LÍNGUA INGLESA - 7º Anos A,B,C - Profª ( Teacher) Rosana

São Paulo, 30 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)



São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)




São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)






















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)



São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)

3ª ATIVIDADE DE INGLÊS(3º BIMESTRE)/TEACHER ROSANA

 

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR A ATIVIDADE:

*Revisão do conteúdo – aula do CMSP;

**Copiar a atividade no caderno(apenas as respostas e se possível,de forma legível), tirar uma foto e/ou, responder no corpo do e-mail e me enviar:

rosanagonzaga@professor.educacao.sp.gov.br /rosanagonzaga18@gmail.com

***Enviar até 18 de Setembro...Não esqueçam de pôr o NOME, NÚMERO e SÉRIE.

Habilidades alinhadas a BNCC: EF07LI17 Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso; EF07LI20 Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado); EF07LI23 Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

 

Releia o texto para responder as questões:1,2 e 3 .

NATURAL PHENOMENA are natural events that happen without human interference, like weather and climate events. By the way, it may cause serious natural disasters, which sometimes require help from CIVIL DEFENSE.

(texto da Pg.:41,volume3,parte 1)

1-What are NATURAL PHENOMENA?

2-What can they do?(O que eles podem fazer?)

3-In these cases, which organization may help the Society?

 

4-Natural Phenomena may cause natural disasters, which sometimes require help from civil defenser. Name each Picture according to what they represent.

Cyclone – lightning storm -drought – landslide

 

             ___________________               

 

  

 


 

 

 

 

 

 

 

 


















São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)



São Paulo, 10 de agosto de 2020

Área: Linguagens (Língua Inglesa)

Veja vídeo abaixo:



São Paulo, 20 de julho de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)



3a atividade de inglês(2o bimester)/Teacher Rosana
Orientação para realizar as atividades:
*A atividade pode ser feita no caderno de forma LEGÍVEL(não é necessário imprimir), tirar uma foto, e/ou responder no corpo do e-mail e me enviar ATÉ 24 de JULHO.
**Não esquecer de colocar:NOME, NÙMERO DA CHAMADA e SÉRIE.
Habilidades alinhadas a BNCC:EF07LI09Selecionar,em um texto, a informação desejada com o objetivo de leitura; EF07LI15 Construir repertório lexical relative a verbos regulares e irregulars(formas no passado); Estratégias de leitura e interpretação de textos em inglês: skimming(buscar informação específica),palavras cognatas e conhecimento prévio.

Leia o texto com atenção e responda as peguntas na sequência.
                                                                                                    RENATA SANTOS




My name is Renata Santos. I am nineteen years old. I am Brazilian.
I live in a small town called Alto Garças in Mato Grosso. I live with my parents, my brother Gabriel and my sister Celine in a big and beautiful house.
I walk to work every morning. My work begins at 8 o’clock. I work in a bookshop.
I sell books, copybooks, writing papers, envelopes, pens, ball pens, pencils and so on. I like my job very much.



Vocabulary:
Live-morar,viver                                      small town-pequena cidade     walk-caminhar                                  work=job=trabalho  ou trabalhar(verbo)  bookshop-livaria                       sell-vender

 1-Question on the text:(responda em inglês e de forma completa)
a)    Who’s the girl in the picture?
______________________________________________________________
b) How old is she?
_______________________________________________________________
c)    Is she Brazilian?
_______________________________________________________________
d)    Who is her brother?
     _________________________________________________________________
e)    Where does Renata live?
     __________________________________________________________________

*REMEMBER-VOCABULARY*
Who-quem         what-o que, qual, quê         how old-quantos anos  
When-quando    where-onde    how-como    how many-quantos(a)

2-Agora reescreva o texto no passado.
Example: Renata Santos wasnineteen years old and was Brazilian…
                        (Renata Santos tinhadezesseis anos e era Brasileira…)…continue…
     3-Vocês estão aprendendo o simple past,passado simples em inglês.Viram que há os verbos regulares e irregulars para formar frases na forma afirmativa…. sobre algo que já aconteceu…Para perguntar sobre coisas que ocorreram,utilizamos o verbo DIDno início da frase ou após a palavra interrogativa(what,who,when…).Não há a necessidade de usar o verbo regular e irregular nesse caso,ele fica no infinitivo.Observe o exemplo abaixo:
DIDyou watch “A era do gelo”?(Você assistiuao filme “A era do gelo”?)
Where DID you go last year? (Onde você foino ano passado?)
Reescreva as frases na forma interrogativa.
a-Ela te ligou ontem?                                     D-Quem você visitou Sábado?
b-Quando Paul e Ana foram ao cinema?       E-Como você estudou hoje?
c-Erick gostou da viagem?    
                                                                                                                   
