PROJETO DE VIDA - 7º ano C - 8º anos A, B, C, D, E - Professora Tilcia Jansen

São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Projeto de Vida

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Contato no whatsapp: 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto:11Atividade PROJETO DE VIDA: “AUTOAVALIAÇÃO”  (parte 2)

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 04/12/2020

ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8 A, 8B,8C,8D,8E

3 BIMESTRE

 

AUTOAVALIAÇÃO (continuação)

Elabore estratégias de mudanças

De nada adianta conhecer os pontos fortes e os pontos de melhoria que fazem parte de sua personalidade, se você não fizer nada para intensificar aqueles que lhe ajudam e eliminar ou modificar os que lhe atrapalham.

Assim, ao desenvolver este autoconhecimento, o próximo passo é elaborar estratégias que reforcem o que há de melhor em você mesmo, e que provoquem mudanças positivas em sua realidade, eliminando aquilo que não está lhe ajudando a crescer.

Boas ferramentas para isso podem ser cursos, treinamentos, workshops, leituras de livros, revistas, artigos na internet, entre outros materiais, que vão contribuir para ocorram, efetivamente e na prática, transformações em sua vida.

Defina o que você busca na vida pessoal e profissional

Nesse momento é importante avaliar o que você quer para sua carreira. Você busca por um lugar estável que proporciona um salário bom? Ou prefere um emprego que dá oportunidade de viajar sempre sem rotina definida? Pretendeser um executivo com um cargo alto ou visa gerenciar uma pequena equipe? É importante estar em um lugar que permite que você tenha tempo para a família e amigos? Além disso, é importante que colocar o que faz você ir trabalhar todos os dias. É a oportunidade de ter um cargo melhor? É a chance de ganhar mais para ter sua casa própria? É o modo de adquirir mais conhecimento?

Com todas essas questões respondidas, basta avaliar: o local que você está irá proporcionar isso que você busca? Se a resposta for sim, então você precisa estipular metas que o irão ajudar a alcançar o que deseja. Se for não, então não seria a hora de pensar em outro lugar para trabalhar? Vale lembrar que essa auto avaliação servirá não apenas como um material ao seu trabalho, mas como também algo que vai mostrar o momento que você está em sua vida, dando a oportunidade de se conhecer melhor e estabelecer aonde quer chegar.

Como fazer uma auto avaliação?

Agora você já sabe o que é a auto avaliação e por que esse exercício é tão importante, é hora de colocar as mãos na massa e começar a desenvolver essa competência. Entenda onde você está para entender como alcançar seus objetivos.

Para isso, vamos estabelecer algumas regras e diretrizes. Confira:

Seja sincero. Essa é, sem dúvida, a regra mais importante da auto avaliação. Mentir para si mesmo tira o propósito do exercício e não vai te levar a lugar nenhum. O objetivo deve ser ter um panorama realista do seu desempenho atual e encontrar pontos de melhoria que podem gerar mudanças.

Treine e não desista. Pode demorar um tempo para pegar o jeito da auto avaliação, principalmente se você nunca fez uma reflexão dessetipo antes. Persista e nunca desista: o processo se torna natural e ficamuito mais fácil com o treino.

Não existem perguntas fáceis. Quando estamos pensando sobre nós mesmos, a maioria das perguntas é difícil de responder e requer introspecção. Mas não se preocupe: se as perguntas estão difíceis, você está indo pelo caminho certo.

Avaliar, e não julgar. Avaliar é muito diferente de julgar ou acusar. Um exercício que ajuda muito se você ainda tem dificuldades com confiança e autoestima é o da auto empatia: imagine que você está explicando para um amigo muito querido quais são os pontos fortes e fracos dele.

Se você não falaria com esse amigo da forma que você está falando com você mesmo, repense.

Verifique fatos. Para não se perder no imaginativo ou criar qualidades e defeitos, é preciso se ater aos fatos. Então, justifique todas as suas conclusões com situações e outros tipos de provas.

Auto avaliação pessoal

Depois de compreender o que é, e qual o objetivo da auto avaliação, podemos ver que esse processo tem muita coisa que remete ao processo do Coaching, afinal esta é uma metodologia que trabalha o autoconhecimento, o otimismo, o autodesenvolvimento, autoestima, crenças, valores, comportamentos, emoções, sonhos, objetivos, metas e muitos outros pontos, que quando juntos e esclarecidos, conseguem desenvolver o melhor que existe em cada indivíduo.

