Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)
Data da entrega: 11/12/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065
Habilidades: EF69LP48 – Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações, etc) semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
|
Título: “As melodias do poema”
Objetivos: Inteirar-se de poemas de diferentes épocas e estilos e analisar aspectos relativos ao poema, expressando-se a partir das atividades do Caderno do Aluno do Aprender Sempre.
Conteúdos da Atividade:
- Leitura do poema “Despedidas”, de Álvares de Azevedo.
- Poema e poesia.
- Álvares de Azevedo.
Respondam:
Você costuma ler poemas?
Onde encontramos poema?
O que você sabe sobre poemas?
Você já escreveu algum poema?
Qual a diferença entre poema e poesia?
“DESPEDIDAS”
ÀLVARES DE AZEVEDO
- Nascido em São Paulo.
- Poeta do romantismo brasileiro.
- Ganhou fama por brilhantes e precoces produções literárias.
- É patrono da cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras.
- Faleceu aos 20 anos.
PRINCIPAIS OBRAS:
- Lira dos vinte anos (1853, Antologia Poética).
- Macário (1855, peça de teatro).
- Noite da Taverna (1855, contos).
- Escreveu muitas cartas e ensaios e traduziu para o português o poema “Parisina”, de Lorde Byron, e o quinto ato de Otelo, de William Shakespeare.
Pesquise em sites ou em livros poemas que lhe despertem atenção.
Reproduza uma leitura em Podcast, vídeos etc.
Compartilhe: #EuNoCMSP, #leituraCMSP, @linguaportuguesacmsp_em
ATIVIDADE 1
VIOLÕES QUE CHORAM
b.( ) um poema trabalhar com a sonoridade (rima) e o outro não;
Alunos dos 9BC esta atividade consta no Caderno do Aluno – Aprender Sempre págs 47 e 50, façam as pesquisas e respondam as questões acima. Não esquecer que esta atividade faz parte do 4ºbimestre.
Bons estudos e aguardo a devolutiva, não esqueçam de colocar nome, número e turma.
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)
Atividades de Português para 9B-C
Data da entrega: 27/11/2020 para e-mail institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065
Habilidade essencial: (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estas e outras manifestações artísticos (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticos) e referencias explícitas ou implícitas e outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. Objetivos: - Compreender os efeitos de sentidos provocados pelos recursos utilizados para a composição do texto; - Analisar a sequência dos diálogos nos textos teatrais. |
Título: “A construção do texto dramático”
Compartilhe
O que faz uma rosa ser uma rosa?
O que você sabe sobre William Shakespeare?
ROMEU E JULIETA, ATO II, Cena II
O mesmo. Jardim de Capuleto. Entra Romeu.
ROMEU - Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo.
(Julieta aparece na janela.)
Mas silêncio! Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e
mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és
mais formosa que ela. Deixa, pois, de servi-la; ela é invejosa. Somente os tolos usam sua túnica de vestal,
verde e doente; joga-a fora. Eis minha dama. Oh, sim! é o meu amor. Se ela soubesse disso! Ela fala;
contudo, não diz nada. Que importa? Com o olhar está falando. Vou responder-lhe. Não; sou muito
ousado; não se dirige a mim: duas estrelas do céu, as mais formosas, tendo tido qualquer ocupação, aos
olhos dela pediram que brilhassem nas esferas, até que elas voltassem. Que se dera se ficassem lá no alto
os olhos dela, e na sua cabeça os dois luzeiros? Suas faces nitentes deixariam corridas as estrelas, como o
dia faz com a luz das candeias, e seus olhos tamanha luz no céu espalhariam, que os pássaros, despertos,
cantariam. Vede como ela apoia o rosto à mão. Ah! se eu fosse uma luva dessa mão, para poder tocar
naquela face!
JULIETA - Ai de mim!
ROMEU - Oh, falou! Fala de novo, anjo brilhante, porque és tão glorioso para esta noite, sobre a minha
fronte, como o emissário alado das alturas ser poderia para os olhos brancos e revirados dos mortais
atônitos, que, para vê-lo, se reviram, quando montado passa nas ociosas nuvens e veleja no seio do ar
sereno.
JULIETA - Romeu, Romeu! Ah! por que és tu Romeu? Renega o pai, despoja-te do nome; ou então, se
não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de ser logo.
ROMEU (à parte) - Continuo ouvindo-a mais um pouco, ou lhe respondo? JULIETA - Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não
fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma que pertença
ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação
teria igual perfume. Assim Romeu, se não tivesse o nome de Romeu, conservara a tão preciosa perfeição
que dele é sem esse título. Romeu, risca teu nome, e, em troca dele, que não é parte alguma de ti mesmo,
fica comigo inteira.
ROMEU - Sim, aceito tua palavra. Dá-me o nome apenas de amor, que ficarei rebatizado. De agora em
diante não serei Romeu.
JULIETA - Quem és tu que, encoberto pela noite, entras em meu segredo? ROMEU - Por um nome não sei como dizer-te quem eu seja. Meu nome, cara santa, me é odioso, por ser
teu inimigo; se o tivesse diante de mim, escrito, o rasgaria.
JULIETA - Minhas orelhas ainda não beberam cem palavras sequer de tua boca, mas reconheço o tom.
Não és Romeu, um dos Montecchios? ROMEU - Não, bela menina; nem um nem outro, se isso te desgosta.
JULIETA - Dize-me como entraste e porque vieste. Muito alto é o muro do jardim, difícil de escalar, sendo o ponto a própria morte - se quem és atendermos - caso fosses encontrado por um dos meus
parentes.
ROMEU - Do amor as lestes asas me fizeram transvoar o muro, pois barreira alguma conseguirá deter do
amor o curso, tentando o amor tudo o que o amor realiza. Teus parentes, assim, não poderiam desviar-me
do propósito.
