CIÊNCIAS - 8º Anos A,B,C - PROF° GLÁUBER

São Paulo,23 de novembro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)


























São Paulo, 09 de novembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)










São Paulo, 26 de outubro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)






























São Paulo, 08 de setembro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)





















São Paulo, 08 de setembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Atividade Nº 09 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber

·         Atividade semanal de Ciências para os 8ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 08/09/20 a 11/09/2020

·         Data para entrega: até dia 18/09/2020

·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto

·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.

·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 

·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.

 Habilidades trabalhadas na atividade:

(EF08CI11) Reconhecer a sexualidade humana na sua integralidade, selecionando argumentos que evidenciem as dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e éticas, valorizando e respeitando a diversidade de manifestações e expressões da identidade humana e compreendendo o preconceito e a discriminação como uma construção social.

(EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST.

 è As atividades dessa senama serão referentes aos textos abaixo e  da apostila (Caderno do Aluno – São Paulo Faz Escola) volume 3 páginas 06, 07, 08 e 09.

è As tarefas para realizar estão destacadas em amarelo.

è Para os alunos que não tem acesso ao caderno do aluno, abaixo encontra-se uma cópia das páginas da atividade.

 Vídeos Complementares:







 Sistema reprodutor

sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.

Função do sistema reprodutor

Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas. Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.

Os sistemas reprodutores masculino e feminino garantem as condições necessárias para que ocorra a nossa reprodução.

O espermatozoide é depositado dentro do corpo da fêmea no momento da cópula, e a fecundação ocorre no interior do sistema reprodutor feminino, mais frequentemente na tuba uterina. Após a fecundação, forma-se o zigoto, o qual inicia uma série de divisões celulares enquanto é levado em direção ao útero. O embrião implanta-se no endométrio do útero, e ali é iniciado o seu desenvolvimento. A gestação humana dura cerca de 40 semanas.

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.

Testículossão as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal, também conhecido como escroto. Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos. Além de produzir os gametas, é nos testículos que ocorre a produção da testosteronahormônio relacionado, entre outras funções, com a diferenciação sexual e a espermatogênese.

Epidídimo: após saírem dos túbulos seminíferos, os espermatozoides seguem para o epidídimo, formado por tubos espiralados. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis.

Ducto deferente: no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem do epidídimo para o ducto deferente. Esse ducto encontra o ducto da vesícula seminal e passa a ser chamado de ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra.

Uretra: é o ducto que se abre para o meio externo. Ela percorre todo o pênis e serve de local de passagem para o sêmen e para a urina, sendo, portanto, um canal comum ao sistema urinário e reprodutor.

Vesículas seminais: no corpo masculino observa-se a presença de duas vesículas seminais, as quais formam secreções que compõem cerca de 60% do volume do sêmen. Essa secreção apresenta várias substâncias, incluindo frutose, que serve de fonte de energia para o espermatozoide.

Próstata: secreta um fluido que também compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.

Glândulas bulbouretrais: no corpo masculino observa-se a presença de duas glândulas bulbouretrais. Elas são responsáveis por secretar um muco claro que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam ali estar presentes.

Pênis: é o órgão responsável pela cópula. Ele é formado por tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual. Além do tecido erétil, no pênis é possível observar a passagem da uretra, pela qual o sêmen passará durante a ejaculação.


Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

Ovários: no corpo feminino observa-se a presença de dois ovários, os quais são responsáveis por produzir os gametas femininos. Nesses órgãos são produzidos também os hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com a manutenção do ciclo menstrual, sendo o estrogênio relacionado também com o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Tubas uterinas: no corpo da mulher, observa-se a presença de duas tubas uterinas, as quais apresentam uma extremidade que atravessa a parede do útero e outra que se abre próximo do ovário e tem prolongamentos denominados de fímbrias. A fecundação ocorre, geralmente, na região das tubas uterinas.

Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cervice, abre-se na vagina.

Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.

Vulva: é a genitália externa feminina. Fazem parte da vulva os lábios maiores, os lábios menores, a abertura vaginal, a abertura da uretra e o clitóris. Esse último é formado por um tecido erétil e apresenta muitas terminações nervosas, sendo um local de grande sensibilidade.


Exercícios:

1 - Os espermatozoide são os gametas masculinos da espécie humana e são produzidos no sistema genital do homem, mais precisamente:

a) nos ductos eferentes.

b) no epidídimo.

c) nos túbulos seminíferos.

d) na próstata.

e) no testículo.

2 - Após serem produzidos, os espermatozoides ficam armazenados até o momento da eliminação (ejaculação). Durante o período de armazenamento, essas células também adquirem mobilidade, tornando-se aptas a nadar em direção ao ovócito. A região onde os espermatozoides ficam armazenados é chamada de:

a) testículo.

b) glândula seminal.

c) túbulo seminífero.

d) epidídimo.

e) próstata.

3 - O sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante. Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.

a) Insulina.

b) Hormônio do crescimento.

c) Progesterona.

d) Adrenalina.

e) Testosterona.

