LÍNGUA PORTUGUESA - 8º Ano E - Profª Eurica

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Data da entrega: 27/11/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 


Título: O gênero dramático (ampliando conhecimento)

 

Acolhida

 


 

Quais são as características do gênero dramático?

 

Características do Gênero Dramático

- Gênero textual produzido para ser acenado.

- É dar ordem de narrar.

- Tem por objetivo apresentar uma história e despertar sentimentos no público a partir dela.

- Apresenta personagens, enredo, tempo, espaço, mas, geralmente não tem narrador.

- A história é contada pela fala das personagens, demarcadas pelo uso de dois pontos, travessão e aspas.

- Dividido em atos e cenas.

- As indicações cênicas são feitas por meio de rubricas, essenciais para a compreensão da sequência lógica apresentada no contexto de encenação.

 

Leitura do Texto I

ATO I Cena I

 Atenas. O palácio de Teseu. Entram Teseu, Hipólita, Filóstrato e pessoas do séqüito.

TESEU - Depressa, bela Hipólita, aproxima-se a hora de nossas núpcias. Quatro dias felizes nos trarão uma outra lua. Mas, para mim, como esta lua velha se extingue lentamente! Ela retarda meus anelos, tal como o faz madrasta ou viúva que retém os bens do herdeiro.

HIPÓLITA - Mergulharão depressa quatro dias na negra noite; quatro noites, presto, farão escoar o tempo como em sonhos. E então a lua que, como arco argênteo. no céu ora se encurva, verá a noite solene do esposório.

 TESEU - Vai, Filóstrato, concita os atenienses para a festa, desperta o alegre e buliçoso espírito da alegria, despacha para os ritos fúnebres a tristeza, que essa pálida hóspede não vai bem em nossas pompas.

(Sai Filóstrato.)

 De espada em mão te fiz a corte, Hipólita; o coração te conquistei à custa de violência; mas quero desposar-te com música de tom mais auspicioso, com pompas, com triunfos, com festejos.

 (Entram Egeu, Hérmia, Lisandro e Demétrio.)

EGEU - Salve, Teseu, nosso famoso duque!

TESEU - Bom Egeu, obrigado. Que há de novo?

EGEU - Cheio de dor, venho fazer-te queixa de minha própria filha, Hérmia querida. Vem para cá, Demétrio. Nobre lorde, tem este homem o meu consentimento para casar com ela. Agora avança. Lisandro. E este, meu príncipe gracioso, o peito de Hérmia traz enfeitiçado. Sim, Lisandro, tu mesmo, com tuas rimas! Prendas de amor com ela tu trocaste; sob a sua janela, à luz da lua, cantaste-lhe canções com voz fingida, versos de amor fingido, e cativaste as impressões de sua fantasia com cachos de cabelo, anéis, brinquedos, ramalhetes, docinhos, ninharias, mensageiros de efeito decisivo nas jovens ainda brandas. Com astúcia, à minha filha o coração furtaste, mudaste-lhe a filial obediência em dura teimosia. Por tudo isso, meu mui gracioso duque, se ela, agora diante de Vossa Graça, com Demétrio não quiser se casar, eu me reporto à antiga lei de Atenas que confere aos pais direito de dispor dos filhos. É minha filha, posso dispor dela. Ou a entregarei para este cavalheiro, ou para a morte, o que, sem mais delongas, segundo nossa lei, deve ser feito.

 TESEU - Hérmia, que respondeis? Sede prudente, bela menina. Como a um deus devíeis ver sempre vosso pai, um deus que vossa formosura plasmou, pois sois apenas a cera a que ele conferiu a forma, restando-lhe o poder de conservá-la, ou de desfazer a imagem. É Demétrio cavalheiro mui digno. HÉRMIA- E assim Lisandro.

TESEU - Sim, em si mesmo; mas uma vez que ele com vosso pai não conta, deveríeis o outro considerar como o mais digno.

HÉRMIA - Ah, se meu pai o visse com meus olhos! Sonho de uma noite de verão

TESEU - Com o juízo dele é que razoável fora que vossos olhos vissem.

 

LEITURA DO TEXTO II

Texto II – O Juiz de paz da roça – Martins Pena

CENA IX

JUIZ - (ASSENTANDO-SE) Era muito capaz de se esquecer. Sr. Escrivão, Leia o outro requerimento.

 ESCRIVÃO - (LENDO:) Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. "Ora, acontecendo Ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como filhos pertencem às mães e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.Sa. mande o dito meu vinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher". JUIZ - É verdade que o senhor tem o filho da égua preso?

 JOSÉ D/SILVA - É verdade; porém o filho me pertence. Pois é meu, que é do cavalo.

 JUIZ - Terá a bondade de entregar o filho a seu dono, pois é aqui da mulher do senhor.

JOSÉ D/SILVA - Mas, Sr. Juiz...

 JUIZ - Nem mais nem meios mais, entregue o filho, senão, cadeia.

JOSÉ D/SILVA - Eu vou queixar-me ao Presidente.

JUIZ - Pois vá, que eu tomarei a apelação.

JOSÉ D/SILVA - E eu embargo.

 JUIZ - Embargue ou não embargue, embargue com trezentos mil diabos, que eu não concedei revista no auto do processo!

 JOSÉ D/SILVA - Eu lhe mostrarei, deixe estar.

 JUIZ - Sr. Escrivão, não dê anistia a este rebelde, e mande-o agarrar para soldado.

 JOSÉ D/SILVA - (COM HUMILDADE) Vossa senhoria não se arrenegue! Eu entregarei o pequira.

