HISTÓRIA - 9º Anos A,B,C - Professora Mírian

São Paulo, 09 de novembro de 2020


Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

 HISTÓRIA

ATIVIDADES DE HISTÓRIA- 9º ANOS A, B e C.

4° Bimestre

São Paulo, 09 de Novembro de 2020.

Entrega até o dia 22/11/2020

Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.

(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.

(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.

 

O pós-guerra no Brasil: Democracia e Populismo.

Populismo

Características do populismo

1. Relação direta e não institucionalizada entre o líder e as massas: apresenta-se aqui a clássica definição do “líder carismático”, aquele que cria uma relação de proximidade com as massas sem passar por nenhuma instituição política, mas unicamente por seu carisma.

2. Forte nacionalismo econômico e defesa da união das massas: relaciona-se à tendência dos políticos populistas a adotarem medidas econômicas nacionalistas. Além disso, o discurso é sempre voltado para a conciliação das diferentes classes sociais. Assim, o líder não fala por uma classe específica, mas pela nação.

3. Liderança política baseada no carisma pessoal e na rede de clientelismo: o poder do líder político é centralizado no seu carisma e na rede de troca de favores desenvolvida a partir dessa liderança.

4. Frágil sistema partidário: as instituições políticas das nações com regimes populistas eram frágeis. Além disso, apresentava-se um sistema partidário muito embrionário (ou inexistente), uma vez que o poder era concentrado na figura do líder e não no sistema político institucionalizado.

Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951).

 

Antes da realização das eleições, previstas para dezembro de 1945, Getúlio Vargas foi afastado do governo do país pelo ministro da Guerra sucessor de Dutra, Góis Monteiro. Acusava-se Vargas de promover medidas para continuar no poder, dentre essas providências estavam a participação no comício do movimento “queremista” e a indicação do irmão Benjamin Vargas para a chefatura da polícia do Distrito Federal. O movimento “queremista” designou-se assim por conta do surgimento das inscrições “Queremos Vargas” nos muros das principais cidades do país.

Com o afastamento de Vargas do governo, foi empossado interinamente o ministro do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, que governou o período de três meses até concluir-se o pleito eleitoral e a posse do presidente eleito, em janeiro de 1946. A candidatura de Eurico Gaspar Dutra foi lançada pela coligação entre o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ambos criados com a pretensão de continuidade das políticas varguistas. Disputaram as eleições contra Dutra, o candidato brigadeiro Eduardo Gomes pela União Democrática Nacional (UDN), que combatia o varguismo, e o candidato comunista Yedo Fiúza pelo Partido Comunista do Brasil (PCB). Dutra saiu vitorioso do pleito, obtendo cerca de 55% dos votos. Em janeiro de 1946, assumiu a presidência do país.

Em 18 de setembro de 1946, foi promulgada uma nova Constituição, instaurando pela primeira vez no país um regime representativo. Nessa Constituição estava prevista a divisão tripartite do poder: Executivo, Legislativo e Judiciário. Com a emergência da Guerra Fria, Dutra alinhou-se ao Estados Unidos e rompeu as relações diplomáticas com a União Soviética, desse modo, almejando ajuda financeira estadunidense. No entanto, esse apoio não ocorreu.

O Partido Comunista do Brasil entre os anos 1945 e 1947 havia crescido com uma política moderada, obtendo algumas cadeiras no parlamento. A política externa de Dutra, em prol do Estados Unidos e contra a União Soviética, atingiu também o PCB que teve a legalidade cassada pelo Superior Tribunal Eleitoral e os sindicatos passaram a sofrer intervenção do governo Federal. Diante desses ataques, o PCB convocou a população à luta armada, contudo não conseguiu vasta adesão e perdeu expressão política.

Politicamente, Dutra afastou-se do varguismo e aliou-se à UDN por meio do Acordo Interpartidário. Economicamente, Dutra aderiu aos princípios liberais, reduzindo os investimentos públicos e promovendo o arrocho salarial. O incentivo às importações arruinou as reservas de moedas estrangeiras e desequilibrou as contas públicas com o crescimento da inflação. Para contrabalançar a economia estatal, Dutra lançou o Plano SALTE, com postulados intervencionistas próximos aos do varguismo. O Plano SALTE consistiu em um programa econômico quinquenal para o desenvolvimento das áreas da saúde, alimentação, energia e transporte. No entanto, muitas metas desse plano não foram atingidas por falta de recursos.

Em outubro de 1950, foram realizadas eleições para a sucessão presidencial da República. Dutra apoiou o candidato Cristiano Machado do PSD. A UDN novamente lançou a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes. E Getúlio Vargas veio como candidato pela coligação entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Progressista (PSP). Apesar de não possuir o apoio da mídia, Vargas obteve a maioria dos votos (48,7%). A UDN contestou a vitória de Vargas no pleito, pois esse não havia obtido a maioria absoluta dos votos que seria equivalente a 50% ou mais. A Justiça Eleitoral não aceitava tal contestação, pois na Constituição de 1946 previa que bastava a maioria simples de votos. Assim, Getúlio Vargas assumiu ao posto, em 31 de janeiro de 1951, sucedendo o mandato do general Eurico Gaspar Dutra.

https://www.youtube.com/watch?v=ZqMUN2zK-Sw

O Retorno de Getúlio Vargas (1951-1954)

 

O segundo governo Vargas se iniciou em 1951, após o ex-ditador alcançar a marca de quase 4 milhões de votos nas eleições de 1950. Com o apoio do PSD (Partido Social Democrata) e do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), a volta de Getúlio Vargas ao poder representou novamente a intervenção do Estado na economia, contrariamente às tentativas de abertura ao capital estrangeiro realizadas no governo Dutra.