4 - A vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema genital masculino?

a) Uretra.

b) Pênis.

c) Testículo.

d) Ducto deferente.

e) Epidídimo.

5 - O pênis é o órgão masculino responsável pela cópula. Nele existem porções de tecido erétil denominadas de

a) corpo cavernoso e corpo esponjoso.

b) corpo esponjoso e corpo caloso.

c) corpo erétil e corpo cavernoso.

d) corpos esponjoso e corpo espaçoso.

6 - As mulheres apresentam duas estruturas ovoides com aproximadamente três centímetros de comprimento que são denominadas ovários. Essas estruturas, além de serem responsáveis por dar origem aos óvulos, produzem os hormônios:

a) insulina e glucagon.

b) glucagon e testosterona.

c) estrógenos e progesterona.

d) ocitocina e calcitonina.

e) antidiurético e estrógenos.

7 - O sistema reprodutor feminino é formado, além dos órgãos internos ao abdômen, por dois lábios maiores, dois lábios menores, clítoris e vestíbulo vaginal. Esses órgãos, situados externamente ao corpo da mulher, recebem o nome de:

a) vagina.

b) pudendo feminino.

c) sistema urinário feminino.

d) hímen.

e) vestíbulo feminino.

8 - O sistema genital feminino é formado por órgãos localizados no interior do abdome da mulher e alguns situados externamente. A respeito desse sistema, marque a alternativa correta.

a) O pudendo feminino é formado pelos lábios maiores, lábios menores, vestíbulo vaginal e vagina.

b) O ovário é a região do sistema genital feminino onde ocorre o desenvolvimento do embrião.

c) O hímen é uma membrana que recobre parcialmente a entrada da vagina.

d) O miométrio é eliminado com sangue no momento da menstruação.

e) No interior das tubas uterinas são produzidos os óvulos.

9 - O ovócito secundário, após ser liberado no momento da ovulação, vai imediatamente para qual órgão do sistema genital feminino?

a) vagina.

b) ovário.

c) útero

d) tuba uterina.

e) clítoris.

10 - O sistema genital feminino é composto por diversos órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.


Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números

a) 1 e 2.

b) 2 e 3.

c) 3 e 4.

d) 1 e 4.

e) 1 e 3.






São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Atividade Nº 08 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber

São Paulo, 17 de agosto de 2020.

 

·         Atividade semanal de Ciências para os 8ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 17/08/20 a 21/08/2020

·         Data para entrega: até dia 23/08/2020

·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto

·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.

·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 

·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.

 

Habilidades trabalhadas na atividade:

(EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência.

(EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano.

 

Puberdade

A puberdade é um período de intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida adulta e para o início da fase reprodutiva.

Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto nos meninos é o aumento dos testículos.

→ Alterações comuns na puberdade

Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.

O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações, o surgimento de pelos, modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em meninas e aumento do testículo em meninos. De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as principais modificações que ocorrem na puberdade são:

·         Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);

·         Desenvolvimento do sistema reprodutor;

·         Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;

·         Aparecimento de caracteres sexuais secundários.

É importante destacar que adolescentes na mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade. Sendo assim, o corpo de uma menina de 11 anos, por exemplo, não obrigatoriamente apresentará as mesmas características de outra de uma mesma idade.

 

 

→ Puberdade masculina

Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:

·         Aceleração da velocidade do crescimento;

·         Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.

·         Aumento do volume do testículo;

·         A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;

·         Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;

·         Surgimento dos pelos púbicos;

·         Crescimento dos pelos faciais;

·         Aumento da massa muscular;

·         Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).

→ Puberdade feminina

Na puberdade feminina, observa-se modificações no corpo da menina que a prepara para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos relacionados com a puberdade feminina destacam-se:

·         Aceleração da velocidade de crescimento;

·         Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.

·         Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;

·         Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;

·         Surgimento dos pelos púbicos;

·         Menarca (primeiro fluxo menstrual).

Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas. A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.

→ Final da puberdade

A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.

→ Puberdade precoce

puberdade precoce acontece tanto em meninos quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade geralmente esperada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se como puberdade precoce aquela que surge antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Estima-se que a puberdade precoce é cerca de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas.

A puberdade precoce pode desencadear algumas consequências, sendo necessária, portanto, a atenção nesses casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as principais consequências da puberdade precoce são:

·         Transtornos psicológicos e de comportamento;

·         Maiores riscos de abuso sexual;

·         Baixa estatura, quando adulto;

·         Aumento do risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.

A puberdade precoce tem tratamento e dependerá de sua causa. Geralmente, são administrados medicamentos que visam a retardar o desenvolvimento. A interrupção desse tratamento é feita, em geral, quando a menina apresenta idade óssea entre os 12 e 12,5 anos, e os meninos, entre os 13 e 13,5 anos. Em alguns casos, é necessário cirurgia para tratar o problema.

 

Hormônios e o ciclo menstrual

O ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.

