LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ano A - Professora Belmira

São Paulo, 16 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

 Trabalho de Língua Portuguesa 9A

Aluno:

 Profa. Belmira

 Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: – Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não, senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém… Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo.

 1) De acordo com o texto: “O padeiro, de Rubens Braga, ” assinale a alternativa CORRETA:

 a) O padeiro ficava magoado quando as pessoas falavam que ele não era ninguém.

 b) O padeiro não demonstrava ressentimentos quando diziam: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro”.

c) O padeiro gritava para incomodar as pessoas.

d) Nenhuma das alternativas.

 2) A partir do texto em estudo, assinale a qual classe de palavras pertence as palavras:“enquanto, apartamento, incomodar. ”

a) Conjunção, substantivo e verbo.

b) Substantivo, verbo e conjunção.

c) Preposição, conjunção e artigo.

d) Conjunção, substantivo e adjetivo.

 3) Na frase: “ A moça ficou extática diante da beleza do rapaz. ”, assinale o sinônimo para a palavra grifada.

a) Assombrada

b) Feliz

c) Admirada

d) Nenhuma das alternativas

 4) Assinale a alternativa em que o substantivo está flexionado para o grau aumentativo ou diminutivo:

 I- O livrinho tinha histórias infantis.

II- O menino estava doente.

III- A reunião será no salão.

IV-O carro parou de funcionar.

 a) I, II e III, estão corretas.

b) II, III e IV, estão corretas.

c) I e III, estão corretas.

d) Somente a I, está correta

 Fazer a Leitura do texto CINCO MINUTOS (autor: José de Alencar) e resolver as Atividades 1, 2, 3, 4 e 5.

O texto está nas páginas 19 e 20 e os exercícios nas págs. 22 e 23 do Da Apostila APRENDER SEMPRE VOLUME ÚNICO (Currículo Paulista)

  Por favor, não esqueça de colocar o nome nas Atividades!

Bom Trabalho


São Paulo, 03 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)
E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Atividades de Língua Portuguesa 9A

ALUNO:
profa. Belmira

Ler o Texto: A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS (Páginas 31 e 32) e Resolver os Exercícios: 1, 2, 3, 4, 5. Obs. O primeiro exercício é somente Leitura! (Páginas 34 e 35).

O TEXTO E EXERCÍCIOS ESTÃO NO CADERNO DO ALUNO (APOSTILA)SP FAZ ESCOLA – VOL 4, JUNTO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS. LÍNGUA PORTUGUESA está na Pág. 29.


CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

A língua portuguesa é rica, interessante, criativa e versátil, encontrando-se em constante evolução. As palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas sim uma variedade de significados, mediante o contexto em que ocorrem e as vivências e conhecimentos das pessoas que as utilizam.

As variações nos significados das palavras ocasionam o sentido denotativo (denotação) e o sentido conotativo (conotação) das palavras.
Exemplos de variação no significado das palavras:
Os domadores conseguiram enjaular a fera. (sentido denotativo)
Ele ficou uma fera quando soube da notícia. (sentido conotativo)
Aquela aluna é fera na matemática. (sentido conotativo)
O sentido conotativo é também conhecido como sentido figurado.
O sentido denotativo é também conhecido como sentido próprio ou literal.
Denotação
Uma palavra é usada no sentido denotativo (próprio ou literal) quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece. Quando se refere ao seu significado mais objetivo e comum, aquele imediatamente reconhecido e muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece nos dicionários, sendo o significado mais literal da palavra.
A denotação tem como finalidade informar o receptor da mensagem de forma clara e objetiva, assumindo assim um caráter prático e utilitário. É utilizada em textos informativos, como jornais, regulamentos, manuais de instrução, bulas de medicamentos, textos científicos, entre outros.
Conotação
Uma palavra é usada no sentido conotativo (figurado) quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece. Quando se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra, ampliando sua significação mediante a circunstância em que a mesma é utilizada, assumindo um sentido figurado e simbólico.
A conotação tem como finalidade provocar sentimentos no receptor da mensagem, através da expressividade e afetividade que transmite. É utilizada principalmente numa linguagem poética e na literatura, mas também ocorre em conversas cotidianas, em letras de música, em anúncios publicitários, entre outros.
Exemplos com sentido conotativo
Você é o meu sol!
Minha vida é um mar de tristezas.
Você tem um coração de pedra!
EXERCÍCIOS

1) Leia as frases a seguir, observando atentamente a palavra destacada; em seguida, escreva D para a palavra que estiver empregada no sentido denotativo ou C para a palavra que estiver empregada no sentido conotativo.
a) (    ) O doce de leite está uma delícia.
b) (    ) Aquela garota é um doce de pessoa.
c) (    ) Na hora da prova, um frio lhe percorreu todo o corpo.
d) (    ) Em Campos do Jordão, faz muito frio no inverno.
e) (    ) Fizemos uma corrente de orações para o mundo melhorar.
f) (    ) Uma corrente grossa impedia a entrada no estacionamento.
g) (    ) Minha irmã é fera em língua portuguesa.
h) (    ) Os domadores conseguiram prender a fera na jaula.



