GEOGRAFIA - 7º Anos B,C - Profª Michele

São Paulo, 23 de novembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)



























São Paulo, 03 de novembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


































São Paulo, 21 de setembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


Nome:__________________________número:_________série: __________. 

Colégio: TERUKO

3/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 7ºanos B e C.

ENVIAR A RESPOSTA: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com

=> Até o dia 03/10/2020. <=

*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME ACIMA).

Brasil – Nordeste

  • Assista os dois vídeos abaixo:

- https://www.youtube.com/watch?v=-EJiE40WFy0

- https://www.youtube.com/watch?v=MeHm5LzUS4k

 

Clima e vegetação do Nordeste


região Nordeste é caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localização geográfica. A região está localizada na zona intertropical da Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfície do local, a temperatura é muito elevada durante o ano todo. Nessa região, as chuvas não são bem distribuídas no decorrer do ano. São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido.

Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os estados da região. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

Clima semiárido: abrange especialmente a região central do Nordeste, onde as temperaturas são elevadas durante o ano todo, as chuvas são irregulares e há ocorrência de prolongada estiagem.

Clima equatorial úmido: é identificado em uma restrita área da região localizada a oeste do Maranhão, que sofre influência do clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.

Quanto à cobertura vegetal, a região apresenta várias configurações. Ao longo das áreas litorâneas, são encontrados mangues, vegetação de dunas etc. Em locais que ocorre o clima tropical, como no centro-oeste da região, é encontrado o Cerrado. Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia


                                             Vegetação Típica da Região Nordeste.


Atividade

1)     O texto a seguir refere-se aos grandes conjuntos climato botânicos.

A vegetação é reflexo das condições naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climática, apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a Caatinga.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 484.

 

Correlacione as colunas, associando a vegetação aos tipos climáticos.

Coluna A

1 – Floresta Amazônica

2 – Floresta de Araucária

3 – Floresta Atlântica

4 – Cerrado

5 – Caatinga

 

Coluna B

( ) Clima tropical típico

( ) Clima equatorial úmido

            ( ) Clima tropical litorâneo úmido

( ) Clima subtropical

( ) Clima tropical semiárido

A sequência correta que representa a correlação acima está na opção:

a) 4, 1, 2, 3 e 5.

b) 4, 1, 3, 2 e 5.

c) 4, 1, 5, 2 e 3.

d) 1, 2, 3, 4 e 5.

e) 2, 1, 3, 4 e 5.

 

2)A Caatinga cobre uma extensa área do território brasileiro, especialmente na região Nordeste. Trata-se de um tipo de vegetação complexa, não se constituindo em um tipo exclusivamente florestal ou herbáceo. Nesse caso, seria semelhante ao Cerrado. A Caatinga distingue-se do Cerrado, principalmente, por sua acentuada:

 

a) xerofilia.

b) altimetria.

c) homogeneidade.

d) higrofilia.

 

3) Assinale a opção que apresenta climas da região Nordeste do Brasil:

a) Semiárido, tropical e subtropical

b) Subtropical, tropical e equatorial úmido

c) Semiárido, tropical e equatorial úmido

d) Semiárido, tropical de altitude e equatorial úmido

4)Sobre os climas e as vegetações existentes na região Nordeste do Brasil, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

I.( ) No nordeste do Brasil, são identificados três tipos de climas: semiárido, tropical e subtropical úmido.

II.( ) Em locais da região Nordeste em que há ocorrência de clima tropical, a vegetação encontrada é o Cerrado.

III.( ) No extremo oeste da região Nordeste, o clima é equatorial úmido.

IV.( ) Nas áreas litorâneas, encontra-se a Caatinga, uma formação vegetal adaptada ao clima semiárido.

Assinale a alternativa correta:

a) FVFV

b) FVFF

c) VFFV

d) FVVF.

  --------------------------------------------------******XXXXX******----------------------------------------------------

TRABALHO BIMESTRAL ( vale NOTA)

 

Caros alunos

 

Venho por esse, comunicar-lhes sobre uma atividade diferenciada. O intuito é a aprendizagem, e,  tirar vocês do tédio,  Geografia também é Arte, é reciclagem, é conhecimento. USEM A IMAGINAÇÃO, PESQUISEM, UTILIZEM O LIVRO, SAIA DA MESMICE!

