ELETIVAS - 6º ano A - 7º ano C - Professora Tereza

São Paulo, 30 de novembro de 2020
Área: Eletiva



São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Eletiva

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Professora Tereza / Eletiva

Séries:  Sexto ano A

              Sétimo ano C

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018@gmail.com

Data de entrega: 27/11/2020

Habilidades:

EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo e etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

 

Boa tarde queridos alunos, vocês estão bem? Espero que todos estejam muito bem. Se cuidem!

 


O que é imunidade? O que ela faz por nosso organismo?

O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. É constituído por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra bactérias contidas no ar e vírus. Mas se a imunidade do corpo não estiver alta, esse sistema causa também diversos sintomas.

 

De acordo com a nutricionista Natássia Barros existem muitos nutrientes que desempenham funções na modulação da resposta imune do corpo.

A deficiência desses nutrientes acarreta disfunções imunológicas bem como o aumento da suscetibilidade a infecções, podendo inclusive afetar a eficácia de algumas intervenções terapêuticas.

Fazer atividade física alinhada à boa alimentação é a fórmula para que o sistema imunológico esteja forte para evitar as gripes e infecções.

Se alimentar de frutas e verduras diariamente e vitaminas é essencial para quem tem a imunidade baixa.

A nutricionista afirma que alguns alimentos são ricos em micronutrientes como, por exemplo, cobre, zinco e magnésio. Estes atuam como cofatores de enzimas envolvidas na resposta imune e maturidade de células de defesa. As fontes desses nutrientes são principalmente: nozes, amêndoas, castanha-do-pará, farelo e gérmen de trigo, fígado, frutos do mar, banana, uva, espinafre e ovo.

A baixa imunidade do corpo causa doenças freqüentes. Se você diariamente sente sintomas de resfriado, gripe etc, isso quer dizer que seu corpo não está produzindo organismos defensores dessas doenças.

Os sintomas de imunidade baixa são:

  • Infecções;
  • Febre e calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Diarréia, náuseas e vômitos.

 

10 Sucos que aumentam a imunidade para beber quando você está doente

Seu sistema imunológico está constantemente ativo, descobrindo quais células pertencem ao seu corpo e quais não pertencem. Isso significa que o sistema imunológico precisa de uma dose saudável de vitaminas e minerais para manter sua energia ativa.

As seguintes receitas são embaladas com nutrientes essenciais para a saúde diária ou para combater o frio e a gripe. Saiba quais nutrientes para melhorar a imunidade cada suco tem, para que você possa começar suas manhãs com um impulso refrescante para as defesas naturais do seu corpo.

 


10 Sucos que aumentam a imunidade para beber quando você está doente

1. Maçã, cenoura e laranja

Cenouras, maçãs e laranja são uma combinação vencedora para ajudar seu corpo a se proteger e combater infecções.  A acidez da maçã verde realmente corta a doçura das cenouras e laranjas.

2. Laranja e toranja

A vitamina C tem propriedades antioxidantes e outras que protegem as células de substâncias que danificam o corpo. Uma deficiência de vitamina C pode levar a retardar a cicatrização de feridas, incapacidade de combater adequadamente as infecções e prejudicar a resposta imunológica. Felizmente, esta explosão de citrinos da The Black Peppercorn contém mais do que suficiente da sua ingestão diária de vitamina C.

 

3. Suco de tomate caseiro

A melhor maneira de ter certeza de que seu suco de tomate é fresco e sem ingredientes adicionados é fazê-lo sozinho. O Balance, um site sobre a vida frugal, tem uma receita maravilhosa para o suco de tomate caseiro. A melhor parte? Nenhum espremedor ou liquidificador é necessário, embora você queira esticar os pedaços através de uma peneira.

Os tomates são ricos em folato, o que ajuda a diminuir o risco de infecções.