Não esqueça de colocar o nome antes de enviar as Atividades!
Data de Entrega: 19/11/2020

BOM TRABALHO!!
São Paulo, 14 de setembro de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)
E.E.Teruko Ueda Yamaguti
Atividades de Língua Portuguesa     9o A
Aluno:
CADERNO DO ALUNO - 3o Bimestre

LER os Textos 1 e 2 das páginas 87 e 88. “O direito de votar: instrumento de transformação socia” e “O desastre de Brumadinho e a mídia nebulosa.”

Fazer a leitura dos textos e resolver as questões1, 2 e 3 que estão nas páginas: 09 e 91
Observação: São 2 textos!

Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.
Exemplos:
Ele joga futebol e basquete. (dois termos semelhantes)
Eu iria ao jogo, mas estou sem companhia. (duas orações)

Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
O período composto é formado de duas ou mais orações. Quando essas orações são independentes umas das outras, chamamos de período composto por coordenação. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).
CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também...
Ela estuda e trabalha.
ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.
Ela estuda, no entanto não trabalha.
Responda a questão escolhendo uma das alternativas:

1) Em “Mafalda não queria fazer o que a mãe pediu. ____________, fez o questionamento.”, o espalho indicado deve ser completado com a conjunção:
(    )Por r isso                                                    (    ) No entanto
Frase
Frase é um conceito muito abrangente, compreendendo desde estruturas muito simples a estruturas muito complexas:
Bom dia!
Não.
Para!
Cuidado com isso!
O menino não obedeceu ao pai.
Por favor, sente-se aqui comigo.
Você quer saber o motivo da minha preocupação?
Embora tenha sido pedida a colaboração de todos, poucos funcionários dedicaram parte do seu tempo à elaboração de uma lista de melhorias do processo de produção da fábrica.

Oração
As orações são facilmente identificáveis através da contagem dos verbos ou locuções verbais:
Eu fui ao cinema. (uma oração)
Eu fui ao cinema e me diverti muito. (duas orações)
Eu fui ao cinema e me diverti muito, apesar do filme ser horrível. (três orações)

As três palavras das orações acima são Verbos: Fui, diverti, ser.


Período
De acordo com o número de orações que apresentam, os períodos podem ser classificados em simples (apenas uma oração) ou compostos (duas ou mais orações).
Período simples: Eu visitei minha tia ontem.
Período composto: Eu visitei minha tia, mas meu tio não estava em casa.

Exercícios com frase, oração e período:
1). Analise as frases seguintes e identifique as que também são orações:
a) Parabéns por tudo.
b) Que comportamento agressivo!
c) Será que ele vem hoje?
d) Eu quero!
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso.
2) Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:

a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.
e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre. 

3) Qual é a única frase que possui um verbo de ligação?
a) Pedro trabalhava muito todos os dias.
b) Aquele carro é caro.
c) Ela quis viajar logo.
d) João e Marcos torcem para o mesmo time.
e) A professora insistiu no silêncio.

4) Qual alternativa possui uma oração sem sujeito?
I- Tínhamos as mesmas aspirações.
II – João está calado.
III – Viajei a fim de reencontrá-lo.
VI – Está bastante frio em São Paulo.

5) Classifique os sujeitos das orações em Simples, oculto, indeterminado, etc.:
a) A comida daquele restaurante é deliciosa.
b) Lúcio e Pedro trabalham juntos.
c) Encontraram meu livro
d) Gosto de chuva

6) Assinale a única alternativa que apresenta equívoco ortográfico na passagem dos substantivos para verbos:
a) visual - visualizar
b) industrial - industrializar
c) liso - alisar
d) real - realizar
e) harmonia – harmonisar
7) Marque a alternativa incorreta quanto ao uso das terminologias –izar e –isar nas palavras abaixo:

a) analizar
b) viabilizar
c) imobilizar
d) improvisar
e) utilizar

Bom Trabalho!
Não se esqueça de colocar o Nome nas Atividades!