Veja alguns exemplos e responda as Perguntas Poderosas de Coaching que você pode se fazer para ter um bom aproveitamento de sua auto avaliação:

1. Você depende de fatores externos para se sentir motivado?

2. Qual sua relação com o trabalho? De se construir profissionalmente oude obrigação?

3. Você costuma investir em sua capacitação profissional?

4. Você tem mais facilidade para se relacionar com pessoas simpáticas ou com pessoas competentes?

5. Você acredita que as pessoas gostam de ficar ao seu redor?

6. As pessoas ficam confortáveis e alegres estando ao seu lado?

7. As pessoas respeitam você?

8. Você costuma ser sincero (a) com as pessoas a sua volta?

9. Você acredita que para as pessoas é mais fácil ou mais complicado lidar com a sua pessoa?

10. Você prefere conversar com outras pessoas que te elogiam ou com pessoas que te criticam?

11. Você tem medo de conversar com as pessoas?

12. Você se vangloria por todas as suas conquistas?

13. Você consegue dizer NÃO para as pessoas?

14. Como é o seu humor?

15. Você faz planos para o seu futuro?

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Projeto de Vida

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Contato no whatsapp: 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto:10Atividade PROJETO DE VIDA: “AUTOAVALIAÇÃO”  (parte 1)

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 27/11/2020

ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8 A, 8B,8C,8D,8E

4 BIMESTRE

 

O que é auto avaliação pessoal?

A auto avaliação pessoal nada mais é do que o exercício prático de lançar um olhar crítico sobre as nossas próprias características, com o objetivo de conhecer pontos fortes, ou seja, aqueles que nos ajudam em nosso crescimento e progresso, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, bem como os pontos de melhoria, que são aqueles que nos atrapalham em nosso processo evolutivo.

Trata-se de uma ferramenta de extrema importância, pois nos mostra o que, em nossos comportamentos e atitudes, precisamos reforçar, que no caso são nossas qualidades, e o que precisamos modificar ou eliminar em definitivo, para que assim tenhamos a oportunidade de nos desenvolvermos e alcançarmos o nosso potencial infinito.

Por mais que seja um processo um tanto quanto difícil de ser realizado, pois teremos de lidar com a nossa luz e a nossa sombra, algo que não fomos preparados ao longo da vida para fazer, pelo contrário, sempre fomos ensinados de que trabalhar o nosso autoconhecimento é algo que devemos sempre evitar, fazer uma autoavaliação pessoal de tempos em tempos, nos ajuda a entender verdadeiramente quem somos, a conhecer os recursos internos que nos ajudam a sermos pessoas melhores em nosso dia a dia e a alcançarmos resultados extraordinários, através de nossas melhores habilidades e competências e por meio da mudança dos comportamentos que temos e que só prejudicam a nós mesmos.

Como se auto avaliar?

Além dos benefícios que citei acima, realizar uma autoavaliação pessoal contribui para que o indivíduo também se desenvolva profissionalmente, uma vez que esta terá maior clareza sobre as habilidades e competências profissionais, que estão lhe ajudando a potencializar a sua carreira, bem como as crenças que estão limitando o alcance de alta performance em seu ambiente de trabalho.

Conhecendo algumas das vantagens de se investir nesta poderosa ferramenta de autoconhecimento, é chegado o momento de saber como podemos aplicá-la. Continue a leitura e confira:

Faça uma auto avaliação verdadeiramente sincera

De nada adianta ficar tentando mascarar as características que precisam de melhorias e enaltecer os pontos fortes, uma vez que se você optar seguir por este caminho, perderá a oportunidade de conhecer verdadeiramente a efetividade desta ferramenta.

Assim, o fator primordial para fazer uma auto avaliação pessoal efetiva, que gere os resultados necessários para a sua evolução e crescimento é sempre trabalhar com sinceridade, reconhecendo aquilo que é bom e também o que não tão positivo assim em sua personalidade.

Reflita e faça perguntas poderosas a si mesmo

Nesse momento você precisa estar concentrado e nada pode tirar o foco dos seus pensamentos e reflexões. Pense sobre como foi sua vida no último ano, reflita sobre suas ações e comportamentos perante os acontecimentos do dia a dia. Lembre-se de como foi sua dedicação ao seu trabalho, seus amigos e família. Esse é o seu momento de pensar e analisar tudo que pode ser potencializado ou aperfeiçoado.

Uma excelente ferramenta para realizar este processo são as perguntas poderosas, que são questionamentos efetivos, capazes de levá-lo a compreender um pouco mais sobre suas atitudes e comportamentos, como: de que forma se encontra a minha vida pessoal? E a vida profissional? O quanto estou satisfeito com a vida que levo? Quantos dos seus sonhos e objetivos foram alcançados alcançou? O que falta acontecer para que eu me sinta plenamente realizado?

Não são perguntas fáceis de serem respondidas, mas assim como estas existe uma infinidade de outras, que, além de levarem à reflexão, também levam à ação, pois ao respondê-las, você saberá onde estão os gaps provocados por você mesmo em sua vida, e o que deve fazer para solucioná-los.

Reflita sobre seus pontos fortes e quais precisam de melhoria

Ao pensar em como sua vida está e em tudo que você tem passado, é possível analisar o que tem sido positivo e o que não foi tão positivo. Nesse sentido, é presumível observar seus pontos fortes e seus pontos de melhoria para ajudar no processo da auto avaliação pessoal.

