EDUCAÇÃO FÍSICA - 9º anos A, B - Professor Adriano

São Paulo, 30 de novembro de 2020


Área: Linguagens (Educação Física)

Professor Adriano

Entrega: 13/12/20

Entrega e dúvidas sobre a semana de estudos intensivos.

E-mail: adriano.izidoro@uol.com.br

 

Material Apoio: Currículo Paulista SP faz escola caderno aluno Educação Física vol4, plataforma do centro de mídia de São Paulo e vídeo aula.

Habilidade Essenciais: Roda de conversa, levantamento do conhecimento prévio do estudante, avaliação diagnóstica.

HABILIDADE(EF09EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de Conscientização Corporal e as de Condicionamento Físico, e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

OBJETIVO: Ginástica de Condicionamento Físico e Ginástica de Consciência Corporal.

PESQUISA: Durante os nossos estudos com as ginásticas, foi possível verificar que para obtermos uma vida mais saudável com realizações de atividade física ou de exercício físicos. Sobre o programa de Treinamento Físico como para o indivíduo que irá realizar a rotina de treinos. Os estudantes realizaram uma pesquisa sobre os princípios do Treinamento Físico:

1.0      Cada estudante deverá escolher somente um entre os cincos princípios para a realização dos estudos?

INDIVIDUALIDADE, BIOLÓGICA, SOBRE CARGA CRESCENTE, ESPECIFICAMENTE, CONTINUIDADE, REVERSIBILIDADE. Sugestão de pesquisa: https// www.efdeportes.com/efd121/os-principios-do-treinamento-esportivo-conceitos-definicoes.htm

 

2.0      E a sua saúde como está? Quero propiciar aos estudantes que reflitam sobre a sua saúde, investigando seus próprios hábitos alimentares ponderando sobre a sua prática de atividades ou exercícios físicos?

 

3.0   Qual o segredo de uma vida saudável? Será que ele existe? Quando pensamos em saúde, precisamos compreender o significado do termo que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser traduzido como: Estado completo do bem-estar físico, mental e social e não simplesmente ausência de doenças ou enfermidades? 

São Paulo, 16 de novembro de 2020


Área: Linguagens (Educação Física)

EE TERUKO UEDA    EFAF  -       9º ANO A/ B

São Paulo, 16 de NOVEMBRO  de 2020.                 Professor Adriano

Área: LINGUAGENS  ( EDUCAÇÃO FÍSICA)  4º Bimestre

Trabalho de Educação Física

Postado: 16/11/20

Entrega: 29/11/20

Entrega e dúvidas sobre o Trabalho via

E-mail: adriano.izidoro@uol.com.br

 

Material Apoio: Currículo Paulista SP faz escola caderno aluno Educação Física vol4, pág 87, 88, 89,90 e 91 plataforma do centro de mídia de São Paulo e vídeo aula.

Habilidade Essenciais: Roda de conversa, levantamento do conhecimento prévio do estudante, avaliação diagnóstica.

HABILIDADE(EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático)

OBJETO DO CONHECIMENTO: Ginástica de Condicionamento Físico e Ginástica de Consciência Corporal.

PESQUISA: Os estudantes utilizaram o Currículo Paulista SP faz Escola Caderno do Aluno Educação Física vol4, pág 87,88,89,90 e 91.

1.0  Os estudantes vão elaborar atividades práticas de ginástica de Conscientização Corporal e de ginástica de Condicionamento Físico? Sugestão de pesquisa: (Pilates iniciantes) https// www.youtube.com/watch?v= 3I40LsqTou8,  ( Programa de yoga) https//www.youtube.com/watch?v=CRWPTHLBIKM , ( Exercícios de alongamento p/iniciantes) https// www.youtube.com/watch?v=FzPZOHKIUEO&LIST=P .

 

1.1  Chegou o momento de conhecermos melhor a ginástica de Condicionamento Físico. Nesta atividade conheceram sobre o CrossFit e o HIIT, os estudantes vão pesquisar o que é o CrossFit e o HIIT? Sugestão de pesquisa:( CrossFit – treinos fáceis casa) https//www.youtube.com/watch? v=PQhi4QzMDAo, (Exercícios em casa desafio -HIIT) treino cardio para perder barriga e emagrecer rápido. https// www.youtube.com/watch?v=VYMDwYrxyxw .