No sistema genital feminino, os ovários são estimulados por um hormônio produzido pela placenta, chamado de gonadotrofina coriônica humana (HCG), e começam a funcionar ainda na fase embrionária. O HCG é um hormônio muito semelhante ao hormônio luteinizante (LH). Ao nascer, uma mulher possui aproximadamente um milhão de folículos primários, também chamados de primordiais, em cada ovário. A maioria desses folículos se degenera e a mulher chega à puberdade com cerca de 400 mil folículos em cada ovário.

É na puberdade que a menina começa a produzir os principais hormônios sexuais femininos, que são o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é produzido nas células do folículo ovariano em desenvolvimento, e ele é o responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias na mulher, como aparecimento das mamas, alargamento dos quadris, distribuição de pelos pelo corpo, etc. O estrógeno também induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual. A progesterona é outro hormônio sexual feminino que é produzido principalmente pelo corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo do ovário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas do endométrio, tornando-o espesso e preparando o útero para receber o embrião.

A partir do momento que a menina começa a produzir esses hormônios sexuais, uma vez por mês ela irá ovular, dando início ao seu ciclo menstrual, que ocorrerá a cada 28 dias aproximadamente. O ovário, no momento da ovulação, lança um ovócito secundário ao mesmo tempo em que o útero se prepara para receber o embrião. Caso ocorra a fecundação do ovócito secundário, o embrião se implantará no útero e se desenvolverá, caso contrário, ele se degenera e é eliminado juntamente com a parede interna do útero, em um processo chamado de menstruação. Todos esses processos que ocorrem tanto no útero quanto no ovário são controlados pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). A menstruação ocorre quando as taxas de todos os hormônios ficam muito baixas no sangue da mulher, e marca o início de um ciclo menstrual.

Para fins didáticos, iremos dividir o ciclo menstrual em três fases, a fase proliferativa, a fase de secreção e a fase menstrual.

Na fase proliferativa, também chamada de fase folicular, o folículo cresce e se prepara para a ovulação. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce, começa a produzir estrógenos, um grupo de hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio. Nesse processo, vários folículos são estimulados, mas apenas um deles termina o crescimento, acumulando líquido em seu interior e transformando-se em folículo maduro ou folículo de Graaf. Ao atingir um determinado nível no sangue, o estrógeno começa a estimular a hipófise a liberar grandes quantidades de LH e FSH, que irão induzir a ovulação, que geralmente ocorre no décimo quarto dia após o início do ciclo menstrual.

Na fase secretória, também conhecida como fase lútea, o LH estimula as células do folículo ovariano rompido a se transformarem em corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo. É no corpo lúteo que ocorrerá a produção de estrógeno e progesterona.

Caso não ocorra a fecundação do ovócito secundário, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo lúteo se degenera, parando de produzir progesterona e estrógeno. A queda na produção desses hormônios faz com que o útero sofra descamação, ocorrendo a menstruação, que pode durar de três a sete dias, dependendo da mulher e de suas condições fisiológicas. Essa queda nas taxas de progesterona e estrógeno faz com que a hipófise volte a produzir FSH, reiniciando um novo ciclo menstrual.

A primeira menstruação ocorre na puberdade e a chamamos de menarca. Após os 50 anos de idade a produção de hormônios sexuais femininos declina, a ovulação e os ciclos menstruais se tornam irregulares até cessarem completamente. Nessa fase, conhecida como menopausa, não há mais atividade reprodutiva no corpo da mulher.

 

 

 

Vídeos Complementares:

https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI

https://www.youtube.com/watch?v=yRE59qMRTww

https://www.youtube.com/watch?v=gsf2eAgb_dM

https://www.youtube.com/watch?v=gdh8DSb0i2M

 

Exercícios:

 

1 - A partir da puberdade, o corpo feminino está apto para a reprodução. O corpo a cada mês se preparará para receber uma vida em seu útero. Caso isso não ocorra, acontecerá a menstruação. Sobre a menstruação, marque a alternativa incorreta.

A menstruação é a eliminação de restos do endométrio, juntamente ao sangue.

A menstruação pode durar de 3 a 7 dias;

A menstruação ocorre quando há um aumento na produção dos hormônios femininos.

Quando ocorre a gravidez, a menstruação é impedida graças à manutenção da taxa hormonal.

 

2 - Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual.  Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:

FSH e LH.

LH e GH.

Progesterona e LH.

Estrogênio e Progesterona.

 

3 - Com o aumento da idade, os hormônios sexuais femininos tendem a diminuir sua produção. Normalmente, a partir dos 50 anos, os ciclos menstruais começam a apresentar irregularidades até desaparecerem por completo. Essa fase é chamada de:

Menarca.

Menopausa.

Menstruação.

Ciclo menstrual.

 

4 - (UFPR) Em relação ao processo reprodutivo humano, considere as afirmativas abaixo.

I.         A fase proliferativa do ciclo menstrual, que ocorre antes da ovulação, apresenta altos níveis de progesterona.

II.        O hormônio dosado pelos testes de gravidez mais comuns é a gonadotrofina coriônica, a qual impede a involução do corpo lúteo no início da gravidez.