JUIZ - Pois bem, retirem-se; estão conciliados. (SAEM OS DOIS) Não há mais ninguém? Bom, está fechada a sessão. Hoje cansaram-se!

 

Análise dos textos 1 e 2

1-Leia, com atenção, o trecho 2 do Texto O juiz de paz da roça do Martins Pena.

[...] “JUIZ – (ASSENTANDO-SE) Era muito capaz de se esquecer. Sr. Escrivão, Leia outro requerimento”.

No trecho, a palavra destacada é uma rubrica de movimento e foi usada para identificar:

() a postura física do escrivão.

() a fala da personagem.

() a emoção da personagem.

() a postura física do juiz.

 

2-Que detalhes podem ser notados nos textos 1 e 2, entre ou antes da falas das personagens?

...............................................................................................................................

 

3-Identifique nos trechos a seguir as indicações cênicas presentes, ou seja, as rubricas.

a)    “Teseu: Vai, Filóstrato, concita os atenienses para a festa, desperta o alegre e buliçoso espírito de alegria, desfecha para os ritos fúnebres a tristeza que passa pálida hóspede não vai bem em nossas pompas. (Sai Filóstrato).

De espada em mão te fiz a corte, Hipólita; o coração te conquistei à custa de violência; mas quero desposar-te com música de som mais auspicioso, com pompas, com triunfos, com festejos”. (Texto I).

 

4 – Qual a diferença pode ser notada na estrutura de um gênero dramático quando comparado a outros em prosa, na tipologia narrativa?

..............................................................................................................................................................................................................................................................

 

5 – O discurso direto é a reprodução, de maneira direta, da fala das personagens, ou seja, a reprodução integral, literal, introduzida por travessão ou não. De acordo com os textos 1 e 2, relacione as falas às personagens?

1.    Teseu (texto 1)

2.    Hérmia(texto 1)

3.    Juiz (texto 2)

4.    José da Silva (texto 2)

a.    () “É verdade que o senhor tem o filho a égua preso?”

b.    () “Ah se meu pai o visse com meus olhos! [...]”.

c.    () “Vossa senhoria não se arrenegue! Eu entregarei o pequira”.

d.    () “Com o juízo dele é que razoável fora que vossos olhos vissem”.

 

6 – O uso de conjunções e articuladores textuais são importantes na construção de progressão temática, pois eles organizam as novas informações e tornam o texto coeso. Observe o trecho abaixo:

 

ESCRIVÃO – (LENDO:) Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. “Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado com o seu cavalo. Ora, como filhos pertencem às mães e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.Sa. mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher”.

 

Dessa forma, os termos “porém” e “e” em destaque, no fragmento acima, expressam, respectivamente:

 

() condição; explicação.

()causa, consequência.

() explicação; condição.

() oposição; adição.

 

O que aprendemos hoje?

- Estudamos dois textos teatrais: realizamos a

Releitura dos textos 1 e 2 e a análise deles.

- Reforçamos os estudos sobre sua estrutura e função social.

- Compreendemos que a representação dos atores contribui para a construção do sentido do texto teatral.

- Relembramos que o uso de conjunções e articuladores textuais é importante na construção da Progressão Temática.

 

HORA DA PESQUISA:

É importante notar que as rubricas são utilizadas em outros documentos e contextos. Para ajudar no entendimento/fixação, pesquise acerca das formas de rubricas existentes, em livros impressos ou em materiais digitais.

 

ATIVIDADES DE CONJUNÇÕES

 

Questão 1

Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.

As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:

a) condição.

b) oposição.

c) consequência.

d) adversidade.

e) comparação.

 

Questão 2

 No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação.  

b) concessão.     

c) comparação.       

d) modo.        

e) consequência.

 

Questão 3

 Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.

"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."

a) primeiramente, ademais, além disso, em suma

b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente

c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto

d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte

e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.

 

Questão 4

Sobre as conjunções, é correto afirmar:

a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.

b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.

c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.

d) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos. Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações.

e) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas.

 

Questão 5




Conjunções coordenativas e subordinativas: As coordenativas ligam orações independentes, enquanto as subordinativas ligam orações dependentes. *

 

No quadrinho do cartunista Quino, encontramos a conjunção mas, que pode ser classificada como:

a) Conjunção consecutiva.

b) Conjunção aditiva.

c) Conjunção adversativa.

d) Conjunção alternativa.

e) Conjunção conclusiva.

 

Alunos do 8E copiem as atividades no seu caderno de português, respondam as questões, inclusive os exercícios de conjunções.

Iniciamos o 4ºBimestre, por favor caprichem com todas as atividades propostas e enviem para e-mail ou whatsapp.

Boa aula e aguardo suas devoluções.

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


São Paulo, 03 de novembro de 2020.

 

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Renata

Série: 8ºs anos A, B, C, D e E

Língua Portuguesa

Data de entrega: 13/11/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com – Professora Renata

             aborboleta112@gmail.com – Professora Eurica

 

Bom dia queridos alunos, tudo bem?

Chegamos no Quarto bimestre!

Esse bimestre trabalharemos (eu e a prof. Eurica do 8 E), as duas apostilas a Aprender Sempre e o Caderno do Aluno – volume 4.

Vamos passar as coordenadas do que estamos solicitando. Não deixem para a última hora, podem nos perguntar se tiverem dúvidas.

Vamos ler bastante, nessa aula temos 2 textos, um da Apostila Aprender Sempre colocamos um vídeo do Youtube, acompanhem junto com o ator, que está lendo para ficar mais fácil a compreensão.

 

Habilidade trabalhada:

 

EF08LP01B – Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.

