ELETIVAS - 9º ano A - Professora Eurica/Tílcia Jansen

São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Eletiva

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Whatsapp 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email: 11 Atividade ELETIVATURMA-9A

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 04/12/2020

 

https://www.youtube.com/watch?v=HUUwNd_cvrg

 

ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA "CAPITÃO GANCHO", DE CLARICE FALCÃO

 

Capitão Gancho

 

Se não fossem as minhas malas cheias de memórias

Ou aquela história que faz mais de um ano 

Não fossem os danos

Não seria eu 

 

Se não fossem as minhas tias com todos os mimos

Ou se eu menino fosse mais amado

Se não desse errado

Não seria eu

 

Se o fato é que eu sou muito do seu desagrado

Não quero ser chato

Mas vou ser honesto 

Eu não sei o que você tem contra mim 

 

Você pode tentar por horas me deixar culpado

Mas vai dar errado

Já que foi o resto da vida inteira que me fez assim

 

Se não fossem os ais

E não fosse a dor

E essa mania de lembrar de tudo feito um gravador

Se não fosse Deus 

Bancando o escritor 

 

Se não fosse o Mickey e as terças-feiras 

E os ursos pandas e o andar de cima 

Da primeira casa em que eu morei 

E dava pra chegar no morro

Só pela varanda

Se não fosse a fome e essas crianças 

E esse cachorro e o Sancho Pança

Se não fosse o Koni e o Capitão Gancho 

Eu não seria eu

 

(Clarice Falcão)


01) Justifique o título da canção:

02) Com dados da música, caracterize o eu lírico, utilizando o maior número de adjetivos possível:

03) Copie da música uma comparação, dizendo o que ela revela com relação ao eu lírico:

04) Por que o eu lírico cita Mickey, Sancho Pança, Koni, Capitão Gancho...? Qual a provável intenção? 


05) E quem você citaria para marcar a sua vida e a sua personalidade? Por quê?

06) Que mensagem a música transmite?

07) Vasculhe as suas "malas cheias de memórias" e comente aquela que mais lhe marcou até hoje:

08) Considerando que danos são estragos, prejuízos, perdas, fracassos pelos quais passamos ao longo da vida, pode-se afirmar que eles nos fazem crescer / amadurecer? Justifique sua resposta:

09) Certamente há alguém da sua família que também paparica você: uma tia, a avó, o avô, seu pai, sua mãe, sua madrinha, seu irmão... Diga quem e quais são esses paparicos: 

10) O eu lírico cita muitas lembranças que o marcaram. Destaque-as:

11) O eu lírico se reconhece por tudo o que já passou na vida. Que frase do texto reitera essa ideia de reconhecimento de si mesmo? O que você pensa a esse respeito?

12) Elabore um pequeno texto cujo título deverá ser "Não seria eu", comentando tudo o que achar importante sobre você:

 https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/

(Atividade em parceria com a queridíssima amiga Ana Cristina)


São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Eletivas

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Whatsapp 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email: 10 Atividade ELETIVA 9A

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 27/11/2020

https://www.youtube.com/watch?v=rshfr2jBRE0

 https://www.youtube.com/watch?v=kaeaZ8j48pU

 

 

ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA "ENVELHECER", DE LORENA CHAVES

 

ENVELHECER

Quero ter você pra ver quando acordar
E recomeçar em todas as manhãs
Ver o céu se abrir ou diluir em chuva
na calmaria me aconchegar
Eu gosto da ideia de envelhecer com você
Eu gosto de saber o que pensa, às vezes, sem dizer

Quero ter você nos dias mais incertos
Só pra me esconder na paz de um abraço teu
Ver a imensidão com um sorriso aberto
Até o fim de tudo e tudo se acabar
Eu gosto da ideia de envelhecer com você
Eu gosto de saber o que pensa, às vezes, sem dizer

Quero ter você pra ver quando acordar
Ver o céu se abrir ou diluir em chuva
Quero ter você pra ver quando acordar
Até o fim de tudo e tudo se acabar
Até que o fim de tudo e tudo se acabar

(Lorena Chaves)

 

01) Justifique o título dado à música:

02) Podemos afirmar que essa canção possui traços românticos? Explique seu raciocínio:

03) As duas afirmações contidas no verso em negrito na segunda estrofe significam a mesma coisa? Por quê? 