JULIETA - No caso de seres visto, poderão matar-te.
ROMEU - Ai! Em teus olhos há maior perigo do que em vinte punhais de teus parentes. Olha-me com
doçura, e é quanto basta para deixar-me à prova do ódio deles.
JULIETA - Por nada deste mundo desejara que fosses visto aqui.
ROMEU - A capa tenho da noite para deles ocultar-me. Basta que me ames, e eles que me vejam! Prefiro
ter cerceada logo a vida pelo ódio deles, a ter morte longa, faltando o teu amor.
JULIETA - Com quem tomaste informações para até aqui chegares? ROMEU - Com o amor, que a inquirir me deu coragem; deu-me conselhos e eu lhe emprestei olhos. Não
sou piloto; mas se te encontrasses tão longe quanto a praia mais extensa que o mar longínquo banha, aventurara-me para obter tão preciosa mercancia.
JULIETA - Sabe-lo bem: a máscara da noite me cobre agora o rosto; do contrário, um rubor virginal me
pintaria, de pronto, as faces, pelo que me ouviste dizer neste momento. Desejara - oh! minto! -
retratar-me do que disse. Mas fora! fora com as formalidades! Amas-me? Sei que vais dizer-me "sim", e
creio no que dizes. Se o jurares, porém, talvez te mostres inconstante, pois dos perjúrios dos amantes, dizem, Jovem sorri. Ó meu gentil Romeu! Se amas, proclama-o com sinceridade; ou se pensas, acaso, que
foi fácil minha conquista, vou tornar-me ríspida, franzir o sobrecenho e dizer "não", porque me faças
novamente a corte. Se não, por nada, nada deste mundo. Belo Montecchio, é certo: estou perdida, louca
de amor; daí poder pensares que meu procedimento é assaz leviano; mas podeis crer-me, cavalheiro, que
hei de mais fiel mostrar-me do que quantas têm bastante astúcia para serem cautas. Poderia ter sido mais
prudente, preciso confessá-lo, se não fosse teres ouvido sem que eu percebesse, minha veraz paixão.
Assim, perdoa-me, não imputando à leviandade, nunca, meu abandono pronto, descoberto tão facilmente
pela noite escura.
ROMEU - Senhora, juro pela santa lua que acairela de prata as belas frondes de todas estas árvores
frutíferas...
JULIETA - Não jures pela lua, essa inconstante, que seu contorno circular altera todos os meses, porque
não pareça que teu amor, também, é assim mudável.
ROMEU - Por que devo jurar?
JULIETA - Não jures nada, ou jura, se o quiseres, por ti mesmo, por tua nobre pessoa, que é o objeto de
minha idolatria. Assim, te creio.
ROMEU - Se o amor sincero deste coração...
JULIETA - Pára! não jures; muito embora sejas toda minha alegria, não me alegra a aliança desta noite; irrefletida foi por demais, precipitada, súbita, tal qual como o relâmpago que deixa de existir antes que
dizer possamos: Ei-lo! brilhou! Boa noite, meu querido. Que o hálito do estio amadureça este botão de
amor, porque ele possa numa flor transformar-se delicada, quando outra vez nos virmos. Até à vista; boa
noite. Possas ter a mesma calma que neste instante se me apossa da alma.
ROMEU - Vais deixar-me sair mal satisfeito? JULIETA - Que alegria querias esta noite? ROMEU - Trocar contigo o voto fiel de amor.
JULIETA - Antes que mo pedisses, já to dera; mas desejara ter de dá-lo ainda.
ROMEU - Desejas retirá-lo? Com que intuito, querido amor? JULIETA - Porque, mais generosa, de novo to ofertasse. No entretanto, não quero nada, afora o que
possuo. Minha bondade é como o mar: sem fim, e tão funda quanto ele. Posso dar-te sem medida, que
muito mais me sobra: ambos são infinitos. (A ama chama dentro.)
Ouço bulha dentro de casa. Adeus, amor! Adeus! - Ama, vou já! - Sê fiel, doce Montecchio. Espera um
momentinho; volto logo.
(Retira-se da janela.)
ROMEU - Oh! que noite abençoada! Tenho medo, de um sonho, lisonjeiro em demasia para ser
realidade. (Julieta torna a aparecer em cima.) JULIETA - Romeu querido, só três palavrinhas, e boa noite outra vez. Se esse amoroso pendor for sério e
honesto, amanhã cedo me envia uma palavra pelo próprio que eu te mandar: em que lugar e quando
pretendes realizar a cerimônia, que a teus pés deporei minha ventura, para seguir-te pelo mundo todo
como a senhor e esposo.
AMA (dentro) - Senhorita! JULIETA - Já vou! Já vou! - Porém se não for puro teu pensamento, peço-te...
AMA (dentro) - Menina! JULIETA - Já vou! Neste momento! - ... que não sigas com tuas insistências e me deixes entregue à
minha dor. Amanhã cedo te mandarei recado por um próprio.
ROMEU - Por minha alma...
JULIETA - Boa noite vezes mil.
(Retira-se.) ROMEU - Não, má noite, sem tua luz gentil. O amor procura o amor como o estudante que para a escola
corre: num instante. Mas, ao se afastar dele, o amor parece que se transforma em colegial refece. (Faz menção de retirar-se.) (Julieta torna a aparecer em cima.) JULIETA - Psiu! Romeu, psiu! Oh! quem me dera o grito do falcoeiro, porque chamar pudesse esse
nobre gavião! O cativeiro tem voz rouca; não pode falar alto, senão eu forçaria a gruta de Eco, deixando
ainda mais rouca do que a minha sua voz aérea, à força de cem vezes o nome repetir do meu Romeu.
ROMEU - Minha alma é que me chama pelo nome. Que doce som de prata faz a língua dos amantes à
noite, tal qual música langorosa que ouvido atento escuta? JULIETA - Romeu! ROMEU - Minha querida? JULIETA - A que horas, cedo, devo mandar alguém para falar-te? ROMEU - Às nove horas.
