São Paulo, 08 de setembro de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)Atividade Nº 09 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber
· Atividade semanal de Ciências para os 8ºs anos A, B e C, referente à semana dos dias 08/09/20 a 11/09/2020
· Data para entrega: até dia 18/09/2020
· O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
· A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
· Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail
· Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br
· Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.
Habilidades trabalhadas na atividade:
(EF08CI11) Reconhecer a sexualidade humana na sua integralidade, selecionando argumentos que evidenciem as dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e éticas, valorizando e respeitando a diversidade de manifestações e expressões da identidade humana e compreendendo o preconceito e a discriminação como uma construção social.
(EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST.
è As atividades dessa senama serão referentes aos textos abaixo e da apostila (Caderno do Aluno – São Paulo Faz Escola) volume 3 páginas 06, 07, 08 e 09.
è As tarefas para realizar estão destacadas em amarelo.
è Para os alunos que não tem acesso ao caderno do aluno, abaixo encontra-se uma cópia das páginas da atividade.
Vídeos Complementares:
Sistema reprodutor
O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.
Função do sistema reprodutor
Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas. Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.
Os sistemas reprodutores masculino e feminino garantem as condições necessárias para que ocorra a nossa reprodução. O espermatozoide é depositado dentro do corpo da fêmea no momento da cópula, e a fecundação ocorre no interior do sistema reprodutor feminino, mais frequentemente na tuba uterina. Após a fecundação, forma-se o zigoto, o qual inicia uma série de divisões celulares enquanto é levado em direção ao útero. O embrião implanta-se no endométrio do útero, e ali é iniciado o seu desenvolvimento. A gestação humana dura cerca de 40 semanas.
Sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.
Testículos: são as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal, também conhecido como escroto. Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos. Além de produzir os gametas, é nos testículos que ocorre a produção da testosterona, hormônio relacionado, entre outras funções, com a diferenciação sexual e a espermatogênese.
Epidídimo: após saírem dos túbulos seminíferos, os espermatozoides seguem para o epidídimo, formado por tubos espiralados. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis.
Ducto deferente: no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem do epidídimo para o ducto deferente. Esse ducto encontra o ducto da vesícula seminal e passa a ser chamado de ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra.
Uretra: é o ducto que se abre para o meio externo. Ela percorre todo o pênis e serve de local de passagem para o sêmen e para a urina, sendo, portanto, um canal comum ao sistema urinário e reprodutor.
Vesículas seminais: no corpo masculino observa-se a presença de duas vesículas seminais, as quais formam secreções que compõem cerca de 60% do volume do sêmen. Essa secreção apresenta várias substâncias, incluindo frutose, que serve de fonte de energia para o espermatozoide.
Próstata: secreta um fluido que também compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.
Glândulas bulbouretrais: no corpo masculino observa-se a presença de duas glândulas bulbouretrais. Elas são responsáveis por secretar um muco claro que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam ali estar presentes.
Pênis: é o órgão responsável pela cópula. Ele é formado por tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual. Além do tecido erétil, no pênis é possível observar a passagem da uretra, pela qual o sêmen passará durante a ejaculação.
Sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.
Ovários: no corpo feminino observa-se a presença de dois ovários, os quais são responsáveis por produzir os gametas femininos. Nesses órgãos são produzidos também os hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com a manutenção do ciclo menstrual, sendo o estrogênio relacionado também com o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
Tubas uterinas: no corpo da mulher, observa-se a presença de duas tubas uterinas, as quais apresentam uma extremidade que atravessa a parede do útero e outra que se abre próximo do ovário e tem prolongamentos denominados de fímbrias. A fecundação ocorre, geralmente, na região das tubas uterinas.
Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cervice, abre-se na vagina.
Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.
Vulva: é a genitália externa feminina. Fazem parte da vulva os lábios maiores, os lábios menores, a abertura vaginal, a abertura da uretra e o clitóris. Esse último é formado por um tecido erétil e apresenta muitas terminações nervosas, sendo um local de grande sensibilidade.
Exercícios:
1 - Os espermatozoide são os gametas masculinos da espécie humana e são produzidos no sistema genital do homem, mais precisamente:
a) nos ductos eferentes.
b) no epidídimo.
c) nos túbulos seminíferos.
d) na próstata.
e) no testículo.
