LÍNGUA PORTUGUESA - 9º anos B, C - Professora Eurica

São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Data da entrega: 11/12/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 

Habilidades: EF69LP48 – Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações, etc) semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

 

Título: “As melodias do poema”

Objetivos: Inteirar-se de poemas de diferentes épocas e estilos e analisar aspectos relativos ao poema, expressando-se a partir das atividades do Caderno do Aluno do Aprender Sempre.

Conteúdos da Atividade:

- Leitura do poema “Despedidas”, de Álvares de Azevedo.

- Poema e poesia.

- Álvares de Azevedo.

Respondam:

Você costuma ler poemas?

Onde encontramos poema?

O que você sabe sobre poemas?

Você já escreveu algum poema?

Qual a diferença entre poema e poesia?

 “DESPEDIDAS”

Se entrares, ó meu anjo, alguma vez
Na solidão onde eu sonhava em ti,
Ah! vota uma saudade aos belos dias
Que a teus joelhos pálido vivi!
 
Adeus, minh'alma, adeus! eu vou chorando...
Sinto o peito doer na despedida...
Sem ti o mundo é um deserto escuro
E tu és minha vida...
Se entrares, ó meu anjo, alguma vez
Na solidão onde eu sonhava em ti,
Ah! vota uma saudade aos belos dias
Que a teus joelhos pálido vivi!

Adeus, minh’alma, adeus! eu vou chorando…
Sinto o peito doer na despedida…
Sem ti o mundo é um deserto escuro
E tu és minha vida…

Só por teus olhos eu viver podia
E por teu coração amar e crer…
Em teus braços minh’alma unir à tua
E em teu seio morrer!

Mas se o fado me afasta da ventura,
Levo no coração a tua imagem…
De noite mandarei-te os meus suspiros
No murmúrio da aragem!

Quando a noite vier saudosa e pura,
Contempla a estrela do pastor nos céus,
Quando a ela eu volver o olhar em pranto…
Verei os olhos teus!

Mas antes de partir, antes que a vida,
Se afogue numa lágrima de dor,
Consente que em teus lábios num só beijo
Eu suspire de amor!

Sonhei muito! sonhei noites ardentes
Tua boca beijar… eu o primeiro!
A ventura negou-me… mesmo até
O beijo derradeiro!

Só contigo eu podia ser ditoso,
Em teus olhos sentir os lábios meus!
Eu morro de ciúme e de saudade…
Adeus, meu anjo, adeus!

 


ÀLVARES DE AZEVEDO

- Nascido em São Paulo.

- Poeta do romantismo brasileiro.

- Ganhou fama por brilhantes e precoces produções literárias.

- É patrono da cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras.

- Faleceu aos 20 anos.

 

PRINCIPAIS OBRAS:

- Lira dos vinte anos (1853, Antologia Poética).

- Macário (1855, peça de teatro).

- Noite da Taverna (1855, contos).

- Escreveu muitas cartas e ensaios e traduziu para o português o poema “Parisina”, de Lorde Byron, e o quinto ato de Otelo, de William Shakespeare.

 

 Pesquise em sites ou em livros poemas que lhe despertem atenção.

Reproduza uma leitura em Podcast, vídeos etc.

Compartilhe: #EuNoCMSP, #leituraCMSP, @linguaportuguesacmsp_em

ATIVIDADE 1

Após a leitura do texto acima, escreva no caderno, resumidamente, as características dos gêneros
textuais “poema e poesia”.
Poema: principais características:
Poesia: principais características:

ATIVIDADE 2 – Leitura e Análise de poemas

Leia os poemas, a seguir, com atenção:
Texto 1 –DESPEDIDAS – ÀLVARES DE AZEVEDO
Texto 2 - VIOLÕES QUE CHORAM – CRUZ E SOUSA

 

VIOLÕES QUE CHORAM


E sons soturnos, suspiradas mágoas,
Mágoas amargas e melancolias,
No sussurro monótono das águas,
Noturnamente, entre remagens frias.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Tudo nas cordas dos violões ecoa
E vibra e se contorce no ar, convulso...
Tudo na noite, tudo clama e voa
Sob a febril agitação de um pulso.
Que esses violões nevoentos e tristonhos
São ilhas de degredo atroz, funéreo,
Para onde vão, fatigadas no sonho,
Almas que se abismaram no mistério.
Fonte: CRUZ e SOUSA. Poesias Completas de Cruz e Sousa. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995, p.50-53 (Adaptado)


1. Os dois textos, os poemas “Despedidas” e “Violões que choram”, pertencem aos poetas Álvares
Azevedo e Cruz e Sousa, respectivamente, escritores que viveram em épocas diferentes. Assim, as
temáticas abordadas e o estilo de cada autor, também, diferenciam-se, mas é possível observar
semelhanças. Analisando e comparando os textos anteriores, é possível considerar que a principal
semelhança entre eles deve-se ao fato de


a.( ) descrever aspectos físicos dos próprios autores;

b.( )  um poema trabalhar com a sonoridade (rima) e o outro não;

c.( )  se evidenciar a presença da solidão, do desalento, da dor, da ausência;
d. ( ) defender as crenças religiosas.


2. O poema “Violões que choram”, de Cruz e Sousa, é marcado por repetições de consoantes. Essa
repetição não é ao acaso, além de ser uma característica do autor. Qual é a intenção do poeta ao utilizar
a repetição das consoantes?
a. ( ) Reforçar as rimas
b. ( ) Mostrar a tristeza do eu-lírico.
c. ( ) Transmitir musicalidade por meio das palavras.
d. ( ) Mostrar sua capacidade de inventar palavras com as consoantes V e Z .


3. Nos dois poemas lidos, ambos os poetas, Álvares de Azevedo e Cruz e Sousa, fazem referência a
elementos noturnos para
a. ( ) simbolizar a melancolia , tristeza e até mesmo a morte.
b. ( ) simbolizar medo, terror, mistério.


4. Sobre as características do gênero textual poema, marque as opções corretas:
a. ( ) Um autor quando escreve um poema deve, levar em consideração elementos como a
métrica, a musicalidade dos versos e outros elementos que são marcas do poema.
b. ( ) O poema caracteriza-se por ser centrado em um trabalho especial com a linguagem, em que
os poetas escolhem com muito cuidados as palavras a serem usadas no texto.
c. ( ) O poema diferencia-se dos demais gêneros por ser escrito em versos e por possuir um ritmo
mais marcado que o ritmo dos textos em prosa.
d. ( ) Um poema é um gênero textual que apenas artistas podem escrever.


5. Sobre os poemas estudados na aula de hoje, na sua opinião, qual deles desperta maior emoção?
Justifique.

 

Alunos dos 9BC esta atividade consta no Caderno do Aluno – Aprender Sempre págs 47 e 50, façam as pesquisas e respondam as questões acima. Não esquecer que esta atividade faz parte do 4ºbimestre.

Bons estudos e aguardo a devolutiva, não esqueçam de colocar nome, número e turma.

 

São Paulo, 16 de novembro de 2020

Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Atividades de Português para 9B-C

Data da entrega: 27/11/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 

Habilidade essencial: (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estas e outras manifestações artísticos (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticos) e referencias explícitas ou implícitas e outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

Objetivos:

- Compreender os efeitos de sentidos provocados pelos recursos utilizados para a composição do texto;

- Analisar a sequência dos diálogos nos textos teatrais.

 Título: “A construção do texto dramático”

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O que faz uma rosa ser uma rosa?

 

O que você sabe sobre William Shakespeare?

 


ROMEU E JULIETA, ATO II, Cena II

O mesmo. Jardim de Capuleto. Entra Romeu.

ROMEU - Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo.
(Julieta aparece na janela.)
Mas silêncio! Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e
mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és
mais formosa que ela. Deixa, pois, de servi-la; ela é invejosa. Somente os tolos usam sua túnica de vestal,
verde e doente; joga-a fora. Eis minha dama. Oh, sim! é o meu amor. Se ela soubesse disso! Ela fala;
contudo, não diz nada. Que importa? Com o olhar está falando. Vou responder-lhe. Não; sou muito
ousado; não se dirige a mim: duas estrelas do céu, as mais formosas, tendo tido qualquer ocupação, aos
olhos dela pediram que brilhassem nas esferas, até que elas voltassem. Que se dera se ficassem lá no alto
os olhos dela, e na sua cabeça os dois luzeiros? Suas faces nitentes deixariam corridas as estrelas, como o
dia faz com a luz das candeias, e seus olhos tamanha luz no céu espalhariam, que os pássaros, despertos,
cantariam. Vede como ela apoia o rosto à mão. Ah! se eu fosse uma luva dessa mão, para poder tocar
naquela face!

JULIETA - Ai de mim!

ROMEU - Oh, falou! Fala de novo, anjo brilhante, porque és tão glorioso para esta noite, sobre a minha
fronte, como o emissário alado das alturas ser poderia para os olhos brancos e revirados dos mortais
atônitos, que, para vê-lo, se reviram, quando montado passa nas ociosas nuvens e veleja no seio do ar
sereno.

