São Paulo, 30 de novembro de 2020.
Área: Linguagens (Língua Portuguesa)
Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail: ligiavalentim4@gmail.com até o dia 13/12/2020.
Habilidades trabalhadas:
(EF69LP05A) –Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
(EF67LP06) – Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso da 3ª pessoa, em diferentes gêneros.
Gênero Textual Notícia
- Relata fatos que estão ocorrendo na cidade, no país, no mundo;
- Tem o objetivo de informar o leitor com exatidão;
- Mesmo tendo a pretensão de ser “neutra” e confiável, traz em si concepções, princípios e a ideologia dos órgãos de imprensa que a divulgam;
- No jornal impresso, num portal jornalístico da Internet ou em outras mídias, as notícias aparecem de acordo com o grau de relevância (das mais importantes para as menos importantes);
- Para chamar a atenção dos leitores, algumas notícias se iniciam com uma manchete bem objetiva, com verbo sempre no presente e seguida de um lide (primeiro parágrafo);
- Lide (ou lead, em inglês) é o parágrafo que contém as informações básicas sobre o fato noticiado, o que ocorreu, envolvendo quem, como, quando, onde e por quê.
Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03, 04, 05.
Na Índia, uma efefanta grávida morre após comer abacaxi com explosivos (Jornal Tribuna do Ceará).
Essa história de crueldade extrema,veiode Kerala, na Índia, onde uma elefanta, que tinha cerca de 15 anos e estava gestante, morreu depois de comer um abacaxi repleto de explosivos. Ela ainda sobreviveu por alguns dias, mas acabou falecendo devido às sequelas deixadas pela explosão enquanto caminhava por um rio em Malappuram.
Segundo noticiou o NDTV, a elefanta selvagem havia deixado as florestas do Vale do Silêncio no distrito de Palakkad, vagando por uma vila próxima em busca de comida. Enquanto andava pelas ruas, alguém lhe ofereceu um abacaxi carregado de bombas. A fruta explodiu em sua boca, levando o animal à inevitável tragédia.
A elefanta, bem machucada, se aproximou do rio Velliyar,onde morreu em pé, junto ao elefantinho que carregava em seu útero.
Foi o guarda florestal MohanKrishnan que trouxe o trágico ocorrido para a mídia e também investiga o caso. “Ela confiava em todo mundo. Quando o abacaxi que ela comeu explodiu, ela deve ter ficado chocada ao não pensar em si mesma, mas no filhote que ela daria à luz entre 18 a 20 meses”, escreveu o agente florestal MohanKrishnan. Ele também diz que a elefanta não prejudicou um único ser humano,mesmo quando sentiu dores excruciantes nas ruas do vilarejo. Ela nãodestruiu uma única casa.
O guarda afirma que, após longos dias de sofrimento, ela entrou no rio Velliyar, provavelmente para manter os ferimentos limpos e impedir a presença de insetos. Os oficiais tentaram de tudo para salvá-la, levando também dois elefantes para tentarem tirá-la para fora do rio.
Mesmo com tanta ajuda dos guardas e de seus companheiros elefantes, ela morreu no dia 27 de maio, às 16 horas, ainda em pé na água [...]“Ela não nos deixou fazer nada. Ela foi ao rio para morrer”, disse Krishnan.
A elefanta e seu filhote foram levados de volta para a floresta em um caminhão para serem cremados. “Ela precisa receber a despedida que merece. Para isso, nós levamos para dentro da floresta em um caminhão. Ela ficou deitada na lenha, na terra onde brincara e crescera.O médico que a examinou me disse que ela não estava sozinha. Eu podia sentir sua tristeza, mesmo que a expressão em seu rosto não fosse visível por causa da máscara. Lá nós a cremamos em uma pira. Nós nos curvamos a ela e demos nossos últimos respeitos”, disse o agente florestal.
O ministro-chefe de Kerala, PinarayiVijayan, lamentou a relação do ato com terrorismo: “Estamos tristes com o fato de alguns terem usado essa tragédia para desencadear uma campanha de ódio. Mentiras baseadas em descrições imprecisas e meias verdades foram empregadaspara obliterar a verdade. Alguns até tentaram importar intolerância para a narrativa”.
Vijayan acrescentou em suas redes sociais que três suspeitos de produzir o artefato já foram detidos, e o caso será investigado em colaboração com a polícia e autoridades florestais: “A justiça prevalecerá”. Os autores podem enfrentar acusações de crueldade contra animais e penas que variam entre prisão e multas.
Entre os anos de 2015 e 2019, mais de 500 elefantes foram mortos covardemente na Índia por eletrocussão, atropelamento de trem, caça e envenenamento.
Questão 01
De acordo com o gênero textual Notícia, as principais informações estão no primeiro parágrafo, que é chamado de “lide”. Espera-se que o “lide” apresente informações essenciais da notícia, assim, responda às perguntas:
a) Quem é retratado(a) na notícia?
b) O quê ocorreu?
c) Onde aconteceu o fato?
d) Quando aconteceu o fato?