2 - Após serem produzidos, os espermatozoides ficam armazenados até o momento da eliminação (ejaculação). Durante o período de armazenamento, essas células também adquirem mobilidade, tornando-se aptas a nadar em direção ao ovócito. A região onde os espermatozoides ficam armazenados é chamada de:
a) testículo.
b) glândula seminal.
c) túbulo seminífero.
d) epidídimo.
e) próstata.
3 - O sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante. Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.
a) Insulina.
b) Hormônio do crescimento.
c) Progesterona.
d) Adrenalina.
e) Testosterona.
4 - A vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema genital masculino?
a) Uretra.
b) Pênis.
c) Testículo.
d) Ducto deferente.
e) Epidídimo.
5 - O pênis é o órgão masculino responsável pela cópula. Nele existem porções de tecido erétil denominadas de
a) corpo cavernoso e corpo esponjoso.
b) corpo esponjoso e corpo caloso.
c) corpo erétil e corpo cavernoso.
d) corpos esponjoso e corpo espaçoso.
6 - As mulheres apresentam duas estruturas ovoides com aproximadamente três centímetros de comprimento que são denominadas ovários. Essas estruturas, além de serem responsáveis por dar origem aos óvulos, produzem os hormônios:
a) insulina e glucagon.
b) glucagon e testosterona.
c) estrógenos e progesterona.
d) ocitocina e calcitonina.
e) antidiurético e estrógenos.
7 - O sistema reprodutor feminino é formado, além dos órgãos internos ao abdômen, por dois lábios maiores, dois lábios menores, clítoris e vestíbulo vaginal. Esses órgãos, situados externamente ao corpo da mulher, recebem o nome de:
a) vagina.
b) pudendo feminino.
c) sistema urinário feminino.
d) hímen.
e) vestíbulo feminino.
8 - O sistema genital feminino é formado por órgãos localizados no interior do abdome da mulher e alguns situados externamente. A respeito desse sistema, marque a alternativa correta.
a) O pudendo feminino é formado pelos lábios maiores, lábios menores, vestíbulo vaginal e vagina.
b) O ovário é a região do sistema genital feminino onde ocorre o desenvolvimento do embrião.
c) O hímen é uma membrana que recobre parcialmente a entrada da vagina.
d) O miométrio é eliminado com sangue no momento da menstruação.
e) No interior das tubas uterinas são produzidos os óvulos.
9 - O ovócito secundário, após ser liberado no momento da ovulação, vai imediatamente para qual órgão do sistema genital feminino?
a) vagina.
b) ovário.
c) útero
d) tuba uterina.
e) clítoris.
10 - O sistema genital feminino é composto por diversos órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.
Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números
a) 1 e 2.
b) 2 e 3.
c) 3 e 4.
d) 1 e 4.
e) 1 e 3.
São Paulo, 17 de agosto de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Atividade Nº 09 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber
· Atividade semanal de Ciências para os 8ºs anos A, B e C, referente à semana dos dias 08/09/20 a 11/09/2020
· Data para entrega: até dia 18/09/2020
· O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
· A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
· Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail
· Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br
· Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.
(EF08CI11) Reconhecer a sexualidade humana na sua integralidade, selecionando argumentos que evidenciem as dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e éticas, valorizando e respeitando a diversidade de manifestações e expressões da identidade humana e compreendendo o preconceito e a discriminação como uma construção social.
(EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST.
è As tarefas para realizar estão destacadas em amarelo.
è Para os alunos que não tem acesso ao caderno do aluno, abaixo encontra-se uma cópia das páginas da atividade.
Vídeos Complementares:
Sistema reprodutor
O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.
Função do sistema reprodutor
O espermatozoide é depositado dentro do corpo da fêmea no momento da cópula, e a fecundação ocorre no interior do sistema reprodutor feminino, mais frequentemente na tuba uterina. Após a fecundação, forma-se o zigoto, o qual inicia uma série de divisões celulares enquanto é levado em direção ao útero. O embrião implanta-se no endométrio do útero, e ali é iniciado o seu desenvolvimento. A gestação humana dura cerca de 40 semanas.
Sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.
Testículos: são as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal, também conhecido como escroto. Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos. Além de produzir os gametas, é nos testículos que ocorre a produção da testosterona, hormônio relacionado, entre outras funções, com a diferenciação sexual e a espermatogênese.
Epidídimo: após saírem dos túbulos seminíferos, os espermatozoides seguem para o epidídimo, formado por tubos espiralados. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis.
Ducto deferente: no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem do epidídimo para o ducto deferente. Esse ducto encontra o ducto da vesícula seminal e passa a ser chamado de ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra.
