LÍNGUA PORTUGUESA - 7º anos A, B - Professora Lígia

São Paulo, 30 de novembro de 2020.

Área: Linguagens (Língua Portuguesa)

Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail: ligiavalentim4@gmail.com até o dia 13/12/2020.

Habilidades trabalhadas:

(EF69LP05A) –Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

(EF67LP06) – Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso da 3ª pessoa, em diferentes gêneros.

Gênero Textual Notícia

- Relata fatos que estão ocorrendo na cidade, no país, no mundo;

- Tem o objetivo de informar o leitor com exatidão;

- Mesmo tendo a pretensão de ser “neutra” e confiável, traz em si concepções, princípios e a ideologia dos órgãos de imprensa que a divulgam;

- No jornal impresso, num portal jornalístico da Internet ou em outras mídias, as notícias aparecem de acordo com o grau de relevância (das mais importantes para as menos importantes);

- Para chamar a atenção dos leitores, algumas notícias se iniciam com uma manchete bem objetiva, com verbo sempre no presente e seguida de um lide (primeiro parágrafo);

- Lide (ou lead, em inglês) é o parágrafo que contém as informações básicas sobre o fato noticiado, o que ocorreu, envolvendo quem, como, quando, onde e por quê.

Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03, 04, 05.

Na Índia, uma efefanta grávida morre após comer abacaxi com explosivos (Jornal Tribuna do Ceará).

Essa história de crueldade extrema,veiode Kerala, na Índia, onde uma elefanta, que tinha cerca de 15 anos e estava gestante, morreu depois de comer um abacaxi repleto de explosivos.  Ela ainda sobreviveu por alguns dias, mas acabou falecendo devido às sequelas deixadas pela explosão enquanto caminhava por um rio em Malappuram.

      Segundo noticiou o NDTV, a elefanta selvagem havia deixado as florestas do Vale do Silêncio no distrito de Palakkad, vagando por uma vila próxima em busca de comida. Enquanto andava pelas ruas, alguém lhe ofereceu um abacaxi carregado de bombas.  A fruta explodiu em sua boca, levando o animal à inevitável tragédia.

      A elefanta, bem machucada, se aproximou do rio Velliyar,onde morreu em pé, junto ao elefantinho que carregava em seu útero.

      Foi o guarda florestal MohanKrishnan que trouxe o trágico ocorrido para a mídia e também investiga o caso.  “Ela confiava em todo mundo. Quando o abacaxi que ela comeu explodiu, ela deve ter ficado chocada ao não pensar em si mesma, mas no filhote que ela daria à luz entre 18 a 20 meses”, escreveu o agente florestal MohanKrishnan.  Ele também diz que a elefanta não prejudicou um único ser humano,mesmo quando sentiu dores excruciantes nas ruas do vilarejo. Ela nãodestruiu uma única casa.

      O guarda afirma que, após longos dias de sofrimento, ela entrou no rio Velliyar, provavelmente para manter os ferimentos limpos e impedir a presença de insetos.  Os oficiais tentaram de tudo para salvá-la, levando também dois elefantes para tentarem tirá-la para fora do rio.

     Mesmo com tanta ajuda dos guardas e de seus companheiros elefantes, ela morreu no dia 27 de maio, às 16 horas, ainda em pé na água [...]“Ela não nos deixou fazer nada.  Ela foi ao rio para morrer”, disse Krishnan.

A elefanta e seu filhote foram levados de volta para a floresta em um caminhão para serem cremados.  “Ela precisa receber a despedida que merece. Para isso, nós levamos para dentro da floresta em um caminhão. Ela ficou deitada na lenha, na terra onde brincara e crescera.O médico que a examinou me disse que ela não estava sozinha.  Eu podia sentir sua tristeza, mesmo que a expressão em seu rosto não fosse visível por causa da máscara. Lá nós a cremamos em uma pira. Nós nos curvamos a ela e demos nossos últimos respeitos”, disse o agente florestal.

      O ministro-chefe de Kerala, PinarayiVijayan, lamentou a relação do ato com terrorismo: “Estamos tristes com o fato de alguns terem usado essa tragédia para desencadear uma campanha de ódio. Mentiras baseadas em descrições imprecisas e meias verdades foram empregadaspara obliterar a verdade.  Alguns até tentaram importar intolerância para a narrativa”.

Vijayan acrescentou em suas redes sociais que três suspeitos de produzir o artefato já foram detidos, e o caso será investigado em colaboração com a polícia e autoridades florestais: “A justiça prevalecerá”.  Os autores podem enfrentar acusações de crueldade contra animais e penas que variam entre prisão e multas.

      Entre os anos de 2015 e 2019, mais de 500 elefantes foram mortos covardemente na Índia por eletrocussão, atropelamento de trem, caça e envenenamento.

Questão 01

De acordo com o gênero textual Notícia, as principais informações estão no primeiro parágrafo, que é chamado de “lide”. Espera-se que o “lide” apresente informações essenciais da notícia, assim, responda às perguntas:

a) Quem é retratado(a) na notícia?

b) O quê ocorreu?

c) Onde aconteceu o fato?

d) Quando aconteceu o fato?

 

Questão 02

Identifique a finalidade da notícia lida:

a)Caracterizar os elefantes de Kerala, na Índia.

b)Divulgar que o ministro-chefe de Kerala lamenta atos terroristas no país.

c)Informar sobre uma crueldade contra uma elefanta indefesa, em Kerala, na Índia, mas também a reação política sobre o ato, relacionado a terrorismo.

d)Expor a opinião de Vijayan sobre os suspeitos de produzir um abacaxi com explosivos dado a uma elefanta em Kerala, na Índia.

 

Questão 03

Releia o trecho: “Mentiras baseadas em descrições imprecisas e meias verdades foram empregadas para obliterar a verdade.” O trecho em destaque confirma que, na notícia lida, o registro da língua está de acordo com

a) a norma-padrão.

b) o coloquial.

c) as gírias.

 

Questão 04

“Mesmo com tanta ajuda dos guardas e de seus companheiros elefantes, ela morreu no dia 27de maio, às 16 horas, ainda em pé na água. [...]‘Ela não nosdeixou fazer nada. Ela foi ao rio para morrer’ disse Krishnan.” No trecho lido, em destaque, temos um exemplo de

a) discurso direto.

b) discurso indireto.

 

Questão 05

Assinale as respostas corretas sobre o gênero textual Notícia:

a)O jornalista não deve dar a sua opinião sobre o que conta. Ele deve limitar-se a contar o que aconteceu.

b)O “lide” da notícia sinaliza o conteúdo que será encontrado no restante do texto da notícia.

c)É uma narrativa curta, de um acontecimento atual com interesse geral.

d)A linguagem é coloquial, possui gírias e termos de uma determinada região para que todos compreendam.

Responda:

a) Somente as alternativas (a) e (b) estão corretas.

b) Somente as alternativas (b) e (d) estão corretas.

c) Somente as alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.

d) Todas as alternativas estão corretas.

 

Habilidades trabalhadas:

(EF67LP07A) – Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informações, entre outros) em textos argumentativos.

(EF67LP07B)– Analisarefeitos de sentido no uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informações, entre outros) em textos argumentativos.

Gênero textual Artigo de Opinião

- Textos escritos em primeira e terceira pessoa;

- Uso da argumentação e persuasão;

- Geralmente são assinados pelo autor;

- Produções veiculadas nos meios de comunicação;

- Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

- Abordam temas da atualidade;

- Possuem títulos polêmicos e provocativos;

- Contém verbos no presente e no imperativo.

Leia o texto abaixo e responda às questões 06, 07, 08, 09 e 10.

Na próxima primavera vamos poder beijar... (Maria da Penha Vasconcelos, professora do Departamento Saúde Ambiental da USP)

      Na virada do ano (2019-2020), um alerta vindo da China notificaa OMS que um novo agente epidêmico desconhecido começava a circular na Ásia Oriental – um novo patógeno coronavírus (Covid-19).

      Áreas de pesquisas como virologia, imunologia, infectologia e as epidemiologias nos abastecem de informações de natureza biossocial com os cuidados preventivos, elaboração de protocolos, subsídio às políticas de saúde pública, sistemas de informação sanitária, vigilância sobre notificações das doenças, tendo como estrutura fundamental os centros de pesquisa e o SUS, de abrangência universal.

      Contudo, pesquisas e ações de fundamental importância no campo da saúde pública para a melhoria da sanidade pessoal e do meio ambiente contam também com a necessidade de ações da própria comunidade e da sociedade de uma maneira geral, sobretudo, utilizando-se do conhecimento científico produzido para seu bem estar, saúde e salubridade do meio.

      Os hábitos e as rotinas na comunidade passam por esforços dos grupos sociais em romper a cadeia de transmissão comunitária, o que exige repensar nossas condutas e etiquetas nas relações sociais, desde a maneira que lavamos as mãos, como lidamos com o cuidado do nosso corpo, como circulamos em lugares públicos, restrições em viagens e lazer e, no limite, o isolamento familiare social.

      Entre vários hábitos, o beijo, como forma de expressão de afeto e carinho pelo outro, faz parte do nosso repertório social.