E, ao termino, vao tirar fotos de vários ângulos, vão encaminha-las para professora (EU!) e vamos montar um portifólio lindão! POR ISSO CAPRICHEM! :  )

Depois podemos montar um filme( curtinho) pelo celular, o que vocês acham?

Bem, A idéia é vocês montarem uma maquete que represente o mapa do Nordeste utilizando material reciclado, sim, é isso. No trabalho deve conter: o nove (9) estados e legenda dos tipos de relevo, tipo de vegetação e clima.

 “Nossa professora, mas você ta doida?”, Não! Mas, tive várias idéias nas quais nenhumas dariam certo... essa foi a única que se vocês se empenharem dará, pois, tudo esta ao alcance de vocês! Papelão, plástico, caixa de leite, tampinha de garrafa... folhas de caderno, enfim, uma variedade de “ resíduos sólidos” que vocês podem aproveitar. Eu acredito em vocês, que são capazes!

**** Resíduos sólidos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), são definidos como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. (Pesquisem!)




































































































São Paulo, 08 de setembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Nome:__________________________número:_________série: __________. 

Colégio: TERUKO

2/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 7ºanos B e C.

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=> Até o dia 17/09/2020. <=

*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME ACIMA).

Brasil – Nordeste

A Região Nordeste:  a região é Formada por 9 estados brasileiros.

 Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua extensão territorial é de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil, ocupando 18,2% da área do país. O território nordestino limita-se com as regiões Norte (a oeste), Centro-Oeste (a sudoeste), Sudoeste (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte e leste).

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, abrigando cerca de 28% da população residente no Brasil. A densidade demográfica é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano. A população urbana é maioria – 73%. O estado da Bahia é o mais populoso (14.016.906 habitantes); Sergipe possui a menor concentração populacional da Região (2.068.017 habitantes).

O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. *
As Sub-Regiões do Nordeste*.

A economia nordestina está em constante processo de desenvolvimento. A Região vem recebendo várias indústrias, um dos motivos é a concessão de benefícios fiscais pelos governos estaduais (isenção de impostos, doação de terrenos, etc.), além de mão de obra mais barata; um dos exemplos foi a instalação da Ford, na Bahia, e diversas empresas têxteis, no Ceará.

Outro elemento essencial para a economia do Nordeste é a exploração de petróleo: a região é a segunda produtora de petróleo do país e a maior na extração de petróleo em terra. Possui também um dos principais polos petroquímicos do Brasil – Camaçari, na Bahia.         

A agricultura e a pecuária são extremamente prejudicadas com a irregularidade das chuvas. Destacam-se nesse setor a criação de cabras, em razão da fácil adaptação do animal ao clima. A cana-de-açúcar é o produto agrícola que se destaca, mas as lavouras irrigadas de frutas tropicais vêm crescendo em importância na produção nacional. O Nordeste apresenta significativa criação comercial de camarão, concentra 97% da produção nacional desse crustáceo.

O turismo é de fundamental importância na economia. O grande número de cidades litorâneas com belas praias atrai milhões de turistas anualmente. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Turismo de 2009, capitais nordestinas como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN) estão entre as cidades brasileiras que mais recebem turistas estrangeiros.
A participação do Nordeste para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional é de 13,1%.

A região apresenta vários problemas de ordem socioeconômica. Os estados nordestinos ocupam as últimas colocações no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A taxa de mortalidade infantil é a maior do país – 33,2 óbitos a cada mil nascidos vivos. Cerca de 55% das residências não possuem saneamento ambiental. A expectativa de vida do nordestino é a menor do Brasil (70 anos). No entanto, o Nordeste tem apresentado melhoras significativas nos aspectos sociais. A desnutrição infantil, por exemplo, sofreu redução de 67% num período de 10 anos (1996 – 2006), conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.                    

A região Nordeste apresenta uma grande diversidade cultural (Veja mais em Aspectos Culturais da Região Nordeste) com elementos indígenas, dos escravos africanos, dos imigrantes europeus. É um dos complexos regionais mais ricos em manifestações culturais.

(https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-nordeste/geo) – acesso em 01/09/2020.

Atividade

1)    Destaque a região Nordeste no mapa do Brasil.

  • Escreva abaixo o nome de todas as regiões brasileiras, destacando o Nordeste.