4. Couve, tomate e aipo

Couve é um alimento básico para muitos sucos verdes, mas o Kale Mary – SeriousEats ‘toma uma Bloody Mary – é verdadeiramente único. Em vez de cortar o sabor da couve com frutas, esta receita usa suco de aipo e tomate, adicionando mais do que suficiente vitamina A. O rabanete nesta receita também pode fornecer benefícios anti-inflamatórios. Misture-se para uma bebida que despertará seus sentidos.

5. Beterraba, cenoura, gengibre e açafrão

Este suco fortificante de Gourmande in theKitchen tem quatro raízes que ajudam o sistema imunológico e diminuem os sintomas inflamatórios. A inflamação é frequentemente uma resposta imune a infecções. Pode causar sintomas de gripe ou resfriado, como nariz escorrendo, tosse e dores no corpo. As pessoas que têm artrite reumatoide podem se beneficiar especialmente com a ingestão desse suco, pois o açafrão e o gengibre têm efeitos anti-inflamatórios.

6. Morango e manga

O mocktail de manga de morango de Sober Julie é a maneira saudável de satisfazer seus desejos de um brunch sem fundo. Esta receita utiliza frutas congeladas, que têm o mesmo sabor nutricional que as frescas. Você também pode optar por fresco se você os tiver em mãos. A vitamina E das mangas adiciona benefícios antioxidantes extras para melhorar seu sistema imunológico, especialmente em adultos mais velhos.

7. Melancia

Não só a melancia ajuda o sistema imunológico, mas também ajuda a aliviar a dor muscular. Dor muscular é um sintoma comum da gripe, especialmente em adultos mais velhos. O pesado teor de água desta fruta também pode facilitar o suco (e parece menos um desperdício de fruta). Dê uma olhada no Veg Receitas da receita da Índia para suco de hortelã melancia. Você também pode incluir suco de melancia em outros sucos de frutas comuns, como maçã ou laranja, que podem não ter tanta vitamina A.

8. Menta morango-kiwi

Morangos e kiwis são outras alternativas saudáveis ​​para uma bebida com vitamina C. Mas como leva cerca de quatro xícaras de morangos para fazer uma xícara de suco, você pode misturar essas frutas em um smoothie em vez de um suco. Nós amamos a receita do Home Chef , que inclui iogurte grego. O iogurte grego é uma boa fonte de magnésio e probióticos. Os probióticos podem ajudar as células a manter uma barreira antimicrobiana.

9. Semente de abóbora

Muitas receitas de suco de abóbora on-line incluem muitos açúcares adicionados ou exigem suco de maçã comprado em loja. É por isso que decidimos incluir esta receita de leite de semente de abóbora pela The Blender Girl. É uma das receitas mais frescas e naturais disponíveis on-line. E funciona como uma ótima base para smoothies de frutas.

Os benefícios extras também são difíceis de ignorar. Este leite não só irá beneficiar o seu sistema imunitário, como também pode ajudar o seu:

·         Saúde óssea

·         Sintomas da menopausa

·         Saúde urinária

·         Cabelo e pele

·         Saúde mental

·         Saúde da próstata (para homens)

10. Espinafre, alface e couve

Um suco verde à base de vegetais é uma fonte de nutrientes para um sistema imunológico forte.

Mantenha seu sistema imunológico forte

Fazer sucos, smoothies e bebidas nutritivas é uma das maneiras mais saborosas de se manter saudável. Mas não importa o suco que você gosta, você sempre pode adicionar outros super alimentos, como sementes de chia e gérmen de trigo para obter mais benefícios para a saúde. Outras maneiras de manter seu sistema imunológico forte incluem praticar boa higiene, manter-se hidratado e se exercitar com frequência.

Exercícios:

1)    Explique o que é imunidade do organismo:

2)     Cite exemplos de micronutrientes, e para que servem?

3)    O que causa a baixa imunidade do organismo?

4)    Quais os sintomas de baixa imunidade?

5)    Escolha um dos sucos acima, escreva os seus benefícios. Faça-o, grave um vídeo fazendo e me envie. 

São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Eletiva



São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Eletiva





















São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Eletiva

Professora Tereza / Eletiva

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018@gmail.com

Data de entrega: 11/09/2020

Habilidades:

EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo e etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Boa tarde queridos alunos, vocês estão bem? Espero que todos estejam muito bem. Se cuidem!

