ELETIVAS - 8º ano D - Professora Ângela

São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Eletivas




São Paulo, 16 de novembro de 2020

Área: Eletivas



São Paulo, 03 de novembro de 2020

Área: Eletivas

  ATIVIDADES DE ELETIVA - 8°ANO D

Alunos , respondam as atividades abaixo e enviem as respostas pelo email: angelaa@professor.educacao.sp.gov.br

Data de entrega: até  dia 13 / 11 / 20

  Charadas de Matemática

1.      Dois pais e dois filhos sentaram-se para comer ovos no café da manhã. Cada um comeu um ovo. Quantos ovos eles comeram no total?

 a)1            b)3          c)5          d)8

 

2.      Andando por uma rua, um homem conta 10 árvores à sua direita. Na volta, conta 10 árvores à sua esquerda. Quantas árvores ele viu no total?

a)10            b)20          c)30          d)40

 

3.      Em uma igreja havia 4 velas. Entraram 2 ladrões e cada um levou uma vela. Quantas velas ficaram?

a)1            b)2          c)4          d)6

4.      Uma mãe tem 30 reais para dividir entre duas filhas. Qual o horário?

a)11:50            b)13:45          c)19:03         d)9:30

 

5.      Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira. Que dia é hoje?

a) sexta-feiradomingoquarta-feiradomingo

 

6.      Se 3 gatos matam 3 ratos em 3 minutos, quanto tempo levarão 100 gatos para matar 100 ratos?

a)1minuto            b)3minutos          c)30minutos         d)100minutos

7.      Uma garrafa com sua rolha custa R$ 1,10. Sabendo que a garrafa custa R$ 1,00 a mais que a rolha, qual é o preço da rolha?

a) R$ 0,50             b) R$ 0,10          c) R$ 0,05         d) R$ 0, 01

 

8.      Um homem estava indo para a Bahia com suas sete irmãs. Cada irmã carregava sete caixas, cada caixa tinha sete gatos, cada gato estava com sete filhotes. Quantos estavam indo para a Bahia?

a)2752            b)2700          c)2052          d)2572

 

9.      Há um pato entre dois patos, um pato atrás de um pato e um pato na frente de outro pato. De quantos patos estamos falando?

a)3            b)4          c)5         d)2

 

10. Se meu avô tem quatro filhos e cada filho por sua vez também tem quatro filhos, quantos primos eu tenho?

a)15 primos            b)16 primos          c)10 primos          d)12 primos

 

Quizz com exercícios básicos de equação do primeiro grau.

1-Quanto é 5a+8-3a=a+24?

a)10          b) 03         c) 22          d) 16           d) 15

 

2-Quanto é 2c-c+7c=-2c+100?

           a)10          b) 52         c) 33          d) 25           d) 11

 

3-Quanto é 6b-10+2b=06?

a)41          b) 03         c) 06          d) 10           d) 02

 

4-Quanto é 2e+12-e=-2e+24?

a)10          b) 04         c) 02          d) 16           d) 55

 

5-Quanto é 3x+100=2x+100+200?

a)99          b) 100         c) 200          d) 320           d) 810

 

6-Quanto é x+2+3=11?

a)45          b) 03         c) 06          d) 09           d) 04

 

7-Quanto é 5g-2g+10=25?

a)05          b) 01         c) 99          d) 45           d) 35

 

8-Quanto é 6h-2h+20=36

a)31          b) 98         c) 56          d) 22           d) 04

 

9-Quanto é x-5=10?

     a)71         b) 10         c) 11          d) 15           d) 13

 

10-Quanto é 4k-6=2k+8?

  a)06          b) 09         c) 07          d) 30           d) 04




















São Paulo, 28 de setembro de 2020

Área: Eletivas

ATIVIDADES DE ELETIVA 8° ANO D

Habilidades do futuro: Raciocínio Lógico

 O raciocínio lógico influencia diretamente no desempenho profissional. Logo, desenvolvê-lo proporciona um melhor desempenho e fortalece a saúde mental. Muitas vezes as pessoas associam o raciocínio lógico apenas à matemática e não dão a devida importância a essa que é mais uma das habilidades do futuro.

