São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Eletiva
Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B
Habilidades:(EF69AR31)Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX
Atividade: Leiam oartigo sobre a história do gênero musical rock 'n' rollrespondam às questõespropostas.
O rock 'n' roll
O rock 'n' rollé um gênero musical que teve origem nos Estados Unidos (EUA) a partir dos anos 1950, popularizando-se por todo o mundo. Mais do que um estilo musical com ritmo contagiante, é conhecido por ter um apelo comportamental e visual cheio de irreverência e atitude.
Geralmente, as bandas de rock são formadas por um vocalista, um baixista, um baterista e um ou dois guitarristas. Alguns grupos podem usar teclado ou percussão, dependendo do estilo, mas a guitarra elétrica é, desde os primórdios, a marca registrada.
Os nomes mais conhecidos do rock nasceram nos EUA e na Inglaterra. O gênero musical tem diversas divisões, entre as quais Rock Clássico, Hard Rock, Heavy Metal, Indie Rock, Glam Rock, Punk Rock, Grunge, Rock Progressivo e Country Rock.
Chuck Berry é considerado o pai do mesmo por ter acrescentado à música a sua atitude. Mais do que tocar rock Chuck Berry criou um estilo com suas letras e presença de palco que viriam a ser influência de todos dali para frente. Suas letras eram simples e falavam do cotidiano de seus ouvintes, garotas, carros e conflitos de geração; foi o primeiro compositor de rock a pregar o amor como diversão e sem maiores compromissos.
Embora exista desde os anos 1950, o rock no Brasil teve seu auge nas décadas de 1970 e, especialmente, 1980, quando nasceram as principais bandas do gênero, as quais passaram a atrair multidões durante shows em estádios e festivais.
Desde os anos 2000, o estilo musical tem perdido espaço para o hip hop, pop, entre outros. Contudo, quem aprecia o rock se mantém fiel, continuando a lotar os shows. No Brasil, a maioria dos espetáculos atrai muitos fãs e espectadores.
No Brasil, nomes como Raul Seixas, Novos Baianos e Secos e Molhados, com Ney Matogrosso, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ira, Roupa Nova, Charlie Brown Jr. e Raimundos tiveram destaque.Outra coisa que também ajudou popularização do rock no país foi a trilogia de filmes do gênero dirigidos e roteirizados por Lael Rodrigues (Bete Balanço, de 1984, Rock Estrela, de 1985, e Rádio Pirata, de 1987). Todos estes três filmes foram de grande sucesso, particularmente entre adolescentes, e são notáveis por suas trilhas sonoras repletas de bandas e artistas de rock e New Wave populares na época, como Celso Blues Boy, Lobão, Titãs, Barão Vermelho, RPM, Azul 29, Dr. Silvana & Cia., Leo Jaime e Metrô, entre outros.
ATIVIDADE: Depois de saber um pouco sobre a história doO rock 'n' roll, responda as questões a seguir.
1- Você já conhecia o gênero musical “O rock 'n' roll”?
2- Quais instrumentos são utilizados para tocar orock 'n' roll?
3- Cite 5cantores de Rock que você conhece, ou que descobriu pesquisando.
4- Quais são os três filmes nacionais que ajudaram a popularizar o rock nacional na década de 80?
DATA LIMITE PARA ENVIO: 01/12/2020
Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangouts https://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)
Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.
Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br
São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Eletiva
Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B
Habilidades: (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX
Atividade: Leiam o artigo sobre a história do gênero musical MPB respondam às questões propostas.
Música Popular Brasileira (MPB)
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.
História da Música Popular Brasileira
A Música Popular Brasileira apareceu no cenário musical brasileiro logo após a explosão da Bossa Nova. Ela era vista pelos artistas como uma nova alternativa para a música brasileira, com um conceito de “música nacional”, mas seguindo alguns estilos tradicionais desse cenário.
Apesar do nome amplo, a Música Popular Brasileira não diz respeito a qualquer estilo musical presente no Brasil. Ela se refere a um estilo musical, sendo, portanto, diferente do rock, do pop, do reggae, por exemplo.
Desde o século XX, o termo já era utilizado, mesmo sem fazer referência a grupos musicais ou artistas específicos. Ele só apareceu como referência a um gênero específico da música alguns anos depois, quando aconteceu o declínio da Bossa Nova, que até então dominava o cenário musical da época.
A Música Popular Brasileira surgiu com novos compositores e intérpretes, além de um novo ritmo, algo que não era samba, não era bossa nova, mas mantinha características como a suavidade e o regionalismo já presente nesses ritmos.
Os maiores impulsionadores desse novo ritmo foram os festivais de música que faziam grande sucesso na televisão. Nesse momento, surgiram artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo, entre outros. A MPB ficou conhecida no país como “a música da universidade”, por ter o seu maior público entre intelectuais e estudantes.
Um dos marcos do início do sucesso da MPB foi a interpretação de “Arrastão”, música de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, por Elis Regina, no I Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior, em 1965. “Disparada”, de Geraldo Vandré e “A banda”, de Chico Buarque também são consideradas músicas essências nesse processo de transição da Bossa Nova para a MPB.
ATIVIDADE: Depois de saber um pouco sobre a história da MPB, responda as questões a seguir.
1- Você já conhecia o gênero musical “MPB”?
2- Quais são as duas características presentes no Samba e Bossa nova que a MPB Também possuía?
3- Cite 4 cantores de MPB que você conhece, ou que descobriu pesquisando.