Questão 02
Identifique a finalidade da notícia lida:
a)Caracterizar os elefantes de Kerala, na Índia.
b)Divulgar que o ministro-chefe de Kerala lamenta atos terroristas no país.
c)Informar sobre uma crueldade contra uma elefanta indefesa, em Kerala, na Índia, mas também a reação política sobre o ato, relacionado a terrorismo.
d)Expor a opinião de Vijayan sobre os suspeitos de produzir um abacaxi com explosivos dado a uma elefanta em Kerala, na Índia.
Questão 03
Releia o trecho: “Mentiras baseadas em descrições imprecisas e meias verdades foram empregadas para obliterar a verdade.” O trecho em destaque confirma que, na notícia lida, o registro da língua está de acordo com
a) a norma-padrão.
b) o coloquial.
c) as gírias.
Questão 04
“Mesmo com tanta ajuda dos guardas e de seus companheiros elefantes, ela morreu no dia 27de maio, às 16 horas, ainda em pé na água. [...]‘Ela não nosdeixou fazer nada. Ela foi ao rio para morrer’ disse Krishnan.” No trecho lido, em destaque, temos um exemplo de
a) discurso direto.
b) discurso indireto.
Questão 05
Assinale as respostas corretas sobre o gênero textual Notícia:
a)O jornalista não deve dar a sua opinião sobre o que conta. Ele deve limitar-se a contar o que aconteceu.
b)O “lide” da notícia sinaliza o conteúdo que será encontrado no restante do texto da notícia.
c)É uma narrativa curta, de um acontecimento atual com interesse geral.
d)A linguagem é coloquial, possui gírias e termos de uma determinada região para que todos compreendam.
Responda:
a) Somente as alternativas (a) e (b) estão corretas.
b) Somente as alternativas (b) e (d) estão corretas.
c) Somente as alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
Habilidades trabalhadas:
(EF67LP07A) – Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informações, entre outros) em textos argumentativos.
(EF67LP07B)– Analisarefeitos de sentido no uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informações, entre outros) em textos argumentativos.
Gênero textual Artigo de Opinião
- Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
- Uso da argumentação e persuasão;
- Geralmente são assinados pelo autor;
- Produções veiculadas nos meios de comunicação;
- Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
- Abordam temas da atualidade;
- Possuem títulos polêmicos e provocativos;
- Contém verbos no presente e no imperativo.
Leia o texto abaixo e responda às questões 06, 07, 08, 09 e 10.
Na próxima primavera vamos poder beijar... (Maria da Penha Vasconcelos, professora do Departamento Saúde Ambiental da USP)
Na virada do ano (2019-2020), um alerta vindo da China notificaa OMS que um novo agente epidêmico desconhecido começava a circular na Ásia Oriental – um novo patógeno coronavírus (Covid-19).
Áreas de pesquisas como virologia, imunologia, infectologia e as epidemiologias nos abastecem de informações de natureza biossocial com os cuidados preventivos, elaboração de protocolos, subsídio às políticas de saúde pública, sistemas de informação sanitária, vigilância sobre notificações das doenças, tendo como estrutura fundamental os centros de pesquisa e o SUS, de abrangência universal.
Contudo, pesquisas e ações de fundamental importância no campo da saúde pública para a melhoria da sanidade pessoal e do meio ambiente contam também com a necessidade de ações da própria comunidade e da sociedade de uma maneira geral, sobretudo, utilizando-se do conhecimento científico produzido para seu bem estar, saúde e salubridade do meio.
Os hábitos e as rotinas na comunidade passam por esforços dos grupos sociais em romper a cadeia de transmissão comunitária, o que exige repensar nossas condutas e etiquetas nas relações sociais, desde a maneira que lavamos as mãos, como lidamos com o cuidado do nosso corpo, como circulamos em lugares públicos, restrições em viagens e lazer e, no limite, o isolamento familiare social.
Entre vários hábitos, o beijo, como forma de expressão de afeto e carinho pelo outro, faz parte do nosso repertório social.
O beijo e a saliva são veículos potentes na transmissão de agentes etiológicos e, no recente episódio da Covid-19, requer criatividade sobre o ato de beijar. O beijo pode ser substituído por outras formas de afeto, talvez um reconfortante abraço ou pelo namastê, com um caloroso sorriso, levantando a palma da mão, encostando o antebraço ou ainda as pontas dos pés.
Com o passar do tempo vamos perceber que essas mudanças ajudam a mitigar a cadeia de transmissão do vírus e, então, é só aguardar a próxima primavera para nos beijarmos.
Questão 06
O texto lido pertence ao gênero textual:
a) editorial.
b) artigo de opinião.
c) crônica.
Questão 07
Reconhecido o gênero textual a que pertence o texto lido, pode-se afirmar que seu objetivo comunicativo é:
a) informar o leitor sobre a pandemia do coronavírus.
b) defender o ponto de vista de que é necessário repensar nosso comportamento social para evitar a transmissão do coronavírus.
c) orientar sobre hábitos de higiene para evitar a transmissão do coronavírus.
d) apresentar estudo científico a respeito da transmissão do coronavírus pela saliva.
