São Paulo, 30 de novembro de 2020
São Paulo, 16 de novembro de 2020
São Paulo, 03 de novembro de 2020
São Paulo, 14 de setembro de 2020
São Paulo, 31de agosto de 2020
Área: Projeto de vida
Assista os vídeos abaixo:
São Paulo, 10 de agosto de 2020
São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade (6°ano A, B, C)
São Paulo, 20 de julho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade (7°ano A, B)
São Paulo, 20 de julho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade 9º Anos
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
São Paulo,06 de julho de 2020Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade (6°ano A, B, C)
São Paulo, 06 de julho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade (7°ano A, B)
São Paulo, 06 de julho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade (9°ano A, B, C)
Roteiro de atividade Semana do dia 06/07 a 10/07
Senhores pais ou responsáveis pedimos o apoio para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das atividades e das aulas do centro de mídias são tiradas pelo grupo do WhatsApp (951756368) da sala.
Orientações para essa aula:
· Copiar e responder as questões no Caderno de práticas e vivências.
Habilidades: Empatia, Assertividade, Foco, Curiosidade para aprender, Organização e Imaginação criativa
Árvore genealógica
A Árvore genealógica é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é um histórico que levanta as conexões estabelecidas entre as pessoas.
Vamos Refletir um pouco em relação a formação na escola....
Atividade1.
1.Todos os jovens brasileiros, com idade para cursar o Ensino Médio, estão matriculados na escola? Justifique sua resposta.
2.Quem são as pessoas do seu convívio (familiares, amigos, vizinhos) que concluíram o ensino médio? São muitos ou poucos? Justifique sua resposta.
3.Qual é o impacto do ensino médio na carreira profissional das pessoas?
Atividade2.
Nessa atividade, você construirá uma árvore genealógica com as pessoas com quem convive (familiares, amigos ou funcionários da escola). Porém, esta será uma árvore genealógica diferente, pois nela você não registrará os indivíduos e seus laços familiares e, sim, a trajetória de estudos e de vivências educacionais e de trabalho daqueles representados nela. Para facilitar esse início de tarefa, segue alguns pontos para se pensar:
1. Quais das pessoas representadas na sua árvore concluíram o ensino médio?
2. Até que séries essas pessoas cursaram?
3. Como eram as escolas e as etapas de ensino no tempo em que foram estudantes?
4. Como os estudos influenciaram a vida de seus familiares, com relação a seus trabalhos e profissões?
Modelos de árvores genealógicas
Exemplo: Minha Vó estudou até o fundamental II
Meu vô concluiu o Ensino Médio
Minha mãe cursou a faculdade de Biologia
Meu pai estudou até o Ensino médio
Meu tio cursou até o 2 ano do Ensino Médio etc.
Também poderá pintar de cores diferentes os quadrados que representam os membros da família, por exemplo quem concluiu o ensino fundamental de amarelo, o médio de vermelho e de outra cor para o ensino superior, fiquem à vontade.
Aprofundamento de estudo
· Como está o ensino no Brasil hoje? | De Olho na Educação
São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade 22/06 a 26/06 (6°ano A, B, C)
São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade 22/06 a 26/06 (7°ano A, B)
São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Projeto de Vida
Roteiro de atividade 22/06 a 26/06 (9°ano A, B, C)
São Paulo, 18 de maio de 2020 Área: Projeto de VidaRoteiro de atividade 18/05 (6°ano A, B, C)
Senhores pais ou responsáveis, pedimos o seu apoio para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das atividades do blog e das aulas do centro de mídias são tiradas pelo grupo de Whatsapp (951756368) da sala.
Peço que as atividades sejam realizadas no caderno que vocês confeccionaram em sala (Diário de Práticase Vivências). Quando for enviada as atividades peço também o envio da foto da capa do diário para também ser avaliada.
Essa aula foi baseada segundo a aula de Projeto de vídeo do dia 06.05 no Centro de mídias de São Paulo.
Orientações para essa aula
· Ler aos textos
· Responder as questões
· Assistir ao vídeo do Youtube
Habilidades: Empatia, Respeito, Tolerância ao estresse, Autoconfiança, Tolerância à frustração e Organização
A disciplina Projeto de Vida visa é um componente curricular que vai buscar o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Unidade temática “O Eu e o Outro”
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. “Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”.
Competências socioemocionais:
• Empatia: é usar nossa compreensão da realidade, da vida e habilidades, para entender as necessidades e sentimentos dos outros.
• Respeito: é tratar outras pessoas, mais velhas e mais jovens, com bondade, consideração, lealdade e tolerância, ou seja, a forma como gostamos de ser
tratados.