 

 2.0  Ginástica de Condicionamento Físico e de Conscientização Corporal são iguais ou há diferenças?

São Paulo, 03 de novembro de 2020


Área: Linguagens (Educação Física)

Professor Adriano

Trabalho de Educação Física

Postado: 03/11/20

Entrega: 15/11/20

Entrega e dúvidas sobre a semana de estudos intensivos.

E-mail: adriano.izidoro@uol.com.br

 

Material Apoio: Currículo Paulista SP faz escola caderno aluno Educação Física vol4, pág 85,86, plataforma do centro de mídia de São Paulo e vídeo aula.

Habilidade Essenciais: Roda de conversa, levantamento do conhecimento prévio do estudante, avaliação diagnóstica.

HABILIDADE(EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

OBJETIVO: A primeira atividade servirá para realizar o levantamento do que os estudantes já sabem sobre o assunto: Ginástica de Conscientização corporal e de Condicionamento físico.

PESQUISA: Os estudantes utilizaram o Currículo Paulista SP faz Escola Caderno do aluno Educação Física vol4, pag. 85,86. Atividade – O QUE EU SEI SOBRE A GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO.

1.0      Durante os anos anteriores em seu percurso escolar, você teve a oportunidade de estudar sobre os variados tipos de ginástica. Você seria capaz de dizer quais são elas?

 

1.1  Conte-nos um pouco sobre a sua experiência, respondendo as questões abaixo:

a)      Homens e Mulheres podem praticar qualquer tipo de Ginástica? Comente?

b)      As ginásticas podem ser praticadas em qualquer lugar? Por quê?

2.0      Cite exemplos de ginásticas que precisam de equipamentos específicos para a sua prática?

Parte 2- O que você sabe sobre a ginástica de conscientização corporal e sobre a ginástica de condicionamento físico?

Os estudantes responderam aos questionamentos a seguir, utilizando o espaço dos quadros para anotar os seus conhecimentos? Quadro se encontra no Currículo Paulista SP faz Escola caderno do aluno Educação Física vol4, pag. 86.

São Paulo, 05 de outubro de 2020

Área: Linguagens (Educação Física)

Professor Adriano

SEI – Semana de estudos intensivos 

com retomada de conteúdo dos bimestre (1º, 2º,3º)

Entrega: 09/10/20

Entrega e dúvidas sobre a semana de estudos intensivos.

E-mail: adriano.izidoro@uol.com.br, adrianool@professor.educacao.sp.gov.br

 

HABILIDADES: (EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Práticas corporais de aventura na natureza.

Questão: Desses 3 esportes Canyonismo, Rafting, Arvorismo, de aventura da natureza especifique a diferença de cada um deles?

Questão: O que é dança de salão? Como chegou no Brasil?

 HABILIDADES: (EF09EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes as lutas do Mundo adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Lutas do Mundo

Questão: Os estudantes farão uma pesquisa das lutas que focalizam as disputas corporais nas quais participantes empregam técnicas, táticas e estratégicas específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente? Karatê, Boxe e Muaythai?

HABILIDADES: (EF09EF22) Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esporte Paralímpico

Questão: Você sabe quais esportes de combate participam dos esportes Paralímpicos?

Questão: Você acha que as políticas públicas  influenciaram as transformações históricas dos esportes Paralímpicos?



São Paulo, 14 de setembro de 2020

Área:Linguagens (Educação Física)

E E TERUKO – EFAF   -       9º ANO A/B

Professor Adriano

Área: LINGUAGENS    ( EDUCAÇÃO FÍSICA)

Trabalho de Educação Física  -  3º Bimestre

Postado: 14/09/20

Entrega: 02/10/20

Entrega e dúvidas sobre o trabalho no

 E-mail: adriano.izidoro@uol.com.br, adrianool@professor.educacao.sp.gov.br

   

Material de apoio: Plataforma do Centro de Mídias de São Paulo e vídeo aula, currículo Paulista SP faz escola caderno do aluno Educação Física vol3 página 57 e vídeo aula.