Os investimentos incidiram principalmente nas indústrias de base. A ação mais notória foi a criação da Petrobras, em 1953. A intensa campanha de mobilização junto a alguns setores da população pretendia inflar o sentimento nacionalista através do slogan: “O petróleo é nosso!” Com a criação da Petrobras, o Estado garantia o monopólio da prospecção e refino do petróleo. O Estado criou ainda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1952, com o objetivo de garantir os investimentos necessários aos projetos econômicos.

Mas a vida de boa parte da população não era fácil, principalmente com o aumento do custo de vida causado pela crescente inflação. Contra a piora nas condições de vida, os trabalhadores passaram a realizar grandes greves nas principais cidades do país. Em 1953, cerca de 300 mil trabalhadores paralisaram as atividades em São Paulo e Rio de Janeiro.

A pressão popular levou Getúlio Vargas a nomear como ministro do trabalho João Goulart, o Jango, um político ligado aos meios sindicais. A principal medida tomada por Vargas no âmbito trabalhista foi o aumento de 100% do salário-mínimo, em 1954. A medida gerou oposição dos setores empresariais e também de militares. A reação militar foi expressa no Manifesto dos Coronéis e liderada pelo coronel Bizarria Mamede, da Escola Superior de Guerra (ESG). O resultado da pressão foi a demissão de Jango.

 

A oposição a Vargas crescia, principalmente entre os setores conservadores da sociedade. O principal porta-voz da insatisfação era o jornalista Carlos Lacerda, da União Democrática NUm fato intensificou ainda mais a pressão sobre Vargas. Em 5 de agosto de 1954, ocorreu um atentado contra Carlos Lacerda. O jornalista foi ferido na perna, mas seu guarda-costas, Rubens Florentino Vaz, major da Força Aérea, foi morto. As suspeitas envolviam o chefe da guarda pessoal de Vargas, Gregório Fortunato, o que levou os opositores a apontarem Vargas como mandante do atentado.

A UDN e alguns setores do exército pressionavam pela saída de Vargas do poder. Sua opção foi o suicídio, realizado na manhã de 24 de agosto de 1954, com um tiro no coração. A notícia da morte do presidente, junto à publicação de sua carta testamento, encontrada ao lado do corpo, causou uma intensa comoção nacional.

Ainda no dia 24 de agosto, uma revolta popular ocorreu nas ruas do Rio de Janeiro. Os apoiadores de Vargas passaram a atacar os símbolos e locais que remetiam aos opositores do presidente, como sedes de jornais e o prédio do ministério da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

A revolta popular impediu qualquer tentativa de golpe pelas forças conservadoras, organizadas em torno da UDN e do Exército. Em seu lugar, assumiu o vice-presidente, Café Filho, que anunciou novas eleições para outubro de 1955.

Com o suicídio, a população do país perdia o “pai dos pobres” e também o autoritário ditador, que ficou no poder por mais de 15 anos.   acional (UDN).

 https://www.youtube.com/watch?v=_lI3txclCDk

 O governo de Juscelino Kubitschek- JK (1956-1960)

 


Construção de Brasília

A interiorização da capital federal já era um sonho de muitos brasileiros anteriores a JK, mas foi Juscelino que efetivou a transferência da capital. Acostumado a lidar com projetos arrojados, JK deu a ordem para o início da construção de Brasília, os trabalhos tiveram início no final de 1956. A nova capital foi inaugurada no ano de 1960.

A construção da nova capital se configurou como uma grande meta a ser cumprida. Brasília somente pôde ser efetivada a partir da grande vontade de JK, e também pelo empenho dos trabalhadores que a construíram, grande parte se constituía de migrantes da região nordeste do Brasil. Os trabalhadores que a construíram tornaram seus primeiros moradores, ficando conhecidos como “Candangos”.

Com Juscelino Kubitschek, o interior do Brasil passou a ser visto como espaço de possibilidades, como parte integrante da civilização brasileira.

Esse foi um dos motivos para o aumento da dívida externa do Brasil, pois Brasília foi construída com empréstimos estrangeiros.

 https://www.youtube.com/watch?v=8kj9CKDEcZM

https://www.youtube.com/watch?v=lNO4pHmDCGY

 


A eleição presidencial de 1960 (a última antes do golpe militar) foi marcada pela sua grande disputa eleitoral entre os 5 principais candidatos a presidência e a vice-presidência. Jânio Quadros, Adhemar Barros e o Marechal Teixeira Lott disputaram pela presidência, enquanto João Goulart e Milton Campos disputaram a vice-presidência.

 O candidato lançado pela (PTN) e (PDC) Jânio Quadros venceu as eleições para presidente com pouco mais de 48% dos votos, acompanhado do slogan ''varre, varre, vassourinha, varrevarre a bandalheira” que empolgou os eleitores, enquanto João Goulart venceu as eleições para vice-presidente. Estava se iniciando um novo período na história política brasileira, que antecederia um dos piores momentos da história brasileira, a ditadura militar.

 O governo Jânio Quadros é marcado principalmente pelas suas contradições, como o restabelecimento das relações político-diplomáticas com a URSS, condecorou Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, com a medalha Cruzeiro do Sul, em agosto de 1961. Todas essas contradições culminariam em uma série de fatores negativos para o presidente, como o início das críticas da elite, militares e dos principais representantes da UDN, como Carlos Lacerda, que ''temiam'' uma aproximação do governo com a ''sociedade vermelha''.