4- Por que a MPB ficou conhecida como “a música da universidade”?
DATA LIMITE PARA ENVIO: 20/11/2020
Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangouts https://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)
Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.
Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br
São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Eletiva
Atenção: O professor Gustavo está em férias e o professore Ropdrigo ficará com as aulans dele até seu retorno:
Enviar a resposta da atividade no e-mail: professorrodrigo4321@gmail.com
Desenvolver as respostas em “ ARIAL 12”, colocar o nome completo do aluno, número e a turma no início da página.
Agradeço a todos os alunos e ficarei agradecido e orgulhoso com a sua participação.
FIQUE EM CASA
Assunto: Atividade de ELETIVAS
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 31\09\2020
ELETIVAS TURMAS 6B, 7B e 9B
Música: "TREM-BALA"
Ouça a música:
1. Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
2. Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
3. Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
4. Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
5. “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase
6. Qual é a parte do texto que traz a união entre pais e filhos?
7. Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Que lição podemos tirar ?
Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Professor: Gustavo P. Silva
Turmas – 6°B, 7°B, 8°B e 9°B
Atividade: Leiam um trecho oartigo da revista Época respondam às questões proposta.
A história do samba
Saiba mais sobre o gênero que se transformou em identidade nacional e sofreu influências de diversos ritmos
GRAZIELA SALOMÃO
O samba, como conhecemos atualmente, tem origem afro-baiana, temperado com misturas cariocas. Nasceu da influência de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de caráter social, econômico e musical até atingir as características conhecidas hoje.
O gênero, descendente do lundu (canto e dança populares no Brasil do século XVIII), começou como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, principalmente para a região da Bahia. Também conhecido por umbigada ou batuque, consistia em um dançarino no centro de uma roda, que dançava ao som de palmas, coro e objetos de percussão e dava uma ''umbigada'' em outro companheiro da roda, convidando-o a entrar no meio do círculo.Com a transferência, no meio do século XIX, da mão-de-obra escrava da Bahia para o Vale do Paraíba e, logo após, o declínio da produção de café e a abolição da escravatura, os negros deslocaram-se em direção a capital do país, Rio de Janeiro.
Instalados nos bairros cariocas de Gamboa e Saúde, eles dariam início à divulgação dos ritmos africanos na Corte. Eram nas casas das tias baianas, como Amélia, Ciata e Prisciliana, que aconteciam as festas de terreiro, as umbigadas e as marcações de capoeira ao som de batuques e pandeiros. Essas manifestações culturais propiciariam, consequentemente, a incorporação de características de outros gêneros cultivados na cidade, como a polca, o maxixe e o xote. O samba carioca urbano ganha a cara e os ritmos conhecidos.
Em 1917 foi gravado em disco o primeiro samba chamado ''Pelo Telefone''. A música, de autoria reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos), causaria controvérsia uma vez que, naquele tempo, a composição era feita em conjunto. Essa canção, por exemplo, foi criada numa roda de partido alto (pessoas que partilhavam dos antigos conhecimentos do samba e designava música de alta qualidade), do qual também participaram Mauro de Almeida e Sinhô (José Barbosa da Silva), que se autointitulou ''o rei do samba''.
Após a primeira gravação, o samba conquistaria o mercado fonográfico e, com a inauguração do rádio em 1922 - único veículo de comunicação em massa até então -, alcançaria as classes médias cariocas. O novo estilo seria, ainda, abraçado e redimensionado por filhos de classe média, como o ex-estudante de Medicina Noel Rosa e o ex-estudante de Direito, Ari Barroso, através de obras memoráveis como ''Tarzan, o filho do alfaiate'' e ''Aquarela do Brasil''.
ATIVIDADE: Depois de saber um pouco sobre a história do samba, responda as questões a seguir.
1- Você já conhecia o gênero musical “Samba”?
2- Qual é o nome do primeiro disco de Samba lançado no Brasil?
3- Cite 4 cantores de samba que você conhece, ou que descobriu pesquisando.
4- Quais são os temas que são tratados nas letras das composições de samba?
5- Liste três instrumentos musicais presentes no samba.
DATA LIMITE PARA ENVIO: 25/08/2020
Peça ajuda aos pais e familiares em caso de dificuldade para realização da tarefa ou me contate por e-mail ou por chat, esse link de grupo de eletivas do Hangoutshttps://hangouts.google.com/group/RaFTS7cB1C8GQGBH7 (Só funciona com contas do Gmail no pc ou o aplicativo do Hangouts)
Caso de dificuldade em responder digitado, podem fazer no caderno e tirar uma foto em boa qualidade e me enviar.
Encaminhar atividade ou em caso de dúvidas para e-mail: gustavopsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Área : Eletivas
Área: Eletivas
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
São Paulo, 22 de junho de 2020.
Publicado em 21/04/2020 às 10:37 | Por Teo Scalioni.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Eletiva – Projeto musicalizando a vida! Arte, expressão e linguagem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor pode ser iscrito numa folha separada
ResponderExcluirPode sim, depois tire uma foto com uma boa qualidade da folha para envio.
ExcluirProfessor posso fazer ainda consegui acessar hj
ResponderExcluirPode sim, me encaminhe atividade até 03/06 quarta-feira. att
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor posso fazer a atividade em folha separada ou no caderno mesmo?
ResponderExcluirPode sim,só me mande uma foto de boa qualidade da folha. Att
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvou fazer em folha separada
Excluir