São Paulo, 23 de novembro de 2020
Tecnologia e Inovação
São Paulo, 09 de novembro de 2020
Tecnologia e Inovação
São Paulo, 26 de outubro de 2020
Tecnologia e Inovação
São Paulo, 21 de setembro de 2020
Tecnologia e Inovação
São Paulo, 08 de setembro de 2020
Tecnologia e Inovação
Assista os vídeos abaixo:
São Paulo,17 de agosto de 2020
Tecnologia e Inovação
São Paulo, 03 de agosto de 2020.
São Paulo, 13 de julho de 2020.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING
ATIVIDADE 3– Baseando-se no vídeo assistido, elaboreum INFOGRÁFICO cuja mensagem a ser transmitida seja VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING.
UTILIZE O CHAT DO CMSP – CENTRO DE MÍDIAS DE FORMA APROPRIADA.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
São Paulo, 13 de julho de 2020.
Atividade nº 3 – 2º bimestre -7º Anos A, B e C.
PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE:
(EF67TEC05) Reconhecer a existência do cyberbullying no contexto digital, identificando os mecanismos de violência e intolerância digital.
Objetivo: Construir boas relações, gerar ótimas conexões para alcançar bons resultados no ambiente onde está inserido, visando a melhoria da convivência. Viver e conviver.
Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura e assistirem o vídeo. Aproveite esse momento.
VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING
Nocaderno do aluno, tecnologia e inovação, das páginas 57 a 60, os temas bullying e cyberbullying são discutidos de forma a conscientizar que existe um crime para quem pratica esses atos. Sendo assim assista o vídeo a seguir (caderno do aluno página 57). Chame seus pais para assistirem o vídeo. Aproveite esse momento com sua família.
O futuro da internet depende do que se faz com ela hoje. Ao usar a internet para agredir e humilhar alguém há um estímulo para que novas leis de controle e proibição sejam criadas e quem perde são os internautas, que tem sua liberdade cada vez mais vigiada e cerceada pelo comportamento de uma parte da sociedade. Quanto mais pessoas conscientes, mais conseguimos criar comportamentos positivos, que se sobreponham à má utilização da ferramenta. Dessa forma, conseguiremos mais segurança e liberdade para navegar na web por conta da utilização com responsabilidade e respeito.
E a formação de pessoas conscientes e responsáveis começa na infância com orientação e educação. A adoção de condutas pacíficas, inclusivas e de convívio harmonioso passa pela participação direta dos pais e responsáveis, como educadores. Neste post, trazemos algumas dicas para você saber o que fazer no caso de vivenciar um caso de cyberbullying junto a filhos ou alunos. Confira:
* Se seu filho ou aluno está passando por este tipo de situação, ofereça apoio e mostre que ele não está sozinho, nem é culpado pelas ofensas que está sofrendo.
* Provocações e ofensas na Internet não devem ser respondidas. Ao passar por isso, grave todas as mensagens ou imagens.
* Imagens ou comentários ofensivos podem ser denunciados ao próprio site, sendo possível bloquear o contato no celular, chat, e-mail e redes sociais.
* Cuidado com o que escreve e com as imagens que divulga na rede. Conecte-se com respeito.
* Se perceber que algum colega de seu filho está sofrendo agressões pela Internet, encoraje-o a denunciar e ajude-o.
* Em casos de cyberbullying, é importante buscar diálogo com todas as partes envolvidas - autores, vítimas, pais/responsáveis e a escola, quando for o caso e quando for possível.
* Os pais podem ser responsabilizados judicialmente pelas agressões que os filhos cometem, porém, o mais adequado é tentar resolver essa situação com diálogo e orientação, já que crianças precisam do cuidado dos adultos, de ambos os lados da questão.
Fonte: https://new.safernet.org.br/content/dicas-para-fam%C3%ADlia-e-para-escola-de-como-lidar-com-o-ciberbullying – Caderno do Aluno, página 59.
ATIVIDADE 3– Baseando-se no vídeo assistido, elaboreum INFOGRÁFICO cuja mensagem a ser transmitida seja VOCÊ PODE ESCOLHER, DIGA NÃO AO CYBERBULLYING.
UTILIZE O CHAT DO CMSP – CENTRO DE MÍDIAS DE FORMA APROPRIADA.
