ELETIVAS 6º ano B - 7º ano B - 8º ano B - 9º ano B - Professor Gustavo

São Paulo, 16 de novembro de 2020


Área: Eletiva

Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.

Professor: Gustavo P. Silva

Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

Habilidades:(EF69AR31)Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX

Atividade: Leiam oartigo sobre a história do gênero musical rock 'n' rollrespondam às questõespropostas.

 

O rock 'n' roll

 

O rock 'n' rollé um gênero musical que teve origem nos Estados Unidos (EUA) a partir dos anos 1950, popularizando-se por todo o mundo. Mais do que um estilo musical com ritmo contagiante, é conhecido por ter um apelo comportamental e visual cheio de irreverência e atitude.

Geralmente, as bandas de rock são formadas por um vocalista, um baixista, um baterista e um ou dois guitarristas. Alguns grupos podem usar teclado ou percussão, dependendo do estilo, mas a guitarra elétrica é, desde os primórdios, a marca registrada.

Os nomes mais conhecidos do rock nasceram nos EUA e na Inglaterra. O gênero musical tem diversas divisões, entre as quais Rock Clássico, Hard Rock, Heavy Metal, Indie Rock, Glam Rock, Punk Rock, Grunge, Rock Progressivo e Country Rock.

Chuck Berry é considerado o pai do mesmo por ter acrescentado à música a sua atitude. Mais do que tocar rock Chuck Berry criou um estilo com suas letras e presença de palco que viriam a ser influência de todos dali para frente. Suas letras eram simples e falavam do cotidiano de seus ouvintes, garotas, carros e conflitos de geração; foi o primeiro compositor de rock a pregar o amor como diversão e sem maiores compromissos.

Embora exista desde os anos 1950, o rock no Brasil teve seu auge nas décadas de 1970 e, especialmente, 1980, quando nasceram as principais bandas do gênero, as quais passaram a atrair multidões durante shows em estádios e festivais.

Desde os anos 2000, o estilo musical tem perdido espaço para o hip hop, pop, entre outros. Contudo, quem aprecia o rock se mantém fiel, continuando a lotar os shows. No Brasil, a maioria dos espetáculos atrai muitos fãs e espectadores.

No Brasil, nomes como Raul Seixas, Novos Baianos e Secos e Molhados, com Ney Matogrosso, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ira, Roupa Nova, Charlie Brown Jr. e Raimundos tiveram destaque.Outra coisa que também ajudou popularização do rock no país foi a trilogia de filmes do gênero dirigidos e roteirizados por Lael Rodrigues (Bete Balanço, de 1984, Rock Estrela, de 1985, e Rádio Pirata, de 1987). Todos estes três filmes foram de grande sucesso, particularmente entre adolescentes, e são notáveis por suas trilhas sonoras repletas de bandas e artistas de rock e New Wave populares na época, como Celso Blues BoyLobão, Titãs, Barão VermelhoRPMAzul 29Dr. Silvana & Cia.Leo Jaime e Metrô, entre outros.

 

 

ATIVIDADE: Depois de saber um pouco sobre a história doO rock 'n' roll, responda as questões a seguir.

 

1-      Você já conhecia o gênero musical “O rock 'n' roll”?

2-       Quais instrumentos são utilizados para tocar orock 'n' roll?

3-      Cite 5cantores de Rock que você conhece, ou que descobriu pesquisando.

4-      Quais são os três filmes nacionais que ajudaram a popularizar o rock nacional na década de 80?

 

DATA LIMITE PARA ENVIO: 01/12/2020

     Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangouts https://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)

       Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.

     Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br

São Paulo, 03 de novembro de 2020


Área: Eletiva


Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.

Professor: Gustavo P. Silva

Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

Habilidades: (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX

Atividade: Leiam o artigo sobre a história do gênero musical MPB respondam às questões propostas.

 

 

Música Popular Brasileira (MPB)

 

      A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.

 

História da Música Popular Brasileira

 

    A Música Popular Brasileira apareceu no cenário musical brasileiro logo após a explosão da Bossa Nova. Ela era vista pelos artistas como uma nova alternativa para a música brasileira, com um conceito de “música nacional”, mas seguindo alguns estilos tradicionais desse cenário. 

