TECNOLOGIA - 6º anos A, B, C - Professor José Carlos Maltes

São Paulo, 23 de novembro de 2020
Tecnologia e Inovação



















São Paulo, 09 de novembro de 2020
Tecnologia e Inovação




São Paulo, 26 de outubro de 2020
Tecnologia e Inovação























São Paulo, 21 de setembro de 2020
Tecnologia e Inovação

























São Paulo, 08 de setembro de 2020
Tecnologia e Inovação

Assista os vídeos abaixo:









São Paulo,17 de agosto de 2020
Tecnologia e Inovação
























São Paulo, 03 de agosto de 2020.
Tecnologia e Inovação





São Paulo, 13 de julho de 2020.

ATIVIDADE 3 - 2º BIMESTRE - EF - 6º Anos A, B e C - VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


São Paulo, 13 de julho de 2020.

Atividade nº 3 – 2º bimestre -6º Anos A, B e C.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

HABILIDADE:
(EF67TEC05) Reconhecer a existência do cyberbullying no contexto digital, identificando os mecanismos de violência e intolerância digital.

Objetivo: Construir boas relações, gerar ótimas conexões para alcançar bons resultados no ambiente onde está inserido, visando a melhoria da convivência. Viver e conviver.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura e assistirem o vídeo. Aproveite esse momento.


VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING


Nocaderno do aluno, tecnologia e inovação, das páginas 57 a 60, os temas bullying e cyberbullying são discutidos de forma a conscientizar que existe um crime para quem pratica esses atos. Sendo assim assista o vídeo a seguir (caderno do aluno página 57). Chame seus pais para assistirem o vídeo. Aproveite esse momento com sua família.



O futuro da internet depende do que se faz com ela hoje. Ao usar a internet para agredir e humilhar alguém há um estímulo para que novas leis de controle e proibição sejam criadas e quem perde são os internautas, que tem sua liberdade cada vez mais vigiada e cerceada pelo comportamento de uma parte da sociedade. Quanto mais pessoas conscientes, mais conseguimos criar comportamentos positivos, que se sobreponham à má utilização da ferramenta. Dessa forma, conseguiremos mais segurança e liberdade para navegar na web por conta da utilização com responsabilidade e respeito.
E a formação de pessoas conscientes e responsáveis começa na infância com orientação e educação. A adoção de condutas pacíficas, inclusivas e de convívio harmonioso passa pela participação direta dos pais e responsáveis, como educadores. Neste post, trazemos algumas dicas para você saber o que fazer no caso de vivenciar um caso de cyberbullying junto a filhos ou alunos. Confira:

* Se seu filho ou aluno está passando por este tipo de situação, ofereça apoio e mostre que ele não está sozinho, nem é culpado pelas ofensas que está sofrendo.
* Provocações e ofensas na Internet não devem ser respondidas. Ao passar por isso, grave todas as mensagens ou imagens.
* Imagens ou comentários ofensivos podem ser denunciados ao próprio site, sendo possível bloquear o contato no celular, chat, e-mail e redes sociais.
* Cuidado com o que escreve e com as imagens que divulga na rede. Conecte-se com respeito.
* Se perceber que algum colega de seu filho está sofrendo agressões pela Internet, encoraje-o a denunciar e ajude-o.
* Em casos de cyberbullying, é importante buscar diálogo com todas as partes envolvidas - autores, vítimas, pais/responsáveis e a escola, quando for o caso e quando for possível.
* Os pais podem ser responsabilizados judicialmente pelas agressões que os filhos cometem, porém, o mais adequado é tentar resolver essa situação com diálogo e orientação, já que crianças precisam do cuidado dos adultos, de ambos os lados da questão.




ATIVIDADE 3– Baseando-se no vídeo assistido, elaboreum INFOGRÁFICO cuja mensagem a ser transmitida seja VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING.

 

 

UTILIZE O CHAT DO CMSP – CENTRO DE MÍDIAS DE FORMA APROPRIADA.

 


Data de devolução da atividade: 24/07/2020.

Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Dia D Movimento Inova – CMSP
03/07 - Boas vindas - Dia D Movimento inova
https://www.youtube.com/watch?v=nMy-Dztp0Sk


03/07 - Oficina socioemocionais em tempo de pandemia

https://www.youtube.com/watch?v=GdPXkuCAEaM

03/07 - Oficina Programação Desplugada (Telefônica-Vivo)

https://www.youtube.com/watch?v=c7zggOach1w

03/07 - Vamos conhecer um pouco sobre a feira de ciências (FeCEESP)

https://www.youtube.com/watch?v=9wIjZWnZW7o

03/07 - Robótica - Meu Projeto de Vida - Aluno Marcus

https://www.youtube.com/watch?v=ybmebNx_m7U

03/7 – Oficina de autômatos – cultura maker

https://www.youtube.com/watch?v=JEqja9tY8W0

03/7 – Oficina de Minecraft de papel (Microsoft)

https://www.youtube.com/watch?v=LFhvuyV-pqw

03/7 – Oficina Meu projeto de vida

https://www.youtube.com/watch?v=vE-8zXGWCz4

03/07 - FeCEESP Debate de Ideias e seus sucessos

https://www.youtube.com/watch?v=1skQrTcMsTk

03/07 - Oficina eletivas - Bora Criar

https://www.youtube.com/watch?v=_ptWqEE5AL0

03/07 – Culminância de projetos (eletivas)

https://www.youtube.com/watch?v=dUdwnxusVrc

03/07 – Bate-papo com Any Gabriely (grupo Now United)

https://www.youtube.com/watch?v=7o6HMqU33F4

03/07 - Oficina “Fake news, aqui não”

https://www.youtube.com/watch?v=VmughKsDNt0

03/07 – Encerramento – O que isso tem a ver com meus sonhos e o mercado de trabalho?

https://www.youtube.com/watch?v=UO5-ZxBF6CU


São Paulo,29 de junho de 2020
Tecnologia e Inovação


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


São Paulo, 25 de junho de 2020.

Atividade nº 2 – 2º Bimestre - para os 6º Anos A, B e C.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

HABILIDADES:
Fundamental II – 6° e 7° anos
(EF67TEC01) Identificar e explorar as TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos de uso.
(EF67TEC02) Analisar a utilização das TDIC de forma criativa, crítica e ética, promovendo a autoria e o protagonismo.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura. Aproveite esse momento.

O QUE É INFOGRÁFICO?

O SP FAZ ESCOLA – Caderno do Aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, traz na página 56, a proposta para você trabalhar o que é infográfico.


Primeiramente, veja a figura a seguir:






Essa imagem passou alguma informação ou informações para você? Quais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Então, você percebeu que uma imagem pode passar informações a respeito de algo que queremos transmitir.