1 –
2 –
3 –
4 –
5 – 

2)    O Nordeste é a região que possui a maior quantidade de estados, nove ao todo, quais são eles?

3)    A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por: 

A - Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.

B - Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.

C - Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste.

D - Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.

E - Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga

4)    Identifique no mapa as sub-regiões do Nordeste.

a) Verde 1 –
b) Vermelho 2 –
c) Roxo 3 –
d) Amarelo 4 – 

5)    A distribuição populacional no Nordeste ocorre de forma desigual, sendo que algumas sub-regiões são mais povoadas. Explique os fatores responsáveis por esse fenômeno.

A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

a) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.

b) A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.

c) O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.

d) A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.

e) Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.






São Paulo, 17 de agosto de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
Nome:__________________________número:_________série: __________. 

Colégio: TERUKO

 

1/3 bimestre - ATIVIDADE DE GEOGRAFIA– PROFª. Michele PCarvalho -TURMA 7ºanos B e C.

ENVIAR A RESPOSTA: NO EMAIL michelepcarvalho.historia@gmail.com

Até o dia 23/08/2020.

 

*Por favor, COLOQUEM NOME E SÉRIE! (CONFORME ACIMA).

 

 

ð  Brasil

A Região Norte do país é formada por 7 Unidades de Federação:

Acre – Rio Branco (AC)

Amapá – Macapá (AP)

Amazonas – Manaus (AM)

Pará – Belém (PA)

Rondônia – Porto Velho (RO)

Roraima – Boa Vista (RR)

Tocantins – Palmas (TO)


Mapa da região norte do Brasil.

 

O relevo da região norte é formado por planícies e planaltos. As planícies, áreas mais baixas de seu relevo são divididas entre:

  • Igapós: áreas mais baixas que são inundadas pelos rios da região durante o período de cheia;
  • Tesos: também chamados de terraços fluviais, são as várzeas, que podem ser inundadas durantes grandes cheias;
  • Platôs: áreas que não sofrem inundações e podem chegar a 350 metro de altitude.

Os planaltos da região são formados principalmente pelos Planaltos das Guianas, onde sua origem está nos escudos cristalinos e se estende até a divisa do Brasil com a Venezuela e as Guianas. Também é nessa região que se pode encontrar o ponto mais alto do país, o Pico da Neblina, que está na Serra do Imeri no estado do Amazonas.

bacia amazônica é maior bacia hidrográfica do mundo, e esta presente na região, levando o nome de seu rio principal, o Amazonas, nasce no Peru e percorre o norte do Brasil até desaguar no oceano Atlântico, drenando águas de importantes rios do país, como o rio Negro e o Solimões.

O clima que predomina na região é o Equatorial Úmido, devido a proximidade com a linha do equador, que corta os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará. Com altas temperaturas e altos índices pluviométricos durante todo o ano, até caracterizando as chamadas “chuvas de hora certa” devido a freqüência relativa de chuva na região.

Sua vegetação é formada principalmente pela Floresta Amazônica, que é uma floresta tropical pluvial, com árvores de médio e alto porte devido a incidência de sol e chuva na região, forma uma floresta densa com alta biodiversidade vegetal e animal. Há manchas de cerrado, campos e mangues também na região.

A região Norte possui uma população aproximada de 17,2 milhões de habitantes em um território com cerca de 3.853.676,9 km², formando uma densidade demográfica de 4,5 habitantes/km². É a maior região do país, mas a menos populosa e menos povoada do país.

Sua economia se baseia no setor extrativo, tanto mineral como vegetal. O Projeto Carajás no estado do Pará possui altos índices de exploração de ferro para o país, e a extração vegetal do látex, açaíguaraná e madeira, são exemplos dos produtos provenientes da região. Houve um incentivo governamental para maior industrialização da região a partir da criação da Zona Franca de Manaus, que fez com que diversas indústrias do país se realocassem para a região por receberem incentivos fiscais para instalação, promovendo uma maior industrialização da região e habitação do território no norte do país.

A região possui um alto índice de índios, com o maior número de comunidades indígenas presentes na região, pois com o demorado contato com os povos europeus puderam manter suas tradições, trazendo marcas na cultura da população da região até os dias atuais.