 

    Apesar do nome amplo, a Música Popular Brasileira não diz respeito a qualquer estilo musical presente no Brasil. Ela se refere a um estilo musical, sendo, portanto, diferente do rock, do pop, do reggae, por exemplo. 

 

    Desde o século XX, o termo já era utilizado, mesmo sem fazer referência a grupos musicais ou artistas específicos. Ele só apareceu como referência a um gênero específico da música alguns anos depois, quando aconteceu o declínio da Bossa Nova, que até então dominava o cenário musical da época. 

 

     A Música Popular Brasileira surgiu com novos compositores e intérpretes, além de um novo ritmo, algo que não era samba, não era bossa nova, mas mantinha características como a suavidade e o regionalismo já presente nesses ritmos. 

 

     Os maiores impulsionadores desse novo ritmo foram os festivais de música que faziam grande sucesso na televisão. Nesse momento, surgiram artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo, entre outros. A MPB ficou conhecida no país como “a música da universidade”, por ter o seu maior público entre intelectuais e estudantes. 

 

     Um dos marcos do início do sucesso da MPB foi a interpretação de “Arrastão”, música de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, por Elis Regina, no I Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior, em 1965. “Disparada”, de Geraldo Vandré e “A banda”, de Chico Buarque também são consideradas músicas essências nesse processo de transição da Bossa Nova para a MPB.

 

  

ATIVIDADE: Depois de saber um pouco sobre a história da MPB, responda as questões a seguir.

 

1-      Você já conhecia o gênero musical “MPB”?

2-       Quais são as duas características presentes no Samba e Bossa nova que a MPB Também possuía?

3-      Cite 4 cantores de MPB que você conhece, ou que descobriu pesquisando.

4-      Por que a MPB ficou conhecida como “a música da universidade”?

 

DATA LIMITE PARA ENVIO: 20/11/2020

     Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangouts https://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)

       Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.

     Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br



































São Paulo, 31 de agosto de 2020


Área: Eletiva


Atenção: O professor Gustavo está em férias e o professore Ropdrigo ficará com as aulans dele até seu retorno:

Enviar a resposta da atividade no e-mail:     professorrodrigo4321@gmail.com 

 

Desenvolver  as respostas em “ ARIAL 12”,  colocar o nome completo do aluno, número  e a turma no início da página. 

 

Agradeço a todos os alunos e ficarei agradecido e orgulhoso com a sua participação. 

 

FIQUE  EM CASA 

 

Assunto:   Atividade de ELETIVAS

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 31\09\2020  

ELETIVAS  TURMAS  6B, 7B e 9B 

Música: "TREM-BALA"

 "Não é sobre ter

Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim

Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"

Ouça a música:


 Leia para responder as questões:

Releia o trecho da música que diz:

"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".

Agora, leia esta definição de felicidade:

"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."

(Fonte: O Segredo: Felicidade é saber apreciar as pequenas coisas da vida)

 

1.            Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?

2.            Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?

3.            Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?

4.            Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.

5.             “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase

6.            Qual é a parte do texto que traz a união entre pais e filhos?

7.                  Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Que lição podemos tirar ?


São Paulo, 10 de agosto de 2020

Área : Eletivas

Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.

Professor: Gustavo P. Silva

Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

 

Atividade: Leiam um trecho oartigo da revista Época respondam às questões proposta.

A história do samba

Saiba mais sobre o gênero que se transformou em identidade nacional e sofreu influências de diversos ritmos

GRAZIELA SALOMÃO

O samba, como conhecemos atualmente, tem origem afro-baiana, temperado com misturas cariocas. Nasceu da influência de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de caráter social, econômico e musical até atingir as características conhecidas hoje.

O gênero, descendente do lundu (canto e dança populares no Brasil do século XVIII), começou como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, principalmente para a região da Bahia. Também conhecido por umbigada ou batuque, consistia em um dançarino no centro de uma roda, que dançava ao som de palmas, coro e objetos de percussão e dava uma ''umbigada'' em outro companheiro da roda, convidando-o a entrar no meio do círculo.Com a transferência, no meio do século XIX, da mão-de-obra escrava da Bahia para o Vale do Paraíba e, logo após, o declínio da produção de café e a abolição da escravatura, os negros deslocaram-se em direção a capital do país, Rio de Janeiro.