      O beijo e a saliva são veículos potentes na transmissão de agentes etiológicos e, no recente episódio da Covid-19, requer criatividade sobre o ato de beijar. O beijo pode ser substituído por outras formas de afeto, talvez um reconfortante abraço ou pelo namastê, com um caloroso sorriso, levantando a palma da mão, encostando o antebraço ou ainda as pontas dos pés.

      Com o passar do tempo vamos perceber que essas mudanças ajudam a mitigar a cadeia de transmissão do vírus e, então, é só aguardar a próxima primavera para nos beijarmos.

 

Questão 06

O texto lido pertence ao gênero textual:

a) editorial.

b) artigo de opinião.

c) crônica.

d) poema.

 

Questão 07

Reconhecido o gênero textual a que pertence o texto lido, pode-se afirmar que seu objetivo comunicativo é:

a) informar o leitor sobre a pandemia do coronavírus.

b) defender o ponto de vista de que é necessário repensar nosso comportamento social para evitar a transmissão do coronavírus.

c) orientar sobre hábitos de higiene para evitar a transmissão do coronavírus.

d) apresentar estudo científico a respeito da transmissão do coronavírus pela saliva.

 

Questão 08

Qual é o tema tratado no artigo de opinião?

a) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e a necessidade de mudanças de hábitos para evitar a transmissão do vírus. Como exemplo, ela cita do hábito de beijar.

b) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e diz que podemos beijar.

c) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e diz que o beijo e a saliva não são veículos potentes na transmissão do vírus.

d) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e alerta que o coronavírus veio da OMS.

 

Questão 09

Qual é a opinião que a autora expressa no texto em relação ao tema?

a)A autora defende a seguinte opinião: em vez das pessoas se cumprimentarem com as mãos, as pessoas deveriam se beijar.

b) A autora defende a seguinte opinião: é preciso refletir e desenvolver novos comportamentos sociais para evitar a propagação do vírus, entre eles, o hábito de cumprimentar as pessoas; em vez de beijar, um namastê, por exemplo.

 

Questão 10

Os argumentos utilizados pela autora para reforçar a opinião por ela defendida são:

a)Áreas de pesquisa como virologia, imunologia, infectologia e as epidemiologias fornecem estudos para o entendimento das doenças, dos quaise a partir deles, é possível orientar o comportamento das pessoas para evitar a propagação.

b)A população necessita seguir as orientações fornecidas pelas instâncias da saúde.

c)É importante mudar hábitos/comportamentos sociais em tempos de pandemia e, no caso do Covid-19, é necessário evitar beijos.

Responda:

a) Somente as alternativas (a) e (b) são verdadeiras.

b)Somente as alternativas (b) e (c) são verdadeiras.

c)Somente as alternativas (a) e (c) são verdadeiras.

d)Todas as alternativas são verdadeiras.

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:ligiavalentim4@gmail.comaté dia 30/11/2020.

Habilidades trabalhadas:
(EF67LP27)
– Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

Intertextualidade–Fenômeno da linguagem no qual observamos a influência de um texto sobre outro, seja em relação à estrutura composicional , seja em relação ao tema. Identificamos que os textos “conversam” entre si.

Nos dois fragmentos textuais a seguir, existem aproximações temáticas. Trata-se de dois poemas que têm o mesmo título: o primeiro, do autor Casimiro de Abreu; o segundo, do autor Oswald de Andrade. Você observará que ambos discutem a saudade da infância, porém a partir de pontos de vista distintos.

Leia os textos abaixo e compare:

Meus oito anos                                         Meus oito anos

(Casimiro de Abreu-1858)                     (Oswald de Andrade -1971)

“Oh! que saudades que tenho                    “Oh que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,                            Da aurora da minha vida

Da minha infância querida                          Das horas

Que os anos não trazem mais!                   De minha infância

Que amor, que sonhos, que flores,             Que os anos não trazem mais

Naquelas tardes fagueiras                          Naquele quintal de terra

À sombra das bananeiras,                          Da Rua de Santo Antônio

Debaixo dos laranjais!”                               Debaixo da bananeira

[...]                                                               Sem nenhum laranjais.”     

                                                                    [...]

Os dois textos são de épocas distintas, mas neles há algo em comum que é a intertextualidade, pois os dois autores estão lembrandoda infância.

O Casimiro de Abreu traz uma infância idealizada (amor, sonhos, flores), já oOswald de Andrade traz a questão do crescimento desordenado, mostrando que aquela natureza falada pelo Casimiro, não existe mais (nenhum “laranjais”).

 

Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03.

Oração do internauta

Satélite nosso que estais no céu,

Acelerado seja o vosso link,

Venha a nós o nosso host,

Seja feita vossa conexão,

Assim em casa como no trabalho.

O download nosso de cada dia nos dai hoje,

Perdoai nosso tempo perdido no chat,

Assim como nós perdoamos os banners de nossos provedores.

Não nos deixeis cair a conexão e livrai-nos do spam,

Amém!

 Questão 01

Identifiquea sequência de palavras retiradas do texto que apresenta verbos no Modo Imperativo:

a) venha – acelerado – feita.

b) assim – perdoamos – casa.

c) perdoamos – provedores – amém.

d) livrai – venha – perdoai.

 Questão 02

Esse texto pode ser considerado intertextual, pois

a) faz referência ao Hino Nacional Brasileiro.

b) menciona, de forma explícita, um texto budista.

c) faz alusão indireta aos jovens que passam o dia jogando videogame.

d) denuncia problemas ligados aos hackers.

 Questão 03

A “Oração do internauta”reescreve uma oração cristã mantendo a sua estrutura em cada verso, mas mudando as palavras. Realiza a “intertextualidade” com a oração

a) do Pai Nosso.

b) pelonascimentodobudaShakyamuni.

c) de domingo.

d) do Senhor, tem piedade.

 

Características do Conto:

- narrativa literária curta, como começo, meio e fim;

- tem por objetivo comunicativo despertar no leitor a imaginação, sentimentos e reflexões a respeito da realidade que nos cerca;

- traz discussões relacionadas às crenças, às atitudes, aos valores, à moral, à ética, entre outras questões;

- tem origem na tradição oral e expressa muito fortemente a cultura de um povo, sendo usado como forma de transmissão de conhecimento e culturas diversas;

A estrutura composicional doConto é baseada nos elementos da narrativa;

Narrador: o que conta a históriaem 1ª ou 3ª pessoa;

Enredo: mudança de estado operada pela ação de uma personagem(situação inicial, complicação e conclusão);

Personagens: principais e secundárias;

Tempo: psicológico, cronológico.

Há vários tipos de contos: contos de terror, contos de fadas, contos fantásticos, entre outros.

Leia o texto abaixo e responda às questões 04, 05, 06, 07, 08.

A bolsa amarela (Lygia Bojunga Nunes)

[...]

Eu estava tão ligada na carta do André que nem tinha visto o meu irmão atrás de mim lendo também. Ele me arrancou a carta:

- Quem é o André?

- Ninguém. O André é inventado.

Ele me olhou com aquela cara desconfiada que eu conheço tão bem.

- Já vai começar, é?

- Palavra de honra.  Eu tenho mania de juntar nome que eu gosto, sabe? E eu gosto um bocado de André. Aí, quando foi no outro dia, eu estava sem ninguém para bater papo e então inventei um garoto pro nome. Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim. Aí comecei a escrever pra ele.

- Escuta aqui: por que é que você acha que eu vou acreditar nessa história?

- Porque é verdade, ué.

- Ele é teu namorado? É aluno da escola?

- Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo.

Meu irmão fez cara de gozação:

- E por que é que você inventou um amigo em vez de uma amiga?

- Porque eu acho muito melhor ser homem do que mulher.

- Ele me olhou bem sério. De repente riu:

- No duro?

- É sim.  Vocês podem um monte de coisas que a gente não pode. Olha lá na escola, quando a gente tem de escolher um chefe pras brincadeiras, ele sempre é um garoto.  Que nem chefe de família: é sempre o homem também. Se eu quero jogar uma pelada, que é o tipo de jogo que eu gosto,todo mundo faz pouco de mim e diz que é coisa pra homem, se eu quero soltar pipa, dizem logo a mesma coisa.  É só a gente bobear que fica burra: todo mundo tá sempre dizendo que vocês é que têm que meter as caras no estudo, que vocês é que vão ser chefe de família, que vocês é que vão ter responsabilidade, que – puxa vida! – vocês é que vão ter tudo.  Até pra resolver casamento –então eu não vejo? – a gente fica esperando vocês decidirem. A gente tá sempre esperando vocês resolverem as coisas pra gente.  Você quer saber de uma coisa? Eu acho fogo ter nascido menina.

Meu irmão nem ligou.  Mas também por que é que ele ia ligar? Eu tava dizendo que ser homem é bom...Aí eu pensei que ele ia curtir conversar comigo, mas ele virou e disse:

- Então me conta: quem é o André?

- Quase caí pra trás:

- Mas eu já contei!

- Conta melhor. Eu não tô acreditando que essa transa toda é só pra ter um papo.

- Bom, só-só não.

- Ah!...

- O quê?

- Conta.