JULIETA - Sem falta. Só parece que até lá são vinte anos. Esqueci-me do que tinha a dizer.
ROMEU - Deixa que eu fique parado aqui, até que te recordes.
JULIETA - Esquecê-lo-ia, só para que sempre ficasses ai parado, recordando-me de como adoro tua
companhia.
ROMEU - E eu ficaria, para que esquecesses, deixando de lembrar-me de outra casa que não fosse está
aqui.
JULIETA - É quase dia; desejara que já tivesses ido, não mais longe, porém, do que travessa menina
deixa o meigo passarinho, que das mãos ela solta - tal qual pobre prisioneiro na corda bem torcida - para
logo puxá-lo novamente pelo fio de seda, tão ciumenta e amorosa é de sua liberdade.
ROMEU - Quisera ser teu passarinho.
JULIETA - O mesmo, querido, eu desejara; mas de tanto te acariciar, podia, até, matar-te. Adeus; calca-me a dor com tanto afã, que boa-noite eu diria até amanhã.
ROMEU - Que aos teus olhos o sono baixe e ao peito. Fosse eu o sono e dormisse desse jeito! Vou
procurar meu pai espiritual, para um conselho lhe pedir leal. (Sai.)
Compartilhe
No texto teatral, além das falas, há, também, as rubricas, que orientam o modo de agir das personagens.
Elas podem ser de interpretação e de movimento. Retire do texto um exemplo de cada rubrica.
O que é Metáfora?
O que é Comparação?
O que é Prosopopeia ou Personificação?
O que é Gradação?
O que é Hipérbole?
Qual a figura de linguagem de cada um dos trechos abaixo?
a. “Será Julieta o sol daquele oriente?”
b. “Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma pertença ao corpo”.
c. “Fala de novo, anjo brilhante, porque és tão glorioso para esta noite, sobre minha fronte, como o emissário alado das alturas ser poderia para os olhos brancos e revirados dos mortais atônitos [...]”.
d. “... que, para vê-lo, se reviram quando montado passa nas ociosas nuvens e veleja no seio do ar sereno”.
“Do amor as lestes asas me fizeram transvoar o muro, pois barreira alguma Conseguirá deter o amor o curso, tentando o amor tudo o que o amor realiza”.
O QUE ESSA IMPRESSÃO SOBRE O AMOR BUSCA PROVOCAR NO LEITOR?
No trecho “Em teus olhos há maior perigo do que em vinte punhais de teus parentes”. a hipérbole foi utilizada para:
a. () Expressar um exagero, pois os olhos não são perigosos.
b. () Atenuar a imagem dos olhos.
c. () Atribuir um sentimento aos parentes.
O que fizemos hoje?
- Lemos um trecho de uma peça teatral.
- Relembramos algumas figuras de linguagens: Metáfora, gradação, comparação, prosopopeia e hipérbole.
EXERCÍCIOS DE FIGURAS DE LINGUAGEM
1. Qual a figura de linguagem presente na frase “Meu pensamento é um rio subterrâneo.", de Fernando Pessoa?
a) comparação
b) metonímia
c) metáfora
d) eufemismo
2. Indique a opção em que não ocorre paradoxo.
a) Ela vive sonhando acordada.
b) Vivemos numa época de liberdade escrava.
c) Teremos que repetir de novo todos os exercícios.
d) A professora exclamou: “Sábia ignorância!”.
3. Qual a figura de linguagem presente na frase “Vem da sala de linotipos a doce música mecânica.”, de Carlos Drummond de Andrade?
a) comparação
b) sinestesia
c) metáfora
d) eufemismo
4. Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?
a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) eufemismo
5. Qual figura de linguagem está presente nas seguintes frases:
Toda minha vida morei no país do futebol.
Nunca visitei a cidade maravilhosa.
a) anáfora
b) paronomásia
c) perífrase
d) catacrese
6. Indique a expressão em que não ocorre pleonasmo.
a) entrar para dentro
b) adiar para depois
c) liberdade escrava
d) fatos reais
e) encarar de frente
f) certeza absoluta
7. Qual a figura de linguagem usada na expressão identificada no exercício anterior?
a) paradoxo
b) eufemismo
c) hipérbole
d) prosopopeia
8. Identifique em que alínea ocorre silepse de gênero, de número e de pessoa.
a) O casal comprou a passagem e viajaram sem destino.
b) Angra dos Reis é linda! c) Todos decidimos que era hora de mudar.
9. Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo.
a) Eu morri de rir com aquela história.
b) Minha filha mais nova já é mocinha.
c) Você está ficando muito cheinha.
d) Ele veio voando para casa.
e) Já disse isso um milhão de vezes.
f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.
10. Qual é a figura de linguagem que está presente a frase “O silêncio desaprovador dos meus colegas.”, de Camilo Castelo Branco?
a) metáfora
b) hipálage
c) pleonasmo
d) hipérbato
11. Assinale com v (verdadeiro) ou f (falso) as figuras de linguagem identificadas nas frases seguintes.
a) Meus netos respeitam meus cabelos brancos. Metonímia
b) Quem foi o inteligente que cometeu esses erros todos? Ironia
c) Eu vi o sol. Eu vi a lua. Eu vi você. Silepse
d) Fiquei sentada, ouvindo a doce música. Sinestesia
e) Meu filho é teimoso como uma mula. Metáfora
Alunos do 9B/C –Copiem e respondam no seu caderno de português, as questões do texto acima e façam os exercícios de figuras de linguagem.
Tirem fotos e enviem para e-mail ou whatsapp da professora, lembrando que essa atividade referente ao 4ºBimestre (Último), vamos portanto caprichar!!!
São Paulo, 02 novembro de 2020.