Essa reflexão serve para que você tenha maior noção sobre tudo aquilo que falei anteriormente, ou seja, sobre suas maiores habilidades, competências e capacidades, que são os recursos que lhe auxiliam em seu processo evolutivo, e quais os pontos que necessitam de observação, por estarem atrapalhando a sua performance pessoal e profissional.

Identifique sentimentos e emoções negativas

Identificar seus sentimentos e emoções também é essencial para conseguir progredir com a auto avaliação pessoal. Observe em quais momentos você fica mais feliz e entusiasmado, assim como em qual momento você fica mais agitado, estressado, ansioso ou angustiado.

Essas observações são capazes de te auxiliar a detectar tudo que eleva o seu medo, suas crenças limitantes e suas emoções negativas. Dessa forma, é muito mais fácil aprender a lidar com todas essas questões para que aos poucos outros sentimentos como alegria, autoestima, otimismo, esperança e satisfação com a vida pessoal e profissional façam cada vez mais parte de seu dia a dia.

Suspenda todo e qualquer tipo de julgamento

Neste processo é extremamente importante que você entenda que avaliar é diferente de julgar. A auto avaliação leva à mudanças positivas, que vão trazer benefícios e bons resultados para a nossa trajetória, seja ela pessoal ou profissional. Já o julgamento leva somente a sentimentos negativos, como a culpa, por exemplo, que, por sua vez, só faz com que nos vitimizemos e não realizemos, de fato, ações de melhoria em nosso dia a dia.

Neste sentido, se ao realizar a auto avaliação você perceber que emoções negativas estão surgindo, que você está julgando suas atitudes e comportamentos demasiadamente, o que você deve fazer é parar o exercício e repensá-lo, no sentido de voltar ao seu foco inicial, que é o de avaliar e elaborar estratégias de mudança e não de se culpar e vitimizar.

Tenha sonhos e objetivos em todas as áreas de sua vida

Quanto mais sonhos e objetivos você tiver, mais motivos para se manter ativo você terá. Uma pessoa que possui a mente focada em seus objetivos e metas não tem tempo para ficar gastando sua energia com coisas fúteis, negativas e sem propósito.

Por isso, no seu processo de auto avaliação, tente observar como estão seus planos para o futuro, como anda sua caminhada rumo aos seus objetivos e metas, entre outros fatores. Fazendo essa análise, você consegue notar tudo que pode ser mantido ou transformado positivamente.

Identifique sua melhor característica

Qual é sua melhor característica pessoal? Pode ser organização, gentileza, liderança. Ao saber o que destaca você das demais pessoas, já terá meio caminho andado para que você explore o que tem de melhor e use isso para melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem e que trabalham com você.

Quais são seus defeitos?

A autocrítica é algo difícil, pois muitas pessoas têm dificuldades sérias em reconhecerem seus pontos que não são tão bons assim. Porém, é fundamental saber quais são seus defeitos, não para se sentir diminuído, e sim, para entender quais são os pontos que você precisa melhorar, pois eles podem ser exatamente o que está atrapalhando o seu desenvolvimento. Eles podem ser as famosas características sabotadoras. Ninguém merece isso no dia a dia, não é mesmo?

Reflita sobre suas dificuldades e bloqueios

Pare e pense: quais são as suas maiores dificuldades do cotidiano? Podem ser as coisas simples, como incapacidade de acordar cedo ou até mesmo uma timidez que impede você de se impor em certas situações. Suas dificuldades não são necessariamente defeitos, porém, devem ser igualmente trabalhadas. Lembre-se de que o primeiro passo para a mudança é reconhecer o que precisa ser mudado!

Seja coerente com a realidade

Neste tópico, não me refiro à falta de sinceridade, mas sim aos exageros cometidos pela nossa falta percepção de nós mesmos. Esse é um dos grandes problemas que atinge os profissionais, ora deixando-os super confiantes e vaidosos, ora deixando-os com um sentimento de incapacidade.

É preciso se livrar de qualquer imagem sobre si mesmo e focar-se no seu desempenho, não mais que isso. Depois que você ver o quanto foi produzido, então tentará achar a causa de tal resultado.

Pense criticamente

Pensar criticamente significa avaliar baseado em fatos, reconhecer pontos positivos e negativos e procurar colher o máximo de informações possíveis sobre um assunto antes de chegar a uma decisão.

