ARTE - 6º anos A, B, C - Professora Kayssa

                                                                                                   São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Artes)

Habilidade: (EF06AR03)

Prazo de envio: 11/12

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

 Hair Love

https://www.youtube.com/watch?v=ClfAH79h4nc&feature=youtu.be

(Curta Hair Love)

 

Assista ao curta-metragem à seguir e, em seguida, responda:

 

1)    Qual a história da animação?

2)    Qual a mensagem passada?

3)      Para você, por que é importante que a mensagem de “Hair Love” seja passada?

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C

Habilidade: (EF06AR01)

Prazo de envio: 27/11

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

História do cartaz: séculos de     comunicação visual

 

         A necessidade de expressar mensagens de maneira gráfica sempre esteve presente. Ao longo da história podemos encontrar todo tipo de representações que buscam comunicar a partir das imagens; começando pelo cartaz de propaganda eleitoral encontrado nos vestígios da Pompéia e conservado em ótimo estado pelo efeito da erupção do Vesúvio e considerado um dos primeiros cartazes da história.

            A história do cartaz sempre foi muito ligada ao movimento e a realidade das cidades, como um reflexo fiel da realidade social, política e cultural na qual os habitantes estavam submersos. Além disso, sua evolução vai de mãos dadas, inequivocamente, com as necessidades de comunicação de cada momento e foi se desenvolvendo ao mesmo ritmo que os movimentos artísticos e os sistemas de impressão.

            Embora os cartazes encontrados em Pompéia sejam uma prova irrefutável de que na Roma Antiga eles já existiam, na verdade, não passavam de mensagens manuscritas sobre a parede. Só a partir do ano 1440, com a invenção da imprensa, surgem as condições necessárias para começar a produzir cartazes de um modo mais parecido ao que conhecemos hoje em dia: no papel.

            O primeiro cartaz da era Gutenberg data de 1477 e é assinado por William Caxton - o primeiro impressor da Inglaterra -; se trata de um cartaz publicitário que enumera os benefícios das águas termais. Em 1482 apareceu na França o primeiro cartaz ilustrado, feito por Jean du Pré.

            Com a chegada das novas tecnologias, surgem novos suportes e novas maneiras de consumir informação. O formato cartaz não é mais indispensável, pois existem várias formas de chegar à informação de maneira digital; não obstante, o formato segue vivo e continua sendo uma das maneiras preferidas de se comunicar.

 

Questões:

 1)Para que serve um cartaz?

 2)Cite alguns locais onde podemos encontrar cartazes.

 3)Agora, pesquise três tipos diferentes de cartazes, anexando suas imagens na atividade e explicando a diferença de suas finalidades. 

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

                                                                                                          São Paulo, 03 de novembro de 2020

 

Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C

Habilidade:(EF69AR34)

Prazo de envio: 13/11

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=yXvaM_H1_As&feature=emb_title

 

Assista ao documentário “Krajcberg – O Grito da Natureza” e à seguir elabore um texto de no mínimo dez linhas sobre o artista Frans Krajcberg, sua obra e a relação entre arte e natureza.

 






















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C

Habilidade:(EF69AR04)

Prazo de envio: 09/10

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

             O termo Op Art é uma abreviação da expressão em inglês optical art e significa "arte ótica" - uma forma de arte que explora determinados fenômenos óticos com a finalidade de criar obras que pareçam vibrar ou cintilar. Contudo, diferentemente da arte cinética, a obra efetivamente não se movimenta e, por vezes, é o observador quem deve se deslocar, ou movimentar os olhos, para ter essa impressão sobre a obra, nascida da ilusão de ótica. Observe:

Yapoura, 1954 Victor Vasarely

            Os artistas do movimento Op Art defendiam a idéia de que a arte deveria ter "menos expressão e mais visualização". Ainda segundo eles, apesar do rigor com que é construída, a obra simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são, em geral, abstratos concretos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. E, diferentemente do concretismo, onde existe um equilíbrio estático entre as figuras geométricas que compõem a obra, na op art as figuras são colocadas de maneira a causar no observador uma sensação de movimento.