 

https://youtu.be/UpFqfhuq47c

https://youtu.be/6onCELKhQQM

 

 

- Apostila vermelha – Caderno do aluno volume 4

 

- Atividade 1 – Textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!

 

Leitura do texto 1 – A destruição dos monumentos históricos – páginas 23 e 24;

Leitura do texto 2 – Os monumentos históricos e a destruição – páginas 25, 26 e 27

Exercícios 1- a), b) e c) 2) escrever no caderno o que é um editorial, 3) e 4) – páginas 27 e 28.

 

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

 

Apostila azul – Aprender Sempre

Aula 1 – Muito bicho!

https://youtu.be/7BM4J1jU3Xo

 

EF69LP54 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinestésicos, como as variações no ritmo, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e das figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras.... e ações próprias de cada gênero narrativo.

 

- Assistir e ouvir a leitura do texto Trezentas onças – pois esse conto é um texto gaúcho, tem muitos dialetos e vocabulários próprios daquela região do Brasil.

Leitura do texto 1 – Trezentas onças – J. Simões Lopes Neto – páginas 3, 4 e 5

Exercícios 1), 2) a, b, c), 3) a, b, c, d, e.; 4) - páginas 5, 6 e 7.

 

 

Trabalho de final de ano

Aviso: Neste bimestre faremos um trabalho de final de ano com a professora Lígia da Sala de Leitura, vocês deverão escolher um texto, independente do gênero: conto, poesia, música, notícia, romance, fábula, etc.

Escolha um dos gêneros acima, faça a sua interpretação, e uma releitura, grave um vídeo, podem recitar, dançar, ler, cantar, fiquem à vontade.

Gravem o vídeo e me enviem, que eu enviarei para a professora Lígia, terão nota de 0 a 10, na minha matéria e na Sala de Leitura.

Enviar até 23 de novembro.

Obrigada. Professoras Eurica, Lígia e Renata.

 





















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Renata

Série: 8ºs anos A,B,C, D, E

Língua Portuguesa

Data de entrega: 10/10/2020

E-mail: professorare.oliveira@gmail.com

 

Prof. Eurica – 8 E

E-mail: aborboleta112@gmail.com

 

 

Habilidade trabalhada:

 

EF89LP1B – Desenvolver estratégias de leitura crítica frente aos textos, jornalísticos, midiáticos, entre outros.

EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordância nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo, etc) e, funcionamento em um texto.

 Bom dia, queridos alunos! Como vocês estão? Espero que todos bem.

 Na aula de hoje (dessa semana) vamos estudar a Apostila 3 – parte 1 – gravei um vídeo contendo explicações sobre as aulas, espero que assistam e façam as anotações, depois enviem tudo para nós.

Segue abaixo os links das aulas:

Parte 01: https://youtu.be/EoixtgHS7fI

Parte 02: https://youtu.be/sh1oklKdzNs

Parte 03: https://youtu.be/tPUyLt8rYzE

Parte final: https://youtu.be/CZNv4Ytn7-s

Página 20 – responder as questões da Atividade 1 e Leitura do Texto 1 – Labirintos.

Página 21 – Responder as questões de a) a e) – Atividade 2 – Revisitando a Gramática – leitura e responder as questões 1, 2 e 3.

Página 22 – Responder a questão 4 – Leitura do texto 2 – No labirinto de Creta

Página 23 – Continuação da leitura – Responder as questões do exercício 1) de a) a e)

Página 24 – Leitura

Página 25 – Leitura

Página 26 – Leitura

Páginas 27 e 28 - Exercícios

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Prazo da entrega: 18/09/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 

Habilidade do Currículo Paulista

EF08LP01C – Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar.

Objetivos

- Analisar os fatos presentes nas notícias;

- Reconhecer a linguagem verbal e a linguagem não verbal;

- Conhecer o gênero textual sinopse.

Tema: Análise de fatos

Você ouviu um Podcast de um Artigo de Opinião com o título” É ....Fake dói…”

1.    O que ele abordava?

2.    O que você achou do Podcast que ouviu?

Vamos continuar com o tema das Fake News, mas com foco no mal-entendido das informações.

Para isso, você vai ler um texto que aborda uma confusão causada por uma notícia dada por uma emissora e rádio de 1938.

TEXTO “ A GUERRA DOS MUNDOS”

Em 1898, o escritor inglês H.G.Wells, publicou o livro de ficção científica “A guerra dos mundos”

 O livro narra uma invasão na Terra e já teve várias adaptações.Uma das mais famosas é o filme estadudinense de 2005, com o autor Tom Cruise.

Em 1938, quarenta anos depois da publicação do livro, o americano Orson Welles dirigiu e narrou uma adaptação da obra de um rádio americana. A narração que ele fez e´considerada impressionante até hoje. Mas o que seria apenas mais um programa de rádio tornou-se um pesadelo para muitos ouvintes. Várias pessoas que sintonizaram a rádio no meio da transmissão, e perderam o início, que explicava do que se tratava, acreditaram que realmente a Terra estava sendo invadida. Isso provocou pânico em algumas regiões, com pessoas saindo às ruas amedrontadas, sem saber o que fazer.

O programa foi elaborado como um típico programa de rádio musical com boletins noticiosos.

No entanto, durante os boletins é que as informações referentes à invasão dos extraterrestres eram narrados, criando uma impressão de tratar-se de notícia real.

O formato boletim de notícias foi duramente criticado pela mídia da época, porque criava uma ilusão de que o fato realmente estava ocorrendo. Na época, ainda não existia televisão, muito menos internet. Isso fez com que Orson Welles tivesse que ir ao público explicar o que havia ocorrido.