HABILIDADE:(EF09EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: Invasão e Combate.

Objetivos: Vamos explorar alguns dos esportes de invasão especificamente o Basquetebol e o Futsal.

Pesquisa: Conhecendo mais sobre o Basquetebol: Vocês estudantes irão se organizar para responder as questões elencadas a seguir vocês escolheram apenas um tema para pesquisar: Depois veremos aspectos técnicos e táticos do Basquetebol e com base nisso que o treinador ou técnico escala sua equipe e estabelece as funções a serem desenvolvidas por cada um dos jogadores durante as partidas.

 

1.0     O Basquetebol no Brasil: chegada do esporte no País, primeiros torneios, receptividade

     Dos brasileiros?

2.0  O Basquetebol Antigamente: regras, características, formato de bolas e uso de uniformes?

Sugestão pesquisa: https//www.cbb.com.br/a-cbb/0-basquetebol/as-primeiras-regras.

2.1  O Basquetebol Atualmente: principais mudanças? Sugestão de pesquisa: https//arearestritiva.com.br/o-guia-historico-do-basquete-as-mudanças-no-jogo/

https//arearestritiva.com.br/o-guia-do-tecnico-de-basquetebol-a-historia-e-evolucao-

do-basquete/.

3.0  Basquetebol e Mídias: influência de mídias na prática e consumo do esporte? Sugestão de pesquisa:

https//arearestritiva.com.br/Mcdonalds-renova-patrocinio-para-jogo-das-estrelas-2020/. https//

arearestritiva.com.br/gol-e-a-companhia-aerea-oficial-da-IBF-caixa-2020/. https//arearestritiva.com.br

/nike-apresenta-retorno-energia-quadra-basquete/.

 

3.1  Aspectos técnicos e táticos do basquetebol vocês irão organizar e posicionar os jogadores na quadra cada equipe é composta por 5 jogadores cada um deles possui uma função especifica

Vocês responderam a função de cada jogador?

  São Paulo, 31 de agosto de 2020

Área:Linguagens (Educação Física)

EDUCAÇÃO FÍSICA- 9º ano A, B                Professor Adriano

Área: LINGUAGENS     ( EDUCAÇÃO FÍSICA)

Postado: 03/08/20

Entrega:  14/08/20

Entrega e dúvidas sobre o trabalho

E-mail: adrianool@professor.educacao.sp.gov.br

adriano.izidoro@uol.com.br

 Material de apoio: Currículo Paulista SP faz Escola caderno do aluno Educação Física vol2, páginas 54 e 55, plataforma do centro de mídias de São Paulo, vídeos aulas.

   HABILIDADE: (EF09EF05) Identificar as transformações Históricas do Fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (  corrupção , violência, ect) e a forma como as mídias os apresentam.

Objetivo: Atividade abordará a discussão sobre a espetacularização dos Esportes de Combate e será dividida em duas partes o poder dos Esportes de Combate nas mídias e as transformações históricas do vale -tudo ao MMA.(  estação 1).

 Pesquisa: Os estudantes irão fazer elencado sobre as Transformações históricas do vale-tudo ao MMA e o espaço que esse Esporte tem ganhado nas grandes mídias e principalmente nas televisivas.


1.0  – O que eram as competições de vale – tudo?

2.0  Quando surgiram? Por que foram criadas?

 3.0  – Quais eram as regras das competições de vale – tudo?

 4.0  –Existiam grandes transmissões de vale – tudo na televisão?

 5.0  – Como ocorreu a Evolução das Competições de vale – tudo para as de MMA que conhecemos hoje?

 6.0  – Quais são as regras atuais das competições de MMA?


São Paulo, 10 de agosto de 2020

Área:Linguagens (Educação Física)

Atividade do 3º Bimestre 9ª A, B

Professor Adriano

Trabalho de Educação Física  -  3º Bimestre

Postado: 31/08/20

Entrega: 11/09/20

Entrega e dúvidas sobre o trabalho no

E-mail: adriano.izidoro@uol.com.br, adrianool@professor.educacao.sp.gov.br

 Material de apoio: Plataforma do Centro de Mídias de São Paulo e vídeo aula, currículo Paulista SP faz escola caderno do aluno Educação Física vol3 e vídeo aula.