Uretra: é o ducto que se abre para o meio externo. Ela percorre todo o pênis e serve de local de passagem para o sêmen e para a urina, sendo, portanto, um canal comum ao sistema urinário e reprodutor.
Vesículas seminais: no corpo masculino observa-se a presença de duas vesículas seminais, as quais formam secreções que compõem cerca de 60% do volume do sêmen. Essa secreção apresenta várias substâncias, incluindo frutose, que serve de fonte de energia para o espermatozoide.
Próstata: secreta um fluido que também compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.
Glândulas bulbouretrais: no corpo masculino observa-se a presença de duas glândulas bulbouretrais. Elas são responsáveis por secretar um muco claro que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam ali estar presentes.
Pênis: é o órgão responsável pela cópula. Ele é formado por tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual. Além do tecido erétil, no pênis é possível observar a passagem da uretra, pela qual o sêmen passará durante a ejaculação.
Sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.
Ovários: no corpo feminino observa-se a presença de dois ovários, os quais são responsáveis por produzir os gametas femininos. Nesses órgãos são produzidos também os hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com a manutenção do ciclo menstrual, sendo o estrogênio relacionado também com o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
Tubas uterinas: no corpo da mulher, observa-se a presença de duas tubas uterinas, as quais apresentam uma extremidade que atravessa a parede do útero e outra que se abre próximo do ovário e tem prolongamentos denominados de fímbrias. A fecundação ocorre, geralmente, na região das tubas uterinas.
Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cervice, abre-se na vagina.
Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.
Vulva: é a genitália externa feminina. Fazem parte da vulva os lábios maiores, os lábios menores, a abertura vaginal, a abertura da uretra e o clitóris. Esse último é formado por um tecido erétil e apresenta muitas terminações nervosas, sendo um local de grande sensibilidade.
Exercícios:
1 - Os espermatozoide são os gametas masculinos da espécie humana e são produzidos no sistema genital do homem, mais precisamente:
a) nos ductos eferentes.
b) no epidídimo.
c) nos túbulos seminíferos.
d) na próstata.
e) no testículo.
2 - Após serem produzidos, os espermatozoides ficam armazenados até o momento da eliminação (ejaculação). Durante o período de armazenamento, essas células também adquirem mobilidade, tornando-se aptas a nadar em direção ao ovócito. A região onde os espermatozoides ficam armazenados é chamada de:
a) testículo.
b) glândula seminal.
c) túbulo seminífero.
d) epidídimo.
e) próstata.
3 - O sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante. Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.
a) Insulina.
b) Hormônio do crescimento.
c) Progesterona.
d) Adrenalina.
e) Testosterona.
4 - A vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema genital masculino?
a) Uretra.
b) Pênis.
c) Testículo.
d) Ducto deferente.
e) Epidídimo.
5 - O pênis é o órgão masculino responsável pela cópula. Nele existem porções de tecido erétil denominadas de
a) corpo cavernoso e corpo esponjoso.
b) corpo esponjoso e corpo caloso.
c) corpo erétil e corpo cavernoso.
d) corpos esponjoso e corpo espaçoso.
6 - As mulheres apresentam duas estruturas ovoides com aproximadamente três centímetros de comprimento que são denominadas ovários. Essas estruturas, além de serem responsáveis por dar origem aos óvulos, produzem os hormônios:
a) insulina e glucagon.
b) glucagon e testosterona.
c) estrógenos e progesterona.
d) ocitocina e calcitonina.
e) antidiurético e estrógenos.
7 - O sistema reprodutor feminino é formado, além dos órgãos internos ao abdômen, por dois lábios maiores, dois lábios menores, clítoris e vestíbulo vaginal. Esses órgãos, situados externamente ao corpo da mulher, recebem o nome de:
a) vagina.
b) pudendo feminino.
c) sistema urinário feminino.
d) hímen.
e) vestíbulo feminino.
8 - O sistema genital feminino é formado por órgãos localizados no interior do abdome da mulher e alguns situados externamente. A respeito desse sistema, marque a alternativa correta.
a) O pudendo feminino é formado pelos lábios maiores, lábios menores, vestíbulo vaginal e vagina.
b) O ovário é a região do sistema genital feminino onde ocorre o desenvolvimento do embrião.
c) O hímen é uma membrana que recobre parcialmente a entrada da vagina.
d) O miométrio é eliminado com sangue no momento da menstruação.
e) No interior das tubas uterinas são produzidos os óvulos.