 Em relação aos problemas econômicos, como a inflação alta, o presidente adotou algumas políticas internas, como a diminuição dos gastos do governo com a educação e saúde, congelamento do salário-mínimo, mas isso de nada adiantou, pois a inflação continuava alta e a dívida externa só aumentava. Algumas medidas ''estranhas'' adotadas pelo presidente também são lembradas em seu governo, como a proibição das brigas de galo e do uso de biquínis em desfiles.

As coisas só pioravam para Quadros, que tinha a maioria dos seus projetos rejeitados pelo congresso nacional, tinha uma forte oposição da elite, de algumas classes de trabalhadores e dos militares. Tudo isso foi resultado da política externa independente adotada no início de seu governo(aproximação da China e URSS e afastamento dos EUA), que culminou na perda do apoio político-social por parte da elite e dos militares.

 No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda acusou o presidente de estar planejando um golpe de Estado. No dia seguinte, Jânio Quadros enviou ao congresso uma carta de renúncia à presidência, que aceitou o pedido do ex-presidente. Segundo a constituição de 1946, em caso de renúncia do presidente, o cargo seria entregue ao vice-presidente, no caso João Goulart.

Alguns historiadores dizem que a renúncia de Jânio Quadros foi uma estratégia política, que tinha como objetivo voltar à presidência com maiores poderes, com o apoio do congresso e da elite. O raciocínio é simples, o congresso e os militares não iriam permitir que João Goulart(esquerdista), assumisse a presidência, logo teriam que pedir a Jânio Quadros para voltar ao seu cargo, lhe oferecendo em troca o seu apoio político.

Alguns dias depois, com o objetivo de evitar uma guerra civil no país, foi criada uma Emenda constitucional, que instituía o parlamentarismo como forma de governo, logo limitaria o poder de João Goulart, quem governaria de verdade era o primeiro-ministro.

 https://www.youtube.com/watch?v=W_bTU7O7BO4

 https://www.youtube.com/watch?v=5uQkcTZKVCE

 ATIVIDADES

1)    Explique o conceito de Populismo.

2)    Por que se tornou contraditório a manutenção do Estado Novo após a Segunda guerra Mundial?

3)    Como se caracterizou o governo do presidente Dutra?

4)    Faça uma pesquisa sobre a Constituição de 1946, promulgada pelo presidente Dutra.

5)    O que foi o Plano Salte e porque não deu certo?

6)    Como foi a volta de Getúlio Vargas ao poder?  Quais foram as principais características do seu segundo governo?

7)    Explique os motivos que levaram Getúlio Vargas a cometer suicídio?

8)    Explique como era o plano de modernização do país proposta por Juscelino?

9)    Segundo alguns historiadores, qual foi a principal razão da renúncia de Jânio Quadros?

10) O que foram as Reformas de Base propostas por João Goulart?

São Paulo, 21 de setembro de 2020

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)




São Paulo, 17 de agosto de 2020

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

ATIVIDADES DE HISTÓRIA- 9º ANOS A, B e C.

São Paulo, 17 de Agosto de 2020.

Entrega até o dia 02/09/2020

Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.

Olá queridos alunos, tudo bem? Espero que estejam bem e cuidando de vocês e das pessoas que amam.

Estou com muitas saudades e torcendo para que essa pandemia acabe logo e que possamos voltar à normalidade.

Qualquer dúvida que tiverem, podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp que estarei sempre à disposição para ajudá-los. Beijos e se cuidem!!!

Para a realização dessas atividades, vocês deverão acessar o link do Google Formulários, responder as questões e enviar.

Todas as informações constam no formulário.

Professora Mirian Regina

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA.

clique no link abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdi70X4zKRC0fjAkf_bc9MyjIPHUD2CjaMzQFhjzi7Y6Yrtig/viewform

São Paulo, 03 de agosto de 2020

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)



São Paulo, 13 de julho de 2020

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)






Esse documentário explica fatos muito importantes sobre o maior conflito da História da humanidade. Após assisti-lo, faça uma Redação de Artigo de Opinião (mínimo 15 linhas).
Vale 2.0
São Paulo,29 de junho de 2020

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


História
ATIVIDADES DE HISTÓRIA- 9º ANOS A, B e C.
São Paulo, 29 de Junho de 2020.
Entrega até o dia 12/07/2020
Enviar para o e-mail: mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br.
Olá queridos alunos, tudo bem? Espero que estejam bem e cuidando de vocês e das pessoas que amam.
Estou com muitas saudades e torcendo para que essa pandemia acabe logo e que possamos voltar à normalidade.
Qualquer dúvida que tiverem, podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp que estarei sempre à disposição para ajudá-los. Beijos e se cuidem!!!
Professora Mirian Regina.

REGIMES TOTALITÁRIOS: STALINISMO E O REGIME DE FRANCO

Stalinismo

O Stalinismo na URSS foi um regime totalitário de caráter comunista desencadeado na Rússia, que durou de 1927 a 1953, sob a figura do ditador antifascista Josef Stalin.



Esse período de terror e repressão ficou conhecido como “Era Stalin” e surgiu na Europa pouco antes do regime nazista na Alemanha, embora o nazismo (1933-1945) fosse de caráter anticomunista.