Data de devolução da atividade: 24/07/2020.
Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.
Dia D Movimento Inova – CMSP
03/07 - Boas vindas - Dia D Movimento inovahttps://www.youtube.com/watch?
03/07 - Oficina socioemocionais em tempo de pandemia
https://www.youtube.com/watch?
03/07 - Oficina Programação Desplugada (Telefônica-Vivo)
https://www.youtube.com/watch?
03/07 - Vamos conhecer um pouco sobre a feira de ciências (FeCEESP)
https://www.youtube.com/watch?
03/07 - Robótica - Meu Projeto de Vida - Aluno Marcus
https://www.youtube.com/watch?
03/7 – Oficina de autômatos – cultura maker
https://www.youtube.com/watch?
03/7 – Oficina de Minecraft de papel (Microsoft)
https://www.youtube.com/watch?
03/7 – Oficina Meu projeto de vida
https://www.youtube.com/watch?
03/07 - FeCEESP Debate de Ideias e seus sucessos
https://www.youtube.com/watch?
03/07 - Oficina eletivas - Bora Criar
https://www.youtube.com/watch?
03/07 – Culminância de projetos (eletivas)
https://www.youtube.com/watch?
03/07 – Bate-papo com Any Gabriely (grupo Now United)
https://www.youtube.com/watch?
03/07 - Oficina “Fake news, aqui não”
https://www.youtube.com/watch?
03/07 – Encerramento – O que isso tem a ver com meus sonhos e o mercado de trabalho?
https://www.youtube.com/watch?
Tecnologia e Inovação
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
São Paulo, 25 de junho de 2020.
Atividade nº 2 – 2º Bimestre - para os 7º Anos A, B e C.
PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADES:
Fundamental II – 6° e 7° anos
(EF67TEC01) Identificar e explorar as TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos de uso.
(EF67TEC02) Analisar a utilização das TDIC de forma criativa, crítica e ética, promovendo a autoria e o protagonismo.
Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura. Aproveite esse momento.
O QUE É INFOGRÁFICO?
O SP FAZ ESCOLA – Caderno do Aluno do 7º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, traz na página 56, a proposta para você trabalhar o que é infográfico.
Primeiramente, veja a figura a seguir:
Essa imagem passou alguma informação ou informações? Quais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Então, você percebeu que uma imagem pode passar informações a respeito de algo que queremos transmitir.
Infográfico é isso... um texto organizado por elementos verbais e visuais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, entre outros), que juntos permitem construir o significado. Normalmente tem caráter explicativo ou informativo. E é muito utilizado na mídia digital e impressa para informar o leitor.
Atividade 2 - Crie seu infográfico. Use uma folha de sulfite ou a folha de seu caderno. Lembre-se que você é o protagonista da atividade. Use a imaginação. Transmita sua mensagem de forma clara e precisa. Tire uma foto da atividade pronta e envie para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br.
Lembre-se que na página 56 do caderno do aluno, volume 2, parte 2, você tem a ATIVIDADE 1 – PARA INÍCIO DE CONVERSApara resolver. Finalizando a atividade tire uma foto e a envie.
Fonte: Safernet Brasil, Infográfico Bullying: saiba como evitar, denunciar e ajudar quem é vítima: Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/infograficobullying Acesso em 30 de nov. 2019.
LEMBRE-SE QUE QUEM LÊ APRENDE A EXPANDIR OS HORIZONTES.
Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.
Data de entrega da atividade: 13/07/2020.
Boa sorte!
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
São Paulo, 15 de junho de 2020.
Atividade nº 1 – 2º Bimestre - para os 7º Anos A, B e C.
PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Objetivo: Construir boas relações, gerar ótimas conexões para alcançar bons resultados no ambiente onde está inserido, visando a melhoria da convivência. Viver e conviver.
Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; LEIA EM VOZ ALTA; tenha um compromisso firmado com a leitura, chame seus pais para participarem da leitura. Aproveite esse momento.
COMO DESENVOLVER HABILIDADES INTERPESSOAIS?
Atualmente, as interações sociaispedem determinadas competências especiais, que são chamadas de habilidades interpessoais. Independente da área, ou seja, de estudo ou de trabalho, é necessário lidar com pessoas diferentes para alcançar um objetivo. Por isso, é fundamental que aprendamos desde cedo como desenvolver essas habilidades.
