ARTE - 8º anos A, B, C, D, E - Professora Kayssa

                                                                                   São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Artes)

Habilidade: (EF06AR01)

Prazo de envio: 11/12

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

Gritaram-me negra: a vida e a arte

de Victoria Santa Cruz

Referência para a cultura negra latino-americana, Victoria Santa Cruz fez sua arte transcender os limites da nação peruana. Sua mensagem ecoa por toda a América, como símbolo de afirmação da identidade negra.

 

https://www.youtube.com/watch?v=49-wQtOj7iI&feature=emb_title

(Gritaram-me negra)

 

            Poeta, estilista, coreógrafa e folclorista. A peruana Victoria Eugenia Santa Cruz Gamarra é uma figura multitalentosa e histórica para toda a população negra da América. Nasceu em 1922 na província La Vitoria, em Lima, no Peru. Filha do dramaturgo e poeta Nicomedes Santa Cruz Aparicio e da bailarina marinera Victoria Gamarra.

            A arte esteve sempre presente em seu dia-a-dia e ao longo de sua existência se constituiu como o principal canal para a auto expressão de sua identidade negra. Posicionou-se contra o racismo em uma sociedade que a pele negra também incomodava.

A chamaram de negra e ela gritou de volta compondo um dos poemas e expressões anti-racistas mais icônicos da história. Usou sua história de vida para falar das aflições de milhões que vivem no continente americano.
           
O trabalho de vitória Santa Cruz foi importante ao discutir as identidades negras nas sociedades latino-americana, sobretudo no Peru. Foi criadora do grupo teatral Cumanana, ao lado de seu irmão Nicomedes Santa Cruz, algo semelhante ao Teatro Experimental do Negro no Brasil.

O grupo era composto inteiramente por atores e atrizes negras do Peru. Sua intenção era valorizar e disseminar a cultura afro-peruana como forma de consolidar as identidades negras locais.

            Estudou em Paris em 1961, na Universidade de Teatro das Nações e na Escola Superior de Estudos Coreográficos. Lá desenvolveu conceitos e ideias que a levaram a criar a companhia Teatro y Danzas Negras del Perú ao voltar da Europa.

            O trabalho com a nova companhia rendeu apresentações como representante peruana nos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México. Excursionou pelo mundo difundindo a perspectiva cultural afro-peruana e afirmando a importância do combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial.

            Suas apresentações pelos Estados Unidos em 1969 lhe renderam convites para virar professora universitária. Lecionou na Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, sendo uma das poucas mulheres negras latino-americanas a alcançar o posto de docente vitalícia da instituição.

No Peru, também foi nomeada diretora do Centro de Arte Folclórica de Lima e dirigiu o Instituto Nacional de Cultura peruano entre os anos de 1973 e 1982. Tendo alcançado feitos notáveis tornou-se uma referência incontestável da cultura negra ocidental.

            Victoria Santa Cruz é um dos maiores símbolos de resistência de nosso tempo. Morreu aos 91 anos de idade em 30 de agosto de 2014. Sempre atuante, deixou um legado capaz de atravessar gerações não apenas para cultura peruana, mas para toda a cultura negra das Américas.

(Texto de Vinicius Martins para o site Alma Preta)

Atividade:

Sendo a arte uma potente forma de expressão dos tempos, explique, em suas próprias palavras, a potência e importância do trabalho de Victoria Santa Cruz e porque ele ainda é atual, relacionando-o com eventos ocorridos recentemente. Atenção: seu texto precisa conter um título e o mínimo de quinze linhas. 

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 8º A, B, C, D e E

Habilidade: (EF06AR01)

Prazo de envio: 27/11

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kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

Somos parte da Terra e ela é parte de nós.

      Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no século 20 a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professores. Mas, a maior contribuição que os povos da floresta pode deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A Tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensinam que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e inter-relações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo que do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes. Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um. Quando o humano das cidades petrificadas largarem as armas do intelecto, essa contribuição será compreendida. Nesse momento entraremos no Ciclo da Unicidade, e a Terra sem Males se manifestará no reino humano.

      Um índio não chama nem a si mesmo de índio esse nome veio trazido pelos colonizadores no século 16. O índio mais antigo desta terra hoje chamada Brasil se autodenomina Tupy, que significa “Tu” (som) e “py” (pé), ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em uma harmonia da forma.