Atividades da Língua Portuguesa para 9B/C
Data da entrega: 14/11/2020 para e-mail institucional:ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br ou whatsapp-11-98766.3065
Habilidade do Currículo Paulista Essencial EF67LP07A – Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos. |
Suporte (EF89LP12) – Planejar coletivamente e realização de uma debate sobre tema previamente definido , de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, tendo em vista as condições de produção do debate, motivações para sua realização argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador , espectador entre outras possibilidades de participação, como forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.
Tema: Gênero debate regrado
Objetivos
- Organizar debate regrado como forma de desenvolver o pensamento crítico;
- Estimular o uso de estratégias argumentativos coerentes e eficazes;
- Estruturar o texto oral.
Acolhida
- E aí, você conseguiu fazer os seus resumos esquemáticos? Foi fácil?
- Sente-se preparado (a) para debater o tema “mudanças climáticas”?
Como se estabelece uma discussão?
Vamos ler mais uma produção do artista CARLOS RUAS:
Mundo avesso de Carlos Ruas
Responder
1. Nos quadrinhos de Ruas, a palavra “discussão” qual conotação?
....................................................................................................................
2. O que significa, na última cena, a personagem vestida com uma armadura?
....................................................................................................................
Como se preparar para um Debate?
- Na aula anterior, vimos que antes de uma debate é necessário que haja uma preparação para ele.
- Estudar o assunto é imprescíndivel, pois é a partir do aprofundamento nas questões relativos a ele que encontraremos os melhores meios de argumentar, ou seja, de defender nosso ponto de vista.
- Já aprendemos que, num debate, os participantes devem manter um comportamento empático, respeitando a hora de fala de cada um e estabelecendo uma escuta ativa.
Como realizar um debate?
- Nesse contexto de ensino remoto, podemos tentar-nos organizar por meio de diversos suportes e plataformas digitais.
- No nosso debate remoto, podemos contar com:
- 5 participantes (2 debatedores, 2 auxiliares e 1 moderador), antes do início do debate, de modo que todos os estudantes deverão estar preparados. E, aos demais, caberá a função de espectador/ouvinte, sendo que todos deverão se comportar de acordo com as regras estabelecidas nesta aula.
Sugestão de Organização
- O professor pode propor a divisão das tarefas, avaliar a melhor forma e designar atividades aos estudantes.
- Definir o tempo de realização de debate.
- Estruturar a sequência do debate: tempo de fala para cada participante/debatedor.
- Organizar as perguntas e definir ordem de apresentação.
Sugestão da Organização
- Definir se os espectadores (ouvintes poderão ou não fazer perguntas após o momento em que os debatedores responderão às perguntas dos espectadores/ouvintes.
- Estabelecer as atribuições do moderador, como controlar o tempo, organizar a ordem da fala, uma vez que este é o responsável pela mediação e pela aplicação das regras previstas para o debate.
Importante salientar que ...
O debate regrado, assim como qualquer outro gênero textual, deverá atender aos critérios linguísticos, semânticos, mesmo que seja uma produção oral. E, como texto argumentativo oral, prevalece o discurso persuasivo, com vistas a convencer os interlocutores sobre a veracidade e consistência dos argumentos que subsidiarão seus posicionamentos. Dessa forma.é essencial que os debatedores estejam com seus discursos planejados, com base numa série de argumentos fundamentados.
Responda:
1. Você acha que seus resumos esquemáticos podem te ajudar no planejamento do seu discurso para o debate?
....................................................................................................................
2. Um debatedor despreparado conseguirá convencer seus expectadores?
....................................................................................................................
O papel do debatedor
E, ainda é importantíssimo que os estudantes (debatedores):
- Sejam explícitos quanto às suas ideias (opinião).
- Respeitem a opinião alheia, qualquer que seja.
- Mantenham-se no tema.
- Mantenham-se no campo dos argumentos.
- Não se dirijam aos demais participantes de forma ofensiva e desrespeitosa.
- Não incitem a violência, a intolerância ou o preconceito contra ninguém, sobre nenhum pretexto.
Como avaliar o debate?
- Não podemos instituir que há um perdedor e um vencedor, mas podemos dizer que é o que soube convencer e o que não apresentou argumentos capazes de persuadir os espectadores.
- Para tanto, é importante que se construa, coletivamente uma ficha de avaliação com aspectos a serem observados que estejam nítidos.
- Que tal a ficha a seguir?
Modelo de ficha de avaliação |
Aspectos a serem analisados |
- O desempenho do moderador: ele manteve a discussão sob controle, exercendo com competência sua função? |
- Os debatedores tiveram oportunidade de falar e souberam ouvir? |
- Houve igualdade de condições e respeito às opiniões expostos pelos debatedores durante discussão? |
- O tema proposto foi bem apresentado e discutido por todos os debatedores? |
- Qual dos debatedores apresentou argumentos mais fundamentados? |
- Em relação a minha participação, eu avalio que …. |
O que aprendemos na aula de hoje?
- Refletimos sobre o conceito de “discussão”.
- Discorremos sobre as regras de uma debate.
- Analisamos o gênero debate regrado, sua função social e como podemos criar uma ficha de avaliação para ele.
Questão 1
Que figura de linguagem está presente neste diálogo entre mãe e filho:
Questão 2
Indique as alternativas que apresentam a figura de linguagem personificação, também chamada de prosopopeia.
Questão 3
Identifique as figuras de linguagem nas orações abaixo:
Questão 4
Indique a alternativa correta.
Questão 5
Quais figuras de sintaxe foram usadas nas orações abaixo?
Questão 6
Qual das orações abaixo apresenta uma perífrase, também chamada de antonomásia?
Questão 7
Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.
Questão 8
Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?
Questão 9
São exemplos de catacrese:
Questão 10
Qual a figura de linguagem presente na oração abaixo?