• Tolerância ao estresse: Essa habilidade diz respeito a quão efetivamente podemos administrar nossos sentimentos negativos em situações de medo, ansiedade e preocupação.
• Autoconfiança: é um sentimento de força interior – é sentir-se bem com o que somos, com a vida que vivemos e manter expectativas otimistas sobre o futuro. É a voz interior que diz “sim, eu posso”.
• Tolerância à frustração: é a habilidade de desenvolver estratégias eficazes para regular o sentimento de raiva e irritação, mantendo a tranquilidade e serenidade perante as frustrações.
• Organização: é ser ordeiro, eficiente, apresentável, pontual.
I. Todos temos pontos fortes e fragilidades; II. É importante trabalharmos com nossas fragilidades; III. Para isso, podemos fazer um plano de desenvolvimento pessoal.
Atividades
Atividade 1.
Baseados nas competências socioemocionais apresentadas acima, responda as questões:
1. Qual é seu ponto forte e qual é a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
2. Diante da situação atual, em que assistimos diariamente notícias graves e tristes causadas pela situação da pandemia, como poderíamos colocar em prática esses valores das competências socioemocionais?
Atividade 2.
Passos para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal:
1. Determine uma fragilidade a ser trabalhada;
2. Aponte uma pessoa que pode auxiliá-la nesse processo.
3. Indique pelo menos 1 ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida;
4. Faça regularmente uma autoavaliação;
5. Se necessário, reveja seu plano.
Assista ao vídeo:Competências socioemocionais
v Para o acompanhamento do plano de desenvolvimento pessoal, utilize o Caderno do Aluno volume 1, páginas 71-78.
Roteiro de atividade 15/05 7°ano (A e B)
Senhores pais ou responsáveis, pedimos o seu apoio para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das atividades do blog e das aulas do centro de mídias são tiradas pelo grupo de Whatsapp (951756368) da sala.
Peço que as atividades sejam realizadas no caderno que vocês confeccionaram em sala (Diário de Práticas e Vivências). Quando for enviada as atividades peço também o envio da foto da capa do diário para também ser avaliada.
Essa aula foi baseada segundo a aula de Projeto de vídeo do dia 12.05 no Centro de mídias de São Paulo.
Orientações para essa aula
· Ler aos textos
· Responder as questões
· Assistir ao vídeo no Youtube
Habilidades: Determinação, Organização, Foco, Persistência, Responsabilidade Iniciativa social.
A disciplina Projeto de Vida visa é um componente curricular que vai buscar o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Unidade temática “Eu e meus projetos”
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. “Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”.
Competências socioemocionais:
- · Determinação: Diz respeito a objetivos, ambição e motivação para trabalhar- é sobre fazer mais que o mínimo que espera
- · Organização: é ser ordeiro, eficiente, apresentável, pontual.
- · Foco: Capacidade de seleciona um objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar toda nossa atenção apenas para a tarefa “selecionada” e nada a mais.
- · Persistência: É completar tarefas e terminar o que assumimos/começamos em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam difíceis ou desconfortáveis.
- · Responsabilidade: Consiste em gerenciar a nós mesmos, afim de conseguir realizar nossas tarefas e cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil ou conveniente para nós.
- · Iniciativa social: é a habilidade de aproximar-se e relacionar-se com os outros. Especificamente, trata-se de iniciar, manter e apreciar as relções e contato social
- Todos temos pontos fortes e fragilidades; II. É importante trabalharmos com nossas fragilidades; III. Para isso, podemos fazer um plano de desenvolvimento pessoal.
Atividades
Atividade 1.
Baseados nas competências socioemocionais apresentadas acima, responda as questões:
1. Qual é seu ponto forte e qual é a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
2. Diante da situação atual, em que assistimos diariamente notícias graves e tristes causadas pela situação da pandemia, como poderíamos colocar em prática esses valores das competências socioemocionais?
Atividade 2.
Passos para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal:
1. Determine uma fragilidade a ser trabalhada;
2. Aponte uma pessoa que pode auxiliá-la nesse processo.
3. Indique pelo menos 1 ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida;
4. Faça regularmente uma autoavaliação;
5. Se necessário, reveja seu plano.
Assista: Competências socioemocionais:
Ø Para o acompanhamento do plano de desenvolvimento pessoal, utilize o Caderno do Aluno volume 1, no caderno de respostas
Roteiro de atividade 15/05 (9°ano A, B, C)
Senhores pais ou responsáveis, pedimos o seu apoio para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das atividades do blog e das aulas do centro de mídias são tiradas pelo grupo de Whatsapp (951756368) da sala.
