GEOGRAFIA - 8º anos B, C, D - José Eduardo

São Paulo, 09 de novembro de 2020.


Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

1) Sobre a população nordestina, julgue os itens a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.

(   )      A região Nordeste é etnicamente homogênea, assinalando uma identidade única entre os seus habitantes.

(   )      A sub-região da Zona da Mata é aquela que apresenta o menor número de habitantes.

(   )      Em razão do elevado grau de industrialização, a maior parte da população brasileira encontra-se, atualmente, na região Nordeste.

(   )      Apesar de apresentar um elevado índice populacional, algumas regiões do Nordeste apresentam verdadeiros “vazios demográficos”.

2) Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais sub-regiões do Nordeste brasileiro:

a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão Maranhense.

c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte.

d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido.

e) Litoral, Meio Norte, Noroeste e Oeste.

3) Leia o texto a seguir:

O fenômeno das secas só recebeu a atenção do poder central quando os “coronéis” sertanejos do algodão e do gado completaram sua ascensão econômica. Durante a grande seca de 1877-79, que dizimou cerca de 500 mil nordestinos, entre os quais a metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza, D. Pedro II chegou a afirmar que “empenharia até as joias da Coroa, mas não permitiria que os sertanejos passassem fome”. O imperador não vendeu as joias, mas iniciou em 1881 a construção do primeiro grande açude no Nordeste, em Quixadá, no Ceará.

As secas passaram a ter significado político na época da consolidação da oligarquia algodoeira [...]. A “política hidráulica” que tomava corpo, focalizada na construção de barragens, açudes, poços e estradas, constituiu um veículo de transferência de recursos públicos para o patrimônio privado da elite sertaneja.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino MédioSão Paulo: Atual, 2008.p.327-328.

Diante das considerações expostas pelo texto, assinale a alternativa correta:

a) O problema da seca do Nordeste limita-se à não funcionalidade do açude de Quixadá, no Ceará.

b) Ao afirmar que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, o autor quis dizer que a esperança do governo era o empreendedorismo dos pequenos agricultores regionais para resolver o problema da seca.

c) Com a leitura do texto, percebemos que o problema da seca continuou no Nordeste em razão de D. Pedro II não ter empenhado as joias da Coroa, conforme havia prometido.

d) O autor do texto revela que o problema da seca do Nordeste é histórico e está relacionado a eventos políticos e interesses econômicos oligárquicos.

4) (UEM)

A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre outros fatores por:


 

a) apresentar uma estrutura agrária exclusivamente de latifúndios dedicados à lavoura de cana-de-açúcar.

b) dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial.

c) aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação.

d) englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina.

e) fornecer mão de obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata.

São Paulo, 03 de novembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

ENTREGA 10/11/2020



Atividade de geografia 8 ano Teruko

 

 

1-(Unesp) – Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Disponível em: <www.portalbrasil.net>. (Adaptação)

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

a) Campos

b) Floresta Latifoliada

c) Caatinga

d) Cerrado

e) Floresta Equatorial

2 – (UNESP-2014) – Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

3 – (UFPR- 2011) – O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais se destacam a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:

a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica a formação em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.

b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.

c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.

d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa

 


























São Paulo, 05 de outubro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
Assista ao vídeo a seguir para responder às questões:

https://www.youtube.com/watch?v=A7WZ5iandqc

1) Quais são os principais biomas brasileiros?

A) Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas
B) Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Deserto
C) Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Tundra
D)  Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Floresta de Coníferas

2) Qual o segundo maior bioma brasileiro?

A) Pampas
B) Cerrado 
C) Floresta Amazônica
D) Mata AtLântica

3) Qual a principal característica do bioma Floresta Amazônica?

A) Maior floresta tropical e maior bacia hidrográfica do mundo
B) Índios vivendo na floresta e a Castanha do Pará
C) Grande floresta e extração de minérios
D) A maior bacia hidrográfica do mundo e o peixe Boi

4) O Tamanduá Bandeira e o Ipê é característico de qual bioma brasileiro?

A) Pampas
B) Floresta Amazônica
C) Cerrado
4) Mata Atlântica
São Paulo, 21 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Acesse o link e assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pwT1ADxdG9Y

 

Assista ao vídeo e responda as questões a seguir:

 

1) Sobre mapas temáticos.

 

Mapas Econômicos: representação cartográfica criada para informar as riquezas
 de um determinado lugar. 
         Mapas Históricos: tipo de representação cartográfica que informa sobre aspectos
 que aconteceram no passado, como, por exemplo, a floresta Amazônica em 1970.
         Mapas Físicos: são elaborados para informar aspectos naturais
(relevo, clima, vegetação, hidrografia) de um determinado continente, subcontinente, país,
 estado e município.
Mapas Políticos: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões
 territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios,
 enfatizando que as mesmas são criações humanas. Nesse tipo de mapa, é comum encontrarmos
 símbolos, como linha ( — ), para demonstrar fronteiras; e ponto ( • ), para indicar
 cidades. Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm

Questão 1. Mapa político é aquele que retrata 

A) Os rios de um país?

B) Os países de um continente

C) A flora e a fauna de nosso município

D) O governador do Estado  e o prefeito de São Paulo

E) N.D.A.

2) Segundo o vídeo são quatro fatores que definem o conceito de mapa, são eles:

A) Mapa precisa mostrar nosso país e nossa gente. O município e o país.

