Data da entrega: 27/11/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065
Título: O gênero dramático (ampliando conhecimento)
Acolhida
Quais são as características do gênero dramático?
Características do Gênero Dramático
- Gênero textual produzido para ser acenado.
- É dar ordem de narrar.
- Tem por objetivo apresentar uma história e despertar sentimentos no público a partir dela.
- Apresenta personagens, enredo, tempo, espaço, mas, geralmente não tem narrador.
- A história é contada pela fala das personagens, demarcadas pelo uso de dois pontos, travessão e aspas.
- Dividido em atos e cenas.
- As indicações cênicas são feitas por meio de rubricas, essenciais para a compreensão da sequência lógica apresentada no contexto de encenação.
Leitura do Texto I
ATO I Cena I
Atenas. O palácio de Teseu. Entram Teseu, Hipólita, Filóstrato e pessoas do séqüito.
TESEU - Depressa, bela Hipólita, aproxima-se a hora de nossas núpcias. Quatro dias felizes nos trarão uma outra lua. Mas, para mim, como esta lua velha se extingue lentamente! Ela retarda meus anelos, tal como o faz madrasta ou viúva que retém os bens do herdeiro.
HIPÓLITA - Mergulharão depressa quatro dias na negra noite; quatro noites, presto, farão escoar o tempo como em sonhos. E então a lua que, como arco argênteo. no céu ora se encurva, verá a noite solene do esposório.
TESEU - Vai, Filóstrato, concita os atenienses para a festa, desperta o alegre e buliçoso espírito da alegria, despacha para os ritos fúnebres a tristeza, que essa pálida hóspede não vai bem em nossas pompas.
(Sai Filóstrato.)
De espada em mão te fiz a corte, Hipólita; o coração te conquistei à custa de violência; mas quero desposar-te com música de tom mais auspicioso, com pompas, com triunfos, com festejos.
(Entram Egeu, Hérmia, Lisandro e Demétrio.)
EGEU - Salve, Teseu, nosso famoso duque!
TESEU - Bom Egeu, obrigado. Que há de novo?
EGEU - Cheio de dor, venho fazer-te queixa de minha própria filha, Hérmia querida. Vem para cá, Demétrio. Nobre lorde, tem este homem o meu consentimento para casar com ela. Agora avança. Lisandro. E este, meu príncipe gracioso, o peito de Hérmia traz enfeitiçado. Sim, Lisandro, tu mesmo, com tuas rimas! Prendas de amor com ela tu trocaste; sob a sua janela, à luz da lua, cantaste-lhe canções com voz fingida, versos de amor fingido, e cativaste as impressões de sua fantasia com cachos de cabelo, anéis, brinquedos, ramalhetes, docinhos, ninharias, mensageiros de efeito decisivo nas jovens ainda brandas. Com astúcia, à minha filha o coração furtaste, mudaste-lhe a filial obediência em dura teimosia. Por tudo isso, meu mui gracioso duque, se ela, agora diante de Vossa Graça, com Demétrio não quiser se casar, eu me reporto à antiga lei de Atenas que confere aos pais direito de dispor dos filhos. É minha filha, posso dispor dela. Ou a entregarei para este cavalheiro, ou para a morte, o que, sem mais delongas, segundo nossa lei, deve ser feito.
TESEU - Hérmia, que respondeis? Sede prudente, bela menina. Como a um deus devíeis ver sempre vosso pai, um deus que vossa formosura plasmou, pois sois apenas a cera a que ele conferiu a forma, restando-lhe o poder de conservá-la, ou de desfazer a imagem. É Demétrio cavalheiro mui digno. HÉRMIA- E assim Lisandro.
TESEU - Sim, em si mesmo; mas uma vez que ele com vosso pai não conta, deveríeis o outro considerar como o mais digno.
HÉRMIA - Ah, se meu pai o visse com meus olhos! Sonho de uma noite de verão
TESEU - Com o juízo dele é que razoável fora que vossos olhos vissem.
LEITURA DO TEXTO II
Texto II – O Juiz de paz da roça – Martins Pena
CENA IX
JUIZ - (ASSENTANDO-SE) Era muito capaz de se esquecer. Sr. Escrivão, Leia o outro requerimento.
ESCRIVÃO - (LENDO:) Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. "Ora, acontecendo Ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como filhos pertencem às mães e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.Sa. mande o dito meu vinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher". JUIZ - É verdade que o senhor tem o filho da égua preso?