Infográfico é isso... um texto organizado por elementos verbais e visuais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, entre outros), que juntos permitem construir o significado. Normalmente tem caráter explicativo ou informativo. E é muito utilizado na mídia digital e impressa para informar o leitor.


Atividade 2 - Crie seu infográfico. Use uma folha de sulfite ou a folha de seu caderno. Lembre-se que você é o protagonista da atividade. Use a imaginação. Transmita sua mensagem de forma clara e precisa. Tire uma foto da atividade pronta e envie para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br.

Lembre-se que na página 56 do caderno do aluno, volume 2, parte 2, você tem a proposta daATIVIDADE 1 – PARA INÍCIO DE CONVERSApara resolver. Finalizando a atividade tire uma foto e a envie.

Fonte: Safernet Brasil, Infográfico Bullying: saiba como evitar, denunciar e ajudar quem é vítima: Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/infograficobullying Acesso em 30 de nov. 2019.


LEMBRE-SE QUE QUEM LÊ APRENDE A EXPANDIR OS HORIZONTES.

Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.

Data de entrega da atividade: 13/07/2020.



Boa sorte!

















TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


São Paulo, 15 de junho de 2020.

Atividade nº 1 – 2º Bimestre - para os 6º Anos A, B e C.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

Objetivo: Construir boas relações, gerar ótimas conexões para alcançar bons resultados no ambiente onde está inserido, visando a melhoria da convivência. Viver e conviver.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura. Aproveite esse momento.


COMO DESENVOLVER HABILIDADES INTERPESSOAIS?


Atualmente, as interações sociaispedem determinadas competências especiais, que são chamadas de habilidades interpessoais. Independente da área, ou seja, de estudo ou de trabalho, é necessário lidar com pessoas diferentes para alcançar um objetivo. Por isso, é fundamental que aprendamos desde cedo como desenvolver essas habilidades.


CONTINUE A LEITURA E FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO


Quais são as principais habilidades interpessoais?

1. Cordialidade
Ser cordial é ser gentil, educado, respeitoso, tratar com cuidado os colegas e as pessoas ao redor etc.
É também uma habilidade bastante requisitada no mercado de trabalho, já que profissionais mais cordiais tendem a ser mais produtivos e ajudar no desenvolvimento de um ambiente mais estável.

2. Objetividade
Sabe aquele amigo que só enrola em tudo que tem para fazer e se perde todo com os prazos? Pois uma pessoa objetiva é o oposto disso:faz o que tem que fazer sem deixar para depois, entrega suas tarefas dentro dos prazos e não cria problemas secundários. Quem tem essas características é sempre bem-vindo em grupos de trabalho.

3. Responsabilidade
Responsabilidade é uma habilidade que deve ser desenvolvida, pois, sem ela, as relações não duram muito. Em qualquer área da vida é importanteassumir erros e arcar com consequências, bem comotransmitir segurançaquando é necessário.

4. Comunicação verbal e não verbal
Saber comunicar-se é primordial, tanto verbalmente quanto não verbalmente.Uma boa comunicação envolve empatia, respeito e ética, valores que não podem faltar nas relações sociais.
Saber o que falar, quando falar, como usar palavras para agregar algo de bom as pessoas, como usar gestos, posturas e abraços: essas são as características de uma boa capacidade de comunicação verbal e não verbal. Você já percebeu que o CORPO FALA?


O QUE FAZER PARA DESENVOLVER HABILIDADES INTERPESSOAIS?

1. Pratique a escuta ativa
Como assim?  Escute os outros. Só falar o tempo todo não dá!
Vale lembrar que escutar não significa somente ouvir. Envolveprestar atençãono que está sendo falado e respeitar o que os colegas/amigos estão dizendo. Evite interromperas pessoas e pense no que elas dizem.
As pessoas gostam de quem as deixa falar, quem se envolve nos seus assuntos e importa com o que dizem. Saber escutar é a chave para a construção e manutenção de bons relacionamentos.

2. Desenvolva a capacidade de tomar iniciativas
Precisamostomar iniciativas e assumir riscos. Por exemplo, quando o chefe propõe algo à equipe e ninguém se dispõe a executar, aquele que se destacar tomando a iniciativa certamente será considerado um bom funcionário.
Na vida, muitas vezes, é necessáriodar um primeiro passo e assumir responsabilidades. Um profissional e ser humano que sabe tomar iniciativas tende a ser muito valorizado pelas pessoas ao redor.

3. Que tal se colocarno lugar do outro?
Em qualquer ambiente que frequentamos, precisamosnos colocar no lugar do outro. As pessoas curtem quem respeita seus pensamentos e entendem suas dificuldades.

Uma pessoa que consegue se colocar no lugar do outro é cordial, gentil, sábia e sabe manter relacionamentos sólidos.

4. Precisamos criar o hábito dofeedback, ou seja, dar ou pedir uma resposta a um determinado assunto ou acontecimento
Feedbacks são importantes para sabermos se estamos fazendo a coisa certa ou não. Ter a humildade depedir feedbackssobre algo é fundamental, poisajudará a saber o que está errando e como pode melhorar. Até porque ficar insistindo no mesmo erro sem perceber é bem chato.

5. O poder das boas conexões
Para alcançar bons resultados na vida, seja ela profissional, acadêmica ou pessoal, é essencial que tenhamosrelacionamentos sadios e boas conexões.
Na vida profissional, boas conexões são aquelas que te estimulam a crescer, te inspiram a chegar a melhores posições. Na vida escolar da mesma forma. E na vida pessoal é bom estar ao redor de pessoas empáticas, que façam críticas construtivas sempre que necessário.

6. Invista em autoconhecimento
Autoconhecimento influencia no controle de emoções, o que é muito útil em ambientes corporativos e trabalhos em grupo. É importante controlar as emoções para não viver explodindo por aí sem motivo.Afinal, conhecendo seus pontos fortes e limites, ele poderá trabalhar melhor a cordialidade, objetividade e outras habilidades.

7. Reconhecer os próprioserros
Reconhecer os próprios erros é fundamental para que se evolua. Essa dica se relaciona com a dica 4, já que, além de pedirfeedbacks, as pessoas devemolhar para si mesmas e admitir suas falhas. A humildade é muito importante, pois nos ajuda a reconhecer que somos humanos, passíveis de erros, mesmo que sejamos muito bons no que fazemos.

8. A importância de resolver problemas
É importante que desenvolvamos a capacidade de superar problemas. É necessário que aprendamosbuscar soluções, analisando fatos e informações relevantes, e não desistindo diante das dificuldades.
É importante desenvolver a habilidade de enxergar um problema, verificar possíveis causas, investigar e pensar em várias soluções.
Assim como o pensamento crítico, uma boa capacidade de solução de problemas é crucial para quepossamosnos destacar no mercado de trabalho.