04) Existe na música alguma passagem que revela oposição? Se sim, qual? Copie:

05) Podemos afirmar que o verbo destacado no texto é volitivo? Por quê?

06) Que mensagem a canção transmite?

07) O que você pensa sobre envelhecer? Você está preparado(a) para isso? Justifique sua resposta:

08) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra sublinhada no texto:

 

 

por Andreia Dequinha Nenhum comentário: 

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Marcadores: Atividade sobre músicaCançãoLorena Chaves

 

ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA "NOTIFICAÇÃO PREFERIDA", DE ZÉ NETO E CRISTIANO

 

Notificação preferida

 

Já doeu

Mas hoje não dói mais 

Tanto fiz

Que agora tanto faz

 

O nosso amor calejou

Apanhou, apanhou que cansou

Na minha cama cê fez tanta falta 

Que o meu coração te expulsou 

 

Não tem mais eu e você

Tá facin de entender

Você me deu aula de como aprender

A te esquecer

 

Foi, mas não é mais a minha notificação preferida

Já foi, mas não é mais a número um da minha vida

Sinto em te dizer

Mas eu já superei você

 

(Zé Neto e Cristiano)

ATIVIDADE


01) Justifique o título da canção:

02) Explique o jogo de palavras nos dois versos destacados no começo da música:

03) Por que o autor  usou "facin", na terceira estrofe, e não "facinho"?

04) O que significa a pessoa ser a "notificação preferida" da outra? Você já se sentiu assim?

05) Podemos dizer que ser "a número um" e  ser "a notificação preferida" são equivalentes? Justifique sua resposta: 



06) Pelos implícitos presentes na música, você acha que, de fato, o eu lírico já superou a pessoa amada e o que ela lhe causou? Justifique sua resposta: 


07) Que mensagem a canção transmite?

 

 

Marcadores: Atividade sobre músicaCançãoEnsino MédioZé Neto e Cristiano

https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/Postado por Andreia Dequinha 

 

São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Eletivas

Atividades da Eletiva para 9A

Data da entrega: 09/10/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

Tema: Música

Habilidades que a música pode desenvolver em você:

1.    Concentração – Ao ouvir uma música, toda nossa atenção está focada na apreensão dos parâmetros sonoros, o que favorece a atenção aos detalhes melódicos, rítmicos ou mesmo extramusicais;

2.    Raciocínio;

3.    Percepção;

4.    Equilíbrio;

5.    Relaxamento;

6.    Motivação;

7.    Aquisição de Cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k&list=RDCqttYsSYA3k&start_radio=1&t=71

 

TÍTULO DA MÚSICA:  QUE PAÍS É ESSE

Que País é Esse?

Legião Urbana

 

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

 

QUESTIONÁRIO

 

1)    No 3º verso Ninguém respeita a Constituição, cite em que Artigo da Constituição Brasileira ele se refere?

2)    A letra continua Irônica, falando de regiões com grandes problemas sociais fale um pouco de cada uma dessas regiões que ele citou?

3)    Explique a estrofe “ Na morte eu descanso

                                  Mas o sangue anda solto”

4)    Explique essa frase “ Terceiro mundo...........

5)    Na canção ele cita a respeito dos índios brasileiros, o que ele quer dizer?

6)    Onde o autor, morava quando ele escreveu esta Canção?

7)    Qual a crítica da música “Que país é esse”?

8)    Que País é esse, que ele se refere?

9)    O que expressa o “eu lírico” na letra da música “Que país é esse?”

10) Que função o “eu lírico” acredita ter no contexto que descreve?

 

Alunos do 9A respondam esses questionários e enviem para e-mail acima ou por whatsapp-11-98766.3065

Coloquem nome, número, turma.