JOSÉ D/SILVA - É verdade; porém o filho me pertence. Pois é meu, que é do cavalo.
JUIZ - Terá a bondade de entregar o filho a seu dono, pois é aqui da mulher do senhor.
JOSÉ D/SILVA - Mas, Sr. Juiz...
JUIZ - Nem mais nem meios mais, entregue o filho, senão, cadeia.
JOSÉ D/SILVA - Eu vou queixar-me ao Presidente.
JUIZ - Pois vá, que eu tomarei a apelação.
JOSÉ D/SILVA - E eu embargo.
JUIZ - Embargue ou não embargue, embargue com trezentos mil diabos, que eu não concedei revista no auto do processo!
JOSÉ D/SILVA - Eu lhe mostrarei, deixe estar.
JUIZ - Sr. Escrivão, não dê anistia a este rebelde, e mande-o agarrar para soldado.
JOSÉ D/SILVA - (COM HUMILDADE) Vossa senhoria não se arrenegue! Eu entregarei o pequira.
JUIZ - Pois bem, retirem-se; estão conciliados. (SAEM OS DOIS) Não há mais ninguém? Bom, está fechada a sessão. Hoje cansaram-se!
Análise dos textos 1 e 2
1-Leia, com atenção, o trecho 2 do Texto O juiz de paz da roça do Martins Pena.
[...] “JUIZ – (ASSENTANDO-SE) Era muito capaz de se esquecer. Sr. Escrivão, Leia outro requerimento”.
No trecho, a palavra destacada é uma rubrica de movimento e foi usada para identificar:
() a postura física do escrivão.
() a fala da personagem.
() a emoção da personagem.
() a postura física do juiz.
2-Que detalhes podem ser notados nos textos 1 e 2, entre ou antes da falas das personagens?
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3-Identifique nos trechos a seguir as indicações cênicas presentes, ou seja, as rubricas.
a) “Teseu: Vai, Filóstrato, concita os atenienses para a festa, desperta o alegre e buliçoso espírito de alegria, desfecha para os ritos fúnebres a tristeza que passa pálida hóspede não vai bem em nossas pompas. (Sai Filóstrato).
De espada em mão te fiz a corte, Hipólita; o coração te conquistei à custa de violência; mas quero desposar-te com música de som mais auspicioso, com pompas, com triunfos, com festejos”. (Texto I).
4 – Qual a diferença pode ser notada na estrutura de um gênero dramático quando comparado a outros em prosa, na tipologia narrativa?
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5 – O discurso direto é a reprodução, de maneira direta, da fala das personagens, ou seja, a reprodução integral, literal, introduzida por travessão ou não. De acordo com os textos 1 e 2, relacione as falas às personagens?
1. Teseu (texto 1)
2. Hérmia(texto 1)
3. Juiz (texto 2)
4. José da Silva (texto 2)
a. () “É verdade que o senhor tem o filho a égua preso?”
b. () “Ah se meu pai o visse com meus olhos! [...]”.
c. () “Vossa senhoria não se arrenegue! Eu entregarei o pequira”.
d. () “Com o juízo dele é que razoável fora que vossos olhos vissem”.
6 – O uso de conjunções e articuladores textuais são importantes na construção de progressão temática, pois eles organizam as novas informações e tornam o texto coeso. Observe o trecho abaixo:
ESCRIVÃO – (LENDO:) Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. “Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado com o seu cavalo. Ora, como filhos pertencem às mães e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.Sa. mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher”.
Dessa forma, os termos “porém” e “e” em destaque, no fragmento acima, expressam, respectivamente:
() condição; explicação.
()causa, consequência.
() explicação; condição.
() oposição; adição.
O que aprendemos hoje?
- Estudamos dois textos teatrais: realizamos a
Releitura dos textos 1 e 2 e a análise deles.
- Reforçamos os estudos sobre sua estrutura e função social.
- Compreendemos que a representação dos atores contribui para a construção do sentido do texto teatral.
- Relembramos que o uso de conjunções e articuladores textuais é importante na construção da Progressão Temática.
HORA DA PESQUISA:
É importante notar que as rubricas são utilizadas em outros documentos e contextos. Para ajudar no entendimento/fixação, pesquise acerca das formas de rubricas existentes, em livros impressos ou em materiais digitais.
ATIVIDADES DE CONJUNÇÕES
Questão 1
Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
d) adversidade.
e) comparação.
