São Paulo, 30 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)
Habilidade: (EF06AR03)
Prazo de envio: 11/12
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
https://www.youtube.com/watch?v=ClfAH79h4nc&feature=youtu.be
(Curta Hair Love)
Assista ao curta-metragem à seguir e, em seguida, responda:
1) Qual a história da animação?
2) Qual a mensagem passada?
3) Para você, por que é importante que a mensagem de “Hair Love” seja passada?
Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C
Habilidade: (EF06AR01)
Prazo de envio: 27/11
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
História do cartaz: séculos de comunicação visual
A necessidade de expressar mensagens de maneira gráfica sempre esteve presente. Ao longo da história podemos encontrar todo tipo de representações que buscam comunicar a partir das imagens; começando pelo cartaz de propaganda eleitoral encontrado nos vestígios da Pompéia e conservado em ótimo estado pelo efeito da erupção do Vesúvio e considerado um dos primeiros cartazes da história.
A história do cartaz sempre foi muito ligada ao movimento e a realidade das cidades, como um reflexo fiel da realidade social, política e cultural na qual os habitantes estavam submersos. Além disso, sua evolução vai de mãos dadas, inequivocamente, com as necessidades de comunicação de cada momento e foi se desenvolvendo ao mesmo ritmo que os movimentos artísticos e os sistemas de impressão.
Embora os cartazes encontrados em Pompéia sejam uma prova irrefutável de que na Roma Antiga eles já existiam, na verdade, não passavam de mensagens manuscritas sobre a parede. Só a partir do ano 1440, com a invenção da imprensa, surgem as condições necessárias para começar a produzir cartazes de um modo mais parecido ao que conhecemos hoje em dia: no papel.
O primeiro cartaz da era Gutenberg data de 1477 e é assinado por William Caxton - o primeiro impressor da Inglaterra -; se trata de um cartaz publicitário que enumera os benefícios das águas termais. Em 1482 apareceu na França o primeiro cartaz ilustrado, feito por Jean du Pré.
Com a chegada das novas tecnologias, surgem novos suportes e novas maneiras de consumir informação. O formato cartaz não é mais indispensável, pois existem várias formas de chegar à informação de maneira digital; não obstante, o formato segue vivo e continua sendo uma das maneiras preferidas de se comunicar.
Questões:
1)Para que serve um cartaz?
2)Cite alguns locais onde podemos encontrar cartazes.
3)Agora, pesquise três tipos diferentes de cartazes, anexando suas imagens na atividade e explicando a diferença de suas finalidades.
São Paulo, 03 de novembro de 2020
Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C
Habilidade:(EF69AR34)
Prazo de envio: 13/11
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
https://www.youtube.com/watch?v=yXvaM_H1_As&feature=emb_title
Assista ao documentário “Krajcberg – O Grito da Natureza” e à seguir elabore um texto de no mínimo dez linhas sobre o artista Frans Krajcberg, sua obra e a relação entre arte e natureza.
Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C
Habilidade:(EF69AR04)
Prazo de envio: 09/10
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
O termo Op Art é uma abreviação da expressão em inglês optical art e significa "arte ótica" - uma forma de arte que explora determinados fenômenos óticos com a finalidade de criar obras que pareçam vibrar ou cintilar. Contudo, diferentemente da arte cinética, a obra efetivamente não se movimenta e, por vezes, é o observador quem deve se deslocar, ou movimentar os olhos, para ter essa impressão sobre a obra, nascida da ilusão de ótica. Observe:
Yapoura, 1954 Victor Vasarely Os artistas do movimento Op Art defendiam a idéia de que a arte deveria ter "menos expressão e mais visualização". Ainda segundo eles, apesar do rigor com que é construída, a obra simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são, em geral, abstratos concretos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. E, diferentemente do concretismo, onde existe um equilíbrio estático entre as figuras geométricas que compõem a obra, na op art as figuras são colocadas de maneira a causar no observador uma sensação de movimento.