Instalados nos bairros cariocas de Gamboa e Saúde, eles dariam início à divulgação dos ritmos africanos na Corte. Eram nas casas das tias baianas, como Amélia, Ciata e Prisciliana, que aconteciam as festas de terreiro, as umbigadas e as marcações de capoeira ao som de batuques e pandeiros. Essas manifestações culturais propiciariam, consequentemente, a incorporação de características de outros gêneros cultivados na cidade, como a polca, o maxixe e o xote. O samba carioca urbano ganha a cara e os ritmos conhecidos.

Em 1917 foi gravado em disco o primeiro samba chamado ''Pelo Telefone''. A música, de autoria reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos), causaria controvérsia uma vez que, naquele tempo, a composição era feita em conjunto. Essa canção, por exemplo, foi criada numa roda de partido alto (pessoas que partilhavam dos antigos conhecimentos do samba e designava música de alta qualidade), do qual também participaram Mauro de Almeida e Sinhô (José Barbosa da Silva), que se autointitulou ''o rei do samba''.

Após a primeira gravação, o samba conquistaria o mercado fonográfico e, com a inauguração do rádio em 1922 - único veículo de comunicação em massa até então -, alcançaria as classes médias cariocas. O novo estilo seria, ainda, abraçado e redimensionado por filhos de classe média, como o ex-estudante de Medicina Noel Rosa e o ex-estudante de Direito, Ari Barroso, através de obras memoráveis como ''Tarzan, o filho do alfaiate'' e ''Aquarela do Brasil''.

 

ATIVIDADE: Depois de saber um pouco sobre a história do samba, responda as questões a seguir.

1-    Você já conhecia o gênero musical “Samba”?

2-     Qual é o nome do primeiro disco de Samba lançado no Brasil?

3-    Cite 4 cantores de samba que você conhece, ou que descobriu pesquisando.

4-    Quais são os temas que são tratados nas letras das composições de samba?

5-    Liste três instrumentos musicais presentes no samba.

 

DATA LIMITE PARA ENVIO: 25/08/2020

Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangoutshttps://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)

Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.

Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br


São Paulo,06 de julho de 2020
Área : Eletivas





Área: Eletivas

Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

Os benefícios em tocar um instrumento musical.
       O filósofo chinês Confúcio (551 a.C. - 479 a.C.) disse há muito tempo que "A música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem." Tocar um instrumento musical traz muitos benefícios e pode divertir muitas pessoas ao seu redor. 

Confira no infográfico os benefícios ao tocar o instrumento musical:







ATIVIDADE: Depois de saber os benefícios, responda as questões a seguir.
1)    Liste cinco instrumentos musicais que você conhece?
2)    Você sabe tocar algum instrumento musical?
3)    Tem algum instrumento musical que você gostaria de aprender a tocar? Por quê?
4)    Escolha uma música de qualquer gênero, e tente identificar quais instrumentos estão presente na canção.
5)    Qual é importância da música na sua vida?

     Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangouts https://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)
       Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.
     Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX





















São Paulo, 22 de junho de 2020.
Área: Eletivas


Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

Música e censura no Brasil

A música é realmente uma arte impressionante, com o magnífico poder de mudar a vida das pessoas, plantas, animais etc. apenas ao serem escutadas, deixando alguns tristes em certos momentos nostálgicos ou então levantando o astral da galera em tempo de festa e alegria compartilhada, entres outras diversas reações — o mundo inteiro é movido a sons.

Do ponto de vista científico, Pitágoras foi o primeiro cara a desenvolver um método racional para medir frequências sonoras ao realizar experiências com martelos, placas, tubos, e outros instrumentos. Posteriormente, ele percebeu que através da música as paixões materiais se acalmam e o espírito torna-se apto a perceber a harmonia presente ao nosso redor e em todo o Universo.

    Lindo né! Pensar que música carrega toda essa positividade, mas isso não impediu que no período em que o Brasil foi governado pelos militares (1964-1985) muitas canções foram censuradas pelo regime, artistas deixaram na história músicas de protesto ao regime - por isso, muitos foram reprimidos e punidos. Mesmo após a ditadura, os problemas sociais e políticos do Brasil foram e continuam sendo apontados que o Brasil subjugado pelo autoritarismo e a censura, os artistas nacionais se recusaram a ficar em silêncio. Durante o período da ditadura militar brasileira, compreendido, foram inúmeras as formas de resistência na cultura nacional.