“O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio do que eu”. (Rubem Braga).
Alunos do 9B/C leiam atentamente atividade referente Gênero Debate Regrado e depois copiem no seu caderno de português, e façam os exercícios sobre Figuras de Linguagem. Tirem fotos da lição e enviem pelo e-mail ou whatsapp da professora.
Não esqueçam de assistir aulas do CMSP, estamos acompanhando e interagindo com vocês.
EF69LP07B – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
Objetivos:
- Ler e realizar análise textual de um texto de opinião;
- Conhecer os tipos de argumento;
- Entender o que são vozes argumentativas;
- Escrever artigo de opinião.
ATIVIDADE 5 – PRODUÇÃO ESCRITA DE UM TEXTO DE OPINIÃO
O texto de opinião discorre a respeito de um determinado assunto, em que se apresenta uma estrutura básica, por exemplo, a introdução, os exemplos, o desenvolvimento e a conclusão.
Após a leitura colaborativa do texto a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o texto de opinião. É importante observar como se definem:
- A estruturação do texto;
- A apresentação do tema a ser defendido com opiniões;
- A forma como os argumentos foram desenvolvidos;
- A finalização do texto.
TEXTO: OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA ESCOLAR DOS BRASILEIROS
A pandemia de coronavírus que assolou o mundo em 2020 deixará, por muitas décadas, marcas indeléveis no sistema educacional do Brasil. Apesar de já existir algum debate sobre esses impactos na vida escolar dos jovens brasileiros, essa discussão ainda está na superfície.
Alguns estados da União, separadamente, adotaram medidas paliativas visando memorizar o prejuízo de aprendizado que certamente vai atingir o grande contingente de estudantes de todo o país. O estado de São Paulo, já no princípio do isolamento social, organizou uma ferramenta virtual a fim de atender tantos alunos quanto professores em suas demandas de ensino aprendizagem.
O centro de mídias da educação de São Paulo (CMSP) chega até a casa dos alunos e professores, sem necessidade de internet, com aulas e formações de todas as áreas e disciplinas constantes no Currículo Paulista.
É verdade que esse aparato vem de longe substitui o “calor” das aulas presenciais e tão necessária afetividade apregoada por Henry Wallon, mas pior seria pior se não existisse. Há estados onde os alunos precisaram se deslocar temporariamente até a escola para buscar material físico, visto que não se organizaram políticas que viabilizassem qualquer recurso à distância, virtual e on-line.
Nos rincões do Brasil, as crianças simplesmente ficaram sem estudar, das as impossíveis distâncias para chegarem até lá os recursos do ensino, considerando-se o momento de reclusão, quando a ordem primeira era não sair de casa.
O futuro há de cobrar do Brasil a falta de importância dada a essa questão, principalmente, porque estamos em face de 2 milhões de professores afastados de suas aulas, tentando atender seus alunos remotamente; mais de 5 milhões de alunos que até aquele momento só viam a tecnologia como meio de diversão há ainda 180 mil escolas fechadas, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Assim temos uma máquina educacional de proporções gigantescas que não conseguiu cumprir aquilo a que se propôs presencialmente, quadro agravado diante da pandemia.
Não há como esperar mais para se colocar na mesa de discussões os prejuízos de aprendizado que foram absorvidos por essa massa de crianças e jovens neste fatídico ano de 2020. Isso precisa ter feito agora ou a conta se tornará impagável para este país, que há muito tempo está em débito com a educação.
Texto elaborado especialmente para este material por Rosimeire França de A.R. Pereira.
ANÁLISE TEXTUAL
1. Qual o gênero do texto que você acabou de ler ?
2. O título do texto auxiliou em seu entendimento?
3. Em sua opinião, a criação do Centro de Mídias de São Paulo trouxe quais vantagens para os estudantes das escolas públicas estaduais?
A estrutura do Artigo de Opinião
O texto de Opinião acima seguiu a seguinte estrutura
Tese | Os prejuízos da pandemia na educação brasileira/ Não há boas discussões sobre essa questão. |
Argumento (s) | Apresentação de estados que analisaram ações para atender os estudantes e outros que não deram conta ou a devida importância para isso. Alguns estados da União adotaram medidas paliativas. |
Finalização | Propõe a urgente necessidade de discutir e buscar soluções para atender e reparar danos causados pela pandemia à educação do Brasil. |
Relembrando ....
Argumento é aquilo que atesta a veracidade de algo, prova, indício.
Responda: Qual o argumento você me daria para atestar a veracidade da importância da criação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo?
......................................................................................................................................................
TIPOS DE ARGUMENTO
De autoridade: valida a tese defendida pela credibilidade atribuída à palavra de uma autoridade ou de uma especialista no assunto abordado.
De exemplificação: o argumentador recorre a exemplos para amparar sua tese.
De evidência: reforça a tese apresentando dados comprovados.
Argumento por causa e consequência: o argumentador apresenta a causa e a uma consequência de sua tese.
Argumento de autoridade – “Equidade é equiparar a escola pública à particular e não oferecer cotas”.
Argumento por enumeração: apresenta vários fatores que sustentam a tese defendida.
Argumento por comparação: pretende convencer com base em fatores de semelhança ou analogia evidenciados nas apresentações utilizadas.
Argumento de princípio: a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (ética, lógica, científica, etc.) aceita como verdadeira e de validade universal.
AS VOZES ARGUMENTATIVAS
Partimos do princípio de que todo o texto é permeado por inúmeras vozes. Estamos constantemente respondendo a essas vozes presentes nos enunciados discursivos. O artigo lido é composto por diferentes vozes que oportunizam a construção do posicionamento do leitor em relação à questão polêmica apresentada.
RESPONDA:
1) Identifique nos trechos indicados vozes favoráveis e contrárias à posição do autor exposta na tese do texto.