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Eletivas

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Whatsapp 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email:9 Atividade ELETIVA TURMA-9A

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 25/09/2020

3 BIMESTRE

Carta ao Futuro

Hoje eu acordei com o vento explodindo na minha janela

E tentei sair do quarto num silêncio de capela

Só queria ter um tempo pra pensar sem compromisso

Nessa sua isenção que é o abrigo dos omissos

Lá fora os homens seguem se matando

Uns por dinheiro, outros por um pedaço de pão

Afinidades entre a cruz que mata em nome de Deus

E a espada que estraçalha o amor na mão dos irmãos 

 

Não me assusta, mas me esclarece

Despreza a ciência e faz uma prece

Esconde a mão manchada do sangue do corpo dos inocentes

Cês são Joaquim Silvério dos Reis

Nós somos Tiradentes

Ouvi um grito vindo lá do beco escuro

De uma criança sem pai perdida e sem futuro

Seus olhos lacrimejavam o desespero de alguém 

Que sabe que será abatido, invisível e nada além

Quantas histórias assim ficaram no caminho!

Num cemitério de ideias me vi sozinho

Se sou cançao sem refrão que fica na cabeça

Não interessa, eu sigo firme e forte, tenho pressa

 

Amanheceu o novo dia e tudo é sempre igual

Um loop eterno de notícias tristes no jornal

Mentiras e verdades que confundem o cidadão de bem

Eu sei quem é quem, eu sei quem é quem

 

O indiferente não se importa, ele só quer poder

Fará o possível e o impossível pra permanecer

Como um inseto pestilento em reprodução 

Fatia o bolo entre a família sem preocupação

 

E pra encerrar, a minha carta não é um lamento

É um aviso ao futuro de um novo tempo

A corte cairá, sobrará ninguém

O tempo ruim vai passar do pai ao filho

Ao Espírito Santo! Amém! 

 (Detonautas)

ATIVIDADE
01) Justifique o título dado à canção:

02) Explique a expressão "num silêncio de capela":

03) Segundo o autor, por que os homens se matam? O que você pensa a respeito disso? Comente:

04) Por que Tiradentes é citado na música? Que efeito isso causa ao texto?

05) Explique os versos destacados na terceira estrofe:

06) Que críticas sociais a música fortemente faz? Justifique sua resposta:

07) Há alguma crítica no aspecto religioso? Comprove com uma passagem do texto:

08) Por que você acha que o eu lírico "tem pressa"? Pressa de quê?

09 Por que a palavra LOOP aparece, no texto, em itálico? Que outra palavra poderia substituí-la?

10) Transcreva da canção uma comparação, explicando se ela foi ou não eficaz:

11) Copie uma passagem que revela pessimismo:

12) Explique o final da canção ao remeter a uma conhecida oração:

13) Associe o verso "Mentiras e verdades que confundem o cidadão de bem" a alguma situação atual: 

14) Interprete o verso "Nessa sua isenção que é o abrigo dos omissos", mencionando se há ou não nele a presença de uma metáfora:

15) Quais são os sentimentos do eu-lírico em relação aos fatos expostos por ele? 

16) Escreva um texto descritivo que retrate o contexto atual na visão do eu-lírico:

17) Ao se referir à "afinidade entre a cruz e a espada", que tipo de crítica está sendo feita? 

18) Há algum destinatário para essa "carta"? Levante hipóteses: 

19) Localize a estrofe que faz referência aos meninos de rua. O que é informado a respeito deles? 

20) O eu-lírico aponta ALGUÉM como responsável pelo caos, embora não mencione isso claramente. É possível identificá-lo? 

21) O que o eu-lírico pensa a respeito das fake news? Posicione-se sobre isso: 

22) Quais são as acusações que o autor  faz a uma determinada pessoa? 

23) Quando o autor afirma que a corte cairá, a que ele se refere? Por que usou essa expressão? 