9 - O ovócito secundário, após ser liberado no momento da ovulação, vai imediatamente para qual órgão do sistema genital feminino?
a) vagina.
b) ovário.
c) útero
d) tuba uterina.
e) clítoris.
10 - O sistema genital feminino é composto por diversos órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.
Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números
a) 1 e 2.
b) 2 e 3.
c) 3 e 4.
d) 1 e 4.
e) 1 e 3.
Atividade Nº 08 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber
São Paulo, 17 de agosto de 2020.
· Atividade semanal de Ciências para os 8ºs anos A, B e C, referente à semana dos dias 17/08/20 a 21/08/2020
· Data para entrega: até dia 23/08/2020
· O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
· A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
· Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail
· Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br
· Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.
Habilidades trabalhadas na atividade:
(EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência.
(EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano.
Puberdade
A puberdade é um período de intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida adulta e para o início da fase reprodutiva.
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto nos meninos é o aumento dos testículos.
→ Alterações comuns na puberdade
Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.
O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações, o surgimento de pelos, modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em meninas e aumento do testículo em meninos. De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as principais modificações que ocorrem na puberdade são:
· Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);
· Desenvolvimento do sistema reprodutor;
· Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;
· Aparecimento de caracteres sexuais secundários.
É importante destacar que adolescentes na mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade. Sendo assim, o corpo de uma menina de 11 anos, por exemplo, não obrigatoriamente apresentará as mesmas características de outra de uma mesma idade.
→ Puberdade masculina
Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:
· Aceleração da velocidade do crescimento;
· Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.
· Aumento do volume do testículo;
· A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
· Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
· Surgimento dos pelos púbicos;
· Crescimento dos pelos faciais;
· Aumento da massa muscular;
· Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).
→ Puberdade feminina
Na puberdade feminina, observa-se modificações no corpo da menina que a prepara para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos relacionados com a puberdade feminina destacam-se:
· Aceleração da velocidade de crescimento;
· Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
· Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
· Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
· Surgimento dos pelos púbicos;
· Menarca (primeiro fluxo menstrual).
Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas. A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.
→ Final da puberdade
A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.
→ Puberdade precoce
A puberdade precoce acontece tanto em meninos quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade geralmente esperada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se como puberdade precoce aquela que surge antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Estima-se que a puberdade precoce é cerca de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas.
A puberdade precoce pode desencadear algumas consequências, sendo necessária, portanto, a atenção nesses casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as principais consequências da puberdade precoce são:
· Transtornos psicológicos e de comportamento;
· Maiores riscos de abuso sexual;
· Baixa estatura, quando adulto;
· Aumento do risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.
A puberdade precoce tem tratamento e dependerá de sua causa. Geralmente, são administrados medicamentos que visam a retardar o desenvolvimento. A interrupção desse tratamento é feita, em geral, quando a menina apresenta idade óssea entre os 12 e 12,5 anos, e os meninos, entre os 13 e 13,5 anos. Em alguns casos, é necessário cirurgia para tratar o problema.
Hormônios e o ciclo menstrual
O ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.
No sistema genital feminino, os ovários são estimulados por um hormônio produzido pela placenta, chamado de gonadotrofina coriônica humana (HCG), e começam a funcionar ainda na fase embrionária. O HCG é um hormônio muito semelhante ao hormônio luteinizante (LH). Ao nascer, uma mulher possui aproximadamente um milhão de folículos primários, também chamados de primordiais, em cada ovário. A maioria desses folículos se degenera e a mulher chega à puberdade com cerca de 400 mil folículos em cada ovário.
É na puberdade que a menina começa a produzir os principais hormônios sexuais femininos, que são o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é produzido nas células do folículo ovariano em desenvolvimento, e ele é o responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias na mulher, como aparecimento das mamas, alargamento dos quadris, distribuição de pelos pelo corpo, etc. O estrógeno também induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual. A progesterona é outro hormônio sexual feminino que é produzido principalmente pelo corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo do ovário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas do endométrio, tornando-o espesso e preparando o útero para receber o embrião.