Escreva entre parênteses (F) para favorável e (C) para contrária.
a) ( ) O estado de São Paulo, já no princípio do isolamento social, organizou uma plataforma a fim de atender tanto alunos quanto professores em suas demandas de ensino-aprendizagem.
b) () Nos rincões do Brasil, às crianças simplesmente ficaram sem estudar, das as impossíveis distâncias para chegarem até lá os recursos de ensino. [....]
c) () O futuro há de cobrar do Brasil a falta de importância dada a essa questão.
d) () Alguns estados da União, separadamente, adotaram medidas paliativas visando memorizar o prejuízo de aprendizado que certamente vai atingir o grande contingente de estudantes em todo o país.
2) O artigo estudado aponta os impactos da pandemia, ocorrida em 2020, e aborda os problemas na educação do país no passado, no presente e no futuro. Escreva diante de cada frase o tempo referido:
a) Assim, temos uma máquina educacional de proporções gigantescas, que não conseguiu cumprir aquilo a que se propôs presencialmente, quando agravado diante da pandemia.
b) [...] este país, que já há muito tempo está em débito com a educação.
c) O futuro há de cobrar do Brasil a falta de importância dada a essa questão [...]
Produza um artigo de opinião com base no tema:
A importância do CMSP para o estudante da rede pública estadual de São Paulo.
Estude os tipos de argumento e estruture seu texto de forma a apresentar sua tese, selecionando os argumentos necessários que comprovem a veracidade das suas opiniões críticas. Capriche na finalização.
Alunos do 9B/C respondam as questões e procure produzir um artigo de opinião de acordo com o tema acima. Envie pelo e-mail ou whatsapp e não esqueçam de colocar nome, número e turma.
EF89LP37 – Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironiaa, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos diferentes gêneros.
Objetivos:
- Aprofundar os estudos de algumas figuras de linguagem;
- Identificar figuras de linguagem em textos orais em que se predomina a função poética;
- Conhecer o Slam enquanto manifestação artístico e cultural.
Vocês se lembram o que é sentido figurado?
Se sim, crie uma frase em sentido figurado com a palavra CHUVA:
......................................................................................................................................................................
ESTUDO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM
Vamos estudar um grupo de seis figuras de linguagem que costumam ser mais relevantes, pois aparecem com maior frequência nos textos. Eventualmente, falaremos de outras, a fim de dirimirmos as possíveis “confusões” que fazemos entre uma e outra.
1. METÁFORA
“Meu pensamento é um rio subterrâneo” ( Fernando Pessoa ).
- Pode ser confundida com a comparação, mas esta apresenta palavras e expressões comparativos que não estão explícitos na metáfora.
“ O tempo é como um rio, você nunca poderá tocar na mesma àgua duas vezes.”
Ocorre sempre que há uma troca entre palavra e expressões que apresentam relação de contiguidade, isto é , uma proximidade de sentidos. Quando se troca a parte pelo todo também podemos chama-las de SINOPSE.
“ O bonde passa cheios de pernas: pernas brancas pretas amarelas.” (Carlos Drummond de Andrade) – Poema de sete faces
RESPONDER:
Em qual das orações abaixo temos a presença de uma Metonímia?
1. Eu sempre fico acuada quando leio Machado.
2. Capitu e seus olhos de ressaca encheram aquela narrativa de mistério.
“ Última flor de Lácio, inculta e bela, és , a um tempo, esplendor e sepultura.”
(Olavo Bilac – “Língua Portuguesa)
O Paradoxo é um tipo particular e antítese, pois é marcado pelo uso das palavras num jogo de contradição: “ O que não tenho e desejo é que melhor me enriquece”. (Manuel Bandeira – Testamento)
Consiste no uso de um termo ou expressão por meio de exagero, a fim de enfatizar o sentido daquilo a qu se refere.
“ Os homens não melhoram
e matam-se como percevejos
os percevejos heroicos renascem.
Inabitábel, o mundo é cada vez mais habitado
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.”
( Carlos Drummond de Andrade – “O sobrevivente” )
“ O correr da vida embrulha tudo; vida é assim: esquenta esfria, aperta e daí afrouxa , sossega e depois desinquieta.” (Guimarães Rosa )
.................................................................................................................................................
5. EUFEMISMO
Ocorre quando escolhemos, por se tratar de um fato constrangedor, desagradável ou doloroso, utilizar palavras ou expressões suaves, delicadas ou amenas.
“A Carolina
Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansavas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.”
( Machado de Assis, 1906 ).
6. IRONIA
Ocorre quando as palavras ou expressões são utilizadas intencionalmente dentro de um contexto que signifique exatamente o contrário de que realmente dizem em seu sentido literal. A Ironia frequentemente é um recurso que denota crítica, sátira e confere um teor depreciativo àquilo a que o contexto se refere.
“ Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta: um amor!”
(Mário de Andrade – “Lira Paulistana”)
Seu desafio é:
Dar um Eufemismo que complete a oração :
“Ela não mentiu pra mim, só .........................................................
b) Ser irônico neste contexto :
“ Você canta tão bem que ...............................................................
Você conhece SLAM DE POESIA?
POETRY SLAM( traduzido do inglês, “batida de poesia” é uma competição em que os poretas leem ou recitam um trabalho original ( ou, mais raramente, de outros ). Essas performances são em seguida, julgadas por membros relacionados da plateia ou então por uma comissão de jurados.
O Slam de poesia trabalha com os textos literários o tempo inteiro, portanto a função poética da linguagem é acionada. Ela é quem c os efeitos sinestésicos (como sons e ritmos, trabalho corporal e usos das figuras de linguagem) e o prazer estético ( pois envolve sentimentos e emoções) aos seus apreciadores, que percebem o poder das palavras, já que ela centra toda a atenção no texto.