JULIETA - Romeu, Romeu! Ah! por que és tu Romeu? Renega o pai, despoja-te do nome; ou então, se
não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de ser logo.

ROMEU (à parte) - Continuo ouvindo-a mais um pouco, ou lhe respondo? JULIETA - Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não
fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma que pertença
ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação
teria igual perfume. Assim Romeu, se não tivesse o nome de Romeu, conservara a tão preciosa perfeição
que dele é sem esse título. Romeu, risca teu nome, e, em troca dele, que não é parte alguma de ti mesmo,

fica comigo inteira.

ROMEU - Sim, aceito tua palavra. Dá-me o nome apenas de amor, que ficarei rebatizado. De agora em
diante não serei Romeu.

JULIETA - Quem és tu que, encoberto pela noite, entras em meu segredo? ROMEU - Por um nome não sei como dizer-te quem eu seja. Meu nome, cara santa, me é odioso, por ser
teu inimigo; se o tivesse diante de mim, escrito, o rasgaria.

JULIETA - Minhas orelhas ainda não beberam cem palavras sequer de tua boca, mas reconheço o tom.
Não és Romeu, um dos Montecchios? ROMEU - Não, bela menina; nem um nem outro, se isso te desgosta.

JULIETA - Dize-me como entraste e porque vieste. Muito alto é o muro do jardim, difícil de escalar, sendo o ponto a própria morte - se quem és atendermos - caso fosses encontrado por um dos meus
parentes.

ROMEU - Do amor as lestes asas me fizeram transvoar o muro, pois barreira alguma conseguirá deter do
amor o curso, tentando o amor tudo o que o amor realiza. Teus parentes, assim, não poderiam desviar-me
do propósito.

JULIETA - No caso de seres visto, poderão matar-te.

ROMEU - Ai! Em teus olhos há maior perigo do que em vinte punhais de teus parentes. Olha-me com
doçura, e é quanto basta para deixar-me à prova do ódio deles.

JULIETA - Por nada deste mundo desejara que fosses visto aqui.

ROMEU - A capa tenho da noite para deles ocultar-me. Basta que me ames, e eles que me vejam! Prefiro
ter cerceada logo a vida pelo ódio deles, a ter morte longa, faltando o teu amor.

JULIETA - Com quem tomaste informações para até aqui chegares? ROMEU - Com o amor, que a inquirir me deu coragem; deu-me conselhos e eu lhe emprestei olhos. Não
sou piloto; mas se te encontrasses tão longe quanto a praia mais extensa que o mar longínquo banha, aventurara-me para obter tão preciosa mercancia.

JULIETA - Sabe-lo bem: a máscara da noite me cobre agora o rosto; do contrário, um rubor virginal me
pintaria, de pronto, as faces, pelo que me ouviste dizer neste momento. Desejara - oh! minto! -
retratar-me do que disse. Mas fora! fora com as formalidades! Amas-me? Sei que vais dizer-me "sim", e
creio no que dizes. Se o jurares, porém, talvez te mostres inconstante, pois dos perjúrios dos amantes, dizem, Jovem sorri. Ó meu gentil Romeu! Se amas, proclama-o com sinceridade; ou se pensas, acaso, que
foi fácil minha conquista, vou tornar-me ríspida, franzir o sobrecenho e dizer "não", porque me faças
novamente a corte. Se não, por nada, nada deste mundo. Belo Montecchio, é certo: estou perdida, louca
de amor; daí poder pensares que meu procedimento é assaz leviano; mas podeis crer-me, cavalheiro, que
hei de mais fiel mostrar-me do que quantas têm bastante astúcia para serem cautas. Poderia ter sido mais
prudente, preciso confessá-lo, se não fosse teres ouvido sem que eu percebesse, minha veraz paixão.
Assim, perdoa-me, não imputando à leviandade, nunca, meu abandono pronto, descoberto tão facilmente
pela noite escura.

ROMEU - Senhora, juro pela santa lua que acairela de prata as belas frondes de todas estas árvores
frutíferas...

JULIETA - Não jures pela lua, essa inconstante, que seu contorno circular altera todos os meses, porque
não pareça que teu amor, também, é assim mudável.

ROMEU - Por que devo jurar?

JULIETA - Não jures nada, ou jura, se o quiseres, por ti mesmo, por tua nobre pessoa, que é o objeto de
minha idolatria. Assim, te creio.

ROMEU - Se o amor sincero deste coração...

JULIETA - Pára! não jures; muito embora sejas toda minha alegria, não me alegra a aliança desta noite; irrefletida foi por demais, precipitada, súbita, tal qual como o relâmpago que deixa de existir antes que
dizer possamos: Ei-lo! brilhou! Boa noite, meu querido. Que o hálito do estio amadureça este botão de
amor, porque ele possa numa flor transformar-se delicada, quando outra vez nos virmos. Até à vista; boa
noite. Possas ter a mesma calma que neste instante se me apossa da alma.

ROMEU - Vais deixar-me sair mal satisfeito? JULIETA - Que alegria querias esta noite? ROMEU - Trocar contigo o voto fiel de amor.

JULIETA - Antes que mo pedisses, já to dera; mas desejara ter de dá-lo ainda.

ROMEU - Desejas retirá-lo? Com que intuito, querido amor? JULIETA - Porque, mais generosa, de novo to ofertasse. No entretanto, não quero nada, afora o que
possuo. Minha bondade é como o mar: sem fim, e tão funda quanto ele. Posso dar-te sem medida, que
muito mais me sobra: ambos são infinitos. (A ama chama dentro.)
Ouço bulha dentro de casa. Adeus, amor! Adeus! - Ama, vou já! - Sê fiel, doce Montecchio. Espera um
momentinho; volto logo.
(Retira-se da janela.)

ROMEU - Oh! que noite abençoada! Tenho medo, de um sonho, lisonjeiro em demasia para ser
realidade. (Julieta torna a aparecer em cima.) JULIETA - Romeu querido, só três palavrinhas, e boa noite outra vez. Se esse amoroso pendor for sério e
honesto, amanhã cedo me envia uma palavra pelo próprio que eu te mandar: em que lugar e quando
pretendes realizar a cerimônia, que a teus pés deporei minha ventura, para seguir-te pelo mundo todo
como a senhor e esposo.

AMA (dentro) - Senhorita! JULIETA - Já vou! Já vou! - Porém se não for puro teu pensamento, peço-te...

AMA (dentro) - Menina! JULIETA - Já vou! Neste momento! - ... que não sigas com tuas insistências e me deixes entregue à
minha dor. Amanhã cedo te mandarei recado por um próprio.

ROMEU - Por minha alma...

JULIETA - Boa noite vezes mil.
(Retira-se.) ROMEU - Não, má noite, sem tua luz gentil. O amor procura o amor como o estudante que para a escola
corre: num instante. Mas, ao se afastar dele, o amor parece que se transforma em colegial refece. (Faz menção de retirar-se.) (Julieta torna a aparecer em cima.) JULIETA - Psiu! Romeu, psiu! Oh! quem me dera o grito do falcoeiro, porque chamar pudesse esse
nobre gavião! O cativeiro tem voz rouca; não pode falar alto, senão eu forçaria a gruta de Eco, deixando
ainda mais rouca do que a minha sua voz aérea, à força de cem vezes o nome repetir do meu Romeu.

ROMEU - Minha alma é que me chama pelo nome. Que doce som de prata faz a língua dos amantes à
noite, tal qual música langorosa que ouvido atento escuta? JULIETA - Romeu! ROMEU - Minha querida? JULIETA - A que horas, cedo, devo mandar alguém para falar-te? ROMEU - Às nove horas.

JULIETA - Sem falta. Só parece que até lá são vinte anos. Esqueci-me do que tinha a dizer.

ROMEU - Deixa que eu fique parado aqui, até que te recordes.

JULIETA - Esquecê-lo-ia, só para que sempre ficasses ai parado, recordando-me de como adoro tua
companhia.

ROMEU - E eu ficaria, para que esquecesses, deixando de lembrar-me de outra casa que não fosse está
aqui.

JULIETA - É quase dia; desejara que já tivesses ido, não mais longe, porém, do que travessa menina
deixa o meigo passarinho, que das mãos ela solta - tal qual pobre prisioneiro na corda bem torcida - para
logo puxá-lo novamente pelo fio de seda, tão ciumenta e amorosa é de sua liberdade.

ROMEU - Quisera ser teu passarinho.

JULIETA - O mesmo, querido, eu desejara; mas de tanto te acariciar, podia, até, matar-te. Adeus; calca-me a dor com tanto afã, que boa-noite eu diria até amanhã.

ROMEU - Que aos teus olhos o sono baixe e ao peito. Fosse eu o sono e dormisse desse jeito! Vou
procurar meu pai espiritual, para um conselho lhe pedir leal. (Sai.)