Peço que as atividades sejam realizadas no caderno que vocês confeccionaram em sala (Diário de Práticase Vivências). Quando for enviada as atividades peço também o envio da foto da capa do diário para também ser avaliada.
Essa aula foi baseada segundo a aula de Projeto de vídeo do dia 05.05 no Centro de mídias de São Paulo.
Habilidade: Autoconhecimento
Orientações para essa aula
· Ler aos textos
· Assistir o vídeo no Youtube, conforme o link abaixo.
· Responder as questões
Unidade temática: Projetando nosso futuro
Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver constantemente. O exercício regular desse conceito ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas.
Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e ainda adquira autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.
Autoconhecimento profissional
A importância do autoconhecimento profissional é acima de tudo acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. Lembre-se de que o único responsável pelo seu sucesso na carreira é você, por isso, valorize suas habilidades técnicas e faça o possível para estar em constante aprendizado.
Cada indivíduo deve buscar aprimorar suas habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados. A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de se desenvolver, para assim alcançar seus objetivos.
Atividade
1.O autoconhecimento é um processo que nunca tem fim. Você sempre terá o que aprender sobre si mesmo, até porque todos nós mudamos muitas vezes durante a vida e estas mudanças trazem novos questionamentos, sentimentos e comportamentos. Você concorda com essa afirmação? Justifique a sua resposta.
2.Quais são os seus objetivos a curto prazo?
3.Quais são os seus objetivos a longo prazo?
4. A vida que você está levando é condizente com tais objetivos?
5. O que você mais quer estudar?
6. Com o que você mais quer trabalhar?
7. O que você precisa fazer para realizar seus sonhos?
8. Você pretende fazer curso técnico ou curso superior?
9. Qual é a área do curso que você pretende fazer?
10. Quais são os caminhos para ingressar no ensino superior?
· Dica: Como escolher a minha profissão?
Descubra como escolher sua profissão
1. Saiba quem é você O primeiro passo é saber quem você é. ...
2. Entenda seus gostos e interesses. ...
3. Conheça as suas habilidades. ...
4. Procure fazer um teste vocacional. ...
5. Faça uma lista com algumas opções de carreira. ...
6. Pesquise sobre as profissões selecionadas. ...
7. Conheça o mercado de trabalho. ...
8. Liste os prós e contras.
Cuco USP
Como funciona a Cuco USP?
A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) faz parte do programa Vem pra USP !!!!, uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP
CUCo - Competição USP de Conhecimentos
Assista a videoaula: Aula centro de mídias Projeto de vida. Como escolher profissões e Faculdade. 1 ano 05/05
São Paulo, 25 de Abril de 2020
Boa noite meus queridos, como vão? Espero que todos bem ... cansadinhos de ficar em casa.
Entrega da atividade: 30/04 Entrega das atividades no e-mail nunulanini@gmail.com
Séries 9 anos A, B, C
Professora: Luciane Lanini
Whatsapp: 951756368 (tenho o grupo da sala)
Atividade:
Habilidade desenvolvida: Proatividade
Proatividade é o comportamento de antecipação e responsabilidade sobre determinada ação, escolha ou resolução de um desafio. Pessoas proativas possuem mais facilidade diante dos desafios e problemas pessoais ou profissionais, pois seu comportamento proativo permite a identificação antecipada de situações ou problemas que possam surgir no dia a dia.
Escreva as suas características e os seus pontos positivos. Após essa análise escreva metas e estratégias para cumpri-las no semestre.
bom dia professora queria saber se essa atividade e para ser feita no caderno ou no computador?
ResponderExcluirno caderno e enviado no email
Excluirfaz no caderno tira foto e envia no email
ExcluirBom dia professora queria saber se é só pra fazer a respostas ou tem que copiar as perguntas no caderno ??
ResponderExcluircopiar e responder
Excluirprofessora Luciane os 7 anos tem que fazer também,e é para fazer até que parte?
ResponderExcluirfazer toda a atividade
Excluir
ResponderExcluirBoa noite professor a lição foi enviada hoje no e-mail do senhor Felipe do 6 ano A
obrigada
Excluirprofessora quem já fez seus pontos positivos tem que colocar denovo?
ResponderExcluirsim
Excluirsim
ResponderExcluirboa tarde o que seria a foto da capa do diario.
ResponderExcluirobrigada flavia
Lembra das últimas aulas que tivemos onde ficamos elaborando uma capa para o caderno de pv com E as fotos desenhos
ExcluirProfessora só consegui acessar o site hj ainda posso entregar?
ResponderExcluirpode sim....
ExcluirProfessora posso só fazer as respostas ou tem que copiar?
ResponderExcluirtem que copiar
ExcluirO email?
ResponderExcluir