9. Fazer bom uso da tecnologia e dos jogos
Novas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de solução de problemas (dica anterior), da criatividade e de habilidades vitais, comoleitura e escrita.


Precisamos das habilidades interpessoais para o convívio em sociedade, e é fundamental que conheçamos algumas formas de desenvolvê-las.


LEU O TEXTO? ENTÃO VOCÊ CHEGOU NO FIM DA ATIVIDADE. ISSO MESMO, ESSA ATIVIDADE É SOMENTE LEITURA.

LEMBRE-SE QUE QUEM LÊ APRENDE A EXPANDIR OS HORIZONTES.

Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.


São Paulo, 11 de maio de 2020.


ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
TECNOLOGIA E ARTE


São Paulo, 08 de maio de 2020

Atividade nº 6 para os 6ºs A, B e C

PROF. JOSÉ CARLOS - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

PROFa. – KAYSSA MAVRIDES - ARTE
e-mail: kayssa@professor.educacao.sp.gov.br


HABILIDADES:

Ensino Fundamental – 6° e 7° anos
(EF67TEC24) Identificar as potencialidades, as principais ferramentas e os recursos utilizados no espaço maker.
(EF67TEC25) Construir objetos usando materiais não estruturados e algum material eletromecânico.

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; leia em voz alta; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – MOVIMENTO E REPOUSO

Nosso objeto de estudo a princípio é a cinemática, que é a parte da Física que estuda o movimento de um corpo sem se preocupar com a causa desse movimento.

Movimento e repouso

O que significa dizer que “um corpo está em movimento”? Em nossas experiências diárias, não vemos dificuldades para responder a essa pergunta. Se encontrarmos, por exemplo, um poste na rua, diremos que ele está em repouso. Mas se encontrarmos uma pessoa andando na rua, diremos que ela está em movimento. Segundo a Física, os conceitos de movimento e repouso são relativos, pois, para tal definição, devemos levar em consideração um referencial. Nesse caso, a definição correta de movimento e repouso é:

Um corpo estará em movimento sempre que mudar de posição, no decorrer do tempo, em relação a um referencial adotado. Estará em repouso sempre que sua posição se mantiver a mesma (constante) no decorrer do tempo em relação ao referencial que foi adotado.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Introdução à Cinemática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/introducao-cinematica.htm. Acesso em 04 de maio de 2020.


ATIVIDADE 1: Escreva com suas palavras o que é um objeto em movimento e em repouso.


CULTURA MAKER

Você sabe o que é Cultura Maker?

Cultura Makeré uma ramificação do famoso “Faça Você Mesmo”, popularmente conhecido como “DIY” – Do It Yourself, em inglês. É um novo jeito de aprendermos coisas novas através da descoberta.
Nosso atual contexto exige que sejamos mais proativos e pesquisadores. Uma ótima ferramenta para nossas descobertas é a internet. Um exemplo de Cultura Maker é o site colaborativo Wikipedia, que funciona como um grande espaço colaborativo de informações sobre os mais diversos assuntos, abastecido por todas as pessoas do mundo que estejam dispostas a contribuir.
Outro grande exemplo de Cultura Maker são os projetos de robótica, em seus vários níveis de complexidade.
Há também os projetos desplugados, que visam experienciar a programação de forma concreta, sem a utilização de programas ou equipamentos específicos.
O “faça você mesmo” está presente nas artes desde sempre. Há artistas que produzem suas tintas, esticam suas telas, fabricam os próprios pincéis e, até mesmo, produzem seus robôs artistas. Como é o exemplo do artista chinês Cai Guo-Qiang, ao criar robôs que reproduzem modos de pintar de artistas famosos, exemplificados nestes vídeos:


ARTE

ATIVIDADE 2: Construção de carrinho.

Agora, de forma desplugada, praticaremos a cultura maker. Esta atividade prática nos ajuda a entender mais sobre movimento e repouso.


Lista de materiais

-       8 (oito) tampinhas de garrafas pet furadas no centro.
-       3 (três) palitos de sorvete
-       Pistola e refil para cola quente
-       1 (um) Canudo de plástico
-       2 (dois) Palitos fino de churrasco
-       Elásticos amarelo n⁰ 18ex
-       2 (duas) Baterias (pilhas) usadas


Data de devolução da atividade: 20∕05∕2020.


Não esqueça de colocar nome, número e turma na atividade
São Paulo, 27 de abril de 2020.


Atividade nº 5 para os 6º Anos A, B e C.

Data de devolução da atividade: 21/04/2020.

PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@prof.educacao.sp.gov.br


HABILIDADES:
Fundamental II – 6° e 7° anos
(EF67TEC08) Compreender o uso e as regras de utilização da propriedade intelectual.


PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO AUTORAL


Referencial Teórico CADERNO DO ALUNO. Na ausência do CADERNO DO ALUNO o site http://www.bussolaescolar.com.br/ é um ótimo site de busca. Pesquisar faz bem. Boa sorte!

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).

PROPRIEDADE INTELECTUAL

A propriedade intelectual consegue garantir aos inventores e responsáveis por produções que dizem respeito ao intelecto, que sejam devidamente recompensados pela sua criação.
Estão seguras sobre essa proteção, as criações de material industrial, científico e literário. Além disso, marcas, patentes, desenho industrial, novo processo, novo design, novo produto e outros, também podem ser protegidos pela propriedade intelectual, que é responsável pela segurança dos bens imateriais.
No caso da propriedade industrial, esse registro está ligado diretamente aos bens que são destinados à atividade industrial.
É de grande importância que para o registro de marca ou ainda, no caso de desenvolvimento de novos produtos, uma determinada empresa seja protegida através da propriedade industrial.
Isso irá garantir que nenhuma outra pessoa possa, no presente ou no futuro, se apropriará de uma marca, ideia, produto, modelo, dentre outros itens imateriais que já tenha dono, podendo ser considerado até mesmo como um crime.
Com a garantia dessa segurança, uma empresa poderá desenvolver qualquer tipo de produto e até mesmo de serviço, sem que outra empresa considere seu os lucros obtidos através do mesmo.