Dentre alguns eventos culturais da região é possível observar o Festival Folclórico de Parintins que atrai visões de todo o país, o círio de Nazaré, entre outros.

Sua culinária tem pratos como Pato no Tucupi, Tacaca, Maniçoba e Pirarucu de Casaca, pratos com forte presença da tradição indígena.

(https://www.infoescola.com/geografia/regiao-norte/)

·         Atividades para serem feitas no caderno;

·         Após ler o texto acima, se houver necessidade, pesquise todas as perguntas;

1) Monte uma tabela com três colunas e coloque as PRINCIPAIS ATIVIDADES econômicas do Brasil.

Atividades Primárias (1ºsetor)

Atividades Secundárias (2ºsetor)

Atividades Terciárias (3ºsetor)

 

 

 

 

 

2)    Monte uma tabela de tres colunas indique DOIS (2) produtos do primeiro setor:

Produtos agrícolas

Produtos pecuária

Extrativismo vegetal

Extrativismo animal

Extrativismo mineral

 

 

 

 

 

 

 

3)Na região Norte, em que estado brasileiro localiza-se  as principais jazidas de minério e qual nome se dá a esse projeto ?

4)    O que é garimpagem?

5)    Em quais estados ocorreram a garimpagem?

6)    Que tipo de substancia tóxica é usada para extração dos minérios e quais os impactos ambientais ocorrem?

7)    Sobre o Clima hidrografia e a ocupação humana:

a)    Qual tipo de clima ocorre na Amazônia?

b)    Que tipo de vegetação compõe o bioma amazônico?

c)    Quais os principais rios da bacia Amazônia?

d)    Explique o motivo pelo qual nos meses mais chuvosos, os rios alagam as áreas de várzea?

e)    Quais os tipos de habitações existem na região norte?

f)     Fale sobre o Festival de Parintins.

g)    Qual etnia é predominante na região amazônica?

8)     Aponte impactos ambientais relacionados a construção de usinas hidrelétricas na Região Norte.

9)    Quais as medidas têm sido tomadas para frear a exploração de madeira na região amazônica?

10) Escreva um texto de 10 linhas, sobre a importância de preservar a Floresta amazônica.

 

 

 

 

 

































São Paulo, 13 de julho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Nome:__________________________número:_________série: __________. 
Colégio: TERUKO       
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – PROF. Michele P Carvalho - TURMA 7º B e C
ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL:  michelepcarvalho.historia@gmail.com

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto no email:  TURMA 7º B e C


FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE: 23/07/2020

ESPAÇO URBANO BRASILEIRO

O processo de urbanização no território brasileiro iniciou-se, de maneira mais concreta, a partir do final do século XIX, com o início gradativo da industrialização no país. No entanto, foi após os anos 1930 que a presença das indústrias tornou-se mais intensiva e a urbanização começou a intensificar-se. A segunda metade do século XX serviu de incremento graças ao intenso êxodo rural ocasionado pela mecanização das atividades produtivas no meio rural, o que gerou um maior desemprego no campo e a grande leva de migrantes em direção às principais cidades do Brasil.
A década de 1960 foi o período em que o Brasil, pela primeira vez, passou a ter uma população predominantemente urbana, ou seja, a maior parte dos habitantes concentrava-se nas cidades. Atualmente, mais de 80% dos habitantes do Brasil residem em cidades, sendo a maioria desses em grandes centros urbanos e capitais, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras. Afinal, além de um acelerado êxodo rural, a urbanização brasileira contou com um intensivo processo de metropolização — a concentração das populações nas grandes metrópoles.
Esse foi um dos motivos responsáveis pela desigualdade tanto em tamanho das cidades e número de habitantes quanto em níveis de avanço econômico e ofertas de infraestrutura no espaço urbano brasileiro. A região Sudeste, dessa forma, abrange a maior parte dos habitantes e possui as maiores taxas de urbanização, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que contam com mais de 90% de seus habitantes vivendo em cidades.
Por outro lado, a região Norte e algumas áreas da região Nordeste apresentam números mais modestos nesse sentido. Os estados menos urbanizados do Brasil são Pará, Maranhão e Piauí, enquanto outros apresentam números pouco maiores, mas com índices populacionais baixos, o que torna suas cidades menores em termos demográficos, a exemplo do Acre e de Roraima.
Outro exemplo de estado com pouca população e com elevada urbanização é Goiás, graças à grande quantidade de pessoas habitando a região metropolitana de Goiânia e o entorno do Distrito Federal. Assim como os dois estados do Sudeste acima mencionados, o território goiano é cerca de 90% composto por populações urbanas, mas o seu número total de habitantes é de apenas seis milhões e meio de pessoas aproximadamente, bem menos do que a capital paulista, que, sozinha, ultrapassa os onze milhões.
A densidade populacional mais elevada na região Sudeste deve-se às heranças econômicas e estruturais herdadas dos ciclos produtivos anteriores, sobretudo do auge do período cafeeiro da história da economia brasileira. Por esse motivo, é nessa região que se encontram as duas únicas cidades globais do país, São Paulo e Rio de Janeiro, que, juntas, formam uma megalópole, ponto de intensa aglomeração urbana com níveis internacionais de alcance produtivo.