Questão 08
Qual é o tema tratado no artigo de opinião?
a) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e a necessidade de mudanças de hábitos para evitar a transmissão do vírus. Como exemplo, ela cita do hábito de beijar.
b) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e diz que podemos beijar.
c) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e diz que o beijo e a saliva não são veículos potentes na transmissão do vírus.
d) A autora discorre sobre a pandemia do coronavírus e alerta que o coronavírus veio da OMS.
Questão 09
Qual é a opinião que a autora expressa no texto em relação ao tema?
a)A autora defende a seguinte opinião: em vez das pessoas se cumprimentarem com as mãos, as pessoas deveriam se beijar.
b) A autora defende a seguinte opinião: é preciso refletir e desenvolver novos comportamentos sociais para evitar a propagação do vírus, entre eles, o hábito de cumprimentar as pessoas; em vez de beijar, um namastê, por exemplo.
Questão 10
Os argumentos utilizados pela autora para reforçar a opinião por ela defendida são:
a)Áreas de pesquisa como virologia, imunologia, infectologia e as epidemiologias fornecem estudos para o entendimento das doenças, dos quaise a partir deles, é possível orientar o comportamento das pessoas para evitar a propagação.
b)A população necessita seguir as orientações fornecidas pelas instâncias da saúde.
c)É importante mudar hábitos/comportamentos sociais em tempos de pandemia e, no caso do Covid-19, é necessário evitar beijos.
Responda:
a) Somente as alternativas (a) e (b) são verdadeiras.
b)Somente as alternativas (b) e (c) são verdadeiras.
c)Somente as alternativas (a) e (c) são verdadeiras.
d)Todas as alternativas são verdadeiras.
Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:ligiavalentim4@gmail.comaté dia 30/11/2020.
Habilidades trabalhadas:
(EF67LP27)– Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
Intertextualidade–Fenômeno da linguagem no qual observamos a influência de um texto sobre outro, seja em relação à estrutura composicional , seja em relação ao tema. Identificamos que os textos “conversam” entre si.
Nos dois fragmentos textuais a seguir, existem aproximações temáticas. Trata-se de dois poemas que têm o mesmo título: o primeiro, do autor Casimiro de Abreu; o segundo, do autor Oswald de Andrade. Você observará que ambos discutem a saudade da infância, porém a partir de pontos de vista distintos.
Leia os textos abaixo e compare:
Meus oito anos Meus oito anos
(Casimiro de Abreu-1858) (Oswald de Andrade -1971)
“Oh! que saudades que tenho “Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida, Da aurora da minha vida
Da minha infância querida Das horas
Que os anos não trazem mais! De minha infância
Que amor, que sonhos, que flores, Que os anos não trazem mais
Naquelas tardes fagueiras Naquele quintal de terra
À sombra das bananeiras, Da Rua de Santo Antônio
Debaixo dos laranjais!” Debaixo da bananeira
[...] Sem nenhum laranjais.”
[...]
Os dois textos são de épocas distintas, mas neles há algo em comum que é a intertextualidade, pois os dois autores estão lembrandoda infância.
O Casimiro de Abreu traz uma infância idealizada (amor, sonhos, flores), já oOswald de Andrade traz a questão do crescimento desordenado, mostrando que aquela natureza falada pelo Casimiro, não existe mais (nenhum “laranjais”).
Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03.
Oração do internauta
Satélite nosso que estais no céu,
Acelerado seja o vosso link,
Venha a nós o nosso host,
Seja feita vossa conexão,
Assim em casa como no trabalho.
O download nosso de cada dia nos dai hoje,
Perdoai nosso tempo perdido no chat,
Assim como nós perdoamos os banners de nossos provedores.
Não nos deixeis cair a conexão e livrai-nos do spam,
Amém!
Questão 01
Identifiquea sequência de palavras retiradas do texto que apresenta verbos no Modo Imperativo:
a) venha – acelerado – feita.
b) assim – perdoamos – casa.
c) perdoamos – provedores – amém.
d) livrai – venha – perdoai.
Questão 02
Esse texto pode ser considerado intertextual, pois
a) faz referência ao Hino Nacional Brasileiro.
b) menciona, de forma explícita, um texto budista.
c) faz alusão indireta aos jovens que passam o dia jogando videogame.
d) denuncia problemas ligados aos hackers.
Questão 03
A “Oração do internauta”reescreve uma oração cristã mantendo a sua estrutura em cada verso, mas mudando as palavras. Realiza a “intertextualidade” com a oração
a) do Pai Nosso.
b) pelonascimentodobudaShakyamuni.
c) de domingo.
d) do Senhor, tem piedade.
Características do Conto:
- narrativa literária curta, como começo, meio e fim;
- tem por objetivo comunicativo despertar no leitor a imaginação, sentimentos e reflexões a respeito da realidade que nos cerca;
- traz discussões relacionadas às crenças, às atitudes, aos valores, à moral, à ética, entre outras questões;
- tem origem na tradição oral e expressa muito fortemente a cultura de um povo, sendo usado como forma de transmissão de conhecimento e culturas diversas;
A estrutura composicional doConto é baseada nos elementos da narrativa;
Narrador: o que conta a históriaem 1ª ou 3ª pessoa;
Enredo: mudança de estado operada pela ação de uma personagem(situação inicial, complicação e conclusão);
Personagens: principais e secundárias;
Tempo: psicológico, cronológico.