**Segue uma lista dos irregular verbs.APENAS PARA ESTUDO!NÃO É NECESSÁRIO COPIAR!
LIST OF IRREGULAR VERBS


INFINITIVE
PAST
TRANSLATION

INFINITIVE
PAST
TRANSLATION
01
To be
was, were
ser, estar
54
To make
made
fazer
02
To become
became
tornar-se
55
To mean
meant
significar
03
To begin
began
começar
56
To meet
met
encontrar-se com
04
To blow
blew
soprar
57
To pay
paid
pagar
05
To break
broke
quebrar
58
To put
put
pôr
06
To bring
brought
trazer
59
To read
read
ler
07
To build
built
construir
60
To ride
rode
cavalgar, andar de
08
To burst
burst
arrebentar
61
To ring
rang
tocar a campainha, telefone
09
To buy
bought
comprar
62
To rise
rose
erguer-se
10
To cast
cast
arremessar
63
To run
ran
correr
11
To catch
caught
pegar
64
To say
said
dizer
12
To choose
chose
escolher
65
To see
saw
ver
13
To come
came
vir
66
To sell
sold
vender
14
To cost
cost
custar
67
To send
sent
enviar
15
To cut
cut
cortar
68
To set
set
colocar, fixar
16
To deal
dealt
negociar
69
To shake
shook
sacudir
17
To dig
dug
cavar
70
To shine
shone
brilhar
18
To do
did
fazer
71
To shoot
shot
atirar, disparar
19
To draw
drew
desenhar
72
To show
showed
mostrar
20
To dream
dreamt
sonhar
73
To shut
shut
fechar
21
To drink
drank
beber
74
To sing
sang
cantar
22
To drive
drove
dirigir
75
To sink
sank
afundar
23
To eat
ate
comer
76
To sit
sat
sentar
24
To fall
fell
cair
77
To sleep
slept
dormir
25
To feed
fed
alimentar
78
To slide
slid
escorregar
26
To feel
felt
sentir
79
To slit
slit
fender, rachar
27
To fight
fought
lutar
80
To smell
smelt
cheirar
28
To find
found
encontrar
81
To speak
spoke
falar
29
To fly
flew
voar
82
To speed
sped
apressar-se
30
To forget
forgot
esquecer
83
To spend
spent
gastar
31
To freeze
froze
gelar
84
To spoil
spoilt
estragar
32
To get
got
conseguir
85
To spread
spread
espalhar
33
To give
gave
dar
86
To spring
sprang
saltar
34
To go
went
ir
87
To stand
stood
ficar de pé
35
To grow
grew
crescer
88
To steal
stole
roubar
36
To hang
hung
pendurar
89
To strike
struck
bater
37
To have
had
ter
90
To swear
swore
jurar
38
To hear
heard
ouvir
91
To sweep
swept
varrer
39
To hide
hid
esconder
92
To swim
swam
nadar
40
To hit
hit
bater
93
To swing
swung
balançar
41
To hold
held
segurar
94
To take
took
tomar
42
To hurt
hurt
machucar
95
To teach
taught
ensinar
43
To keep
kept
guardar
96
To tell
told
contar, dizer
44
To know
knew
conhecer
97
To think
thought
pensar
45
To lay
laid
pôr, deitar
98
To throw
threw
arremessar
46
To lead
led
guiar
99
To understand
understood
entender
47
To learn
learnt
aprender
100
To wake
woke
acordar
48
To leave
left
deixar, partir
101
To wear
wore
vestir, usar
9
To lend
lent
emprestar
102
To wed
wed
desposar
50
To let
let
deixar, alugar
103
To wet
wet
molhar
51
To lie
lay
deitar-se, jazer
104
To win
won
ganhar, vencer
52
To light
lit
iluminar, acender
105
To wring
wrung
espremer, torcer
53
To lose
lost
perder
106
To write
wrote
escrever



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


São Paulo, 06 de julho de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)


ATIVIDADE DE INGLÊS (REFERENTE AO 2º BIMESTRE)
Orientações para realizar as atividades:
*Enviá-la até dia 13 de Julho;
*Fazê-la no caderno e tirar uma foto para enviar e/ou digitar a resposta no próprio corpo do e-mail: rosanagonzaga@educacao.educacao.sp.gov.br

*Por favor, não esquecer o nome, número d
a chamada, série e de uma forma legível.





Answers the questions



Find in the text                                                          

1-What is the origin of this celebration?                             