DIREITO AUTORAL

O direito autoral pode ser conferido à uma determinada obra, para utilizar com exclusividade, autorizar e licenciar até mesmo a sua divulgação.
Uma vez que a propriedade intelectual tem sua ramificação na propriedade industrial, é necessário obter também a devida segurança para outros itens imateriais, que não são relacionados à indústria e para isso, existe então o direito autoral.
No caso dessa segunda forma de proteção, existe a proteção para obras artísticas, assim como, letras de músicas, roteiros de novelas, entre outros.
O direito autoral poderá ser aplicado para:
-       Desenho;
-       Música;
-       Pintura;
-       Tratado sobre filosofia;
-       Obra literária;
-       Artística.
Para obter o direito autoral para algum trabalho realizado, o processo possui alguns pontos de diferenciação, especialmente quando comparado com a obtenção de segurança através da propriedade industrial e uma delas, é a falta de obrigatoriedade de alguns documentos e registros, para a conquista desse registro.
Um dos pontos de maior importância da proteção do direito autoral está no fato de conseguir a comprovação da autoria da obra, de forma que nenhuma outra pessoa poderá garantir para si os benefícios e privilégios de uma obra intelectual que não lhe pertencem.
É necessário, no entanto, ter grande atenção para o período em que esse direito será concebido para o seu verdadeiro autor.
No Brasil, o direito autoral garante a segurança de uma obra em até 70 anos a partir do primeiro dia do ano seguinte ao da morte do autor. Esse prazo é necessário para a divulgação e reprodução de qualquer item que diga respeito à uma determinada obra que está protegida pelos direitos autorais.
Por sua vez, os direitos morais como, por exemplo, ter o nome vinculado à uma obra, dura por tempo indeterminado.
Existem alguns casos em que é necessário uma avaliação profissional para entender em qual dessas duas opções uma propriedade intelectual poderá ser classificada.




Sempre que elaboramos uma atividade, se ele não for de nossa autoria devemos citar a fonte ou as referências bibliográficas. Isso significa indicar obra, autor ou endereço eletrônico (com dia de acesso) completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. No texto acima foram citados o site e a data de acesso.

MEME

O meme que conhecemos tem como principal campo de divulgação a internet. Ele tem como objetivo transmitir uma informação resumida de forma rápida, seja por meio de mensagens, pelas redes sociais ou pelos e-mails.
O meme pode ser criado e adaptado em formato de vídeo, imagem, frase ou até mesmo pelas hashtags, como modo de promover uma ideia da forma mais rápida que possamos imaginar.
Nos dias de hoje os memes são muito utilizados como paródias, ou seja, com humor de algum acontecimento importante, ou para zoar com o amigo, comunicar uma informação privilegiada e, especialmente, impulsionar campanhas de marketing, algo que muitas empresas têm se especializado. A duração e importância de um meme dependem das réplicas, assimilações e propagação em massa.
O caderno do aluno define meme como uma imagem, vídeo, GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) que trata de algum tema com humor e se espalha pela Internet.


Observe as figuras a seguir.








Atividade: Crie um meme. Tema? Use a imaginação. Seja o protagonista da atividade. Coloque sempre nome completo, número e turma.

Lembre-se da PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO AUTORAL



São Paulo, 07 de abril de 2020.


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


Atividade nº 4 para os 6º, 7º, 8º e 9º anos



Data de devolução da atividade: 13/04/2020


PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@prof.educacao.sp.gov.br

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Referencial Teórico CADERNO DO ALUNO. Na ausência do CADERNO DO ALUNO o site http://www.bussolaescolar.com.br/ é um ótimo site de busca. Pesquisar faz bem. Boa sorte!

Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).

Lembre-se: não existe resposta errada, existe resposta mal estruturada.

  1.  Tecnologia é...

  • O que você entende por tecnologia?
  • O que você compreende por Inovação?
  • Quais experiências ou conhecimentos você já possui sobre Tecnologia e Inovação?
  • Quais tecnologias você carrega com você e utiliza no seu dia-a-dia?
  • Essas tecnologias são digitais ou não?

  1. Marque Verdadeiro [V] ou Falso [F] no gabarito.

  1. Verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência; mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia.
  2. Portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional, organização e ou estudante. Em ambientes educacionais permite a disposição dos trabalhos em andamento relacionados ao objetivo educacional. É uma oportunidade para o professor de acompanhar de maneira individual e coletiva os trabalhos dos estudantes, realizando intervenções quando necessário.
  3. Inteligência artificial (IA): Dentro da computação, a inteligência artificial é um mecanismo ou dispositivo que faz a simulação do cérebro humano para raciocinar, tomar decisões e aprender com as experiências. Um exemplo prático do uso da inteligência artificial está nos chamados Chatbot (o robô atendente) utilizado no setor de atendimento aos clientes das empresas, em serviços financeiros para análise de créditos ou ainda na área de marketing em campanhas com links patrocinados.
  4. Internet das coisas (IoT): do inglês, Internet of things (IoT), tem como ideia central conectar por meio de sensores inteligentes e softwares os objetos do mundo real. Com a IoT é possível controlar os objetos remotamente e também realizar o controle de estoques, evitando, por exemplo, a falta de remédios, desde sua fabricação, até o armazenamento e distribuição.
  5. Fake News: trata-se do compartilhamento de boatos ou desinformação em diversos tipos de mídias, tais como, jornal impresso, televisão, rádio ou ainda on-line por meio das mídias sociais. Este tipo de notícia é escrita e publicada com a intenção de enganar.
  6. Algoritmo: na área da computação, o algoritmo é uma sequência de instruções para se executar uma tarefa e resolver um problema. Um exemplo clássico de algoritmo é uma receita de bolo, onde é apresentado o passo a passo de todo o processo. Os manuais de instruções também são exemplos de algoritmo.
  7. Hashtag: muito popular nas redes sociais, a hashtag é o nome dado a uma expressão, frase ou palavra precedida pelo sinal conhecido como "jogo da velha" (#). Em sua tradução livre, podemos dizer que é uma etiqueta que serve para rotularmos uma publicação. De maneira mais prática, quando as hashtags são publicadas nas redes sociais (como Instagram, Twitter e Facebook), ela se transforma em hiperlink, categorizando e organizando as publicações relacionadas ao mesmo tema.
  8. Bitcoins: As criptomoedas são as moedas digitais. A mais conhecida delas é a bitcoin que tem cotação em dólar e sua negociação é feita por uma plataforma chamada Blockchain. Com as criptomoedas é possível fazer compras ou transações comerciais pela internet.
  9. Google: é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, nomeado com o mesmo nome da empresa.
  10. Facebook: é uma plataforma online onde as pessoas podem criar suas próprias páginas pessoais e se conectam com outras pessoas, ou seja uma rede comercial.
  11. Narrativa Digital: é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de um áudio, de um conjunto de tweets ou fotos online.
  12. Jingle: é o termo em inglês para se referir a uma música curta, com refrão fácil de lembrar, que passa uma mensagem publicitária sobre um produto, serviço ou ideia.
  13. Podcast: é um arquivo de áudio digital que é transmitido pela internet. Ele pode tratar de diversos temas - música, notícias, literatura etc. O importante é que passe informações para os ouvintes.
  14. Blog: é um site que vai acumulando postagens com determinada periodicidade, diária, por exemplo, sobre certos temas.

GABARITO

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14















São Paulo, 27 de março de 2020.

Boa tarde alunos.

