1) Sobre a população nordestina, julgue os itens a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.
( ) A região Nordeste é etnicamente homogênea, assinalando uma identidade única entre os seus habitantes.
( ) A sub-região da Zona da Mata é aquela que apresenta o menor número de habitantes.
( ) Em razão do elevado grau de industrialização, a maior parte da população brasileira encontra-se, atualmente, na região Nordeste.
( ) Apesar de apresentar um elevado índice populacional, algumas regiões do Nordeste apresentam verdadeiros “vazios demográficos”.
2) Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais sub-regiões do Nordeste brasileiro:
a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão Maranhense.
c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte.
d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido.
e) Litoral, Meio Norte, Noroeste e Oeste.
3) Leia o texto a seguir:
O fenômeno das secas só recebeu a atenção do poder central quando os “coronéis” sertanejos do algodão e do gado completaram sua ascensão econômica. Durante a grande seca de 1877-79, que dizimou cerca de 500 mil nordestinos, entre os quais a metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza, D. Pedro II chegou a afirmar que “empenharia até as joias da Coroa, mas não permitiria que os sertanejos passassem fome”. O imperador não vendeu as joias, mas iniciou em 1881 a construção do primeiro grande açude no Nordeste, em Quixadá, no Ceará.
As secas passaram a ter significado político na época da consolidação da oligarquia algodoeira [...]. A “política hidráulica” que tomava corpo, focalizada na construção de barragens, açudes, poços e estradas, constituiu um veículo de transferência de recursos públicos para o patrimônio privado da elite sertaneja.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.327-328.
Diante das considerações expostas pelo texto, assinale a alternativa correta:
a) O problema da seca do Nordeste limita-se à não funcionalidade do açude de Quixadá, no Ceará.
b) Ao afirmar que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, o autor quis dizer que a esperança do governo era o empreendedorismo dos pequenos agricultores regionais para resolver o problema da seca.
c) Com a leitura do texto, percebemos que o problema da seca continuou no Nordeste em razão de D. Pedro II não ter empenhado as joias da Coroa, conforme havia prometido.
d) O autor do texto revela que o problema da seca do Nordeste é histórico e está relacionado a eventos políticos e interesses econômicos oligárquicos.
4) (UEM)
A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre outros fatores por:
a) apresentar uma estrutura agrária exclusivamente de latifúndios dedicados à lavoura de cana-de-açúcar.
b) dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial.
c) aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação.
d) englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina.
e) fornecer mão de obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata.
Atividade de geografia 8 ano Teruko
1-(Unesp) – Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Disponível em: <www.portalbrasil.net>. (Adaptação)
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:
a) Campos
b) Floresta Latifoliada
c) Caatinga
d) Cerrado
e) Floresta Equatorial
2 – (UNESP-2014) – Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:
a) Cerrado.
b) Mata Atlântica.
c) Pampa.
d) Caatinga.
e) Amazônico.
3 – (UFPR- 2011) – O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais se destacam a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:
a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica a formação em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.
b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.
c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.
d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.
e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa
Acesse o link e assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pwT1ADxdG9Y
Assista ao vídeo e responda as questões a seguir:
1) Sobre mapas temáticos.
Mapas Econômicos: representação cartográfica criada para informar as riquezas
de um determinado lugar.
Mapas Históricos: tipo de representação cartográfica que informa sobre aspectos
que aconteceram no passado, como, por exemplo, a floresta Amazônica em 1970.
Mapas Físicos: são elaborados para informar aspectos naturais
(relevo, clima, vegetação, hidrografia) de um determinado continente, subcontinente, país,
estado e município.
Mapas Políticos: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões
territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios,
enfatizando que as mesmas são criações humanas. Nesse tipo de mapa, é comum encontrarmos
símbolos, como linha ( — ), para demonstrar fronteiras; e ponto ( • ), para indicar
cidades. Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm
Questão 1. Mapa político é aquele que retrata
A) Os rios de um país?
B) Os países de um continente
C) A flora e a fauna de nosso município
D) O governador do Estado e o prefeito de São Paulo
E) N.D.A.
2) Segundo o vídeo são quatro fatores que definem o conceito de mapa, são eles:
A) Mapa precisa mostrar nosso país e nossa gente. O município e o país.
B) Mapa precisa ter os rios e as florestas. Rio em azul e a floresta em verde.
C) Mapa precisa ter cores, legenda, Rosa dos Ventos e Escala.
D) Mapa precisa ter Título, Legenda, Escala e a Rosa dos Ventos.
E) N.D.A.
3) Segundo o vídeo os pontos cardeais são aqueles que apontam as quatro direções. A saber:
A) Norte, Sul, Leste e Oeste.
B) Norte, Sul, Sudeste e Oeste.
C) Norte, Nordeste, Centro - Oeste e Sul.
D) Norte, Sul, Centro - Oeste e Leste.
E) N.D.A.
4) Sobre os pontos cardeais. Sabendo-se onde o sol nasce e apontando o braço direito para essa direção, você tera em suas costas:
A) O Norte
B) O Sul
C) O Leste
D) O Oeste
E) N.D.A.
Atividade Geografia 8 anos
https://www.youtube.com/watch?v=SH8IItbvH_0
1) O que é o sistema toyta de produção ?
2) Como esse sistema é empregado na atualidade?
3) Qual é o perfil do trabalhador nesse sistema?
(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
Assista o vídeo e responda as questões:
https://www.youtube.com/watch?v=I7EB2-ABi9Q
1) O que são commodities?
2) O que é cadeia de produção?
3) Quais são as empresas de alimentos no Brasil?
4) Como que a tecnologia está integrada na produção de alimentos?
Data de entrega: 12/07/2020 |
São Paulo, 11 de maio de 2020.
Como faco pra postar a lição...
ResponderExcluirComo fazer para enviar a lição
ResponderExcluirPor favor enviar um email, para enviar a atividade.
ResponderExcluirNão consigo responder oq eu faço?
ResponderExcluirOi professor, aqui é a Iara do 8°B, como faço pra enviar a lição?
ResponderExcluirAté o momento não temos o email para envio das atividades seria possível atualizar ?! Att Matheus 8°D
ResponderExcluirestou mandando para o email acima e esta retornando dizendo que esta incorreto.
ResponderExcluirOlá boa noite vou deixar meu outro e mail dudachacal@gmail.com quem não conseguir enviar na primeira opção tente esse e mail obrigado.
ResponderExcluirBom dia caros alunos estou recebendo as atividades e corrigindo quem esta me enviando não ficara sem nota.Aos que não conseguirem enviar entre em contato obrigado.
ResponderExcluirPessoal peço a todos que me envie as atividades só nesse e-mail josefjordao@bol.com.br
ResponderExcluirola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31
ResponderExcluirola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31
ResponderExcluirola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31
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