III.      Uma alta secreção de hormônio luteinizante (LH) é o fator responsável pela maturação do óvulo.

IV.      Altos níveis de testosterona na circulação sanguínea podem inibir a liberação de LH ou ICSH pela hipófise masculina.

V.        Se o ciclo menstrual durar 32 dias ao invés de 28, haverá maior probabilidade de que a ovulação ocorra no décimo sexto dia.

Das afirmativas acima:

a) todas são verdadeiras.

b) apenas I, II, III e V são verdadeiras.

c) apenas II, IV e V são verdadeiras.

d) apenas II, III e V são verdadeiras.

e) apenas I, III e IV são verdadeiras.

 

5 - A menstruação é um evento comum que se inicia na vida da mulher por volta dos 12 anos de idade. A primeira menstruação, que representa o início da capacidade de geração de uma nova vida, é denominada de:

a) menopausa.

b) andropausa.

c) menarca.

d) ovulação.

 

6 - A menstruação consiste na eliminação da parede mais interna do útero e acontece sempre que não há fecundação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto da parede do útero que é eliminada:

a) Endométrio.

b) Miométrio.

c) Paramétrio.

d) Cérvice.

e) Colo.

 

7 - Denomina-se de ciclo menstrual o intervalo entre uma menstruação e outra. Nesse intervalo de tempo, vários processos ocorrem, como o aumento da espessura do endométrio e a ovulação. A ovulação, que ocorre por volta do 14º dia, acontece como consequência do aumento dos hormônios:

a) estrógeno e glucagon.

b) estrógeno e progesterona.

c) LH e FSH.

d) testosterona e progesterona.

 

8 - Durante o ciclo menstrual feminino, observa-se o aumento da espessura do endométrio. O desenvolvimento da parede uterina é consequência da ação de dois hormônios, que são:

a) insulina e glucagon.

b) estrógeno e progesterona.

c) LH e FSH.

d) Adrenalina e aldosterona.

 

9 - A menstruação é um evento que acompanha a mulher durante sua fase reprodutiva. Quando as ovulações param, por volta dos 50 anos de idade, as menstruações também são interrompidas. Esse processo é chamado de:

a) menopausa.

b) andropausa.

c) menarca.

d) ovulação.

 

10 - Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. Sobre eles, marque a alternativa incorreta.

a) A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.

b) Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide.

c) Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.

d) Plantas também produzem gametas.

e) Os seres humanos produzem dois tipos de gameta.

 

 

















São Paulo, 03 de agosto de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)



São Paulo, 13 de julho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)










São Paulo, 29 de junho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)






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São Paulo, 15 de junho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)







São Paulo, 11 de maio de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Aitividade Nº 03 - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber

·         Atividade semanal de Ciências para os 8ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 11/05/20 a 15/05/20
·         Data para entrega: até dia 17/05/2020
·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 
·  Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

Habilidades trabalhadas na atividade:

·         (EF08CI06B) Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.
·         (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios da sustentabilidade.

Energia Nuclear

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível.
O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da fissão dos átomos de urânio.
O urânio é um recurso mineral não renovável encontrado na natureza, que também é utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina.
Além do uso para fins pacíficos, o urânio pode também ser utilizado na produção de armamentos, como a bomba atômica.

Energia Nuclear no Mundo


Por ser uma fonte de energia altamente concentrada e de elevado rendimento, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética. As usinas nucleares já respondem por 16% da energia elétrica produzida no mundo.
Mais de 90% das usinas nucleares estão concentradas nos Estados Unidos, na Europa, no Japão e na Rússia. O governo russo inaugurou em abril de 2018 a primeira usina nuclear flutuante do mundo, localizada no Mar Ártico.
Em alguns países como Suécia, Finlândia e Bélgica a energia nuclear já representa mais de 40% do total de eletricidade produzida. A Coreia do Sul, China, Índia, Argentina e México também possuem usinas nucleares.
O Brasil possui usinas nucleares no litoral do estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, (Angra 1 e Angra 2). A construção da usina nuclear Angra 3, que estava paralisada desde 1986, teve sua licença ambiental aprovada em julho de 2008.

Vantagens do Uso da Energia Nuclear

Apesar dos perigos, há vários pontos positivos na geração de energia nuclear.
Um dos primeiros pontos a destacar é que a usina não é poluente durante seu funcionamento normal e se cumpre as normas de segurança.
Igualmente, não é necessária uma grande área para sua construção. Em comparação, basta lembrar quanto espaço necessita uma hidrelétrica para fazer uma barragem e o tamanho do terreno inundado.
Também o urânio é um material relativamente abundante na natureza que garantiria o abastecimento das usinas por muito tempo. As principais reservas estão na Índia, Austrália e Cazaquistão.