24) Que versos da canção podem ser associados ao momento atual que estamos vivendo? 

25) Atualmente, no Brasil, quem é o "cidadão de bem"? 

26) A canção cita questões sociais enfrentadas e vividas neste momento pelo nosso país. Quais são elas? Cite-as: 

27) Por que você acha que o indiferente não se importa? Que indiferença seria essa? 

28) Cite episódios históricos em que "se mata em nome de Deus", mencionando o que você pensa a respeito disso: 

29) Cite episódios corriqueiros em que os homens se matam por dinheiro ou por um pedaço de pão:

30) Que mensagem a música transmite? Comente:

31) O texto é realmente uma CARTA? Explique:

32) O vocalista Tico Santa Cruz explicou sobre a canção em comunicado à imprensa: "desejamos que a música seja uma carta em defesa da democracia e do social do nosso país". Em quais situações a democracia no país vem sendo atacada? Explique: 



(Música indicada pela colega Hervana Grandsire e parceria das amigas
 Aparecida CarvalhoZizi Cassemiro e Ana Cristina Pontes nas questões) arteemanhasdalingua.blogspot.com

 

























São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Eletivas

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Whatsapp 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email: 8 Atividade 

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020

3 BIMESTRE

 

Não tá faltando amor

Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar

E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca

(Kell Smith)

ATIVIDADE

DEPOIS DE OUVIR A MUSICA RESPONDA:

01) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela e argumentando bem: 

02) Explique os versos destacados na música: 

03)  Justifique o porquê empregado no começo da canção:

04) Você concorda que a maioria das pessoas compete em vez de se ajudar? Justifique sua resposta: 

05) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática? 

06) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê? 

07) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la? 

08) Por que você acha que tem sido tão difícil encontrar a empatia em nossa sociedade? 

09) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique: 

10) Que mensagem a música transmite? Comente: 

11) De que forma se pode associar a canção a este momento de pandemia e isolamento?
12) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas: 

13) Copie do texto marcas fortes de oralidade: 

 (Música indica pela querida colega de grupo: Fabiana RomachoAndreia Dequinha  Atividade sobre músicaCanção

São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Eletivas
ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Whatsapp 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email: 7 Atividade ELETIVATURMA-9A

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 21/08/2020

3 BIMESTRE

https://www.youtube.com/watch?v=HuFZBN9J3Hw

NENHUM MOTIVO EXPLICA A GUERRA - (Afroreggae) 

Nenhum motivo explica a guerra
Nem a grana
Nem a ganância
Nem a vingança, nem avanço industrial

Nem esperança, nem o ideal
Nem em nome do bem, contra o mal

Nenhum motivo explica a guerra
Nem a sede de poder
Nem o medo de perder

Nem a ira
Nem a mentira
Nem a conquista territorial

Ninguém tem que fazer o que não quer
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém precisa ser o que não é
Nada justifica não

Nenhum motivo explica a guerra
Nem cobiça, nem controle populacional Nem vergonha, nem orgulho nacional

Nem a crença, nem a defesa
Nem a raça, nem a fé

Ninguém tem que seguir o que não crê
Nenhum motivo explica a guerra

Ninguém tem que fazer o que não quer…

Grana, ganância
Sede de poder

Ira, mentira Medo de perder
Defesa, vingança / Raça, fé / Esperança

ATIVIDADE.

 01) De acordo com o poeta, que motivos levam os homens a ter motivos para a guerra?

02) A que guerras a letra da canção parece estar se referindo? 

03) Podemos ver que também coisas "boas" podem ser motivos de guerra. Identifique essas "coisas" e justifique sua resposta:

04) Que argumentos, que buscam justificar a guerra, são combatidos na música?  05) Você relaciona algum desses argumentos a conflitos do cotidiano e da historia do mundo? Comente: 

06) No contexto da canção, explique, com exemplos, o que o autor quer dizer com: 

a)    Ninguém tem que fazer o que não quer;

b)    Ninguém precisa ser o que não é;

c)    Ninguém tem que seguir o que não crê;

07) Explique o verso "Ninguém tem que fazer o que não quer…” com as suas palavras:

08) Você já foi obrigado a fazer o que não queria? Comente:

09) Você acredita que o ser humano muitas vezes faz coisas que não gostaria de fazer? Justifique sua resposta:

10) O "Afroreggae" é um grupo de uma comunidade criado com um objetivo. Você sabe que objetivo é esse?