- É o seguinte: eu resolvi ser escritora, sabe? E escritoratem que viver inventando gente, endereço, telefone, casa, rua, um mundo de coisas. Então eu inventei o André. Pra já ir treinando. Só isso.

[...]

Questão 04

A menina não tinha ninguém com quem conversar. Então, inventou

a)uma discussão com o irmão.

b) um namorado mais velho que ela.

c) um livro em que publica suas histórias.

d) umgaroto para trocar correspondência.

 Questão 05

O texto narra

a) um diálogo entre irmãos que têm ideias parecidas sobre escrever cartas.

b) a percepção dos dois irmãos de como tudo é mais fácil para as meninas.

c) uma conversa que mostra a difícil convivência entre o menino e sua irmã.

d) o discurso do menino tentando convencer a irmã a parar de escrever.

 Questão 06

Em “Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim”, as palavras em destaque caracterizam substantivos e são exemplos de

a) adjetivos.

b) artigos.

c) pronomes.

d) verbos.

 Questão 07

Quando a narradora diz “Vocês podem um monte de coisas [...]”, elase refere aos

a) chefes.

b) homens.

c) escritoras.

d) professores.

 Questão 08

Em “- Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo”, o travessão foi usado para indicar a

a) separação de frase.

b) fala da personagem.

c) separação de parágrafo.

d) explicação de algo.

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:

ligiavalentim4@gmail.com até o dia 16/11/2020.

Habilidades trabalhadas:

(EF67LP28) – Ler e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leituras adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, romances infanto-juvenis, contos populares e de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas,  poemas, entre outros, processando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferência por gêneros, temas e autores.

Fábula (em Latim, história, jogo, narrativa)

- narrativa alegórica e curta;

- escrita em prosa ou verso;

- as personagens geralmente são animais que apresentam características humanas (fala, costumes e outras);

- aborda temas variados

- no final, apresenta um ensinamento, uma lição moral para o homem;

- por ser transmitida oralmente, propicia a criação de versões diferentes para uma mesma história.

 

Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08.

       A causa da chuva (Millôr Fernandes, Fábulas Fabulosas)

       Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.  Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.

       - Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro – esclareceu a galinha.

       - Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa. – Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.

       - Como assim? – disse a lebre.  – Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que têm dentro.

       Nesse momento começou a chover.

       - Viram? – gritou galinha. – O teto do meu galinheiro está pingando.  Isso é chuva!

       - Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? – disse o sapo.

       - Mas, como assim? – tornava a lebre. – Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?

Questão 01

As personagens do texto são:

a) galinha, chuva, animais.

b) galinha, sapo, lebre.

c) sapo, chuva, animais.

d) galinha, lebre, chuva.

 

Questão 02

Quanto ao foco narrativo temos:

a) narrador personagem, pois ele narra em primeira pessoa (eu/nós), participa da história.

b) narrador observador, pois ele narra em terceira pessoa (ele/eles), não participa da história.

 

Questão 03

Qual era o motivo da inquietação dos animais?

a) Diziam que ia chover logo.

b) Chove só quando a água cai do teto do galinheiro.

c) A falta da chuva.

d) Não veem que a água cai das folhas das árvores.

 

Questão 04

Assinale a alternativa que justifica a resposta dada à questão anterior:

a) ”Uns diziam que ia chover (...)”

b) “(...) outros diziam que ainda ia demorar.”

c) “Mas não chegavam a uma conclusão.”

d) “Não chovia há muitos e muitos meses.”

 

Questão 05

Ao dizer “Ora, que bobagem!”, o sapo expressa a opinião dele em relação ao esclarecimento da galinha (“Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro”). Podemos afirmar, então, que o sapo considerou-a

a) coerente.

b) descabido.

c) possível.

d) evidente.

 

Questão 06

De que forma cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita?

a) Quando começou a chover, todas as afirmações estavam corretas de acordo com o ponto de vista de cada personagem.

b) Quando começou a chover, todas as afirmações das personagens estavam incorretas.

 

Questão 07

Que ensinamento o texto nos traz?

a) Cada um de nós tem uma opinião e temos que respeitar a opinião do outro.

b) Cada um de nós tem uma opinião e não temos que respeitar a opinião do outro.

 

Questão 08

O gênero textual que encerra um ensinamento é denominado:

a) poema.

b) crônica.

c) notícia.

d) fabula.




















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:

ligiavalentim4@gmail.com até dia 12/10/2020.

(EF07LP10) – Utilizar, ao produzir diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, já estudados.

Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03, 04

Aos 9 anos, garoto brasileiro escreve livro durante a quarentena

     Um grupo de amigos sobe em uma casa na árvore.  Nela, há um botão que os leva para um universo paralelo, onde tem uma missão: impedir que um terrível vilão faça com que os humanos se esqueçam dos seus sonhos e passema ter apenas pesadelos.  Esta é a história de “O menino e a Casa na Árvore – Entre Sonhos e Pesadelos”, livro escrito por Samuel Erthan Robinson, 9 anos, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

     Antes da pandemia, o estudante, que é fã de livros literários e enciclopédias infantis, já mantinha o hábito de escrever histórias, mas não compartilhava. Então, veio o isolamento social. “Comecei a escrever em março. No início, seria só mais umas das minhas historinhas.Mas aí eu comecei a  pensar que poderia se tornar um livro para as outras pessoas lerem”, contou Samuel ao joca.

     Para levar o projeto em frente, em maio, a família de Samuel criou uma vaquinha on-line (em que pessoas fazem doação via internet) para arrecadar dinheiro e pagar pela publicação. Levou 14 dias para arrecadar o suficiente e poder mandar a história para uma editora. O lançamento acontece ainda em agosto – a obra será vendida pela internet.

     Todas as pessoas que contribuíram com a vaquinha vão receber um exemplar.

(veiculado no Jornal joca/edição 154/agosto de 2020).

Questão 01

O texto que você acabou de ler é um(a):

a) conto.

b) reportagem.

c) resenha.

d) crônica.

 

Questão 02

O assunto abordado no texto é:

a)um menino de 9 anos que escreveu um livro na quarentena.

b)um grupo de amigos sobe em uma casa na árvore.

c) a história de “O menino e a Casa na Árvore”.

d) que humanos se esqueçam dos seus sonhos e passam a ter apenas pesadelos.

 

Questão 03

Samuel Erthan Robinson, de 9 anos, começou a escrever:

a) em agosto.

b) durante o isolamento social.

c) em março.

d) ele já tinha o hábito de escrever histórias.

 

Questão 04

Quem deu um empurrão para que Samuel Erthan Robinson escrevesse foi:

a) o pai.

b) a mãe.

c) a editora

d) a família.

 

ADVÉRBIO é a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo ou do próprio advérbio.

Ex.: Nosso time jogou bem. (bem modificou overbo jogar).

       O centroavante é muito veloz. (muitomodificou o adjetivo veloz).

       O ponta-esquerda chutou muito bem. (muito modificou o advérbio bem).

Principais advérbios: 1) de afirmação: sim, certamente, deveras, realmente. 2) de dúvida: talvez, acaso, porventura, provavelmente. 3) de intensidade: muito, pouco, bastante, mais, menos, tão, meio, demais, bem, mal. 4) de lugar: abaixo, acima, acolá, cá, lá, aqui, ali, aí, além, aquém, atrás, fora, afora, dentro, perto, longe, adiante, diante, onde. 5) de modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, melhor, pior, calmamente, livremente e quase todos os advérbios terminados em – mente.6) de negação: não, tampouco. 7) detempo: agora, hoje, amanhã, depois, ontem, anteontem, já, sempre, ainda, logo, antes, cedo, tarde, então, breve, brevemente, imediatamente, raramente, finalmente, presentemente, diariamente.

 

Questão 05

Faça a correspondência dos advérbios:

(     ) Venha aqui.                                      ( 1 ) modo

(     ) Ande depressa.                               ( 2 ) intensidade

(     ) Ande mais depressa.                       ( 3 ) dúvida

(     ) Cheguei cedo.                                  ( 4 ) lugar

(     ) Nãojogue lixo no chão.                    ( 5 ) tempo

(     ) Talvezchova amanhã.                     ( 6 ) negação

 

LOCUÇÕES ADVERBIAIS são expressões que têm a função dos advérbios. Iniciam-se frequentemente por uma preposição: às cegas, às claras, à toa, às pressas, a pé, de vez em quando, em breve, em vão, à noite, às escondidas, às vezes, ao acaso, de repente, de vez em quando, em breve, em cima, sem dúvida, com certeza, por certo, de propósito, de improviso, à direita, à esquerda, a distância, ao lado, de longe, de perto, neste lugar, de modo, de fato, em excesso, para dentro, por ali, à vontade, de manhã, à tarde, à noite, de modo algum, lado a lado, hoje em dia, de jeito nenhum, de modo algum, de súbito.

Ex.: De repente, apareceu por trás da moita uma enorme cobra.

Sem dúvida, as pessoas desonestas agem às escondidas porque sabem      que estão erradas.

De vez em quando é preciso fazer revisão do carro.

 Questão 06

No trecho: “Um grupo de amigos sobe em uma casa na árvore.” As locuções adverbiais são:

a) um grupoe  de amigos.

b) em uma casae  na árvore.

c) de amigose  sobe.

d) de amigoseuma casa.