Desvantagens do Uso da Energia Nuclear


Entretanto, os riscos da utilização da energia nuclear são imensos.
Além de sua utilização para fins não pacíficos, como a produção de bomba atômica, os resíduos gerados pela produção desta energia representam um perigo para a humanidade.
Também existe o risco de acidentes nucleares e o problema do descarte do lixo nuclear (resíduos compostos de elementos radioativos, gerados nos processos de produção de energia). Além disso, a contaminação do meio ambiente que provocam danos irreversíveis à saúde, como o câncer, a leucemia, deformidades genéticas etc.

Acidentes Nucleares

Desde o primeiro acidente, registrado em 1952 em Chalh River, no Canadá, ocorreram muitos outros. Um dos mais graves foi o Acidente de Chernobyl, que ocorreu na Ucrânia em 1986, que explodiu devido a uma falha do sistema de refrigeração.
O mais recente foi em 2011 na usina Fukushima 1, na costa leste do Japão, que foi atingida pelo terremoto e pelo tsunami que abalou a região. Houve explosão nos prédios que abrigavam dois reatores o que provocou a liberação da radiação.
Também o Brasil enfrentou o pior acidente nuclear de sua história quando o material Césio-137 não foi descartado corretamente. Calcula-se que 1600 pessoas tenham sido contaminadas e 4 pessoas morreram neste episódio.
Vídeos complementares:

Exercícios:

1 -Descreva o processo de obtenção de energia nuclear.

2 - O elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo

3 - Quais os principais países que utilizam a energia nuclear para geração de eletricidade?

4 - No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.

5 - Aponte os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.

6 - (ESPM) Leia os textos e responda:
Sob rígidas sansões da ONU por conta de seu programa nuclear, o governo do país anunciou que atingiu 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio. O país afirma que seu programa visa produzir energia, mas EUA e União Europeia temem que o país busque a bomba atômica.
Relatório emitido pela Ameia, a Agência Internacional de Energia Atômica, menciona que o país tem 2 mil centrífugas e outras 620 em fase de teste. Mergulhado numa grave crise econômica, o país aceitou desativar todo o seu programa nuclear até o fim deste ano, informou o principal negociador nuclear dos EUA e secretário assistente de Estado, Chistropher Hill, após negociações em Genebra. Em troca o país receberá compensação política e econômica.
Folha de São Paulo, 3/9/2007.
Os textos referem-se respectivamente a dois países cujos programas nucleares preocupam a comunidade internacional.
Os países são:
a) Irã e Paquistão
b) Irã e Coreia do Norte
c) Coreia do Norte e Paquistão
d) Coreia do Norte e Turquia
e) Paquistão e Síria

7 - Alemanha anuncia fechamento de todas as usinas nucleares até 2022
A coalizão do governo alemão anunciou nesta segunda-feira um acordo para o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022 […]. A chanceler (premiê) Ângela Merkel havia estabelecido uma comissão de ética para analisar a energia nuclear após o desastre ocorrido na usina japonesa de Fukushima.
BBC Brasil, 30 de maio de 2011 (adaptado).
O motivo que levou a Alemanha, segundo a notícia acima, a acabar com a utilização da matriz nuclear de energia está em algumas de suas desvantagens, entre as quais, podemos citar:
a) a emissão em massa de poluentes radioativos na atmosfera
b) o resfriamento excessivo da água do mar utilizada para manutenção das turbinas
c) o risco de acidentes e de contaminação radioativa
d) a elevada deposição de lixo em áreas imediatamente próximas

 8 - Ucrânia defende energia nuclear 25 anos após Chernobyl
Primeiro-ministro ucraniano, Nikolai Azaro, afirmou que usinas são "parte inalienável do progresso científico" […]. “Para a Ucrânia, um país obrigado a comprar gás e petróleo, não há alternativa à energia nuclear", ressaltou o chefe do Governo do país que em 26 de abril de 1986 foi palco do maior desastre nuclear da história.
IG, Último Segundo, 25 abr. 2011. Adaptado.
Apesar de polêmica, a energia nuclear possui os seus defensores em função de alguns dos seus vários pontos positivos, entre os quais, é possível destacar corretamente:
a) Impactos ambientais nulos na fauna e na flora
b) Utiliza de recursos naturais renováveis
c) Gera muitos empregos sem necessidade de qualificação
d) Emissão nula de poluentes responsáveis pelo efeito estufa



São Paulo, 27 de abril de 2020.

"Caros alunos,
Essa semana não terá novas atividades. Essa semana será dedicada à retomada do conteúdo. Aproveitem esse tempo para a conclusão das atividades já postadas, no caso dos alunos que ainda não conseguiram. Os alunos que já concluíram as atividades aproveitem para rever os textos e vídeos para ajudá-los na fixação do conteúdo. Qualquer dúvida continuo à disposição pelo e-mail. 
Bons estudos e boa semana a todos. 
Professor Glauber de Carvalho"

·         Atividade semanal de Ciências para os 8ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 27/04/20 a 01/05/20
·         Data para entrega: até dia 03/05/2020
·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 
·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS


Recursos minerais
Reserva
porção de um recurso mineral que está identificado e que se encontra disponível para ser extraído
 Exploração à superfície
·         minas a céu aberto
·         pedreiras
subterrânea
·         túneis
·         galerias
 Prospecção mineira
·         observações de terreno
·         observações de imagens
·         medições geofísicas:
·         magnéticas (minerais magnéticos)
·         radio métricas (minerais radioativos)
·         gravimétricas (minerais de elevada densidade)
 Processos associados à exploração destes recursos
·         extração dos materiais em bruto
·         transporte
·         separação
·         remoção da ganga (impurezas contidas no minério sem valor económico)
·         seleção das substâncias úteis ao Homem – o minério
·         Os materiais economicamente não rentáveis são acumulados em montes.
 Impactes da exploração mineira
·         poluição sonora, do ar, da água e do solo
·         impacte paisagístico
·         pneumoconiose
 Medidas de recuperação de minas
·         prevenir a derrocada das galerias das minas
·         minimizar a poluição dos solos e das águas subterrâneas
·         reduzir o impacte visual negativo
  Recursos hídricos
 Distribuição da água na Terra
·         97% água salgada / 3% água doce
·         Água doce
·         glaciares e calotes polares 68,7%
·         aquíferos 30,1%
·         outros reservatórios 1,2%
·         lagos
·         rios
·         atmosfera
·         solo
·         seres vivos

Infraestruturas de captação e armazenamento
·         captações
·         reservatórios
·         canais
·         condutas
·         estações de bombagem
 Consumo de água no Brasil
·         Agricultura 72%
·         Industrial 7%
·         Urbano 9%
·         Consumo animal 11%
·         Rural 1%
 Consumo de água (causas)
·         clima (quente e de pouca precipitação)
·         má gestão do espaço e do subsolo
·         poluição
 ETA (Estação de Tratamento de Águas)
·         melhora a qualidade da água através dos seguintes processos:
·         floculação
·         decantação
·         filtração
·         desinfeção
 ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais)
liberta a água de matérias poluentes antes de ser devolvida para a natureza
 Recursos energéticos
Impactes ambientais da utilização de combustíveis fósseis
·         libertação de gases com efeito de estufa que provoca o aquecimento global e mudanças climáticas
·         chuvas ácidas
·         nevoeiro fotoquímico (smog)
·         marés negras em caso de acidentes com derrames de petroleiros
 Obstáculos ao uso da energia nuclear
·         riscos de fugas e explosões que libertam nuvens radioativas
·         custos económicos elevados
·         receio do uso para armas nucleares
 Energia Hídrica (água das barragens)
·         permite a regularização do caudal do rio
·         produz energia de forma contínua e que pode ser armazenada
contras:
·         altera a fauna e a flora do ecossistema onde é instalada a barragem e obriga a deslocação de pessoas
 Energia Solar (luz solar)
·         produz poucos gases com efeito de estufa
·         disponível em qualquer parte do mundo
·         contras:
·         investimento caro, necessita de uma grande área de instalação dos painéis solares e impacte paisagístico
 Energia Eólica (vento)
·         investimento relativamente barato
·         disponível em qualquer parte do mundo
contras:
·         não se encontra disponível de forma contínua e impacto paisagístico
 Energia Geotérmica (calor do interior da Terra)
·         pouco poluente
·         pouco impacto paisagístico
contra:
·         envolve tecnologia dispendiosa
 Outras energias alternativas
·         marés
·         ondas
·         biomassa
 Como poupar energia
·         calafetar portas e janelas
·         utilizar vidros duplos nas habitações
·         desligar os aparelhos pela tomada e não deixar em standby
·         utilizar lâmpadas de baixo consumo
·         utilizar equipamentos eficientes

RECURSOS NATURAIS 
O que são recursos naturais
 Recursos naturais
bens que se encontram na natureza e que o Homem pode utilizar em seu benefício
Recursos renováveis e não renováveis
Recursos renováveis
recursos que não correm o risco de se esgotar à escala da vida humana
exemplos:
·         luz solar
·         vento
·         plantas
·         animais

Recursos não renováveis
recursos que são explorados a uma taxa superior à da sua renovação na natureza, podendo se esgotar à escala da vida humana
exemplos:
·         carvão
·         petróleo
·         gás natural
·         urânio
·         minerais e rochas
Classificação de recursos naturais
Recursos minerais
Metálicos:
a partir dos quais se extraem os minérios
·         volframite (metal: volfrâmio)
·         calcopirite (metal: cobre)
·         bauxita (metal: alumínio)
·         magnetite (metal: ferro)
Não Metálicos
·         rochas ornamentais e industriais
·         minerais industriais

Recursos hídricos
·         águas de nascente
·         água mineral natural
·         água termal
·         água gasocarbônica

Recursos biológicos
·         agropecuários
·         animais e plantas
·         florestais
·         produtos provenientes das florestas
·         marinhos
·         algas, plantas e animais marinhos

Recursos energéticos
·         combustíveis fósseis
·         petróleo
·         carvão
·         gás natural
·         urânio
·         vento
·         água

Exercícios
1.    Identificar três formas de exploração dos recursos naturais.
2.    Descrever as principais transformações dos recursos naturais.
3.    Inferir os impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais, a curto, a médio e a longo prazo, com base em documentos fornecidos.
4.    Propor medidas que visem diminuir os impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais.
5.    Indicar medidas que estão sendo implementadas no Brasil para promover a sustentabilidade dos recursos naturais.
6.    Apresentar uma definição de recurso natural.
7.    Enunciar os critérios de classificação dos recursos naturais, apresentando exemplos.
8.    Distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos, com exemplos.
9.    Definir recursos renováveis e recursos não renováveis, apresentando exemplos.