            No Brasil, um dos principais artistas da op art foi o escultor, pintor e desenhista Luiz Sacilotto (1924-2003).

Giros, 1982 Luiz Sacilotto

Tarefa:

 Produza seu próprio trabalho em Op Art em folha A4 (sulfite) ou superior, fotografe e me envie por e-mail contando um pouco do seu processo de produção. Você poderá explorar materiais de forma livre, mas lembre-se que o trabalho deverá gerar algum efeito visual.

Boas produções! 

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)



É possível fazer um stop motion utilizando apenas papel, lápis ou o material que você quiser utilizar. Estes são chamados de flipbooks. Eis alguns exemplos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=u0EBOSH6JcE&ab_channel=StudioZ

 

https://www.youtube.com/watch?v=fDiRcUgspcY&ab_channel=FlipBookArtist

 

https://www.youtube.com/watch?v=P9c4lqd0pqs&ab_channel=PenpenAnimation

 

Para fazer um flipbook é simples:

 

1)Você precisará de um bloco de papel, um canto de caderno ou qualquer aglomerado de papéis grampeados.

 

2)Pegue um lápis ou qualquer outra ferramenta de desenho que queira utilizar.

 

3)Faça muitos, muitos desenhos, folha por folha, para criar “movimento”.

 

4)Agora é só se divertir com seu flipbook!

 

 

Exercício: faça um flipbook com o tema a sua escolha, depois filme ou fotografe.

 

(tutorial de como fazer flipbook)

https://www.youtube.com/watch?v=lUGVrMruOws&ab_channel=EditoraMOL

 





















São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C

Habilidade: (EF69AR04)

Prazo de envio: 11/09

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

O Que Vejo Quando Me Vejo

 O autorretrato é um reflexo de nós mesmos, em que mostramos como nos vemos. E existem muitas maneiras de se fazer isso.

Vivian Maier (1926-2009), a fotógrafa da imagem ao lado, fez inúmeros autorretratos. Ela parecia estar sempre atenta aos reflexos de sua própria imagem enquanto caminhava pelas ruas.

1)Observe a imagem. Repare no objeto que a artista está segurando. Você o reconhece? Em que superfície parece estar refletida a imagem dela?

2)É possível perceber em que época a fotografia foi feita? Como você chegou a essa conclusão? Com quais imagens do seu dia a dia você relaciona essa imagem?

 3)E você, costuma registrar sua imagem? De que forma? 

São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 6º A, B e C

Habilidade: (EF06AR06)

Prazo de envio: 21/08

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.

Essa é a definição da formação de cores pela pigmentação. Por exemplo, a mistura da tinta amarela com uma tinta vermelha gera a cor laranja.

 Classificação das cores

Tradicionalmente, as cores são classificadas em primárias, secundárias e terciárias. Veja como cada cor é formada na teoria dos pigmentos:


Cores primárias: não podem ser obtidas por meio de outras misturas. São elas o amarelo, o azul e o vermelho.

 

Cores secundárias: geradas por meio da mistura de duas cores primárias.

Amarelo+vermelho = laranja

Vermelho+azul = roxo ou violeta

Azul+amarelo = verde

 

Cores terciárias: geradas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

Vermelho+roxo = vermelho-arroxeado (similar ao vinho)

Vermelho+laranja = vermelho-alaranjado ou laranja escuro

Amarelo+verde = amarelo-esverdeado ou verde claro

Amarelo+laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege)

Azul+roxo = azul-arroxeado

 Exercício:

Sabendo agora um pouco mais sobre as cores, produzam dois desenhos: um utilizando apenas cores primárias e outro utilizando apenas cores secundárias.O tamanho mínimo para estes trabalhos deve ser de uma folha A4. 