Dando sequencia as atividades já iniciadas e sala de aula, abaixo segue continuidade para todos os alunos do período da tarde

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ATIVIDADE 2

HABILIDADES:
Fundamental II – 6° e 7° anos
(EF67TEC10) Compreender os riscos do desrespeito à privacidade e as consequências
do uso indevido de dados pessoais.

Fundamental II – 8° e 9° anos
(EF89TEC11) Compreender os consentimentos vinculados aos aplicativos e software, os riscos
do desrespeito à privacidade e as consequências do uso indevido de dados pessoais.

Representando a Narrativa Digital (Caderno do Aluno, página 45)

A narrativa digital é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de um áudio, de um conjunto de tweets ou fotos online.
Agora vamos colocar a mão na massa e realizar uma narrativa digital em formato de podcast. Podcast?

Podcast é um arquivo de áudio digital que é transmitido pela internet. Ele pode tratar de diversos temas - música, notícias, literatura etc. O importante é que passe informações para os ouvintes.


Vamos fazer um Podcast?

O podcast é o formato do futuro. Os áudios gravados nesse formato permitem que o usuário possa conhecer novos temas, ouvir notícias, análises e outras histórias com a maior comodidade. Os agregadores de conteúdo, que são os players que reúnem podcasts dos mais diferentes estilos, se tornaram aplicativos indispensáveis em qualquer celular.
Criar um podcast em si não é uma tarefa simples, mas pode ser feita sem muitas complicações se tomar alguns cuidados. Ou então, se você seguir algumas dicas sobre como fazer um podcast do zero.

Pense no conteúdo

Tudo começa com uma boa gestão das informações, que nada mais é do que organizar e cuidar de todos os detalhes que irão compor o seu novo projeto. O ponto de partida é sempre escolher a linha editorial do seu programa de podcasts. Isso será essencial para que você consiga centralizar informações sobre assuntos que irá abordar em cada episódio.
Faça um planejamento sobre sua agenda para identificar qual será o tempo que você terá disponível para este projeto entre os demais compromissos pessoais ou de trabalho. Encontre um lugar onde os episódios serão gravados, que pode ser em no seu quarto, na sala ou no quintal. Vale de tudo para encontrar um canto onde seu projeto será executado com qualidade e organização.

Faça pesquisas

Depois que você se organizou e incorporou o projeto de montar um podcast em sua rotina, chega a hora de pesquisar sobre os assuntos que serão a peça-chave dos episódios que você pretende gravar. Pesquise no Google o segmento que você pretende trabalhar.
É importante que você domine o tema e conheça o público-alvo do segmento que irá seguir, como Economia, Humor, Entretenimento, Política e entre outros. A pesquisa dentro do estilo que seu podcast irá seguir fará com que você faça comparações e crie uma abordagem diferenciada para fugir de clichês ou cópias.
Pense também se em seu programa terá espaço para convidados. Se tiver, busque por pessoas com as quais você gostaria de conversar ou entrevistar usando as redes sociais. É válido pedir indicações ou sugestões a amigos ou criadores de conteúdo que você tenha acesso.

Equipamentos e programas para a gravação


Aqui as coisas começam a ficar mais complicadas, pois é onde o investimento em dinheiro pode ser necessário. O primeiro deles é ter um bom microfone, que possa ser conectado em seu computador ou celular. Microfones de boa qualidade são capazes de eliminar ruídos ambiente e capturar sua voz com mais clareza.
Depois, existem alguns softwares que são indispensáveis para otimizar a captura do áudio, edição e gravação com convidados. O primeiro deles é o Skype, que é a melhor ferramenta para gravar com convidados à distância. Em paralelo, você precisará de um software que consiga gravar as conversas do Skype para compor seu podcast. Para isso, recomendamos o MP3 Skype Recorder (Windows 7 ou superior), grátis e que permite configurar a qualidade em que será gravada a conversa.
Para corrigir a nivelação do áudio gravado e evitar que sua voz ou de seus convidados fique baixa ou alta demais em determinados momentos, recomendasse o programa MP3Gain (Windows 7 ou superior), que consegue nivelar o volume de forma simples e rápida.
Depois de gravar e otimizar o áudio do seu podcast, chega a hora da edição, o passo mais avançado desse processo. Você pode usar um editor de áudio gratuito como o Apple GarageBand (iOS e MacOS) ou o Audacity (Windows, MacOS e Linux). Para quem não tem experiência com edição de som, certamente o primeiro contato com esses programas não será fácil, mas a experiência vem com a prática.
Inicie as gravações de seus podcasts usando seu celular.

Publique e divulgue seu podcast.

Por fim, com essas informações chegou a hora de você criar e publicar o resultado desse suado projeto. Essa é a sua tarefa.


Boa sorte!

64 comentários:

  1. Professor, gostaria de saber se esta atividade tem data de entrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! A data para entrega da atividade é 07/04/2020. Enviar para o e-mail maltes@prof.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  2. Professor eu queria saber se tem algum site pra entrega do trabalho ou aonde nos entregamos o trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! A data para entrega da atividade é 07/04/2020. Enviar para o e-mail maltes@prof.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  3. Professor boa noite, peço por gentileza que responda as solicitações dos estudantes, obrigada.
    Coord. Renata

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde , tem que gravar um podcast?, eu não tenho microfone!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O intuito da atividade seria o de gravar o áudio (podcast), porém, na ausência do microfone, crie apenas o texto (narrativa digital) e envie para maltes@prof.educacao.sp.gov.br. Cuide-se nesses tempos de Covid-19.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Seguindo as instruções do Ministério da Saúde para que fiquemos em isolamento social, seria interessante que a atividade fosse feita individualmente. Veja o que for melhor. Cuide-se nesses tempos de Covid-19.

      Excluir
  6. não tenho o microfone para fazer o podcast então eu vou fazer só o texto, posso fazer de qualquer assunto? por exemplo: coronavirus, musica, filme e etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Use a criatividade. Seja o protagonista de suas atividades.

      Cuide-se nesses tempos de Covid-19.

      Excluir
  7. Posso fazer de qualquer assunto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Use a criatividade. Seja o protagonista de suas atividades.

      Cuide-se nesses tempos de Covid-19.

      Excluir
  8. BOA TARDE PROFESSOR COMO QUE OS 6ºANO E PARA FAZER A LIÇÃO

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Márcio.
    A última atividade é Verificação da aprendizagem. São Perguntas e Marcar Verdadeiro ou Falso no gabarito. Faça numa folha de caderno, tire uma foto e envie.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  10. professor pode usar apps ja prontos para criar o podast

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Pode sim.
      Lembre-se de colocar a fonte, ou seja, de quem é o app já pronto.
      Cuide-se nesses tempos de Covid-19.