Dicas para combater o desperdício de alimentos desde o momento da compra até a mesa

 Comprar bem: Planeje as suas compras: Evite excesso! E prefira alimentos da época, pois possuem melhor qualidade (maior durabilidade, maior teor nutricional e menor quantidade de agrotóxicos) além de apresentarem preços mais acessíveis.

Conservar bem:  Armazenar os alimentos em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo de alimento.

Ao armazenar as partes não convencionais dos alimentos para serem utilizadas em preparações futuras, siga uma dessas opções: Conserve-as em saquinhos separados e fechados em geladeira, devendo ser utilizadas em até 48 horas ou embrulhe-as em porções pequenas separadamente em fita-filme, etiquete-as (com o nome do alimento e a data) para que possam ser distinguidas futuramente, e congele-as, podendo ser utilizadas no período de até um mês de conservação.

Higienizar bem: Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos, sementes e folhas devem ser lavados um a um, em água corrente e então devem ser higienizados em solução de hipoclorito de sódio (seguindo instruções de uso na rotulagem) por geralmente 15 minutos para eliminar os microorganismos. Em seguida devem ser lavados novamente em água filtrada.

Preparar bem: Não retire as cascas grossas, ou utilize-as para outras receitas e prepare apenas a quantidade necessária para as refeições da sua família. Faça uma média da quantidade de porções por pessoas.

Atividade de hoje: Vamos ajudar a mamãe! Peço que grave um vídeo fazendo uma das 3 receitas que vou passar hoje e também peço que copie no caderno o texto com a aula de hoje e as receitas.

Molho de iogurte com cebolinha

Ingredientes:

1 colher de sopa de cebolinha verde;

1 colher de sopa de mostarda;

2 colheres de sopa de suco de limão;

1 copo de iogurte desnatado natural;

Sal à gosto.

Modo de preparo

Bata no liquidificador o iogurte, a mostarda, o suco de limão e o sal, até obter um creme. Misture a cebolinha picada. Use para temperar saladas.

 Refrigerante caseiro

Ingredientes:

3 cenouras médias com casca, higienizadas;

1 casca de laranja higienizada;

½ copo de água;

1 copo de suco de limão;

 Açúcar a gosto;

 Água bem gelada

 Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e coe. Acrescente 2 litros de água gelada e adoce. Misture bem.

 Pipoca de microondas em saco de pão francês

 Ingredientes:

1 xícara de café de milho de pipoca;

1 saco de pão francês vazio;

Sal à gosto

  Modo de preparo

 Acrescente o milho dentro do saco de pão, feche bem e coloque no microondas por 3 minutos (ou conforme a potência do equipamento). Se preferir, acrescente sal à gosto.


São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Eletiva

Professora Tereza / Eletiva

Séries:  Sexto ano A

              Sétimo ano C

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018@gmail.com

Data de entrega: 21/08/2020

Habilidades:

EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo e etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Boa tarde queridos alunos, vocês estão bem? Espero que todos estejam muito bem. Se cuidem!

Peço que copiem o texto e as perguntas no caderno, depois me enviem, via e-mail.

Alimentação Saudável


Frutas da estação: a importância de consumir alimentos da safra

por jasmine

Viver em um país tropical tem diversas vantagens e, sem dúvidas, uma das principais é a variedade de alimentos naturais que se adaptam ao nosso clima e ao nosso solo. Afinal, isso possibilita termos uma gama de opções para investir em um cardápio farto e nutritivo. No entanto, cada fruta, verdura e legume se desenvolvem melhor em determinada época do ano. Por essa razão é tão comum ouvirmos o termo “fruta da estação”, ao fazermos a feira da semana.

Motivos para consumir frutas da estação

Não é apenas a maior oferta que faz com que valha mais a pena investir na fruta da época. Os benefícios vão muito além e são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Segundo a nutricionista Ana Cristina Ulhôa Rodrigues, os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. “Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados”, explica.

