ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Whatsapp 98291-6687
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 11 Atividade ELETIVATURMA-9A
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 04/12/2020
https://www.youtube.com/watch?v=HUUwNd_cvrg
ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA "CAPITÃO GANCHO", DE CLARICE FALCÃO
Capitão Gancho
Se não fossem as minhas malas cheias de memórias
Ou aquela história que faz mais de um ano
Não fossem os danos
Não seria eu
Se não fossem as minhas tias com todos os mimos
Ou se eu menino fosse mais amado
Se não desse errado
Não seria eu
Se o fato é que eu sou muito do seu desagrado
Não quero ser chato
Mas vou ser honesto
Eu não sei o que você tem contra mim
Você pode tentar por horas me deixar culpado
Mas vai dar errado
Já que foi o resto da vida inteira que me fez assim
Se não fossem os ais
E não fosse a dor
E essa mania de lembrar de tudo feito um gravador
Se não fosse Deus
Bancando o escritor
Se não fosse o Mickey e as terças-feiras
E os ursos pandas e o andar de cima
Da primeira casa em que eu morei
E dava pra chegar no morro
Só pela varanda
Se não fosse a fome e essas crianças
E esse cachorro e o Sancho Pança
Se não fosse o Koni e o Capitão Gancho
Eu não seria eu
(Clarice Falcão)
01) Justifique o título da canção:
02) Com dados da música, caracterize o eu lírico, utilizando o maior número de adjetivos possível:
03) Copie da música uma comparação, dizendo o que ela revela com relação ao eu lírico:
04) Por que o eu lírico cita Mickey, Sancho Pança, Koni, Capitão Gancho...? Qual a provável intenção?
05) E quem você citaria para marcar a sua vida e a sua personalidade? Por quê?
06) Que mensagem a música transmite?
07) Vasculhe as suas "malas cheias de memórias" e comente aquela que mais lhe marcou até hoje:
08) Considerando que danos são estragos, prejuízos, perdas, fracassos pelos quais passamos ao longo da vida, pode-se afirmar que eles nos fazem crescer / amadurecer? Justifique sua resposta:
09) Certamente há alguém da sua família que também paparica você: uma tia, a avó, o avô, seu pai, sua mãe, sua madrinha, seu irmão... Diga quem e quais são esses paparicos:
10) O eu lírico cita muitas lembranças que o marcaram. Destaque-as:
11) O eu lírico se reconhece por tudo o que já passou na vida. Que frase do texto reitera essa ideia de reconhecimento de si mesmo? O que você pensa a esse respeito?
12) Elabore um pequeno texto cujo título deverá ser "Não seria eu", comentando tudo o que achar importante sobre você:
https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/
(Atividade em parceria com a queridíssima amiga Ana Cristina)
ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Whatsapp 98291-6687
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 10 Atividade ELETIVA 9A
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 27/11/2020
https://www.youtube.com/watch?v=rshfr2jBRE0
ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA "ENVELHECER", DE LORENA CHAVES
ENVELHECER
Quero ter você pra ver quando acordar
E recomeçar em todas as manhãs
Ver o céu se abrir ou diluir em chuva
E na calmaria me aconchegar
Eu gosto da ideia de envelhecer com você
Eu gosto de saber o que pensa, às vezes, sem dizer
Quero ter você nos dias mais incertos
Só pra me esconder na paz de um abraço teu
Ver a imensidão com um sorriso aberto
Até o fim de tudo e tudo se acabar
Eu gosto da ideia de envelhecer com você
Eu gosto de saber o que pensa, às vezes, sem dizer
Quero ter você pra ver quando acordar
Ver o céu se abrir ou diluir em chuva
Quero ter você pra ver quando acordar
Até o fim de tudo e tudo se acabar
Até que o fim de tudo e tudo se acabar
(Lorena Chaves)
01) Justifique o título dado à música:
02) Podemos afirmar que essa canção possui traços românticos? Explique seu raciocínio:
03) As duas afirmações contidas no verso em negrito na segunda estrofe significam a mesma coisa? Por quê?
04) Existe na música alguma passagem que revela oposição? Se sim, qual? Copie:
05) Podemos afirmar que o verbo destacado no texto é volitivo? Por quê?
06) Que mensagem a canção transmite?