10. Justificar a importância da classificação dos recursos naturais.


São Paulo, 30 de março de 2020.

·         Atividade de Ciências para os 8ºs anos A, B e C.
·         Data para entrega: até dia 06/04/2020
·  Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

Fontes de energia
Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis.
As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia. A energia, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins.
As fontes de energia também possuem relação com questões ambientais, pois, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.
Conforme a capacidade natural de reposição de recursos, as fontes de energia podem ser classificadas em renováveis não renováveis.

Fontes renováveis de energia
As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

→ Energia eólica
O vento é um recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica.
Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente. As principais vantagens dessa fonte de energia são a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

→ Energia solar
energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade e aquecer a água para uso. É também uma fonte inesgotável de energia, haja vista que o Sol – ao menos na sua configuração atual – existirá por bilhões de anos.
Há duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos.
Em razão dos elevados custos, a energia solar ainda não é muito utilizada. Todavia, seu aproveitamento vem crescendo gradativamente, tanto com a instalação de placas em residências, indústrias e grandes empreendimentos quanto com a construção de usinas solares especificamente voltadas para a geração de energia elétrica.

→ Energia hidrelétrica
energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica, ao lado das termoelétricas, haja vista o grande potencial que o país possui em termos de disponibilidade de rios propícios para a geração de hidreletricidade.
Nas usinas hidrelétricas, constroem-se barragens no leito do rio para represamento da água que será utilizada no processo de geração de eletricidade. Nesse caso, o mais aconselhável é que as barragens sejam construídas em rios que apresentem desníveis em seus terrenos a fim de diminuir a superfície inundada. Por isso, é mais recomendável a instalação dessas usinas em rios de planalto, embora também seja possível instalá-las em rios de planícies, porém com impactos ambientais maiores.

→ Biomassa
A utilização da biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais. É considerada uma fonte de energia renovável, porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja controlado, seu uso é sustentável por não alterar a macro composição da atmosfera terrestre.
Os biocombustíveis, de certa forma, são considerados um tipo de biomassa, pois também são produzidos a partir de vegetais de origem orgânica para geração de combustíveis. O exemplo mais conhecido é o etanol produzido da cana-de-açúcar, mas podem existir outros compostos advindos de vegetais distintos, como a mamona, o milho e muitos outros.

→ Energia das marés (maremotriz)
energia das marés – ou maremotriz – é o aproveitamento da subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.

Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Alguns recursos energéticos, como o petróleo, possuem seu esgotamento estimado para algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico desses elementos.

→ Combustíveis fósseis
A queima de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o deslocamento de veículos quanto para a produção de eletricidade em estações termoelétricas. Os três tipos principais são petróleocarvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso.
Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética global advém dos três principais combustíveis fósseis citados acima. Essas fontes representam 56,8% da matriz energética brasileira. Assim, muitos países dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam medidas geopolíticas para consegui-los.
Outra questão bastante discutida a respeito dos combustíveis fósseis refere-se aos altos índices de poluição gerados por sua queima. Muitos estudiosos apontam que eles são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas vinculados ao aquecimento global.

→ Energia nuclear (atômica)
Na energia nuclear – também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.
Embora as usinas nucleares sejam menos poluentes do que outras estações semelhantes, como as termoelétricas, são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido e a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.
Cada tipo de energia apresenta suas vantagens e desvantagens. No momento, não há nenhuma fonte que se apresente absolutamente mais viável que as demais. Algumas são baratas e abundantes, mas geram graves impactos ambientais; outras são limpas e sustentáveis, mas inviáveis financeiramente. O mais aconselhável é que exista, nos diferentes territórios, uma diversidade nas matrizes energéticas para que se atenuem os problemas. No entanto, isso não acontece no Brasil e em boa parte dos demais países.

Fontes de energia no Brasil
Cerca de 42% da produção da matriz energética brasileira é proveniente de fontes renováveis de energia, como uso de biomassa, etanol, recursos hídricos, energia solar e energia eólica. Sendo assim, a matriz energética brasileira é mais renovável que a matriz mundial, que se baseia, principalmente, no uso de combustíveis fósseis para produção de energia. Dessa forma, pode-se dizer que, se comparado aos outros países, o Brasil emite menos gases de efeito estufa.
Existem, hoje, no Brasil, 536 usinas eólicas, nas quais funcionam cerca de 6,6 mil cata-ventos, número que coloca o Brasil como líder na América Latina nesse tipo de produção de energia. Contudo, a principal fonte de energia do Brasil ainda é proveniente das usinas hidrelétricas, que representam, aproximadamente, 64% do potencial elétrico do país. A produção de energia proveniente do uso de biomassa corresponde a cerca de 9,2% da matriz energética brasileira, já a eólica representa em torno de 8,5% da matriz.