A partir do momento que a menina começa a produzir esses hormônios sexuais, uma vez por mês ela irá ovular, dando início ao seu ciclo menstrual, que ocorrerá a cada 28 dias aproximadamente. O ovário, no momento da ovulação, lança um ovócito secundário ao mesmo tempo em que o útero se prepara para receber o embrião. Caso ocorra a fecundação do ovócito secundário, o embrião se implantará no útero e se desenvolverá, caso contrário, ele se degenera e é eliminado juntamente com a parede interna do útero, em um processo chamado de menstruação. Todos esses processos que ocorrem tanto no útero quanto no ovário são controlados pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). A menstruação ocorre quando as taxas de todos os hormônios ficam muito baixas no sangue da mulher, e marca o início de um ciclo menstrual.
Para fins didáticos, iremos dividir o ciclo menstrual em três fases, a fase proliferativa, a fase de secreção e a fase menstrual.
Na fase proliferativa, também chamada de fase folicular, o folículo cresce e se prepara para a ovulação. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce, começa a produzir estrógenos, um grupo de hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio. Nesse processo, vários folículos são estimulados, mas apenas um deles termina o crescimento, acumulando líquido em seu interior e transformando-se em folículo maduro ou folículo de Graaf. Ao atingir um determinado nível no sangue, o estrógeno começa a estimular a hipófise a liberar grandes quantidades de LH e FSH, que irão induzir a ovulação, que geralmente ocorre no décimo quarto dia após o início do ciclo menstrual.
Na fase secretória, também conhecida como fase lútea, o LH estimula as células do folículo ovariano rompido a se transformarem em corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo. É no corpo lúteo que ocorrerá a produção de estrógeno e progesterona.
Caso não ocorra a fecundação do ovócito secundário, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo lúteo se degenera, parando de produzir progesterona e estrógeno. A queda na produção desses hormônios faz com que o útero sofra descamação, ocorrendo a menstruação, que pode durar de três a sete dias, dependendo da mulher e de suas condições fisiológicas. Essa queda nas taxas de progesterona e estrógeno faz com que a hipófise volte a produzir FSH, reiniciando um novo ciclo menstrual.
A primeira menstruação ocorre na puberdade e a chamamos de menarca. Após os 50 anos de idade a produção de hormônios sexuais femininos declina, a ovulação e os ciclos menstruais se tornam irregulares até cessarem completamente. Nessa fase, conhecida como menopausa, não há mais atividade reprodutiva no corpo da mulher.
https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI
https://www.youtube.com/watch?v=yRE59qMRTww
https://www.youtube.com/watch?v=gsf2eAgb_dM
https://www.youtube.com/watch?v=gdh8DSb0i2M
Exercícios:
1 - A partir da puberdade, o corpo feminino está apto para a reprodução. O corpo a cada mês se preparará para receber uma vida em seu útero. Caso isso não ocorra, acontecerá a menstruação. Sobre a menstruação, marque a alternativa incorreta.
A menstruação é a eliminação de restos do endométrio, juntamente ao sangue.
A menstruação pode durar de 3 a 7 dias;
A menstruação ocorre quando há um aumento na produção dos hormônios femininos.
Quando ocorre a gravidez, a menstruação é impedida graças à manutenção da taxa hormonal.
2 - Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual. Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:
FSH e LH.
LH e GH.
Progesterona e LH.
Estrogênio e Progesterona.
3 - Com o aumento da idade, os hormônios sexuais femininos tendem a diminuir sua produção. Normalmente, a partir dos 50 anos, os ciclos menstruais começam a apresentar irregularidades até desaparecerem por completo. Essa fase é chamada de:
Menarca.
Menopausa.
Menstruação.
Ciclo menstrual.
4 - (UFPR) Em relação ao processo reprodutivo humano, considere as afirmativas abaixo.
I. A fase proliferativa do ciclo menstrual, que ocorre antes da ovulação, apresenta altos níveis de progesterona.
II. O hormônio dosado pelos testes de gravidez mais comuns é a gonadotrofina coriônica, a qual impede a involução do corpo lúteo no início da gravidez.
III. Uma alta secreção de hormônio luteinizante (LH) é o fator responsável pela maturação do óvulo.
IV. Altos níveis de testosterona na circulação sanguínea podem inibir a liberação de LH ou ICSH pela hipófise masculina.
V. Se o ciclo menstrual durar 32 dias ao invés de 28, haverá maior probabilidade de que a ovulação ocorra no décimo sexto dia.
Das afirmativas acima:
a) todas são verdadeiras.
b) apenas I, II, III e V são verdadeiras.
c) apenas II, IV e V são verdadeiras.
d) apenas II, III e V são verdadeiras.
e) apenas I, III e IV são verdadeiras.
