São Paulo, 26 de outubro de 2020
Área: Matemática
São Paulo, 21 de setembro de 2020
Área: Matemática
São Paulo, 08 de setembro de 2020
Área: Matemática
São Paulo, 17 de agosto de 2020
Área : Matemática
São Paulo, 13 de julho de 2020
São Paulo,29 de junho de 2020
Área: Matemática
São Paulo, 15 de junho de 2020
Área : Matemática
Nome: ............................................................ n° ......... 6° ano ................
ESCOLA ESTADUAL TERUKO UEDA YAMAGUTI
ROTEIRO DE ATIVIDADES – 13/07 a 17/7/2020
DATA DA ENTREGA DOS EXERCÍCIOS : 17/07/2020
Ano: 6º ANOS
Habilidades:
(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos:
- Reconhecer que os números racionais podem ser expressos na forma de fração e decimal, estabelecendo relações entre essas representações.
- Identificar frações equivalentes.
Relembrando: Conjuntos numéricos são conjuntos com números que podem ser naturais, inteiros, racionais e irracionais. Estes grupos de números se relacionam e estão um contido no outro. A área da matemática que estuda isto segue a Teoria dos conjuntos.
O conjunto dos naturais os números inteiros positivos incluindo o zero. Representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... }
Conjunto dos Racionais. Pertence ao conjunto dos números racionais, qualquer número que possa ser escrito na forma de fração, onde o numerador e o denominador são números inteiros. ... Q+ é O conjunto dos números racionais positivos e o zero.
A regra de três simples e composta é a proporção entre duas ou mais grandezas, que podem ser velocidades, tempos, áreas, distâncias, cumprimentos, entre outros. É o método para determinar o valor de uma incógnita quando são apresentados duas ou mais razões, sejam elas diretamente ou inversamente proporcionais.
Exemplo
Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15 000 kg de cana.
Regra de Três Simples: Aprenda Fazer e Como Calcular!
1)Crie uma tabela e agrupe as grandezas da mesma espécie na mesma coluna.
2)Identificar se as grandezas são inversamente ou diretamente proporcionais, analisaremos isso no próximo passo.
3)Montar a equação assim: se as grandezas forem diretamente proporcionais, multiplicamos os valores em cruz, isto é, em forma de x.
Exercícios – Parte 1
1) Aplicando R$ 500,00 na poupança o valor dos juros em um mês seria de R$ 2,50. Caso seja aplicado R$ 2 100,00 no mesmo mês, qual seria o valor dos juros?
2) Um muro de 12 metros foi construído utilizando 2 160 tijolos. Caso queira construir um muro de 30 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão necessários?
3) Uma equipe de 5 professores gastou 12 dias para corrigir as provas de um vestibular. Considerando a mesma proporção, quantos dias levarão 30 professores para corrigir as provas?
4) Em uma panificadora são produzidos 90 pães de 15 gramas cada um. Caso queira produzir pães de 10 gramas , quantos iremos obter?
Exercícios – Parte 2
1. ( 7:1) +(5x9) - (3x6-5) =
2. (9 x8) + (4x7- 3x8) =
3. (6x9x3) - (4x8- 7) =
4. 7+5x8 - 3x6 + (6x8) =
5. (76x 3) - ( 54 x3) + 43 =
6. ( Uma dúzia x seis dezenas) menos a quarta parte de vinte e quatro e igual a ?
7. A oitava parte de sessenta e quatro, menos quatro,somado com um terço de sessenta, resulta em?
8. Um triângulo isóscele tem base três metros e seus dois outros lados tem quatro metros e meio. Qual seu perímetro?
9. Um automóvel percorre 200 km em 3 horas exatas, numa rodovia retilínea sem pedágio. Qual sua velocidade média nesse tempo?
10. O CORONAVIRUS SARS COV 2. Já vitimou no Brasil até o momento 05.07.20. cerca de 65.000 pessoas. Se, infelizmente tivermos em média mil mortes por dia, qual será o número de vítimas em. 31.07.2020?
Exercícios – Parte 3
Assistir esse vídeo:
Calcule, utilizando a tabuada de Pitágoras.. Cuidado. Sempre resolva primeiro as multiplicações e divisões depois soma e subtração na ordem em que aparecem...