      Conforme o mito Tupy-Guarani, o Criador, cujo coração é o Sol, o tataravô desse Sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra. Chamou sete anciães e disse: ‘Gostaria que criassem ali uma humanidade’. Os anciães navegaram em uma canoa que era como cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles criaram o primeiro ser humano e disseram: ‘Você é o guardião da roça’. Estava criado o homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciães se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a ser o Sol. E logo os anciães fizeram surgir das Águas do Grande Rio Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois eles geraram a humanidade, um se transformou no Sol, e a outra, na Lua. São nossos tataravôs.

Extraído do livro “A Terra dos Mil Povos: História Indígena Brasileira Contada Por Um Índio”, de Kaká Werá Jecupé, 1998, 4ª edição, Editora Petrópolis.

Atividade:

Pesquise uma lenda indígena do Brasil e elabore uma arte ilustrando essa história. Você poderá realizar um desenho, uma pintura, uma colagem ou uma fotografia. 

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

               São Paulo, 03 de novembro de 2020

 

Atividade voltada aos anos: 8º A, B, C, D e E

Habilidade:(EF69AR31)

Prazo de envio: 13/11

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(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição



Surrealismo

 

O surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX.

Esse movimento originou-se em reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental.

A arte surrealista não se restringiu às artes plásticas, de modo que também influenciou outras manifestações artísticas: a escultura, a literatura, o teatro e o cinema.

Origem do Surrealismo

 

Na Europa, o período entre as duas guerras (1918-1939) ficou conhecido como "os anos loucos". Assim, a incerteza sobre a predominância da paz levou ao desejo de "viver apenas o presente".

Foi nesse período de insatisfação, desequilíbrio e contradições, que surgiram diversos movimentos artísticos voltados para uma nova interpretação e expressão da realidade.

Esses movimentos ficaram conhecidos como "vanguardas europeias". O Surrealismo foi uma dessas correntes e teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (1888-1978).

André Breton (1896-1966), escritor francês e ex-participante do Dadaísmo, rompeu com o líder do movimento dadaísta Tristan Tzara.

Com isso, lançou em Paris, em 1924, o Manifesto Surrealista, que trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte. Segundo ele, o termo consiste em:

SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico em estado puro, mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral.

No manifesto, os princípios surrealistas são apresentados, entre eles a isenção da lógica e a adoração de uma realidade superior, chamada "maravilhosa".

Nesse mesmo ano, circula o primeiro número da revista A Revolução Surrealista, que reunia todos os meios de expressão artística, com ostensiva exclusão da música.

Principais características do surrealismo

De forma simplificada, podemos listar as seguintes características dessa vertente artística:

·pensamento livre;

·expressividade espontânea;

·influência das teorias da psicanálise;

·criação de uma "realidade paralela";

·criação de cenas irreais;

·valorização do inconsciente.

O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.

Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas.

Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma "surrealidade".

Na mesma época, o estudo da psicanálise estava em desenvolvimento - sobretudo por Sigmund Freud - o que veio a influenciar significativamente o surrealismo.

Rumos do Surrealismo

Na pintura, o Surrealismo tomou duas direções: a pintura surrealista figurativa e a abstrata.

Em ambas, adaptou as técnicas de escrita automática dos poetas surrealistas. O intuito era liberar a mente do controle consciente e produzir um fluxo de ideias do subconsciente. Essas obras eram abstratas ou figurativas.

Em outra perspectiva, o surrealismo baseou-se em reconstruções elaboradas e meticulosas de um mundo de sonho, onde objetos eram colocados em uma justaposição inesperada.

 

 

Atividade

 

1) Com base no texto apresentado, responda as seguintes questões:

a) O que foi o Surrealismo?

b) Como surge o Surrealismo?

c) Cite três características marcantes do Surrealismo.

 

2) Agora, observe a imagem acima do texto e escreva suas impressões acerca da obra “A persistência da Memória”, de Salvador Dalí. (Mínimo de 5 linhas).

 



















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Habilidade: (EF69AR33C)

Prazo de envio: 09/10

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(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)


 Leia o texto a seguir:

“Movimento Armorial

            A idealização do Movimento Armorial partiu do dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014). Na época de sua fundação oficial em 18 de outubro de 1970, num concerto da Orquestra Armorial de Câmara com abertura de exposição de arte relacionada ao contexto nordestino escreveu Suassuna: "o movimento lançado agora, sob a denominação de armorial resultou de 25 anos de pesquisas" (SUASSUNA, 1974). Isso demonstra que o conteúdo deste movimento foi engendrado por toda a vida adulta do escritor. O Movimento Armorial, ao estimular a criação de obras com expressões técnicas, conceituais e que conscientemente são elaboradas para fixar estéticas que partem do romanceiro popular do nordeste é na verdade a vertente brasileira da obra de arte total, na qual a música, a literatura, as artes plásticas, a dança, o teatro, o cinema, a arquitetura etc. são conversões dum mesmo movimento.