Questão 2
No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação.
b) concessão.
c) comparação.
d) modo.
e) consequência.
Questão 3
Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.
"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."
a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.
Questão 4
Sobre as conjunções, é correto afirmar:
a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.
b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.
c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.
d) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos. Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações.
e) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas.
Conjunções coordenativas e subordinativas: As coordenativas ligam orações independentes, enquanto as subordinativas ligam orações dependentes. *
No quadrinho do cartunista Quino, encontramos a conjunção mas, que pode ser classificada como:
a) Conjunção consecutiva.
b) Conjunção aditiva.
c) Conjunção adversativa.
d) Conjunção alternativa.
e) Conjunção conclusiva.
Alunos do 8E copiem as atividades no seu caderno de português, respondam as questões, inclusive os exercícios de conjunções.
Iniciamos o 4ºBimestre, por favor caprichem com todas as atividades propostas e enviem para e-mail ou whatsapp.
Boa aula e aguardo suas devoluções.
São Paulo, 03 de novembro de 2020.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Renata
Série: 8ºs anos A, B, C, D e E
Língua Portuguesa
Data de entrega: 13/11/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata
aborboleta112@gmail.com – Professora Eurica
Bom dia queridos alunos, tudo bem?
Chegamos no Quarto bimestre!
Esse bimestre trabalharemos (eu e a prof. Eurica do 8 E), as duas apostilas a Aprender Sempre e o Caderno do Aluno – volume 4.
Vamos passar as coordenadas do que estamos solicitando. Não deixem para a última hora, podem nos perguntar se tiverem dúvidas.
Vamos ler bastante, nessa aula temos 2 textos, um da Apostila Aprender Sempre colocamos um vídeo do Youtube, acompanhem junto com o ator, que está lendo para ficar mais fácil a compreensão.
Habilidade trabalhada:
EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.
- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4
- Atividade 1 – Textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!
Leitura do texto 1 – A destruição dos monumentos históricos – páginas 23 e 24;
Leitura do texto 2 – Os monumentos históricos e a destruição – páginas 25, 26 e 27
Exercícios 1- a), b) e c) 2) escrever no caderno o que é um editorial, 3) e 4) – páginas 27 e 28.
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
Apostila azul – Aprender Sempre
Aula 1 – Muito bicho!
EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.
- Assistir e ouvir a leitura do texto Trezentas onças – pois esse conto é um texto gaúcho, tem muitos dialetos e vocabulários próprios daquela região do Brasil.
Leitura do texto 1 – Trezentas onças – J. Simões Lopes Neto – páginas 3, 4 e 5
Exercícios 1), 2) a, b, c), 3) a, b, c, d, e.; 4) - páginas 5, 6 e 7.
Trabalho de final de ano
Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.
Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.
Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.
Enviar até 23 de novembro.
Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Renata
Série: 8ºs anos A,B,C, D, E
Língua Portuguesa
Data de entrega: 10/10/2020
E-mail: professorare.oliveira@gmail.com
Prof. Eurica – 8 E
E-mail: aborboleta112@gmail.com
Habilidade trabalhada:
EF89LP1B – Desenvolver estratégias de leitura crítica frente aos textos, jornalísticos, midiáticos, entre outros.
EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordância nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo, etc) e, funcionamento em um texto.
Na aula de hoje (dessa semana) vamos estudar a Apostila 3 – parte 1 – gravei um vídeo contendo explicações sobre as aulas, espero que assistam e façam as anotações, depois enviem tudo para nós.
Segue abaixo os links das aulas:
Parte 01: https://youtu.be/EoixtgHS7fI
Parte 02: https://youtu.be/sh1oklKdzNs
Parte 03: https://youtu.be/tPUyLt8rYzE
Parte final: https://youtu.be/CZNv4Ytn7-s
Página 20 – responder as questões da Atividade 1 e Leitura do Texto 1 – Labirintos.
Página 21 – Responder as questões de a) a e) – Atividade 2 – Revisitando a Gramática – leitura e responder as questões 1, 2 e 3.
Página 22 – Responder a questão 4 – Leitura do texto 2 – No labirinto de Creta
Página 23 – Continuação da leitura – Responder as questões do exercício 1) de a) a e)
Página 24 – Leitura
Página 25 – Leitura
Página 26 – Leitura
Páginas 27 e 28 - Exercícios
Habilidade do Currículo Paulista
EF08LP01C – Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar.