2-When June party is celebrate
Com base nas aulas do centro de mídias,do dia:30 de Junho(Where did you go last week?/verbs in the past;regular and irregular)´.Verbos irregulares são verbos que não seguem a regra geral de formação do passado(como vocês viram na última aula o verbo regular apenas  acrescenta-se ao final do verbo:-d, -ed ou -ied).                                                                                        
Alguns exemplo irregulares: went(ir), write wrote(escrever), see – saw(ver), etc.
Usamos também, para perguntar algo que já aconteceu,o verbo auxiliar “DID”.Ex,:Where DID you go last year?(Onde você foi ano passado?)
Agora,vamos exercitar o uso dos verbos no passado?

3-Tick the correct answer.   





a-I________ a lot of photos during my last vacation.  
a)take        b)took
b-Sheila________on her schedule yesterday.
a)wrote       b)write
c-Frank___________late last Monday.
a)get up       b)got up
d-Cascão___________to Rio de Janeiro .
a)went          b)go   
Remember this adverbs used in the past:
Yesterday-ontem
Last-último (last week-última semana, last year-ano passado, last class-última aula),etc...
A week ago- há uma semana
A long time ago-há muito tempo
4-Pesquise na internet e escreva 5 regular verbs e 5 irregular verbs (presente, passado e tradução) Example.:     Regular verb-travel-traveled (viajar), play-played (jogar,brincar,tocar)
                                   Irregular verb- see-saw (ver), is-was/were (era/estava)

Link da aula referente aos verbos no passado:







São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Linguagens (Língua Inglesa)



São Paulo,18 de maio de 2020
Área : Linguagens (Língua Inglesa)


Orientações:
*As atividades abaixo são de leitura e interpretação .Se houver dúvida quanto ao vocabulário,podem consultar um dicionário ou o Google tradutor.
**Responda as perguntas no caderno,me enviem APENAS AS RESPOSTAS (através de foto ou responder no corpo do e-mail).
***Não esqueçam de pôr junto a atividade:nome, número e série.
****O e-mail institucional para enviarem as Atividades:


As habilidades a serem desenvolvidas na atividade abaixo:
EF07LI07-Identificar as informações chave e partes de um texto em língua inglesa(parágrafos).
EF07LI08-Relacionar as partes de um texto,para construir seu sentido global.
EF07LI21-Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso,no mundo globalizado.
EF07LI03-Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
EF07LI011-Particioar de troca de opiniões e informações sobre textos,Lídos na sala de aula ou em outros ambientes.

**Na atividade anterior,trabalhamos o texto:CHANGES IN YOUR FEELINGS-EMOTINAL CHANGES,da página:11(livro ENGLISH AND MORE).Onde tratou sobre as mudanças pelas quais os adolescentes passam.

1-Reler o texto mencionado acima e responder as questões da página 12(questões:10,11,12 .APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO);

2- Página 13-text 2(pre-reading). Questões:1,2,3,4(essa 4 é um texto:'AM I DEVELOPING NORMALLY' É para lê-lo,escrever as PALAVRAS COGNATAS)) e responder as questões 5,6 e 7,da página 14.

3-Atividade complementar Sugestão do livro:English and more...para refletir e entender melhor o tema trabalhado nas atividades até aqui.
Assistir ao anime:A VIAGEM DE CHIHIRO.Dir. Gatão Miyazaki, Japão,2001(podem buscar no YouTube).

4- Faça um spidergram(da personagem CHIHIRO)



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX











São Paulo, 27 de abril de 2020.

Alunos, desejo à todos, um bom retorno on-line, junto comigo.
Abaixo segue meu e-mail institucional para entrarem em contato comigo, caso seja necessário e também para o envio das atividades.
1 - Página 11 do livro didático:ENGLISH AND MORE! - LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES (utilizem as estratégias de leitura e interpretação de textos: observar palavras cognatas, usar conhecimento prévio e de mundo palavras-chave/habilidade EF07LI08: relacionar as partes de um texto-parágrafos para construir seu sentido global). Enviar respostas no e-mail institucional (pode tirar uma foto da atividade)


2 - Exercício de vocabulário (adjevtives/feelings da aula anterior) - assinalar, see não souber tradução, pesquisar.