            Sem uma linha rígida de princípios o próprio Suassuna o considerou “um movimento aberto” (Suassuna, 1974, p.17). Isso não significaria, contudo, que essa “abertura” fosse capaz de fugir da zona de influência do romanceiro popular nordestino (particularmente da literatura de cordel) e os desdobramentos para as outras artes. As danças nordestinas do xaxado ao frevo, da marujada ao reisado; o teatro nordestino, enquanto espetáculo popular do mamulengo, do cavalo-marinho e do bumba-meu-boi, enfim, sobretudo a música tradicional nordestina com o uso de instrumentos como a viola advinda dos jograis lusos e do alaúde árabe via portugueses no nordeste dos sécs. XVI ao XVIII, a rabeca sem a qual não há baião, os pífanos de ordem indígena, as zabumbas dos maracatus, o “marimbau”, uma criação armorial derivado do berimbau, os triângulos dos xaxados e dos xotes, etc. etc. Uma orquestração que apresente composições modais, especialmente utilizando-se da chamada “escala nordestina” ou as variações do mixolídio ou às vezes o modo dórico com alternâncias de tipo quarta aumentada e sétima diminuta que aparecem sempre nos baiões, em alguns lundus “baianos” e nos frevos e influências nas melodias que remetam a cantigas da lírica Galaico-Portuguesa e outras do Segrel Português já modificado na colônia. A herança trovadoresca ibérica também é evidente na poesia nordestina e o próprio nome indicado para o movimento revela essa preferência estética em Suassuna. Mas, em relação às artes plásticas, além do trabalho ceramista e em menor grau de escultura é em torno da Xilogravura que o movimento armorial condensa artes plásticas, música e poesia do nordeste.

            O termo “Armorial”, provindo do termo francês “armoiries” ou “armes” (“Armas”), no sentido da heráldica, “conjunto das armas ou brasões da família” não é tomado, portanto, como neologismo. O próprio movimento armorial metaforicamente representaria uma “heráldica nordestina”, a qual se utiliza ainda de símbolos e grafismos criando uma verdadeira tipografia influenciada pela marcação de gado e com criação de um “alfabeto” próprio.”

Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/indice-biografico/movimentosesteticos/movimento-armorial

           

Com base no texto, responda as seguintes questões:

 1) O que foi o Movimento Armorial e qual seu principal fundador?

2) Indique três expressões artísticas presentes no Movimento Armorial.

3) Relacionando o texto às atividades anteriores, você acredita que o Movimento Armorial faça parte da cultura de massa? Justifique.
São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)
Habilidade:(EF69AR03C)

Prazo de envio: 25/09

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(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)


 Caleidoscópio Cinemascope

 a vida é um cristal

que se reflete em pedaços
a vida como ela é
é a coleção dos cacos

vi um filme que Aladim
da lâmpada tirava um gênio
ele era James Dean
que tinha a cabeça a prêmio

eu parti do Irajá
passando por Paraty
eu ainda chego lá
até onde quero ir

vi um filme que Fellini
fez num ensaio de orquestra
tinha tiro de canhão
e acabava numa festa

se no mato me perdi
nesse mato me acharei
entre mais de mil picadas
numa delas sou o rei

eu vi Deus e o diabo
dançando na terra do sol
Glauber Rocha era o máximo
tão bom quanto rock-and-roll

minha estrada é um filme
cheio de amor e ódio
pra onde quer que me vire
cinemascope caleidoscópio.

Chacal

 Sobre o autor:

 “Identificado à poesia marginal, surgida na cena literária brasileira na década de 1970, Chacal inicia sua obra com uma provocação: “As palavras/ Novo lançamento Estrela” são os versos que abrem Muito Prazer (1971), o livro de estreia. Ao parodiar o anúncio de uma fábrica de brinquedos para referir-se ao trabalho poético, o autor afirma um dos pressupostos geracionais – apropriar-se de dados da cultura de massa como matéria-prima de uma poesia que se quer antiliterária (algo recorrente na produção artística pós-moderna como um todo); questionar as práticas excludentes do mercado editorial; e problematizar a relação entre a poesia e as questões mais ordinárias da vida comum.”