HABILIDADE:(EF09EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: Invasão e Combate.

Objetivos: Esporte de invasão e Esporte de Combate

Pesquisa: O que eu sei sobre o Basquetebol: Os estudantes utilizaram o currículo paulista SP faz Escola caderno do aluno Educação Física vol3 páginas 40 e 41.

1.0     Quais são os principais, regras desse esporte de invasão?

2.0   Conhece o Basquetebol Paralímpico?

2.1  Já participou ou assistiu a um jogo de Basquetebol Paralímpico?

 3.0  Existe um local apropriado e específico para prática do Basquetebol?

 3.1  É possível praticar o Basquetebol em outros espaços?

        Quais? De quais formas?



São Paulo, 10 de agosto de 2020

Área:Linguagens (Educação Física)

Atividade do 3º Bimestre 9ª A, B,

Educação Física

Professora: Simone

Data de entrega: 20/08

simoneaparecidadateixeira@professor.educacao.sp.gov.br

Habilidade: (EF09EF04)- Identificar os elementos táticos ou técnicos individuais combinações táticos, sistemas de jogos e regras da modalidade esportiva praticada, bem como diferenciar as modalidades esportivas como base nos critérios da lógica interna das categorias.

 

Pesquisar sobre o Basquetebol:

·         Quantos jogadores formam uma equipe?

·         Quais são as posições e funções dos jogadores dentro da quadra?

·         Quais são as principais regras do Basquetebol?

·         Cite alguns nomes de jogadores de Basquetebol ( masculino e feminino)



São Paulo, 20 de julho de 2020

Área:Linguagens (Educação Física)

Atividade 2ª Bimestre – 9ª A,B
Educação Física
Professora: Simone
Data de entrega : 30/07
simoneaparecidateixeira@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidade: Experimentar e fruir a execução pertencentes às lutas do mundo, adorando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.





A partir das aulas dadas no Centro de Mídias SP, disponível para acesso através do canal do Youtube, realize as seguintes atividades:

ATIVIDADE -
1- Karatê/Caratê
·         Pesquisar sobre a sua origem
·         Equipamentos necessários para a prática
·         Princípios de Karatê/Caratê
·         Benefícios da prática Karatê/Caratê
·         Principais Competições

2- Quais são os golpes que aparecem nas imagens?






 







XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
São Paulo,06 de julho de 2020

Área:Linguagens (Educação Física)


Atividade 2º Bimestre – 9º A e B
Educação Física
Profª Simone
Data da Entrega: 13/07
Habilidades: ( EF09EF16 ) – Experimentar a fruir a execução dos movimentos pertencentes ás lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.




Atividade 1 – Caderno do aluno página 46 e 47 .
Entendendo um pouco mais sobre as lutas, as Artes Marciais, os Esportes de Combate
As lutas são consideradas como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate.
Todas as práticas que têm como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes, e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o conforto, com a expressão das atitudes, porém , sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e estratégias específicas imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão dentro deste grande conjunto.
O termo artes marciais é uma criação ocidental e tem o seu sentido atribuído á guerra. A palavra marcial é derivada do Deus da Guerra: Marte, sendo assim, as artes marciais têm o seu significado voltado á arte para a guerra, utilizado pelas populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos, antes da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes, passaram por muitas mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo, sendo acrescido de vários elementos da filosofia, dos aspectos culturais locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a prática das formas individuais das técnicas das lutas ( por exemplo, o kata no Caratê e o Cati no Kung-fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício.
Os esportes de combate estão relacionados á esportivização das práticas das lutas ou das artes marciais, ou seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir regras e regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma competição esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações regulamentadoras, como as federações e as confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias ( emm sua grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da modalidade) e para ambos os gêneros ( masculino e feminino), com premiações para os vencedores .