CONTINUE A LEITURA E FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO
Quais são as principais habilidades interpessoais?
1. Cordialidade
Ser cordial é ser gentil, educado, respeitoso, tratar com cuidado os colegas e as pessoas ao redor etc.
É também uma habilidade bastante requisitada no mercado de trabalho, já que profissionais mais cordiais tendem a ser mais produtivos e ajudar no desenvolvimento de um ambiente mais estável.
2. Objetividade
Sabe aquele amigo que só enrola em tudo que tem para fazer e se perde todo com os prazos? Pois uma pessoa objetiva é o oposto disso:faz o que tem que fazer sem deixar para depois, entrega suas tarefas dentro dos prazos e não cria problemas secundários. Quem tem essas características é sempre bem-vindo em grupos de trabalho.
3. Responsabilidade
Responsabilidade é uma habilidade que deve ser desenvolvida, pois, sem ela, as relações não duram muito. Em qualquer área da vida é importanteassumir erros e arcar com consequências, bem comotransmitir segurançaquando é necessário.
4. Comunicação verbal e não verbal
Saber comunicar-se é primordial, tanto verbalmente quanto não verbalmente.Uma boa comunicação envolve empatia, respeito e ética, valores que não podem faltar nas relações sociais.
Saber o que falar, quando falar, como usar palavras para agregar algo de bom as pessoas, como usar gestos, posturas e abraços: essas são as características de uma boa capacidade de comunicação verbal e não verbal. Você já percebeu que o CORPO FALA?
O QUE FAZER PARA DESENVOLVER HABILIDADES INTERPESSOAIS?
1. Pratique a escuta ativa
Como assim? Escute os outros. Só falar o tempo todo não dá!
Vale lembrar que escutar não significa somente ouvir. Envolveprestar atençãono que está sendo falado e respeitar o que os colegas/amigos estão dizendo. Evite interromperas pessoas e pense no que elas dizem.
As pessoas gostam de quem as deixa falar, quem se envolve nos seus assuntos e importa com o que dizem. Saber escutar é a chave para a construção e manutenção de bons relacionamentos.
2. Desenvolva a capacidade de tomar iniciativas
Precisamostomar iniciativas e assumir riscos. Por exemplo, quando o chefe propõe algo à equipe e ninguém se dispõe a executar, aquele que se destacar tomando a iniciativa certamente será considerado um bom funcionário.
Na vida, muitas vezes, é necessáriodar um primeiro passo e assumir responsabilidades. Um profissional e ser humano que sabe tomar iniciativas tende a ser muito valorizado pelas pessoas ao redor.
3. Que tal se colocarno lugar do outro?
Em qualquer ambiente que frequentamos, precisamosnos colocar no lugar do outro. As pessoas curtem quem respeita seus pensamentos e entendem suas dificuldades.
Uma pessoa que consegue se colocar no lugar do outro é cordial, gentil, sábia e sabe manter relacionamentos sólidos.
4. Precisamos criar o hábito dofeedback, ou seja, dar ou pedir uma resposta a um determinado assunto ou acontecimento
Feedbacks são importantes para sabermos se estamos fazendo a coisa certa ou não. Ter a humildade depedir feedbackssobre algo é fundamental, poisajudará a saber o que está errando e como pode melhorar. Até porque ficar insistindo no mesmo erro sem perceber é bem chato.
5. O poder das boas conexões
Para alcançar bons resultados na vida, seja ela profissional, acadêmica ou pessoal, é essencial que tenhamosrelacionamentos sadios e boas conexões.
Na vida profissional, boas conexões são aquelas que te estimulam a crescer, te inspiram a chegar a melhores posições. Na vida escolar da mesma forma. E na vida pessoal é bom estar ao redor de pessoas empáticas, que façam críticas construtivas sempre que necessário.
6. Invista em autoconhecimento
Autoconhecimento influencia no controle de emoções, o que é muito útil em ambientes corporativos e trabalhos em grupo. É importante controlar as emoções para não viver explodindo por aí sem motivo.Afinal, conhecendo seus pontos fortes e limites, ele poderá trabalhar melhor a cordialidade, objetividade e outras habilidades.