A obra de H.G.Wells está em domínio público desde 2017, o que significa que seus livros podem ser reproduzidos, reeditados, copiados, relançados e mesmo sofrerem alterações sem necessidade de autorização prévia. Vale a pena conhecer obras como A máquina o tempo (1895), A ilha o dr Moreau (1896), O homem invisível (1897), além é claro, de A guerra dos mundos (1898).

ANÁLISE DO TEXTO

1.    O texto é uma reportagem que aborda o mal-entendido provocado pela narração do livro A guerra dos mundos anos após sua publicação. Após sua leitura, explica o que causou pânico nas pessoas quando ouviram a notícia na emissora americana de rádio.

........................................................................................................................................................................................................................................

 

2.    Como você pode ver, uma notícia, quando é ouvida ou lida sem um contexto, pode causar várias confusões e gerar fake News . Você já vivenciou ou presenciou um mal-entendido causado por uma notícia? Conte para nós.

........................................................................................................................................................................................................................................

 

ANÁLISE DO TEXTO

 

O quadro abaixo possui dados da ficha técnica do livro ´A guerra do mundos.

 

Ficha Técnica 

Livro A Guerra dos mundos

Autor

H.G. Wells

Ano da publicação

1898

Gênero

Ficção científica

Sinopse

É uma história sobre a invasão da Terra por marcianos inteligentes, dotados de um poderoso raio carbonizados e máquinas assassinas (tripods), semelhantes a depósitos de água sobre tripés.

 

                                                         

SINOPSE


Uma Sinopse é um breve resumo de um livro, filme, peça teatral, espetáculo musical que tem o objetivo de antecipar as principais informações sobre a obra para despertar interesse por ela.

SINOPSE – ATIVIDADE

1.    A partir da explicação e do exemplo da ficha técnica do livro A guerra dos mundos, escreva no caderno, em poucas palavras, uma sinopse de um livro que você leu ou um filme que você assistiu.

....................................................................................................................................................................................................................................................

ATIVIDADE

Nas ondas do rádio .... Alies atacam!

Ilustração no Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola- 8ºano Vol.3 pág.35

Atividade

Observe a imagem apresentada:

1-    Que impressões você tem dela?

....................................................................................................................

2-    Como ela se relaciona ao título?

....................................................................................................................

3-    Há intertextualidade com a reportagem lida?

....................................................................................................................

ATIVIDADE

As duas ilustrações a seguir são de artista brasileiro Henrique Avim Corrêa, criadas em 1906 para edição belga do livro A guerra dos mundos.




Atividade

1.    A partir das imagens, como você imagina que ocorreu a invasão narrada no livro?

...............................................................................................................

2.    Elabore um legenda para cada uma das imagens

Imagem 1 .............................................................................................................

Imagem 2 ..............................................................................................................

 

(Re) visitando a Gramática

1.    Leia o trecho a seguir, retirado da reportagem “A guerra dos mundos”: Isso provocou pânico em algumas regiões com pessoas saindo às ruas amedrontadas, sem saber o que fazer.

 

a)    A que o pronome isso se refere?

........................................................................................................................................................................................................................................

 

2.    O pronome relativo que, na oração a seguir, se refere a qual palavra?

A narração que ele fez é considerada impressionante até hoje.

..........................................................................................................................

 

 

Alunos do 8E copiem no caderno e respondam as questões, tirem fotos e enviem para whatsapp ou e-mail. Use o Caderno do Aluno SP Faz Escola –vol.3 pagos. 35-36 e assistam aulas do Cmsp . Vou deixar o link da atividade proposta.

https://www.youtube.com/watch?v=ajWGksRZ5f4

#EuNoCMSP

 
















São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR -  LÍNGUA PORTUGUESA e PROJETO DE VIDA

ENVIAR A RESPOSTA EMAIL

Projeto de vida: professoratilcia@gmail.com

Língua Portuguesa 8º A, B, C, D: professorare.oliveira@gmail.com

Língua Portuguesa 8º E ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 98291-6687 (TILCIA) - 98766.3065 (EURICA)

FAÇAM OS EXERCÍCIOS NO CADERNO e enviem., colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email:Atividade INTERDICIPLINAR das disciplinas de Português (Renata- 8 A, B, C, D), (Eurica- 8 E) e Projeto de vida(Tilcia- 8 A, B, C, D, E)

TURMA- TODOS OS 8 ANOS

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020

3 BIMESTRE

Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo

EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais ( ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização. Estilo etc.) em funcionamento em um texto.

 Objetivos:

- Ler e interpretar o gênero textual;

- Compreender os morfemas: prefixos e sufixos com seus significados.

Na aula anterior do CMSP do dia 7/8

MORFEMAS: PREFIXO E SUFIXO

Morfemas são unidades mínimas com significado que auxiliam na composição de palavras na língua portuguesa.

Radical é o morfema base, na qual consta o significado principal da palavra.

 Não tá faltando amor

Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar

E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca

(Kell Smith)

ATIVIDADE

1- DEPOIS DE OUVIR, LER E INTERPRETARA MUSICA RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:

A) Comente Que mensagem a música transmite?

B) Explique os versos destacados na música: 

C)  Retire do texto duas palavras com sufixos. Quais são elas?

D) No texto você encontrou alguma palavra com prefixo? Qual?: 

E) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática? 

F) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê? 

G) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la? 

H) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique: 

I) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela

J) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas: 

São Paulo, 10 de agosto de 2020

Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Data da entrega: 21/08/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

Habilidades:

EF89LP33 - Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

Objetivos:

- Estudar o gênero textual conto;

-  Interpretar conto;

- Retomar os elementos da narrativa e explorar aspectos linguísticos do texto, em destaque os discursos direto e indireto.

Tema: Passeando pelos gêneros textuais – parte 2

RESPONDA NO SEU CADERNO

Como a aula é sobre gênero textual conto, você se lembra de algum conto interessante?

Texto disponível no Caderno do Aluno 8º ano – Volume 2 – Versão estendida.

A GRANDE SURPRESA

A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou:

- Mãe, o que nós vamos jantar?

A mãe com lágrimas nos olhos, respondeu:

-Filho, não temos nada para comer. Vamos esperar seu pai e vou ver se ele traz algo. Hoje ele foi trabalhar para o Seu Joaquim na plantação. Espero que receba algum dinheiro.

Nesse primeiro texto, notamos que a família passa por um drama enfrentado por muitas famílias brasileiras.

Segundo o texto, que situação é essa?

..............................................................................................................................

A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.

- Júlia, vamos rezar para que ele pague senão, não iremos comer.

O pai chegou tarde da noite, carregando uma caixa . As crianças estavam dormindo.

OBSERVE O TEXTO:

“O pai chegou tarde da noite carregando uma caixa. As crianças estavam dormindo”.

O que você imagina haver nessa caixa?

.........................................................................................................................

A mãe olhou para ele e disse:

- Você chegou tão tarde que as crianças estão dormindo, não aguentaram esperar.

- Então acorde todo mundo, porque eu trouxe uma surpresa para eles!

- O que é isso na sua mão, Sebastião?

- È uma pizza – exclamou o pai feliz.

- Pizza?

- Eu quis fazer um agrdo para vocês! Hoje o Seu Joaquim pagou tudo o que m devia. Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala!

- Muçarela de búfala? Que raio é isso?

- È a mulher do búfalo, Maria!

- Credo, não vou comer isso, não!

Onde já se viu comer búfalo, aquele animal grande  e esquisito!

- Maria você vai comer  a muçarela que foi feita com o leite de búfala, e não búfalo! Vamos chamar as crianças:

No pequeno quarto do casebre, os filhos foram acordados pela mãe.

Ao chegarem à cozinha, viram a pizza sobre a mesa. Seus olhos iluminaram-se. Júlia sem conter as lagrimas, disse:

- Papai, obrigada! Eu nunca comi pizza. Sempre tive vontade de comer.

O pai abraçou as duas crianças e disse:

- Pois hoje, vou matar a vontade de vocês! Sentem-se e comam!

O filho, então, perguntou:

- Pai, do que é feita essa pizza?

- De muçarela de búfala, filho!

- Nossa ! Nunca ouvi falar, mas se é pizza, eu vou comer.

Os filhos sentaram-se `a mesa e comeral aquela deliciosa pizza, sem questionar quem era a búfala. A mãe ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.

Lucy Carvalhar

RESPONDA NO SEU CADERNO

1)    Você se lembra do texto da aula anterior?

....................................................................................................................

2)    Há algo em comum entre o texto desta atividade e o da aula passada do cmsp?

.................................................................................................................

3)    O texto lido é um Conto. Justifique essa afirmativa com elementos do texto.

....................................................................................................................

4)    Quanto ao foco narrativo, o narrador é :

a)    (  ) personagem, pois participa da história, narra em 1ª pessoa.

b)    (   ) observador pois não participa da história, narra em 3ª pessoa

5)    Qual é o conflito vivido pelas personagens?

..........................................................................................................

6)    Que personagem é responsável por resolver esse conflito? Como isso acontece?

....................................................................................................................

 

7)    Sabendo-se que a família vivia sob uma difícil condição econômica, o que se pode inferir de: “ Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala”!.

................................................................................................................

8)    Releia o trecho : “A mãe , ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela.” Na sua opinião, por que a mãe deixa de lado a reclamação e acompanha a família no deleite daquela pizza?

..................................................................................................................

RELEIA O TEXTO:

“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia.”

Em destaque, no trecho lido, temo:

a)    Discurso direto (   )

b)    Discurso indireto (   )

DISCURSO DIRETO

O discurso direto é a reprodução de  maneira direta, ou seja, a transcrição , reprodução integral da fala de uma personagem, introduzida por travessão e, às vezes, apresentada entre aspas. O discurso direto também é marcado pelos verbos de locução  (dizer, falar, perguntar, questionar, entre outros ).

Exemplo:

“ A família estava reunida na sala, quando o filho perguntou :

- Mãe, o que nós vamos jantar?

DISCURSO INDIRETO

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob ainfluência do narrador, o narrador é quem conta aos leitores o que a personagem disse, por isso o faz em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, e sim ” traduzidas “ na linguagem do narrador. Não há uso de travessão.

EXEMPLO:

“ A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil o Seu Joaquim pagar no mesmo dia”.

CONTO (GÊNERO LITERÁRIO)

- Narrativa curta;

- Real ou fictício;

- Enredo ( apresentação, conflito e desfecho)

- Apresenta poucas personagens;

- Tempo reduzido ( cronológico e ou psicológico );

- Espaço limitado;

- Foco narrativo (narrador em 1ª ou 3ª pessoa).

ALUNOS DO 9B/C, COPIEM AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO E RESPONDAM AS QUESTÕES REFERENTE AO TEXTO DO CADERNO DO ALUNO, TIRE FOTOS E ENVIE POR EMAIL OU WHATAPP.

ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇAM DE RETIRAR OS MATERIAIS NA ESCOLA DO 3ºBIMESTRE, AO TODO SÃO  3 CADERNOS. 1-VOLUME ÚNICO E  1-CADERNO DIVIDIDOS EM 2-PARTES. FAVOR RETIRAR SEM FALTA O AAP, PARA SER RESPONDIDO ANTES DO DIA 14 DE AGOSTO.

São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)





São Paulo, 16 de julho de 2020
Atividades de Língua Portuguesa para 8E
Prazo da entrega: 27/07 para email institucional ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatapp 11-98766.3065

Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo
EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais  (ortografia, regências e concordância nominal e vebal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilos entre outros ) em funcionamento em um texto.
Objetivos:
- Realizar análise sintática dos termos essenciais da oração;
- Aprofundar conhecimento em torno do verbo e da locução verbal;
- Retomar preconceito linguístico.

VAMOS RETOMAR O QUE VOCÊ APRENDEU ATÉ AGORA
- Você se lembra do gênero trabalhada na aula passada pelo cmsp?
.........................................................................................................................................................
- Qual o assunto abordado nele?
................................................................................................................................- Continha citações? Sim ou não?
...............................................................................................................................- Utilizava linguagem formal ou informal?
...............................................................................................................................

CITAÇÃO DIRETA NO TEXTO JORNALISTICO
È a escrita das palavras como as pessoas falam, isto é, a transcrição do que foi dito a partir de uma entrevista para escrever uma notícia ou uma reportagem. Ela deve ser apresentada entre aspas duplas (“ “  ) com a identificação do autor da fala.
1 – Leia os trechos a seguir
I – “Então, como a gente não temos aula disso, resolvemos organizar uma campanha para acabar com o lixo no nosso bairro”, disse S.R.Z.

II – Após isso, eles foram visitar o entorno da escola e conversaram com os moradores do bairro.
As sentenças (citações) acima são orações. Você se lembra quais são os termos essenciais da oração?
...............................................................................................................................

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
- Sujeito: Ajuda a indicar se o verbo ficará no singular ou plural, e refere-se ao termo sobre  o qual este verbo declara ou afirma alguma coisa.
- Predicado: É o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o que o sujeito é.
“ A gente não tem aula disso, então (logo) resolvemos organizar campanha para a fim de acabar com lixo no nosso bairro.” (citação direta)

a)    Com os termos escritos em azul são classificados sintaticamente?

....................................................................................................................

b)    Com os termos escritos em azul  são classificados morfologicamente?

....................................................................................................................

Analisando a sentença

“Após isso, eles foram visitar o entorno da escola e conversaram com os moradores do bairro.”

LOCUÇÃO VERBAL
É composto por um verbo auxiliar (foram) e um verbo principal (visitar). Os dois verbos da locução verbal formam um elemento apenas e, por isso, não podem ser separados.
Substitua na citação abaixo o sujeito a gente por nós e faça as devidas alterações:
“Então, como a gente não temos aula disso, resolvemos organizar uma campanha para acabar com lixo no nosso bairro”, disse S.R.Z.
...............................................................................................................................

“ A gente não temos aula disso, então (logo) resolvemos organizar uma campanha para a fim de acabar com o lixo do bairro.
O que você diria de uma pessoa que fala:
“ A gente fomos” ou Nós foi?
...............................................................................................................................
a)    Você pensaria que essa pessoa não sabe escrever ou falar direito?

....................................................................................................................
b)    Você pensaria que essa pessoa tem pouco nível de escolaridade?

..........................................................................................................................
c)    Você poderia até ofender dizendo que essa pessoa é “burra”?

....................................................................................................................


PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Conforme você já estudou, este é a discriminação que existe entre as pessoas que falam o mesmo idioma, sem respeitar as variações da língua com os sotaques, os regionalismos, as gírias, as variantes mais informais da língua, atribuindo a quem faz uso dessas variações um juízo de valor negativo com repulsa, desrespeito, entre outros.
Dessa forma, ´importante entender a prática social da linguagem para não correr o uso  de cometer um preconceito linguístico.

ALUNOS DO 8E COPIE E RESPONDAM NO CADERNO, USE O CADERNO DO ALUNO  PARA ACOMPANHAR O CONTEÚDO.

FAZER ATIVIDADES DO CADERNO AZUL APRENDER SEMPRE AS QUESTÕES 6 AO 17, PODE FAZER NO PRÓPRIO CADERNO, QUALQUER DÚVIDA RESPONDEREI PELO EMAIL OU WHATSAPP.







XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



São Paulo,06 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


São Paulo, 06 de julho de 2020
Atividades da Língua Portuguesa para 8E
Prazo para entrega: 17/07/2020 para e.mail institucional ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou por whatsapp 11-98766.3065

Habilidades EF69LP17- Identificar recursos linguísticos e semióticos presentes em textos publicitários.
Objetivos:
-Estudar o gênero Anúncio Publicitário, suas características e seus elementos.
-Análise textual do gênero textual do gênero Anúncio Publicitário.
Tema: Anúncio Publicitário

Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de texto?
Todos os gêneros textuais tem título?
Em um anúncio publicitário, por exemplo, usamos o título?

A ILUMINAÇÃO AMBIENTAL, ILUMINARÁ O PLANETA!





1)    Que Gênero textual é este?
2)    Que elementos- sustentam a sua opinião da resposta?
3)    O que é slogan?