12) Classifique a rima nos versos: “Nem a ira / Nem a mentira”: 

13) Anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral,  especialmente na poesia,com o objetivo de enfatizar uma ideia. Que ideia é realçada com essa figura na música?

14) O autor da música cita vários motivos que muitos usam como pretexto para "guerra" (seja no sentido literal ou conotativo). Enumere-os:

15) Escreva um texto dissertativo sobre o tema guerra x paz : 

16) ‘Nenhum motivo explica a guerra”. Por que o cantor repete várias vezes  essa  frase?  Você concorda com ele? 


17) Utilizando o mesmo verso acima, qual a sensação / sentimento domina o autor nesse verso? Por quê?

 18) Escreva cinco sugestões que poderiam  evitar  a guerra: 

19) Faça uma lista de dez palavras relacionadas à guerra. Em seguida organize-as dentro de um texto dissertativo sobre o tema: 

20) Você concorda com a afirmação contida no verso “Ninguém tem que fazer o que não quer”? 

21) "O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993, inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada sobretudo aos jovens ligados a música como reggae, soul e hiphop. O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral. Foi criado o Núcleo Comunitário de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira."

Para fazermos análise de um texto é imprescindível que se faça uma leitura detalhada do contexto de produção do gênero. Levando-se em conta a explicação dos autores da música em estudo, faça um texto de opinião argumentando seu ponto de vista em relação ao assunto tratado:

Pesquisafeita no: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/search?q=hiphop (Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Rosa Maria, Lourdes Galhardo, Sonia Henriques, Zizi Cassemiro, Maria Regina)

São Paulo,20 de julho de 2020


Área: Eletivas


ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Whatsapp 98291-6687
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 6 Atividade ELETIVA
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 31/07/2020


Estudo errado

Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio, de saco cheio, porque eu não fiz o dever
A professora tá de marcação comigo porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda a prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu “vá pra aula” e “estude”
Então dessa vez eu vou estudar até decorar, cumpadi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada pra eu comprar mais revistinha
(do Cascão?)
Não. De mulher pelada.
A diversão é limitada
E o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada do cinema é censurada (vai pra casa, pirralhada)
A rua é perigosa então eu vejo televisão (Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque não sei o que é inflação! (– Ué não te ensinaram? -- Não.)
A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes,  eu fico puto
Tô cansado de estudar, de madrugar que sacrilégio (vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição, não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom, mas tirei dez (boa, filhão)
Quase tudo que aprendi, amanhã já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

Decoreba: esse é o método de ensino eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências, só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato!
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu não entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema põe um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste:
– O que é a corrupção?
Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula “Hoje eu tô feliz” (matou o presidente? Não. A aula.)
Matei a aula porque não dava
Eu não aguentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse não é o valor que um aluno merecia), Iiih... Sujo (Hein?)
O inspetor! (Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso, mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era o meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos,  conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida!
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro um dez é sempre a mesma palhaçada:

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição, não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom, mas tirei dez (boa, filhão!)

Encarem as crianças com mais seriedade,
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como negócio, onde a ganância, a exploração e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim cês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já estou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...

(Gabriel O Pensador)

01)         Justifique o título da música, explicando, especialmente, o seu duplo sentido:

02) Responda às perguntas feitas logo no começo da música:

03) Justifique o trecho música: - Mas meus pais só querem que eu “vá pra aula” e “estude”.

04) Retire do texto três trecho, que chama sua atenção e explique o porque. 

05) “Decorei toda lição, não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom, mas tirei dez (boa, filhão!), o que esse trecho da música quer dizer? 