No entanto, o raciocínio lógico se aplica a diversas situações da nossa vida e é de fundamental importância em todas as ciências e profissões que não estejam ligadas às exatas. Desenvolvê-la em seus filhos é prepará-los para lidar com as diversas situações do cotidiano.

O raciocínio lógico é uma habilidade que permite grande diferenciação no mercado profissional  e no futuro de seus filhos.

A melhor forma de desenvolver o raciocínio lógico nas crianças é, justamente, praticando.

Queridos alunos, nessas atividades aqui vocês terão  uma experiência muito bacana que será vivida daqui a alguns anos, quando forem tirar a  carta de habilitação.

Vocês irão o realizar alguns testes de raciocínio lógico com muita atenção, simulando o teste do DETRAN.

Enviar as respostas para o email: angelaa@professor.educacao.sp.gov.br



São Paulo, 10 de agosto de 2020


Área: Eletivas


São Paulo, 06 de julho de 2020


Área: Eletivas


ATIVIDADES DE ELETIVA – 8° ANO  D
"O conhecimento ainda é o melhor remédio contra os males da ignorância..."
DESAFIOS QUIZZES variados para avaliar o seu atual Repertório de Conhecimentos Gerais, Lógicos e Matemáticos.

Questão 1:
Um pedreiro diz: "Se eu tivesse dois tijolos a mais, o dobro deste número seria 100". Quantos tijolos ele tem?

a)48     b) 42     c) 44     d) 52      e) 50

Questão 2:
Pedro tem 6 bolas de gude a mais do que Jorge. Os dois juntos têm 54. Quanto tem cada um?

a) 34 e 20   b) 24 e 26  c) 30 e 24   d) 32 e 22    e) 28 e 26

Questão 3:
Se seis latas de leite custam 72 reais, qual o preço de 9 latas?

 a) 108 reais  b) 87 reais  c)115 reais  d)100 reais  e) 90 reais

Questão 4:
Num elevador que suporta 600 quilos, quantas caixas de 48 quilos, pode-se levar por vez?

a) 12        b)13       c) 10        d) 11        e)15

Questão 5:
Oito amigos se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram?

a) 26     b) 24     c) 22     d) 28    e) 64

Questão 6:
O termômetro subiu 6 graus, e isso representa a metade da temperatura de antes. A quantos graus está agora?

a) 24 graus b) 18 graus   c) 22 graus d) 16 graus  e) 12 graus

Questão 7:
Se seis pessoas comem 6 chocolates em 6 minutos, quantas pessoas comerão 80 chocolates em 48 minutos?

a) 10    b) 8    c) 20    d) 12   e) 14

Questão 8:
O Termômetro subiu 6 graus, o que representa a metade da temperatura de antes. A quantos graus está agora?

a) 22 graus  b) 18 graus  c) 16 graus  d) 12 graus  e) 9 graus

Questão 9:
O Avicultor diz: "Se eu tivesse dois Patos a mais, o dobro desse número seria 100." Quantos Patos tem ele?

a) 60 Patos  b) 80 Patos  c) 54 Patos  d) 48 Patos  e) 72 Patos

Questão 10:
Zezinho tem 24 bolas. Dá 4 para Luizinho e ambos ficarão com quantidades iguais. Quantas bolas tinha Luizinho inicialmente?

a) 18     b) 20    c) 14     d) 16   e) 12
Questão 11:
Pedrinho tem 6 bolas a mais do que Chico. Os dois juntos têm 54. Quanto tem cada um?
a) Pedrinho tem 40, Chico 34      b) Pedrinho tem 30, Chico 24
c) Pedrinho tem 28, Chico 22       d Pedrinho tem 24, Chico 30
e) Pedrinho tem 36, Chico 30