São Paulo, 04 de abril de 2020


Boa tarde!
Segue atividade dos 7os anos, de inglês/teacher Rosana.
**Trabalho para ser entregue: 7º A e B, dia 24/4 e 7º C, dia 27/4.
NÃO ESQUECER NOME, NÚMERO E ANO/INDIVIDUAL

1- Assistir ao filme:Divertidamente,da Walt Disney(muitos devem ter em casa ou assistir via YouTube/Netflix)
**Após assistir, responder as questões em português:

A- Você gostou do filme? Por quê?
B- Quais são as personagens do filme?
C- Você acha que é necessário mudar de aparência para melhor conviver em sociedade? Por quê?
D- Desenhe o personagem do filme que mais gostou, depois desenhe você hoje e como gostaria de ser,se é que gostaria de mudar algo em você.
E- Escreva palavras ou frases curtas, em inglês sobre você.

Ex.: beautiful (girls),handsome (boys); I have blond Jair./I am happy.

2- Vou anexar algumas imagens e atividades (para entregar) sobre o filme.

3- Ouvir os áudios (revisão do verbo ser/estar, cores, greetings, pronomes demonstrativos) e uma música: I ser teres of Green.

Colours:

Present Simple




56 comentários:

  1. boa dia , queria saber se a questão 2 e 3 é só estudar ou tem que entregar , a questão D tem que tem que fazer no caderno e te mandar por e-mail ?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Me desculpe a demora em responder!
    A questão 2 é para me enviar por e-mail institucional (coloquei aqui no blog)...pode responder e tirar foto,de quiser...
    A 3 é apenas para ouvir/, assistir.Revisar o que já foi aprendido.Treinar o "listening"(escuta)
    A D, é para- desenhar o personagem que mais gostou do filme;
    -Desenhar você hoje ou como gostaria de ser.
    Espero ter ajudado.Bons estudos.bj
    Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Professora Rosana como vou fazer a atividade sendo que não posso imprimi-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tudo bem?!
      É só copiar as respostas no caderno...na sequência das atividades.Pode responder no corpo do e-mail institucional ou responder no caderno e tirar uma foto e encaminhar no e-mail.
      Espero ter esclarecido a dúvida!bj.

      Excluir
  4. Professora mas quando tento entrar no e-mail institucional

    ResponderExcluir
  5. Olá,boa tarde!
    Conseguiu enviar as atividades no e-mail?
    rosanagonzaga@prof.educacao.sp.gov.br
    Se tiver dificuldade,me fala.Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora infelizmente não consegui entrar no e-mail

      Excluir
  6. Obrigada aos alunos que já realizaram as atividades,estou checando os e-mails e anotando no diário.FIQUEM ATENTOS AOS E-MAILS,estou confirmando o recebimento das atividades.Grata.🌹

    ResponderExcluir
  7. Alunos que já realizaram as atividades,ainda faltam muitos colegas realizar as atividades.Se puderem colaborar comigo...divulgando sobre o blog e que há atividades de inglês. Agradeço.🌹

    ResponderExcluir
  8. professora você poderia me passar o se WhatsApp pois alguns Professores estão esclarecendo duvidas por lá

    ResponderExcluir
  9. Olá,bom dia!
    Pode ser por aqui mesmo...Qual é a dúvida?
    Estou a disposição.Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  10. Professora eu não consigo entrar no e-mail e agora?

    ResponderExcluir
  11. Professora as atividades que têm que fazer no caderno e responder são 1 E e a 2 está no seu e-mail? pois não consigo entrar nele.

    ResponderExcluir
  12. Olá,boa tarde!
    Estou verificando,corrigindo as atividades...Te darei um retorno por e-mail.
    Estou a disposição para qualquer dúvida.bj.

    ResponderExcluir
  13. Queridos, alunos!
    Por favor, não esqueçam de colocar junto a atividade encaminhada no e-mail,o número da chamada e a série!
    Grata!Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  14. Hello,Good Afternoon,students!
    ...lembrando que estou checando as atividades encaminhadas por e-mail.
    Grata!Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  15. Hello, students!How are you?!
    Lembrando que estou checando as atividades e retornando o e-mail...

    ResponderExcluir
  16. Não esqueçam:
    Hoje tem aula de inglês no centro de mídias (APP), às 10h30.Assistam!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Por favor, não esqueçam de mandar junto a atividade: número da chamada e série.Grata!

    ResponderExcluir
  18. Galera,a aula de inglês passada ontem,fica gravada...e vocês também podem assisti-la pelo Facebook e YouTube(centro de mídias de SP).Assistam!Grata!

    ResponderExcluir
  19. ... Olá,boa tarde!
    Não esqueçam de enviar,junto a atividade,o número da chamada e a série,por favor.
    Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  20. professora a 2 tem que copiar as perguntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,boa tarde!
      Isso... é para copiar as respostas no caderno.Tirar foto ou digitar as respostas no corpo do e-mail.
      Espero ter esclarecido.Didponha.