Além disso, um grande ponto que vai contra os vegetais cultivados fora de época é que, para se desenvolverem, os agricultores lançam mão de uma grande quantidade de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes. Já os da estação, muitas vezes, dispensam esse volume de compostos químicos, o que garante uma alimentação mais natural e, consequentemente, mais saudável.

Com tantas interferências que o plantio e cultivo de vegetais fora de época sofrem é natural que o sabor deles também seja afetado. Esses alimentos costumam ser cultivados em estufas e isso, juntamente com o uso de agrotóxicos, reduz o valor nutricional desses produtos e deixam os sabores mais fracos. Já as frutas da época são mais saborosas, já que têm os seus ciclos respeitados, o que faz também com que sejam mais nutritivas.

Existem alguns motivos que fazem com que a fruta da estação tenha um melhor preço para o consumidor final: primeiro, porque há uma maior oferta daquele vegetal, já que se trata da época em que ela melhor se desenvolve. Além disso, as frutas da estação costumam ser cultivadas a menores distâncias dos locais onde são vendidas, o que possibilita que os consumidores adquiram produtos mais frescos.

Isso é algo favorável também porque contribui para a economia local, economiza em combustíveis, há uma menor emissão de gases e diminui o desperdício de alimentos durante o transporte. O uso desses produtos agrotóxicos é ainda prejudicial para o meio ambiente, uma vez que contaminam o solo, o ar e os lençóis freáticos. “Além de fazer bem para a saúde, consumir vegetais da estação é ainda uma forma de consumo mais sustentável para o planeta”, recomenda a nutricionista Ana Cristina.

E a especialista dá a dica: “Além de apostar nas frutas da estação, privilegie, sempre que possível, aquelas produções orgânicas compradas nas feiras, que por não terem aditivos químicos, são muito mais saudáveis e gostosas”. As diferenças desses produtos são sentidos de todas as formas, como no visual, no cheiro e, claro, principalmente no sabor mais natural.

Para quem não tem tempo de ir à feira fazer as compras de vegetais da semana, uma boa alternativa é os clubes de assinaturas, que viraram tendência nos últimos tempos. Essas empresas funcionam assim: o assinante paga um valor mensal e recebe em casa, semanalmente, uma cesta com diferentes frutas, legumes e verduras orgânicos. A quantidade de itens depende do pacote que a pessoa assina. Essa é uma forma de investir em uma alimentação saudável e apoiar uma agricultura sustentável, sem sair de casa.

Os alimentos de cada estação para incluir no seu cardápio

Confira quais os produtos naturais de cada época do ano para compor refeições variadas nutricionalmente e muito mais saudáveis:

PRIMAVERA

Abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirãoFaça, chicória (escarola), repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

VERÃO

Abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera e uva.

OUTONO

Abobrinha, acelga, alface, almeirão, agrião, broto de bambu, couve chinesa, repolho, rúcula, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, jiló, inhame, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana prata, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pera, tangerina e uva Niágara.

INVERNO

Abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pera, pinhão e tangerina.

 

Exercícios:

1)    Quais as vantagens de morarmos em um país tropical?

2)    Porque usamos o termo “fruta da estação”?

3)    Quais são os benefícios de se consumir alimentos da época?

4)    Quais as desvantagens de consumir alimentos fora da época?

5)    Segundo o texto, o que a pessoa pode fazer se não tem tempo de ir à uma feira livre ou ao mercado?

6)    Em sua casa vocês costumam ir à feira livre ou ao mercado? Vocês consomem alimentos frescos?

7)    Desenhar ou colar o grupo de alimentos de cada estação do ano. Pesquisando na internet ou em livros.

8)    Escolha um alimento de cada estação do ano, e escreva as características de cada um.

9)    Se você fosse fazer uma vitamina, quais alimentos da época do inverno você usaria?

10)  Faça um vídeo indo à uma feira livre ou ao supermercado, comprando alimentação saudável. Obs: Vocês tem que aparecer no vídeo fazendo suas compras. 