7. Reconhecer os próprioserros
Reconhecer os próprios erros é fundamental para que se evolua. Essa dica se relaciona com a dica 4, já que, além de pedirfeedbacks, as pessoas devemolhar para si mesmas e admitir suas falhas. A humildade é muito importante, pois nos ajuda a reconhecer que somos humanos, passíveis de erros, mesmo que sejamos muito bons no que fazemos.
8. A importância de resolver problemas
É importante que desenvolvamos a capacidade de superar problemas. É necessário que aprendamosbuscar soluções, analisando fatos e informações relevantes, e não desistindo diante das dificuldades.
É importante desenvolver a habilidade de enxergar um problema, verificar possíveis causas, investigar e pensar em várias soluções.
Assim como o pensamento crítico, uma boa capacidade de solução de problemas é crucial para quepossamosnos destacar no mercado de trabalho.
9. Fazer bom uso da tecnologia e dos jogos
Novas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de solução de problemas (dica anterior), da criatividade e de habilidades vitais, comoleitura e escrita.
Como vimos neste artigo, precisamos das habilidades interpessoais para o convívio em sociedade, e é fundamental que conheçamos algumas formas de desenvolvê-las.
LEU O TEXTO? ENTÃO VOCÊ CHEGOU NO FIM DA ATIVIDADE. ISSO MESMO, ESSA ATIVIDADE É SOMENTE LEITURA.
LEMBRE-SE QUE QUEM LÊ APRENDE A EXPANDIR OS HORIZONTES.
Não esqueça de colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA em todas as suas atividades.
São Paulo, 11 de maio de 2020.
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
TECNOLOGIA E ARTE
São Paulo, 08 de maio de 2020
Atividade nº 6 para os 7ºs A, B e C
PROF. JOSÉ CARLOS - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
PROFa. – KAYSSA MAVRIDES - ARTE
e-mail: kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADES:
Ensino Fundamental – 6° e 7° anos
(EF67TEC24) Identificar as potencialidades, as principais ferramentas e os recursos utilizados no espaço maker.
(EF67TEC25) Construir objetos usando materiais não estruturados e algum material eletromecânico.
Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; leia em voz alta; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – MOVIMENTO E REPOUSO
Nosso objeto de estudo a princípio é a cinemática, que é a parte da Física que estuda o movimento de um corpo sem se preocupar com a causa desse movimento.
Movimento e repouso
O que significa dizer que “um corpo está em movimento”? Em nossas experiências diárias, não vemos dificuldades para responder a essa pergunta. Se encontrarmos, por exemplo, um poste na rua, diremos que ele está em repouso. Mas se encontrarmos uma pessoa andando na rua, diremos que ela está em movimento. Segundo a Física, os conceitos de movimento e repouso são relativos, pois, para tal definição, devemos levar em consideração um referencial. Nesse caso, a definição correta de movimento e repouso é:
Um corpo estará em movimento sempre que mudar de posição, no decorrer do tempo, em relação a um referencial adotado. Estará em repouso sempre que sua posição se mantiver a mesma (constante) no decorrer do tempo em relação ao referencial que foi adotado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Introdução à Cinemática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/introducao-cinematica.htm. Acesso em 04 de maio de 2020.
ATIVIDADE 1: Escreva com suas palavras o que é um objeto em movimento e em repouso.
CULTURA MAKER
Você sabe o que é Cultura Maker?
Cultura Makeré uma ramificação do famoso “Faça Você Mesmo”, popularmente conhecido como “DIY” – Do It Yourself, em inglês. É um novo jeito de aprendermos coisas novas através da descoberta.
Nosso atual contexto exige que sejamos mais proativos e pesquisadores. Uma ótima ferramenta para nossas descobertas é a internet. Um exemplo de Cultura Maker é o site colaborativo Wikipedia, que funciona como um grande espaço colaborativo de informações sobre os mais diversos assuntos, abastecido por todas as pessoas do mundo que estejam dispostas a contribuir.
Outro grande exemplo de Cultura Maker são os projetos de robótica, em seus vários níveis de complexidade.
Há também os projetos desplugados, que visam experienciar a programação de forma concreta, sem a utilização de programas ou equipamentos específicos.