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
É um gênero textual que geralmente tem como objetivo promover uma ideia ou um produto, a fim de convencer a pessoa a comprar um produto ou ter a mesma opinião.
SLOGAN
Uma palavra ou uma frase simples e curta, de fácil memorização, utilizadas em propagandas, campanhas e anúncios publicitários.
A frase “A educação ambiental iluminará o planeta” é o slogan da campanha publicitária.
Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a importância da educação ambiental. Você acredita que ele transmitiu essa ideia?
.......................................................................................................................
Descreva a lâmpada que está sobre o gramado.
.........................................................................................................................
Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase “A educação ambiental iluminará o planeta”? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?
..........................................................................................................................
O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente é possível encontra-la facilmente no mercado, se quisermos compra-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?
..........................................................................................................................
TEXTO 1
Artigo Científico – Título “A importância de educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil”.
TEXTO 2
Anúncio Publicitário – Slogan “A educação ambiental iluminará o planeta”.
-Há alguma coisa em comum entre o Texto 1 e Texto 2
A linguagem do texto 1 e 2 é verbal ou não verbal?
.........................................................................................................................

A qual público se destina os 2 textos? Por quê?
..........................................................................................................................

PROPOSTA DE ATIVIDADES
Agora você montará alguns anúncios à fim de promover uma campanha publicitária para ajudar a população neste momento difícil da PANDEMIA.
- Use a criatividade;
- Não se esqueça do Slogan;
- Imagens são extremamente importantes também.

PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é a sua vez de produzir um Artigo de Divulgação Científica. Para isso, você precisará pesquisar à respeito um dos temas abaixo:
- A importância da vacinação em crianças, jovens e adultos, e as consequências de não se vacinar;
- A disseminação da COVID-19;
- A importância de ficar em casa para previnir-se da COVID-19.

ATENÇÃO ALUNOS DO 8E, COPIE E RESPONDA NO SEU CADERNO, USE A CANETA, ESCREVA COM LETRAS LEGÍVEIS, PARA FINS DE AVALIAÇÃO. TIRE FOTOS E ENVIE POR WHATSAPP OU E.MAIL INSTITUCIONAL.
USE CADERNO DO ALUNO COMO FONTE DE PESQUISAS, PARA RESPONDEREM AS QUESTÕES E PARA PRODUÇÃO TEXTUAL FAÇAM PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE ABORDA O TEMA CITADO.








XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX









São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Linguagens (Língua Portuguesa)






São Paulo, 18 de maio de 2020
Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Sequência de Atividades: 18/05 ao 22/05
Turma 8 ano E Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora Eurica Kanashiro
Entrega das atividades 29/05 para e.mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatssapp (11) 98766.3065
Tempo de duração: 02 Aulas
Opção de realização: responder pelo caderno, fotografar e enviar pelo e.mail ou whatsapp acima citado.
EF89LP03
HABILIDADES a serem trabalhadas – Analisar textos de opinião ( artigos de opinião, editoriais, carta de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifts etc) e posicionar-se de forma crítico e fundamentada, ética e respeitosa frente aos fatos.

ARTIGO DE OPINIÃO
NOTÍCIAS: “REMÉDIO DE PIOLHO PODE MATAR O NOVO CORONAVÍRUS EM 48 HORAS, DIZ ESTUDO’
‘ MEDICAMENTOS USADO CONTRA PIOLHOS MOSTRA RESULTADOS POSITIVOS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS’
FATO OU FAKE NEWS?
“EM TESTE, REMÉDIO PARA PIOLHO MATOU CORONAVÍRUS EM 48 HORAS”
Como devemos saber se essa notícia é verdadeira?
- Vamos verificar a data da publicação.
-  Em que site foi escrito.
- Vamos entrar na fonte do Ministério da Saúde .

Através das pesquisas verificamos que é uma Notícia Fake. No campo de jornalismo podemos dizer midiático.
POR QUE É FALSO?
Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate ao Coronavírus (COVID-19), entretanto, até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo CORONAVÍRUS ( COVID-19 ).
No jornal impresso e televisionado,nós encontramos muitas notícias, essas fazem parte do nosso cotidiano.
Mas então ..... o que é Artigo de Opinião?
- Gênero argumentativo.
- Comum no jornalismo
- Oportuno para expor ideias pessoais baseados em fatos.
Visamos o ponto de vista do autor, tem intenção de convencer os interlocutores e vai precisar bons argumentos consistente.
É comum no campo midiático encontrarmos nos jornais, revistas, jornais e tv são temas polêmicos, precisa de expectador, dos ouvintes.
Baseados em fatos que realmente aconteceu e que possam ser verdadeiras..


QUESTIONÁRIO
1 – Artigo de Opinião faz parte do campo midiático?
2 – Como elaborar um bom Artigo de Opinião:
      - Leia vários pontos de vista, eles podem te ajudar a construir um raciocínio.
      - Ao escrever, pense também em quem vai ler seu texto – o público alvo.
      - Escreva bem seus argumentos que selecionou e então desenvolva-os .
      - Pense num enunciado que deixe claro o assunto trabalhado.
      - Só a prática leva a perfeição!
      - O título é muito importante.

TAREFA: ESCREVA UM ARTIGO DE OPINIÃO, SEGUINDO ESSES ITENS ACIMA, SE POSSÍVEL OK.

 Obrigada a todos vocês alunos do 8E, estamos aguardando a volta para escola com muito carinho.

São Paulo, 20 de abril de 2020

Atividades de Português para 8E

e.mail institucional:ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br

Texto: FAMILIAS TROCARAM A CIDADE  PELO CAMPO PARA TER UMA VIDA SIMPLES

Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mai comum. Porém, algumas famílias, canada do caos urbano, etão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.