06) Que mensagem a música transmite? Comente:

07) Quais são as principais críticas feitas na canção?

08) Crie um parágrafo dissertativo sobre os possíveis assuntos extraídos da letra de música acima:





XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


São Paulo,06 de julho de 2020

Área: Eletivas


ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 5 Atividade ELETIVA
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 17/07/2020

Vai passar

Um som pra acalmar
Pôr as coisas no lugar
Mais amor em casa
Pra imunizar a alma

Deixar toda a casa arrumada
Se deitar lá no sofá da sala
Resolver as intrigas e mágoas

Rever antigos conceitos
Botar fé que o mundo tem jeito
Sentir lá no fundo do peito

Vai passar
Vai passar
Tudo vai passar
E logo a gente volta a se abraçar

Vai passar 
Tudo vai passar
E logo a gente volta a se abraçar

Um som pra acalmar
Pra crescer e se aceitar
E se pra cuidar um do outro
Hoje estamos longe de todos
Pra amanhã nos vermos de novo

Nós não precisamos de muito 
Não se entregue, se doe pro mundo
Escute uma voz lá no fundo:

Vai passar
Vai passar
Tudo vai passar
E logo a gente volta a se abraçar

Vai passar 
Tudo vai passar
E logo a gente volta a se abraçar

(Di Ferrero)
RESPONDA
01) Justifique o título dado à canção e se você fosse colocar outro titulo qual colocaria?

02) Segundo o autor qual é a solução para imunizar a alma? E pra  você qual seria a solução pra imunizar a alma?

03) Como hoje em dia é possível cuidar um do outro? No que isso difere de antes da pandemia? Como você tem se sentido com isso? 

04) Posicione-se sobre o verso destacado na canção(Botar fé que o mundo tem jeito), argumentando bem:

05) Você concorda que "tudo vai passar"? Justifique sua resposta:

06) Que mensagem a música transmite? Comente:

07) De quem e do que você mais tem sentido falta neste período de isolamento social?

08) Quais as primeiras cinco ações que você vai fazer assim que a quarentena terminar? Cite-as:

09) Segundo a música, o que o isolamento tem favorecido? E na sua opinião?

10) O que você acha que ficou melhor durante essa quarentena? Justifique sua resposta:


12) Crie um "Pote da felicidade": nele, todo dia, você vai colocar algo que deixe você feliz: uma música, um desejo, uma promessa, uma boa lembrança, uma meta, uma poesia, um trecho de livro, um resumo de um filme, uma citação... Capriche! 






































São Paulo 22 de junho de 2020
Área: Eletivas

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 3 Atividade ELETIVA
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 10/06/2020

ATIVIDADE – ELETIVA TURMA 9º A

Só Os Loucos Sabem
(Charlie Brown Jr.)

Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais
sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião
E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Toda positividade eu desejo a você

Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda, eu quero morar na sua rua
Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade
Agora eu sei exatamente o que fazer
Vou recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém


RESPONDA ÀS QUESTÕES:
1. O texto que foi lido é:
a) uma notícia.
b) uma reportagem.
c) uma letra de música.
d) uma crônica de jornal.
e)um poema social.

2. Analise as afirmativas:
I – o texto inicia com o autor falando na primeira pessoa do singular.
II – a palavra “loucos” é um adjetivo no contexto em que aparece.
III – a palavra “medo” é um substantivo.

Qual alternativa traz a resposta só com as afirmativas corretas?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) I e III.
e) I.

3. Podemos conceituar “loucos” nessa música como:
a) alguém que supera limites.
b) alguém que precisa tratamento psicológico.
c) alguém muito feliz.
d) alguém muito paranoico.
e) alguém que tem uma boa opinião.

4. A palavra “guerra” está no sentido de:
a) conflito.
b) percepção.
c) harmonia.
d) paz.
e) invasão.


SUGESTÃO: OUÇA ESSA MÚSICA, É MUITO BOA!