O “faça você mesmo” está presente nas artes desde sempre. Há artistas que produzem suas tintas, esticam suas telas, fabricam os próprios pincéis e, até mesmo, produzem seus robôs artistas. Como é o exemplo do artista chinês Cai Guo-Qiang, ao criar robôs que reproduzem modos de pintar de artistas famosos, exemplificados nestes vídeos:
ARTE
ATIVIDADE 2: Construção de carrinho.
Agora, de forma desplugada, praticaremos a cultura maker. Esta atividade prática nos ajuda a entender mais sobre movimento e repouso.
Lista de materiais
- 8 (oito) tampinhas de garrafas pet furadas no centro.
- 3 (três) palitos de sorvete
- Pistola e refil para cola quente
- 1 (um) Canudo de plástico
- 2 (dois) Palitos fino de churrasco
- Elásticos amarelo n⁰ 18ex
- 2 (duas) Baterias (pilhas) usadas
Data de devolução da atividade: 20∕05∕2020.
Não esqueça de colocar nome, número e turma na atividade
São Paulo, 27 de abril de 2020.Atividade nº 5 para os 7º Anos A, B e C.
Data de devolução da atividade: 21/04/2020.
PROF. JOSÉ CARLOS
e-mail: maltes@prof.educacao.sp.gov.br
HABILIDADES:
Fundamental II – 6° e 7° anos
(EF67TEC08) Compreender o uso e as regras de utilização da propriedade intelectual.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO AUTORAL
Referencial Teórico CADERNO DO ALUNO. Na ausência do CADERNO DO ALUNO o site http://www.bussolaescolar.com.br/ é um ótimo site de busca. Pesquisar faz bem. Boa sorte!
Dicas de leitura: mantenha o foco no que está lendo; busque os significados das palavras desconhecidas; aproveite ao máximo o material que estiver lendo; tenha um compromisso firmado com a leitura e tenha sempre um livro ao seu alcance. (https://blog.enem.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-leitura/).
PROPRIEDADE INTELECTUAL
A propriedade intelectual consegue garantir aos inventores e responsáveis por produções que dizem respeito ao intelecto, que sejam devidamente recompensados pela sua criação.
Estão seguras sobre essa proteção, as criações de material industrial, científico e literário. Além disso, marcas, patentes, desenho industrial, novo processo, novo design, novo produto e outros, também podem ser protegidos pela propriedade intelectual, que é responsável pela segurança dos bens imateriais.
No caso da propriedade industrial, esse registro está ligado diretamente aos bens que são destinados à atividade industrial.
É de grande importância que para o registro de marca ou ainda, no caso de desenvolvimento de novos produtos, uma determinada empresa seja protegida através da propriedade industrial.
Isso irá garantir que nenhuma outra pessoa possa, no presente ou no futuro, se apropriará de uma marca, ideia, produto, modelo, dentre outros itens imateriais que já tenha dono, podendo ser considerado até mesmo como um crime.
Com a garantia dessa segurança, uma empresa poderá desenvolver qualquer tipo de produto e até mesmo de serviço, sem que outra empresa considere seu os lucros obtidos através do mesmo.
DIREITO AUTORAL
O direito autoral pode ser conferido à uma determinada obra, para utilizar com exclusividade, autorizar e licenciar até mesmo a sua divulgação.
Uma vez que a propriedade intelectual tem sua ramificação na propriedade industrial, é necessário obter também a devida segurança para outros itens imateriais, que não são relacionados à indústria e para isso, existe então o direito autoral.
No caso dessa segunda forma de proteção, existe a proteção para obras artísticas, assim como, letras de músicas, roteiros de novelas, entre outros.
O direito autoral poderá ser aplicado para:
- Desenho;
- Música;
- Pintura;
- Tratado sobre filosofia;
- Obra literária;
- Artística.
Para obter o direito autoral para algum trabalho realizado, o processo possui alguns pontos de diferenciação, especialmente quando comparado com a obtenção de segurança através da propriedade industrial e uma delas, é a falta de obrigatoriedade de alguns documentos e registros, para a conquista desse registro.
Um dos pontos de maior importância da proteção do direito autoral está no fato de conseguir a comprovação da autoria da obra, de forma que nenhuma outra pessoa poderá garantir para si os benefícios e privilégios de uma obra intelectual que não lhe pertencem.
É necessário, no entanto, ter grande atenção para o período em que esse direito será concebido para o seu verdadeiro autor.