5 - A menstruação é um evento comum que se inicia na vida da mulher por volta dos 12 anos de idade. A primeira menstruação, que representa o início da capacidade de geração de uma nova vida, é denominada de:
a) menopausa.
b) andropausa.
c) menarca.
d) ovulação.
6 - A menstruação consiste na eliminação da parede mais interna do útero e acontece sempre que não há fecundação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto da parede do útero que é eliminada:
a) Endométrio.
b) Miométrio.
c) Paramétrio.
d) Cérvice.
e) Colo.
7 - Denomina-se de ciclo menstrual o intervalo entre uma menstruação e outra. Nesse intervalo de tempo, vários processos ocorrem, como o aumento da espessura do endométrio e a ovulação. A ovulação, que ocorre por volta do 14º dia, acontece como consequência do aumento dos hormônios:
a) estrógeno e glucagon.
b) estrógeno e progesterona.
c) LH e FSH.
d) testosterona e progesterona.
8 - Durante o ciclo menstrual feminino, observa-se o aumento da espessura do endométrio. O desenvolvimento da parede uterina é consequência da ação de dois hormônios, que são:
a) insulina e glucagon.
b) estrógeno e progesterona.
c) LH e FSH.
d) Adrenalina e aldosterona.
9 - A menstruação é um evento que acompanha a mulher durante sua fase reprodutiva. Quando as ovulações param, por volta dos 50 anos de idade, as menstruações também são interrompidas. Esse processo é chamado de:
a) menopausa.
b) andropausa.
c) menarca.
d) ovulação.
10 - Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. Sobre eles, marque a alternativa incorreta.
a) A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.
b) Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide.
c) Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.
d) Plantas também produzem gametas.
e) Os seres humanos produzem dois tipos de gameta.
São Paulo, 03 de agosto de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Atividade Nº 08 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 8º anos A, B, C - Professor Glauber
São Paulo, 17 de agosto de 2020.
· Atividade semanal de Ciências para os 8ºs anos A, B e C, referente à semana dos dias 17/08/20 a 21/08/2020
· Data para entrega: até dia 23/08/2020
· O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
· A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
· Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail
· Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br
· Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.
Habilidades trabalhadas na atividade:
(EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência.
(EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano.
Puberdade
A puberdade é um período de intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida adulta e para o início da fase reprodutiva.
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto nos meninos é o aumento dos testículos.
→ Alterações comuns na puberdade
Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.
O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações, o surgimento de pelos, modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em meninas e aumento do testículo em meninos. De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as principais modificações que ocorrem na puberdade são:
· Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);
· Desenvolvimento do sistema reprodutor;
· Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;
· Aparecimento de caracteres sexuais secundários.
É importante destacar que adolescentes na mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade. Sendo assim, o corpo de uma menina de 11 anos, por exemplo, não obrigatoriamente apresentará as mesmas características de outra de uma mesma idade.
→ Puberdade masculina
Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:
· Aceleração da velocidade do crescimento;
· Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.
· Aumento do volume do testículo;
· A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
· Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
· Surgimento dos pelos púbicos;
· Crescimento dos pelos faciais;
· Aumento da massa muscular;
· Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).
→ Puberdade feminina
Na puberdade feminina, observa-se modificações no corpo da menina que a prepara para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos relacionados com a puberdade feminina destacam-se:
· Aceleração da velocidade de crescimento;
· Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
· Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
· Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
· Surgimento dos pelos púbicos;
· Menarca (primeiro fluxo menstrual).
Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas. A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.
→ Final da puberdade
A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.
→ Puberdade precoce
A puberdade precoce acontece tanto em meninos quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade geralmente esperada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se como puberdade precoce aquela que surge antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Estima-se que a puberdade precoce é cerca de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas.
A puberdade precoce pode desencadear algumas consequências, sendo necessária, portanto, a atenção nesses casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as principais consequências da puberdade precoce são:
· Transtornos psicológicos e de comportamento;
· Maiores riscos de abuso sexual;
· Baixa estatura, quando adulto;
· Aumento do risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.
A puberdade precoce tem tratamento e dependerá de sua causa. Geralmente, são administrados medicamentos que visam a retardar o desenvolvimento. A interrupção desse tratamento é feita, em geral, quando a menina apresenta idade óssea entre os 12 e 12,5 anos, e os meninos, entre os 13 e 13,5 anos. Em alguns casos, é necessário cirurgia para tratar o problema.
Hormônios e o ciclo menstrual
O ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.