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:

ligiavalentim4@gmail.com até dia 29/09/2020.

(EF69LP44) – Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL POEMA

- Eu lírico (ou eu poético): é a voz que fala, expressa sentimentos no poema.

- Verso: é cada linha do poema; é uma unidade rítmica.

- Estrofe: é o conjunto de versos.

- Métrica: representa o número de sílabas poéticas no verso.

- Ritmo: alternância de sons fracos e fortes; melodia.

- Rima: igualdade ou semelhança de sons entre as palavras de versos diferentes. Versos sem rimas são denominados versos brancos ou soltos.

A poesia pode estar em todas as coisas, considerando os mais corriqueiros dos gestos, nas mais despretensiosas atitudes, passando pelas diferentes manifestações artísticas, como artes plásticas, fotografia, música e teatro, e não apenas na literatura.  Fazer poesia é abusar do sentido conotativo (figurado) das palavras; é colocar a criatividade a serviço da vontade de provocar no leitor uma experiência sensorial, íntima e individual, pois o que soa poético para um, pode não representar nada para outro.

Leia o poema abaixo e responda às questões

Tempo de super-heróis (Andréa Paulon)

Ah! Como era divertido

Ser um super-herói!

Saltava, 

Desaparecia,

Aparecia em qualquer lugar,

A todo momento,

Diferente em cada fantasia,

Quantos poderes!

Quantas vitórias!

Derrotas?

Somente para os adversários.

Problemas?

Motivos para o nascer de um novo super-herói

E eles não se esgotavam,

Não se cansavam,

Não desanimavam,

Simplesmente,

Transformavam-se.

Que saudade daquele tempo,

Daquele mundo,

Daquelas “guerras”!

Daqueles perdedores

Que, sem rancor algum,

Propunham a próxima “batalha”,

Ainda que para, novamente, perdê-la,

Porque o indispensável era brincar.

Brincar de lutar,

Brincar de vencer,

Brincar de perder,

Brincar de morrer...

-Mas, de verdade,

Continuar a viver.

Questão 01

Pode-se afirmar que o texto lido é:

a) um poema.

b) uma crônica.

c) um conto.

d) uma notícia.

 Questão 02

Que nome se dá à voz que fala num poema?

a) narrador.

b) eu lírico.

 Questão 03

Quem é o eu lírico do poema lido?

a) É um adulto, pois demonstra que está com saudade da infância.

b) É um idoso, pois demonstra que está com saudade da adolescência.

 Questão 04

No verso “Que saudade daquele tempo” a que momento o eu lírico faz referência?

a)à velhice dele.

b) à infância dele.

c) à adolescência dele.

 Questão 05

Porque as palavras “guerra” e  “batalha” estão aspas?

a) Porque representam, na verdade, as brincadeiras de super-heróis propostas na adolescência.

b) Porque representam, na verdade, as brincadeiras de super-heróis propostas  na infância.

 Questão 06

Releia os versos a seguir:

“Brincar de vencer,

 Brincar de perder,

 Brincar de morrer...

- Mas na verdade,

 Continuar a viver.”

O versos em destaque apresentam a figura de linguagem denominada

a) personificação.

b) metáfora.

c) antítese.

d) comparação.

 Questão 07

O significa “viver” para o poeta?

a) morrer,

b) brincar.

c) perder.

 Questão 08

Ao falar sobre “derrotas” e “problemas”, o eu lírico demonstra que a infância dele foi

a) positiva.

b) negativa.

 

 

 

 



















São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:

ligiavalentim4@gmail.comaté o dia 14/09/2020.

Habilidades desenvolvidas na atividade que segue:

(EF07LP05C) – Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação bitransitiva (transitivos e intransitivos).

(EF69LP47) – Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos. São eles o objeto direto e objeto indireto.

Para achar o objeto direto, fazem-se as perguntas o quê? ou quem? ao verbo. A resposta será o objeto direto.

Ex.: A escola ensina coisas interessantes.

        A escola ensina o quê?     coisas interessantes – objeto direto.

Para achar o objeto indireto, fazem-se, as perguntas de quê?,de quem?, a quê?, para quê?, para quem?, etc. ao verbo. A resposta será o objeto indireto.

Lembre-se: O objeto indireto vem acompanhado de preposição.

Ex.: Entreguei as chaves ao dono.

        Entreguei as chaves para quem?       ao dono -  objeto indireto.

Verbos intransitivossão aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo.

Ex.: Finalmente, adormeceu.

Questão 01

O verbo que pede complemento é denominado

a) transitivo

b) intransitivo.

Leia o texto e responda às questões 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09.

      Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho! Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado, pois os bichanos são sensíveis e ficam inseguros em situações estranhas.  Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.

      Já reparou como eles se lambem muito?  Uma das razões para isso é se limpar. A língua dos gatos é áspera e tem, na superfície, saliências em forma de ganchos que funcionam como um pente.  Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez.  O comportamento também deixa o pelo impermeável (evita a entrada de água), o que dificulta a multiplicação de parasitas.

Questão 02

O texto tem a finalidade de

a) explicar.

b) entreter.

c) advertir.

d) divulgar.

Questão 03

No trecho ”Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez.”, o termo

“-la” refere-se à:

a) água.

b) limpeza.

c) língua.

d) sujeira

Questão 04

Para fazer referência a gato, quais outros nomes o autor do texto emprega? 

Questão 05

Quais são os adjetivos empregados na caracterização dos gatos?

a) água e banho.

b) bichanos e sensíveis.

c) inseguros e áspera.

d) sensíveis e inseguros.

Questão 06

Releia: “Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho!”.

Quais são os verbos do trecho lido?

a) têm e gostam

b) medo e água.

c)gostam e banho.

d) têm e medo.

Questão 07

Os verbos do trecho acima são:

a) transitivos.

b) intransitivos.

Questão 08

Qual o verbo do trecho acima pede complemento precedido de preposição?

Questão 09

Qual é o complemento desse verbo?

 

O conto é uma narrativa. Os elementos que compõem a estrutura de uma narrativa são: personagens, enredo, tempo, espaço, foco narrativo.


Leia o conto e responda às questões 10, 11, 12, 13, 14.

A grande festa (Andréa Paulon)

Àmedida que os convidados chegavam, o nervoso aumentava; afinal, faltavam alguns “últimos toques” para a grande festa.  Os refrigerantes estavam no gelo; os salgadinhos, aos poucos, iam para o microondas; o bolo (que delícia de morangos!!!) era a maior atração – não havia convidado que deixasse de dispensar uma olhadela sobre ele.

      Ouviam-se gritos de crianças, choros de bebês, risadas de adultos, porque, agora, tudo era festa.

      A fumacinha liberada pela chaminé da churrasqueira (Papai Noel deve cheirar à carne assada!!!) instigava a vizinhança com aquele cheirinho apetitoso de carne na brasa.

      Tudo na festa era servido com fartura.  Parecia não haver preocupação com desperdícios, fossem estes de salgadinhos, docinhos, refrigerantes... O que importava era a ótima recepção que se proporcionava aos convidados.

      De repente, apagam-se as luzes e o “Parabéns a você!” rouba o lugar dos comes e bebes.  (Puxa! Agora é a vez dos morangos! Chega a dar água na boca!!!).  Tenho certeza de que os convidados estavam esperando ansiosamente por esse momento. (Tanto quanto eu!) mas, a mim, restava tão somente observar cada passagem da festa, sentado naquele muro úmido e debaixo daquele acanhado sereno.

Questão 10

Quanto ao foco narrativo, o conto apresenta

a) narrador-observador.

b) narrador-personagem.

Questão 11

Onde acontecem os fatos?

a) em uma casa..

b) em uma praça.

c) em uma chácara.

d) a casa da vizinha.

Questão 12

Em que momento do dia a festa acontece?

a) pela manhã.

b) à tarde.

c) à noite.

Questão 13

Releia o texto: “À medida que os convidados chegavam, o nervoso aumentava (...)”.  Os verbos do texto são:

a) medida e convidados.

b) convidados e chegavam.

c) chegavam e aumentava.

d) nervoso e aumentava.

Questão 14

Os verbos identificados são:

a) transitivos diretos.

b) transitivos indiretos.

c) intransitivos.

 

São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO  7º A  e  B.
Enviar somente as respostas das atividades por meio do e-mail:  ligiavalentim4@gmail.com .

COMPLEMENTO VERBAIS.

hABILIDADE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

EXERCÍCIOS SOBRE OBJETO DIRETO E INDIRETO.

EF69LP17- IDENTIFICAR RECURSOS ESTILISTICOS E SEMÍOTICOS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS E PUBLICITÁRIO.

QUESTÃO 1

Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:


a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.

Necessitamos – Verbo transitivo indireto de sua ajuda – objeto indireto

b) O diretor fez as recomendações aos alunos.

____________________________________
____________________________________

c) A plateia aplaudiu o artista famoso.

____________________________________
____________________________________

d) As encomendas foram entregues aos moradores.

______________________________________
______________________________________

e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.