Atrás das duas cidades globais estão as metrópoles nacionais, responsáveis por estabelecer articulações intensivas com praticamente todo o território nacional. São elas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Brasília e outras. Enquanto isso, há também as metrópoles regionais, com destaque para Campinas, Goiânia, Manaus, Florianópolis, entre outras.
Fortaleza (CE), uma metrópole nacional.

Após os longos ciclos de urbanização, êxodo rural e metropolização vistos ao longo do século XX, o início do século XXI, sobretudo nessa segunda década, demarca um gradativo processo de descentralização, com o crescimento das metrópoles de médio porte e a desmetropolização — quando as cidades médias passam a receber uma maior carga de investimentos, indústrias, empregos e habitantes. No entanto, é errado pensar que as grandes metrópoles do país perderam a importância, pelo contrário, suas estruturas seguem modernizando-se e, de cidades industriais, elas lentamente vão se tornando centros burocráticos, concentrando a maior parte das sedes das grandes empresas nacionais e internacionais.
Cidade de São Paulo (SP), um dos principais centros urbanos

Questão 1
São fatores que se associam à urbanização do Brasil ao longo do século XX:
I. Industrialização tardia
II. Mecanização do campo
III. Políticas públicas demográficas
IV. Metropolização
V. Democratização fundiária
VI. Isenção de impostos urbanos
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e V
b) II, IV e VI
c) III, IV e V
d) I, III e VI
e) I, II e IV


Questão 2
Sobre o espaço urbano brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) as regiões Sul e Nordeste, embora menos povoadas, apresentam as maiores taxas de urbanização.
b) com exceção das cidades de Brasília, Goiânia e Cuiabá, o Centro-Oeste brasileiro apresenta uma espacialidade urbana quase nula.
c) a concentração de habitantes no Sudeste, resultando na formação de grandes cidades nessa região, emergiu como uma reprodução da concentração econômica do país.
d) o espaço urbano brasileiro, embora não homogêneo, apresenta uma distribuição relativamente igualitária ao longo do território.
e) o número de cidades brasileiras com mais de dez milhões de habitantes vem diminuindo em razão do processo de desmetropolização.

Questão 3
Sobre a organização espacial e a hierarquia urbana do Brasil, julgue os itens a seguir:
I. As duas grandes cidades globais do Brasil são Rio de Janeiro e São Paulo. Juntas, elas formam um eixo populacional conhecido como megalópole.
II. O Brasil possui dezenas de metrópoles nacionais, cujo impacto produtivo, político e econômico alcança várias partes e regiões do território brasileiro.
III. Atualmente, há uma crescente importância das cidades médias e das metrópoles regionais brasileiras.
IV. Cidades como Goiânia e Florianópolis possuem uma polarização socioeconômica que se restringe a níveis regionais ou de um espaço próximo.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) II e IV
c) III e IV
d) I, III e III
e) I, II, III e IV
Questão 4
(PUC-MG)
Observe atentamente o gráfico e, a seguir, assinale a afirmativa INCORRETA.
População rural e urbana do Brasil entre 1950 e 2000
a) O maior equilíbrio entre população rural e urbana verificou-se no final dos anos 60.
b) O declínio da população rural acentuou-se significativamente a partir de meados dos anos 70.
c) O ritmo de crescimento da população rural e urbana promoveu um desequilíbrio cada vez mais acentuado entre elas a partir da década de 70.
d) O ritmo de crescimento da população total tornou-se superior ao da população urbana a partir de meados da década de 90.