      Excluir
  21. Boa tarde!
    A atividade postada no dia 31/5,pode ser enviada no e-mail até 31/5.
    Grata!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!
    Correção de cima:atividade postada no dia 18/5...pode ser enviada até 31/5.Grata.Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia qual apostila? O livro vai até a pagina 184 e as apostilas vai ate 79 a 80.

    ResponderExcluir
  24. Olá,boa tarde!
    Está tudo especificado acima...acabei de ler e conferir!
    Activity 1- caderno do aluno, volume 1- páginas:189 a 193/fazer um MINDMAP da palavra CIÊNCIA.
    Activity 2- caderno do aluno,volume 2/Páginas:34 e 35(mesmo tema abordado,as imagens são outras) e
    Activity 4-, página: 74...do livro English and more...apenas para ler a explicação do SIMPLE PAST,e depois responder o Exercício.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  25. Activity 1....fazer um MINDMAP da palavra SCIENCE.

    ResponderExcluir
  26. Professora qual é o livro que a senhora esta passando a activity 1.A senhora poderia mandar uma foto do livro?

    ResponderExcluir
  27. Olá,bom dia!
    O livro é o que vocês receberam na escola: ENGHLISH AND MORE(Richmond).

    ResponderExcluir
  28. A ACTIVITY 1, é referente ao caderno do aluno. Páginas:189 a 193.

    ResponderExcluir
  29. Professora o caderno do aluno não tem essa página vc pode enviar a foto do livro é a página?

    ResponderExcluir
  30. Professora como faz a activity 1 pois eu não entendi

    ResponderExcluir
  31. Hello,Good Morning!
    MINDMAP (mapa mental), é um esboço de organização de idéias principais sobre um determinado tema.Vc vai centralizar a palavra:SCIENCE e em volta dela,puxar setas e escrever as principais palavras relacionadas a ela.Good job!Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,galera!
    Se organizem na entrega da atividade... é até dia 31/6...nessa Quarta-feira... pois,ainda essa semana terá mais atividade.Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde!
    Correção da data,galera:
    Entrega até hoje,dia 30 e não 31,ok?!bye...kisses.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia,queridos!
    Correção da última atividade:
    Pergunta 2:When June party is celebrante?
    ... após a pergunta 2(explicação dos verbos no passado):ALGUNS EXEMPLOS.
    **As imagens da fogueira,pipoca e balão são somente ilustrações. Não faz parte das perguntas.
    Bom estudo.Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  35. Correção do e-mail:
    rosanagonzaga@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  36. Professora não entendi como fazer essa nova atividade que a senhora passou?você poderia me dizer como posso faze-la?

    ResponderExcluir
  37. Olá,bom dia!
    Vamos lá!
    Questão 1 e 2 são referentes ao texto:June's partes;
    Questão 3-Complete as frases(comdcom os verbos no passado),acordo com as imagens;
    Questão 4- pesquisar 5 verbos em inglês,no passado...que sejam regulares e irregulares,escrever o verbo no presente,passado e tradução.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Na questão 3, vocês irão escolher um dos verbos(A ou B) para cada frase e de acordo com a ação da imagem(que aparece na ordem, sequência),ok?!

    ResponderExcluir
  40. Hello,students!
    Entrem lá no chat/equipe do 7o ano-aula de Portugês agora...Estou a disposição para tirarem suas dúvidas,com:e-mail de algum professor,sobre a atividade postada aqui no blog-de todas as matérias-repassarei suas dúvidas para os professores,ok?!Aguardo voc~es!

    ResponderExcluir
  41. O gmail informado está dando erro para mim, fala que o gmail não foi encontrado

    ResponderExcluir
  42. Olá,boa tarde!
    Esse e-mail é pelo Outlook
    rosanagonzaga@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  43. Se não conseguir nesse..manda nesse outro,por favor:
    rosanagonzaga18@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Bom dia,alunos!
    Na atividade postada ontem(20/07),no exercício 3...é para reescreverem as perguntas em inglês,ok?!

    ResponderExcluir
  45. Good Afternoon, students!
    Por favor, se organizem nas datas de entrega das atividades!
    Jáestamos no 4o bimestre!Bom estudo a todos
    Kisses.Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde!Tudo bem,queridos?!
    Correção: a data de entrega da última atividade postada aqui(4o bimestre)...é de30/11 a 8/12...ok?!
    kisses!Teacher Rosana.

    ResponderExcluir
  47. Corrigindo....data de entrega da 3a atividade(4o bimestre):até 8 de Dezembro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...