Vale lembrar que, A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente União Soviética), era um estado de base socialista que se desenvolveu de 1922 a 1991 na Rússia.
Assim, com a morte de Lênin em 1924, Leon Trotsky (líder do exército vermelho) e Stalin (Chefe do Partido Comunista) possuíam divergências políticas e ambos lutavam pelo poder da URSS.
No entanto, Trotsky foi afastado do governo e do Partido Comunista e expulso da URSS sendo assassinado no México em 1940, a mando de Stalin.
Assim, Stalin tomou o poder e governou a URSS sob um regime totalitário de esquerda que durou até sua morte, 1953.
Enquanto Stalin defendia que o socialismo deveria ser desenvolvido somente na Rússia, Trotsky defendia que a revolução socialista deveria ser espalhada pelo mundo.
Pautado no nacionalismo, uni partidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política e na ditadura democrática, o stalinismo soviético foi um período de militarização do país e de censura dos meios de comunicação.
Com isso, Stalin transformou a União Soviética numa potência militar, donde grande parte da população russa viveu uma época permeada pela falta de liberdade de expressão o que resultou na morte, deportação e exílio de milhões pessoas.
Diante do panorama que a Rússia se encontrava após a primeira grande guerra, Stalin focou, sobretudo, no desenvolvimento econômico e industrial do país, contribuindo para o avanço da economia russa ao criar os "planos quinquenais".
No entanto, muitos camponeses e agricultores estavam insatisfeitos com a coletivização da agricultura soviética, o que gerou diversos problemas como a fome e a miséria.
De tal modo, o regime stalinista se apropriou de terras cultiváveis e distribuiu aos sovkhozes (fazendas do Estado) e kolkhozes (fazendas cooperativas). Aqueles que resistiram foram mortos ou deportados para Sibéria ou Ásia.
Além disso, Stalin propôs uma grande expansão territorial na URSS conquistando diversos territórios e derrotando a Alemanha nazista, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Características do Stalinismo
O Stalinismo ficou marcado por várias características particulares, que marcaram este período comandadopor um dos mais severos ditadores do século XX.
• Ditadura comandada por um partido político único;
• Perseguição religiosa;
• Obrigatoriedade do “ateísmo marxista-leninista”;
• Repressão a opositores ideológicos e políticos;
• Culto e adoração a figura de Josef Stálin;
• Grande censura dos meios de comunicação;
• Coletivização obrigatória das produções agrícolas e industriais;
• Militarização da sociedade;
• Eliminação de qualquer forma de oposição do stalinismo;
• Eliminação da NEP (Nova Política Econômica);
• Criação de planos quinquenais (metas para a economia russa para os próximos cinco anos seguintes).

Franquismo na Espanha
















O Franquismo ou Regime Franquista (1939-1975) foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 1939 a 1976, aos moldes fascistas e liderados Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamense, mais conhecido como Francisco Franco (1892-1975).

Vale ressaltar, sobre este regime político, que ele nasceu de um golpe de Estado contra um governo democrático e republicano legalmente instituído. Em 2006, as Cortes Espanholas e o Parlamento Europeu proibiram qualquer manifestação pública do franquismo.

Saiba mais sobre o Franquismo

Características do Franquismo
A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência.

As liberdades individuais e os direitos civis foram limitadas e violadas diante da grande repressão aos opositores do sistema, os quais eram eliminados fisicamente.

Este tipo de atitude emanava de um Estado autoritário e corporativo que apregoava um discurso romântico nacionalista, catolicista, anticomunismo e tradicionalista, o qual, por sua vez, estava centrado na figura do Ditador, enaltecido constantemente por meio de propagandas de Estado.

Por fim, vale apontar alguns números do franquismo: 300.000 pessoas aprisionadas em prisões de trabalho disciplinatório; dezenas de milhares enviadas ao exílio; 150.000 fuzilados por causas políticas e mais de 30.000 desaparecidos.
Contexto Histórico
Após a Crise de 1929, a Espanha instaurou um governo republicano com orientação comunista que durou de 1931 até 1936, quando a Frente Popular retorna ao poder.

Contudo, em julho de 1936, o general Franco, apoiado por simpatizantes do fascismo, tal como membros do exército espanhol, a burguesia conservadora e grande parte da classe média, além de setores da Igreja, bem como pelo partido fascista chamado Falange, proferiram um golpe de Estado contra o governo de esquerda, apoiado pela URSS.

Contudo, a tentativa de golpe teve de enfrentar as milícias de trabalhadores, dando início à chamada Guerra Civil Espanhola, que duraria até o ano de 1939, quando o grupo nacionalista (Movimento Nacional) do general Francisco Franco vence o conflito e instaura o regime ditatorial franquista.

Neste ínterim, tem início a Segunda Guerra Mundial, na qual os espanhóis se aliam aos regimes fascistas, que por sua vez, são derrotados em 1945, quando o fascismo se torna um exemplo político desprestigiado. Por este motivo, em 1947, Franco promulga a “Lei de Sucessão” e estabelece uma Monarquia Constitucional controlada pelo seu regime.

Em 1953, os Estados Unidos, no contexto da Guerra Fria, investem centenas de milhões de dólares na Espanha para conter o avanço do comunismo e, em contrapartida, estabelecessem bases militares no território espanhol e recebem soldados espanhóis para combater o comunismo na Guerra da Coreia.

Na década de 1960, o nível (e qualidade) de vida da população espanhola atinge um patamar elevado, o que levou algumas pessoas a considerar que este fato tenha sito fruto da gestão franquista. Contudo, o regime teve um fim com a morte do ditador, em 1975 na cidade de Madri, quando foi substituído pelo monarca Juan Carlos I e teve início a redemocratização do país.



