GEOGRAFIA - 6º A, B, C - Professora Delviane

  São Paulo, 07 de dezembro de 2020

Área: Ciências Humanas (Geografia)

Jogue a atividade abaixo

Geografia 6 ano

São Paulo, 23 de novembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


























São Paulo, 09 de novembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Geografia - 4ºbimestre

Professora: Delviane

(EF06GE04A) Analisar a formação da hidrosfera, descrever o ciclo hidrológico e identificar as características do processo de infiltração e escoamento superficial.

HIDROSFERA

A água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a ocorrência de chuvas.

A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,5% de toda a água.

Já as águas continentais (doce) possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às chuvas.

Ciclo da Água




Na Terra aquantidade de águaé a mesma há milhões de anos, pois se mantém em um sistema conhecido como ciclo hidrológico.

A água circula entre o subsolo, superfície terrestre e atmosfera em diferentes estados físicos



Os principais fatores responsáveis pelo movimento da águasão: o sol e a força da gravidade.

Mesmo sendo um recurso natural renovável, se houver muito desperdício, esse bem pode faltar e provocar muitos problemas. 

Mapa Mental


Atividade

1-    Explique com suas palavras como ocorre o ciclo da água?

2-    Qual a importância do sol para esse processo?

3-    Por que a agua é um recurso natural renovável?

São Paulo, 26 de outubro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)































São Paulo, 05 de outubro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTESIVOS

Vamos jogar?

CLIQUE na palavra geografia abaixo para participar.

Geografia

Para os estudantes que quiserem me encontrar também no Facebook

https://www.facebook.com/delviane.pessoaFacebook
São Paulo, 21 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)



























São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Acesse o link abaixo:




São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Assistir vídeo:
São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Assista os vídeos abaixo:







São Paulo, 30 de julho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Assista os vídeos abaixo:








São Paulo, 22 de julho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Assista os vídeos abaixo:










São Paulo, 13 de julho de 2020.


Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Nome:__________________________número:_________série: __________. 
Colégio: TERUKO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele P Carvalho - TURMA 6º C
ENVIAR A RESPOSTA: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com
EM  WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no início da página.
Assunto: Atividade – 6ºC

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE: 23/07/2020

 I)             Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tO-d2XH1qfE


 II)            Leia o texto a seguir:
Teorias e explicações para a origem do Universo e da vida
Teoria do Big Bang É a teoria mais aceita para a explicação do surgimento do universo. Os cosmólogos adeptos dessa teoria acreditam que, por volta de 13 bilhões de anos atrás, o universo era muito mais denso e quente e que, com o passar do tempo, foi resfriando-se e, consequentemente, expandindo-se constantemente. Lemaître, Einstein, Friedmann, e Hubble são os principais cientistas que contribuíram para a evolução da pesquisa sobre essa teoria. 
 Bóson de Higgs É uma partícula elementar que, segundo Peter Higgs, seu teórico, teria tido origem no Big Bang e seria o elemento primordial para explicar a origem de partículas elementares e, por conseguinte, da massa. Sua teoria foi predita em 1964, mas só pode ser comprovada em 2013. Fora do mundo científico, essa partícula é conhecida como 'a partícula-Deus', por ser base da formação das diferentes massas de diversas outras.


Criacionismo O criacionismo é a crença de que a vida foi criada por uma entidade sobrenatural. Geralmente, os que acreditam nessa teoria refutam a idéia de evolução, proposta por Charles Darwin. Para os gregos antigos, a terra (Gaia) e os deuses que a povoaram teriam surgido do Caos. No islamismo, no judaísmo e no cristianismo, a terra e os seres vivos foram criados por Deus. Na mitologia chinesa, Deus nasce de um ovo e, em seguida, sacrifica-se, dando origem à vida.



---***---

Formação da Crosta Terrestre: estrutura da Terra / movimentos das placas tectônicas/ Tempo geológico.

Assista aos vídeos:


 II)            


III)         


IV)        


Atividades
1)           Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos
(  ) Vulcanismo
(  ) Intemperismo
(  ) Lixiviação
(  ) Tectonismo
(  ) Processos erosivos

A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

a) 1-2-2-2-1
b) 1-1-2-2-2
c) 1-2-2-1-2
d) 2-2-1-1-1
e) 2-1-2-1-1

2)           Escreva os três principais tipos de relevo:

3)           Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
a) Movimento tectônico.
b) Epirogênese.
c) Vulcanismo.
d) Desmoronamento.
e) Erosão.



4)           Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo.

Observe as figuras a seguir.


Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar:
a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.
b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo.
c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.
d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos.
e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.


5)           Escreva como se da a  estrutura da Terra.

6)           Assinale a alternativa que estiver correta:

a)           Os planetas são astros luminosos.
b)           b) O Big Bang foi a explosão de um acúmulo de matéria e energia, extraordinariamente comprimidos.
c) Estrelas são astros iluminados.
d) A Terra é o maior planeta do sistema solar.

e) Mercúrio é o planeta mais distante do Sol.

São Paulo, 29 de junho de 2020.



Área: Ciências Humanas (geografia e história)


6º ano C – Geografia / Letramento Cartográfico – Professora Michele
Data limite para entrega: 09/07/2020.
E-mail: michelepcarvalho.historia@gmail.com

Atividade –
Assista ao vídeo abaixo:

-Agora, em seu caderno coloque: data da atividade -  Letramento cartográfico/ Mapas (pule uma linha)

 - Agora, escreva e responda as questões que o vídeo propõe.