São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens (Arte)

Atividade voltada aos anos: 6ºA, B e C
Habilidade: (EF69AR25)
Prazo de envio: 03/08

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)


Mamulengo: um teatro de bonecos brasileiro e popular

            Uma importante manifestação cultural brasileira é o teatro popular de bonecos da região nordestina. Conhecido como Mamulengo em Pernambuco, Cassimiro Coco no Ceará e no Maranhão, João Redondo no Rio Grande do Norte, e Babau na Paraíba, esse tipo de teatro apresenta em cena brincantes que manipulam bonecos feitos de madeira e que representam elementos marcantes da cultura de sua região.
            Embora não tenha sua origem histórica totalmente documentada, algumas pesquisas indicam que esse teatro de bonecos surgiu no período de colonização do país. Segundo esses estudos, o teatro de bonecos era extremamente popular na Europa no século XIX e os colonizadores instalados no Brasil teriam trazido essa manifestação cultural consigo, a princípio vinculada a temas religiosos. Há relatos de que no estado de Pernambuco, em 1816, já se podia assistir a espetáculos de bonecos nas ruas de Recife.
            Entretanto, alguns bonequeiros, manipuladores e brincantes atribuem outra origem a esse teatro: o período da escravidão. Segundo alguns desses artistas, o Mamulengo teria surgido como resposta aos abusos impostos aos negros escravizados pelos senhores, uma vez que esse teatro, em geral, utiliza o humor para fazer críticas sociais. Outros ainda afirmam que o teatro de bonecos se desenvolveu nas noites que sucediam períodos de intenso trabalho dos escravos. O teatro teria sido uma forma de diversão dos escravos.
            Atualmente, o teatro popular de bonecos constitui uma tradição cultural passada de geração em geração. Permeada por personagens cativantes, bom humor e músicas tocadas ao vivo, o Mamulengo desperta a alegria dos espectadores, apresentando temas como o amor, a relação entre o humano e o divino e críticas à sociedade.


Exercício:

1) Agora é com você: construa seu próprio boneco. Ele pode ser feito com materiais que você possui em casa, como por exemplo: papel, recicláveis, jornal, tecido, papelão de caixa e tudo o que a sua criatividade mandar! Escreva como você produziu seu boneco e conte sobre a história dele.


Um beijo e boas produções,
Kayssa Mavrides
Artes

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

São Paulo,06 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Arte)

São Paulo, 06 de Julho de 2020

Atividade voltada aos anos: 6º A, B, e C
Habilidade: EF69AR18
Prazo de envio: 17/07


Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:


Um dos mais conhecidos artistas brasileiros é o carioca Chico Buarque de Hollanda. Além das canções, ele compôs letras e músicas para peças de teatro. Em uma delas, feita para o musical Os Saltimbancos, vários animais imaginam como seriam suas cidades ideais. Leia a seguir:

A Cidade Ideal
Os Saltimbancos

Cachorro: A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado

Galinha: A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca

Crianças: Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto

Todos: Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças
Gata: A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha

Jumento: Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora

Crianças: Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bela cuíca

Todos: Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças


Música disponível em:


Agora, responda as questões a seguir:

1) Como seria, para você, uma cidade ideal?
(mínimo de 5 linhas)

2) Qual é nosso papel como pessoa para a construção de uma cidade ideal?
(mínimo de 4 linhas)

Um abraço e cuidem-se bem,
Kayssa Mavrides
Artes

São Paulo, 22 de junho de 2020

Área: Linguagens (Arte)


São Paulo, 27 de Abril de 2020
Atividade voltada aos anos: 6º A, B E C
Prazo de envio: 30/04


Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição.)

Caros,

O exercício proposto para esta semana consiste em um olhar mais sensível acerca de nossos lares.

Lembrando das atividades anteriores realizadas em sala de aula, escolham cinco objetos que mais representem a sua casa, criem uma composição com todos os itens juntos e utilizem as técnicas de desenho cego(sem olhar para o papel), desenho contínuo (sem tirar o lápis ou qualquer outro material que você esteja utilizando, do papel) e um desenho em técnica livre.