No Brasil, o direito autoral garante a segurança de uma obra em até 70 anos a partir do primeiro dia do ano seguinte ao da morte do autor. Esse prazo é necessário para a divulgação e reprodução de qualquer item que diga respeito à uma determinada obra que está protegida pelos direitos autorais.
Por sua vez, os direitos morais como, por exemplo, ter o nome vinculado à uma obra, dura por tempo indeterminado.
Existem alguns casos em que é necessário uma avaliação profissional para entender em qual dessas duas opções uma propriedade intelectual poderá ser classificada.
Fonte: https://www.superempreendedores.com/empreendedorismo/inovacao/propriedade-intelectual-direito-autoral/, acessado em 07/04/2020.
Sempre que elaboramos uma atividade, se ele não for de nossa autoria devemos citar a fonte ou as referências bibliográficas. Isso significa indicar obra, autor ou endereço eletrônico (com dia de acesso) completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. No texto acima foram citados o site e a data de acesso.
MEME
O meme que conhecemos tem como principal campo de divulgação a internet. Ele tem como objetivo transmitir uma informação resumida de forma rápida, seja por meio de mensagens, pelas redes sociais ou pelos e-mails.
O meme pode ser criado e adaptado em formato de vídeo, imagem, frase ou até mesmo pelas hashtags, como modo de promover uma ideia da forma mais rápida que possamos imaginar.
Nos dias de hoje os memes são muito utilizados como paródias, ou seja, com humor de algum acontecimento importante, ou para zoar com o amigo, comunicar uma informação privilegiada e, especialmente, impulsionar campanhas de marketing, algo que muitas empresas têm se especializado. A duração e importância de um meme dependem das réplicas, assimilações e propagação em massa.
O caderno do aluno define meme como uma imagem, vídeo, GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) que trata de algum tema com humor e se espalha pela Internet.
Observe as figuras a seguir.
professor eu não achei a atividade n5 ou o senhor quis dizer n4
ResponderExcluirBoa tarde.
ExcluirTudo bem?
Não se preocupe quando não encontrar uma atividade. Procure fazer as que estiverem publicadas. Sei que estão atarefados.
Cuide-se.
Professor é pra copiar os textos e depois fazer um meme?
ResponderExcluirBoa noite.
ExcluirNão precisa copiar o texto. Faça a leitura, procure entender o texto, siga sempre as dicas de uma boa leitura. Faça o meme.
Se tiver dúvidas conte comigo.
Pessoal, boa noite!
ResponderExcluirPoucos alunos dos 7°s anos têm enviado as respostas das atividades publicadas.
Por favor façam as atividades, pois as mesmas são consideradas parte do conceito bimestral.
Prof. José Carlos
maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Professor pode fazer no caderno de Tecnologia
ResponderExcluirBoa noite.
ExcluirPode sim, guarde bem esse caderno para que eu dê visto.
Você poderia, a cada finalização, enviar a foto da atividade para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br ?
Qual seu nome completo, número e turma?
Obrigado.
Cuide-se
professor tem que fazer em folha separada?
ResponderExcluirBoa noite,
ExcluirNa última mensagem, você foi orientado a fazer as atividades no seu caderno. Guarde bem esse caderno para que eu dê visto.
Você poderia, a cada finalização, enviar a foto da atividade para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br ?
Qual seu nome completo, número e turma?
Obrigado.
Cuide-se
Pessoal,
ResponderExcluirLembrem-se que a devolução da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) do 1⁰ bimestre, resolvida, deverá acontecer nos dias 27 e 28 de maio de 2020 na E. E. Teruko Ueda Yamaguchi. A nota da AAP será considerada para o conceito do bimestre.
Cuidem-se.
Obrigado.
Pessoal,
ResponderExcluirLembrando mais uma vez.
A SED – Secretaria Escolar Digital tem disponibilizado algumas ferramentas para o apoio pedagógico do aluno, visando sempre uma relação mais estreita nesses tempos de isolamento social. Uma dessas ferramentas recentes é o Classroom via CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo.
Por sua vez, tenho publicado nas turmas do Classroom as mesmas atividades publicadas no Blog da E. E. Teruko Ueda Yamaguti. Atividades estas que deverão ser feitas e encaminhadas para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br, se possível na data estabelecida.