 

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No texto teatral, além das falas, há, também, as rubricas, que orientam o modo de agir das personagens.

Elas podem ser de interpretação e de movimento. Retire do texto um exemplo de cada rubrica.

O que é Metáfora?

O que é Comparação?

O que é Prosopopeia ou Personificação?

O que é Gradação?

O que é Hipérbole?

 

Qual a figura de linguagem de cada um dos trechos abaixo?

a.    “Será Julieta o sol daquele oriente?”

b.    “Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma pertença ao corpo”.

c.    “Fala de novo, anjo brilhante, porque és tão glorioso para esta noite, sobre minha fronte, como o emissário alado das alturas ser poderia para os olhos brancos e revirados dos mortais atônitos [...]”.

d.    “... que, para vê-lo, se reviram quando montado passa nas ociosas nuvens e veleja no seio do ar sereno”.

 

“Do amor as lestes asas me fizeram transvoar o muro, pois barreira alguma Conseguirá deter o amor o curso, tentando o amor tudo o que o amor realiza”.

O QUE ESSA IMPRESSÃO SOBRE O AMOR BUSCA PROVOCAR NO LEITOR?

 

No trecho “Em teus olhos há maior perigo do que em vinte punhais de teus parentes”. a hipérbole foi utilizada para:

a.    () Expressar um exagero, pois os olhos não são perigosos.

b.    () Atenuar a imagem dos olhos.

c.    () Atribuir um sentimento aos parentes.

O que fizemos hoje?

- Lemos um trecho de uma peça teatral.

- Relembramos algumas figuras de linguagens: Metáfora, gradação, comparação, prosopopeia e hipérbole.

 

EXERCÍCIOS DE FIGURAS DE LINGUAGEM

1. Qual a figura de linguagem presente na frase “Meu pensamento é um rio subterrâneo.", de Fernando Pessoa?

a) comparação
b) metonímia
c) metáfora
d) eufemismo

2. Indique a opção em que não ocorre paradoxo.

a) Ela vive sonhando acordada.
b) Vivemos numa época de liberdade escrava.
c) Teremos que repetir de novo todos os exercícios.
d) A professora exclamou: “Sábia ignorância!”.

3. Qual a figura de linguagem presente na frase “Vem da sala de linotipos a doce música mecânica.”, de Carlos Drummond de Andrade?

a) comparação
b) sinestesia
c) metáfora
d) eufemismo

4. Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?

a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) eufemismo

5. Qual figura de linguagem está presente nas seguintes frases:
Toda minha vida morei no país do futebol.
Nunca visitei a cidade maravilhosa.

a) anáfora
b) paronomásia
c) perífrase
d) catacrese

6. Indique a expressão em que não ocorre pleonasmo.

a) entrar para dentro
b) adiar para depois
c) liberdade escrava
d) fatos reais
e) encarar de frente
f) certeza absoluta

7. Qual a figura de linguagem usada na expressão identificada no exercício anterior?

a) paradoxo
b) eufemismo
c) hipérbole
d) prosopopeia

8. Identifique em que alínea ocorre silepse de gênero, de número e de pessoa.

a) O casal comprou a passagem e viajaram sem destino.
b) Angra dos Reis é linda! c) Todos decidimos que era hora de mudar.

9. Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo.

a) Eu morri de rir com aquela história.
b) Minha filha mais nova já é mocinha.
c) Você está ficando muito cheinha.
d) Ele veio voando para casa.
e) Já disse isso um milhão de vezes.
f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.

10. Qual é a figura de linguagem que está presente a frase “O silêncio desaprovador dos meus colegas.”, de Camilo Castelo Branco?

a) metáfora
b) hipálage
c) pleonasmo
d) hipérbato

11. Assinale com v (verdadeiro) ou f (falso) as figuras de linguagem identificadas nas frases seguintes.

a) Meus netos respeitam meus cabelos brancos. Metonímia
b) Quem foi o inteligente que cometeu esses erros todos? Ironia
c) Eu vi o sol. Eu vi a lua. Eu vi você. Silepse
d) Fiquei sentada, ouvindo a doce música. Sinestesia
e) Meu filho é teimoso como uma mula. Metáfora

Alunos do 9B/C –Copiem e respondam no seu caderno de português, as questões do texto acima e façam os exercícios de figuras de linguagem.

Tirem fotos e enviem para e-mail ou whatsapp da professora, lembrando que essa atividade referente ao 4ºBimestre (Último), vamos portanto caprichar!!!

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


São Paulo, 02 novembro de 2020.

Atividades da Língua Portuguesa para 9B/C

Data da entrega: 14/11/2020 para e-mail institucional:ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 

Habilidade do Currículo Paulista

Essencial EF67LP07A – Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.

 

Suporte (EF89LP12) – Planejar coletivamente e realização de uma debate sobre tema previamente definido , de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, tendo em vista as condições de produção do debate, motivações para sua realização argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador , espectador entre outras possibilidades de participação, como forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

 

Tema: Gênero debate regrado

Objetivos

- Organizar debate regrado como forma de desenvolver o pensamento crítico;

- Estimular o uso de estratégias argumentativos coerentes e eficazes;

- Estruturar o texto oral.

Acolhida

- E aí, você conseguiu fazer os seus resumos esquemáticos? Foi fácil?

- Sente-se preparado (a) para debater o tema “mudanças climáticas”?

Como se estabelece uma discussão?

Vamos ler mais uma produção do artista CARLOS RUAS:

Mundo avesso de Carlos Ruas

 




 

 

 

Responder

1.    Nos quadrinhos de Ruas, a palavra “discussão” qual conotação?

....................................................................................................................

 

2.    O que significa, na última cena, a personagem vestida com uma armadura?

....................................................................................................................

Como se preparar para um Debate?

- Na aula anterior, vimos que antes de uma debate é necessário que haja uma preparação para ele.

- Estudar o assunto é imprescíndivel, pois é a partir do aprofundamento nas questões relativos a ele que encontraremos os melhores meios de argumentar, ou seja, de defender nosso ponto de vista.

- Já aprendemos que, num debate, os participantes devem manter um comportamento empático, respeitando a hora de fala de cada um e estabelecendo uma escuta ativa.

Como realizar um debate?

- Nesse contexto de ensino remoto, podemos tentar-nos organizar por meio de diversos suportes e plataformas digitais.

- No nosso debate remoto, podemos contar com:

- 5 participantes (2 debatedores, 2 auxiliares e 1 moderador), antes do início do debate, de modo que todos os estudantes deverão estar preparados. E, aos demais, caberá a função de espectador/ouvinte, sendo que todos deverão se comportar de acordo com as regras estabelecidas nesta aula.

Sugestão de Organização

- O professor pode propor a divisão das tarefas, avaliar a melhor forma e designar atividades aos estudantes.

- Definir o tempo de realização de debate.

- Estruturar a sequência do debate: tempo de fala para cada participante/debatedor.

- Organizar as perguntas e definir ordem de apresentação.

Sugestão da Organização

- Definir se os espectadores (ouvintes poderão ou não fazer perguntas após o momento em que os debatedores responderão às perguntas dos espectadores/ouvintes.

- Estabelecer as atribuições do moderador, como controlar o tempo, organizar a ordem da fala, uma vez que este é o responsável pela mediação e pela aplicação das regras previstas para o debate.

Importante salientar que ...

O debate regrado, assim como qualquer outro gênero textual, deverá atender aos critérios linguísticos, semânticos, mesmo que seja uma produção oral. E, como texto argumentativo oral, prevalece o discurso persuasivo, com vistas a convencer os interlocutores sobre a veracidade e consistência dos argumentos que subsidiarão seus posicionamentos. Dessa forma.é essencial que os debatedores estejam com seus discursos planejados, com base numa série de argumentos fundamentados.

Responda:

1.    Você acha que seus resumos esquemáticos podem te ajudar no planejamento do seu discurso para o debate?

....................................................................................................................

2.    Um debatedor despreparado conseguirá convencer seus  expectadores?

....................................................................................................................

 

O papel do debatedor

E, ainda é importantíssimo que os estudantes (debatedores):

- Sejam explícitos quanto às suas ideias (opinião).

- Respeitem a opinião alheia, qualquer que seja.

- Mantenham-se no tema.

- Mantenham-se no campo dos argumentos.

- Não se dirijam aos demais participantes de forma ofensiva e desrespeitosa.

- Não incitem a violência, a intolerância ou o preconceito contra ninguém, sobre nenhum pretexto.

 

Como avaliar o debate?

- Não podemos instituir que há um perdedor e um vencedor, mas podemos dizer que é o que soube convencer e o que não apresentou argumentos capazes de persuadir os espectadores.

- Para tanto, é importante que se construa, coletivamente uma ficha de avaliação com aspectos a serem observados que estejam nítidos.

- Que tal a ficha a seguir?

 

Modelo de ficha de avaliação

Aspectos a serem analisados

- O desempenho do moderador: ele manteve a discussão sob controle, exercendo com competência sua função?