A guerra civil espanhola foi um conflito que aconteceu entre 1936 e 1939 na Espanha e resultou em aproximadamente 500 mil mortos. Os dois lados do conflito – nacionalistas e republicanos – disputavam o controle do poder na Espanha, e o conflito foi iniciado após o golpe realizado pelos nacionalistas.
Após lerem os textos respondam as questões abaixo e não é necessário copiar os textos.
Não se esquecer de colocar o número e a série.
                                   QUESTÕES
1) A disputa pelo poder na União Soviética entre Trotsky e Stálin, após a morte de Lênin, em 1924, teve como eixo a discussão sobre:
A) a expansão ou não da revolução socialista mundial como forma de consolidar internamente o regime.
B) a questão da autonomia das nacionalidades da Rússia Branca.
C) as propostas de priorizar os investimentos sociais sobre as necessidades da industrialização.
D) a extinção dos planos quinquenais, sobretudo os relativos à coletivização.
E) o poder dos sovietes de soldados e camponeses na administração provincial.
2) De que forma Stalin chegou ao poder na URSS?
3) Como Stalin transformou a União Soviética numa potência Militar?
4) Cite cinco características do Stalinismo.
5) Porque os camponeses e agricultores estavam insatisfeitos com o governo de Stalin?
6) A guerra civil espanhola foi um conflito que aconteceu entre 1936 e 1939 na Espanha e resultou em aproximadamente 500 mil mortos. Os dois lados do conflito – nacionalistas e republicanos – disputavam o controle do poder na Espanha, e o conflito foi iniciado após o golpe realizado pelos nacionalistas. Com a vitória dos nacionalistas, o general Francisco Franco assumiu o poder espanhol (cargo que ocupou até sua morte em 1975).
A guerra civil espanhola fez parte do contexto da década de 1930 de:
A) radicalização do debate político entre esquerda e direita
B) derrubada do monarquismo
C) defesa de movimentos antirreligiosos
D) defesa da democracia
E) combate ao comunismo internacional a partir do macarthismo.

7) Como nasceu o Regime Franquismo?
8) Porque a maioria dos espanhóis não apoiava Francisco Franco?
9) O que foi a Guerra Civil Espanhola?




10)A vitória dos fascistas, liderados por Francisco Franco, garantiu:

A) o retorno do processo democrático na Espanha com eleições marcadas para 1940
B) a instalação de um governo comunista alinhado com a União Soviética.
C) a instalação de uma ditadura fascista com imposição do autoritarismo e perseguição à esquerda política na Espanha.
D) o alinhamento da Espanha ao Eixo e adesão deles à Segunda Guerra Mundial.
E) a posse do rei Juan Carlos em 1939.


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São Paulo, 15 de junho de 2020.


Área: Ciências Humanas (geografia e história)


OS REGIMES TOTALITÁRIOS-NAZISMO E FASCISMO

(EFO9HI15) DESCREVER E CONTEXTUALIZAR OS PROCESSOS DA EMERGÊNCIA DO FASCISMO E DO NAZISMO, A CONSOLIDAÇÂO DOS ESTADOS TOTALITÁRIOS E AS PRÁTICAS DE EXTERMÍNIO (COMO O HOLOCAUSTO).

O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de um governo abertamente autoritário.
O totalitarismo também é marcado pela forte presença de um militarismo na sociedade e é acompanhado por ações do regime com o objetivo de promover sua ideologia por meio de um sistema de doutrinação da população. Os regimes totalitários utilizam-se do terror como arma política para conter e perseguir seus opositores políticos, e a propaganda política é usada de maneira consistente para que a população seja convencida das medidas extremas tomadas por esses regimes.
O totalitarismo foi um sistema político que esteve no auge durante as décadas de 1920 e 1930. Seu surgimento aconteceu após a Primeira Guerra Mundial e é considerado pelos historiadores como um reflexo causado por toda a destruição causada por esse conflito. Assim, o autoritarismo começou a ganhar força como solução política para as crises que o mundo enfrentava no pós-guerra, conseguindo adeptos mundo afora.
O termo “totalitarismo” surgiu durante a década de 1920 para referir-se ao fascismo italiano. Esse sistema político, inclusive, surgiu com o próprio fascismo italiano, regime que alcançou o poder na Itália em 1922, quando Mussolini tornou-se primeiro-ministro do país. Ao longo da década de 1920, a tendência política mundial pendia para o autoritarismo, e o totalitarismo ganhou considerável força após a ascensão do nazismo ao poder na Alemanha.
O consenso entre os historiadores determina que as características básicas do totalitarismo inspiram-se em três regimes: fascismo, nazismo e stalinismo. Existe um intenso debate entre esses profissionais sobre se outros regimes, como o Khmer Vermelho, no Camboja, e o atual regime norte-coreano, encaixam-se dentro do conceito de totalitarismo. Apesar desse debate, neste texto levaremos em consideração apenas o nazismo, o fascismo e o stalinismo.


As características básicas do totalitarismo são:
Culto ao líder: Os três regimes possuíam um forte culto ao líder, e sua imagem era espalhada em todos os locais possíveis, como escolas, por exemplo.
Unipartidário: Todos os totalitarismos suprimiam a existência dos partidos, e somente o partido do governo tinha a permissão de funcionar.

Doutrinação: A população dos regimes totalitários era alvo de intensa doutrinação, que se iniciava com o ensino infantil. Essa doutrinação visava propagar a ideologia do governo.

Centralização do poder: O poder político no totalitarismo é centralizado no líder e/ou no partido.

Uso do terror: O terror era uma arma dos regimes totalitários para amedrontar seus opositores e perseguir grupos enxergados como “inimigos do Estado”.

Censura: A censura era uma prática comum a jornais e à população em geral. Regimes totalitários não aceitavam críticas, denúncias e não aturavam a existência de uma oposição.

Militarização: Exaltação do exército e militarização da sociedade.

Criação de inimigos internos e/ou externos: Esse mecanismo era utilizado como distração ou justificativa para explicar as ações e o autoritarismo do regime.

Nacionalismo exacerbado: O nacionalismo no totalitarismo assumia um viés extremista que pregava a exclusão e perseguição de outros povos ou etnias.