Há vários tipos de contos: contos de terror, contos de fadas, contos fantásticos, entre outros.
Leia o texto abaixo e responda às questões 04, 05, 06, 07, 08.
A bolsa amarela (Lygia Bojunga Nunes)
[...]
Eu estava tão ligada na carta do André que nem tinha visto o meu irmão atrás de mim lendo também. Ele me arrancou a carta:
- Quem é o André?
- Ninguém. O André é inventado.
Ele me olhou com aquela cara desconfiada que eu conheço tão bem.
- Já vai começar, é?
- Palavra de honra. Eu tenho mania de juntar nome que eu gosto, sabe? E eu gosto um bocado de André. Aí, quando foi no outro dia, eu estava sem ninguém para bater papo e então inventei um garoto pro nome. Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim. Aí comecei a escrever pra ele.
- Escuta aqui: por que é que você acha que eu vou acreditar nessa história?
- Porque é verdade, ué.
- Ele é teu namorado? É aluno da escola?
- Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo.
Meu irmão fez cara de gozação:
- E por que é que você inventou um amigo em vez de uma amiga?
- Porque eu acho muito melhor ser homem do que mulher.
- Ele me olhou bem sério. De repente riu:
- No duro?
- É sim. Vocês podem um monte de coisas que a gente não pode. Olha lá na escola, quando a gente tem de escolher um chefe pras brincadeiras, ele sempre é um garoto. Que nem chefe de família: é sempre o homem também. Se eu quero jogar uma pelada, que é o tipo de jogo que eu gosto,todo mundo faz pouco de mim e diz que é coisa pra homem, se eu quero soltar pipa, dizem logo a mesma coisa. É só a gente bobear que fica burra: todo mundo tá sempre dizendo que vocês é que têm que meter as caras no estudo, que vocês é que vão ser chefe de família, que vocês é que vão ter responsabilidade, que – puxa vida! – vocês é que vão ter tudo. Até pra resolver casamento –então eu não vejo? – a gente fica esperando vocês decidirem. A gente tá sempre esperando vocês resolverem as coisas pra gente. Você quer saber de uma coisa? Eu acho fogo ter nascido menina.
Meu irmão nem ligou. Mas também por que é que ele ia ligar? Eu tava dizendo que ser homem é bom...Aí eu pensei que ele ia curtir conversar comigo, mas ele virou e disse:
- Então me conta: quem é o André?
- Quase caí pra trás:
- Mas eu já contei!
- Conta melhor. Eu não tô acreditando que essa transa toda é só pra ter um papo.
- Bom, só-só não.
- Ah!...
- O quê?
- Conta.
- É o seguinte: eu resolvi ser escritora, sabe? E escritoratem que viver inventando gente, endereço, telefone, casa, rua, um mundo de coisas. Então eu inventei o André. Pra já ir treinando. Só isso.
[...]
Questão 04
A menina não tinha ninguém com quem conversar. Então, inventou
a)uma discussão com o irmão.
b) um namorado mais velho que ela.
c) um livro em que publica suas histórias.
d) umgaroto para trocar correspondência.
Questão 05
O texto narra
a) um diálogo entre irmãos que têm ideias parecidas sobre escrever cartas.
b) a percepção dos dois irmãos de como tudo é mais fácil para as meninas.
c) uma conversa que mostra a difícil convivência entre o menino e sua irmã.
d) o discurso do menino tentando convencer a irmã a parar de escrever.
Questão 06
Em “Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim”, as palavras em destaque caracterizam substantivos e são exemplos de
a) adjetivos.
b) artigos.
c) pronomes.
d) verbos.
Questão 07
Quando a narradora diz “Vocês podem um monte de coisas [...]”, elase refere aos
a) chefes.
b) homens.
c) escritoras.
d) professores.
Questão 08
Em “- Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo”, o travessão foi usado para indicar a
a) separação de frase.
b) fala da personagem.
c) separação de parágrafo.
d) explicação de algo.
Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:
ligiavalentim4@gmail.com até o dia 16/11/2020.
Habilidades trabalhadas:
(EF67LP28) – Ler e compreender, selecionando procedimentos e estratégias de leituras adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, romances infanto-juvenis, contos populares e de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, processando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferência por gêneros, temas e autores.
Fábula (em Latim, história, jogo, narrativa)
- narrativa alegórica e curta;
- escrita em prosa ou verso;
- as personagens geralmente são animais que apresentam características humanas (fala, costumes e outras);
- aborda temas variados
- no final, apresenta um ensinamento, uma lição moral para o homem;
- por ser transmitida oralmente, propicia a criação de versões diferentes para uma mesma história.
Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08.
A causa da chuva (Millôr Fernandes, Fábulas Fabulosas)
Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
- Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro – esclareceu a galinha.
- Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa. – Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
- Como assim? – disse a lebre. – Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que têm dentro.
Nesse momento começou a chover.
- Viram? – gritou galinha. – O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
- Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? – disse o sapo.
- Mas, como assim? – tornava a lebre. – Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?