1) Para que serve o mapa?

2) Quais as 3 funções?

3) O professor do vídeo apresenta 3 ferramentas importantes contidas num mapa, quais são elas?

 *** Atenção as instruções, faça com calma e capricho. - ao termino, tire foto. anexe e caminhe para a professora.

Bons estudos! ♥
São Paulo, 15 de junho de 2020.


Área: Ciências Humanas (geografia e história)

10/06/2020 - 6º ano C - Atividade de Geografia - Professora Michele Carvalho –
1º Bimestre – Prazo para entrega => 25/06/2020
E-mail: michelepcarvalho.historia@gmail.com





São Paulo, 11 de maio de 2020.


Área: Ciências Humanas (geografia e história)

6º ano C – Atividade de Geografia - Professora Michele Carvalho - 

Prazo de entrega da atividade 18/05/2020.

Qualquer dúvida estou á disposição.
Ótima semana. Beijo.
#40tena  #ficaemcasa
Att, Professora Michele Carvalho
Geografia


  • Realizar a leitura do artigo que esta no link abaixo:

·         Para saber mais sobre Refugiados:      


Atividades – Deve ser copiado perguntas e respostas  em seu caderno; fotografado , anexado e  encaminhado para mim, no email:  mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br




Responda as seguintes questões diretamente no anexo, no seu caderno ou folha avulsa.

1. Quais conceitos novos você observou nos documentos apresentados? Liste todos. 




2. Explique a diferença entre migrante e refugiado. Dê exemplos observados nos vídeos e na reportagem. 



3. O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)?

São Paulo 02 de abril de 2020

6º anos B e  C –  Atividade de Geografia -  Professora Michele Carvalho –
 1º Bimestre – Prazo para entrega => 24/04/2020

Nome:                                                                 nº  

Colégio Teruko

Assista aos vídeos para responder as questões abaixo.

Atividades

1)Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem
cultural:

Coluna 01
(N) Paisagem Natural (C) Paisagem Cultural

Coluna 02
( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais

2) Complete os espaços com Paisagem Natural ou Paisagem Humanizada:

a) As paisagens que nela predominam aspectos originais da natureza são chamadas de
_____________________.
b) As paisagens que possuem elementos transformados pelo homem através de seu trabalho são chamadas
de _________________________.
c) As _________________________ são consideradas intocadas pelo homem.
d) As _________________________ apresentam presença humana.
e) As _______________________ também são chamadas de paisagens artificiais ou culturais.

3) Qual o objeto de estudo da Geografia? (Assinalar apenas uma alternativa com “X”)

(A). Descrição dos Lugares.
(B). Estudo do Espaço Geográfico.
(C). Interpretação de Mapas.
(D). Observação da Paisagem.

3) Associe os itens da coluna 1, corretamente com a coluna 2:


Coluna 1

Coluna 2

a) Sociedades                                                          

( ) A paisagem que existe quase sem alterações provocadas pelo homem.

b) Paisagem natural                            

( ) Engloba os elementos da natureza e também os elementos artificiais, feitos pelo homem.

c) Paisagem humanizada

( ) Grupos de pessoas que vivem no mesmo lugar, de acordo com as mesmas leis e regras de sobrevivência.

d) Espaço geográfico

( ) É a paisagem que passa a existir após a interferência humana;

4) Assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem.

A)Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.
B) Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.
C) Paisagem representa apenas os aspectos sociais e humanizados de um determinado lugar.
D) Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar

5)Quais diferenças você observa entre as paisagens do espaço rural e a do espaço urbano? Explique.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

29 comentários:

  1. professora presciso do seu email para enviar a liçao

    ResponderExcluir
  2. professora eu tambem preciso do seu email para mandar a liçao

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Professora eu também preciso do seu email para mandar a lição

    ResponderExcluir
  5. Olá professora Michele sou mãe da aluna do 6 ano preciso do seu e-mail para poder enviar a lição sendo hoje o prazo para entrega obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá professora boa tarde preciso do seu irmão pra min poder enviar o trabalho do lucinio do 6c

    ResponderExcluir
  7. Professora só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?

    ResponderExcluir
  8. Olá, enviar as atividades para o e-mail:
    profdelviane@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite professora delviane qual é a data de entrega da lição?

      Excluir
  9. Olá, se puder encaminhar ainda nesta semana, será perfeito, mas como muitos alunos estão com dificuldades em realizar as atividades devido a falta de internet, não determinei um prazo.Abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi gente alguem me diz o email da profesora delviane pois já dei varias olhadas e ela não deixou o email dela ou tem e eu não to vendo

    ResponderExcluir
  11. Olá, pode enviar para o e-mail: profdelviane@gmail.com.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!

    Professora Delviane, não estou entendendo o que está acontecendo... Enviei vários trabalhos para a professora Erica na matéria de Geografia do 6 A conforme estava acessando aqui na página.

    Agora estou vendo que tem trabalhos para fazer aqui que nunca tinha visto e os que fiz sumiram daqui?!

    Bom, por gentileza, poderia esclarecer o que ocorreu

    Aguardo seu retorno e agradeço desde já.

    Att.
    Camily Gabriele 6A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,não se preocupe essas atividades a Camily já havia feito. Vou enviar mais informações para seu e-mail.
      Obrigada

      Excluir
  13. ola professora,queria saber qual e seu email?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite , como o aluno vai acessar o link do Youtube se está como imagem na aula clima / tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o vídeo em questão está no início da atividade, mas você tem razão o link não está abrindo corretamente.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...