      Excluir
  11. Professor aqui e a aluna 38 6A não estou conseguindo mandar as atividades para seu e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Você está fazendo qual caminho para enviar o arquivo? Está enviando por e-mail pessoal? Aguardo.

      Excluir
  12. Boa noite professor a lição foi enviada hoje no e-mail do senhor.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!

    Ainda não enviei esse trabalho, poderia copiar as questões no Word para responder e lhe enviar o arquivo?

    Agradeço desde já a atenção.

    Camily Gabriele 6A

    ResponderExcluir
  14. bom dia,professor onde eu acho as perguntas da atividades nao tenho esse caderno do aluno poderia me enviar no email porfavor

    ResponderExcluir
  15. Márcio, boa tarde.
    Os textos que acompanham as atividades te dão apoio para responder. Se você estiver falando a atividade VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, logo abaixo do título está escrito... Lembre-se: não existe resposta errada, existe resposta mal estruturada.
    Então fique tranquilo, pratique a leitura.
    Estou aqui para apoiá-los.
    Cuide-se.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, boa noite!
    Poucos alunos dos 6°s anos têm enviado as respostas das atividades publicadas.
    Por favor façam as atividades, pois as mesmas são consideradas parte do conceito bimestral.
    Prof. José Carlos
    maltes@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  17. Pessoal,
    Lembrem-se que a devolução da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) do 1⁰ bimestre, resolvida, deverá acontecer nos dias 27 e 28 de maio de 2020 na E. E. Teruko Ueda Yamaguchi. A nota da AAP será considerada para o conceito do bimestre.
    Cuidem-se.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal,

    Lembrando mais uma vez.

    A SED – Secretaria Escolar Digital tem disponibilizado algumas ferramentas para o apoio pedagógico do aluno, visando sempre uma relação mais estreita nesses tempos de isolamento social. Uma dessas ferramentas recentes é o Classroom via CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

    Por sua vez, tenho publicado nas turmas do Classroom as mesmas atividades publicadas no Blog da E. E. Teruko Ueda Yamaguti. Atividades estas que deverão ser feitas e encaminhadas para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br, se possível na data estabelecida.

    Sendo assim, se você tem acessado o BLOG, feito as atividades e encaminhado para o e-mail citado acima, NÃO É NECESSÁRIO FAZÊ-LAS NOVAMENTE só porque você as encontrou no Classroom.


    “Quando uma pessoa sabe ler bem, não existem fronteiras para ela. Ela pode viajar não apenas para outros países, mas também no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, no espaço cósmico. Descobre também o caminho para a porção mais íntima da alma humana, passando a conhecer melhor a si mesma e aos outros (Bamberger, 1987, p.29).”

    ResponderExcluir
  19. BOA NOITE. PROFESSOR COMO CONSIGO ESSES MATERIAIS PRA FAZER O CARINHO? NÃO TENHO EM CASA E OS LUGARES ESTÃO FECHADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, boa tarde.
      Fique tranquilo. Essa atividade faremos em sala.
      A professora de ARTE da sua turma, quando retornarmos, orientará a todos. Faça apenas a atividade de Tecnologia e Inovação.

      Obrigado.

      Cuide-se.

      Excluir
  20. boa tarde os 6 anos e para fazer o podcast

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, boa tarde.
      Sim, você entendeu o que é um podcast? Podcast é um arquivo de áudio. Caso você não consiga gravar a mensagem, escreva a mensagem (narrativa digital) e me envie no e-mail institucional maltes@professor.educacao.sp.gov.br

      Cuide-se moça.

      Excluir
  21. ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS A UNIDADE ESCOLAR NÃO ENVIA MENSAGENS POR WHATSAPP E NÃO LIGA PARA NINGUÉM OFERECENDO BOLSA DE ESTUDOS OU CURSOS, BEM COMO NÃO PODE TER NENHUM VÍNCULO COM EMPRESA PRIVADA QUE NÃO SEJA AUTORIZADO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - É GOLPE.

    AS AAPs QUE FORAM ENTREGUES JUNTO COM O MATERIAL ESCOLAR,DEVEM SER REALIZADAS E DEVOLVIDAS OBRIGATORIAMENTE NA SECRETARIA DA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS 27 E 28 DE MAIO DAS 10:00 ÀS 16:00.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, observem os fatos que farão parte de nossa história nesses dias de afastamento social devido a pandemia de Covid-19.

    DECRETO Nº 59.450, DE 18 DE MAIO DE 2020:
    Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020, para o fim de antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para os dias 20 e 21 de maio de 2020, declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações no dia 22 de maio de 2020 e dá outras providências.

    Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda, 25 de junho de 2020, o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932) e PROVIMENTO CSM Nº 2.559/2020.

    ResponderExcluir
  23. Professor posso fazer ainda consegui acessar hj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Com certeza. Faça com calma. Assim que for finalizando, por favor, envie.

      Qualquer coisa é só entrar em contato.

      Cuide-se

      Excluir
  24. Professor só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Tudo bem?
      Claro que pode. Faça com calma e assim que finalizar, envie.

      Cuide-se

      Excluir
  25. RELAÇÃO DAS VIDEOAULAS JÁ PUBLICADAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP)

    TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

    6º ANOS
    As aulas já publicadas poderão ser acessadas novamente. Caso alguém não assistiu alguma aula aproveite para rever as mesmas.

    28/04 – Primeiros passos na programação
    https://www.youtube.com/watch?v=OrWWoNu5mOE&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=2&t=0s

    29/04 – Segurança na Internet
    https://www.youtube.com/watch?v=2nSdbyAmB5g&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=3&t=0s

    30/04 - Cyberbullying
    https://www.youtube.com/watch?v=K1HdSvQedZ0&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=4&t=0s

    04/05 – Cultura Maker em tempo de pandemia
    https://www.youtube.com/watch?v=kgixaT-nIKc&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=5&t=0s

    13/05 – Aprendendo a fazer
    https://www.youtube.com/watch?v=i8Yo0hic6jo&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=6&t=0s

    29/05 – Narrativas digitais
    https://www.youtube.com/watch?v=1taThfksOQY&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=7&t=61s

    12/06 – Cultura digital - Como nós nos informamos?
    https://www.youtube.com/watch?v=L7bdcGU7wvc&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=8&t=0s

    ResponderExcluir
  26. VIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 24/07.

    Tecnologia e Inovação - Muito além das ‘fake news’ - https://www.youtube.com/watch?v=S2bOKxEE-Dg

    ResponderExcluir
  27. ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 3º BIMESTRE – 6ºs ANOS - EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL – COVID-19.