Agora responda:

  1. Existe algum propósito em algo que você faz?
  2. Tudo que você fala você consegue cumprir?
  3. Você costuma procrastinar, ou seja, deixar tudo para depois?
  4. Você consegue se auto motivar?
  5. Após uma situação ou momento de desordem, você tende a sentir desânimo ou desmotivação?
  6. Você costuma antecipar situações inimagináveis?
  7. Você é disciplinado?
  8. Você é otimista em situações não tão cômodas?
  9. Você costuma abordar pessoas que você admira?
  10. Você já teve que pedir desculpas para alguém?
  11. Você costuma se ver como vítima em determinadas situações?
  12. Ambição positiva é algo que você pensa constantemente?
  13. Você é considerado como um profissional maduro para sua idade?
  14. O que você faz em suas férias? Se desliga ou se potencializa?
  15. Você costuma “brigar com unhas e dentes” aquilo que você acredita?
São Paulo, 05 de outubro de 2020
Área: Projeto de Vida


São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Projeto de Vida

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Contato no whatsapp: 98291-6687

 

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

 

Assunto: 9 Atividade PROJETO DE VIDA

 

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 25/09/2020

 

ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8 A, 8B,8C,8D,8E

3 BIMESTRE

 

 

O que é ter garra?

Hoje vamos falar de garra, uma palavra que todos usamos no dia-a-dia mas que muitas vezes esquecemos de colocar em prática nas nossas atividades. 

Ter garra é possuir a habilidade de ser perseverante. É ser resiliente e trabalhador ao ponto de enfrentar todas as dificuldades, obstáculos e até as falhas. É buscar a melhoria de forma constante.

Além da perseverança, ter garra também significa ser apaixonado por algo.

Pessoa bem sucedida é a pessoa que vive a vida que gostaria de viver. Que alcançou os próprios objetivos. E para conquistar qualquer objetivo, todas as pessoas devem passar por cinco etapas:

1. Interesse – quando você descobre algo que vale a pena lutar;

2. Engajamento – a coragem de assumir aquele projeto e se engajar totalmente;

3. Prática – o ato de fazer o que tem que ser feito e trabalhar pelo fim desejado;

4. Propósito – Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar;

5. Esperança/resiliência – a capacidade de se levantar após uma queda, por acreditar que o esforço trará resultados, independentemente do tempo que irá levar.

Esse percurso será realizado de forma mais efetiva quando você tiver mais garra na vida.

Garra não é talento. Garra é o quão intensamente, no momento, você quer alguma coisa. A garra é ter uma “preocupação suprema” – um objetivo com o qual você se importa tanto que encontra sentido naquilo que você faz. Mesmo quando você cai. Mesmo quando dá tudo errado.

Não adianta ter um QI alto se a pessoa não tem garra. Essa é a figura da pessoa talentosa que não sabe aproveitar o próprio potencial.

Portanto, o fator que determina o sucesso é a garra, e a garra é a combinação de paixão e perseverança.

A perseverança se relaciona com a força de vontade. A força de vontade nos aproxima de nossos objetivos. Perseverança é a capacidade de superar a frustração.

Garra então é o poder da perseverança. Não apenas perseverando sem pensar, de forma teimosa e com força bruta, mas sim de forma inteligente, com uma intenção clara por trás.

 

Como podemos cultivar garra?

Tempo e treinamento podem construir garra. A garra é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida a partir do momento em que adotamos um pequeno pensamento: Nossa capacidade de aprender não é fixa, ela é moldável!

 

Aqui vão quatro passos para você cultivar a sua garra:

1. Experimente. Primeiro, queremos experimentar passatempos diferentes Para que você escolha em qual campo de atividades deseja cultivar e aplicar a sua garra, é importante que você tenha passado por diferentes experiências.

2. Prática deliberada. Em segundo lugar, a nossa garra tem que ser aplicada de forma estratégica. Será um grande desperdício utilizar a sua força de vontade para simplesmente repetir os mesmos erros, sem evoluir. Precisamos de prática deliberada.

3. Propósito. O terceiro passo é o propósito. Para cultivar garra, devemos também encontrar um propósito naquilo que fazemos.

4. Proatividade. E como quarto passo, para desenvolver garra, queremos ser proativos e assumir responsabilidade pelos nossos resultados. Não devemos apenas esperar que a nossa situação melhore por acaso. Queremos entender que uma grande parte do que nos acontece a cada dia está sob nosso controle. A garra conta com o reconhecimento de que podemos melhorar nosso futuro por nossos próprios esforços.

 

Conclusão

O que é sucesso? Sucesso é você conseguir realizar aquilo que deseja.

Tenha uma meta definitiva a longo prazo. Provavelmente é uma meta muito grande e complexa. E o ideal é dividir em pedaços menores. Organize metas diárias e intermediárias em função desse grande objetivo.

Esses grandes sonhos e aspirações são o que leva você a encontrar sua garra. Por exemplo, se tornar um engenheiro espacial. Esses são seus objetivos de longo prazo, seu propósito. Entenda que você precisará também identificar as tarefas menores do dia a dia que deve realizar com consistência para naturalmente alcançar os grandes objetivos. Por exemplo, cultivar o hábito de gostar de estudar e resolver exercícios.

Sem incorporar o hábito de ter garra realizando as pequenas tarefas, você não conseguirá manter garra para ir atrás dos grandes objetivos.