CHACAL . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3713/chacal>. Acesso em: 10 de Set. 2020. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7

Cultura de Massa

A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade.Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres. Agora responda as seguintes questões:

 1) Em suas palavras, o que é cultura de massa? Além da explicação, dê dois exemplos.

 2) De que se trata o poema “Caleidoscópio Cinemascope”?

São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 8º A, B, C, D e E

Habilidade:(EF69AR32)

Prazo de envio: 11/09

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(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

 

1)    Agora que você já sabe o que é uma colagem, elabore um texto de no mínimo 10 linhas sobre a diferença entre copiar um trabalho e usá-lo de referência para uma criação própria. Você poderá dar exemplos músicas, danças, obras de arte e fotografias copiadas, bem como trabalhos utilizados como referência para artistas.

 

*caso seja de interesse, assista ao documentário “Everything is a Remix”. O link dublado encontra-se abaixo, mas não será exigido que assistam para elaborar o texto.

 

https://www.youtube.com/watch?v=yoIZzk31OMg

São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 8º A, B, C, D e E

Habilidade: (EF69AR32)

Prazo de envio: 21/08

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

 

“Num dia chuvoso de 1919, achando-me numa cidadezinha às margens do Reno, fui atingido pela obsessão que exerciam sobre meu olhar irritado as páginas de um catálogo ilustrado onde figuravam objetos destinados à demonstração antropológica, microscópica, psicológica, mineralógica e paleontológica.

Reunidos ali, encontrei elementos de figuração tão distantes que o próprio absurdo dessa reunião provocou em mim uma súbita intensificação das faculdades visionárias e fez nascer uma sucessão alucinante de imagens contraditórias, imagens duplas, triplas e múltiplas que se sobrepunham umas às outras com persistência e a rapidez próprias das recordações amorosas e das visões do meio sono.

Essas imagens chamavam-se a si mesma planos novos, devido aos seus encontros num novo desconhecido (o plano de não convivência).

Bastava então embelezar essas páginas de catálogo, pintando ou desenhando, e para mim, uma cor, um esboço a lápis, uma paisagem estranha aos objetos representados, o deserto, um céu, um corte geológico, um soalho, uma linha reta significando o horizonte, para obter uma imagem fiel e fixa da minha alucinação: para transformar em dramas reveladores dos meus mais secretos desejos o que antes não passava de vulgares páginas de publicidade.

Reuni e expus em Paris, em maio de 1920, sob o título “La mise sous Whisky-Marin” ( O poder do Whisky-Marino), os primeiros resultados obtidos por esse procedimento, de Phallustrade e La Nourrrice des Étoiles.”

[Publicado originalmente em “Au delà de la Peinture”, Cahiers d’Art (Paris) em 1936. “Qual o mecanismo da colagem?]

 

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Max Ernst e a Colagem. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/max-ernst-e-a-colagem/>. Acesso em 06 Aug 2020.

 

A técnica da colagem consiste na utilização de recortes ou fragmentos de material impresso, papéis pintados e demais figuras bidimensionais sobrepostos ou colados lado a lado, formando uma nova imagem. Este tipo de trabalho é frequente nas artes plásticas: Max Ernst, Hannah Höch, Marcel Duchamp, Pablo Picasso e Henri Matisse são alguns dos artistas que criaram colagens famosas.

Além do trabalho visual, conhece-se como colagem qualquer trabalho que apresente elementos de características variadas. Um álbum musical com músicas de diferentes estilos e um livro onde o autor explora vários gêneros podem ser chamados de colagens.

 

Exercício:

Produza uma colagem de tema à sua escolha. O tamanho mínimo para este trabalho deve ser de uma folha A4. Você poderá utilizar revistas, jornais, panfletos, desenhos recortados, papéis de presente, embalagens, com a opção de complementá-los com desenhos. No final, explique em algumas linhas a sua temática e como a proposta foi realizada.

 

São Paulo, 20 de julho de 2020

Área: Linguagens (Arte)

Atividade voltada aos anos: 8ºA, B, C, D e E
Habilidade: EF69AR13)
Prazo de envio: 03/08

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

Assista o vídeo à seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=GO9g0Kee-HY
(Grupo Corpo – Sem Mim)

“Que o povo possa encontrar uma poética própria na sua textura, nas suas flutuações e nos seus apoios é um aspecto que diz respeito à própria invenção da dança contemporânea. Inventar uma linguagem, de fato, já não significa manipular um material pré-existente, mas criar esse mesmo material, justificando artisticamente a sua génese e comprometendo nesse empreendimento o sujeito, ao mesmo tempo produtor e leitor da sua própria matéria” (LOUPPE, 2012, P.64).