Questão 01
As personagens do texto são:
a) galinha, chuva, animais.
b) galinha, sapo, lebre.
c) sapo, chuva, animais.
d) galinha, lebre, chuva.
Questão 02
Quanto ao foco narrativo temos:
a) narrador personagem, pois ele narra em primeira pessoa (eu/nós), participa da história.
b) narrador observador, pois ele narra em terceira pessoa (ele/eles), não participa da história.
Questão 03
Qual era o motivo da inquietação dos animais?
a) Diziam que ia chover logo.
b) Chove só quando a água cai do teto do galinheiro.
c) A falta da chuva.
d) Não veem que a água cai das folhas das árvores.
Questão 04
Assinale a alternativa que justifica a resposta dada à questão anterior:
a) ”Uns diziam que ia chover (...)”
b) “(...) outros diziam que ainda ia demorar.”
c) “Mas não chegavam a uma conclusão.”
d) “Não chovia há muitos e muitos meses.”
Questão 05
Ao dizer “Ora, que bobagem!”, o sapo expressa a opinião dele em relação ao esclarecimento da galinha (“Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro”). Podemos afirmar, então, que o sapo considerou-a
a) coerente.
b) descabido.
c) possível.
d) evidente.
Questão 06
De que forma cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita?
a) Quando começou a chover, todas as afirmações estavam corretas de acordo com o ponto de vista de cada personagem.
b) Quando começou a chover, todas as afirmações das personagens estavam incorretas.
Questão 07
Que ensinamento o texto nos traz?
a) Cada um de nós tem uma opinião e temos que respeitar a opinião do outro.
b) Cada um de nós tem uma opinião e não temos que respeitar a opinião do outro.
Questão 08
O gênero textual que encerra um ensinamento é denominado:
a) poema.
b) crônica.
c) notícia.
d) fabula.
Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:
ligiavalentim4@gmail.com até dia 12/10/2020.
(EF07LP10) – Utilizar, ao produzir diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, já estudados.
Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03, 04
Aos 9 anos, garoto brasileiro escreve livro durante a quarentena
Um grupo de amigos sobe em uma casa na árvore. Nela, há um botão que os leva para um universo paralelo, onde tem uma missão: impedir que um terrível vilão faça com que os humanos se esqueçam dos seus sonhos e passema ter apenas pesadelos. Esta é a história de “O menino e a Casa na Árvore – Entre Sonhos e Pesadelos”, livro escrito por Samuel Erthan Robinson, 9 anos, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Antes da pandemia, o estudante, que é fã de livros literários e enciclopédias infantis, já mantinha o hábito de escrever histórias, mas não compartilhava. Então, veio o isolamento social. “Comecei a escrever em março. No início, seria só mais umas das minhas historinhas.Mas aí eu comecei a pensar que poderia se tornar um livro para as outras pessoas lerem”, contou Samuel ao joca.
Para levar o projeto em frente, em maio, a família de Samuel criou uma vaquinha on-line (em que pessoas fazem doação via internet) para arrecadar dinheiro e pagar pela publicação. Levou 14 dias para arrecadar o suficiente e poder mandar a história para uma editora. O lançamento acontece ainda em agosto – a obra será vendida pela internet.
Todas as pessoas que contribuíram com a vaquinha vão receber um exemplar.
(veiculado no Jornal joca/edição 154/agosto de 2020).
Questão 01
O texto que você acabou de ler é um(a):
a) conto.
b) reportagem.
c) resenha.
d) crônica.
Questão 02
O assunto abordado no texto é:
a)um menino de 9 anos que escreveu um livro na quarentena.
b)um grupo de amigos sobe em uma casa na árvore.
c) a história de “O menino e a Casa na Árvore”.
d) que humanos se esqueçam dos seus sonhos e passam a ter apenas pesadelos.
Questão 03
Samuel Erthan Robinson, de 9 anos, começou a escrever:
a) em agosto.
b) durante o isolamento social.
c) em março.
d) ele já tinha o hábito de escrever histórias.
Questão 04
Quem deu um empurrão para que Samuel Erthan Robinson escrevesse foi:
a) o pai.
b) a mãe.
c) a editora
d) a família.
ADVÉRBIO é a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo ou do próprio advérbio.
Ex.: Nosso time jogou bem. (bem modificou overbo jogar).
O centroavante é muito veloz. (muitomodificou o adjetivo veloz).
O ponta-esquerda chutou muito bem. (muito modificou o advérbio bem).
Principais advérbios: 1) de afirmação: sim, certamente, deveras, realmente. 2) de dúvida: talvez, acaso, porventura, provavelmente. 3) de intensidade: muito, pouco, bastante, mais, menos, tão, meio, demais, bem, mal. 4) de lugar: abaixo, acima, acolá, cá, lá, aqui, ali, aí, além, aquém, atrás, fora, afora, dentro, perto, longe, adiante, diante, onde. 5) de modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, melhor, pior, calmamente, livremente e quase todos os advérbios terminados em – mente.6) de negação: não, tampouco. 7) detempo: agora, hoje, amanhã, depois, ontem, anteontem, já, sempre, ainda, logo, antes, cedo, tarde, então, breve, brevemente, imediatamente, raramente, finalmente, presentemente, diariamente.