Sendo assim, se você tem acessado o BLOG, feito as atividades e encaminhado para o e-mail citado acima, NÃO É NECESSÁRIO FAZÊ-LAS NOVAMENTE só porque você as encontrou no Classroom.
“Quando uma pessoa sabe ler bem, não existem fronteiras para ela. Ela pode viajar não apenas para outros países, mas também no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, no espaço cósmico. Descobre também o caminho para a porção mais íntima da alma humana, passando a conhecer melhor a si mesma e aos outros (Bamberger, 1987, p.29).”
professor a atividade do 7º ano continuará sendo pra amanhã ou será pra próxima semana devido o feriado?
ResponderExcluirKauã, ótima noite.
ExcluirSeria interessante entregar ainda essa semana, pois não haverá publicação de atividade de tecnologia e inovação para a próxima semana. Lembrando que o 1º bimestre encerra dia 29/05.
Cuide-se rapaz.
ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS A UNIDADE ESCOLAR NÃO ENVIA MENSAGENS POR WHATSAPP E NÃO LIGA PARA NINGUÉM OFERECENDO BOLSA DE ESTUDOS OU CURSOS, BEM COMO NÃO PODE TER NENHUM VÍNCULO COM EMPRESA PRIVADA QUE NÃO SEJA AUTORIZADO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - É GOLPE.
ResponderExcluirAS AAPs QUE FORAM ENTREGUES JUNTO COM O MATERIAL ESCOLAR,DEVEM SER REALIZADAS E DEVOLVIDAS OBRIGATORIAMENTE NA SECRETARIA DA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS 27 E 28 DE MAIO DAS 10:00 ÀS 16:00.
Pessoal, observem os fatos que farão parte de nossa história nesses dias de afastamento social devido a pandemia de Covid-19.
ResponderExcluirDECRETO Nº 59.450, DE 18 DE MAIO DE 2020:
Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020, para o fim de antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para os dias 20 e 21 de maio de 2020, declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações no dia 22 de maio de 2020 e dá outras providências.
Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda, 25 de junho de 2020, o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932) e PROVIMENTO CSM Nº 2.559/2020.
Professor a atividade é só leitura ou tem que copiar
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirApenas leitura e reflexão. Gostou do texto? Você acha que é útil no seu dia a dia?
Cuide-se.
É folha separada a ultima atividade do dia 29
ResponderExcluirBoa noite. Tudo bem?
ExcluirProcure fazer no caderno. Não é necessário fazer em folha separada. Tire uma foto e envie por e-mail - maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Cuide-se.
VIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 26/06.
ResponderExcluirComportamento digital - https://www.youtube.com/watch?v=bORrhdvHxDQ
VIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 24/07.
ResponderExcluirTecnologia e Inovação - Muito além das ‘fake news’ - https://www.youtube.com/watch?v=F87P-VaDTAU
ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 3º BIMESTRE – 7ºs ANOS - EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL – COVID-19.
ResponderExcluirProf. José Carlos – Tecnologia e Inovação
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Pessoal, iniciamos em 03/08/2020 mais um bimestre, o terceiro. As atividades apresentadas no caderno do aluno foram elaboradas para uma rotina de sala de aula. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada e remotamente, ou seja, afastamento social, em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las pelo computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no seu caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor. Uma outra opção é comparecer na Unidade Escolar e retirar a atividade impressa e devolvê-la, após a finalização, na Escola. Lembre-se de que a Escola (Equipe Gestora, Secretaria, Professores, etc.) está disponível para ajuda-los.
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 7º Ano – Ensino Fundamental - VOLUME 3 – PARTE 2
Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola e na turma no CLASSROOM.