07) O que você pensa sobre envelhecer? Você está preparado(a) para isso? Justifique sua resposta:
08) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra sublinhada no texto:
por Andreia Dequinha Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Atividade sobre música, Canção, Lorena Chaves
ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA "NOTIFICAÇÃO PREFERIDA", DE ZÉ NETO E CRISTIANO
Notificação preferida
Já doeu
Mas hoje não dói mais
Tanto fiz
Que agora tanto faz
O nosso amor calejou
Apanhou, apanhou que cansou
Na minha cama cê fez tanta falta
Que o meu coração te expulsou
Não tem mais eu e você
Tá facin de entender
Você me deu aula de como aprender
A te esquecer
Foi, mas não é mais a minha notificação preferida
Já foi, mas não é mais a número um da minha vida
Sinto em te dizer
Mas eu já superei você
(Zé Neto e Cristiano)
ATIVIDADE
01) Justifique o título da canção:
02) Explique o jogo de palavras nos dois versos destacados no começo da música:
03) Por que o autor usou "facin", na terceira estrofe, e não "facinho"?
04) O que significa a pessoa ser a "notificação preferida" da outra? Você já se sentiu assim?
05) Podemos dizer que ser "a número um" e ser "a notificação preferida" são equivalentes? Justifique sua resposta:
06) Pelos implícitos presentes na música, você acha que, de fato, o eu lírico já superou a pessoa amada e o que ela lhe causou? Justifique sua resposta:
07) Que mensagem a canção transmite?
Marcadores: Atividade sobre música, Canção, Ensino Médio, Zé Neto e Cristiano
https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/Postado por Andreia Dequinha
Atividades da Eletiva para 9A
Data da entrega: 09/10/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065
Tema: Música
Habilidades que a música pode desenvolver em você:
1. Concentração – Ao ouvir uma música, toda nossa atenção está focada na apreensão dos parâmetros sonoros, o que favorece a atenção aos detalhes melódicos, rítmicos ou mesmo extramusicais;
2. Raciocínio;
3. Percepção;
4. Equilíbrio;
5. Relaxamento;
6. Motivação;
7. Aquisição de Cultura.
https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k&list=RDCqttYsSYA3k&start_radio=1&t=71
TÍTULO DA MÚSICA: QUE PAÍS É ESSE
Que País é Esse?
Legião Urbana
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro Mundo se for piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
QUESTIONÁRIO
1) No 3º verso Ninguém respeita a Constituição, cite em que Artigo da Constituição Brasileira ele se refere?
2) A letra continua Irônica, falando de regiões com grandes problemas sociais fale um pouco de cada uma dessas regiões que ele citou?
3) Explique a estrofe “ Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto”
4) Explique essa frase “ Terceiro mundo...........
5) Na canção ele cita a respeito dos índios brasileiros, o que ele quer dizer?
6) Onde o autor, morava quando ele escreveu esta Canção?
7) Qual a crítica da música “Que país é esse”?
8) Que País é esse, que ele se refere?
9) O que expressa o “eu lírico” na letra da música “Que país é esse?”
10) Que função o “eu lírico” acredita ter no contexto que descreve?
Alunos do 9A respondam esses questionários e enviem para e-mail acima ou por whatsapp-11-98766.3065
ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Whatsapp 98291-6687
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email:9 Atividade ELETIVA TURMA-9A
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 25/09/2020
Carta ao Futuro
Hoje eu acordei com o vento explodindo na minha janela
E tentei sair do quarto num silêncio de capela
Só queria ter um tempo pra pensar sem compromisso
Nessa sua isenção que é o abrigo dos omissos
Lá fora os homens seguem se matando
Uns por dinheiro, outros por um pedaço de pão
Afinidades entre a cruz que mata em nome de Deus
E a espada que estraçalha o amor na mão dos irmãos
Não me assusta, mas me esclarece
Despreza a ciência e faz uma prece
Esconde a mão manchada do sangue do corpo dos inocentes
Cês são Joaquim Silvério dos Reis
Nós somos Tiradentes
Ouvi um grito vindo lá do beco escuro
De uma criança sem pai perdida e sem futuro
Seus olhos lacrimejavam o desespero de alguém
Que sabe que será abatido, invisível e nada além
Quantas histórias assim ficaram no caminho!
Num cemitério de ideias me vi sozinho
Se sou cançao sem refrão que fica na cabeça
Não interessa, eu sigo firme e forte, tenho pressa
Amanheceu o novo dia e tudo é sempre igual
Um loop eterno de notícias tristes no jornal
Mentiras e verdades que confundem o cidadão de bem
Eu sei quem é quem, eu sei quem é quem
O indiferente não se importa, ele só quer poder
Fará o possível e o impossível pra permanecer
Como um inseto pestilento em reprodução
Fatia o bolo entre a família sem preocupação
E pra encerrar, a minha carta não é um lamento
É um aviso ao futuro de um novo tempo
A corte cairá, sobrará ninguém
O tempo ruim vai passar do pai ao filho
Ao Espírito Santo! Amém!