Texto II

Urbanização brasileira

Hoje, no Brasil, existem muitas cidades e a população da zona urbana é muito maior do que a população da zona rural. Para se ter uma ideia, no Censo do IBGE¹ de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto que apenas 29 milhões viviam na zona rural.
Mas nem sempre foi assim, até a década de 1960, a maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. Nesse período, as cidades existiam para atender às necessidades das atividades desenvolvidas no espaço agrário e das atividades mineradoras, principalmente da cana-de-açúcar, do ouro e do café.
Na década de 1970 o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização e no Brasil se iniciou no século XIX, intensificando-se a partir de 1920, motivados, principalmente, pela:
·         implantação de indústrias nas cidades brasileiras, que atraiu muitas pessoas da zona rural para a urbana em busca de trabalho e melhores condições de vida, provocando assim o êxodo rural brasileiro.
·         implantação de máquinas nas atividades do meio agrário, que substituíram a mão de obra assalariada, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.
·         concentração de terras na mãos de poucos proprietários, que tinham como comprar as máquinas e produtos agrícolas.
·         migração dos pequenos proprietários de terras para as cidades em busca de trabalho assalariado nas indústrias.
·         crescimento vegetativo da população brasileira, que cresceu muito nesse período.
Favela, um exemplo das consequências do crescimento desordenado das grandes cidades

urbanização do Brasil provocou muitas mudanças na organização socioespacial do país, dentre elas se destacam:
·         o crescimento da quantidade de cidades;
·         o desenvolvimento das redes de transporte e comunicação, que passaram a interligar todas as regiões do Brasil;
·         o crescimento desordenado do meio urbano, que crescia sem nenhum planejamento, provocando diversos problemas ambientais e estruturais;
·         a formação de favelas, nas quais a população de baixa renda se fixava em razão da baixa valorização dos terrenos;
·         a acentuação das desigualdades sociais nos centros urbanos, pois muitas pessoas que chegavam às cidades não possuíam escolaridade e acabavam ficando desempregadas, aumentando, assim, os índices de pobreza e violência nos centros urbanos.



Grande São Paulo: O principal centro urbano do país
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm. Acesso em 25 de junho de 2020.


ATIVIDADE
Questão 1
Qual a sua concepção de cidade?
Questão 2
O intenso processo de urbanização ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1950, gerou uma série de problemas, pois a urbanização brasileira não teve o devido planejamento. Quais os principais problemas detectados nas cidades do Brasil?
Questão 3
Dos estudos sobre a urbanização no Brasil sabemos que:
a) São Paulo e Rio de Janeiro funcionam como metrópoles nacionais, pois exercem influência sobre todo o território brasileiro.
b) O crescimento urbano depende do crescimento rural.
c) Não existe em nosso crescimento urbano o fenômeno da conurbação.
d) Os movimentos pendulares não ocorrem em nossos centros urbanos.
e) Se existe em nosso país o processo de conurbação, ele não é consequência do desenvolvimento industrial.


Questão 4(CEFET-PR)
Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:


a) metropolização

b) área metropolitana


c) rede urbana
d) megalópole

e) hierarquia urbana

                                                                                            São Paulo, 29 de junho de 2020.


Área: Ciências Humanas (geografia e história)

7º ano B e C – Brasil / Raízes do Brasil - Negros – Professora Michele.
Data limite de entrega: 09/07/2020

Atividade

Assista os vídeos abaixo:

Leia o texto abaixo:

Agora responda as questões  em seu caderno.(copie e responda todas as questões);         
1) Como os negros chegaram ao Brasil?
2)Podemos dizer que o Negro traz consigo suas memórias?
3) Cite 3 elementos culturais  que o Negro deixou para o Brasil;
4)Após a chegada do europeu no Brasil, formou- se uma matriz étnica, como ele é composta?
5)O que você entende por “racismo colonial” e como se relacionam o neocolonialismo do século XIX com o racismo dos dias atuais?
6)Podemos dizer que as teorias racistas do século XIX e o imperialismo atingiram apenas o continente africano? Justifique.

São Paulo, 15 de junho de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Aula 10/06/2020 – Geografia – Populações Indígenas no Brasil -  Michele Carvalho.
Data de entrega: 25/06/2020;

Povos nativos – Indígenas sobre os povos indígenas no Brasil.