É preciso ter em mente que tempo e energia são limitados, então na sua busca por sucesso, você deve fazer escolhas e decidir o que vai e o que não vai fazer. Geralmente, também será preciso se esforçar por um tempo maior do que imagina.

Entenda que as pessoas com garra aprenderam a gostar do esforço, aprenderam a negar a vida fácil por algo mais valioso para elas: o crescimento. Elas não nasceram esforçadas, focadas ou determinadas. Elas aprenderam a modelar essas características pela prática e repetição.

 

Assista ao vídeo: “Como ter mais garra na vida”.

https://youtu.be/ENDTthea3FQ

 

Resolva:

Agora desenvolva um texto descrevendo o que você entende por garra e sua importância em sua vida. (mínimo 30 linhas).

 

 


























São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Projeto de Vida

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

Contato no whatsapp: 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto:7Atividade PROJETO DE VIDA

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 21/8/2020

3 BIMESTRE

 ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8A,8B,8C,8D,8E

A importância de ter auto-eficácia

 A auto-eficácia é nutrida pelo desejo, motivação e objetivos que queremos alcançar, assim como pela capacidade que acreditamos ter para alcançá-los.

Isso significa que a auto-eficácia depende muito do auto-conceito que temos de nós mesmos. Quanto mais eu me considerar capaz de conseguir algo, poderei optar por muitas outras coisas e mais rico será meu caminho.

No caso de eu ter um baixo auto-conceito de mim mesmo, o que acontecerá será que eu me conformarei. Assim, vou me instalar no piloto automático e não pretendo conseguir mais coisas, porque não me considerarei capaz.

É importante ter isso em mente, pois, se estamos nesse ponto, nosso crescimento pessoal está em standby. Isso significa que não estamos felizes, que estamos presos e que a motivação provavelmente não é uma palavra que está em nosso vocabulário.

Se você tem auto-eficácia, você é seu melhor amigo.

Auto-eficácia fornece felicidade.

Um dos grandes benefícios da auto-eficácia é que você se torna seu melhor amigo. Você sabe que é capaz de alcançar o que propõe e que está de acordo com suas habilidades. No entanto, você também sabe que terá que trabalhar duro para obtê-lo.

 

Por mais capazes que nos sintamos, nesta vida nada vem como um presente. Portanto, se tivermos verdadeira auto-eficácia, saberemos como nos motivar a avançar, mesmo que muitos obstáculos nos atinjam de volta.

Você não se dará palavras derrotistas, mas de encorajamento. Quando tudo lhe disser que você não pode, você se olhará no espelho e se perguntará: “Como você não pode? Tente mais, trabalhe mais, treine mais e você conseguirá”.

Tendemos a dizer a nós mesmos coisas ruins, a nos dizer sempre o pior. Mas uma pessoa realmente auto-eficaz sabe que tudo o que é bonito, tudo o que é motivador e tudo o que vai ajudá-la a conseguir o que quer é ela mesma.

Se a sua motivação depende dos outros, assim como a sua vontade, você estará fadado ao fracasso. Portanto, se transforme em seu melhor amigo. A auto-eficácia é uma verdadeira cura para a falta de auto-estima.

Com auto-eficácia você muda comportamentos e atitudes prejudiciais.

A auto-eficácia tem tanto poder que é capaz de fazer com que você mude comportamentos e atitudes prejudiciais que você não percebeu. Por exemplo, sabendo que você pode conseguir algo, você o fará em primeiro lugar, em vez de adiá-lo como a maioria das pessoas costuma fazer.

Isso te ajudará a não procrastinar (deixar para depois). Mas, acima de tudo, te ajudará a agir para conseguir o que quiser. Por exemplo, alguém que não acha que é capaz de correr longas distâncias não vai se inscrever para uma maratona. No entanto, se este não for o seu caso, você experimentará algo novo que o fará crescer como pessoa e que lhe permitirá sentir-se bem.

Você assume o controle de sua vida.

A auto-eficácia faz com que tenhamos o controle de nossas vidas.

Quando a auto-eficácia faz com que você se sinta capaz de alcançar tudo o que você se propõe, você não se sentirá mais à mercê das circunstâncias, nem se considerará uma vítima do destino. Saberá que pode mudar o curso das coisas, se desejar.“Porque o destino não está escrito”.

Uma pessoa auto-eficaz sabe que é ela quem escreve sua vida. Não tem por que se deixar levar se não te convém. Não precisa aceitar o que não gosta se não está te permitindo crescer.

Ninguém além dessa pessoa detém o controle. Assim, ela pode mudar sua situação com um simples “eu sou capaz”.

Isso, mesmo que pareça uma besteira, lhe dá um grande poder. Porque tudo nesta vida é um desejo, mas acima de tudo você toma ações e decisões.

Se não fizermos nada disso, certamente não seremos auto-eficazes, pois não assumiremos o leme de nosso navio. Vamos deixá-lo nas mãos dos outros ou à deriva.