No sistema genital feminino, os ovários são estimulados por um hormônio produzido pela placenta, chamado de gonadotrofina coriônica humana (HCG), e começam a funcionar ainda na fase embrionária. O HCG é um hormônio muito semelhante ao hormônio luteinizante (LH). Ao nascer, uma mulher possui aproximadamente um milhão de folículos primários, também chamados de primordiais, em cada ovário. A maioria desses folículos se degenera e a mulher chega à puberdade com cerca de 400 mil folículos em cada ovário.
É na puberdade que a menina começa a produzir os principais hormônios sexuais femininos, que são o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é produzido nas células do folículo ovariano em desenvolvimento, e ele é o responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias na mulher, como aparecimento das mamas, alargamento dos quadris, distribuição de pelos pelo corpo, etc. O estrógeno também induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual. A progesterona é outro hormônio sexual feminino que é produzido principalmente pelo corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo do ovário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas do endométrio, tornando-o espesso e preparando o útero para receber o embrião.
A partir do momento que a menina começa a produzir esses hormônios sexuais, uma vez por mês ela irá ovular, dando início ao seu ciclo menstrual, que ocorrerá a cada 28 dias aproximadamente. O ovário, no momento da ovulação, lança um ovócito secundário ao mesmo tempo em que o útero se prepara para receber o embrião. Caso ocorra a fecundação do ovócito secundário, o embrião se implantará no útero e se desenvolverá, caso contrário, ele se degenera e é eliminado juntamente com a parede interna do útero, em um processo chamado de menstruação. Todos esses processos que ocorrem tanto no útero quanto no ovário são controlados pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). A menstruação ocorre quando as taxas de todos os hormônios ficam muito baixas no sangue da mulher, e marca o início de um ciclo menstrual.
Para fins didáticos, iremos dividir o ciclo menstrual em três fases, a fase proliferativa, a fase de secreção e a fase menstrual.
Na fase proliferativa, também chamada de fase folicular, o folículo cresce e se prepara para a ovulação. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce, começa a produzir estrógenos, um grupo de hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio. Nesse processo, vários folículos são estimulados, mas apenas um deles termina o crescimento, acumulando líquido em seu interior e transformando-se em folículo maduro ou folículo de Graaf. Ao atingir um determinado nível no sangue, o estrógeno começa a estimular a hipófise a liberar grandes quantidades de LH e FSH, que irão induzir a ovulação, que geralmente ocorre no décimo quarto dia após o início do ciclo menstrual.
Na fase secretória, também conhecida como fase lútea, o LH estimula as células do folículo ovariano rompido a se transformarem em corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo. É no corpo lúteo que ocorrerá a produção de estrógeno e progesterona.
Caso não ocorra a fecundação do ovócito secundário, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo lúteo se degenera, parando de produzir progesterona e estrógeno. A queda na produção desses hormônios faz com que o útero sofra descamação, ocorrendo a menstruação, que pode durar de três a sete dias, dependendo da mulher e de suas condições fisiológicas. Essa queda nas taxas de progesterona e estrógeno faz com que a hipófise volte a produzir FSH, reiniciando um novo ciclo menstrual.
A primeira menstruação ocorre na puberdade e a chamamos de menarca. Após os 50 anos de idade a produção de hormônios sexuais femininos declina, a ovulação e os ciclos menstruais se tornam irregulares até cessarem completamente. Nessa fase, conhecida como menopausa, não há mais atividade reprodutiva no corpo da mulher.
https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI
https://www.youtube.com/watch?v=yRE59qMRTww
https://www.youtube.com/watch?v=gsf2eAgb_dM
https://www.youtube.com/watch?v=gdh8DSb0i2M
Exercícios:
1 - A partir da puberdade, o corpo feminino está apto para a reprodução. O corpo a cada mês se preparará para receber uma vida em seu útero. Caso isso não ocorra, acontecerá a menstruação. Sobre a menstruação, marque a alternativa incorreta.
A menstruação é a eliminação de restos do endométrio, juntamente ao sangue.
A menstruação pode durar de 3 a 7 dias;
A menstruação ocorre quando há um aumento na produção dos hormônios femininos.
Quando ocorre a gravidez, a menstruação é impedida graças à manutenção da taxa hormonal.
2 - Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual. Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:
FSH e LH.
LH e GH.
Progesterona e LH.
Estrogênio e Progesterona.