No Brasil, um dos principais artistas da op art foi o escultor, pintor e desenhista Luiz Sacilotto (1924-2003).
Giros, 1982 Luiz Sacilotto
Tarefa:
Produza seu próprio trabalho em Op Art em folha A4 (sulfite) ou superior, fotografe e me envie por e-mail contando um pouco do seu processo de produção. Você poderá explorar materiais de forma livre, mas lembre-se que o trabalho deverá gerar algum efeito visual.
Boas produções!
É possível fazer um stop motion utilizando apenas papel, lápis ou o material que você quiser utilizar. Estes são chamados de flipbooks. Eis alguns exemplos:
https://www.youtube.com/watch?v=u0EBOSH6JcE&ab_channel=StudioZ
https://www.youtube.com/watch?v=fDiRcUgspcY&ab_channel=FlipBookArtist
https://www.youtube.com/watch?v=P9c4lqd0pqs&ab_channel=PenpenAnimation
Para fazer um flipbook é simples:
1)Você precisará de um bloco de papel, um canto de caderno ou qualquer aglomerado de papéis grampeados.
2)Pegue um lápis ou qualquer outra ferramenta de desenho que queira utilizar.
3)Faça muitos, muitos desenhos, folha por folha, para criar “movimento”.
4)Agora é só se divertir com seu flipbook!
Exercício: faça um flipbook com o tema a sua escolha, depois filme ou fotografe.
(tutorial de como fazer flipbook)
https://www.youtube.com/watch?v=lUGVrMruOws&ab_channel=EditoraMOL
Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C
Habilidade: (EF69AR04)
Prazo de envio: 11/09
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
O autorretrato é um reflexo de nós mesmos, em que mostramos como nos vemos. E existem muitas maneiras de se fazer isso.
Vivian Maier (1926-2009), a fotógrafa da imagem ao lado, fez inúmeros autorretratos. Ela parecia estar sempre atenta aos reflexos de sua própria imagem enquanto caminhava pelas ruas.
1)Observe a imagem. Repare no objeto que a artista está segurando. Você o reconhece? Em que superfície parece estar refletida a imagem dela?
2)É possível perceber em que época a fotografia foi feita? Como você chegou a essa conclusão? Com quais imagens do seu dia a dia você relaciona essa imagem?
3)E você, costuma registrar sua imagem? De que forma?
Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C
Habilidade: (EF06AR06)
Prazo de envio: 21/08
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.
Essa é a definição da formação de cores pela pigmentação. Por exemplo, a mistura da tinta amarela com uma tinta vermelha gera a cor laranja.
Classificação das cores
Tradicionalmente, as cores são classificadas em primárias, secundárias e terciárias. Veja como cada cor é formada na teoria dos pigmentos:
Cores primárias: não podem ser obtidas por meio de outras misturas. São elas o amarelo, o azul e o vermelho.
Cores secundárias: geradas por meio da mistura de duas cores primárias.
Amarelo+vermelho = laranja
Vermelho+azul = roxo ou violeta
Azul+amarelo = verde
Cores terciárias: geradas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
Vermelho+roxo = vermelho-arroxeado (similar ao vinho)
Vermelho+laranja = vermelho-alaranjado ou laranja escuro
Amarelo+verde = amarelo-esverdeado ou verde claro
Amarelo+laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege)
Azul+roxo = azul-arroxeado
Exercício:
Sabendo agora um pouco mais sobre as cores, produzam dois desenhos: um utilizando apenas cores primárias e outro utilizando apenas cores secundárias.O tamanho mínimo para estes trabalhos deve ser de uma folha A4.
São Paulo, 22 de junho de 2020
São Paulo, 27 de Abril de 2020
Caros,
oi professora, entrei no site que vc nos recomendou mas no meu notbook infelizmente não abriu gostaria de saber se vc tem outro site para recomendar
ResponderExcluirComo mando o trabalho por e-mail se é em grupo
ResponderExcluirBoa noite,
ExcluirVocê pode mandar o trabalho do grupo por um único e-mail e indicar os nomes dos participantes no corpo do texto.