NANY DIAS
instagram@nanydias1
SLAM E BATALHA DE RIMAS
A seguir, confir algumas imagens do Slam e da batalha de rimas que acontece toda sexta-feira na zona leste de São Paulo chamada Batalha da Teles.
O que aprendemos hoje?
- Revisamos seis figuras de linguagem: metáfora, metonímia,hipérbole,ironia,antítese e eufemismo.
- Aprendemos sobre a força das palavras dentro do texto cuja linguagem está centrada na função poética.
- Conhecemos o Slam de poesia e a batalha de rimas que existem enquanto Manifestação Cultural em vários centros culturais da periferia.
ATENÇÃO ALUNOS DO 9ºB/C, copiem as atividades no seu caderno de português, respondam as questões, baseados nas aulas do CMSP e utilizar o Caderno do Aluno como referência.Tirem fotos e envie pelo whatsapp ou email.
Link da aula https://www.youtube.com/watch?v=rw37jURx8Mw
Colocar nome, número, turma e data.
Tema: Gênero textual apólogo.
Habilidade do Currículo Paulista
EF89LP32 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticos, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeo-minuto, vidding, entre outros.
Objetivos:
- Analisar a obra “Um apólogo”, de Machado de Assis;
- Reconhecer características do gênero apólogo;
- Estudar os elementos da narrativa: foco narrativo e personagens;
- Revisar figuras de linguagens.
Na aula da semana anterior no Cmsp, realizamos a leitura e a análise do texto “ Umapólogo”de Machado de Assis.
Antes de seguir para o próximo assunto, responda:
1. Quais as características de um Apólogo?
.............................................................................
2. Pelo que você conheceu de Machado de Assis até agora, suas obras têm o poder de nos transmitir algum tipo de ensinamento? Qual?
................................................................................
3. Qual tempo verbal é predominante no texto?
.................................................................................
Releia outro excerto da obra
“ Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência , murmurou à pobre agulha:
- Anda, aprende, tola. Cansas-te abrir caminho pra ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei essa história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: - Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”
1. Qual é o tempo verbal predominante na fala das personagens?
...............................................................................
2. Você consegue mencionar quais são as personagens dessa narrativa?
................................................................................
3. Sublinhe os trechos que marcam a voz do narrador.
4. Indique A (para Agulha), L ( para Linha), AL ( para Alfinete), antes dos travessões, para determinar as vozes das personagens.
FIGURAS DE LINGUAGEM: PERSONIFICAÇÃO
Está na categoria das Figuras de Pensamento, também chamada de Prosopopéia, essa figura de linguagem é aquela que atribui a seres irracionais e a objetos inanimados qualidades, ações e sentimentos de seres humanos.
1. Em qual das alternativas abaixo não há Personificação?
a) A agulha afrontou a linha com suas indagações.
b) A cabeça do alfinete está na caixa de costura e é lilás.
c) A agulha se achava mais importante por ser ela quem ia a frente, furando o pano.
FIGURAS DE LINGUAGEM: IRONIA
A Ironia também está na categoria das figuras de pensamento. Está é a famosa figura utilizada quando, a partir de um determinado contexto, utilizamos intencionalmente palavras ou expressões que devem ser atendidas no sentido oposto ao que aparece no texto.
Identifique a Ironia no trecho abaixo:
“- Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados....
- Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você , que vem atrás, obedecendo ao qual eu faço e mando...
- Também os batedores vão adiante do imperador
- Você é imperador”?
O QUE FIZEMOS ESTA SEMANA?
- Analisamos trechos da obra “Um apólogo”, de Machado de Assis, para estudar o tempo verbal presente nas narrativas e o foco narrativo.
- Reconhecemos as características do gênero Apólogo.
- Realizamos o estudo das personagens do texto.
- Revisamos as figuras de linguagem “personificação” e “ironia” a partir do texto lido.
ATENÇÃO: Aluno do 9B/C copiem as atividades no seu caderno e respondam as questões, baseados no Caderno do Aluno Vol. 3 -9ºEF.Tirem fotos enviem no email ou whatsapp.Vou passar o link da aula referente a essa atividade:
Não esqueçam de colocar nome completo, número e turma.
#EuNoCMSP.
Fiquem em casa!!!
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - LÍNGUA PORTUGUESA e PROJETO DE VIDA
ENVIAR A RESPOSTA EMAIL
Projeto de vida: professoratilcia@gmail.com
Língua Portuguesa 8º A, B, C, D: professorare.oliveira@gmail.com
Língua Portuguesa 8º E ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 98291-6687 (TILCIA) - 98766.3065 (EURICA)
FAÇAM OS EXERCÍCIOS NO CADERNO e enviem., colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do email:Atividade INTERDICIPLINAR das disciplinas de Português (Renata- 8 A, B, C, D), (Eurica- 8 E) e Projeto de vida(Tilcia- 8 A, B, C, D, E)
TURMA- TODOS OS 8 ANOS
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 11/09/2020
3 BIMESTRE
Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo
EF08LP04A – Identificar aspectos linguísticos e gramaticais ( ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização. Estilo etc.) em funcionamento em um texto.
Objetivos:
- Ler e interpretar o gênero textual;
- Compreender os morfemas: prefixos e sufixos com seus significados.
Na aula anterior do CMSP do dia 7/8
MORFEMAS: PREFIXO E SUFIXO
Morfemas são unidades mínimas com significado que auxiliam na composição de palavras na língua portuguesa.
Radical é o morfema base, na qual consta o significado principal da palavra.
Não tá faltando amor
Por que será
Que notícia do bem não viraliza?
Que a gente passa mais tempo
Falando de tragédia do que vida?
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
E o que é que há que a gente compete
Mais do que se ajuda
Se, afinal, cada um carrega
O peso da própria luta
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Não tá faltando amor
Tá faltando amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
Então se ame e ame alguém
Não importa quem
Feio é não amar
E mora onde toda empatia
Que o mundo busca
Se por escolha faz o mal
Mesmo sabendo que machuca
(Kell Smith)
ATIVIDADE
1- DEPOIS DE OUVIR, LER E INTERPRETARA MUSICA RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:
A) Comente Que mensagem a música transmite?