Observação: Todas as produções devem ser baseadas na mesma composição de objetos.  

Um beijo e cuidem-se,
Kayssa Mavrides
Artes


33 comentários:

  1. oi professora, entrei no site que vc nos recomendou mas no meu notbook infelizmente não abriu gostaria de saber se vc tem outro site para recomendar

    ResponderExcluir
  2. Como mando o trabalho por e-mail se é em grupo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Você pode mandar o trabalho do grupo por um único e-mail e indicar os nomes dos participantes no corpo do texto.
      Um abraço,
      Kayssa

      Excluir
  3. é professora tambem tenho a mesma pergunta posso fazer sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tudo bem?
      Por conta da atual situação, você pode realizar os trabalhos individualmente. Qualquer dúvida me contate pelo e-mail.
      Um abraço,
      Kayssa.

      Excluir
  4. oi professora kayssa se não for em comodo vc saberia me dizer um site legal sobre natureza por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tudo bem?
      Posso te mandar por e-mail! Me mande uma mensagem por lá para eu te encaminhar os links.
      Um abraço,
      Kayssa

      Excluir
  5. oi professora nao leve a mal se eu nao entende algumas atividade porque em no nicio das aulas eu viajei por um mes ai eu perdi atividades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, tudo bem?
      Não se preocupe, caso você tenha dúvidas pode me enviar e-mail no mesmo endereço de recebimento das atividades.
      Um abraço,
      Kayssa

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Ingrid! Não precisa copiar o texto, apenas realizar o exercício.
      Um abraço,
      Kayssa

      Excluir
    2. obrigado prof vou lhe mandar uma mensagem desculpa demorar demais viu.

      Excluir
  7. Olá professora boa tarde sou irmã do aluno lucinio do 6c então esse site que a senhora colocou pra está fazendo tipo de uma revista só fica carregando a página e não sai disso
    Oq posso fazer ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, tudo bem?
      Caso encontrem dificuldades em utilizar a ferramenta online, a revista pode ser feita manualmente e fotografada.
      Um abraço,
      Kayssa

      Excluir
  8. Olá boa tarde professora sou mãe das Alunas do 6 B e C é não estou conseguindo enviar o trabalho delas no seu e-mail desde ontem da erro no seu email

    ResponderExcluir
  9. Olá Dani, tudo bem? Você poderia me enviar seu e-mail para que eu faça um teste aqui?
    Um abraço,
    Kayssa

    ResponderExcluir
  10. Professora não entendi a parte da composição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem?
      Quando digo composição, me refiro ao conjunto (arranjo de objetos)
      um beijo!

      Excluir
  11. Professora e pra copiar esse texto que aparece no começo e também e pra fazer no caderno de artes

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Boa tarde, tudo bem?
      Caso você tenha alguma dúvida, encaminhar no meu e-mail para que possamos saná-la.

      Att,
      Kayssa

      Excluir
  13. Professora só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?? Me desculpe, não ví sua mensagem. Claro que pode!!!! Qualquer dúvida, entre em contato comigo via whatsapp, e-mail ou por aqui mesmo. Um beijo e cuide-se!

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Professora a lição que vc passou eu ñ entendi aquela do Cachorro e da Galinha e Criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Leia a letra da música e, se possível, escute a música. Sobre o que ela fala?
      Depois disso, responda às seguintes questões sobre cidade (são pessoais, à partir do seu ponto de vista sobre a cidade).
      Um beijo e cuide-se,
      Kayssa

      Excluir
  16. BOM DIA profesora eu terei que fazer o boneco e mandar uma foto por gmail?

    ResponderExcluir
  17. oi boa tarde Professora meu celular quebrou então to fazendo agora pode fazer colorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me desculpe pela demora. Você pode sim fazer colorido. Um beijo!

      Excluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...