Nazismo
O nazismo surgiu na Alemanha, com o nome de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em 1919. O grande líder do partido foi Adolf Hitler, austríaco nomeado primeiro-ministro da Alemanha em 1933. O crescimento do Partido Nazista na Alemanha foi resultado da crise que se instalou no país após a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão.
A ideologia nazista incorporava elementos como o antissemitismo, isto é, o ódio aos judeus que foi manifestado durante o Holocausto, genocídio responsável pela morte de, aproximadamente, seis milhões de judeus. Além do antissemitismo, outras características do nazismo eram o nacionalismo extremado e o racismo que deram origem à ideia dos germânicos como raça “pura” e “superior” (chamados pelos nazistas de “arianos”). O nazismo também incorporava o antimarxismo, o antiliberalismo, o militarismo, a exaltação da guerra etc.
O nazismo governou a Alemanha de 1933 a 1945, período no qual conduziu esse país à guerra. Nesse momento, uma verdadeira ditadura foi instalada, e Hitler preparou seu país, que havia sido derrotado na Primeira Guerra Mundial, para uma guerra contra as potências europeias que haviam participado do combate anterior e vencido a Alemanha. Ao longo da década de 1930, esse último país desrespeitou os termos do Tratado de Versalhes e foi expandindo seu território pela Europa. Para saber mais sobre o nazismo.
Fascismo
O fascismo surgiu na Itália em 1919, quando Benito Mussolini criou a FasciItalianidiCombattimento, grupo que, posteriormente, passou a chamar-se Partido Nacional Fascista. A ascensão do fascismo ao poder na Itália aconteceu em 1922, quando foi organizada a Marcha sobre Roma.

Durante esse evento, milhares de fascistas de toda a Itália marcharam em direção à Roma, capital do país, para pressionar o rei Vitor Emanuel III a fim de que ele nomeasse Benito Mussolini como primeiro-ministro italiano. A nomeação de Mussolini aconteceu e, em 1925, o primeiro-ministro italiano autoproclamou-se ditador da Itália.
O fascismo italiano é considerado o precursor do nazismo na Alemanha e, por conta disso, existem inúmeras semelhanças entre essas duas vertentes totalitárias. Entre as características do fascismo italiano estão:
1-Antiliberalismo;
2-Imposição de um sistema unipartidário no país;
3-Desprezo pelo marxismo;
4-Exaltação de valores tradicionais;
5-Negação de valores modernos;
6-Controle total do Estado sobre a economia, política e cultura.
O fascismo governou a Itália de 1922 e 1945 e, durante o período entreguerras, aliou-se com a Alemanha. Quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se, em 1939, italianos e alemães fizeram parte do Eixo, grupo que lutou contra os Aliados


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 2º BIMESTRE – 9º ANO A, B e C.



- LER OS TEXTOS RE RESPONDER AS QUESTÕES (NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS).


1) A charge reflete um momento do período entre guerras, em que a burguesia europeia fez, em alguns países, a opção por guardar sua posição de classe dominante a qualquer custo. O que justificou a atitude dessa burguesia europeia?


2) O Nazismo aos olhos de uma criança.
"Ouvíamos os adultos a falar constantemente deste ou daquele dos seus amigos que tinham perdido o emprego e não sabiam como sustentar a família. (...) Os dirigentes do Nacional
Socialismo prometiam acabar com a falta de trabalho e a miséria dos seis milhões de desempregados alemães e eu acreditei neles. Acreditei que unissem o povo alemão e que ultrapassassem as dificuldades resultantes do Tratado de Versalhes. Hitler conseguiu comunicarmos o seu fanatismo (...) e nós não nos dávamos conta de que se ia pouco a pouco apagando a fronteira entre o Bem e o Mal."  MelitaMaschmann, A Minha Juventude ao Serviço do Nazismo, Bona, 1963

 Após ler o texto acima indique as razões que levaram a autora a apoiar as ideias nazistas.
3) A derrota militar das antigas classes dirigentes na primeira guerra e o surgimento da republica favoreceram aos judeus. As barreiras contra sua participação em certas profissões e funções públicas caíram simultaneamente à proibição de imigrarem para as cidades. Todavia, num período conturbado pelas duras condições de armistício e pela inflação galopante parecia haver uma ascensão dos judeus que eram vistos como beneficiários da vitória dos inimigos da Alemanha.
No clima passional criado pela derrota, o racismo apareceu com toda a força. Os generais alemães publicavam suas memórias culpando os israelitas pela ruína da Alemanha e responsabilizando-os por incluir no povo um sentimento de fraqueza e inferioridade. A companhiaantissemita intensificou-se por toda a parte[...]. Nesse clima de nacionalismo anti judeu nasceu onazismo.
Pierre Sorlin. O antissemitismo alemão. São Paulo: Perspectiva, 1974.

a) Segundo o texto por que os judeus se beneficiaram com o fim da primeira guerra?
b) Explique o que é antissemitismo
4) Explique as semelhanças e as diferenças entre os nazistas fascistas e stalinistas.

5) “Tudo para o Estado, e nada contra o Estado(...) O Estado (...)deve ser o zeloso guardião, o defensor e o propagador da tradição nacional do sentimento nacional, da vontade nacional” (Benito Mussolini)

Como era fundamentado o princípio ideológico básico dos regimes políticos surgidos na Itália e na Alemanha, no período entre as guerras mundiais?
6 – Estabeleça a relação entre a Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes, a Crise de 1929 e os regimes Totalitários de Esquerda e de Direita.
Esse link acima diz respeito a um Documentário que retrata o governo de Adolf Hitler e Benito Mussolini. Depois de assisti-lo, faça uma breve menção do que esses dois líderes políticos fizeram com as pessoas que eles perseguiam, como por exemplo, os judeus.