O trecho abaixo  é parte da fala da  Professora Dra Lilian Schwarcz
**** (ela foi minha professora genteeeee!   
“De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), existem 462 terras indígenas no Brasil, que representam 12,2% do território nacional. Atualmente, 130 terras estão em processo de demarcação e correm o risco de ter a sua regularização barrada pelo atual governo”. Lilian Schwarcz
                              

IBGE - Indígenas sobre os povos indígenas no Brasil.
Lá você vai encontrar informações sobre a distribuição da população autodeclarada indígena no território brasileiro, com base nos resultados censitários.


Atividades
- Copie e responda em seu caderno as questões.(tire foto, e anexe, encaminhe para o email da professora Michele)
1)    Como você  observa a diversidade populacional no Brasil?
2)    Você acredita que exista preconceito com alguns grupos populacionais?
3)    Por que o Brasil apresenta uma grande diversidade populacional no seu território.

Bons estudos!
São Paulo, 11 de maio de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

7º ano B e C – Atividade de Geografia - Professora Michele Carvalho - 

Prazo de entrega da atividade 18/05/2020.

Qualquer dúvida estou á disposição.
Ótima semana. Beijo.
#40tena  #ficaemcasa
Att, Professora Michele Carvalho
Geografia


  • Realizar a leitura do artigo que esta no link abaixo:

·         Para saber mais sobre Refugiados:      


Atividades – Deve ser copiado perguntas e respostas  em seu caderno; fotografado , anexado e  encaminhado para mim, no email:  mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br




Responda as seguintes questões diretamente no anexo, no seu caderno ou folha avulsa.

1. Quais conceitos novos você observou nos documentos apresentados? Liste todos. 




2. Explique a diferença entre migrante e refugiado. Dê exemplos observados nos vídeos e na reportagem. 


3. O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)?


São Paulo, 27 de abril de 2020.

Bom dias estudantes,
Envio meu e-mail: mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br - em caso de dúvidas, por favor, me enviem por e-mail. Obrigada.

Professora Michele

São Paulo, 02 de abril de 2020

7º anos B e  C –  Atividade de Geografia - Professora Michele Carvalho –
1º Bimestre – Prazo para entrega => 24/04/2020

Nome:                                                                   

Colégio Teruko

Assista aos vídeos para responder as questões abaixo.

Atividades – Em folha separada

1) A regionalização do espaço brasileiro tem sido trabalhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por especialistas geógrafos que têm apresentado, ao longo dos anos, diferentes propostas de divisão regional. Sobre o referido assunto, responda aos itens a seguir.

a. (1.0) - Cite a atual divisão regional adotada pelo IBGE.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b.(1.0) - Cite a divisão das regiões geoeconômicas (ou complexos regionais) no Brasil (proposta do geógrafo Pedro Pinchas Geiger).
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

2)(1.0) – É correto dizer que o Estado de São Paulo esta localizado no Complexo regional:
a) Nordeste
b) Amazônico.
c) Concentrada.
d)N.D.A.
  
3) – As figuras apresentam duas diferentes regionalizações do espaço brasileiro.


Indique o título correto para a figura 1 e o título correto para a figura 2.
a – (1.0) _________________________________________________________________________

b- (1.0) - _________________________________________________________________________


4)(1.0) – Observe o mapa:

De acordo com o Planisfério é correto dizer que o Brasil localiza-se em qual Hemisfério?

_________________________________________________________________________

5)(1,0) – O Brasil é cortado por quais paralelos?

_________________________________________________________________________

6)(1,0) - Explique a localização geográfica do Brasil no mundo:

_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

7)(1.0) - Qual foi a primeira matéria prima extraída pelos colonizadores, e como ocorria?

________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

20 comentários:

  1. Respostas
    1. olá, as atividades devem ser feitas no caderno. copiadas e respondidas! apos feito isso, vc tira foto, anexa e me encaminha!
      mpcarvalho@professor.educacao.sp.gov.br

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  2. Boa tarde, qual email para entrega da atividade?

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  3. Boa tarde professora,poderia colocar o email para entregar esta atividade,obrigado

    ResponderExcluir
  4. Professora posso só responder ou tem que copiar

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...