B) Mapa precisa ter os rios e as florestas. Rio em azul e a floresta em verde.

C) Mapa precisa ter cores, legenda, Rosa dos Ventos e Escala.

D) Mapa precisa ter Título, Legenda, Escala e a Rosa dos Ventos.

E) N.D.A.

3) Segundo o vídeo os pontos cardeais são aqueles que apontam as quatro direções. A saber:

A) Norte, Sul, Leste e Oeste.

B) Norte, Sul, Sudeste e Oeste.

C) Norte, Nordeste, Centro - Oeste e Sul.

D) Norte, Sul, Centro - Oeste e Leste.

E) N.D.A.

4) Sobre os pontos cardeais. Sabendo-se onde o sol nasce e apontando o braço direito para essa direção, você tera em suas costas:

A) O Norte

B) O Sul

C) O Leste

D) O Oeste

E) N.D.A.

São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
Enviar por e-mail: fernandesjordao@bol.com.br
                                josejordao@professor.educacao.sp.gov.br


Observe o mapa do continente africano e responda

1) Quais mares e oceanos banham o continente africano?

2) Quanto países compõem o continente africano?

3) Qual latitude corta o continente africano?



São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Atividade Geografia 8 anos

           https://www.youtube.com/watch?v=SH8IItbvH_0

1)      O que é o sistema toyta de produção ?

2)      Como esse sistema é empregado na atualidade?

3)      Qual é o perfil do trabalhador nesse sistema?

 

 

Habilidade

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

São Paulo, 03 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Enviar por e-mail: fernandesjordao@bol.com.br
                                josejordao@professor.educacao.sp.gov.br                            

Assista o vídeo e responda as questões:

https://www.youtube.com/watch?v=I7EB2-ABi9Q

1)      O que são commodities?

2)      O que é cadeia de produção?

3)      Quais são as empresas de alimentos no Brasil?

4)      Como que a tecnologia está integrada na produção de alimentos?

5)      O que são monopólios?



São Paulo, 13 de julho de 2020
Área :Ciências Humanas (Geografia e História)

 (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelo
A migração ocorre desde o início da história da humanidade, consiste na mobilidade espacial da população, ou seja, trocar de país, estado, região e até de domicílio. Os fluxos migratórios ocorrem por diferentes motivos, entre eles se destacam os de ordem econômica, política e cultural.

1) O que é fluxo migratório ?
2) O que é migração?
3) Por que segundo o texto ocorre o fluxo migratório ?
4) Quais continentes ocorrem o maior fluxo migratório?
5) O que é migração de retorno?

Data de entrega: 12/07/2020
E-mail :   josefjordao@bol.com.br 

Assista a esse debate sobre a América Latina e responda as questões 
1) Qual o olhar do mundo para esse conflito?
2) Como que a política  desses países reagem a esses conflitos?
3) Quais consequências desses conflitos?
4) Quais países compõem a América Latina ?
5) Como a ONU atua nesse conflito?
    

Habilidade 
  (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.  




















São Paulo, 15 de junho de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Data de entrega: 19/06/2020


Assista o documentário para responder as questões :

1) Quando foi criada a Onu?
2) Em que contexto a Onu foi criada?
3) Quais são os objetivos da Onu?
4) Por que a Onu não pode interferir diretamente nos países?
5) Quais países a Onu atua na atualidade?  


São Paulo, 11 de maio de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Data de entrega: 22/05/2020
E-mail: fernandesjordao@bol.com.br

Assista o vídeo e responda as questões abaixo


1) Qual é o sentido da globalização ?
2) O sistema global atingem todos os países ? 
3) O que é aldeia global ? 
4) Qual é a importância de uma globalização justa? 


São Paulo, 27 de abril de 2020

Olá pessoal segue e-mail para contato comigo:
fernandesjordao@bol.com.br

Até breve


Perguntas de geografia 

1) Qual é a importância da geopolítica?
2) Quais são os efeitos da globalização?

3) Cite exemplos positivos e negativos sobre a globalização?



8° Ano Geografia  Prazo de Entrega 22/04

A velha Ordem Mundial e a Nova Ordem Mundial. 



1)Quem eram os principais agentes da bipolaridade no mundo?

2) Como foi dividido o mundo com a nova ordem mundia ?

3)Porque houve a divisão no mundo entre socialistas e capitalistas?

4)Qual é a importância do oriente médio para os EUA?

5) O que são CEIS ?

13 comentários:

  1. Como fazer para enviar a lição

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  2. Por favor enviar um email, para enviar a atividade.

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  3. Oi professor, aqui é a Iara do 8°B, como faço pra enviar a lição?

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  4. Até o momento não temos o email para envio das atividades seria possível atualizar ?! Att Matheus 8°D

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  5. estou mandando para o email acima e esta retornando dizendo que esta incorreto.

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  6. Olá boa noite vou deixar meu outro e mail dudachacal@gmail.com quem não conseguir enviar na primeira opção tente esse e mail obrigado.

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  7. Bom dia caros alunos estou recebendo as atividades e corrigindo quem esta me enviando não ficara sem nota.Aos que não conseguirem enviar entre em contato obrigado.

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  8. Pessoal peço a todos que me envie as atividades só nesse e-mail josefjordao@bol.com.br

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  9. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

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  10. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

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  11. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...