São Paulo, 11 de maio de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Essas atividades envolvem as seguintes Habilidades H14. H22 e H 26
·         Identificar, em fontes documentais, os fatores econômicos que levaram ao crack da Bolsa de valores de Nova York em 1929.
·         Identificar, em fontes documentais, características econômicas, políticas e sociais do Estado Novo.
·         Reconhecer as principais características das Constituições de 1934 promulgada e1937, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas.
Data de entrega até 22/05/2020
Efeitos da crise no Brasil e o governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
Com essa crise ocorreu também uma mudança no cenário político brasileiro. O presidente era Washington Luís, eleito pela Política do Café com Leite e Minas Gerais iria indicar o próximo candidato, porém São Paulo indicou Júlio Prestes, então surgiu a Aliança Liberal-Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sulque lançaram Getúlio Vargas como candidato. Júlio Prestes venceu as eleições e através de um Golpe de Estado, Getúlio Vargas passou a ser Presidente do Brasil.

Governo Provisório (1930 – 1934)
Mediante a decisiva importância que os militares tiveram na consolidação da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Em sua grande parte, os principais representantes das alas militares que apoiaram Vargas obtiveram as chamadas interventoras estaduais. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar os governos estaduais. Tal medida tinha como propósito anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.
Dessa maneira, consolidou-se um clima de tensão entre as velhas oligarquias e os tenentes interventores. Tal conflito teve maior força em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas. A partir dessa mobilização, originou-se a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo derrotando as forças oposicionistas, os setores varguistas passaram por uma reformulação.
Com a ocorrência desse conflito, Vargas se viu forçado a convocar eleições para a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. No processo eleitoral, as principais figuras militares do governo perderam espaço político em razão do desgaste gerado pelos conflitos paulistas. Passada a formação da Assembleia, uma nova constituição fora promulgada, em 1934. Com inspiração nas constituições alemã e mexicana, a Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases de uma legislação trabalhista. Além disso, a nova constituição previa que a primeira eleição presidencial aconteceria pelo voto da Assembleia. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um novo mandato.
Governo constitucional e a radicalização da política
O governo constitucional de Getúlio Vargas foi iniciado em meio ao clima de grande expectativa a respeito da democratização da nação. Essa expectativa era resultado da promulgação da Constituição de 1934, considerada, em partes, bastante avançada. A expectativa com o futuro do país acontecia principalmente porque essa Constituição criava prerrogativas que limitavam o poder do Executivo.
Vargas havia sido eleito em eleição indireta para um mandato de quatro anos, que, portanto, teria fim em 1938. Diferentemente do que se esperava em 1934, a sociedade brasileira caminhou para a radicalização. Isso refletia a tendência mundial em que as democracias representativas e liberais estavam em franca decadência e regimes autoritários surgiam por todo lado.
Além disso, o presidente Vargas em seu projeto de poder também tinha intenções de radicalizar a forma que governava o país. Esse período da era varguista foi marcado por ações que caminhavam no sentido de aumentar os poderes presidenciais. Getúlio Vargas atuou na montagem do Estado Novo.
Governo Constitucional (1934 – 1937)
Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.
A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.
Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.
Atividades.
1) Faça uma linha do tempo da Era Vargas (1930 a 1937) destacando os principais acontecimentos dos períodos:
2) Explique a mudança no cenário político no Brasil com a Crise de 1929.
3) O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932? Quais os motivos que levaram São Paulo fazer essa revolução?
4) Faça uma pesquisa e elabore comparações entre as Constituições de 1934 e 1937.
Getúlio Vargas paira entre palavras e imagens. Em um dos quadros, sorridente, ladeado de escolares também sorridentes, Getúlio toca o rosto de uma menina; ao seu lado, um menino empunha a bandeira nacional. Os textos são todos conclamativos e supõem sempre uma voz a comandar o leitor infantil e a incitá-lo para a ação. A mesma getulização dos textos escolares se faz presente na ampla literatura encomendada pelo DIP [...].
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) surge em 1939 como uma reorganização de órgãos que já existiam desde 1931. A primeira forma foi o DOP (Departamento Oficial de Propaganda), depois em 1934 é substituído pelo DPDC (Departamento de Propaganda e Difusão Cultural), quando então já no contexto do Estado Novo é substituído pelo DIP.
O DIP tinha como principal objetivo disseminar as ideias do Governo ditatorial de Vargas iniciado em 1937 com o Estado Novo. Para efetiva propagação dos ideais nacionalistas o DIP detinha o controle de várias centrais de divulgação, controlando e censurando os conteúdos nos meios da radiodifusão, do teatro, do turismo, da imprensa e do cinema.

5) O que foi o DIP? E qual era a sua principal função?

São Paulo, 27 de abril de 2020.