    Prof. José Carlos – Tecnologia e Inovação
    e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br

    Pessoal, iniciamos em 03/08/2020 mais um bimestre, o terceiro. As atividades apresentadas no caderno do aluno foram elaboradas para uma rotina de sala de aula. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada e remotamente, ou seja, afastamento social, em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las pelo computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no seu caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor. Uma outra opção é comparecer na Unidade Escolar e retirar a atividade impressa e devolvê-la, após a finalização, na Escola. Lembre-se de que a Escola (Equipe Gestora, Secretaria, Professores, etc.) está disponível para ajuda-los.

    SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 6º Ano – Ensino Fundamental - VOLUME 3 – PARTE 2

    Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola e na turma no CLASSROOM.

    Mundo conectado (pág. 48)
    Atividade 1 – Quais são os dispositivos eletrônicos mais usados no dia a dia? (pág. 48)
    Atividade 2 – Um país conectado (pág. 48)
    Atividade 3 – Linha do tempo (pág. 49)
    Atividade 4 – Pesquisa: o que motiva a troca de aparelhos celulares? (pág. 50)

    De olho no lixo (pág. 51)
    Atividade 1 – O lixo eletrônico no mundo (pág. 51)
    Atividade 2 – A publicidade e o consumismo (pág. 52)
    Atividade 3 – Reduzir, Reutilizar, Reciclar (pág. 52)
    Atividade 4 – Como vamos contar essa história? (pág. 52)

    Aprendendo a programar (pág. 53)
    Atividade 1 – Conversão: números decimais em números binários (pág. 53)
    Atividade 2 – Contagem em linguagem binária (pág. 54)
    Atividade 3 – Enigma (pág. 55)
    Atividade 5 – Pixel Art, uma descoberta (pág. 57)

    Introdução: Elétrica e Eletrônica II (pág. 58)
    Atividade 1 – Conduz ou não conduz eletricidade? (pág. 58)
    Atividade 2 – Polaridade: uma investigação (pág. 60)
    Atividade 3 – Construção do interruptor (pág. 61)

    Cultura Maker – Introdução à Elétrica e à Eletrônica II (pág. 62)
    Atividade 1 – Mini abajur eletrônico (pág. 62)
    Atividade 2 – Controlando a direção de giro do motor (pág. 63)
    Atividade 3 – Robô Inseto - Motor DC (pág. 64)


    POR FAVOR, SEMPRE QUE FIZER UMA ATIVIDADE COLOQUE NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.

    ResponderExcluir
  28. RECESSO ESCOLAR DE 24 A 28/08/2020 - GABINETE DO SECRETÁRIO - Resolução Seduc-60, de 19-8-2020 Altera a Resolução Seduc - 47, de 29-4-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar. DOE DE 20/08/2020 EXECUTIVO I PÁGINAS 42 E 43.

    ResponderExcluir
  29. Nosso recesso durou cinco dias, de 24 a 28 de agosto de 2020. Mais um período para reorganizar nossas ideias, nossas tarefas, nossas vidas, nesse período de afastamento social.

    A E.E.Teruko Ueda Yamaguti continuou no mesmo lugar. Falo da escola física, de tijolos, mas a ESCOLA formadora continuou em movimento, assim como nós, seres em movimento constante. No mundo das ideias tudo é possível e no mundo real? Cadê nossa contribuição para as mudanças desejadas? Atingimos um objetivo com mais facilidade quando estamos caminhando em grupo. Somos um corpo.

    HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.

    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

    Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

    Seja o protagonista. Voe conosco. A E.E. TERUKO UEDA YAMAGUTI é asa, só depende de você.

    Prof. José Carlos

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, um ótimo momento, sem tempo determinado, isto é, não importa se é dia, tarde ou noite. Somos merecedores de felicidade.
    Gostaria de compartilhar com vocês mais uma mensagem de Rubem Alves, OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA.
    “A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas... Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. ”

    Todos nós estamos aprendendo nesse momento impar em nossas vidas. Sejamos protagonistas e não lamentadores.

    Prof. José Carlos

    ResponderExcluir
  31. Bom dia pessoal. Dia 11/09/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. SETEMBRO AMARELO

    Estamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA E DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

    Mantenha o foco no que está lendo, chame seus pais para participarem dessa leitura. Aproveite esse momento. Fortaleça os laços familiares. Crie laços afeitos.

    Viver e lutar vale sempre a pena

    “Existem momentos em que parece que nossos sonhos se tornam inalcançáveis. A vida nem sempre nos dá facilidades quando buscamos algo que desejamos muito e por vezes acabamos por ter medo e permitir que a confiança vá embora.

    Não desanime, nenhum esforço é em vão. Existe um tempo determinado para que as coisas aconteçam e com certeza você alcançará suas metas. Creia. Confie no seu potencial.

    Qualquer que seja o seu caso, acima de tudo não pense em desistir. Nunca ninguém conquistou algo abaixando os braços ou deixando se vencer. Além disso, nada na vida se consegue sem sacrifício. E a luta que vamos travando é um trajeto obrigatório entre o nosso objetivo e a tão desejada vitória. Nessa caminhada não cruze os braços, não se feche, fale, se preciso for grite. Segure nas mãos dos seus pais, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus orientadores. Viver sempre vale a pena.”

    Prof. José Carlos

    ResponderExcluir
  33. VIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 11/09. QUEM NÃO TEVE OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR, APROVEITE!

    EFAF - Tecnologia - Mundo conectado - 6º ano

    https://www.youtube.com/watch?v=AI80i6Mo8Ko&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=13

    ResponderExcluir
  34. Bom dia pessoal. Dia 25/09/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. professor eu nao entendi a liçao que o senhor postou dia 21 de setembro o senhor poderia me esplicar melhor ? meu nome e Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, ótima noite. Espero que você esteja bem.

      Com certeza posso explicar. Primeiro leia a explicação sem pressa. Quando chegar no final da leitura. Reinicie para fazer o exercício.

      Essa atividade tem como objetivo entender que para cada ação existe um comando, ou vários comandos e uma representação gráfica ou várias. Como assim?

      Exemplo: Comprar pão na padaria. Como você faz para chegar na padaria?

      Esse passo a passo: abrir a porta, caminhar até o portão, abrir o portão, caminhar até a esquina, virar à direita, caminhar até a próxima esquina, virar à esquerda, caminhar mais um pouco, descer a rua e pronto, chegou no local desejado, isto é, na padaria.

      Algoritmo é isso, um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?

      Na atividade temos um papel quadriculado com quadrados em branco e quadrados pintados de preto, cinza, marrom e vermelho que formam a figura do Snoop. Certo?

      Se você iniciar no primeiro quadrado, canto superior esquerdo, primeira linha (quadrado branco) você precisará seguir até o final da primeira linha. Você seguirá passando para o próximo quadrado usando setas para a direita → até chegar no último quadrado (na primeira linha não tem nenhum quadrado pintado. Certo?

      Agora que você chegou no último quadrado da 1ª linha você precisa passar para a linha de baixo (2ª linha). Como?