São Paulo, 20 de julho de 2020

Área: Eletiva


E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Professora Tereza / Eletiva
Séries:  Sexto ano A
              Sétimo ano C
Data de entrega: 28/07/2020
Habilidades:
EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo e etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
EF05CI09 – Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais(como obesidade, subnutrição, etc), entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos alimentares e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física, etc.

Boa tarde queridos alunos, vocês estão bem? Espero que todos estejam muito bem. Se cuidem!
Peço que copiem o texto e as perguntas no caderno, depois me enviem, via e-mail.
Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável  é sinônimo de uma vida saudável.  A partir da alimentação, é possível prevenir várias doenças crônicas, como câncer, problemas cardíacos, obesidade, anemia, desnutrição, entre outros.; além de melhorar a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais, contém vitaminas, fibras e outros compostos necessários ao bom funcionamento do organismo e por isso devem ser ingeridos com freqüência.
Como vivemos em uma sociedade, em que tempo é dinheiro, acabamos nos alimentando com produtos industrializados que não oferecem os nutrientes que o nosso organismo precisa, deixando-nos à mercê de várias doenças.
É muito importante que nós,  educadores, conscientizemos nossas crianças do que é uma alimentação saudável e quais os benefícios que ela nos trás, e é com esse intuito que propomos a seguinte atividade. A partir dessas questões vocês devem ter maior consciência de como está a sua alimentação e o que podem fazer para mudá-la para melhor.
As questões sugeridas funcionam como um teste, escolha apenas uma resposta. Dê a resposta com maior verdade, para que o teste tenha um resultado correto.


1)   Quantos copos de água você bebe por dia?

a)    Não bebo muita água;
b)    Menos de quatro copos;
c)    Mais de cinco copos;

2)   Quantas vezes por dia você come? Conte também os lanches da manhã e da tarde.

a)    Umas ou duas vezes por dia;
b)    De três a quatro vezes por dia;
c)    Mais de cinco vezes por dia;

3)   Como costuma ser o seu café da manhã?

a)    Café preto e no máximo, um biscoitinho;
b)    Café com leite ou chocolate, pão branco, margarina, queijo e presunto;
c)    Frutas e sucos naturais, cereais integrais, tapioca, pão integral;

4)   Qual em média, a quantidade de frutas que você consome por dia?

a)    Não como frutas, nem bebo suco natural de frutas todos os dias;
b)    Três unidades;
c)    Duas ou menos unidades por dia;

5)   O que você leva para o lanche da escola?

a)    Não levo nenhum tipo de lanche;
b)    Chocolates, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante;
c)    Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral;

6)   Você consome algum tipo de verdura ou legume?

a)    Não consumo nem verdura, nem legume;
b)    Duas ou menos vezes por semana;
c)    Todos os dias;

7)   Quantas vezes por semana  você consome carne vermelha?

a)    Todos os dias;
b)    Não consumo carne vermelha;
c)    Duas vezes ou mais;

8)   Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas?

a)    Todos os dias;
b)    Duas vezes ou mais
c)    Não pratico nenhuma atividade física;

9)   Qual tipo de gordura  é mais utilizado em sua casa para cozinhar os alimentos?

a)    Gordura animal ou manteiga;
b)    Óleos vegetais (soja, girassol, algodão, canola);
c)    Margarina ou gordura vegetal;

10)Você costuma tomar refrigerantes? Com qual freqüência?

a)    Não tomo refrigerantes;
b)    Três ou menos vezes por semana;
c)    Todos os dias;

Questão 1
A)0 ponto
B) 1 ponto
C) 3 pontos
Questão 2
A) 0 ponto
B) 1 ponto
C) 3 pontos
Questão 3
A) 0 ponto
B) 2 pontos
C) 3 pontos
Questão 4
A)   0 ponto
B)   3 pontos
C)   1 ponto
Questão 5
A)   0 ponto
B)   1 ponto
C)   3 pontos
Questão 6
A)   0 ponto
B)   2 pontos
C)   3 pontos
Questão 7
A)   1 ponto
B)   0 ponto
C)   3 pontos
Questão 8
A)   3 pontos
B)   2 pontos
C)   0  ponto
Questão 9
A)   0 ponto
B)   3 pontos
C)   1 ponto
Questão  10
A)   3 pontos
B)   1 ponto
C)   0 ponto