São pessoas que cursaram faculdade, desfutavam  de um certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida simples e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de sobreviver.

Para a mineira Manuella Melo Franco 34, a chegada do primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente, experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro Hugo Ruax. “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos de oferecer a ele uma infância mis próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da loucura da cidade”, diz a fotógrafa e jornalista. [...]

O catarinense Marinaldo Pegoraro, 54, também não demorou muito para deixar o apartamento em Curitiba (PR) , onde residiu nos últimos 11 anos, para viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira, no xtremo sul de Minas Gerais.[...]

[...] Existe um esgotamento desse modelo de vida urbano”, diz Marinaldo Pegorarro, sem sentir falta dos shopping e feliz em poder trabalhar na terra e ouvir o canto dos pássaros.

QUESTÃO 1- O texto  acima é do gênero :

a)    Crônica
b)    Artigo de opinião
c)    Reportagem
d)    Conto
e)    Propaganda


QUESTÃO 2 – Identifique o assunto do texto:

O texto tem como assunto: a mudança de famílias, que residiam em grandes centros urbanos, para o campo, a fim de viverem de modo simples.
O campo

QUESTÃO 3 – Assinale o motivo que não leva as pessoas a se mudarem para o campo:
a)“[...] um certo conforto na cidade [ ...]
b) “ [...] a correria  [...]
c) “[...] falta de liberdade  [...]
d) “ [...] o trânsito [...]”
e) “ [...]  o excesso de consumo.”


QUESTÃO 4 – O Texto apresentao objetivo das pessoas que deixam a cidade rumo ao campo .

Identifique-o:



QUESTÃO 5 – De acordo com a entrevistada Manuella Melo Franco, “ O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo”. A que desejo ela se refere?



QUESTÕ 6 – No segmento “[...] para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sitio Serra Dourada em Delfim Moreira [...]”, a parte sublinhada exprime a noção de:

a)    Causa
b)    Lugar
c)    Direção
d)    Finalidade
e)    Meio

QUESTÃO 7 – No trecho “ Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão  fazendo o  caminho inverso [...] , a conjunção em destaque

a)    A comparação entre dois fatos.
b)    A explicação de um fato.
c)    A complementação de um fato.
d)    A conclusão de um fato.
e)    A oposição entre dois fatos.


QUESTÃO 8 – As sps foram empregadas para indicar:

a)    As citações científicas
b)    As falas dos entrevistados.
c)    As passagens mais importantes do texto.
d)    As partes escritas em linguagem informal.

e)    As palavras de origem estrangeira.




São Paulo, 30 de março de 2020

Atividades para 8º ano E – Fund.
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Interpretação de texto

As respostas devem serem encaminhadas pelo meu WhatsApp 11-98766.3065

Grata
Área de anexos
Data da entrega 10/04/2020 a confirmar.



Texto: A causa da chuva (Millôr Fernandes, Fábulas Fabulosas)


1)    Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.

2)    – Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.

3)    – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas


       Exercícios:
                Assinale a única opção correta de acordo com o texto:

1.    Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:

a.    ( ) a chuva que caia
b.    ( ) a falta de chuva
c.    ( ) as discussões sobre animais
d.    ( ) a conclusão a que chegaram

2.    A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:

a.    ( ) “Uns diziam que ai chover...”
b.    ( ) “...outros diziam que ainda ia demorar.”
c.    ( ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.    ( ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)

   3.O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:

a.    ( ) correto
b.    ( ) aceitável
c.    ( ) absurdo
d.    ( ) científico






São Paulo, 30 de março de 2020

Atividades para 8º ano E – Fund.
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Classe Gramaticais


Exercícios:

1)    Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:

a)    As pessoas estavam muito contentes na festa.

b)    Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.

c)    A bicicleta de Paulo está com pneu furado.

d)    O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.

e)    O cachorro quase me mordeu.

2)    Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.
   Luiza e Marcos viajaram bastante para o mundo.
bastante: advérbio de intensidade
a)    Não engoli coisa nenhuma.

b)    Convoquei imediatamente a família.

c)    Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.

d)    A velhinha passava rapidamente pela fronteira.

e)    Os meninos hospedaram-se aqui.

3)    Sublinhe as preposições:

a)    Conversamos sobre nossos estudos

b)    Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.

c)    Estou mais uma vez sem meu ajudante.

d)    A criançada partiu para o acampamento.

e)    Aquela chácara é de meus tios.

f)     Você já viajou de avião?

4)    Identifique as interjeições:

a)    Puxa! Você nem olhou para mim na festa.

b)    Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!

c)    Temos a família reunida de novo. Viva!

d)    Você vai conseguir. Força!


Atividade de Caderno do Aluno

Atividades 1 – Pág. – Tema “Tatuagem”. Pesquisar todos os links que constam no caderno do aluno.
 Atividade 2 – Tatuagem: Sim ou Não? - Pág.10
Pág. Responder as alternativas.
 Atividade 3 ponto de vista – pág. 12 – Texto 1: “Ser tatuador é...”
Pág. 13 – texto 2 “Eu sempre fui movida pela arte”

Responder as questões do A ao D.
 
Data da entrega 10/04/2020 a confirmar.

4 comentários:

  1. Professora qual a data de entrega da nova lição?

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia vc pode entregar no dia 22/05 obrigada.

    ResponderExcluir
  3. oi professora qual a data de entrega da lição postada no dia 22/06?

    ResponderExcluir
  4. prof eu nao consegui fazer a 1 da atividade do dia 20 de julho por que eu nao lembro da aula do cmsp

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...