______________________________________
______________________________________

QUESTÃO 2

Diante das orações em evidência, procure analisá-las enfatizando o núcleo do predicado, ou seja, o próprio verbo, e posteriormente responda às questões:

O sol brilhava incessantemente.

Os alunos conquistaram a vitória.

Pensamos em vocês e trouxemos um lanche.

 a – Comente sobre a semelhança/diferença existente entre elas no que se refere à transitividade.

b – Na terceira oração detectamos a presença de um conectivo (conjunção) desempenhando a função de ligar uma ideia à outra. Trata-se de oração ou de um período? Qual o sujeito e como ele se classifica? Apresente sua justificativa.    
c – Com referência à primeira oração, há uma particularidade específica que a ela se refere? No caso de uma resposta afirmativa, justifique-a.

QUESTÃO 3

(E. S. Propaganda e marketing) “Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas”.  

Os termos destacados são, respectivamente:

a-    ( ) sujeito, objeto direto, objeto indireto

b-    ( ) objeto direto, sujeito, objeto indireto

c-    ( ) sujeito, objeto indireto, objeto direto

d-    ( ) sujeito, sujeito, objeto indireto

e-    ( ) objeto direto, sujeito, objeto direto

 QUESTÃO 4

De acordo com o código à mostra, analise os termos em destaque das seguintes orações:


OD – objeto direto

OI – objeto indireto    


a – Eu acredito em você e não confio em boatos (  ).

b – Ganhamos a partida em tempo recorde (  ).

c – Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada (  ).

d – Eu vi saindo depressa (  ).

e – Continuas persistindo no erro (  ).

 QUESTÃO 5

Os pronomes oblíquos funcionam sintaticamente como complementos verbais. Partindo dessa prerrogativa, exercite seu conhecimento substituindo as palavras destacadas por pronomes, de modo a tornar as orações de acordo com a linguagem padrão. Em seguida, classifique-os como objeto direto ou indireto:

a – Ame a vida e viva a vida intensamente.

b – Trouxe os presentes e entregarei os presentes amanhã.

c – Você foi vitorioso, por isto estamos aqui para cumprimentar você.   

d – Espero ansioso por notícias, gostaria de receber as notícias hoje mesmo.

e – O livro já foi entregue ao professor, e na oportunidade gostaria de pedir o livro novamente.

São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Língua Portuguesa)

São Paulo, 20 de julho de 2020.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO  7º A  e  B.
Enviar somente as respostas das atividades por meio do e-mail:  ligiavalentim4@gmail.com até o dia 31/07/2020.
Habilidades desenvolvidas nas atividades que seguem:
(EF69LP17) Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos.
(EF69LP56) –Fazer uso consciente e reflexivo da norma padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.
Denotação e Conotação
Observe o sentido da palavra pregado nas frases:
1 - Há um quadro pregadona parede.
2 - Ficou  com os olhos pregados na TV.
Você percebeu que a palavra pregado possui diferentes sentidos nessas frases:
- no primeiro exemplo, ela foi usada no sentido próprio, literal, comum, real: pregado=fixado com pregos. Neste caso, temos o sentido denotativo;
- no segundo exemplo, ela assume um sentido figurado, paralelo, poético: pregados=fixos.  Neste caso, temos o sentido conotativo.

Questão 01
Escreva “D”para sentido denotativo e “C” para sentido conotativo:
a) Esticou um olho lá para a sala.      (     )
b) A rosa desabrochou.                      (     )
c) Ela é uma rosa de bonita.              (     )
d) Comprei flores para minha mãe.   (     )
e) Na vida, nem tudo são flores.        (     ) 

Sujeito e Predicado (termos essenciais da oração)
Observe a oração:
Henrique chegou atrasado.
Fazendo a pergunta “Quem?” ao verbo (Quem chegou atrasado?), obtemos a resposta “Henrique”.
“Henrique” é o sujeito da oração.
Fazendo a pergunta “O que fez Henrique?” , obtemos a resposta “chegou atrasado”.
“Chegou atrasado” é o predicado da oração, ou seja, aquilo que afirmamos sobre o sujeito.
O sujeito é constituído por um substantivo.
O predicado é constituído por um verbo.

QUESTÃO 02
Relacione o sujeito ao seu predicado:
(a) Samuel Morse                                        (c) Alexandre Graham Bell
(b) O desenhista                                          (d) Cabograma
(     )...inventou,  em 1876, um estranho aparelho chamado telefone.
(     )...é a denominação dos telegramas enviados por cabos submarinos.
(     )...nas histórias em quadrinhos, às vezes, substitui as palavras dos balões         por outra figura.
(     )...no século XIX, inventou o telégrafo – um transmissor e um receptor para a comunicação de mensagens a grande distância, através de fios.

Leia o texto e responda às questões 03, 04, 05, 06 e 07.
Os cientistas (Trecho adaptado de Enciclopédia da Ciência)b
      Homens e mulheres com atividades muito diferentes e interessados em assuntos diversos são tidos como cientistas:  o médico que estuda o corpo humano, o físico que reflete sobre as origens do universo, o botânico que analisa plantas,  o  químico que pesquisa alimentos.  Esses são alguns exemplos de cientistas, que estudam o mundo para saber como ele funciona e para encontrar meios de melhorar a vida.
      Poucos cientistas ficaram famosos por descobertas espetaculares, mas milhares deles, com seu trabalho cuidadoso e paciente, têm feito importantes contribuições para o conhecimento científico.
     Nosso mundo moderno depende muito das conquistas científicas. Diariamente,  milhares de vidas são salvas pela ciência.  Mas, ela é também acusada de, indiretamente, provocar guerras cada vez mais devastadoras, em que morrem milhões de pessoas, por causa das armas inventadas pelos cientistas.
     Por isso, a sociedade deve discutir com os cientistas o uso que as pesquisas científicas podem ter. É preciso colocar a ciência a serviço da vida e não contra ela.
Questão 03
Que aspecto polêmico da atividade científica é apontado no texto:
a) O fato de a ciência não ser responsável pela morte de milhares de pessoas.
b) Nosso mundo moderno depende muito das conquistas científicas.
c) É preciso colocar a ciência a serviço da vida e não contra ela.
d) O fato de a ciência ser responsável pela morte de milhares de pessoas, causadas pelas armas inventadas pelos cientistas.

Questão 04
Considere essa passagem: “Homens e mulheres com atividades muito diferentes e interessados em assuntos diversos são tidos como cientistas”.
As palavras em negrito são:
a) (      ) o sujeito da oração.
b) (      ) o predicado da oração.

Questão 05
Considere a passagem: “o médico que estuda o corpo humano”.
A palavra em negrito é:
a) (     ) o sujeito da oração.
b) (     ) o predicado da oração.

Questão 06
Considere a passagem: “o físico que reflete sobre as origens do universo”.
A oração em negrito é:
a) (     ) o sujeito da oração.
b) (     ) o predicado da oração.

Frase e Oração
Frase é todo enunciado capaz de transmitir comunicação. Não precisa ter verbo.  Ex: Socorro!
Oração é a frase que possui verbo.  Ex: Carlos é feliz. (é – 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ser). Se uma frase tiver quatro verbos, teremos quatro orações. Ex:  Eu choro, grito, sonho, amo.

Questão 07
Considere a passagem: “Poucos cientistas ficaram famosos por descobertas espetaculares, mas milhares deles, com seu trabalho cuidadoso e paciente, têm feito importantes contribuições para o conhecimento científico”.
Na frase acima temos:
a) uma oração porque temos somente um verbo.
b) duas orações porque temos dois verbos.
c) três orações porque temos três verbos.
d) quatro orações porque temos quatro verbos.

O que são preposições?
São palavras invariáveis que ligam termos de uma oração, subordinando um ao outro, ou seja, um completa o sentido do outro.
Principais preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sobre, sob, trás, deste.
Ex: Vim de São Paulo.                                                Agi com calma.
       Mora em Goiás.                                                   Peça a Deus.

Leia o texto e responda à questão 09.
____canjica, curau, pamonha, pipoca, quentão... ____balão, sem biriba, sem passar naquele enorme túnel____ pessoas.  Semquadrilha.  Foi assim a festa junina ____ 2020.  Emcasa.  Cuidei de mim e dopróximo.  ____2021, o arraiá terá sabor ____maçã de muito amor. Quero encontra-lo lá.   Então, se puder, #fique em casa!”
As palavras em negrito são chamadas de preposição. Mas, estão faltando algumas preposições.  Quais são elas?
a) com, sem, de, deste, em, de.
b) de, com, sem , deste, em, de.
c) de, deste, em, de, com, sem.
d) com, deste, em,  de, sem, do.

Leia a notícia e responda à questão 10.
Astrônomos monitoram estranho asteroide em forma de charuto que cruzou o Sistema Solar.
     Vagando pelo espaço
     [...]
     “Essa descoberta histórica está abrindo uma janela para o estudo da formação de sistemas solares para além do nosso.”
      Se planetas se formam ao redor das estrelas da mesma forma que se formaram no nosso Sistema Solar, vários objetos do tamanho do Oumuamua podem estar vagando pelo espaço.  Ou seja: esse visitante interestelar pode ser a primeira evidência desse processo.
      O viajante interestelar foi descoberto por Rob Weryk, um pesquisador de pós doutorado do Instituto de Astronomia e coautor de uma nova pesquisa que será publicada na revista científica Nature.
      [...]
Questão 10
A notícia está escrita em linguagem
a) informal, com expressões usadas nas conversas do dia a dia.
b) científica, com palavras que somente os astrônomos utilizam.
c) formal, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
d) regional, conforme a fala das pessoas que habitam o sudeste.
     