Você se considera uma pessoa auto-eficaz? Você sabia o quão necessária é a auto-eficácia para o crescimento pessoal? Não ficar preso, sentir-se capaz e alcançar o que queremos faz com que nossas vidas sejam significativas e não parem.

Por fim, as conseqüências da estagnação são tristeza, frustração, incapacidade de desfrutar e falta de objetivos e sonhos. Todos nós temos a capacidade de obter as coisas e seguir em frente. Nós não temos limites. A menos que nós mesmos nos coloquemos esses limites.

Assista ao vídeo a seguir:

https://youtu.be/Fel9ibkdSHw

 Assista a esta cena de filme.

https://youtu.be/ppgpwXl9R7A

 Responda

1-           De acordo com o primeiro vídeo explicativo de auto-eficácia,diga com suas palavras qual sua importância e como ela pode nos ajudar a mudar nossas vidas ?

 

2-           Ao final do segundo vídeo,Will Smith faz uma observação ao filho. Qual lição ele quis ensinar ao filho ?

São Paulo, 20 de julho de 2020

Área: Projeto de Vida

ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
Contato no whatsapp: 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto: 6 Atividade PROJETO DE VIDA

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 31/07/2020

ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8A,8B,8C,8D,8E
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
PARTE 1
Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz?
A CULTURA DO PROJETO

Como a atividade construtiva de elaborar e desenvolver projetos pode se tornar uma metodologia?

             A atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano.  Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais.

             O termo projeto surge numa forma regular no decorrer do século XV.  Tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas, múltiplas atividades de pesquisa, orientadas para a produção de conhecimento, são balizadas graças à criação de projetos prévios.

             A elaboração do projeto constitui a etapa fundamental de toda pesquisa que pode, então, ser conduzida graças a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesma, quer sobre o mundo à sua volta.

Como diz uma aluna,
“Para mim projeto é igual projeto de arquitetura que o cara faz uma planta pra

saber como vai ficar no final só que a diferença é que a gente vai mudando”
MIR - aluna

PROJETO

O termo projeto é bastante recente em nossa cultura.  São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento).  Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realização. (Boutinet 1990)


APRENDIZAGEM POR PROJETO É O MESMO QUE ENSINO POR PROJETO?

Quando se fala, na educação presencial, em "ensino por projetos", pode-se estar falando do plano da escola, do projeto da escola, de projetos dos professores.  Nesse tipo de ensino, quais são os critérios que os professores seguem para escolher os temas, as questões que vão gerar projetos?  Que vantagens apresenta a escolha dessas questões?  Por que elas são necessárias?  Em que contextos?  Que indicadores temos para medir seus níveis de necessidade?  A quem elas satisfazem?  Ao currículo?  Aos objetivos do planejamento escolar?  A uma tradição de ensino?


Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes.

E é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico - seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura em transformação.

Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz.  Como poderemos ter acesso a esses sistemas?  O próprio aluno não tem consciência dele!  Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante.

      Num projeto de aprendizagem, de quem são as dúvidas que vão gerar o projeto?  Quem está interessado em buscar respostas?

      Deve ser o próprio estudante, enquanto está em atividade num determinado contexto, em seu ambiente de vida, ou numa situação enriquecida por desafios.

Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.



Atividade:
Faça um texto de 30 linhas,  sobre a importância de ser protagonista do seu próprio conhecimento e da importância de planejar seus estudos.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



São Paulo, 06 de julho de 2020

Área: Projeto de Vida


ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com
WHATSAPP- 98291-6687

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email: 5  Atividade PROJETO DE VIDA

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 17/07/2020

Habilidade (s) : Promover o autoconhecimento e o desenvolvimento sócio emocional a partir da atividade gamificada de avaliação formativa de competências sócio emocionais.
ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8A,8B,8C,8D,8E
O que é Perseverança:
perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideias e propósitos.

PERSEVERANÇA: Aprenda como ter mais persistência para atingir os seus objetivos

Todos nós temos de enfrentar adversidades em nossa rotina, seja no trabalho, na família ou até mesmo nas mais triviais situações do dia a dia. Para lidar com esses desafios e contratempos, é imprescindível desenvolver uma força de caráter, a perseverança.
As adversidades, desafios, obstáculos fazem parte da experiência humana e são sempre uma grande oportunidade de aprender, crescer e evoluir.
Um clássico exemplo é o do cientista americano Thomas Edison, cujas tentativas de inventar a lâmpada foram frustradas milhares de vezes antes de obter sucesso. Edison é um clássico exemplo de perseverança, uma das forças estudadas pela psicologia positiva.
Categorizada sob a virtude da Bravura, a perseverança (também chamada de persistência) é definida como uma ação voluntária continuada em direção a um objetivo, apesar dos obstáculos, das dificuldades ou do desencorajamento.
É importante registrar que persistência não significa perseguir obsessivamente metas inatingíveis, mas saber quando perseverar e até mesmo quando desistir. Entenda melhor essa força.