ATIVIVIDADE: Realizem uma pesquisa e listem 6 músicas contendo: Artista, Nome da música, compositores e ano de lançamento; que sofreram censura durante a ditadura militar no Brasil.


Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangouts https://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc , ou o aplicativo do Hangouts)

Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade.
Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br


Data Limite para envio: 27/06/2020


SÃO PAULO,18 DE MAIO DE 2020
ÁREA: LINGUAGENS ( ELETIVAS)

Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

Atividade: Leiam um trecho da matéria do jornal Minas faz ciência, e respondam às questões proposta.
O mundo na onda das lives durante a pandemia
Com a isolamento social, shows online passam a dominar o cenário musical. Artistas aproveitam grande audiência
Publicado em 21/04/2020 às 10:37 | Por Teo Scalioni.

           Uma das principais transformações observadas em tempos de quarentena por causa do coronavírus foi o assombroso crescimento das lives, transmissão ao vivo por plataformas como o Instagram, Youtube ou Facebook. Com conteúdo completamente variados, vão desde dicas para o que fazer com os filhos na quarentena, a cursos de finanças, passando por palestras motivacionais ou aulas de gastronomia. O que chamou muita atenção também foi em relação as apresentações musicais. Artistas de diferentes gêneros, locais ou renomados nacionalmente ou internacionalmente foram para a frente das câmaras gravarem seus shows levando um pouco de alegria e diversão para quem está em casa.
No último sábado, por exemplo, aconteceu o “One World: Together At Home” (“Um Mundo: Juntos em Casa”), festival de lives organizados pela ONG Global Citizen com mais de oito horas de duração simultaneamente em todo mundo. Artista consagrados como Lady Gaga, Paul McCartney, Rolling Stones e Elton John realizaram apresentações diretamente de suas casas. No total, o evento arrecadou cerca de US$ 127,9 milhões para Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a Covid-19.
            Já no Brasil, as lives que se destacaram foram de alguns cantores sertanejos como Bruno e Marrone, Marília Mendonça e Gustavo Lima que tiveram uma enorme audiência por meio dos seus shows realizados pelas lives. Esse último, por exemplo, conforme o próprio cantor noticiou em seu Inst agram, em cinco horas de shows foram cerca de 10 milhões de visualizações e 750 mil acessos na apresentação  realizada diretamente da casa dele. É claro que números dessa magnitude chamam atenção de empresas que observam no novo canal uma excelente oportunidade para divulgar também as suas marcas. Tanto que a própria Ambev, patrocinou o show de Gustavo Lima, Bruno Marrone e do Grupo de Samba Revelação.
Questões:
1)      Você teve a oportunidade de assistir uma ou mais lives de algum artista? Se sim, quais foram?
2)      Cite quais músicas foram a suas prediletas durante a live.
3)      Qual foi os sentimentos que você sentiu ao acompanhar a live? Você assistiu com a família ou sozinho?
4)      Você já tinha acompanhado a uma live de algum artista antes da pandemia? Justifique sua resposta.
5)      Em resumo, como você avalia as lives que assistiu? Elas estavam em uma boa qualidade ou o áudio não estava bom? Justifique sua resposta.

Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa

Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade.

Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br

Data Limite para envio: 27/05/2020





XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B

Atividade: Análise da Canção “Coração de estudante” do Milton Nascimento.

     Um dos gêneros musicais mais populares do Brasil é o MPB, que possui canções que marcaram décadas e fatos históricos; Entre os grandes artistas do gênero é Milton Nascimento, cantor reconhecido por suas músicas sensíveis e profundas, e um dos grandes sucessos é a canção coração de estudante. A atividade consiste em realizar uma pesquisa sobre o contexto histórico e político da música, seus compositores, ano de lançamento e fazer um breve resumo sobre o que sentimentos a letra da música trouxe para você no momento que você a ouviu.

Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa

Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br


Letra:
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor, flor e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração
Juventude e fé

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professor pode ser iscrito numa folha separada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, depois tire uma foto com uma boa qualidade da folha para envio.

      Excluir
  3. Professor posso fazer ainda consegui acessar hj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, me encaminhe atividade até 03/06 quarta-feira. att

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Professor posso fazer a atividade em folha separada ou no caderno mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim,só me mande uma foto de boa qualidade da folha. Att

      Excluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...