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São Paulo,06 de julho de 2020
Área:Linguagens (Português)



São Paulo, 06 de julho de 2020.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO 7º A  e  B.
Enviar a atividade por meio do e-mail:  ligiavalentim4@gmail.com até dia 13/07/2020.
Habilidades desenvolvidas nas atividades que seguem:
(EF67LP14C) – Preparar o roteiro de perguntas para a realização de entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados ao fato noticiado ou ao tema em pauta.
(EF67LP14D) – Editar a escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
(EF69LP20) – Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais.

Caro aluno,  já vimos na atividade anterior, o conceito de “entrevista”. 
A entrevista constitui um diálogo em que uma pessoa pretende saber de outra:
1 - opinião sobre determinado assunto;
2 - conhecimento de um determinado assunto.
A entrevista é muito importante porque nos permite conhecer melhor as pessoas e também outros assuntos. Em uma entrevista são necessários dois elementos que são o entrevistado e o entrevistador. O entrevistadoé a pessoa que responde as perguntas.  O entrevistador é a pessoa que faz as perguntas.
Para se realizar uma entrevista, é necessário que você determine, primeiramente, qual o objetivo a ser alcançado, isto é, o que você pretende saber com essa entrevista, e o que quer saber sobre a pessoa entrevistada.  Após ter definido o objetivo e escolhido o entrevistado, passa-se, então, à elaboração das perguntas, seguindo algumas regras: a)Evite perguntas muito longas;  b) Elabore perguntas claras e objetivas;  c)Conheça ao máximo o assunto da entrevista;  d)Evite perguntas cujas respostas sejam simplesmente sim ou não; e) Elabore perguntas que estejam relacionadas ao conhecimento e vivência do entrevistado.

Agora é a sua vez.  Você deverá realizar uma entrevista com um amigo ou com um parente que mora com você. Depois, digite essa entrevista em meu e-mail.
Para ajudá-lo, sugiro a ficha abaixo.
1-    Nome do entrevistado; Local; Data; Hora.
2-    Objetivos da entrevista.
3-    Questionário.

Leia o texto e responda às questões 01, 02, 03 e 04.
Um repórter de jornal redigiu a seguinte notícia e a entregou a seu chefe:
      A greve dos motoristas de ônibus de São Paulo pegou a população desprevenida.  Desde a madrugada, milhares de trabalhadores irritados aguardavam nos pontos os ônibus que os grevistas não permitiram que saíssem das garagens.  Alguns motoristas insistiram em furar o bloqueio e foram agredidos pelos colegas.  Houve casos de depredação de veículos e de instalações das empresas.  Os carros do Metrô passaram a circular superlotados, o que também acabou por gerar uma série de tumultos.  Os grevistas argumentam que o movimento se deve à defasagem salarial, mas o fato é que iniciativas radicais como essa merecem uma dura resposta das autoridades.
Questão 01
De acordo com as informações contidas no texto, é correto afirmar que:
a) os passageiros não deixaram de se solidarizar com os grevistas.
b) os grevistas não se preocuparam em justificar o movimento.
c) a paralisação dos ônibus não afetou outros setores de transporte.
d) o movimento grevista não obteve apoio integral dos motoristas.

Questão 02
A expressão população desprevenidasignifica população:
a) despreparada.
b) desamparada.
c) desesperada.
d) desinteressada.

Questão 03
A notícia trata, principalmente,
a) da depredação de veículos e instalações das empresas.
b) do bloqueio dos grevistas e de suas agressões aos seus colegas.
c) da greve dos motoristas de ônibus por maiores salários.
d) de iniciativas radicais que merecem duras respostas das autoridades.

Questão 04
O chefe da redação pediu ao repórter para cortar do texto o que representa uma opinião, conservando apenas os fatos.  Atendendo à recomendação, o repórter cortou de seu texto, acertadamente, a seguinte frase:
a) desde a madrugada, milhares de trabalhadores aguardavam nos pontos os ônibus que os grevistas não permitiram que saíssem das garagens.
b) houve casos de depredação de veículos e de instalações das empresas.
c) os carros do Metrô passaram a circular superlotados.
d) o fato é que movimentos radicais como esse merecem uma dura resposta das autoridades.

Leia o texto e responda à questão 05.
Fragmento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
(Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).
[...]
Art. 2º. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos,  e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
[...]
Art. 60º. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
[...]
Art. 67º. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, é vedado trabalho:
I –  noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e até as cinco horas do dia seguinte;
II – perigoso, insalubre ou penoso;
III – realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;
IV – realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
[...]
Questão 05
O trecho da lei “Fragmento do Estatuto da Criança e do Adolescente”  foi escrito em
a) linguagem culta (norma-padrão da língua portuguesa).
b) linguagem coloquial (informal ou popular da língua portuguesa).

VOCATIVO  vem da palavra latina vocare, que quer dizer “chamar”.  É um termo que tem a função de chamar, invocar ou interpelar dentro da oração. Pode vir no começo, no meio ou no fim da frase.
 Exemplos: Paulo, espere por mim.
                   Corra, Marcos, o ônibus está partindo!
                   Preste atenção, criançada!

Leia o texto e responda à questão 06.
- Filho, quando você se casar e tiver sua própria casa, você deve estar sempre em guarda contra o inimigo oculto!  Eles invadirão sua casa, comendo e bebendo e pegando o seu dinheiro e seus bens, a menos que você tenha muito cuidado!
- Quem são essas pessoas?
- Eles se chamam parentes.
Questão 06
O vocativo da zombaria do texto está em:
a) Filho, quando você se casar e tiver sua própria casa.....
b) Eles invadirão sua casa, ....
c) Quem são essas pessoas?
d) Eles se  chamam parentes.

Questão 07
Assinale o período com vocativo:
a) Mãe só tem uma!
b) Mãe, só tem uma!
c) Não estou gostando dessa quarentena.
d) Voltando ao assunto, você pode vir aqui, amanhã?

               























São Paulo, 22 de junho de 2020



Área: Linguagens (Língua Portuguesa)


Caro aluno! 
Em primeiro lugar, copie em seu cadernoo conceito de: conto, crônica, entrevista, notícia.
Em segundo lugar, envie-me, por meio do e-mail: ligiavalentim4@gmail.com, apenas as respostas das questões.
Data da entrega:  até o dia 30/06/2020.
Habilidades desenvolvidas nas atividades que seguem:
(EF69LP47)–Analisar, em textos narrativos, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes.
(EF67LP14A) –Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos,o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado etc.).
(EF69LP16A) –Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
Conceito de conto:
- É uma narrativa curta, que contém poucas personagens;
- Possui apresentação, conflito e desfecho;
- Pode conter elementos descritivos;
- A narrativa pode ser real ou fictícia;
- O tempo pode ser cronológico ou psicológico;
- Buscam ilustrar lições de sabedoria, moral ou ética;
- São construídas com diálogos, que podem ser entre pessoas, animais ou objetos;
- Pode haver o discurso direto, discurso indireto ou discurso indireto livre;
- O foco narrativo pode ser em primeira ou em terceira pessoa.
Leia o trecho do contoe responda às questões 01, 02 e 03.
Mestre Malin – O contador de histórias  (Natalino Martins)
     Num outro tempo, em lugar muito distante, vivia um velho muito velho de nome Malin.  Cego em virtude da idade avançada, era muito sábio, mas sua grande fama mesmo era a de contador de histórias.
     Alguém chegava para ele e pedia:
     - Mestre Malin, conta uma história de caçador?
     Ele pimba!  Na hora!  Não precisava nem pensar, já ia começando.
     Chegava outro e dizia:
     - Mestre Malin, e história de padre, o senhor conhece alguma?
     Antes que o outro tivesse tempo de se acomodar, ele começava.
     Muitos juravam que Mestre Malin conhecia mais de mil histórias [...]
     Exagero ou não, cada vez mais gente vinha ouvir as histórias que Meste Malin  contava  ao  lado  do  fogo,  na  cabana simples,  na montanha. [...]
     Um dia, já no cair da tarde, apareceu um desconhecido, atraído pela fama do velho.  Todo vestido de veludo e ostentando um grosso colar de ouro, o homem parecia muito ilustre.  Seu cabelo preto e liso, puxado para trás, uma fronte ampla e seu olhar profundo revelavam um homem inteligente e curioso.  Assim que entrou com seu andar garboso, inclinou-se junto ao velho e foi logo perguntando:
     - Mestre,  como o senhor consegue lembrar de tantas histórias? Dizem que conhece mais de mil histórias de cada assunto. É verdade?
     Mestre Malin parou de falar, levantou a cabeça, voltou seu olhar cego para o homem e disse lentamente, com candura, depois de um breve intervalo:  
     - Meu filho, você, que é rico e poderoso, se for também tão inteligente quanto é bonita sua roupa de veludo, certamente vai descobrir por si mesmo se é verdade o que dizem. [...]
     - Mestre,  como o senhor pode saber sobre minha riqueza, minha roupa [...]?
     - Meu filho – respondeu o velho, pacientemente, como se não precisasse explicar coisa tão simples - , em primeiro lugar, quando você entrou, se fez um grande silêncio e ouvi que todos se afastavam.  Passagem e silêncio são oferecidos apenas a ricos e poderosos.  Em segundo lugar, é fácil notar a batida firme de botas de couro onde todos pisam de alpercatas.  Quem usa botas de couro é rico!  Em terceiro lugar, suas passadas são firmes, típicas de quem tem poder, e suas roupas não farfalham como juta seca;  ao contrário, têm o suave roçar do veludo.  Por último, você entrou sem pedir licença e interrompeu um velho.  Quem faz isso não respeita, e só não respeita quem pode. [...]
Questão 01
O desconhecido que chega para ouvir as histórias do Mestre Malin é descrito como um homem ilustre devido à sua
a) candura.
b) aparência.
c) ignorância.
d) memória.