Questão 12:
Seis pessoas comem 6 biscoitos em seis minutos. Quantas pessoas comerão 80 biscoitos em 48 minutos?

a)14 pessoas b)15 pessoas c) 8pessoas d)12pessoas  e)10pessoas

Questão 13:
Perguntado pela idade, Pedro responde: "Daqui a 30 anos, terei três vezes a idade de agora." Qual a idade de Pedro?

a) 15 anos   b) 14 anos   c)  12 anos   d) 13 anos   e)18 anos

Questão 14:
A Mãe é três vezes mais velha que a filha. Juntas têm 48 anos. Qual é a idade de cada uma?

a) 30 e 18  b) 33 e 15  c) 32 e 16  d) 34 e 14  e) 36 e 12

Questão 15:
Se estivessem na sala de aula 5 alunos mais, a metade deles seria 20 alunos. Quantos estão lá realmente?

a) 32     b) 37    c) 35    d) 38   e) 34
Questão 16:
Oito estudantes se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram?
a) 28     b) 34     c) 32      d) 26      e) 30

Questão 17:
Há uma caixa que possui metade da capacidade de uma maior. Se a maior armazena 20 quilos, juntando as duas, quanto teremos?

a) 25 quilos  b) 12,5 quilos  c) 35 quilos  d) 40 quilos   e) 30 quilos

Questão 18:
Depois de gastar a metade de sua mesada, restou 27 reais. Qual o valor da mesada?

a) 46 reais b) 40 reais c) 64 reais  d) 56 reais  e) 54 reais

Questão 19:
Depois de caminhar 30 metros, ele voltou a metade do caminho percorrido. Quantos metros ao todo ele caminhou?

a)45 metros  b) 30 metros c) 15 metros d) 25 metros e)40 metros

Questão 20:
Ele cortou 10 laranjas ao meio. Depois pegou metade de tudo que obteve e cortou ao meio. Quantas partes ele obteve ao final do processo?

a) 30 partes  b)  50 partes c) 40 partes d) 25 partes e) 35 partes
FAZER AS ATIVIDADES E ENVIAR PELO EMAIL;







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São Paulo, 06 de julho de 2020

Área: Eletivas


ATIVIDADES PARA O 8°ANO –ELETIVA.
           DOMINÓ DOS NÚMEROS INTEIROS

O dominó dos números inteiros tem a finalidade de expressar os cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão, jogo de sinais na multiplicação e divisão e propriedades das operações entre números com mesmo sinal e sinais diferentes, referentes aos números inteiros.
O professor deve aplicar este jogo na própria sala de aula ou em salas específicas para jogos matemáticos, no intuito de verificar a fixação dos conteúdos ministrados.
As regras
O jogo segue as regras do dominó tradicional, as pedras oferecem cálculos e respostas que devem ser colocadas na ordem correta, a pedra “branca” substituirá qualquer resultado ou operação.
Pode jogar 2, 3 ou 4 alunos.
Dois alunos: 7 pedras para cada, 14 pedras constituirão o monte, caso algum alguém não tenha a pedra para jogar deverá comprar no monte.
Três alunos: 7 pedras para cada um, 7 pedras no monte.
Quatro alunos: 7 pedras para cada um. No jogo com quatro alunos não teremos o monte, aquele que não obter o resultado para jogar passa a vez para o próximo.
Material:
Cartolina, EVA (qualquer cor) ou blocos de madeira.
Tesoura (no caso de ser de cartolina ou EVA)
Caso seja feito de cartolina recomenda-se plastificar.







Queridos alunos , estou mandando um exemplo de jogo com Dominós e para trabalhar com números inteiros. Quero que vocês pesquisem um outro jogo que possa ser feito com conteúdos  de matemática , pode ser para qualquer série .
Façam o jogo, pode ser em qualquer material e mande a foto para mim. O jogo vocês  irão guardar para o nosso retorno as aulas presenciais.