Objetivos
- Analisar os fatos presentes nas notícias;
- Reconhecer a linguagem verbal e a linguagem não verbal;
- Conhecer o gênero textual sinopse.
Tema: Análise de fatos
Você ouviu um Podcast de um Artigo de Opinião com o título” É ....Fake dói…”
1. O que ele abordava?
2. O que você achou do Podcast que ouviu?
Vamos continuar com o tema das Fake News, mas com foco no mal-entendido das informações.
Para isso, você vai ler um texto que aborda uma confusão causada por uma notícia dada por uma emissora e rádio de 1938.
TEXTO “ A GUERRA DOS MUNDOS”
Em 1898, o escritor inglês H.G.Wells, publicou o livro de ficção científica “A guerra dos mundos”
O livro narra uma invasão na Terra e já teve várias adaptações.Uma das mais famosas é o filme estadudinense de 2005, com o autor Tom Cruise.
Em 1938, quarenta anos depois da publicação do livro, o americano Orson Welles dirigiu e narrou uma adaptação da obra de um rádio americana. A narração que ele fez e´considerada impressionante até hoje. Mas o que seria apenas mais um programa de rádio tornou-se um pesadelo para muitos ouvintes. Várias pessoas que sintonizaram a rádio no meio da transmissão, e perderam o início, que explicava do que se tratava, acreditaram que realmente a Terra estava sendo invadida. Isso provocou pânico em algumas regiões, com pessoas saindo às ruas amedrontadas, sem saber o que fazer.
O programa foi elaborado como um típico programa de rádio musical com boletins noticiosos.
No entanto, durante os boletins é que as informações referentes à invasão dos extraterrestres eram narrados, criando uma impressão de tratar-se de notícia real.
O formato boletim de notícias foi duramente criticado pela mídia da época, porque criava uma ilusão de que o fato realmente estava ocorrendo. Na época, ainda não existia televisão, muito menos internet. Isso fez com que Orson Welles tivesse que ir ao público explicar o que havia ocorrido.
A obra de H.G.Wells está em domínio público desde 2017, o que significa que seus livros podem ser reproduzidos, reeditados, copiados, relançados e mesmo sofrerem alterações sem necessidade de autorização prévia. Vale a pena conhecer obras como A máquina o tempo (1895), A ilha o dr Moreau (1896), O homem invisível (1897), além é claro, de A guerra dos mundos (1898).
ANÁLISE DO TEXTO
1. O texto é uma reportagem que aborda o mal-entendido provocado pela narração do livro A guerra dos mundos anos após sua publicação. Após sua leitura, explica o que causou pânico nas pessoas quando ouviram a notícia na emissora americana de rádio.
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2. Como você pode ver, uma notícia, quando é ouvida ou lida sem um contexto, pode causar várias confusões e gerar fake News . Você já vivenciou ou presenciou um mal-entendido causado por uma notícia? Conte para nós.
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ANÁLISE DO TEXTO
O quadro abaixo possui dados da ficha técnica do livro ´A guerra do mundos.
Ficha Técnica | Livro A Guerra dos mundos |
Autor | H.G. Wells |
Ano da publicação | 1898 |
Gênero | Ficção científica |
Sinopse | É uma história sobre a invasão da Terra por marcianos inteligentes, dotados de um poderoso raio carbonizados e máquinas assassinas (tripods), semelhantes a depósitos de água sobre tripés. |
SINOPSE
Uma Sinopse é um breve resumo de um livro, filme, peça teatral, espetáculo musical que tem o objetivo de antecipar as principais informações sobre a obra para despertar interesse por ela.
SINOPSE – ATIVIDADE
1. A partir da explicação e do exemplo da ficha técnica do livro A guerra dos mundos, escreva no caderno, em poucas palavras, uma sinopse de um livro que você leu ou um filme que você assistiu.
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ATIVIDADE
Nas ondas do rádio .... Alies atacam!
Ilustração no Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola- 8ºano Vol.3 pág.35
Atividade
Observe a imagem apresentada:
1- Que impressões você tem dela?
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2- Como ela se relaciona ao título?
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3- Há intertextualidade com a reportagem lida?
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ATIVIDADE
As duas ilustrações a seguir são de artista brasileiro Henrique Avim Corrêa, criadas em 1906 para edição belga do livro A guerra dos mundos.