São Paulo 18 de maio de 2020
Área: Eletivas


ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email: 3 Atividade ELETIVA
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 27/05/2020

ATIVIDADE – ELETIVA TURMA 9º A


Musica: Somos um só (Bruna Ene) https://www.youtube.com/watch?v=b56ontWl6Qk

de repente tudo mudou
O mundo inteiro quase parou
Tudo que era de rotina
eu conhecia no meu dia-a-dia
Então se transformou

Um inimigo se aproximou
E foi testando tudo que eu sou
paciência, a coragem
As certezas e até a minha 
Mas minha esperança 
É maior que todo o medo
E eu sei que vai passar
Se a gente fizer tudo direito

Quero abraçar quem eu amo
Voltar a ter os meus planos
E acordar dos enganos
Que eu criei sem saber
Que a vida é mais que pensamos
E tudo que precisamos
É aprender com os danos
Que o mundo inteiro é um só

Cuide do seu corpo
Alimente a sua fé
Brinque com seus filhos
Faça tudo o que puder
Pra gente passar logo 
Com essa dor que é do mundo
E a luta continua de segundo a segundo

Os anjos de jaleco
Estão se arriscando pra nos salvar
E cada vida em risco deve importar
Por todos nós
Por cada um de nós
Faça a sua parte
Porque nunca estamos sós! 

Quero abraçar quem eu amo
Voltar a ter os meus planos
E acordar dos enganos
Que eu criei sem saber
Que a vida é mais que pensamos
E tudo que precisamos
É aprender com os danos
Que o mundo inteiro é um só
Um só
Que o mundo inteiro é um só! 

ATIVIDADE
01) Justifique o título dado à canção:
02) Você concorda que "o mundo inteiro é um só"? Justifique sua resposta:
03) A que inimigo o eu autor da musica se refere?
04) O que você acha que é "fazer tudo direito"? Você tem feito a sua parte?
05) Quem são "os anjos de jaleco" citados na música?
06) Copie do texto alguns trechos que citam o que estamos vivenciando nos dias atuais.
07) Transcreva da canção o que mais te chamou a atenção .
08) Explique o verso destacado no texto, posicionando-se sobre ele:
09) Que mensagem a música transmite?
10) Qual dos dois casos você prefere? Justifique sua resposta:

 





  






ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto: Atividade ELETIVA
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 03/04/2020

ATIVIDADE – ELETIVA TURMAs 9ª e 1ºC


Música: "TREM-BALA"Compositora: Ana Vilela
"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar


Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim

Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"

ENTENDENDO A MÚSICA.

1 - Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".

Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."





1.  Agora responda: Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
2 - Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
3 - Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
 4 - Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
 5 - “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase?
 6 – O que quer dizer na frase: “É saber se sentir infinito / Num universo tão vasto e bonito.”.
 7 – Que ensinamento podemos tirar do trecho da música: “É sobre escalar e sentir / que o caminho te fortaleceu.”.
 8 – Qual é a parte do texto que traz a união entre pais e filhos?
9 – No trecho do texto: “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós.”, o que quer dizer?
10 – Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Que lição podemos tirar?
11 -  Comente sobre o título do texto?
12 - Qual é a mensagem que a música nos traz? Comente.



ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto: Atividade ELETIVA

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 17/04/2020

ATIVIDADE – ELETIVA TURMA 9A
Mais uma vez – Legião 

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…



1.    Após analisar a letra da canção responda: a temática é  positiva ou negativa. Em seguida, explique por quê?

2.    “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém….quem acredita sempre alcança!” Muito motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações? Justifique sua resposta.


3.    ”Se você quiser alguém em quem confiar . Confie em si mesmo…” Após fazer a leitura desse verso, a que conclusão você chega?

4.    ”Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…” “Espera que o sol já vem…” O que o sol representa nesses versos? Explique.


5.    Observe o título da canção: “ Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado, o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.

6.    É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as afirmações feitas naletra? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual afirmação você discorda?

7.    Será que  “Quem acredita sempre alcança”? Comente?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...