- Os debatedores tiveram oportunidade de falar e souberam ouvir?

- Houve igualdade de condições e respeito às opiniões expostos pelos debatedores durante discussão?

- O tema proposto foi bem apresentado e discutido por todos os debatedores?

- Qual dos debatedores apresentou argumentos mais fundamentados?

- Em relação a minha participação, eu avalio que ….

 

 

O que aprendemos na aula de hoje?

- Refletimos sobre o conceito de “discussão”.

- Discorremos sobre as regras de uma debate.

- Analisamos o gênero debate regrado, sua função social e como podemos criar uma ficha de avaliação para ele.

 

Questão 1

Que figura de linguagem está presente neste diálogo entre mãe e filho:

— Não estou satisfeita com as tuas notas, filho.
— Eu sei, mãe. Não sou bom nessas matérias.

 

 

Questão 2

Indique as alternativas que apresentam a figura de linguagem personificação, também chamada de prosopopeia.

a) as pedras humilham
b) os confetes festejam
c) os diários contam segredos
d) os copos celebram as alegrias
e) a floresta clama por piedade

 

Questão 3

Identifique as figuras de linguagem nas orações abaixo:

a) O Velho Chico ocupa cerca de 8% do território brasileiro.
b) Aquele tum-tum do seu coração aumentava cada vez que se aproximava da pretendente.
c) “Chove chuva, chove sem parar.” (Jorge Ben Jor) d) A mim me enganou só uma vez.
e) Sou um passarinho com desejo de voar.

 

Questão 4

Indique a alternativa correta.

a) Antítese e paradoxo são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias contrárias.
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe.
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras morfológicas e figuras de som.
d) Aliteração é a repetição de sons vocálicos.
e) Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.

 

Questão 5

Quais figuras de sintaxe foram usadas nas orações abaixo?

a) Tudo o que ele disse eu já fiz.
b) Gosto de campo, ele de praia.
c) Na memória, lindas recordações de infância.
d) Fez e refez, leu e releu e deu o trabalho por concluído.
e) Eu quero sair, eu quero passear, eu quero ver gente, eu quero dançar!

 

Questão 6

Qual das orações abaixo apresenta uma perífrase, também chamada de antonomásia?

a) Saia já para fora! b) Foi salvo pelo melhor amigo do homem.
c) “É o pau, é a pedra, é o fim do caminho” (Tom Jobim) d) Escreveu, não leu; o pau comeu.
e) Não aguentava mais aquele buá-buá nos meus ouvidos.

Questão 7

Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.

a) Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro! e) Aquele homem é um burro.

 

 

Questão 8

Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?

1. Convide-o a retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou com a verdade.

 

Questão 9

São exemplos de catacrese:

a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.
b) olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce.
c) pulmão do mundo, cidade maravilhosa, ouro negro.
d) a nuvem chora, a noite celebra, vida cruel.
e) O cavaleiro, muito cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.

 

Questão 10

Qual a figura de linguagem presente na oração abaixo?

“O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio do que eu”. (Rubem Braga).

 

Alunos do 9B/C leiam atentamente atividade referente Gênero Debate Regrado e depois copiem no seu caderno de português, e façam os exercícios sobre Figuras de Linguagem. Tirem fotos da lição e enviem pelo e-mail ou whatsapp da professora.

Não esqueçam de assistir aulas do CMSP, estamos acompanhando e interagindo com vocês.




















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Data da entrega: 09/10/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.brou whatsapp-11-98766.3065

 Habilidade do Currículo Paulista

EF69LP07B – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

Objetivos:

- Ler e realizar análise textual de um texto de opinião;

- Conhecer os tipos de argumento;

- Entender o que são vozes argumentativas;

- Escrever artigo de opinião.

 TEMA: TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

ATIVIDADE 5 – PRODUÇÃO ESCRITA DE UM TEXTO DE OPINIÃO

O texto de opinião discorre a respeito de um determinado assunto, em que se apresenta uma estrutura básica, por exemplo, a introdução, os exemplos, o desenvolvimento e a conclusão.

Após a leitura colaborativa do texto a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o texto de opinião. É importante observar como se definem:

- A estruturação do texto;

- A apresentação do tema a ser defendido com opiniões;

- A forma como os argumentos foram desenvolvidos;

- A finalização do texto.

TEXTO: OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA ESCOLAR DOS BRASILEIROS

A pandemia de coronavírus que assolou o mundo em 2020 deixará, por muitas décadas, marcas indeléveis no sistema educacional do Brasil. Apesar de já existir algum debate sobre esses impactos na vida escolar dos jovens brasileiros, essa discussão ainda está na superfície.

Alguns estados da União, separadamente, adotaram medidas paliativas visando memorizar o prejuízo de aprendizado que certamente vai atingir o grande contingente de estudantes de todo o país. O estado de São Paulo, já no princípio do isolamento social, organizou uma ferramenta virtual a fim de atender tantos alunos quanto professores em suas demandas de ensino aprendizagem.

O centro de mídias da educação de São Paulo (CMSP) chega até a casa dos alunos e professores, sem necessidade de internet, com aulas e formações de todas as áreas e disciplinas constantes no Currículo Paulista.

É verdade que esse aparato vem de longe substitui o “calor” das aulas presenciais e tão necessária afetividade apregoada por Henry Wallon, mas pior seria pior se não existisse. Há estados onde os alunos precisaram se deslocar temporariamente até a escola para buscar material físico, visto que não se organizaram políticas que viabilizassem qualquer recurso à distância, virtual e on-line.

Nos rincões do Brasil, as crianças simplesmente ficaram sem estudar, das as impossíveis distâncias para chegarem até lá os recursos do ensino, considerando-se o momento de reclusão, quando a ordem primeira era não sair de casa.

O futuro há de cobrar do Brasil a falta de importância dada a essa questão, principalmente, porque estamos em face de 2 milhões de professores afastados de suas aulas, tentando atender seus alunos remotamente; mais de 5 milhões de alunos que até aquele momento só viam a tecnologia como meio de diversão há ainda 180 mil escolas fechadas, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Assim temos uma máquina educacional de proporções gigantescas que não conseguiu cumprir aquilo a que se propôs presencialmente, quadro agravado diante da pandemia.

Não há como esperar mais para se colocar na mesa de discussões os prejuízos de aprendizado que foram absorvidos por essa massa de crianças e jovens neste fatídico ano de 2020. Isso precisa ter feito agora ou a conta se tornará impagável para este país, que há muito tempo está em débito com a educação.

Texto elaborado especialmente para este material por Rosimeire França de A.R. Pereira.

ANÁLISE TEXTUAL

1.    Qual o gênero do texto que você acabou de ler ?

 

2.    O título do texto auxiliou em seu entendimento?

 

3.    Em sua opinião, a criação do Centro de Mídias de São Paulo trouxe quais vantagens para os estudantes das escolas públicas estaduais?

 

A estrutura do Artigo de Opinião

O texto de Opinião acima seguiu a seguinte estrutura

Tese

Os prejuízos da pandemia na educação brasileira/ Não há boas discussões sobre essa questão.

 

Argumento (s)

Apresentação de estados que analisaram ações para atender os estudantes e outros que não deram conta ou a devida importância para isso. Alguns estados da União adotaram medidas paliativas.

 

Finalização

Propõe a urgente necessidade de discutir e buscar soluções para atender e reparar danos causados pela pandemia à educação do Brasil.

Relembrando ....

Argumento é aquilo que atesta a veracidade de algo, prova, indício.

Responda: Qual o argumento você me daria para atestar a veracidade da importância da criação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo?

......................................................................................................................................................

TIPOS DE ARGUMENTO

De autoridade: valida a tese defendida pela credibilidade atribuída à palavra de uma autoridade ou de uma especialista no assunto abordado.

De exemplificação: o argumentador recorre a exemplos para amparar sua tese.

De evidência: reforça a tese apresentando dados comprovados.

Argumento por causa e consequência: o argumentador apresenta a causa e a uma consequência de sua tese.

Argumento de autoridade – “Equidade é equiparar a escola pública à particular e não oferecer cotas”.

Argumento por enumeração: apresenta vários fatores que sustentam a tese defendida.

Argumento por comparação: pretende convencer com base em fatores de semelhança ou analogia evidenciados nas apresentações utilizadas.

Argumento de princípio: a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (ética, lógica, científica, etc.) aceita como verdadeira e de validade universal.

AS VOZES ARGUMENTATIVAS

Partimos do princípio de que todo o texto é permeado por inúmeras vozes. Estamos constantemente respondendo a essas vozes presentes nos enunciados discursivos. O artigo lido é composto por diferentes vozes que oportunizam a construção do posicionamento do leitor em relação à questão polêmica apresentada.

RESPONDA:

1)    Identifique nos trechos indicados vozes favoráveis e contrárias à posição do autor exposta na tese do texto.