Atividade
1. A partir das imagens, como você imagina que ocorreu a invasão narrada no livro?
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2. Elabore um legenda para cada uma das imagens
Imagem 1 .............................................................................................................
Imagem 2 ..............................................................................................................
(Re) visitando a Gramática
1. Leia o trecho a seguir, retirado da reportagem “A guerra dos mundos”: Isso provocou pânico em algumas regiões com pessoas saindo às ruas amedrontadas, sem saber o que fazer.
a) A que o pronome isso se refere?
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2. O pronome relativo que, na oração a seguir, se refere a qual palavra?
A narração que ele fez é considerada impressionante até hoje.
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Alunos do 8E copiem no caderno e respondam as questões, tirem fotos e enviem para whatsapp ou e-mail. Use o Caderno do Aluno SP Faz Escola –vol.3 pagos. 35-36 e assistam aulas do Cmsp . Vou deixar o link da atividade proposta.
https://www.youtube.com/watch?v=ajWGksRZ5f4
#EuNoCMSP
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - LÍNGUA PORTUGUESA e PROJETO DE VIDA
ENVIAR A RESPOSTA EMAIL
Projeto de vida: professoratilcia@gmail.com
Língua Portuguesa 8º A, B, C, D: professorare.oliveira@gmail.com
Língua Portuguesa 8º E ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 98291-6687 (TILCIA) - 98766.3065 (EURICA)
FAÇAM OS EXERCÍCIOS NO CADERNO e enviem., colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email:Atividade INTERDICIPLINAR das disciplinas de Português (Renata- 8 A, B, C, D), (Eurica- 8 E) e Projeto de vida(Tilcia- 8 A, B, C, D, E)
TURMA- TODOS OS 8 ANOS
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020
3 BIMESTRE
Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo
EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais ( ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização. Estilo etc.) em funcionamento em um texto.
Objetivos:
- Ler e interpretar o gênero textual;
- Compreender os morfemas: prefixos e sufixos com seus significados.
Na aula anterior do CMSP do dia 7/8
MORFEMAS: PREFIXO E SUFIXO
Morfemas são unidades mínimas com significado que auxiliam na composição de palavras na língua portuguesa.
Radical é o morfema base, na qual consta o significado principal da palavra.
Não tá faltando amor
Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca
(Kell Smith)
ATIVIDADE
1- DEPOIS DE OUVIR, LER E INTERPRETARA MUSICA RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:
A) Comente Que mensagem a música transmite?
B) Explique os versos destacados na música:
C) Retire do texto duas palavras com sufixos. Quais são elas?
D) No texto você encontrou alguma palavra com prefixo? Qual?:
E) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática?
F) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê?
G) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la?
H) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique:
I) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela
J) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas:
Data da entrega: 21/08/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065
Habilidades:
EF89LP33 - Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.
Objetivos:
- Estudar o gênero textual conto;
- Interpretar conto;
- Retomar os elementos da narrativa e explorar aspectos linguísticos do texto, em destaque os discursos direto e indireto.
Tema: Passeando pelos gêneros textuais – parte 2
RESPONDA NO SEU CADERNO
Como a aula é sobre gênero textual conto, você se lembra de algum conto interessante?
Texto disponível no Caderno do Aluno 8º ano – Volume 2 – Versão estendida.
A GRANDE SURPRESA
A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou:
- Mãe, o que nós vamos jantar?
A mãe com lágrimas nos olhos, respondeu:
-Filho, não temos nada para comer. Vamos esperar seu pai e vou ver se ele traz algo. Hoje ele foi trabalhar para o Seu Joaquim na plantação. Espero que receba algum dinheiro.
Nesse primeiro texto, notamos que a família passa por um drama enfrentado por muitas famílias brasileiras.
Segundo o texto, que situação é essa?
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A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.
- Júlia, vamos rezar para que ele pague senão, não iremos comer.
O pai chegou tarde da noite, carregando uma caixa . As crianças estavam dormindo.
OBSERVE O TEXTO:
“O pai chegou tarde da noite carregando uma caixa. As crianças estavam dormindo”.
O que você imagina haver nessa caixa?
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A mãe olhou para ele e disse:
- Você chegou tão tarde que as crianças estão dormindo, não aguentaram esperar.
- Então acorde todo mundo, porque eu trouxe uma surpresa para eles!
- O que é isso na sua mão, Sebastião?
- È uma pizza – exclamou o pai feliz.