3 - Com o aumento da idade, os hormônios sexuais femininos tendem a diminuir sua produção. Normalmente, a partir dos 50 anos, os ciclos menstruais começam a apresentar irregularidades até desaparecerem por completo. Essa fase é chamada de:
Menarca.
Menopausa.
Menstruação.
Ciclo menstrual.
4 - (UFPR) Em relação ao processo reprodutivo humano, considere as afirmativas abaixo.
I. A fase proliferativa do ciclo menstrual, que ocorre antes da ovulação, apresenta altos níveis de progesterona.
II. O hormônio dosado pelos testes de gravidez mais comuns é a gonadotrofina coriônica, a qual impede a involução do corpo lúteo no início da gravidez.
III. Uma alta secreção de hormônio luteinizante (LH) é o fator responsável pela maturação do óvulo.
IV. Altos níveis de testosterona na circulação sanguínea podem inibir a liberação de LH ou ICSH pela hipófise masculina.
V. Se o ciclo menstrual durar 32 dias ao invés de 28, haverá maior probabilidade de que a ovulação ocorra no décimo sexto dia.
Das afirmativas acima:
a) todas são verdadeiras.
b) apenas I, II, III e V são verdadeiras.
c) apenas II, IV e V são verdadeiras.
d) apenas II, III e V são verdadeiras.
e) apenas I, III e IV são verdadeiras.
5 - A menstruação é um evento comum que se inicia na vida da mulher por volta dos 12 anos de idade. A primeira menstruação, que representa o início da capacidade de geração de uma nova vida, é denominada de:
a) menopausa.
b) andropausa.
c) menarca.
d) ovulação.
6 - A menstruação consiste na eliminação da parede mais interna do útero e acontece sempre que não há fecundação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto da parede do útero que é eliminada:
a) Endométrio.
b) Miométrio.
c) Paramétrio.
d) Cérvice.
e) Colo.
7 - Denomina-se de ciclo menstrual o intervalo entre uma menstruação e outra. Nesse intervalo de tempo, vários processos ocorrem, como o aumento da espessura do endométrio e a ovulação. A ovulação, que ocorre por volta do 14º dia, acontece como consequência do aumento dos hormônios:
a) estrógeno e glucagon.
b) estrógeno e progesterona.
c) LH e FSH.
d) testosterona e progesterona.
8 - Durante o ciclo menstrual feminino, observa-se o aumento da espessura do endométrio. O desenvolvimento da parede uterina é consequência da ação de dois hormônios, que são:
a) insulina e glucagon.
b) estrógeno e progesterona.
c) LH e FSH.
d) Adrenalina e aldosterona.
9 - A menstruação é um evento que acompanha a mulher durante sua fase reprodutiva. Quando as ovulações param, por volta dos 50 anos de idade, as menstruações também são interrompidas. Esse processo é chamado de:
a) menopausa.
b) andropausa.
c) menarca.
d) ovulação.
10 - Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. Sobre eles, marque a alternativa incorreta.
a) A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.
b) Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide.
c) Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.
d) Plantas também produzem gametas.
e) Os seres humanos produzem dois tipos de gameta.
São Paulo, 13 de julho de 2020.
São Paulo, 29 de junho de 2020.
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São Paulo, 15 de junho de 2020.
Área: Ciências da Natureza (Ciências)
Vantagens do Uso da Energia Nuclear
Desvantagens do Uso da Energia Nuclear
Acidentes Nucleares
Relatório emitido pela Ameia, a Agência Internacional de Energia Atômica, menciona que o país tem 2 mil centrífugas e outras 620 em fase de teste. Mergulhado numa grave crise econômica, o país aceitou desativar todo o seu programa nuclear até o fim deste ano, informou o principal negociador nuclear dos EUA e secretário assistente de Estado, Chistropher Hill, após negociações em Genebra. Em troca o país receberá compensação política e econômica.
Folha de São Paulo, 3/9/2007.
São Paulo, 30 de março de 2020.
Caros alunos,
ResponderExcluirAs atividades podem ser feitas no computador ou no caderno. Caso seja feita no computador, o arquivo deve ser enviado para o email citado acima, caso seja feita no caderno, uma foto do mesmo deve ser enviada para o mesmo email.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Professor Glauber de Carvalho
Entendi
ResponderExcluirNão entendi a última pergunta
ResponderExcluirBoa noite. É para explicar se as frases são verdadeiras ou falsas.
Excluirola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31
ResponderExcluirBoa noite. Todas as atividades do blog ainda podem ser entregues.
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