São Paulo, 31 de agosto de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Aluno:

 Artigo de Opinião

 artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. 

 As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Os artigos de opinião são encontrados em jornais, revistas, tvs, rádios.

Principais características de um artigo de opinião:

 O uso da argumentação e persuasão;

Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;

Normalmente os textos são assinados pelo autor;

São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;

Possuem uma linguagem simplesobjetiva subjetiva;

A maioria dos seus temas é da atualidade;

Possuem títulos polêmicos e provocativos;

verbo aparece no presente e no imperativo.

 Estrutura:

 Grande parte dos artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. 

 Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto. 

 Desenvolvimento – No desenvolvimento é onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados. 

 Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto.


As duas tirinhas acima são exemplos de Artigo de Opinião.

Persuasão = sf. indução baseada em argumentação; convencimento: o país vai assistir a uma mobilização compacta e maciça de todos os elementos de persuasão.

Atividades sobre Artigo de Opinião: Caderno do Aluno (Aprender sempre – Volume Único): Texto nas páginas 10 e 11. Exercícios Do 1 ao 7.(Até a letra a do exercício 7).

 Período simples e período composto

O período pode ser caracterizado pela presença de uma ou de mais orações, por isso, pode ser simples ou composto.

Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é chamada de oração absoluta.

Exemplos:

Já acordamos.

Hoje está tão quente!

Preciso disto.

Período Composto - apresenta duas ou mais orações.

Exemplos:

Conversamos quando eu voltar.

É sua obrigação explicar o que aconteceu.

Descansoupasseou e fez o que mais quis nas férias.

Obs: O número de orações depende do número de verbos presentes num enunciado.

 Data de Entrega: 14/09/2020

Não esqueça de colocar o nome nas atividades.

Bom Trabalho a todos!

São Paulo, 10 de agosto de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)




São Paulo,06 de julho de 2020

Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)


E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Atividades de Língua Portuguesa - 9A
Aluno:
 



 1) No primeiro balão da fala do Hagar, pode ser percebido claramente que o sujeito é:
(A) sujeito indeterminado.
(B) sujeito oculto.
(C) sujeito simples.
(D) sujeito inexistente.

2) “O homem e a fera vivem livres de fomes e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
(A) sujeito indeterminado.
(B) oração sem sujeito.
(C) sujeito oculto.
(D) sujeito composto.

(3) Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?

(A) sujeito oculto.
(B) sujeito simples.
(C) sujeito indeterminado.
(D) oração sem sujeito.

Leia o texto para responder as próximas questões:
Pegue a bola, robô
Ele tem rabo, quatro patas e late, além de ser brincalhão e bom companheiro. Só que, diferentemente dos outros cães, alimenta-se exclusivamente de pilhas, e quando o dono não quer mais sua companhia tudo que precisa fazer é desligá-lo. Trata-se de um cachorro artificial, o mais novo modelo de robô do Laboratório de Ciência da Sony Japonesa. Chamado de Robopet, ele consegue correr atrás de uma bola, desviar-se de obstáculos e atender a chamados. Ainda é um protótipo, mas a Sony pretende colocar robôs como esse à venda até o ano de 2020.




4) As palavras
laboratório e ciência são acentuadas e ambas são paroxítonas. O que há de comum entre elas quanto a terminação?
____________________________________________________________

a) Há, nesse texto, duas palavras proparoxítonas.


b) Quais são elas?

_____________________________________________________________

c) Elas recebem acento gráfico?

_____________________________________________________________

5) Observe as palavras rabo e robô.


a) Destaque a sílaba tônica de cada uma dessas palavras e classifique-as quanto à posição da sílaba tônica.

_____________________________________________________________

b) Embora as palavras terminem em -
o, a que recebe acento gráfico é a oxítona ou a paroxítona?
_____________________________________________________________

c)Destaque no texto duas palavras oxítonas e duas paroxítonas que não apresentam acento gráfico.



Se for necessário consulte o dicionário.
Obs: Não esqueçam de colocar Nome e número nas Atividades. Às vezes recebemos exercícios faltando o nome.
Data de Entrega: 16/07/2020


Bom Trabalho a todos!

































São Paulo, 22 de junho de 2020

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Aluno: 


Responda as questões de acordo com o Texto: O vagabundo na Esplanada (página 15 do livro didático)

1) Em quanto tempo você acha que a história se desenvolve? Justifique sua resposta.

2) Qual é o ambiente onde a história acontece?