Agora conte os pontos feitos e veja qual é o resultado:

- De 0 a 10 pontos: Reflita sobre seus hábitos alimentares, e lembre-se sempre que uma alimentação desregulada pode levar à obesidade, diabetes, hipertensão,  problemas no coração, desnutrição, etc.  Reveja sua dieta alimentar e tente melhorar, seu corpo e sua saúde agradecem.
- De 11 a 20 pontos:  Sua alimentação está boa, mas ainda não é a ideal. Analise seus hábitos alimentares e verifique o que pode mudar.
- De 21 a 30 pontos: Parabéns, você mostrou que sabe cuidar da sua saúde fazendo escolhas inteligentes e equilibradas.






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São Paulo, 22 de junho de 2020

Área: Eletiva


ENVIAR A RESPOSTA : NO EMAIL  tereza.ferreira2018te@gmail.com
Whatsapp- 98100-0417

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.

Assunto: Atividade ELETIVA6 A , 7 C
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE : 03/07/2020

ATIVIDADE – ELETIVA TURMA 6 A , 7 C

HÁBITOS SAUDÁVEIS

    VAMOS DEIXAR O CORPO TIRAR AQUELA SONECA, DESCANSANDO UM POUCO DAQUELA VIDA DURA, E FALAR UM POUCO SOBRE O SONO. SEJA QUAL FOR SEU GÊNERO _ DORMINHOCO OU SEMPRE LIGADO _ O RECADO É O MESMO. NÃO BASTA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS: DORMIR TAMBÉM É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE DO CORPO E DA MENTE. A FALTA DE SONO _ OU O SONO MAL DORMIDO _ FAZ TANTO ESTRAGO QUE A LISTA PARECE NÃO TER FIM: NÃO DORMIR OU DORMIR MAL PROVOCA IRRITAÇÃO, CANSAÇO, MAU HUMOR, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E DE MEMÓRIA, ALÉM DE ALTERAR O METABOLISMO, PREJUDICANDO A DIGESTÃO.
    PROBLEMAS COM O SONO PODEM ATÉ INTERFERIR NO DESEMPENHO NA ESCOLA. O SONO É TÃO IMPORTANTE QUE, A TODA HORA CIENTISTAS ESTÃO REALIZANDO TESTES PARA ESTUDAR SEUS MECANISMOS E EFEITOS. E, ÀS VEZES, UMA PESQUISA REALIZADA DO OUTRO LADO DO MUNDO PODE MODIFICAR TOTALMENTE SUA ROTINA. FOI O QUE ACONTECEU NUMA ESCOLA NA CIDADE DE SÃO PAULO, QUE RESOLVEU TRANSFERIR PARA O TURNO DA TARDE AS AULAS DA 5ª SÉRIE. TUDO PORQUE UMA CIENTISTA AMERICANA DESCOBRIU QUE OS ADOLESCENTES PRECISAM DORMIR MAIS DO QUE QUANDO CRIANÇAS _ EM MÉDIA, 9 HORAS E 15 MINUTOS. SE ELES ACORDAM MUITO CEDO PARA IR À ESCOLA, SEM TER DORMIDO O SUFICIENTE, ACABAM PERDENDO JUSTAMENTE A FASE DO SONO QUE GARANTE BOA MEMÓRIA E APRENDIZADO. E LÁ VEM NOTA BAIXA! SE CONTINUAR ASSIM, ESSA CIENTISTA AMERICANA VAI VIRAR A FADA MADRINHA DOS ADOLESCENTES PREGUIÇOSOS…
    A GENTE PODE IMAGINAR O CÉREBRO COMO UM COMPUTADOR, QUE NO FINAL DO DIA COMEÇA A FICAR LENTO COM TANTA INFORMAÇÃO NA MEMÓRIA. O SONO VEM PARA FAZER UMA FAXINA GERAL, “LIMPANDO” ALGUNS ARQUIVOS DESNECESSÁRIOS E ABRINDO ESPAÇO PARA NOVAS INFORMAÇÕES. É DURANTE A FASE INICIAL DO SONO, QUE O CÉREBRO ORGANIZA A MEMÓRIA RECENTE DO DIA E RESTABELECE O NÍVEL DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. TRADUZINDO: AI, QUE TRANQUILIDADE…
TEXTO RETIRADO DO SITE: HTTP://WWW.CANALKIDS.COM.BR