- Pizza?
- Eu quis fazer um agrdo para vocês! Hoje o Seu Joaquim pagou tudo o que m devia. Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala!
- Muçarela de búfala? Que raio é isso?
- È a mulher do búfalo, Maria!
- Credo, não vou comer isso, não!
Onde já se viu comer búfalo, aquele animal grande e esquisito!
- Maria você vai comer a muçarela que foi feita com o leite de búfala, e não búfalo! Vamos chamar as crianças:
No pequeno quarto do casebre, os filhos foram acordados pela mãe.
Ao chegarem à cozinha, viram a pizza sobre a mesa. Seus olhos iluminaram-se. Júlia sem conter as lagrimas, disse:
- Papai, obrigada! Eu nunca comi pizza. Sempre tive vontade de comer.
O pai abraçou as duas crianças e disse:
- Pois hoje, vou matar a vontade de vocês! Sentem-se e comam!
O filho, então, perguntou:
- Pai, do que é feita essa pizza?
- De muçarela de búfala, filho!
- Nossa ! Nunca ouvi falar, mas se é pizza, eu vou comer.
Os filhos sentaram-se `a mesa e comeral aquela deliciosa pizza, sem questionar quem era a búfala. A mãe ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.
Lucy Carvalhar
RESPONDA NO SEU CADERNO
1) Você se lembra do texto da aula anterior?
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2) Há algo em comum entre o texto desta atividade e o da aula passada do cmsp?
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3) O texto lido é um Conto. Justifique essa afirmativa com elementos do texto.
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4) Quanto ao foco narrativo, o narrador é :
a) ( ) personagem, pois participa da história, narra em 1ª pessoa.
b) ( ) observador pois não participa da história, narra em 3ª pessoa
5) Qual é o conflito vivido pelas personagens?
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6) Que personagem é responsável por resolver esse conflito? Como isso acontece?
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7) Sabendo-se que a família vivia sob uma difícil condição econômica, o que se pode inferir de: “ Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala”!.
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8) Releia o trecho : “A mãe , ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.” Na sua opinião, por que a mãe deixa de lado a reclamação e acompanha a família no deleite daquela pizza?
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RELEIA O TEXTO:
“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.”
Em destaque, no trecho lido, temo:
a) Discurso direto ( )
b) Discurso indireto ( )
DISCURSO DIRETO
O discurso direto é a reprodução de maneira direta, ou seja, a transcrição , reprodução integral da fala de uma personagem, introduzida por travessão e, às vezes, apresentada entre aspas. O discurso direto também é marcado pelos verbos de locução (dizer, falar, perguntar, questionar, entre outros ).
Exemplo:
“ A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou :
- Mãe, o que nós vamos jantar?
DISCURSO INDIRETO
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob ainfluência do narrador, o narrador é quem conta aos leitores o que a personagem disse, por isso o faz em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, e sim ” traduzidas “ na linguagem do narrador. Não há uso de travessão.
EXEMPLO:
“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia”.
CONTO (GÊNERO LITERÁRIO)
- Narrativa curta;
- Real ou fictício;
- Enredo ( apresentação, conflito e desfecho)
- Apresenta poucas personagens;
- Tempo reduzido ( cronológico e ou psicológico );
- Espaço limitado;
- Foco narrativo (narrador em 1ª ou 3ª pessoa).
ALUNOS DO 9B/C, COPIEM AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO E RESPONDAM AS QUESTÕES REFERENTE AO TEXTO DO CADERNO DO ALUNO, TIRE FOTOS E ENVIE POR EMAIL OU WHATAPP.
ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇAM DE RETIRAR OS MATERIAIS NA ESCOLA DO 3ºBIMESTRE, AO TODO SÃO 3 CADERNOS. 1-VOLUME ÚNICO E 1-CADERNO DIVIDIDOS EM 2-PARTES. FAVOR RETIRAR SEM FALTA O AAP, PARA SER RESPONDIDO ANTES DO DIA 14 DE AGOSTO.
São Paulo, 30 de março de 2020
Professora qual a data de entrega da nova lição?
ResponderExcluirOlá bom dia vc pode entregar no dia 22/05 obrigada.
ResponderExcluiroi professora qual a data de entrega da lição postada no dia 22/06?
ResponderExcluirprof eu nao consegui fazer a 1 da atividade do dia 20 de julho por que eu nao lembro da aula do cmsp
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