Escreva entre parênteses (F) para favorável e (C) para contrária.

 

a)    (  ) O estado de São Paulo, já no princípio do isolamento social, organizou uma plataforma a fim de atender tanto alunos quanto professores em suas demandas de ensino-aprendizagem.

b)    () Nos rincões do Brasil, às crianças simplesmente ficaram sem estudar, das as impossíveis distâncias para chegarem até lá os recursos de ensino. [....]

c)    () O futuro há de cobrar do Brasil a falta de importância dada a essa questão.

d)    () Alguns estados da União, separadamente, adotaram medidas paliativas visando memorizar o prejuízo de aprendizado que certamente vai atingir o grande contingente de estudantes em todo o país.

 

2)    O artigo estudado aponta os impactos da pandemia, ocorrida em 2020, e aborda os problemas na educação do país no passado, no presente e no futuro. Escreva diante de cada frase o tempo referido:

a)    Assim, temos uma máquina educacional de proporções gigantescas, que não conseguiu cumprir aquilo a que se propôs presencialmente, quando agravado diante da pandemia.

b)    [...] este país, que já há muito tempo está em débito com a educação.

c)    O futuro há de cobrar do Brasil a falta de importância dada a essa questão [...]

 SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Produza um artigo de opinião com base no tema:

A importância do CMSP para o estudante da rede pública estadual de São Paulo.

Estude os tipos de argumento e estruture seu texto de forma a apresentar sua tese, selecionando os argumentos necessários que comprovem a veracidade das suas opiniões críticas. Capriche na finalização.

Alunos do 9B/C respondam as questões e procure produzir um artigo de opinião de acordo com o tema acima. Envie pelo e-mail ou whatsapp e não esqueçam de colocar nome, número e turma.

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)
Prazo da entrega: 18/09/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 Habilidade do Curriculo Paulista

EF89LP37 – Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironiaa, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos diferentes gêneros.

Objetivos:

- Aprofundar os estudos de algumas figuras de linguagem;

- Identificar figuras de linguagem em textos orais em que se predomina a função poética;

- Conhecer o Slam enquanto manifestação artístico e cultural.

Vocês se lembram o que é sentido figurado?

Se sim, crie uma frase em sentido figurado com a palavra CHUVA:

......................................................................................................................................................................

ESTUDO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM

Vamos estudar um grupo de seis figuras de linguagem que costumam ser mais relevantes, pois aparecem com maior frequência nos textos. Eventualmente, falaremos de outras, a fim de dirimirmos as possíveis “confusões” que fazemos entre uma e outra.

1.    METÁFORA

 Ocorre toda vez, m que há o emprego de alguma palavra ou expressão em lugar de outra, estabelecendo entre elas uma relação de semelhança, uma comparação implícita.

“Meu pensamento é um rio subterrâneo”  ( Fernando Pessoa ).

- Pode ser confundida com a comparação, mas esta apresenta palavras e expressões comparativos que não estão explícitos na metáfora.

“ O tempo é como um rio, você nunca poderá tocar na mesma àgua duas vezes.”

 2.    METONÍMIA

Ocorre sempre que há uma troca entre palavra e expressões que apresentam relação de contiguidade, isto é , uma proximidade de sentidos. Quando se troca a parte pelo todo também podemos chama-las de SINOPSE.

“ O bonde passa cheios de pernas: pernas brancas pretas amarelas.” (Carlos Drummond de Andrade) – Poema de sete faces

RESPONDER:

Em qual das orações abaixo temos a presença de uma Metonímia?

1.    Eu sempre fico acuada quando leio Machado.

2.    Capitu e seus olhos de ressaca encheram aquela narrativa de mistério.

 3.    ANTÍTESE

 Ocorre quando há emprego de palavras que apresentam sentidos opostos. Muitas vezes, as ideias contrárias contidas nos jogos dessas palavras se aproximam para reforçar e dar significado mais marcante ao texto.

“ Última flor de Lácio, inculta e bela, és , a um tempo, esplendor e sepultura.”

(Olavo Bilac – “Língua Portuguesa)

O Paradoxo é um tipo particular e antítese, pois é marcado pelo uso das palavras num jogo de contradição: “ O que não tenho e desejo é que melhor me enriquece”. (Manuel Bandeira – Testamento)

 4.    HIPÉRBOLE

Consiste no uso de um termo ou expressão por meio de exagero, a fim de enfatizar o sentido daquilo a qu se refere.

“ Os homens não melhoram

e matam-se como percevejos

os percevejos heroicos renascem.

Inabitábel, o mundo é cada vez mais habitado

E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.”

( Carlos Drummond de Andrade – “O sobrevivente” )

 Identifique as figuras de linguagem no trecho:

“ O correr da vida embrulha tudo;  vida é assim: esquenta esfria, aperta e daí afrouxa , sossega e depois desinquieta.”               (Guimarães Rosa )

.................................................................................................................................................

5.    EUFEMISMO

Ocorre quando escolhemos, por se tratar de um fato constrangedor, desagradável ou doloroso, utilizar palavras ou expressões suaves, delicadas ou amenas.

“A Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro

Em que descansavas dessa longa vida,

Aqui venho e virei, pobre querida,

Trazer-te o coração do companheiro.”

( Machado de Assis, 1906 ).

 

6.    IRONIA

Ocorre quando as palavras ou expressões são utilizadas intencionalmente dentro de um contexto que signifique exatamente o contrário de que realmente dizem em seu sentido literal. A Ironia frequentemente é um recurso que denota crítica, sátira e confere um teor depreciativo  àquilo a que o contexto se refere.

“ Moça linda bem tratada,

Três séculos de família,

Burra como uma porta: um amor!”

(Mário de Andrade – “Lira Paulistana”)

Seu desafio é:

Dar um Eufemismo que complete a oração :

“Ela não mentiu pra mim, só .........................................................

b) Ser irônico neste contexto :

“ Você canta tão bem que ...............................................................

 

Você conhece SLAM DE POESIA?

POETRY SLAM( traduzido do inglês, “batida de poesia” é uma competição em que os poretas leem ou recitam um trabalho original ( ou, mais raramente, de outros ). Essas performances são em seguida, julgadas por membros relacionados da plateia ou então por uma comissão de jurados.

O Slam de poesia trabalha com os textos literários o tempo inteiro, portanto a função poética da linguagem é acionada. Ela é quem c os efeitos sinestésicos (como sons e ritmos, trabalho corporal e usos das figuras de linguagem) e o prazer estético ( pois envolve sentimentos e emoções) aos seus apreciadores, que percebem o poder das palavras, já que ela centra toda a atenção no texto.

NANY DIAS

 Moradora de Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, é modelo, atriz, poeta, pintora surrealista e muito mais. Entre iversos talentos, ela se destaca pelas suas poesias marcantes e sua atuação nos palcos, que proporcionam momentos de profunda Epifania. Sua atuação é supreendente e arrepiante. Cada palavra é pensada para que soe em perfeita harmonia fonética. Algumas poesias já famosas são “Flamincos fúteis” e “Conto”.O surrealismo encontra-e presente não apenas em suas poesias, mas também em seus contos poéticos. Ganhadora do Troféu Arte em Movimento 2020", é u”a das artistas o ano.

instagram@nanydias1

SLAM E BATALHA DE RIMAS

A seguir, confir algumas imagens do Slam e da batalha de rimas que acontece toda sexta-feira na zona leste de São Paulo chamada Batalha da Teles.

O que aprendemos hoje?

- Revisamos seis figuras de linguagem: metáfora, metonímia,hipérbole,ironia,antítese e eufemismo.

- Aprendemos sobre a força das palavras dentro do texto cuja linguagem está centrada na função poética.

- Conhecemos o Slam de poesia e a batalha de rimas que existem enquanto Manifestação Cultural em vários centros culturais da periferia.

 

ATENÇÃO ALUNOS DO 9ºB/C, copiem as atividades no seu caderno de português, respondam as questões, baseados nas aulas do CMSP e utilizar o Caderno do Aluno como referência.Tirem fotos e envie pelo whatsapp ou email.

Link da aula https://www.youtube.com/watch?v=rw37jURx8Mw

Colocar nome, número, turma e data.

#EuNoCMSP












































São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)
Data da entrega: 11/09/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065

 Tema: Gênero textual apólogo.

 Habilidade do Currículo Paulista

EF89LP32 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticos, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeo-minuto, vidding, entre outros.

 Objetivos:

- Analisar a obra “Um apólogo”, de Machado de Assis;

- Reconhecer características do gênero apólogo;

- Estudar os elementos da narrativa: foco narrativo e personagens;

- Revisar figuras de linguagens.

 Na aula da semana anterior no Cmsp, realizamos a leitura e a análise do texto “ Umapólogo”de Machado de Assis.

Antes de seguir para o próximo assunto, responda:

1. Quais as características de um Apólogo?

.............................................................................

2. Pelo que você conheceu de Machado de Assis até agora, suas obras têm o poder de nos transmitir algum tipo de ensinamento? Qual?