O que é perseverança e por que ela é tão importante ?
A persistência é uma força crucial para todos os que buscam atingir seus objetivos, sejam eles de liderança, pessoais ou profissionais. Afinal, as chances de encontrarmos obstáculos ao longo da caminhada rumo a um objetivo é alta, sobretudo quando se trata de uma meta desafiadora.
Essa força envolve, também, a vontade de reunir condições para executar tarefas, ainda que em ambientes hostis ou em situações de tédio e de frustração. As carreiras de executivos, por exemplo, exigem muita força de perseverança, pois são as mais ameaçadas pela frustração e pelo desamparo diante de resultados incertos.
Por isso, grandes líderes usam a força interna da perseverança para neutralizar esses obstáculos e sustentar suas posições.
Pessoas com essa força têm como lema “nunca desistir de seus objetivos” e têm como principais características de comportamento:
Maior facilidade para lidar com medo e frustrações, assim como superar o medo e os obstáculos.
Mesmo diante de desafios e dificuldades, não se entregam ao desânimo e mantêm o foco e a ação direcionada aos objetivos.
Concentram a mesma quantidade de esforço para iniciar um projeto, quanto mantê-la ativo e terminá-lo.
Como desenvolver sua força de perseverança?
Desenvolver a persistência é uma atitude imperativa para o sucesso, e há passos simples que você pode dar para se tornar uma pessoa muito mais perseverante e realizada. Quer saber como? Veja abaixo algumas dicas:
Defina os seus objetivos semanais
Não precisam ser grandiosos ou muito arrojados, basta que tenham um mínimo nível de desafio. Divida-os em etapas práticas e monitore seu progresso ao longo das semanas, elevando, pouco a pouco, a complexidade.
Faça uma lista de coisas a fazer
Crie uma lista com todos os projetos – e suas respectivas tarefas – que deseja realizar. Deixe-a em um lugar visível o qual você possa olhá-la todos os dias. Procure sempre mantê-la atualizada riscando os projetos e tarefas realizados e anotando aqueles que deseja alcançar.
Espelhe-se em bons exemplos
Você pode, também, receber conselhos de alguém que já passou pelo que você está passando e adaptar o que ele fez no passado ao que você deseja fazer no futuro. Por meio dessa modelagem, você aumenta suas chances de ser bem-sucedido.
Assista ao vídeo:

Questões

1. O que é ter perseverança?
2.  O que é preciso fazer para alcançar mais rápido a perfeição?
3. O que é preciso para conquistar um título profissional?
4. O que é preciso fazer para vencer nossas más tendências?
5. Quais sentimentos devemos possuir para alcançar nossos objetivos?
6. Segundo o vídeo, o que é preciso para qualquer pessoa alcançar seu objetivo?
































São Paulo, 22 de junho de 2020

Área: Projeto de Vida





São Paulo,18 de maio de 2020

Área: Projeto de Vida



ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email: 3  Atividade PROJETO DE VIDA

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 27/05/2020

ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8A,8B,8C,8D,8E

Covid-19: A importância da solidariedade para superarmos a crise
A pandemia causada pelo vírus Covid-19 deflagrou uma das maiores crises humanitárias da nossa história recente, levando a Organização Mundial da Saúde a decretar situação de emergência e reconhecimento de calamidade pública em nível global.
Vivenciamos uma crise sem precedentes, que especialmente no caso do Brasil, extrapolou o campo da saúde pública para emergir na área social.
Com milhares de pessoas em situação de desemprego ou vivendo na informalidade, as medidas adotadas para o distanciamento social têm reflexos diretos na capacidade de subsistência desta população, que tem como regra levantar recursos num dia para comprar o alimento do dia seguinte.
Embora o Poder Público venha buscando alternativas em todas as instâncias da administração, mobilizando-se para a realocação de recursos e implementação de medidas que viabilizem atendimento emergencial e transferência de renda para os mais vulneráveis, a situação é de real comprometimento da capacidade produtiva, o que se traduz em supressão da renda e profunda insegurança alimentar para milhares de famílias.
- O que fazer diante desse quadro?
Em qualquer saída que se vislumbre para o enfrentamento da crise, a palavra de ordem é a SOLIDARIEDADE. Somente a união de forças poderá nos conduzir a caminhos que nos levem à superação deste estado de incertezas e desafios.
Neste sentido, convém destacar a importância das entidades assistenciais, especialmente aquelas voltadas à assistência religiosa, para somar esforços com o Estado em defesa dos mais necessitados.
Além da capacidade de mobilização para a angariação de suprimentos e a disponibilização da estrutura de que dispõem para dar suporte às ações sociais, são elas que, potencialmente, estão melhor habilitadas a promoverem o conforto imprescindível ao equilíbrio psicossocial, além de incentivarem a importância da solidariedade entre os seus membros para criação de novas redes de apoio. 
A prática da Solidariedade tem relação com a prestação de auxílio de maneira indiscriminada a todos os que necessitam de auxílio. Isso se aplica tanto individualmente, quanto comunitariamente, através de entidades organizadas.
As igrejas têm prestado importantes contribuições ao Poder Público, dando um grande exemplo a ser reconhecido e copiado por toda a sociedade.
Assista os vídeos  sinta-se tocado e responda a Atividade.
Assista: A CUFA agindo em Heliópolis, exemplo de solidariedade e amor ao próximo.