Questão 02
O trecho “Meu filho, você, que é rico e poderoso [...]” revela características do rapaz, que foram descobertas por Malin, principalmente, através do uso
a) do toque.
b) do olfato.
c) da audição.
d) da premonição.

Questão 03
Os fatos acontecem “[...] em um lugar muito distante [...]” e, mais adiante, o narrador conta que esse lugar era
a) um lago.
b) um palácio.
c) uma floresta.
d) uma montanha.

Conceito de crônica:
- É confundida com o conto;
- A diferença é que ela relata fatos do cotidiano das pessoas, situações que 
presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos;
- Pode conter elementos descritivos;
- Mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos,
   argumentativos;
- Pode haver o discurso direto, discurso indireto ou discurso indireto livre;
- O tempo é cronológico;
- A crônica também se utiliza da ironia, do humor e, às vezes, do sarcasmo.
- O foco narrativo pode ser em primeira ou em terceira pessoa.
No foco narrativo em primeira pessoa predominam palavras e expressões da língua,como pronomes e verbos, que marcam a presença do narrador/personagem, isto é, aquele que participa da história e se manifesta como “eu/nós”.
No foco narrativo em terceira pessoa, o narrador pode ser observador, isto é, não participa da história como personagem.  Ele narra os acontecimentos a partir da observação (“de fora” da história).  Nesse caso, predominam marcas linguísticas de terceira pessoa, por exemplo “ele/eles”.  Ele também pode ser narrador onisciente, que é aquele que conhece toda a história, inclusive os pensamentos dos personagens.
Leia a crônica e responda à questão 04.
A crônica original   (Leon Eliachar)
     Fazer crônica não é escrever palavras bonitas nem construir frases de efeito, nem falar dos inimigos, nem elogiar amigos, nem descrever paisagens, nem contar casos fictícios querendo dar a impressão de verdadeiros, nem procurar assunto na falta de assunto, nem encher uma lauda pra dizer que o dólar está subindo, nem responder cartas de leitores, nem inventar cartas pra fingir que recebeu, nem tentar convencer ninguém que a vida é de amargar, nem querer impingir nos outros que em tudo há poesia, nem achar tudo triste, nem achar tudo alegre, nem falar de sua solidão, nem de seus problemas, nem dizer o que fez ontem ou o que vai fazer amanhã, nem desabafar seus problemas, nem enumerar seus vícios, nem querer corrigir os dos outros, nem bancar cabotino, nem o falso modesto, nem imaginar o tipo de mulher ideal, nem provocar enquetes, nem manter polêmicas, nem analisar a situação internacional, nem combater o governo, nem defendê-lo, nem dizer o que faria se fosse o presidente da República,  nem contar numa segunda-feira onde passou o fim de semana, nem lutar pela semana inglesa,  nem transcrever artigos de revistas estrangeiras, nem rememorar velhos tempos, nem citar amigos para fazer igrejinhas, nem anunciar a primavera, nem falar na falta d`água, nem endeusar os jogadores de futebol, nem proclamar que o Brasil está à beira do abismo, nem combater o cinema nacional, nem criticar o nosso teatro, nem ironizar as quase vitórias das nossas misses, nem fazer previsões para as campanhas eleitorais, nem tirar conclusão de coisa alguma.
     - E você consegue fazer uma crônica sem nada disso?
     - Claro: olha aí pra cima.

Questão 04
Ironizar, de modo geral, consiste em dizer o oposto daquilo que se está pensando ou sentindo. O texto “A crônica original” possui ironia, pois
a)o autor faz uma relação de vários assuntos que gostaria de utilizar na escrita   de sua crônica original.
b)o autor faz o contrário do que diz: nega os temas usuais das crônicas, mas os utiliza na redação de seu texto.
c)é um texto redigido de forma livre, possui como temas fatos da atualidade, de teor artístico, político, esportivo etc.
d)se espera que o autor do texto escreva uma crônica que critique fatos da atualidade, de teor artístico, político, esportivo etc.

Conceito de Entrevista:
É a ação de entrevistar alguém ou se deixar entrevistar.  Pode acontecer por meio de uma conversa entre duas ou mais pessoas, em busca de respostas para determinado assunto.   A entrevista pode ser publicada na mídia falada ou  escrita.  A linguagem, dependendo do tipo de entrevista, pode ser formal, informal ou um pouco das duas.  O objetivo da entrevista é social,  para difundir informação.
Leia o trecho de uma entrevista e responda à questão 5, 6, 7 e 8.
Gravação (Carlos Drummond de Andrade)
- Pronto, tá ligado. Posso começar?
- Pode.
- O senhor se sente realizado?
- Por que você quer saber isso?
- Nada não. O professor é que mandou lhe perguntar.
- O professor tem interesse em saber se eu me sinto realizado?
-  Sei não, senhor.
- Então diga ao professor que venha me procurar.
- Pra quê?
- Para eu lhe perguntar se ele se sente realizado.
- O senhor vai perguntar isso a ele?
- Vou.
- O senhor também está estudando? Nessa idade, poxa!
- Quê que tem? Toda idade é boa para estudar, a gente não acaba nunca de saber as coisas. Mas não estou estudando não.
- Então por que vai perguntar isso ao professor?
- Porque se ele quer saber se eu me sinto realizado, eu também quero saber a mesma coisa dele. Indiscrição por indiscrição.
- Gozado... Mas se o senhor fizer isso não bota o meu nome no meio, porque vai dar grilo. Vê lá, hem.
- Fique descansado. Não vou comprometer você.
- E o senhor só vai responder a minha pergunta depois de falar com ele? E se ele não responder? Se demorar? Tenho de entregar esta entrevista até quinta-feira.
- Bem, eu respondo agora mesmo.
- Então responde, vamos lá.
- Primeiro eu preciso saber: o que é se sentir realizado?
- O senhor não sabe?
- Para dizer o que eu sinto, quero saber antes se o que eu sinto é o mesmo que se deve sentir quando se está realizado, ou se julga estar. E para isso é preciso saber o que é estar realizado.
- Poxa, não complica.
[...}
Questão 05
Por que, segundo o entrevistado, o professor usou de indiscrição?
a)A pergunta era muito difícil de ser respondida.
b)A pergunta referia-se a um problema de sua vida particular.
c)O entrevistado desconhecia o sentido dessa palavra.
d)Ele não estava sentindo-se bem.

Questão 06
O texto que você leu, reproduz:
a)uma conversa informal entre um garoto e um senhor de idade.
b)uma entrevista.
c)uma pesquisa.
d)um relatório.

Questão 07
Numa entrevista são necessários dois elementos: o entrevistado e o entrevistador.
a)O entrevistado é a pessoa que responde perguntas.
b)O entrevistado é a pessoa que faz as perguntas.
c)O entrevistador é aquele que responde as perguntas.
d)O entrevistado está em 1ª pessoa.

Questão 08
No texto, o entrevistado diz que o professor usou de indiscrição.  Indiscrição significa:
a)fazer perguntas muito difíceis.
b)não ser reservado em suas palavras e atos.
c) o entrevistado não sabe responder a pergunta.
d) o entrevistado desconhecia o sentido dessa palavra.

Conceito de notícia:
“Matéria prima” dos jornais, a notícia relata fatos que estão ocorrendo na cidade, no país, no mundo. A intenção da notícia é informar o leitor com exatidão.  Mesmo tendo a pretensão de ser “neutra”, confiável, ela traz em si concepções, princípios, ideologia de quem escreve.  Para chamar a atenção dos leitores, o texto se inicia com uma manchete bem objetiva, com verbo sempre no presente.  Em seguida, vem o lead, ou o primeiro parágrafo que contém as informações básicas sobre o fato noticiado.  O lead não se inicia pelo verbo; ele começa pela indicação do fato e pela descrição das circunstâncias mais importantes em que o fato ocorreu, isto é, o que ocorreu, como, quando e onde. O uso mais comum dessa palavra é em inglês, lead.