Contexto Histórico da Crise de 1929

Antes da crise de 1929 estourar, os Estados Unidos já ocupavam o posto de maior economia do mundo. Antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, a economia americana já possuía índices que comprovavam essa supremacia, e os eventos da guerra só acentuaram a posição de potência econômica internacional dos Estados Unidos.
Em virtude do rápido crescimento da economia americana após a guerra, a década de 1920 foi um período de grande euforia econômica, o qual ficou conhecido como Roaring Twenties (traduzido para o português como Loucos Anos Vinte). Esse momento da história americana ficou marcado principalmente pelo avanço do consumo de mercadorias, consolidando o American way of life, o estilo de vida americano.
O avanço da economia americana tornou o país responsável pela produção de 42% de todas as mercadorias feitas no mundo. A nação também era a maior credora do mundo e emprestava vultuosas somas de dinheiro para as nações europeias em processo de reconstrução (após a Primeira Guerra). No quesito importação, os Estados Unidos eram responsáveis por comprar 40% das matérias-primas vendidas pelas quinze nações mais comerciais do mundo.
Após a Primeira Guerra, o mundo viveu um momento de euforia, conhecido como a Belle Époque.
Nos Estados Unidos, principalmente, o otimismo é palpável e se consolida o chamado American Way of Life, onde o consumo é o principal fator de felicidade.
Terminada a Primeira Guerra Mundial, em 1918, os parques industriais e a agricultura na Europa estavam destruídos, permitindo aos EUA exportarem em larga escala para o mercado europeu.
Os Estados Unidos também se transformaram no principal credor dos países europeus. Essa relação gerou interdependência comercial, que foi se alterando na medida em que a economia europeia se recuperava e passava a importar menos.
Somado a isso, o Banco Central americano autoriza aos bancos a emprestarem dinheiro a juros baixos. O objetivo era fomentar ainda mais o consumo, mas este dinheiro acabou indo parar na Bolsa de Valores.
Desta maneira, em meados da década de 1920, os investimentos em ações da bolsa de valores também aumentam, uma vez que estas ações eram artificialmente valorizadas para parecerem vantajosas. Contudo, como se tratava de especulação, as ações não possuíam cobertura financeira.
Como agravante, o governo dos EUA inicia uma política monetária para reduzir a inflação (aumento de preços), quando deveria combater uma crise econômica provocada pela deflação econômica (queda nos preços).

Quebra da Bolsa de Nova York

Em 24 outubro de 1929, uma quinta-feira, havia mais ações que compradores e o preço baixou vertiginosamente. Por isso, milhões de investidores norte-americanos que puseram seu dinheiro na Bolsa de Valores de Nova York faliram quando a “bolha de crédito” estourou.
Isso provocou um efeito em cadeia, derrubando as bolsas de Tóquio, Londres e Berlim na sequência. O prejuízo foi milionário e sem precedentes históricos.
Na sequência, estoura a crise financeira, visto que as pessoas, em pânico, sacaram todos seus valores depositados nos bancos, o que provocou seu colapso imediato. Assim, de 1929 até 1933, a crise só se agravou.
Todavia, em 1932, o democrata Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente dos EUA. Imediatamente, Roosevelt inicia um plano econômico denominado (propositalmente) "New Deal", ou seja, o “Novo Acordo”, caracterizado pela intervenção do Estado na economia.

·         Consequências da Crise de 1929: New Deal

O plano econômico do New Deal foi o principal responsável pela recuperação econômica dos EUA, sendo adotado como modelo por outras economias em crise.
Na prática, este programa do governo previa a intervenção do Estado na economia, controlando a produção industrial e agrícola.
Concomitantemente, projetos federais de obras públicas foram realizados com foco na construção de estradas, ferrovias, praças, escolas, aeroportos, portos, hidroelétricas, casas populares. Assim, foram criados milhões de empregos, fomentando a economia pelo consumo.
Mesmo assim, em 1940 a taxa de desempregados estadunidenses era de 15%. Esta situação foi finalmente resolvida com a Segunda Guerra Mundial, quando a economia capitalista mundial se recupera.
Ao fim da guerra, apenas 1% dos norte-americanos produtivos estavam desempregados e a economia estava a pleno vapor.
·        
      Consequências da Crise de 1929 no Brasil

O Brasil também sentiu os impactos da Crise de 1929. A área que sofreu mais com a recessão econômica foi a de produção do café – o principal produto de exportação do país. O Brasil era responsável por cerca de 70% do café comercializado no mundo, e o principal consumidor da nossa mercadoria eram os Estados Unidos (compravam cerca de 80% do nosso café).
Com a recessão, o café estagnou-se no mercado brasileiro, e o preço do produto despencou. Os cafeicultores tiveram prejuízos gigantescos.


Atividades.

1) Caracterize, no contexto das relações internacionais do período entreguerras (1918-1939), dois efeitos da Grande Depressão em sociedades do Ocidente europeu.
2) Explique um fator relacionado com a origem da crise de 1929.
3) A crise econômica de 1929, por sua profundidade e extensão, atingiu todo o mundo ligado ao capitalismo. Quais foram os efeitos dessa crise no Brasil, sob os aspectos econômicos e político?
4) De que maneira a Crise de 1929 atingiu diretamente a geração de empregos na sociedade estadunidense?

5) As imagens reunidas nessa figura expressam dois momentos significativos da vida econômica e social norte-americana: a riqueza dos anos 20 do século XX, traduzida pela crença otimista no modo de vida americano - "o American way of life" -, popularizado durante o "New Deal", e a depressão econômica dos anos 30 do mesmo século, com suas enormes filas de pobres e desempregados.
Explique quais as atitudes de Delano Roosevelt, presidente norte-americano, para recuperar a economia no período do New Deal?
6) Após assistir ao documentário, faça um relatório sobre a crise de 1929 e o New deal (mínimo 20 linhas).




DATA DA ENTREGA DA ATIVIDADE : ATÉ 30/04/2020

5 comentários:

  1. Salve galera,tudo bem? Espero que sim!
    Mandar,por favor,as atividades para meu email:mirianmarques@professor.educacao.sp.gov.br
    Bjs e se cuidem...Saudades.

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  2. Se eu conseguir mandar, mas se eu n conseguir posso mandar no seu wats memsmo?

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. BOA TARDE RECEBI A MENSAGEM PELO CMSP SOMENTE HOJE POSSO FAZER AS ATIVIDADES VENCIDAS?

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...