3) Como podemos caracterizar o narrador de “O vagabundo na esplanada”?Justifique sua resposta.

4) Identifique o conflito do conto”O vagabundo na esplanada” e explique de maneira ele foi solucionado. Você pode transcrever trechos do texto para justificar sua resposta.

5) Releia o trecho a seguir:
Alheado, mas condescendente, seguia pelo centro do passeio com a distraída segurança de um milionário que obviamente se está nas tintas para quem passa . Não só por educação, mas também pelo simples motivo de ter mais e melhor em que pensar. 
O que não sucedia aos transeuntes. Os quais, incrédulos ao primeiro relance, se desviavam, oblíquos, da deambulante causa do seu espanto. […]
a) O que esse trecho revela a respeito do personagem?
b) É possível afirmar que há ironia quando o narrador diz que o personagem tinha “mais e melhor em que pensar”. Por quê?
6) Pelas vestes que usa, por sua aparência, o vagabundo passa uma imagem negativa para as pessoas que o veem. O conto confirma ou contradiz essa imagem que que as pessoas fazem dele?
7) Retire do texto e anote no caderno expressões ou frases que constroem uma imagem de dignidade e superioridade do vagabundo.
8) Pesquise todas as palavras desconhecidas do texto e anote seu significado.
TODAS AS RESPOSTAS SÃO DISSERTATIVAS. NENHUMA É DE MÚLTIPLA ESCOLHA.


O Conto é uma obra de ficção, um texto ficcional, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define por sua pequena extensão.
Elementos de um Conto:
Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito. 
A parte que está em negrito é a explicação para melhor entedimento para que vocês consigam resolver as questões.
Leiam com atenção. Consultem o dicionário quando não souberem o significado de determinada palavra!

Bom Trabalho!


Entregar até Dia: 30/06/2020
São Paulo, 18 de maio de 2020

Área: Linguanges (Língua Portuguesa)

Língua Portuguesa – 9º Ano A
Professora Belmira

Aluno:


O Estado do Amazonas

O Amazonas, com mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados (1 500 000 km) de belezas naturais, é o maior Estado da região Norte.
A capital do Estado é Manaus, principal entrada do Amazonas e que se destaca pelas inúmeras oportunidades turísticas. A cidade oferece passeios pelo Rio Amazonas e seus afluentes, pesca esportiva e hospedagem nos hotéis da selva.
Por causa da grandiosidade do Rio Amazonas e da magnífica floresta tropical, o Estado do Amazonas é um pólo do ecoturismo, isto é, o turismo voltado para a ecologia e a natureza.
A mais conhecida praia de Manaus é a de Ponta Negra onde há grande número de bares e restaurantes com comidas típicas ou não. É possível também conhecer um pouco da fauna local no zoológico, mantido pelo Exército Brasileiro e que abriga mais de setenta (70) espécies.
Há, ainda, o Jardim Botânico com trilhas para caminhadas e vegetação variada.
Manaus guarda, em muitos edifícios, em palácios e no Teatro Amazonas, a memória de uma época de riquezas – o Ciclo da Borracha.
Conhecer Manaus é um privilégio, e os turistas estrangeiros ficam deslumbrados com tudo que a cidade oferece.

Compreensão/Interpretação do texto:
1-    O texto fala principalmente sobre:
(A)  a Cidades de Manaus.
(B)  a região Norte.
(C)  o Rio Amazonas.
(D)  uma cidade Nova.

2-    O turista pode conhecer a fauna local no zoológico porque lá ele pode ver:
(A)  as árvores da floresta.
(B)  as plantas nativas.
(C)  os animais da região.
(D)  os frutos locais.

3-    Marque a afirmação errada sobre o Estado do Amazonas:
(A)  recebe muitos turistas.
(B)  é o menor Estado da região.
(C)  possui muitas belezas naturais.
(D)  fica na região Norte.

4-    Em “Eu amei, mas não amo mais” o verbo amar encontra-se consecutivamente em que tempo do modo Indicativo?
(A)  futuro do pretérito/pretérito imperfeito
(B)  futuro do presente/pretérito + que perfeito
(C) pretérito perfeito/presente
(D) presente/futuro do pretérito

5-    Complete a sentença com a forma correta do verbo. Use o pretérito perfeito do Indicativo:
Ontem, a Tereza..............(trabalhar) muito. Ela.............(ir) para a sua loja e ...........(ter) um dia cheio.