Vídeos de apoio:




Exercícios:

1 - As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.
Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:
I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.
II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.
III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.
IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.
Estão corretas as alternativas:
a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV

2 - Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial
O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.
O Globo - Economia, 28/05/2013.

Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.
a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.
b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.
c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.
d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.

3 - O Brasil vem se tornando um país que utiliza cada vez mais fontes renováveis de energia, embora ainda haja uma necessidade de diversificar os tipos de produção existentes no país.
Os dois principais tipos de fontes de energia renováveis utilizados pelo Brasil atualmente são:
a) eólica e solar
b) nuclear e hidrelétrica
c) hidrelétrica e biomassa
d) eólica e biomassa
e) solar e hidrelétrica

4 - A energia solar apresenta muitos fatores positivos, como o fato de ser renovável, ocupar espaços reduzidos em comparação a outras fontes e não emitir poluentes na atmosfera. Além disso, a energia advinda dos raios solares é abundante e pode ser bastante produtiva quando devidamente aproveitada. No entanto, ela apresenta algumas desvantagens, destacando-se a:
a) a baixa necessidade nas regiões de maior insolação.
b) os elevados custos das instalações.
c) a inacessibilidade em lugares remotos.
d) a frequente necessidade de manutenção.
e) os efeitos sobre as temperaturas da Terra.

5 - O desenvolvimento da queima da biomassa resulta de estratégias para reduzir, principalmente, os impactos gerados pela utilização de combustíveis fósseis na sociedade. Embora o carvão mineral e o petróleo ainda sejam recursos naturais centrais na sociedade atual, os biocombustíveis vêm ganhando cada vez mais relevância no cenário nacional e internacional das fontes de energia.
Sobre a biomassa, é INCORRETO afirmar que:
a) apresenta como vantagem o baixo custo de operação e a facilidade de armazenamento e transporte.
b) é uma fonte de energia poluente, porém em menor intensidade se comparada aos demais combustíveis.
c) a biomassa pode ser utilizada a partir do reaproveitamento de resíduos agrícolas, tais como o bagaço de cana-de-açúcar.
d) por definição, entende-se por biomassa as diferentes formas de energia advindas de material inorgânico.
e) apesar de menos poluente, o cultivo em larga escala de vegetais para a biomassa pode causar prejuízos ambientais.

6 - “A energia que move a máquina Terra provém da gravidade, do interior da Terra e dos próprio movimento do planeta, mas em grau muito superior provém do Sol, da radiação solar”.
(David DREW. Processos interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p.20).
A energia solar é uma das fontes de energia que atua no planeta Terra. Ela é, no planeta,
a) o principal fator construtor das estruturas e formas de relevo.
b) um item secundário na formação das coberturas vegetais.
c) um fator de desequilíbrio que altera as dinâmicas terrestres.
d) o elemento essencial que dá origem aos sistemas e tipos climáticos.
e) uma fonte em vias de extinção, daí o valor de outras formas de energia.

7 - A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.
I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.
II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.
III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.
IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

8 - Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.
A descrição acima refere-se:
a) ao gás natural
b) ao xisto betuminoso
c) à água
d) ao petróleo
e) ao carvão mineral

9 - Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.
Coluna 01
(1) Fontes renováveis
(2) Fontes não renováveis
Coluna 02
( ) Energia do Carvão
( ) Energia Eólica
( ) Energia Solar
( ) Energia do Petróleo
( ) Energia Geotérmica
( ) Energia Atômica
( ) Energia das Ondas das Marés

10 - O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.
a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.
b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.
c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.
d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.
e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.

11- A produção de combustíveis oriundos da biomassa faz parte das políticas de governo de vários países, entre os quais se inclui o Brasil. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
a)    O aumento da produção de etanol no Brasil tem reduzido a concentração da posse de terras e incentivado a diversificação agrícola.

b)    No setor de transportes, o uso de biocombustíveis tem sido considerado uma solução para a redução de gases de efeito estufa, o que atende aos propósitos do Protocolo de Quioto.

c)    Atualmente, a agroindústria açucareira, tal como ocorreu no período colonial, fornece matéria-prima energética e promove a interiorização da população brasileira.


6 comentários:

  1. Caros alunos,
    As atividades podem ser feitas no computador ou no caderno. Caso seja feita no computador, o arquivo deve ser enviado para o email citado acima, caso seja feita no caderno, uma foto do mesmo deve ser enviada para o mesmo email.
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    Professor Glauber de Carvalho

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  2. Respostas
    1. Boa noite. É para explicar se as frases são verdadeiras ou falsas.

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  3. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

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  4. Boa noite. Todas as atividades do blog ainda podem ser entregues.

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