Questão 05
Faça a correspondência dos advérbios:
( ) Ande depressa. ( 2 ) intensidade
( ) Ande mais depressa. ( 3 ) dúvida
( ) Cheguei cedo. ( 4 ) lugar
( ) Nãojogue lixo no chão. ( 5 ) tempo
( ) Talvezchova amanhã. ( 6 ) negação
LOCUÇÕES ADVERBIAIS são expressões que têm a função dos advérbios. Iniciam-se frequentemente por uma preposição: às cegas, às claras, à toa, às pressas, a pé, de vez em quando, em breve, em vão, à noite, às escondidas, às vezes, ao acaso, de repente, de vez em quando, em breve, em cima, sem dúvida, com certeza, por certo, de propósito, de improviso, à direita, à esquerda, a distância, ao lado, de longe, de perto, neste lugar, de modo, de fato, em excesso, para dentro, por ali, à vontade, de manhã, à tarde, à noite, de modo algum, lado a lado, hoje em dia, de jeito nenhum, de modo algum, de súbito.
Ex.: De repente, apareceu por trás da moita uma enorme cobra.
Sem dúvida, as pessoas desonestas agem às escondidas porque sabem que estão erradas.
De vez em quando é preciso fazer revisão do carro.
Questão 06
No trecho: “Um grupo de amigos sobe em uma casa na árvore.” As locuções adverbiais são:
a) um grupoe de amigos.
b) em uma casae na árvore.
c) de amigose sobe.
d) de amigoseuma casa.
Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:
ligiavalentim4@gmail.com até dia 29/09/2020.
(EF69LP44) – Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL POEMA
- Eu lírico (ou eu poético): é a voz que fala, expressa sentimentos no poema.
- Verso: é cada linha do poema; é uma unidade rítmica.
- Estrofe: é o conjunto de versos.
- Métrica: representa o número de sílabas poéticas no verso.
- Ritmo: alternância de sons fracos e fortes; melodia.
- Rima: igualdade ou semelhança de sons entre as palavras de versos diferentes. Versos sem rimas são denominados versos brancos ou soltos.
A poesia pode estar em todas as coisas, considerando os mais corriqueiros dos gestos, nas mais despretensiosas atitudes, passando pelas diferentes manifestações artísticas, como artes plásticas, fotografia, música e teatro, e não apenas na literatura. Fazer poesia é abusar do sentido conotativo (figurado) das palavras; é colocar a criatividade a serviço da vontade de provocar no leitor uma experiência sensorial, íntima e individual, pois o que soa poético para um, pode não representar nada para outro.
Leia o poema abaixo e responda às questões
Tempo de super-heróis (Andréa Paulon)
Ah! Como era divertido
Ser um super-herói!
Saltava,
Desaparecia,
Aparecia em qualquer lugar,
A todo momento,
Diferente em cada fantasia,
Quantos poderes!
Quantas vitórias!
Derrotas?
Somente para os adversários.
Problemas?
Motivos para o nascer de um novo super-herói
E eles não se esgotavam,
Não se cansavam,
Não desanimavam,
Simplesmente,
Transformavam-se.
Que saudade daquele tempo,
Daquele mundo,
Daquelas “guerras”!
Daqueles perdedores
Que, sem rancor algum,
Propunham a próxima “batalha”,
Ainda que para, novamente, perdê-la,
Porque o indispensável era brincar.
Brincar de lutar,
Brincar de vencer,
Brincar de perder,
Brincar de morrer...
-Mas, de verdade,
Continuar a viver.
Questão 01
Pode-se afirmar que o texto lido é:
a) um poema.
b) uma crônica.
c) um conto.
d) uma notícia.
Questão 02
Que nome se dá à voz que fala num poema?
a) narrador.
b) eu lírico.
Questão 03
Quem é o eu lírico do poema lido?
a) É um adulto, pois demonstra que está com saudade da infância.
b) É um idoso, pois demonstra que está com saudade da adolescência.
Questão 04
No verso “Que saudade daquele tempo” a que momento o eu lírico faz referência?
a)à velhice dele.
b) à infância dele.
c) à adolescência dele.
Questão 05
Porque as palavras “guerra” e “batalha” estão aspas?
a) Porque representam, na verdade, as brincadeiras de super-heróis propostas na adolescência.
b) Porque representam, na verdade, as brincadeiras de super-heróis propostas na infância.
Questão 06
Releia os versos a seguir:
“Brincar de vencer,
Brincar de perder,
Brincar de morrer...
- Mas na verdade,
Continuar a viver.”
O versos em destaque apresentam a figura de linguagem denominada
a) personificação.
b) metáfora.
c) antítese.
d) comparação.
Questão 07
O significa “viver” para o poeta?
a) morrer,
b) brincar.
c) perder.
Questão 08
Ao falar sobre “derrotas” e “problemas”, o eu lírico demonstra que a infância dele foi
a) positiva.
b) negativa.
Enviar somente as respostas das questões por meio do e-mail:
ligiavalentim4@gmail.comaté o dia 14/09/2020.
Habilidades desenvolvidas na atividade que segue:
(EF07LP05C) – Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação bitransitiva (transitivos e intransitivos).