(A)  trabalhava/ia/teve
(B)  trabalhou/foi/teve
(C) trabalharia/foi/teria

(D) trabalhou/ia/teria
São Paulo 27 de abril de 2020.


E.E Teruko Ueda Yamaguti
Aluno:

Atividades de Língua Portuguesa - 9A
Ocomentário é um gênero em que se tecem reflexões sobre determinado (s) fato (s). O comentarista faz a análise e a avaliação de um assunto da atualidade, geralmente publicado na mídia, e expõe sua opinião sobre ele com base em argumentos.
Antes de começar
Leia este trecho de um comentário mais elaborado e fundamentado por meio do qual um jornalista expõe um ponto de vista sobre um problema encontrado no cotidiano do brasileiro.
[...] A cada dia têm sido mortos quatro ciclistas e levados para o hospital mais de trinta. Por dia. No país sem transporte coletivo eficaz, cheios de congestionamentos, que deveriam estimular o uso da bicicleta, meio não poluente e teoricamente saudável, usar bicicleta é perigoso. Leis fracas e poucos aplicadas, falta de urbanidade, civilidade, organização urbana, tudo isso complica a vida do ciclista. Na Europa, o motorista tem medo do ciclista. Atropelar um ciclista mesmo que ele esteja errado, significa uma tragédia também na vida do motorista. Aqui, é isso que a reportagem mostrou. Ciclovias não são respeitadas, usadas para ultrapassagens ilegais e muitas vezes o ciclista não pode usar a ciclovia porque está cheia de cacos de vidro de garrafas jogadas pelos motorizados. Há uma lei natural, ou moral, ou da civilização, pela qual os mais fortes são responsáveis pelos mais fracos. Essa lei natural foi posta no Código de Trânsito e diz que os maiores veículos são responsáveis pela segurança dos menores; os motorizados pelos não motorizados; e todos responsáveis pela segurança do pedestre. Está no artigo 29, mas deveria ser o primeiro artigo da lei [...].

1)           O jornalista inicia seu comentário apresentando argumentos para defender o uso de bicicletas no trânsito. Quais são eles?

2)           Você acha que ele, quando o autor usa o advérbio teoricamente, ele está seguro de sua avaliação sobre ser o ciclismo uma opção saudável? Explique.

3)           Em “Na Europa, o motorista tem medo do ciclista”, ele faz uma afirmação e logo em seguida fornece uma explicação. Qual é a explicação?

4)           O comentário termina com a manifestação de uma opinião final do comentarista: “Está no artigo 29, mas deveria ser o primeiro artigo da lei”. Por que ele diz isso?
Responda no Verso


Exercícios de gramática:

1)           Localize nas orações abaixo o sujeito e predicado. Não se esqueça de primeiramente localizar o verbo, pois é a partir dele que você encontra o sujeito.

a)           O senhor tem dicionário em casa?
b)           As pessoas não compram palavras no atacado.
c)            Eu tenho certeza de que ela tem um dicionário em casa.
d)           Mas eu poderia ir a uma biblioteca pública.
e)           Cada palavra corresponde a um pensamento.


São Paulo, 04 de abril de 2020.

E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Atividade para o 9º ano A  – Língua Portuguesa – Professora Belmira
Aluno:

Não me pergunte como

Com frequência sou acusado de jurássico e de inimigo da tecnologia, por não ter ainda aderido ao iPhone, IPad, IPod, Kindle, tablet, e-book, MP3, Instagram, Facebook e outas maravilhas com que as pessoas hoje não passam sem. Outro dia me falaram de um celular, para o qual você dita e ele escreve – logo agora que comprei um canivete novo para fazer ponta no meu lápis. E já fui quase crucificado por perguntar se um aplicativo era uma marca nova de esparadrapo.
Não mantenho inimizade com a tecnologia – apenas consigo ser feliz sem boa parte dela. E não tiro de ninguém a prerrogativa de usá-la e de se dar bem ou de se tornar seu escravo. Na verdade sou mais tolerante do que as pessoas que não admitem que um cidadão prefira viver em 2013 mais ou menos como vivia no paleolítico 2003. E, pode crer, e já torci muito mais pela tecnologia do que se pensa.
Por exemplo: o fax. Quando o descobri, por volta de 1988, fiquei empolgado com aquela máquina que copiava e transmitia textos e imagens. Era um milagre. E até imaginei que, em breve, o fax seria capaz de transmitir ma pizza-brotinho. Bem, isso nunca aconteceu. Talvez por tal fiasco, o fax foi abandonado e substituído pelo e-mail. Eu próprio doei um fax novinho para minha faxineira que ela também logo repassou.
Leio agora sobre as novas impressoras 3D. Posso ter lido mal, mas entendi que existem impressoras 3D capazes de produzir próteses, sapatos, bicicletas, casas de dois andares e até um carro sem motorista que já percorreu 800 quilômetros nos EUA sem bater ou atropelar alguém. E que, daqui a pouco, delas saíram células-tronco justapostas, que darão origem a órgãos humanos. Não me pergunte como.
Diante disso, só me resta acreditar que, não demora, esta impressora 3D será capaz de não só produzir, mas também de transmitir uma pizza.