Agora, responda as seguintes questões:

1) Quais elementos da cultura popular brasileira você consegue encontrar nesta coreografia?

2) Na sua opinião, por que existem diferentes tipos de dança ao redor do mundo?




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São Paulo,06 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Arte)














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São Paulo, 22 de junho de 2020

Área: Linguagens (Arte)

São Paulo, 27 de Abril de 2020
Atividade voltada aos anos: 8º A, B, C, D e E
Prazo de envio: 30/04

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição.)


Caros,

Como visto em sala de aula, o Pós-Impressionismo é uma expressão utilizada para classificar trabalhos de artistas que, em um dado momento, flertaram com o Impressionismo. Diferente do movimento originário, os pós-impressionistas não buscavam apenas elementos técnicos como o estudo da luz, mas também valorizavam a expressão subjetiva das obras.

Quatro dos mais importantes artistas pós-impressionistas foram: Paul Cézanne (1839-1906), Paul Gauguin (1848-1903), Vincent van Gogh (1853-1890) e Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901).

A atividade consiste em pesquisar um trabalho dos artistas listados, pesquisar a história do quadro e descrever as suas sensações a respeito da obra.



Um beijo e cuidem-se,
Kayssa Mavrides

Arte
São Paulo, 01 de Abril de 2020
Atividade voltada aos anos: 8º anos A, B, C, D e E
Todos os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: kayssa@professor.educacao.sp.gov.br(Sempre que quiserem, podem me procurar por lá ou pela plataforma Teams. Estarei à disposição.)

Vamos exercitar a releitura???

A partir de nossas aulas sobre o Impressionismo e as pesquisas pessoais e exercícios realizados, proponho um exercício de releitura.
            “Mas professora, o que é uma releitura?”
Releitura é a reinterpretação de uma obra, seja ela uma escultura, pintura, fotografia, peça de teatro ou demais linguagens.
Vocês deverão produzir fotografiasbaseadas em obras de arte do Impressionismo. Cada aluno deverá produzir ao menos uma imagem, para que no final possamos montar nossa própria exposição virtual! Utilizem a imaginação. Criem cenários com objetos usuais de casa como lençóis e cobertores. Sejam os protagonistas das obras, criem protagonistas (como a releitura de Nanan Kang, vista mais abaixo) ou então procurem “modelos” em casa.

Alguns exemplos de releitura (não-impressionistas):


                    Milho com brinco de pérola (2019), Nanan Kang        Garota com brinco de pérola (1665), Johannes Vermeer

                 Os Esponsais dos Arnolfini (2020), @covidclassics     Os Esponsais do Arnolfini (1434), Jan van Eyck

Links úteis:
(Visita virtual ao Museu de Orsay. Este museu está localizado em Paris, França e abriga muitas das mais famosas obras de arte do Impressionismo.)
(Filme completo:“Os Impressionistas”, produzido pela BBC)

Um beijo,
Kayssa Mavrides

Artes







8 comentários:

  1. Oi professora, gostaria de saber qual a data de entrega

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    Respostas
    1. Boa tarde, tudo bem?
      Todas as datas de entrega constam no corpo do texto. No entanto, caso alguém não tenha enviado as atividades ainda, essa semana será destinada ao envio das duas atividades anteriores que constam no blog.

      Um beijo,
      Kayssa

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  2. Boa Tarde! Tarefa finalizada do aluno Guilherme
    do 8A, aguardando informação para envio. Obrigado

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    1. Boa noite Guilherme, tudo bem? O endereço de e-mail encontra-se no corpo do texto.
      Um abraço,
      Kayssa

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  3. Respostas
    1. Oi Leticia, como vai? Você tem meu contato no whatsapp?
      Bom, no começo da atividade eu falo um pouco sobre o Caboclo de Lança, parte integrante da cultura popular de Pernambuco. À seguir, faço algumas perguntas reflexivas à respeito de nossa cultura local. Quais são nossas tradições?
      Um beijo e cuide-se,

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  4. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

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    1. Olá, você pode encaminhar as atividades para o e-mail que consta em todas as postagens! :)

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...