(Detonautas)
ATIVIDADE
01) Justifique o título dado à canção:
02) Explique a expressão "num silêncio de capela":
03) Segundo o autor, por que os homens se matam? O que você pensa a respeito disso? Comente:
04) Por que Tiradentes é citado na música? Que efeito isso causa ao texto?
05) Explique os versos destacados na terceira estrofe:
06) Que críticas sociais a música fortemente faz? Justifique sua resposta:
07) Há alguma crítica no aspecto religioso? Comprove com uma passagem do texto:
08) Por que você acha que o eu lírico "tem pressa"? Pressa de quê?
09 Por que a palavra LOOP aparece, no texto, em itálico? Que outra palavra poderia substituí-la?
10) Transcreva da canção uma comparação, explicando se ela foi ou não eficaz:
11) Copie uma passagem que revela pessimismo:
12) Explique o final da canção ao remeter a uma conhecida oração:
13) Associe o verso "Mentiras e verdades que confundem o cidadão de bem" a alguma situação atual:
14) Interprete o verso "Nessa sua isenção que é o abrigo dos omissos", mencionando se há ou não nele a presença de uma metáfora:
15) Quais são os sentimentos do eu-lírico em relação aos fatos expostos por ele?
16) Escreva um texto descritivo que retrate o contexto atual na visão do eu-lírico:
17) Ao se referir à "afinidade entre a cruz e a espada", que tipo de crítica está sendo feita?
18) Há algum destinatário para essa "carta"? Levante hipóteses:
19) Localize a estrofe que faz referência aos meninos de rua. O que é informado a respeito deles?
20) O eu-lírico aponta ALGUÉM como responsável pelo caos, embora não mencione isso claramente. É possível identificá-lo?
21) O que o eu-lírico pensa a respeito das fake news? Posicione-se sobre isso:
22) Quais são as acusações que o autor faz a uma determinada pessoa?
23) Quando o autor afirma que a corte cairá, a que ele se refere? Por que usou essa expressão?
24) Que versos da canção podem ser associados ao momento atual que estamos vivendo?
25) Atualmente, no Brasil, quem é o "cidadão de bem"?
26) A canção cita questões sociais enfrentadas e vividas neste momento pelo nosso país. Quais são elas? Cite-as:
27) Por que você acha que o indiferente não se importa? Que indiferença seria essa?
28) Cite episódios históricos em que "se mata em nome de Deus", mencionando o que você pensa a respeito disso:
29) Cite episódios corriqueiros em que os homens se matam por dinheiro ou por um pedaço de pão:
30) Que mensagem a música transmite? Comente:
31) O texto é realmente uma CARTA? Explique:
32) O vocalista Tico Santa Cruz explicou sobre a canção em comunicado à imprensa: "desejamos que a música seja uma carta em defesa da democracia e do social do nosso país". Em quais situações a democracia no país vem sendo atacada? Explique:
(Música indicada pela colega Hervana Grandsire e parceria das amigas
Aparecida Carvalho, Zizi Cassemiro e Ana Cristina Pontes nas questões) arteemanhasdalingua.blogspot.com
ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Whatsapp 98291-6687
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 8 Atividade
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020
3 BIMESTRE
Não tá faltando amor
Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca
(Kell Smith)
ATIVIDADE
DEPOIS DE OUVIR A MUSICA RESPONDA:
01) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela e argumentando bem:
02) Explique os versos destacados na música:
03) Justifique o porquê empregado no começo da canção:
04) Você concorda que a maioria das pessoas compete em vez de se ajudar? Justifique sua resposta:
05) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática?
06) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê?
07) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la?
08) Por que você acha que tem sido tão difícil encontrar a empatia em nossa sociedade?
09) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique:
10) Que mensagem a música transmite? Comente:
11) De que forma se pode associar a canção a este momento de pandemia e isolamento?
12) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas:
13) Copie do texto marcas fortes de oralidade:
Whatsapp 98291-6687
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 7 Atividade ELETIVATURMA-9A
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 21/08/2020
3 BIMESTRE
NENHUM MOTIVO EXPLICA A GUERRA - (Afroreggae)
Nenhum motivo explica a guerra
Nem a grana
Nem a ganância
Nem a vingança, nem avanço industrial
Nem esperança, nem o ideal
Nem em nome do bem, contra o mal
Nenhum motivo explica a guerra
Nem a sede de poder
Nem o medo de perder
Nem a ira
Nem a mentira
Nem a conquista territorial
Ninguém tem que fazer o que não quer
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém precisa ser o que não é
Nada justifica não
Nenhum motivo explica a guerra
Nem cobiça, nem controle populacional Nem vergonha, nem orgulho nacional
Nem a crença, nem a defesa
Nem a raça, nem a fé
Ninguém tem que seguir o que não crê
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém tem que fazer o que não quer…
Grana, ganância
Sede de poder
Ira, mentira Medo de perder
Defesa, vingança / Raça, fé / Esperança
ATIVIDADE.
02) A que guerras a letra da canção parece estar se referindo?
03) Podemos ver que também coisas "boas" podem ser motivos de guerra. Identifique essas "coisas" e justifique sua resposta:
04) Que argumentos, que buscam justificar a guerra, são combatidos na música? 05) Você relaciona algum desses argumentos a conflitos do cotidiano e da historia do mundo? Comente:
06) No contexto da canção, explique, com exemplos, o que o autor quer dizer com:
a) Ninguém tem que fazer o que não quer;
b) Ninguém precisa ser o que não é;
c) Ninguém tem que seguir o que não crê;
07) Explique o verso "Ninguém tem que fazer o que não quer…” com as suas palavras:
08) Você já foi obrigado a fazer o que não queria? Comente:
09) Você acredita que o ser humano muitas vezes faz coisas que não gostaria de fazer? Justifique sua resposta:
10) O "Afroreggae" é um grupo de uma comunidade criado com um objetivo. Você sabe que objetivo é esse?
12) Classifique a rima nos versos: “Nem a ira / Nem a mentira”:
13) Anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia,com o objetivo de enfatizar uma ideia. Que ideia é realçada com essa figura na música?
14) O autor da música cita vários motivos que muitos usam como pretexto para "guerra" (seja no sentido literal ou conotativo). Enumere-os:
15) Escreva um texto dissertativo sobre o tema guerra x paz :
16) ‘Nenhum motivo explica a guerra”. Por que o cantor repete várias vezes essa frase? Você concorda com ele?
17) Utilizando o mesmo verso acima, qual a sensação / sentimento domina o autor nesse verso? Por quê?
19) Faça uma lista de dez palavras relacionadas à guerra. Em seguida organize-as dentro de um texto dissertativo sobre o tema:
20) Você concorda com a afirmação contida no verso “Ninguém tem que fazer o que não quer”?
21) "O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993, inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada sobretudo aos jovens ligados a música como reggae, soul e hiphop. O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral. Foi criado o Núcleo Comunitário de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira."
Para fazermos análise de um texto é imprescindível que se faça uma leitura detalhada do contexto de produção do gênero. Levando-se em conta a explicação dos autores da música em estudo, faça um texto de opinião argumentando seu ponto de vista em relação ao assunto tratado:
Pesquisafeita no: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/search?q=hiphop (Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Rosa Maria, Lourdes Galhardo, Sonia Henriques, Zizi Cassemiro, Maria Regina)
São Paulo,06 de julho de 2020
01) Justifique o título dado à canção e se você fosse colocar outro titulo qual colocaria?
02) Segundo o autor qual é a solução para imunizar a alma? E pra você qual seria a solução pra imunizar a alma?
04) Posicione-se sobre o verso destacado na canção(Botar fé que o mundo tem jeito), argumentando bem:
05) Você concorda que "tudo vai passar"? Justifique sua resposta:
06) Que mensagem a música transmite? Comente:
07) De quem e do que você mais tem sentido falta neste período de isolamento social?
08) Quais as primeiras cinco ações que você vai fazer assim que a quarentena terminar? Cite-as:
09) Segundo a música, o que o isolamento tem favorecido? E na sua opinião?
10) O que você acha que ficou melhor durante essa quarentena? Justifique sua resposta:
São Paulo 22 de junho de 2020
01) Justifique o título dado à canção:
02) Você concorda que "o mundo inteiro é um só"? Justifique sua resposta:
03) A que inimigo o eu autor da musica se refere?
04) O que você acha que é "fazer tudo direito"? Você tem feito a sua parte?
05) Quem são "os anjos de jaleco" citados na música?
06) Copie do texto alguns trechos que citam o que estamos vivenciando nos dias atuais.
07) Transcreva da canção o que mais te chamou a atenção .
08) Explique o verso destacado no texto, posicionando-se sobre ele:
09) Que mensagem a música transmite?
10) Qual dos dois casos você prefere? Justifique sua resposta:
ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Nenhum comentário:
Postar um comentário