Após a leitura dos conceitos , do texto acima, responda qual a diferença entre essas três práticas corporais? Será que ela existe? ( Lutas, artes marciais, esportes de combate)
Atividade 2
A partir das aulas dadas no Centro Mídias SP, disponível para acesso através do canal do Youtube, realize a seguinte atividade:  
1 – Boxe:
·         Pesquisar sobre a sua origem
·         Equipamentos necessários para a prática
·         Principais competições
2 – Muay Thai:
·         Pesquisar sobre a sua origem
·         Equipamentos necessários para a prática
·         Principais competições




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX







São Paulo,22 de junho de 2020

Área: Linguagens (Educação Física)

Olá Pessoal !!
Atividade Semanal de Educação Física para a 9ª A/B , referente a semana 15/06 á 19/06 .
Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades e-mail : simoneaparecidateixeira@professor.educacao.sp.gov.br
Data para entrega – 30/06 .
Habilidades: (EF09EF12) – Experimentar, fruir e recriar danças de salão , valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
(EF09EF14) – Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos as danças e propondo alternativas para superá-los.
A partir das aulas dadas no Centro de Mídias SP, disponível para acesso através do canal do Youtube, realize a seguinte atividade:

1)    O que são danças de salão?
2)    Como as danças de salão surgiram no Brasil?
3)    Explique os tipos de dança: Valsa, Tango e Samba Rock.
4)    Como surgiu o Forró?
5)    Qual a região do Brasil, o Forró é mais tradicional?
6)    Quais são os tipos de forró? E comente sobre um estilo escolhido.
7)    Quais são os benefícios da dança?
8)    Qual é o conceito da palavra Preconceito?
9)    Qual é o conceito da palavra estereotipo?
10)  Existe preconceito na dança? Porquê?

São Paulo,18 de maio de 2020

Área: Linguagens (Educação Física)


Olá Pessoal !!
Atividade semanal de Educação Física para os 9° anos A e B.
Referente a semana de 18/05 á 22/05.
Atividades referente as aulas do C.M.SP.
Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades

Habilidades a serem trabalhadas na atividade:
(EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
(EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos , indumentária, organização)  das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas .

Atividade 3
1 – Descreva as atividades de práticas corporais de aventura na natureza: Mountain Bike e Rapel?
2 – Quais são os equipamentos de segurança utilizados no Mountain Bike e no Rapel?
3 – O que é Downhill? E quais são os equipamentos de segurança utilizados em sua prática?
4 – O que é escalada? E quais são os equipamentos de segurança utilizados em sua prática?
5 – Quais as diferenças entre Mountain Bike e Downhill?
6 – Quais são as diferenças entre Rapel e escalada?
7 – Entre o Rapel e a escalada, qual das duas práticas exige mais preparo físico? Por quê?
8 – Em relação ao equipamento de segurança entre Mountain Bike e Downhill, qual dessas práticas precisa estar mais equipada?
9 – Existem semelhanças entre os equipamentos de segurança do Rapel e da Escalada? Quais?
10 – Quais dessas práticas você gostaria de praticar?



São Paulo, 27 de abril de 2020.
Coronavírus
·         Qual o impacto do Covid19 no esporte, tanto no Brasil, como no mundo ?
·         Com o cancelamento ou suspensão do calendário esportivo em todos as modalidades,como os atletas estão lidando com o confinamento ?
·         E você? Como está lidando com o confinamento ?



São paulo, 27 de março de 2020.

Boa tarde,

Aos nono anos:

1 - Quais são os esportes radicais ou aventura mais praticados no Brasil?

2 - Quais são os ritmos de dança de salão mais presentes no Brasil? E qual você mais se identifica?

Até breve.


5 comentários:

  1. Oi boa noite.tenho uma dúvida a gente tem que tirar foto do caderno e te enviar ou aquando voltar às aulas agente te entregar?

    ResponderExcluir
  2. Pro coloca seu email pra mim entrar a lição

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Enviar para simoneaparecidateixeira@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!
    O prazo para o envio das atividades foi prorrogado para até o dia 08/05.
    Estou aguardando.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Tudo bem pessoal, a data referente a semana está errada, não é 15/06 à 19/06 e sim de 22/06 à 26/06.
    Lembrando que ainda estou aceitando as atividades anteriores. Bjos

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...