Leia o texto e responda às questões 9 e 10.
Cabras evitam trabalho de crianças  (Folha de São Paulo)
Como três cabras e um bode podem tirar crianças do trabalho e evitar a fome?
     Não é uma charada, mas um projeto social que entrega os animais por empréstimo, a famílias pobres de cidades próximas Feira de Santana, no interior da Bahia, onde há seca e fome.  O clima seco facilita a criação de cabras.
     Com o projeto Cabra/Escola, implantado nas cidades de Serrinha, Riachão do Jacuíbe, Ichu e Nova Fátima, todas localizadas no agreste baiano, as famílias vão começar a ganhar seu próprio dinheiro, vendendo leite e carne, sem explorar as crianças.  Após trabalhar na lavoura, no corte, na confecção e na venda do sisal, as crianças de 5 a 15 anos começam a olhar para um futuro melhor.
     Retiradas do trabalho com o sisal, onde se feriam frequentemente, elas ganham o direito de manter os estudos, brincar e não se preocupar em levar dinheiro para casa.  O projeto Cabra/Escola ajuda várias famílias com filhos e sem dinheiroa sobreviver.  Elas são cadastradas no MOC (Movimento de Organização Comunitária).  As famílias cuidam dos animais em suas pequenas propriedades com o objetivo de gerar renda (dinheiro).

Questão 9
O projeto Cabra/Escola tem por objetivo principal
a) fazer com que as crianças comecem a ganhar seu próprio dinheiro, vendendo o leite e a carne das cabras por elas criadas.
b) entregar as cabras para famílias pobres de cidades próximas de Serrinha, Riacho do Jacuíbe, Ichu e Nova Fátima do agreste baiano, onde há seca e fome.
c) retirar as crianças do trabalho com o sisal, mantendo-as na escola sem perda da renda familiar, que passa a ser gerada com a criação de cabras.
d) efetuar o cadastro das famílias sem dinheiro para sobreviver, no MOC (Movimento de Organização Comunitária).

Questão 10
O tema principal dessa notícia é
a)o trabalho das crianças de 5 a 15 anos na lavoura, no corte, na confecção e na venda do sisal.
b)a situação das famílias pobres de cidades próximas a Feira de Santana, no interior da Bahia, onde há seca e fome.
c)o fato de que as famílias de quatro municípios baianos não sabem cuidar das cabras e nem como alimentá-las.
d) o projeto social que entrega animais para famílias gerarem renda e manterem os filhos na escola.



São Paulo,18 de maio de 2020
Área: Linguagens (Língua Portuguesa)








São Paulo, 26 de abril de 2020.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO 7º. A / B.
DATA DE ENTREGA: ATÉ 30/04/2020 (enviar somente a alternativa correta)  POR MEIO DO  e-mail: ligiavalentim4@gmail.com

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

O homem e a galinha  (Ruth Rocha)

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
– Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
– Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.
Dava pão de ló, dava até sorvete. E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão de ló… Muito menos sorvete!
Vai que a mulher falou:
– É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
– Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim! – o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim. – respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o que comer no quintal!
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim – o marido falou.
Aí a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló.

1. O texto recebe o título de “O homem e a galinha”, por quê?

a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.

2. O marido não queria tratar a galinha de forma especial para:

 

a) economizar dinheiro.
b) ganhar fama.
c) não acostumá-la mal.
d) não chamar atenção.

 

3. Na passagem “onde tratam dela a pão de ló”, a expressão destacada significa:


a) Desprezada.
b) Infeliz.
c) Humilhada.
d) bem tratada.

4. Em qual das opções abaixo o verbo está no tempo verbal pretérito perfeito do modo indicativo

a)Era.
b)Vamos.
c)Botar.
d)Ficou.

5. Assinale a opção abaixo na qual o verbo está no tempo verbal presente do modo indicativo.

a)Quis.
b) Respondeu.
c) Está.
d) Botava.

Gorila é morto após menino cair em área isolada de zoológico nos EUA (http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/05)
Um gorila do zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, foi morto no sábado por tratadores após ter agarrado um menino de 4 anos que caiu em seu cercado de cativeiro, disse um representante do zoológico.
O menino passou por uma barreira e caiu de uma altura de cerca de quatro metros dentro do poço que cerca o habitat, onde Harambe, um gorila de 181 quilos, o agarrou, informou o diretor do zoológico, Thane Maynard, a repórteres.
A criança ficou por cerca de 10 minutos com o gorila, de 17 anos, e a equipe de resposta contra riscos de animais considerou a situação como uma ameaça à vida do menino. 
“Foi feita a escolha de abater Harambe, então ele se foi”, disse.
Duas gorilas fêmeas também estavam no habitat no momento do incidente. Maynard disse que o menino, ainda não identificado, não ficou seriamente ferido pela queda. Em um comunicado, o zoológico disse que ele estava alerta e foi levado a um hospital. 
Harambe nasceu no zoológico de Gladys Porter, no Estado norte-americano do Texas, e mudou-se para Cincinnati em 2014. Os gorilas das planícies ocidentais são uma espécie ameaçada, e Maynard disse que o zoológico esperava utilizar Harambe para reprodução.
6. Assinale os verbos presentes no 2º. parágrafo:
a) barreira, caiu, dentro, informou
b) passou, caiu, agarrou, informou.
c) passou, caiu, metros, agarrou.
d) menino, barreira, agarrou, informou.



06 de abril de 2020.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO 7º. A / B .
DATA DE ENTREGA: 14/04/2020 NO E-MAIL: ligiav@professor.educacao.sp.gov.br
O texto abaixo é um comercial, ou seja, mensagem publicitária veiculada pelas rádios nos intervalos da programação regular  ou dentro de um programa. O objetivo, além de dar conselhos de bom comportamento (não jogar lixo nas ruas) e fazer uma campanha de mudança de atitude, é veicular a imagem da empresa, Enel,  a algum tipo de atuação social, tornando-a reconhecida pelo consumidor, levando-o à reflexão e à mudança de atitude.

POMBO PULISTANO
         Eu sou um pombo paulista. E tem cada coisa errada que a gente que é pombo vê... Aqui no bairro, tem uma senhora que pega dois ônibus para chegar ao trabalho. Vida difícil! A gente , que é pombo, sabe.  Como não tem novidade para espiar no caminho, ela vai chupando mexerica pra se distrair, mas ela atira a casca pela janelinha.  É mexerica poncã, casca grossa, junta com bitucas de cigarro, papel de picolé, saquinho de amendoim japonês, suja tudo!  E quando chove, entope o bueiro. É pessoa boa, oferece mexerica para o cobrador, tudo...nem fica bem falar. Mas tem coisa que, se a gente que é pombo não fala, ninguém fala.
          ENEL Distribuição São Paulo!  Uma nova energia, uma nova atitude.
Agora responda:
a)    Qual é o objetivo específico desse comercial?
b)   Por que uma distribuidora de energia elétrica teria esse objetivo?
c)    Por que um pombo teria sido  escolhido para protagonizar esse comercial?
d)   Por que o pombo paulista fica constrangido de criticar o comportamento da senhora?
e)    Em que trecho percebemos seu constrangimento?
f)     De que outras formas as pessoas podem se distrair durante percursos de ônibus?
g)   O que os bueiros entupidos podem provocar em dias de chuva? 


Podemos dizer que esse comercial vale-se, em sua maior parte, dos recursos de uma narrativa.  Assim, identifique:
a)    Conflito.    b)Clímax.   c) Espaço.  d) Tipo de narrador.   e) Desfecho.






15 comentários:

  1. Bom dia! Posso fazer no caderno e enviar a foto para o email?

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  2. Professora,perdi o papel com o dia da entrega da prova,quando será a entrega?

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    1. Olá boa tarde dia 27 e 28 de maio na secretaria da Escola.
      Obrigada
      Prof. Coord. Renata

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  3. Boa tarde é para fazer no caderno ou em folha separada?

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  4. Eu queria esclarecer uma duvida que tenho sobre os livrinhos que vocês entregaram sobre precipitação aos responsaveis sobre o corona virus e o centor de midias sp tem que responder ou é só para cientizar os pais dos estudantes.E se for para fazer é obrigatório boa tarde.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Olá! Desculpe não ter respondido antes. Eu estava com dificuldade de publicar no Blog, porém o professor responsável pelo Blog, conseguiu sanar o problema.
      Os livrinhos são para conscientizar os pais e alunos. Ok
      Por favor, quando precisar entrar em contato comigo, envie e-mail para: ligiavalentim4@gmail.com
      Cuide-se! Profa. Ligia

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  5. Professora tem que copiar o passar naquele enorme túnel____ pessoas. Sem quadrilha. Foi assim a festa junina ____ 2020. Em casa. Cuidei de mim e do próximo. ____2021, o arraiá terá sabor ____maçã de muito amor. Quero encontra-lo lá. Então, se puder, #fique em casa!”?por que é muito grande na questão 09?

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    1. Olá! Qual é o seu nome?
      Você está falando da questão 09?
      É só para responder qual é a alternativa correta. Ok.
      Cuide-se! Um abraço da profa. Ligia

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  6. PROFESSORA TEM QUE COPIAR AS HABILIDADES.

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...