................................................................................

3. Qual tempo verbal é predominante no texto?

.................................................................................

 Releia outro excerto da obra

“ Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência , murmurou à pobre agulha:

- Anda, aprende, tola. Cansas-te abrir caminho pra ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Contei essa história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: - Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”

 

1. Qual é o tempo verbal predominante na fala das personagens?

...............................................................................

2. Você consegue mencionar quais são as personagens dessa narrativa?

................................................................................

3. Sublinhe os trechos que marcam a voz do narrador.

4. Indique A (para Agulha), L ( para Linha), AL ( para Alfinete), antes dos travessões, para determinar as vozes das personagens.

 FIGURAS DE LINGUAGEM: PERSONIFICAÇÃO

Está na categoria das Figuras de Pensamento, também chamada de Prosopopéia, essa figura de linguagem é aquela que atribui a seres irracionais e a objetos inanimados qualidades, ações e sentimentos de seres humanos.

 

1.    Em qual das alternativas abaixo não há Personificação?

a) A agulha afrontou a linha com suas indagações.

b) A cabeça do alfinete está na caixa de costura e é lilás.

c) A agulha se achava mais importante por ser ela quem ia a frente, furando o pano.

 FIGURAS DE LINGUAGEM: IRONIA

 A Ironia também está na categoria das figuras de pensamento. Está é a famosa figura utilizada quando, a partir de um determinado contexto, utilizamos intencionalmente palavras ou expressões que devem ser atendidas no sentido oposto ao que aparece no texto.

 Identifique a Ironia no trecho abaixo:

“- Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados....

- Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você , que vem atrás, obedecendo ao qual eu faço e mando...

- Também os batedores vão adiante do imperador

- Você é imperador”?

 O QUE FIZEMOS ESTA SEMANA?

- Analisamos trechos da obra “Um apólogo”, de Machado de Assis, para estudar o tempo verbal presente nas narrativas e o foco narrativo.

- Reconhecemos as características do gênero Apólogo.

- Realizamos o estudo das personagens do texto.

- Revisamos as figuras de linguagem “personificação” e “ironia” a partir do texto lido.

 ATENÇÃO: Aluno do 9B/C copiem as atividades no seu caderno e respondam as questões, baseados no Caderno do Aluno Vol. 3 -9ºEF.Tirem fotos  enviem no email ou whatsapp.Vou passar o link da aula referente a essa atividade:


Não esqueçam de colocar nome completo, número e turma.

#EuNoCMSP.

Fiquem em casa!!!

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR -  LÍNGUA PORTUGUESA e PROJETO DE VIDA

ENVIAR A RESPOSTA EMAIL

Projeto de vida: professoratilcia@gmail.com

Língua Portuguesa 8º A, B, C, D: professorare.oliveira@gmail.com

Língua Portuguesa 8º E ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 98291-6687 (TILCIA) - 98766.3065 (EURICA)

FAÇAM OS EXERCÍCIOS NO CADERNO e enviem., colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto do email:Atividade INTERDICIPLINAR das disciplinas de Português (Renata- 8 A, B, C, D), (Eurica- 8 E) e Projeto de vida(Tilcia- 8 A, B, C, D, E)

TURMA- TODOS OS 8 ANOS

DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020

3 BIMESTRE

Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo

EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais ( ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização. Estilo etc.) em funcionamento em um texto.

 Objetivos:

- Ler e interpretar o gênero textual;

- Compreender os morfemas: prefixos e sufixos com seus significados.

Na aula anterior do CMSP do dia 7/8

MORFEMAS: PREFIXO E SUFIXO

Morfemas são unidades mínimas com significado que auxiliam na composição de palavras na língua portuguesa.

Radical é o morfema base, na qual consta o significado principal da palavra.

 Não tá faltando amor

Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta

Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar

Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar

E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca

(Kell Smith)

ATIVIDADE

1- DEPOIS DE OUVIR, LER E INTERPRETARA MUSICA RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:

A) Comente Que mensagem a música transmite?

B) Explique os versos destacados na música: 

C)  Retire do texto duas palavras com sufixos. Quais são elas?

D) No texto você encontrou alguma palavra com prefixo? Qual?: 

E) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática? 

F) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê? 

G) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la? 

H) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique: 

I) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela

J) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas: 


São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)
Atividades da Língua Portuguesa para 9B/C

Data da entegra: 21/08/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.brou whatsapp-11-98766.3065

Habilidades: EF89LP33B– Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.

Objetivos:

- Estudar a função apelativa da linguagem;

- Estabelecer estratégias de leitura para textos publicitários;

- Analisar uma campanha publicitária.

Tema: Gênero Campanha Publicitária

 Você costuma adquirir um produto influenciado pela publicidade que é feita dele?

Funções da linguagem

São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Apresentam 6 elementos básicos.

1 – Emissor: quem fala.

2 – Receptor ou destinatário: com quem se fala.

3 – Mensagem: o que se fala.

4 -  Referente ou contexto: assunto da mensagem.

5 – Canal ou contato: veículo da mensagem.

6 – Código: sistema de linguagem.

 A FUNÇÃO APELATIVA DA LINGUAGEM

Nesta função ( que também pode ser chamada de função conativa ) temos a combinação das linguagens verbais na formação da mensagem, visando  captar a atenção do leitor, isto é, centrada no receptor.

São exemplos de gêneros textuais com a função apelativa : propagandas, publicados, discursos políticos ou de autoridade, textos  de horóscopo e autoajuda, receitas, manuais.

Você quer que comprem este produto. Escreva uma mensagem bem apelativa  que convenceria o receptor da mensagem a compra-lo . Não se esqueça de dar um bom nome a esse produto:

Texto 1

Sobre o texto

O texto que temos não é um anúncio, mas uma campanha publicitária. Em uma campanha, busca-se conscientizar, educar, provocar uma reflexão acerca de um problema da sociedade.

1)    Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?

.........................................................................................................

2)    Para que essa campanha publicitária foi desenvolvida?

.....................................................................................................................................................

 

Características encontradas no texto

Quais características podemos encontrar nesse texto?

1 – Assunto: o problema  a ser tratado na campanha.

2 -  Objetivo: meta a ser alcançado para que ocorra a resolução do problema apresentado.

3 – Combinação de linguagem verbal e não verbal: imagem e texto se relacionam e garantem pleno entendimento da mensagem.

4 – Verbo no imperativo: responsável pela linguagem persuasiva, que atua no convencimento do receptor.

5 – Público-alvo: indivíduos a quem se destina a mensagem .

6 – Local de circulação: veículo midiático da campanha.

7 – Slogan: frase curta e objetiva, de fácil a memorização.

RESPONDA NO CADERNO

1)    Qual  é o verbo no imperativo que quer nos convencer a tomar uma atitude?

......................................................................................................................................................

2)    Qual o público-alvo dessa campanha publicitária?

......................................................................................................................................................

3)    Qual das orações  corresponde ao slogan da campanha?

........................................................................................................................................

4)    Qual o elemento não-verbal nos indica onde realizar a denúncia?

..............................................................................................................................................

5)    Se a cor utilizada como plano de fundo fosse azul, você acha que a mensagem causaria a mesma impressão?

ANALISE ESTE OUTRO TEXTO – TEXTO 2

A intenção dessa campanha é a mesma da campanha anterior? Por quê?

....................................................................................................................................

Qual dos elementos abaixo nos comprova que a intenção é diferente?

a)    Os elementos não verbais, com a ilustração das mulheres e a cor do plano de fundo.

b)    O elemento verbal que é o slogan utilizado de forma emblemática.

 

O QUE APRENDEMOS HOJE?

 

- A campanha publicitária  não pretende vender um produto. Ela quer conscientizar seu público-alvo e convencê-lo a buscar resolução de um problema.

 

- A escolha dos elementos não verbais é fundamental para a interpretação do texto.

- O slogan é a peça fundamental para o convencimento e a persuasão  do receptor.

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

Agora você aprendeu o que é uma Campanha Publicitária, crie uma com o tema: MÁSCARA DE PROTEÇÃO FACIAL

Lembre-se de que ela deve conter Slogan, elementos não-verbais e verbos no imperativo obrigatoriamente. Use a sua criatividade!!

 

ALUNOS DO 9B/C, COPIE AS ATIVIDADES E RESPONDAM AS QUESTÕES, NO SEU CADERNO, TIRE FOTOS E ENVIE PARA EMAIL OU WHATSAPP.

ASSISTAM AULAS PELO CMSP, YOU TUBE OU FACEBOOK.

# eu no CMSP

NÃO ESQUEÇAM DA TAREFA PROPOSTA ACIMA.

ATENÇÃO NÃ ESQUEÇAM DE RETIRAR OS MATERIAIS DO 3º BIMESTRE, QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NA ESCOLA, INCLUSIVE O AAP PARA RESPONDEREM ANTES DO DIA 14/08.