 Mande até o dia 15 /07/2020




























São Paulo, 22 de junho de 2020
Área: Eletivas

ATIVIDADES DE ELETIVA PARA O 8° ANO D

QUERIDOS ALUNOS VOCÊS IRÃO USAR AS PEÇAS DO TANGRAM QUE ESTÁ NA  ATIVIDADE POSTADA NO DIA 18/05/20 PARA CONSTRUIR ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS  AS  QUAIS  IREMOS TRABALHAR FUTURAMENTE FAZENDO ÁREAS E PERÍMETROS, PARA AUXILIAR NO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA.

1-Usando todas as peças do TANGRAM construa um quadrado.
2- Usando todas as peças do TANGRAM construa um retângulo.
3- Usando todas as peças do TANGRAM construa um trapézio.
4-Calcule a área e o perímetro do quadrado da figura 1.
5- Calcule a área e o perímetro do retângulo  da figura 2.
6- Calcule a área e o perímetro do trapézio  da figura 3.
POSTAR AS FOTOS  DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS NO BLOG .


DATA: ATÉ DIA 03/07/20

São Paulo,18 de maio de 2020
Área: Eletivas

            ATIVIDADES DE ELETIVAS PARA O 8° ANO D       
      A Geometria do Tangram
O objetivo das atividades com tangram é:
Contextualizar a história do Tangram;
Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
Promover a participação do aluno em atividades conjuntas.

O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com ele é possível montar mais de 1000 formas. O uso deste quebra cabeças é bastante frequente nas aulas de matemática para trabalhar as formas geométricas. Mas o seu uso pode ir além de simplesmente reconhecer formas.
ATIVIDADE  1-
Como primeira atividade sugiro a construção, pelos alunos, de um molde de Tangram a partir de uma folha A4. Este molde servirá para criarmos tangram mais resistentes de papelão e até mesmo madeira. Esta atividade pode ser feita de modo individual. 
 Veja o passo a passo:


1) Pegue uma folha A4;
2) Dobre-a como mostra a figura;
3) Veja as marcas das dobraduras
4) Recorte o retângulo sobressalente.
5) Pegue o quadrado;
6) Dobre pelas diagonais;
7) Dobre a ponta inferior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado;
8) Desdobre e observe as marcas das dobraduras;
9) Dobre, como na figura, de modo que a borda da folha coincida com o meio do quadrado;
10) Desdobre;
11) Dobre a ponta superior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado;
12) Desdobre. Todas as marcas necessárias para o molde do Tangram já estão feitas;
13) Trace com uma caneta conforme a figura;
14) Recorte de acordo com os traços separando as 7 figuras do Tangram.
Finalize a atividade fazendo uma ampla discussão sobre todas as figuras que compõe o tangram, levando em conta os ângulos, as arestas e a relação entre elas (Quantas vezes a área de uma é maior que a outra? Qual a razão entre uma aresta e outra?).
Agora é só usar este molde sobre um papelão para criar um Tangram mais resistente. 

ATIVIDADE  2-
Vocês irão construir com as peças do TANGRAM:
1°) Um objeto ou animal, usando qualquer quantidade de peças.
2° ) Usando duas peças construir uma figura geométrica .(TRAPÉZIO)
3°) Usando três peças construir uma figura geométrica ( RETANGULO)
4°) Usando três peças construir uma figura geométrica ( PARALELOGRAMO).
5°) Usando duas peças construir uma figura geométrica (QUADRADO)






























DESAFIO ELETIVA - ENTREGA 04/05




Boa tarde alunos do 8º ano D, a atividades de vocês para a semana é elaborar um quadro bem bonito usando simetria e postar a foto até o dia 06/04. deixar esse quadro guardado para colocarmos no mural da escola na volta as aulas.
favor enviar para o meu email.
angelaap.snts@gmail.com

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...