(EF69LP47) – Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos. São eles o objeto direto e objeto indireto.
Para achar o objeto direto, fazem-se as perguntas o quê? ou quem? ao verbo. A resposta será o objeto direto.
Ex.: A escola ensina coisas interessantes.
A escola ensina o quê? coisas interessantes – objeto direto.
Para achar o objeto indireto, fazem-se, as perguntas de quê?,de quem?, a quê?, para quê?, para quem?, etc. ao verbo. A resposta será o objeto indireto.
Lembre-se: O objeto indireto vem acompanhado de preposição.
Ex.: Entreguei as chaves ao dono.
Entreguei as chaves para quem? ao dono - objeto indireto.
Verbos intransitivossão aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo.
Ex.: Finalmente, adormeceu.
Questão 01
O verbo que pede complemento é denominado
a) transitivo
b) intransitivo.
Leia o texto e responda às questões 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09.
Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho! Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado, pois os bichanos são sensíveis e ficam inseguros em situações estranhas. Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.
Já reparou como eles se lambem muito? Uma das razões para isso é se limpar. A língua dos gatos é áspera e tem, na superfície, saliências em forma de ganchos que funcionam como um pente. Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez. O comportamento também deixa o pelo impermeável (evita a entrada de água), o que dificulta a multiplicação de parasitas.
Questão 02
O texto tem a finalidade de
a) explicar.
b) entreter.
c) advertir.
d) divulgar.
Questão 03
No trecho ”Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez.”, o termo
“-la” refere-se à:
a) água.
b) limpeza.
c) língua.
d) sujeira
Questão 04
Para fazer referência a gato, quais outros nomes o autor do texto emprega?
Questão 05
Quais são os adjetivos empregados na caracterização dos gatos?
a) água e banho.
b) bichanos e sensíveis.
c) inseguros e áspera.
d) sensíveis e inseguros.
Questão 06
Releia: “Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho!”.
Quais são os verbos do trecho lido?
a) têm e gostam
b) medo e água.
c)gostam e banho.
d) têm e medo.
Questão 07
Os verbos do trecho acima são:
a) transitivos.
b) intransitivos.
Questão 08
Qual o verbo do trecho acima pede complemento precedido de preposição?
Questão 09
Qual é o complemento desse verbo?
O conto é uma narrativa. Os elementos que compõem a estrutura de uma narrativa são: personagens, enredo, tempo, espaço, foco narrativo.
Leia o conto e responda às questões 10, 11, 12, 13, 14.
A grande festa (Andréa Paulon)
Àmedida que os convidados chegavam, o nervoso aumentava; afinal, faltavam alguns “últimos toques” para a grande festa. Os refrigerantes estavam no gelo; os salgadinhos, aos poucos, iam para o microondas; o bolo (que delícia de morangos!!!) era a maior atração – não havia convidado que deixasse de dispensar uma olhadela sobre ele.
Ouviam-se gritos de crianças, choros de bebês, risadas de adultos, porque, agora, tudo era festa.
A fumacinha liberada pela chaminé da churrasqueira (Papai Noel deve cheirar à carne assada!!!) instigava a vizinhança com aquele cheirinho apetitoso de carne na brasa.
Tudo na festa era servido com fartura. Parecia não haver preocupação com desperdícios, fossem estes de salgadinhos, docinhos, refrigerantes... O que importava era a ótima recepção que se proporcionava aos convidados.
De repente, apagam-se as luzes e o “Parabéns a você!” rouba o lugar dos comes e bebes. (Puxa! Agora é a vez dos morangos! Chega a dar água na boca!!!). Tenho certeza de que os convidados estavam esperando ansiosamente por esse momento. (Tanto quanto eu!) mas, a mim, restava tão somente observar cada passagem da festa, sentado naquele muro úmido e debaixo daquele acanhado sereno.
Questão 10
Quanto ao foco narrativo, o conto apresenta
a) narrador-observador.
b) narrador-personagem.
Questão 11
Onde acontecem os fatos?
a) em uma casa..
b) em uma praça.
c) em uma chácara.
d) a casa da vizinha.
Questão 12
Em que momento do dia a festa acontece?
a) pela manhã.
b) à tarde.
c) à noite.
Questão 13
Releia o texto: “À medida que os convidados chegavam, o nervoso aumentava (...)”. Os verbos do texto são:
a) medida e convidados.
b) convidados e chegavam.
c) chegavam e aumentava.
d) nervoso e aumentava.
Questão 14
Os verbos identificados são:
a) transitivos diretos.
b) transitivos indiretos.
c) intransitivos.
COMPLEMENTO VERBAIS.
hABILIDADE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
EXERCÍCIOS SOBRE OBJETO DIRETO E INDIRETO.
EF69LP17- IDENTIFICAR RECURSOS ESTILISTICOS E SEMÍOTICOS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS E PUBLICITÁRIO.
QUESTÃO 1
Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:
a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
Necessitamos – Verbo transitivo indireto de sua ajuda – objeto indireto
b) O diretor fez as recomendações aos alunos.
____________________________________
____________________________________
c) A plateia aplaudiu o artista famoso.