Clipe oficial CUFA (Central única de Favelas) para a pandemia do coronavírus.

1-  ATIVIDADE :
 1 - Faça  um texto de 10 linhas(mínimo) comentando a importância da  solidariedade  mostrada no vídeo.
2- O que você entende por Solidariedade ?
3-    Quais maneiras existem de solidariedade na sua opinião ?
4-    Em meio à crise  do coronavírus de que forma você poderia desenvolver sua solidariedade?
5-    Você  acredita que poderia usar sua solidariedade para atuar junto à sua comunidade, por quê? De que maneira poderia ajudar?
6-    Qual sua opinião sobre a atuação das Ongs ?




ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL professoratilcia@gmail.com

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto: Atividade PROJETO DE VIDA

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 03/04/2020

ATIVIDADE – PROJETO DE VIDA TURMA 7C, 8A,8B,8C,8D,8E

1)     Apresente-se: nome completo e idade.
2)     Qual seu signo?
3)    Do que mais gosta na sua aparência ? E o que mudaria ?
4)    Qual foi o seu maior mico?
5)    O que deixa você com raiva
6)    Qual a sua maior qualidade e o pior defeito ?
7)    Qual o assunto predileto de sua turma ?
8)     Pratica esportes ? Qual o seu favorito ?
9)    Que estilo de pessoa mais chama a sua atenção ?
10) Qual a sua música favorita ? E sua banda ?
11) Qual é o filme de sua vida ?
12) O que você mais gosta de comer ?
13) Se você fosse um animal, qual seria ?
14) Conte um pouco sobre a melhor festa em que você foi ?
15) Se pudesse ser um personagem de desenho, qual seria ?
16) Que presente gostaria de ganhar ?
17) Qual seu programa de televisão favorito ?
18) O que você mais gosta de fazer ?
19) Quem é seu melhor amigo ?
20) O que você considera importante numa amizade ?
21) Qual seu ator preferido ?
22) Qual sua atriz preferida?
23) Qual  a profissão quer seguir ? Por quê ?
24) Se você pudesse ter poderes mágicos, qual escolheria ?
25) O que você carrega na mochila ou na bolsa todos os dias ?
26) Qual a primeira coisa que gosta de fazer quando acorda ?
27) Gosta de piercing ou tatuagem ?
28) Você  prefere o dia ou a noite?
29) Qual sua cor preferida?
30) Qual sua religião ?
31) Escreva uma frase que você gosta muito.
32) Você tem medo de quê ?
33) Qual artista você gostaria de entrevistar ?  Por quê?
34) Qual é a viagem dos seus sonhos ?
35) O que você  faz para melhorar o mundo ?
36) O que você faria ou falaria se encontrasse com seu ídolo numa festa ?
37) O que você gostaria de perguntar para mim ? ( não quer dizer que eu vá responder.)
38) O que você gostaria de pedir ao presidente da república ?
39) Se soubesses que o mundo acabaria amanhã, o que você  faria hoje ?
40) Qual seu side preferido ?
41) Qual sua revista predileta ?
42) Qual seu livro preferido ?
43) Qual sua matéria preferida?
44) Qual sua opinião sobre as drogas ?
45) Como você imagina que vai estar daqui a 10 anos ?
46) Conte um dos momentos mais inesquecíveis de sua vida ?
47) Quem você desejaria que um marciano levasse embora da Terra ?
48) Desenhe você mesma (o).
49) Escreva seu nome de forma criativa.
50) Deixe uma mensagem bem legal para mim, seu professor. (Lembre-se que será assim que vou lembrar de você; através de suas respostas e de sua mensagem !).

8 comentários:

  1. oi prof Tilcia já tenho essa lição no meu caderno acho que só precisa responder as perguntar faço assim mesmo ?
    sou do 7c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim e envie pra mim no meu email professoratilcia@gmail.com

      Excluir
  2. professora, não estou conseguindo acessar seu e-mail para te mandar a atividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda no meu whatsapp- 98291-6687--- faca todas as suas atividades e mande pra mim,,bjs

      Excluir
  3. professora sinto muito mais não vou conseguir fazer essa ultima lição, eu já sou cega por natureza e vcs ainda passam a lição com essa letra pequena, não dá nem pra colocar zoom pra ler '-'
    passem lição do jeito antigo pfv

    ResponderExcluir
  4. Meu bem , fala comigo no meu whats 98291-6687

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...