 

São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


São Paulo, 20 de julho de 2020
Atividades de Língua Portuguesa para 9B/C
Data da entrega: 24/07/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatapp 11-98766.3065

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
EF69LP56 – Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação  de produção.
Objetivos:
-Estabelecer estratégias de leitura para textos publicitários;
-Diferenciar orações coordenadas das subordinadas;
-Analisar períodos entro de um texto.

Tema: Períodos Compostos
Complete a frase:
Estou assistindo às aulas do cmsp que ...............................................................................................................................
Na aula anterior.....
Iniciamos a Situação de Aprendizagem que envolve a leitura do Anúncio Publicitário abaixo

ABRAM ALAS!
O ALADO CHEGOU.                           “ VOIAQUI “.....VOILÁ!




Caderno do Aluno – volume 2 – Versão Estendida
- Agora leia e observe os detalhes de produção escrita a seguir...
“Abram caminho para a mais nova tecnologia do momento o tênis alado! Com ele é possível correr com a sensação de voar de um lado para outro. Para que isso aconteça, basta calça-los  e correr.....correr......Ao atingir cinco minutos de treino, a energia acumulada no solado é ativada pelos primeiros impactos do produto com o solo. Depois? Você mal sentirá as pisadas e alcançará seus objetivos em menor tempo . Não fique de fora dessa e venha fazer um teste drive!
RESPONDA
Essa parte pode ser considerada um complemento capaz de tornar o produto ilustrado mais convincente?
Coloque sua resposta, completando uma das opções abaixo
a)    Embora o produto ilustrado e o texto explicativo que o acompanha sejam complementares, eles não convencem, pois .............................................
b)    O texto explicativo que complementa o produto ilustrado apresenta dados capazes de explicitar a qualidade tecnológica do novo tênis, pois ....................................................

Para responder à questão anterior, você foi direcionado à escolher e a completar uma das opções. Agora analise:
a)    As explicações iniciadas pela conjunção “pois” em “a” e “b” não podem ser as mesmas, porque ............................................................................................................................
b)    As orações “ que o acompanha” e “que complementa o produto ilustrado se referem ao trecho  texto explicativo. São iniciadas pelo pronome relativo  “que” e exemplos de orações subordinadas adjetivas restritivas, ou seja, restrimge-se, limitam-se, ligam-se e prendem-se somente à expressão “texto explicativo”.
COMO UNIR OS DOIS PERIODOS ABAIXO EM APENAS UM?
1.    [ O texto explicativo complementa o produto ilustrado].
2.    [ O texto explicativo apresenta dados capazes de explicitar a qualidade tecnológica do novo tênis].
Caderno do Aluno – volume 2 – versão estendida
Uma das opções é justamente inserir o pronome que , conforme já visto:
O texto explicativo que complementa o produto ilustrado apresenta dados capazes de explicitar a qualidade tecnológica do novo tênis.
VAMOS TREINAR UM POUCO?
Uma os dois períodos abaixo utilizando o pronome que :
1.    Os alunos foram convocados.
2.    Os alunos se apresentaram ontem.
....................................................................................................................

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS: QUAL A DIFERENÇA?

- Vamos entender, analisando os seus prefixos  CO E SUB
- Ambos tem origem no latim.
CO – significa contiguidade, companhia;
SUB – significa movimento de baixo para cima, inferioridade.

COM ISSO PODE SER APLICADO NOS PERÍODOS QUE ESTAMOS ESTUDANDO?
QUAL A DIFERENÇA?

- PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO:

Uma oração faz companhia à outra e têm uma estrutura sintática completa.

- PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO:

Uma oração depende da outra para completar seu sentido.

Como isso funciona em uma produção textual ?

Abram caminho para a mais nova tecnologia do momento : o tênis alado! Com ele é possível correr com a sensação de voar de um lado para outro. Para que isso aconteça, basta calça-los e correr....correr.....(1) Ao atingir cinco minutos de treino, a energia acumulada  no solado é ativada pelos primeiros impactos do produto com o solo. Depois?
Você mal sentirá as pisadas e alcançará seus objetivos em menor tempo .
( 2 ) Não fique de fora dessa e venha fazer um teste drive!

VEJA

- Em ( 1 ), temos um exemplo de “período composto por subordinação”. As orações estão entrelaçadas, precisam umas das outras para que o sentido não se perca, podendo necessitar, inclusive, de outros trechos do texto:
- Para que isso aconteça, basta calça-los e correr.... correr......, ou seja, basta calçar o tênis alado, à fim de experimentar a sensação de voar de um lado para o outro.
- Os termos ( locuções conjuntivas ) para que/a fim de expressam uma finalidade.
- Em ( 2 ) temos um exemplo de período composto por coordenação, em que as orações possuem uma estrutura independente uma da outra.
- Você mal sentirá as pisadas e [ você ] terá a impressão de levitar pelo chão.

A conjunção e une, soma duas orações.

INDIQUE QUAL É O PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO.

1-    “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá “. ( Gonçalves Dias )
2-    “ Duvide-se, divirja-se, objete-se. ( Guimarães Rosa )


ALUNOS DO 9B/C  PROCUREM RESPONDER ESSAS QUESTÕES ACIMA, UTILIZANDO CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 – VERSÃO ESTENDIDA.
COPIE NO CADERNO E ENVIE PARA EMAIL ACIMA OU WHATSAPP.
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São Paulo,06 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


São Paulo, 06 de julho de 2020
Atividades de Língua Portuguesa para 9B/C
Prazo da entrega: 17/07/2020 para e.mail institucional ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp 11-98766.3065

Tema: Gêneros Digitais
HabilidadesEF89LP33B Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
Objetivos:
- Identificar e analisar as características da linguagem dos diferentes gênero digitais em função de seu público, alvo e do ambiente em que está inserido;
- Perceber ação de escrita à partir de experiências gráficas, semânticas e/ou sonoras.

VOCÊ SABE O QUE REPRESENTA ESTES SÍMBOLOS?





Iniciamos, o estudo de Gêneros Digitais à partir da Situação da Aprendizagem 1, do Caderno do Aluno- Volume 2, e com isso vimos
- Que alguns destes gêneros utilizam a linguagem visual ( Não Verbal ) e a Oralidade.
- Que os textos digitais desenvolvidos à partir da linguagem escrita adequam-se ao ambiente virtual em que estão inseridos e devem ser produzidos com determinada etiqueta digital.
Pág 21 Caderno do Aluno Volume 2 Parte I –Atividade 2- Os símbolos e caracteres a serviço da Comunicação.
1-    Observe
: ; (  )

a)    Os caracteres acima possuem significado para você? Quais?
b)    Onde estes sinais são utilizados e para que servem?

2-    Observe novamente

:)       ;)       :(


a)    O que mudou em relação ao exemplo do Exercício 1, uma vez que os sinais são os mesmos?
b)    Qual é o significado de cada um destes sinais, onde podem ser usados e para quê?

EMOTICONS DE CARACTERES DE TEXTO:

Alguns sinais de pontuação ou caracteres, quando usados juntos, podem formar expressões faciais  até corporais. Todos eles são recursos de linguagem e estão à serviço da comunicação.

O :)   ANJO          = p :  MOSTRANDO A LINGUA

De onde surgiram esses tipos de emoticons?

Quando os primeiros computadores foram lançados, e com eles os primeiros canais de comunicação pela internet, como chats ou mensageiros, os sinais de pontuação e os caracteres especiais eram os únicos recursos para transmitir sentimentos e sensações.

Ver Caderno do Aluno – Volume 2 – Pág. 21

EMOTICONS = EMOÇÃO + ICONE
Décadas depois, estes sinais evoluíram e se tornaram o que se conhece hoje como emoticon. Eles podem substituir o texto escrito  em alguns contextos, cumprindo com mais dinamismo e rapidez a comunicação.
O : )          = p :

Pág. 22
3) Desenhe o emoticon gráfico correspondente a cada sentimento ou sensação:
Bravo      > : (
Feliz        : )
Triste      : (
Desconfiado  : /
Com dúvida  : - e
Risada    x D
Com vergonha  : - C
Assustado   : O
Com frio    : * [
Com calor  ‘  : [
Com nojo    : - 6
Chorando   : ‘ C

4) Associe corretamente os emoticons de texto
d : - )         (  )    usando gravata
[ : - )           (  )     usando óculos
: - ) X          (  )     usando fones de ouvidos
B - )             (  )      usando aparelho dentário
: - ( # )          (  )      usando boné