Um abraço,
Kayssa
é professora tambem tenho a mesma pergunta posso fazer sozinha?
ResponderExcluirBoa noite, tudo bem?
ExcluirPor conta da atual situação, você pode realizar os trabalhos individualmente. Qualquer dúvida me contate pelo e-mail.
Um abraço,
Kayssa.
oi professora kayssa se não for em comodo vc saberia me dizer um site legal sobre natureza por favor
ResponderExcluirBoa noite, tudo bem?
ExcluirPosso te mandar por e-mail! Me mande uma mensagem por lá para eu te encaminhar os links.
Um abraço,
Kayssa
oi professora nao leve a mal se eu nao entende algumas atividade porque em no nicio das aulas eu viajei por um mes ai eu perdi atividades
ResponderExcluirOlá Gabriel, tudo bem?
ExcluirNão se preocupe, caso você tenha dúvidas pode me enviar e-mail no mesmo endereço de recebimento das atividades.
Um abraço,
Kayssa
Professora boa tarde tem que copiar esse texto ?
ResponderExcluirOlá Ingrid! Não precisa copiar o texto, apenas realizar o exercício.
ExcluirUm abraço,
Kayssa
obrigado prof vou lhe mandar uma mensagem desculpa demorar demais viu.
ExcluirOlá professora boa tarde sou irmã do aluno lucinio do 6c então esse site que a senhora colocou pra está fazendo tipo de uma revista só fica carregando a página e não sai disso
ResponderExcluirOq posso fazer ??
Olá Ingrid, tudo bem?
ExcluirCaso encontrem dificuldades em utilizar a ferramenta online, a revista pode ser feita manualmente e fotografada.
Um abraço,
Kayssa
Olá boa tarde professora sou mãe das Alunas do 6 B e C é não estou conseguindo enviar o trabalho delas no seu e-mail desde ontem da erro no seu email
ResponderExcluirOlá Dani, tudo bem? Você poderia me enviar seu e-mail para que eu faça um teste aqui?
ResponderExcluirUm abraço,
Kayssa
Professora não entendi a parte da composição
ResponderExcluirBom dia, tudo bem?
ExcluirQuando digo composição, me refiro ao conjunto (arranjo de objetos)
um beijo!
Professora e pra copiar esse texto que aparece no começo e também e pra fazer no caderno de artes
ResponderExcluirOi! Tudo bem? Não Precisa.
ExcluirUm beijo e se cuide
Oi
ResponderExcluirOlá! Precisa de alguma ajuda?
ExcluirOi
ResponderExcluirBoa tarde, tudo bem?
ExcluirCaso você tenha alguma dúvida, encaminhar no meu e-mail para que possamos saná-la.
Att,
Kayssa
Professora só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?
ResponderExcluirOlá, tudo bem?? Me desculpe, não ví sua mensagem. Claro que pode!!!! Qualquer dúvida, entre em contato comigo via whatsapp, e-mail ou por aqui mesmo. Um beijo e cuide-se!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessora a lição que vc passou eu ñ entendi aquela do Cachorro e da Galinha e Criança
ResponderExcluirOi Ana, tudo bem?
ExcluirLeia a letra da música e, se possível, escute a música. Sobre o que ela fala?
Depois disso, responda às seguintes questões sobre cidade (são pessoais, à partir do seu ponto de vista sobre a cidade).
Um beijo e cuide-se,
Kayssa
BOM DIA profesora eu terei que fazer o boneco e mandar uma foto por gmail?
ResponderExcluirOlá. Sim!
Excluiroi boa tarde Professora meu celular quebrou então to fazendo agora pode fazer colorido
ResponderExcluirOlá, me desculpe pela demora. Você pode sim fazer colorido. Um beijo!
Excluir