Os portos de Santos e Rio de Janeiro prosperam.
Nessa época começam a ser montadas as primeiras fábricas no Brasil, ainda que de forma isolada e em grande parte devido ao trabalho do Barão de Mauáprodução e a exportação do café. Posteriormente, os cafezais se espalhariam por São Paulo.
Abolicionismo no Segundo Reinado
Essa época é crucial para o processo de abolição das pessoas escravizadas, pois surgem diversas sociedades e jornais contra esta prática. Os escravos se mobilizam através dos quilombos e irmandades religiosas, mas também solicitam sua liberdade na Justiça.
A abolição da escravidão não era desejada pelos fazendeiros. Estes perderiam o investimento da compra das pessoas escravizadas e teriam que começar a pagar salário, diminuindo assim sua margem de lucro.
Desta maneira, lutam para que o governo pague indenização por cada escravo liberto.
Como indenizar os fazendeiros estava fora de cogitação, o governo promulga leis que visam abolir o trabalho servil de forma gradual. São elas:
-Lei Eusébio de Queirós (1850);
-Lei do Ventre Livre (1871);
-Lei dos Sexagenários (1887);
-Lei Áurea (1888).
Guerra do Paraguai (1864-1870)
No plano internacional, o Brasil se envolveu em atritos com os seus vizinhos, especialmente na região do Prata.
Em resposta à invasão do Rio Grande do Sul, o governo imperial declara guerra ao ditador paraguaio Solano López (1827-1870), no episódio conhecido como Guerra do Paraguai. O conflito ainda contaria com a participação da Argentina e do Uruguai, e duraria cerca de cinco anos.O Paraguai foi derrotado e Solano López morto por soldados brasileiros. O Exército se viu fortalecido após o conflito e passou a reivindicar mais espaço na política nacional.
Da mesma maneira, o governo viu-se implicado na Questão Christie (1863-1865) quando houve incidentes com cidadãos britânicos em solo brasileiro. É importante lembrar que os súditos britânicos não eram julgados pelos tribunais brasileiros se cometessem algum delito no Império do Brasil.
A Questão Christie começou com um altercado entre marinheiros e oficiais britânicos no Rio de Janeiro e pela invasão e confisco de cinco barcos no porto do Rio de Janeiro, por uma fragata britânica.
O governo brasileiro pediu que os responsáveis respondessem judicialmente no país e que fosse pagar uma indenização. Diante da recusa dos britânicos, o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Reino Unido por dois anos.
ATIVIDADES
1) Pesquise sobre a Regência Trina Provisória e a Regência trina Permanente.
2) Qual a importância da criação da Guarda Nacional?
3) O que foi o golpe da Maioridade?
4) Sobre as Revoltas do Período Regencial, explique a Sabinada.
5) Quando e quais as causas da Farroupilha?
6) Caracterize o Segundo Reinado quando o Brasil se consolida como nação.
7) Explique como estava a economia no Segundo Reinado e qual a importância do café?
8) Pesquise sobre: a Lei Eusébio de Queiroz; Lei do Ventre Livre; Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea.
9) Explique os motivos que levaram à Guerra do Paraguai.
10) O que foi a Questão Christie.
História
ATIVIDADES DE HISTÓRIA- 8º ANOS D e E.
São Paulo, 17 de Agosto 2020
Entrega até o dia 02/09/2020
Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.
Olá queridos alunos, tudo bem? Espero que estejam bem e cuidando de vocês e das pessoas que amam.
Estou com muitas saudades e torcendo para que essa pandemia acabe logo e que possamos voltar à normalidade.
Qualquer dúvida que tiverem, podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp que estarei sempre à disposição para ajudá-los. Beijos e se cuidem!!!
Professora Mirian Regina.
Nessa atividade proposta, vocês poderão fazer acessando o link do Google Formulários e responder ENVIAR.
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE HISTÓRIA
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São Paulo,29 de junho de 2020
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
- Novos processos de fabricação do aço, permitindo sua utilização na construção de pontes, máquinas, edifícios, trilhos, ferramentas etc;
- Desenvolvimento técnico de produção da energia elétrica;
- Invenção da lâmpada incandescente;
- Surgimento e avanço dos meios de transporte (ampliação das ferrovias seguida das invenções do automóvel e do avião;
- Invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);
- Avanço da química, com a descoberta de novas substâncias; a descoberta do múltiplo aproveitamento do petróleo e seus derivados como fonte de energia e lubrificantes; o surgimento dos plásticos; desenvolvimento de armamentos como o canhão e a metralhadora; a descoberta do poder explosivo da nitroglicerina etc;
- Na medicina surgiram os antibióticos, as vacinas, novos conhecimentos sobre as doenças e novas técnicas de cirurgia.
São Paulo, 15 de junho de 2020.
São Paulo, 11 de maio de 2020.
São Paulo, 27 de abril de 2020.
DATA DA ENTREGA DA ATIVIDADE: ATÉ 30/04/2020
Professora qual e o email pra entrega? E para copiar no caderno?
ResponderExcluirOi tudo Bem?
ExcluirEspero que sim! Manda para o email mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br
Bjs e se cuidem.
Boa noite professora, qual a data de entrega da lição nova?
ResponderExcluirOi,tudo bem?
ResponderExcluirA entrega é até o dia 13/05/2020.
Bjs e se cuida!
Professora, qual é a data de entrega da última atividade?
ResponderExcluirProfessora, na última atividade, precisa copiar tudo?
ResponderExcluirEu posso só colocar o número das questões e responder ou eu tenho que copiar elas também?
ResponderExcluirprof tem q copiar as questoes da ultima atividade
ResponderExcluirProf tem q copiar todas aa questões da atividade do dia 13?
ResponderExcluir