Tabuada de Pitágoras
x | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
1 | ||||||||||
2 | ||||||||||
3 | ||||||||||
4 | ||||||||||
5 | ||||||||||
6 | ||||||||||
7 | ||||||||||
8 | ||||||||||
9 | ||||||||||
10 |
São Paulo,29 de junho de 2020
Área: Matemática
São Paulo, 15 de junho de 2020
Área: Matemática
São Paulo, 11 de maio de 2020
Área: Matemática
ESCOLA ESTADUAL TERUKO UEDA YAMAGUTI
ROTEIRO DE ATIVIDADES – 11 a 15/05/2020
Semana: De 11/05 a 15/05/2020
Ano: 6º ANOS
Habilidades:
EF06MA01 - Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.
EF06MA02 - Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
EF06MA03 - Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Unidade Temática - grandezas e medidas
Habilidades: EF06MA24 - Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
ORIENTAÇÕES : Caríssimos alunos, seguem as atividades para vocês tentarem resolver. São exercícios simples para manter o contato com nossos estudos. Até breve amigos.
Número 1
Complete em números romanos, a sequência que está em falta:
55, 60, 65, 70, _____, 80, _____,90,_____,100
100, 200, 300,_______,500, 600,_______,800,______,1000
9, 18, 27, 36,______,54, 63,______,81,90
Número 2
Complete os números reais que estão faltando na sequência abaixo de números romanos:
LXXX, XC, C, CX,___________,CXXX,____________ , CL.
M, MM, MMM,___________
I, II, III,_________,V,_____,VII, VIII, _______, X, ________, ___________,
Número 3
A. Um losango é um quadrilátero? ( ). Sim. ( ). Não
B. Qual a diferença entre círculo e circunferência? Responda com suas próprias palavras:
C. Qual o perímetro (soma dos lados):
De uma mesa que tem 120,5 cms no lado menor e 170,5 cms no lado maior?
D. Usando esses mesmos dados da questão "c", qual a área dessa mesa?
E. Um triângulo isósceles tem três lados iguais? Certo ou errado?
Número 4
Um cubo tem três dimensões: comprimento, largura e altura. Então uma caixa de presentes que tem 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 10 cm de altura . Qual sua metragem cúbica?
Número 5
Sabendo que "um metro cúbico" comporta 1000 litros de água. Responda as seguintes questões:
A. Um reservatório da Sabesp de dimensões 3 metros de largura, por 6 metros de comprimento e 2 metros de profundidade, comporta quantos litros de água?
B. Uma piscina de 50 metros de comprimento por 15 metros de largura e 2 metros de profundidade, totalmente cheia d'água, comporta quantos litros?
Número 6
Escreva por extenso os seguintes números:
A. 987.678:
B. 1.000.546:
C. 665.908:
D. 777.890:
E. 44.345:
Número 7
Qual alternativa está errada quanto a escrita:
A. Seiscentos e sessenta e seis mil, seiscentos e trinta.
B. Seiscentos e doze mil, cento e catorze.
C. Seiscentos e vinte e três mil, cento e dezenove.
D. Setecentos e quatorze mil, novicentos e noventa e nove
E. Sessenta e seis mil, seiscentos e catorze.
Número 8
Um recente Decreto do prefeito Bruno Covas, em meio a pandemia do covid 19 , diz que a partir de 11.05.20 , os veículos de placa final par poderão trafegar nos dias pares, e os veículos de final ímpar, poderão trafegar em dias ímpares. Então, verifique abaixo, as seguintes placas de veículos, e responda:
Assinale com um “x”
PLACAS | PAR | IMPAR | PLACAS | PAR | IMPAR |
A) Placa. AXB 9898 | F) Placa. EHJ 8000 | ||||
B) Placa. BBC 1224 | G) Placa. HSA 7644 | ||||
C) Placa. CVD 7677 | H) Placa. BBB 7000 | ||||
D) Placa. DUC 3458 | I) Placa. AFY.4508 | ||||
E) Placa. FGH 7797 | J) Placa. CCG 1202 |
Número 9
Aproveitando o valor dos números das placas do exercício anterior , some as placas pares e depois some as ímpares?
Número 10
Na cidade de São Paulo, a maior cidade do país e da América latina, tem aproximadamente doze milhões e meio de habitantes . Se a quinta parte dessa população sair de casa, sem se preocupar com o distanciamento social, isso acarretará enormes índices de letalidade pelo covid 19. Esse número é identificado em qual alternativa?
A) 11.500.000
B) 12.500.000
C) 25.000.000
D) 2.500.000
Professora posso fazer ainda consegui acessar hj
ResponderExcluirPode fazer e me enviar por email, estou precisando para fechar as notas do 1o bimestre.
ExcluirObrigada