____________________________________
____________________________________
d) As encomendas foram entregues aos moradores.
______________________________________
______________________________________
e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.
______________________________________
______________________________________
QUESTÃO 2
Diante das orações em evidência, procure analisá-las enfatizando o núcleo do predicado, ou seja, o próprio verbo, e posteriormente responda às questões:
O sol brilhava incessantemente.
Os alunos conquistaram a vitória.
Pensamos em vocês e trouxemos um lanche.
a – Comente sobre a semelhança/diferença existente entre elas no que se refere à transitividade.
b – Na terceira oração detectamos a presença de um conectivo (conjunção) desempenhando a função de ligar uma ideia à outra. Trata-se de oração ou de um período? Qual o sujeito e como ele se classifica? Apresente sua justificativa.
c – Com referência à primeira oração, há uma particularidade específica que a ela se refere? No caso de uma resposta afirmativa, justifique-a.
QUESTÃO 3
(E. S. Propaganda e marketing) “Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas”.
Os termos destacados são, respectivamente:
a- ( ) sujeito, objeto direto, objeto indireto
b- ( ) objeto direto, sujeito, objeto indireto
c- ( ) sujeito, objeto indireto, objeto direto
d- ( ) sujeito, sujeito, objeto indireto
e- ( ) objeto direto, sujeito, objeto direto
De acordo com o código à mostra, analise os termos em destaque das seguintes orações:
OD – objeto direto
OI – objeto indireto
a – Eu acredito em você e não confio em boatos ( ).
b – Ganhamos a partida em tempo recorde ( ).
c – Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada ( ).
d – Eu a vi saindo depressa ( ).
e – Continuas persistindo no erro ( ).
Os pronomes oblíquos funcionam sintaticamente como complementos verbais. Partindo dessa prerrogativa, exercite seu conhecimento substituindo as palavras destacadas por pronomes, de modo a tornar as orações de acordo com a linguagem padrão. Em seguida, classifique-os como objeto direto ou indireto:
a – Ame a vida e viva a vida intensamente.
b – Trouxe os presentes e entregarei os presentes amanhã.
c – Você foi vitorioso, por isto estamos aqui para cumprimentar você.
d – Espero ansioso por notícias, gostaria de receber as notícias hoje mesmo.
e – O livro já foi entregue ao professor, e na oportunidade gostaria de pedir o livro novamente.
São Paulo, 22 de junho de 2020
2. O marido não queria tratar a galinha de forma especial para:
3. Na passagem “onde tratam dela a pão de ló”, a expressão destacada significa:
Duas gorilas fêmeas também estavam no habitat no momento do incidente. Maynard disse que o menino, ainda não identificado, não ficou seriamente ferido pela queda. Em um comunicado, o zoológico disse que ele estava alerta e foi levado a um hospital.
Harambe nasceu no zoológico de Gladys Porter, no Estado norte-americano do Texas, e mudou-se para Cincinnati em 2014. Os gorilas das planícies ocidentais são uma espécie ameaçada, e Maynard disse que o zoológico esperava utilizar Harambe para reprodução.
6. Assinale os verbos presentes no 2º. parágrafo:
a) barreira, caiu, dentro, informou
b) passou, caiu, agarrou, informou.
c) passou, caiu, metros, agarrou.
d) menino, barreira, agarrou, informou.
Bom dia! Posso fazer no caderno e enviar a foto para o email?
ResponderExcluirÉ para fazer em folha separada?
ExcluirSim pode
ExcluirProfessora,perdi o papel com o dia da entrega da prova,quando será a entrega?
ResponderExcluirDia 27,28
ExcluirOlá boa tarde dia 27 e 28 de maio na secretaria da Escola.
ExcluirObrigada
Prof. Coord. Renata
Boa tarde é para fazer no caderno ou em folha separada?
ResponderExcluirNo caderno
ExcluirEu queria esclarecer uma duvida que tenho sobre os livrinhos que vocês entregaram sobre precipitação aos responsaveis sobre o corona virus e o centor de midias sp tem que responder ou é só para cientizar os pais dos estudantes.E se for para fazer é obrigatório boa tarde.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá! Desculpe não ter respondido antes. Eu estava com dificuldade de publicar no Blog, porém o professor responsável pelo Blog, conseguiu sanar o problema.
ExcluirOs livrinhos são para conscientizar os pais e alunos. Ok
Por favor, quando precisar entrar em contato comigo, envie e-mail para: ligiavalentim4@gmail.com
Cuide-se! Profa. Ligia
Professora tem que copiar o passar naquele enorme túnel____ pessoas. Sem quadrilha. Foi assim a festa junina ____ 2020. Em casa. Cuidei de mim e do próximo. ____2021, o arraiá terá sabor ____maçã de muito amor. Quero encontra-lo lá. Então, se puder, #fique em casa!”?por que é muito grande na questão 09?
ResponderExcluirOlá! Qual é o seu nome?
ExcluirVocê está falando da questão 09?
É só para responder qual é a alternativa correta. Ok.
Cuide-se! Um abraço da profa. Ligia
PROFESSORA TEM QUE COPIAR AS HABILIDADES.
ResponderExcluir