      Seta para baixo ↓

      Agora seu caminho será da direita para esquerda, seta para esquerda ←. Siga com setas para a esquerda até chegar no quadrado pintado (qual cor? Está no desenho). Para o quadrado pintado, use X e cor. Exemplo: X preto, ou X marrom, X vermelho ou X cinza. Lembre-se que os quadrados brancos de dentro da figura são quadrados de cor branca, então X branco.

      Quando você chegar no final da 2ª linha, você precisa passar para a 3ª linha. Como? Seta para baixo e assim sucessivamente. Lembrando ainda que ao mudar de linha, no final dela ou no início dela, as setas mudam de posição.

      Você conseguiu entender que algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?

      Não é necessário fazer essa sequência até a última linha da figura, quero que entenda o processo.
      Exemplo:
      1ª linha: → → → → → → → → → → → → → → → → ↓
      2ª linha: ← ← ← X preto X preto X preto X preto ← ↓
      3ª linha→ → → → → X cinza X cinza X cinza ....
      e sim por diante.

      Aguardo sua resposta. Cuide-se moço.

      Excluir
  36. Atividade 4 - Explicação.

    Primeiro leia a explicação sem pressa. Quando chegar no final da leitura. Reinicie para fazer o exercício.

    Essa atividade tem como objetivo entender que para cada ação existe um comando, ou vários comandos e uma representação gráfica ou várias. Como assim?

    Exemplo: Comprar pão na padaria. Como você faz para chegar na padaria?

    Esse passo a passo: abrir a porta, caminhar até o portão, abrir o portão, caminhar até a esquina, virar à direita, caminhar até a próxima esquina, virar à esquerda, caminhar mais um pouco, descer a rua e pronto, chegou no local desejado, isto é, na padaria.

    Algoritmo é isso, um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.

    Na atividade temos um papel quadriculado com quadrados em branco e quadrados pintados de preto, cinza, marrom e vermelho que formam a figura do Snoop. Certo?

    Se você iniciar no primeiro quadrado, canto superior esquerdo, 1ª linha (quadrado branco) você precisará seguir até o final da 1ª linha. Você seguirá passando para o próximo quadrado usando setas para a direita → até chegar no último quadrado (na 1ª linha não tem nenhum quadrado pintado. Certo?)

    Agora que você chegou no último quadrado da 1ª linha você precisa passar para a linha de baixo (2ª linha). Como?

    Seta para baixo ↓

    Agora seu caminho será da direita para esquerda, seta para esquerda ←. Siga com setas para a esquerda até chegar no quadrado pintado (qual cor? Está no desenho). Para o quadrado pintado, use X e cor. Exemplo: X preto, ou X marrom, X vermelho ou X cinza. Lembre-se que os quadrados brancos de dentro da figura são quadrados de cor branca, então X branco.

    Quando você chegar no final da 2ª linha, você precisa passar para a 3ª linha. Como? Seta para baixo e assim sucessivamente. Lembrando ainda que ao mudar de linha, no final dela ou no início dela, as setas mudam de posição.

    Você conseguiu entender que algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?

    Não é necessário fazer essa sequência até a última linha da figura, quero que entenda o processo para a execução de uma tarefa.

    Exemplo:
    1ª linha: → → → → → → → → → → → → → → → → ↓
    2ª linha: ← ← ← X preto X preto X preto X preto ← ↓
    3ª linha→ → → → → X cinza X cinza X cinza ....
    e sim por diante.

    Dúvidas? Interaja.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia pessoal. Dia 09/10/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia pessoal. Dia 16/10/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia pessoal. Dia 06/11/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Como Entrar na Plataforma do CAED para a Avaliação Formativa (AAP – 3° bimestre) de São Paulo
    https://youtu.be/uvN_WNNxW_I

    Tutorial AAP Acesso Plataforma CAEd pela SED
    https://youtu.be/Dnqrho_Jkbw

    AAP 3° Bimestre - Orientações
    https://youtu.be/vGeI5s3jCSQ

    ResponderExcluir
  41. Bom dia pessoal. Dia 20/11/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia pessoal. Dia 04/12/2020, às 9h, está prevista mais uma aula de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) através do CMSP. Participem do chat interativo de forma consciente. Lembrem-se de que a entrega de atividades faz parte da formação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  43. “A vida é um espetáculo. Se não está contente com a tua história, reescreva um novo capítulo, mude o foco, veja onde está errando. Seja a mudança que sua vida precisa, seja a felicidade que te falta, seja a alegria que você merece, seja o riso mais sincero, a amizade mais pura, seja calor, seja amor, seja afago, seja você, seja protagonista da tua história. Dedique-se para o teu melhor papel, pois o teu talento ninguém tira e você nasceu para brilhar.”
    Autor desconhecido.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia,

    Srs. pais e ou responsáveis, estamos seguindo para a reta final, mas, temos ainda muitos compromissos com seus filhos e filhas e a responsabilidade de vocês pais e nós escola é de encerrarmos este ano letivo com bastante tranquilidade apesar de ainda estarmos em plena pandemia da COVID-19.

    ATENÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS

    - Entre os dias 04 a 08 de dezembro teremos o provão da escola que será realizado através do:

    terukoefaf.blogspot.com – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
    terukoejamedio.blogspot.com – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
    terukouedaemeja.blogspot.com – ENSINO MÉDIO

    - Entre os dias 07 a 11 de dezembro os estudantes devem RETIRAR na secretaria da escola as avaliações diagnósticas de retorno (Língua Portuguesa e matemática) e DEVOLVER na secretaria da escola até o dia 18 de dezembro; esta avaliação está disponível na SED (www.sed.educacao.sp.gov.br) mesmo local onde foi realizada a AAP do 3° bimestre

    - LIVRO DIDÁTICO:
    é OBRIGATÓRIA a DEVOLUÇÃO de TODOS os livros didáticos recebidos no início do ano e a ENTREGA deverá ser feita a partir do dia 07 dezembro.

    - Os estudantes que não conseguiram realizar a AAP do 3° bimestre, aguardar informações, porém os alunos não poderão ser prejudicados por instabilidade no sistema SED.

    Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e agradecemos desde já a colaboração de todos.


    Att
    Equipe Gestora

    ResponderExcluir
  45. 1ª BIENAL VIRTUAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
    O MAIOR EVENTO LITERÁRIO DA AMÉRICA LATINA.
    DE 7 A 13 DE DEZEMBRO
    ONLINE E GRATUITO
    https://www.bienalvirtualsp.org.br/

    ResponderExcluir
  46. Bom dia pessoal. Espero que todos estejam bem. Atividades em atraso poderão ser entregues até o dia 16/12.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia pessoal. Dia 18/12/2020, às 9h, aula de TECNOLOGIA para os 6°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...