COMPREENSÃO DE TEXTO

1)    QUE TEMA ABORDA O TEXTO?
R:
 2)    ONDE ELE FOI PUBLICADO?
R:
 3)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R:
 4)   DE ACORDO COM O TEXTO QUAIS ESTRAGOS TRAZEM UMA NOITE MAL DORMIDA?
R:
 5)   POR QUE EM UMA ESCOLA DE SÃO PAULO O 5º ANO FOI TRANSFERIDO PARA O PERÍODO DA TARDE?
R:
 6)   O TEXTO FAZ UMA COMPARAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E O COMPUTADOR. NESTE CENÁRIO QUAL É A FUNÇÃO DO SONO:
R:

O QUE SÃO ALIMENTOS SAUDÁVEIS?

Ao longo do tempo, a forma com que os alimentos foram vistos e o tipo de alimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram muito. Por exemplo, por volta da década de 1950, grande parte das famílias brasileiras plantava, criava animais e fazia as próprias comidas que consumiam, como fabricando doces, queijos, linguiça e assim por diante.
No entanto, o excedente do alimento com o tempo passou a ser comercializado; com o desenvolvimento da indústria alimentícia, de eletrodomésticos como a geladeira, com o ritmo de trabalho e com o salário mensal surgiu a necessidade de estocar e conservar esses alimentos, pois as pessoas compravam alimentos para o mês inteiro. Tornou-se preciso também uma maior variedade de alimentos e facilidade na hora de prepará-los.
O resultado é que, infelizmente, muitos desses produtos são mais vendidos pela aparência e sabor e não pelo aspecto nutritivo. Não é só em casa que isso acontece, mas nos ambientes escolares também. Principalmente em escolas particulares, onde os alunos que não levam lanche de casa costumam comprar nas cantinas, que oferecem mais alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura.
Sendo assim, mesmo se alimentando regularmente, as crianças e os adolescentes – bem como a maioria da população - carecem de vitaminas e de nutrientes fundamentais para o organismo. Isso leva a uma maior incidência de casos de doenças cardiovasculares e do sangue, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, hipertensão e assim por diante.
Assim, diversos setores da sociedade estão promovendo mudanças para divulgar uma alimentação saudável. Uma dessas foi feita pelo Ministério da Saúde, ao lançar o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável, com o objetivo de incentivar algumas escolas oferecerem lanches menos calóricos e com maior valor nutritivo aos alunos em suas cantinas.
Mas, antes de realizar essas mudanças, é imprescindível se informar para saber o que é uma alimentação saudável, pois muitas pessoas não se alimentam corretamente porque não sabem se alimentar. Além disso, há muitos equívocos sobre o que seria uma alimentação saudável. Quando alguns pensam em alimentos assim, logo lhes vem à mente comidas que são piores que as industrializadas, no sentido de possuírem um gosto ruim ou que são ditas “sem sabor”, ou que são muito difíceis de preparar.
No entanto, uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde. Oenfoque deve ser sobre alimentos produzidos na região, in natura que possuam valor nutritivo.

ATIVIDADE
 1 - DEPOIS DE LER O TEXTO RESPONDA:
A)   O QUE SIGNIFICA ALIMENTOS SAUDÁVEIS?
B)   O QUE SIGNIFICA ALIMENTOS NÃO SAUDAVEIS?

C)    CITE EXEMPLOS.( PODE DESENHAR.)


2 comentários:

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...