1)            Segundo o texto, o autor:

a)            está entristecido por não dominar o uso correto das novas tecnologias.
b)            considera-se intolerante em relação a quem é escravo da tecnologia.
c)            domina o uso das tecnologias por julgá-las necessárias no seu dia a dia.
d)            não faz uso de aparatos tecnológicos recentes relacionados ao ofício que exerce.

2)            Com que frequência o autor é “acusado de jurássico” (linha 1) em relação à tecnologia?


a)            Constantemente
b)            Raramente
c)            Eventualmente
d)            Casualmente



3)            Como o autor se sente em relação ao fato de não fazer uso dos aparatos tecnológicos contemporâneos?

a)            Angustiado                                                     c) Tranquilo
b)            Preocupado                                                    d) Arrependido


4)            Na expressão “usá-la” (linha 8), o pronome em destaque refere-se a:

a)            inimizade
b)            prerrogativa
c)            parte
d)            tecnologia


5)            Alterando-se o sujeito da frase “Eu próprio doei um fax novinho para minha faxineira (linha 16) para feminino e plural, a parte sublinhada deve ser substituída por:


a)            Nós próprios doamos
b)            Nós própria doamos
c)            Nós próprias doamos
d)            Nós própria doei.



Cerimônia do Fogo Sagrado abre Jogos Indígenas

Com a Cerimônia do Fogo Sagrado ao amanhecer, começa neste sábado a décima primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em Porto Nacional (TO). O evento vai até o sábado da próxima semana. Organizados pelo Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), os jogos são considerados um dos maiores encontros esportivos indígenas das Américas.
Segundo a coordenadora da comissão de organização dos Jogos dos Povos Indígenas do Ministério do Esporte, Regina Penna Rodrigues, o encontro esportivo tem o objetivo de promover a integração dos povos indígenas e a celebração com os cidadãos não indígenas.
Paralelamente ao evento também ocorrerá o Fórum Social Indígena, que debaterá temas como sustentabilidade, juventude, preservação de tradições indígenas e a Rio + 20. O fórum social também pretende incentivar o intercâmbio esportivo cultural das etnias e o debate  de propostas sobre a inclusão indígena nas disputas da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Os Jogos contam com modalidades que são atividades típicas do dia a dia dos índios, como natação em  rio, canoagem, arco e flecha, corrida de tora, cabo de força, futebol de cabeça, futebol tradicional e outras modalidades tradicionais que refletem a cultura de cada etnia.
Participam do evento 1300 índios de 35 etnias de todas as regiões do país, cerca de 40 pessoas do comitê organizador e aproximadamente 100 voluntários. Os Jogos dos Povos Indígenas são realizados pelo ITC em conjunto com o Ministério do Esporte. O encontro esportivo ocorre desde 1996 a cada dois  anos. O último ocorreu em Paragominas (PA), em 2009.

Interpretação do texto

1) Quais são as modalidades esportivas dos Jogos dos Povos Indígenas?


2) De acordo com o texto, algumas dessas modalidades são atividades típicas do dia a dia dos índios.

a) O que isso significa? Por que se diz que essas atividades são típicas?

b) Qual a sua opinião sobre a escolha dessas modalidades para os Jogos dos Povos Indígenas?

4 comentários:

  1. Boa noite, 9A! Espero que vocês estejam bem! Demorei muito para postar comentários por aqui. Estava com dificuldades para acessar o blog. Mas a partir dessa data, farei diariamente uma "visita" ao blog! Escrevam todas as dúvidas e/ou comentários aqui, ok? Bom Fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, meninas e meninos!
    Tudo bem com vocês? Estão conseguindo responder as atividades? Alguma dúvida?
    Cuidem-se, ok?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, 9A!
    As últimas atividades postadas tem data de entrega para hoje: 16/07!
    Estou aguardando!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, meninas e meninos! Espero que estejam bem.
    Qualquer dúvidas, mandem "por aqui"!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...