CONCRETISMO
Movimento artístico que surgiu no Brasil na década 1950.
- Nesta nova forma de se manifestar artisticamente por meio das palavras, substitui-se a sintaxe normal de um texto pela organização visual e semântica que as palavras e os sinais de pontuação carregam em sua forma.
- Não há diferença entre forma e conteúdo.
Exemplo de Poema Concreto
Movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950.
Que voz é essa
que não
sai
ai
Melanie Grun
A Poesia Visual
É o uso da palavra objeto. Leia o poema abaixo:
Ssseusssantosssujeitosssujossssoasssoasssacrificadamentesssuasssonoridadesssubmersasssobsssentidosssucumbidosss,sssucumbidosss,sssendossseusssentimentosssomentesssuasssolitariasssinasssemsssalvação
Cedida por Ana Silveira
O poema quis dizer:
“Seu santo sujeito sujo soa sacrificadamente sua sonoridade submersa sob sentidos sucumbidos, sendo seus sentimentos somente sua solitária sina sem salvação”.
1 ) Qual sentido podemos atribuir à repetição da letra S nesse poema?
...........................................................................................................................................
Pesquise poemas do Arnaldo Antunes
Poesia Visual
Leia este poema concreto

 
SISTEMATIZANDO
O aprendemos na aula de hoje?
- Que os caracteres são aliados dos gêneros digitais na comunicação, uma vez que podem ser combinados de maneira criativa usados para substituir palavras , expressões e até frases inteiras.
- A ideia de produzir sentido a partir de forma dos caracteres é originária de uma vertente artística chamada Concretismo.
- Você pode criar um poema concreto a partir dos emoticons de caracteres especiais que estudamos ou organizando visualmente um símbolo, palavra e/ou expressão de acordo com o que você aprendeu sobre Poesia Virtual.
ALUNOS DO 9B/C COPIEM E RESPONDAM NO SEU CADERNO, USE A CANETA ESCREVA COM LETRAS LEGÍVEIS, PARA FINS DE AVALIAÇÃO.
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São Paulo, 22 de junho de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)





São Paulo, 18 de maio de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)
Atividades de Português para 9B/C
Data da entrega: 22/05/2020 pelo e.mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou pelo whatsapp 11-98766.3065

Habilidades EF89LP03 – Analisar textos de opinião ( artigos de opinião, editoriais, carta de leitores, comentários, posts de blog e de redes socais, charges, memes, gifts etc ) e posicionar-se de forma crítico e respeitosa frente aos fatos.

“ARTIGO DE OPINIÃO”
CHEGA DE VIOLÊNCIA!

Aluna Débora de Sousa Magalhães
Professor Maurício Araújo

 A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente.  A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países.  61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.
            Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas.
            Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na conseqüência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.
            Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.
            Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso.  Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.

Magalhães, Débora de Sousa, Setembro de 2016 / 

1ª) Qual o tema do artigo de opinião?
_______________________________________________________________

2ª) Localize no 1º parágrafo a tese defendida pela autora.
______________________________________________________________

3ª) Que fatos desencadearam a discussão sobre a violência contra as mulheres?
 _______________________________________________________________

4ª) Localize no texto

a) uma opinião:

b) um fato:
_______________________________________________________________

5ª) A aluna Débora enumerou fatos que contribuem para discussões entre casais. Escreva-os abaixo.

 6ª) No trecho: “Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços.” A conjunção mas, que introduz a segunda oração, estabelece ideia de

a) explicação.
b) conclusão.
c) adição.
d) oposição.


7ª) Qual a proposta de solução apresentada pelo texto para resolver o problema?


QUESTIONÁRIO
1 – Artigo de Opinião faz parte do Campo Midiático?
2 – O que é Charge?
3 – Explique o que é Carta do Leitor?
4 – Como sabemos que uma notícia é Fake?

Como elaborar um bom Artigo de Opinião?
- Leia vários pontos de vista, eles podem te ajudar a construir um raciocínio.
- Ao escrever, pense também em quem vai ler seu texto. O público alvo.
- Escreva bem seus argumentos que selecionou e então desenvolva-os.
- Pense num enunciado que deixe claro o assunto trabalhado.
- Só a prática leva a perfeição!
- Pense na melhor forma de concluir seu texto: retome o que foi exposto, conforme a ideia principal ou faça uma citação.
- O título é muito importante deve conter: - Introdução, Desenvolvimento e Finalização.

Pesquisar: Charge, memes, podcast, blogs e outras redes sociais.

















São Paulo, 24 de abril de 2020
Atividades de Português para 9B/C
Professora: Eurica Kanashiro
Entrega das atividades dia 02/05/2020
      
Leia atentamente a notícia a seguir:

NOVA DROGA

Anvisa aprova medicamento contra o câncer de pulmão e de pele
    Para a circulação do remédio, ainda falta a definição do valor do remédio, processo que dura aproximadamente três meses.
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), a droga Opdivo, da farmacêutica Brisol, o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).
    Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença. Estudos demonstram que esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida e tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.
    A provação do Opdivo é importante porque, entre os cânceres, o de pulmão é o que mais mata no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgirão 28.220 casos da doença no Brasil em 2016.
    Para a circulação do medicamento falta apenas definir o preço, que é determinado pela Anvisa e deve demorar cerca de três meses.
    Nos EUA, cada aplicação custa cerca de US$ 15 mil (R$ 55 mil). No Brasil, esse custo costuma decair em aproximadamente 40%. 
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) persuadir
b) alertar
c) informar
d) divulgar

 Questão 2 – Identifique a finalidade do emprego dos dois-pontos no trecho a seguir:
“… o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).”

Questão 3 – Assinale a alternativa em que o termo sublinhado por ser substituído pelo termo entre colchetes, sem interferência de sentido:
a) “… que é determinado pela Anvisa …”. [sugerido]
b) “… esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida …”. [substancialmente]
c) “… tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.” [em consonância]
d) “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)…”. [dados]

Questão 4 – A mesma razão gramatical justifica o acento na seguinte dupla de palavras:
a) três, aplicação.
b) pulmão e são.
c) cânceres e imunológico.
d) remédio e Agência.

Questão 5 – Transcreva da notícia um exemplo de vírgula para:
a) Realizar a inversão na ordem dos termos:

b) Realizar a inserção de um termo:

Questão 6 – Existem expressões que têm por função retomar a ideias ditas anteriormente. Dessa forma, torna-se possível estabelecer a articulação entre as frases e/ou parágrafos que integram um texto. Identifique os referentes das palavras destacadas em:
a) “… o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer…”:

b) “Estudos demonstram que esses remédios aumentam expressivamente…”:

c) “… casos da doença no Brasil em 2016.”:

d) “… esse custo costuma decair em aproximadamente 40%.”:



São Paulo, 30 de março de 2020

Atividades para 9 ano B e C – Fund.
Disciplina : Língua Portuguesa
Conteúdo : Interpretação de texto

As respostas devem serem encaminhadas pelo meu WhatsApp 11-98766.3065

Grata
Área de anexos
Data da entrega 10/04/2020 a confirmar.

 Texto : Cadernos de João
(...) Na última laje de cimento armado, os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada.
 De um lado era a cidade grande, de outro, o mar sem jangadas.
O mensageiro subiu e gritou:
- Verdejou, pessoal!
Num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandadas, acertaram as contas e partiram.
Parada a obra.
Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no Nordeste.
(Aníbal Machado, cadernos de João)

1)    De acordo com o texto, a palavra “Verdejou” significa:
(a)  A saudade dos trabalhadores.
(b)  O mar sem jangadas.
(c)  A parada da obra.
(d)  A chuva caindo no Nordeste

2)    O fato “Verdejou” despertou sentimentos opostos entre os personagens do texto. Explique:
R:
3)    Assinale o tipo de sequência que predomina no texto:
(a)  Descrição
(b)  Narração
(c)  Exposição
(d)  Argumentação

São Paulo, 30 de março de 2020

Atividades para 9 ano B e C – Fund.
Disciplina : Língua Portuguesa
Conteúdo : Classes Gramaticais

Exercícios:
1)    Circule os verbos das frases abaixo:

a.    Os meninos brincavam com a bola.
b.    Papai me chamou para passear no parque.
c.    Entrei, falei com o diretor.
d.    Ao sentir as patadas, o lobo correu.
e.    Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.
f.     A borboleta tem asas coloridas.

2)    Indique os tempos verbais nas frases:

a.    Papai gosta de verdura.
b.    José ganhou uma bola.
c.    Damião estudará a lição.
d.    Marisa acordou cedo.
e.    Os meninos jogarão basquete.
f.     O garoto vende pipoca.
g.    Eu venderei meu relógio.
h.    Eu canto muito bem.
i.      Eu vendi minha bicicleta.

3)    Indique a que classe de palavras pertencem as palavras em negrito.

a)    As meninas são tão corajosas quanto os meninos.
b)    Coragem!
c)    Falta a coragem...
d)    Com seus trintas anos já era para ter juízo.
e)    uns anos não sabia o que fazer da vida.
f)     Fazer o bem sem olhar a quem.







2 comentários:

  1. Professor o senhor ainda não postou nada? Poderia postar o mais breve possível, afinal de contas estamos muito tempo sem fazer nada.
    Grato pela atenção Kauã Gabriel

    ResponderExcluir
  2. N manda mais não n quero fazer mais não.
    Flavio Andrade

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...