B) Explique os versos destacados na música:
C) Retire do texto duas palavras com sufixos. Quais são elas?
D) No texto você encontrou alguma palavra com prefixo? Qual?:
E) Que conselho é dado na canção? Você tem colocado isso em prática?
F) Você concorda que "Feio é não amar"? Por quê?
G) Onde você acha que a empatia esperada para e pelo mundo mora? Como encontrá-la?
H) Você acha que fazer o bem ou o mal é mesmo uma escolha? Explique:
I) Responda à primeira pergunta feita no texto, posicionando-se sobre ela
J) Pesquise três notícias boas que ocorreram recentemente e que não foram tão divulgadas:
Data da entegra: 21/08/2020 para email institucional: ekanashiro@professor.educacao.sp.gov.brou whatsapp-11-98766.3065
Habilidades: EF89LP33B– Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
Objetivos:
- Estudar a função apelativa da linguagem;
- Estabelecer estratégias de leitura para textos publicitários;
- Analisar uma campanha publicitária.
Tema: Gênero Campanha Publicitária
Você costuma adquirir um produto influenciado pela publicidade que é feita dele?
Funções da linguagem
São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Apresentam 6 elementos básicos.
1 – Emissor: quem fala.
2 – Receptor ou destinatário: com quem se fala.
3 – Mensagem: o que se fala.
4 - Referente ou contexto: assunto da mensagem.
5 – Canal ou contato: veículo da mensagem.
6 – Código: sistema de linguagem.
A FUNÇÃO APELATIVA DA LINGUAGEM
Nesta função ( que também pode ser chamada de função conativa ) temos a combinação das linguagens verbais na formação da mensagem, visando captar a atenção do leitor, isto é, centrada no receptor.
São exemplos de gêneros textuais com a função apelativa : propagandas, publicados, discursos políticos ou de autoridade, textos de horóscopo e autoajuda, receitas, manuais.
Você quer que comprem este produto. Escreva uma mensagem bem apelativa que convenceria o receptor da mensagem a compra-lo . Não se esqueça de dar um bom nome a esse produto:
Texto 1
Sobre o texto
O texto que temos não é um anúncio, mas uma campanha publicitária. Em uma campanha, busca-se conscientizar, educar, provocar uma reflexão acerca de um problema da sociedade.
1) Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?
.........................................................................................................
2) Para que essa campanha publicitária foi desenvolvida?
.....................................................................................................................................................
Características encontradas no texto
Quais características podemos encontrar nesse texto?
1 – Assunto: o problema a ser tratado na campanha.
2 - Objetivo: meta a ser alcançado para que ocorra a resolução do problema apresentado.
3 – Combinação de linguagem verbal e não verbal: imagem e texto se relacionam e garantem pleno entendimento da mensagem.
4 – Verbo no imperativo: responsável pela linguagem persuasiva, que atua no convencimento do receptor.
5 – Público-alvo: indivíduos a quem se destina a mensagem .
6 – Local de circulação: veículo midiático da campanha.
7 – Slogan: frase curta e objetiva, de fácil a memorização.
RESPONDA NO CADERNO
1) Qual é o verbo no imperativo que quer nos convencer a tomar uma atitude?
......................................................................................................................................................
2) Qual o público-alvo dessa campanha publicitária?
......................................................................................................................................................
3) Qual das orações corresponde ao slogan da campanha?
........................................................................................................................................
4) Qual o elemento não-verbal nos indica onde realizar a denúncia?
..............................................................................................................................................
5) Se a cor utilizada como plano de fundo fosse azul, você acha que a mensagem causaria a mesma impressão?
ANALISE ESTE OUTRO TEXTO – TEXTO 2
A intenção dessa campanha é a mesma da campanha anterior? Por quê?
....................................................................................................................................
Qual dos elementos abaixo nos comprova que a intenção é diferente?
a) Os elementos não verbais, com a ilustração das mulheres e a cor do plano de fundo.
b) O elemento verbal que é o slogan utilizado de forma emblemática.
O QUE APRENDEMOS HOJE?
- A campanha publicitária não pretende vender um produto. Ela quer conscientizar seu público-alvo e convencê-lo a buscar resolução de um problema.
- A escolha dos elementos não verbais é fundamental para a interpretação do texto.
- O slogan é a peça fundamental para o convencimento e a persuasão do receptor.
PROPOSTA DA ATIVIDADE
Agora você aprendeu o que é uma Campanha Publicitária, crie uma com o tema: MÁSCARA DE PROTEÇÃO FACIAL
Lembre-se de que ela deve conter Slogan, elementos não-verbais e verbos no imperativo obrigatoriamente. Use a sua criatividade!!
ALUNOS DO 9B/C, COPIE AS ATIVIDADES E RESPONDAM AS QUESTÕES, NO SEU CADERNO, TIRE FOTOS E ENVIE PARA EMAIL OU WHATSAPP.
ASSISTAM AULAS PELO CMSP, YOU TUBE OU FACEBOOK.
# eu no CMSP
NÃO ESQUEÇAM DA TAREFA PROPOSTA ACIMA.
ATENÇÃO NÃ ESQUEÇAM DE RETIRAR OS MATERIAIS DO 3º BIMESTRE, QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NA ESCOLA, INCLUSIVE O AAP PARA RESPONDEREM ANTES DO DIA 14/08.
Professor o senhor ainda não postou nada? Poderia postar o mais breve possível, afinal de contas estamos muito tempo sem fazer nada.
ResponderExcluirGrato pela atenção Kauã Gabriel
N manda mais não n quero fazer mais não.
ResponderExcluirFlavio Andrade