Mundo conectado (pág. 46)
Atividade 1 – Quais são os dispositivos eletrônicos mais usados no dia a dia? (pág. 46)
Atividade 2 – Um país conectado (pág. 46)
Atividade 3 – Linha do tempo (pág. 47)
Atividade 4 – Pesquisa: o que motiva a troca de aparelhos celulares? (pág. 48)
De olho no lixo (pág. 49)
Atividade 1 – O lixo eletrônico no mundo (pág. 49)
Atividade 2 – A publicidade e o consumismo (pág. 50)
Atividade 3 – Reduzir, Reutilizar, Reciclar (pág. 50)
Atividade 4 – Como vamos contar essa história? (pág. 50)
Aprendendo a programar (pág. 51)
Atividade 1 – Conversão: números decimais em números binários (pág. 51)
Atividade 2 – Contagem em linguagem binária (pág. 52)
Atividade 3 – Enigma (pág. 53)
Atividade 5 – Pixel Art, uma descoberta (pág. 55)
Introdução: Elétrica e Eletrônica II (pág. 56)
Atividade 1 – Conduz ou não conduz eletricidade? (pág. 56)
Atividade 2 – Polaridade: uma investigação (pág. 58)
Atividade 3 – Construção do interruptor (pág. 59)
Cultura Maker – Introdução à Elétrica e à Eletrônica II (pág. 60)
Atividade 1 – Mini abajur eletrônico (pág. 60)
Atividade 2 – Controlando a direção de giro do motor (pág. 61)
Atividade 3 – Robô Inseto - Motor DC (pág. 62)
POR FAVOR, SEMPRE QUE FIZER UMA ATIVIDADE COLOQUE NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.
RECESSO ESCOLAR DE 24 A 28/08/2020 - GABINETE DO SECRETÁRIO - Resolução Seduc-60, de 19-8-2020 Altera a Resolução Seduc - 47, de 29-4-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar. DOE DE 20/08/2020 EXECUTIVO I PÁGINAS 42 E 43.
ResponderExcluirNosso recesso durou cinco dias, de 24 a 28 de agosto de 2020. Mais um período para reorganizar nossas ideias, nossas tarefas, nossas vidas, nesse período de afastamento social.
ResponderExcluirA E.E.Teruko Ueda Yamaguti continuou no mesmo lugar. Falo da escola física, de tijolos, mas a ESCOLA formadora continuou em movimento, assim como nós, seres em movimento constante. No mundo das ideias tudo é possível e no mundo real? Cadê nossa contribuição para as mudanças desejadas? Atingimos um objetivo com mais facilidade quando estamos caminhando em grupo. Somos um corpo.
HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)
Seja o protagonista. Voe conosco. A E.E. TERUKO UEDA YAMAGUTI é asa, só depende de você.
Prof. José Carlos
Pessoal, um ótimo momento, sem tempo determinado, isto é, não importa se é dia, tarde ou noite. Somos merecedores de felicidade.
ResponderExcluirGostaria de compartilhar com vocês mais uma mensagem de Rubem Alves, OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA.
“A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas... Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. ”
Todos nós estamos aprendendo nesse momento impar em nossas vidas. Sejamos protagonistas e não lamentadores.
Prof. José Carlos
Bom dia pessoal. Dia 11/09/2020, às 10:30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirSETEMBRO AMARELO
ResponderExcluirEstamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA E DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
Mantenha o foco no que está lendo, chame seus pais para participarem dessa leitura. Aproveite esse momento. Fortaleça os laços familiares. Crie laços afeitos.
Viver e lutar vale sempre a pena
“Existem momentos em que parece que nossos sonhos se tornam inalcançáveis. A vida nem sempre nos dá facilidades quando buscamos algo que desejamos muito e por vezes acabamos por ter medo e permitir que a confiança vá embora.
Não desanime, nenhum esforço é em vão. Existe um tempo determinado para que as coisas aconteçam e com certeza você alcançará suas metas. Creia. Confie no seu potencial.
Qualquer que seja o seu caso, acima de tudo não pense em desistir. Nunca ninguém conquistou algo abaixando os braços ou deixando se vencer. Além disso, nada na vida se consegue sem sacrifício. E a luta que vamos travando é um trajeto obrigatório entre o nosso objetivo e a tão desejada vitória. Nessa caminhada não cruze os braços, não se feche, fale, se preciso for grite. Segure nas mãos dos seus pais, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus orientadores. Viver sempre vale a pena.”
Prof. José Carlos
Bom dia pessoal. Dia 25/09/2020, às 10h30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirAtividade 4 - Explicação.
ResponderExcluirPrimeiro leia a explicação sem pressa. Quando chegar no final da leitura. Reinicie para fazer o exercício.
Essa atividade tem como objetivo entender que para cada ação existe um comando, ou vários comandos e uma representação gráfica ou várias. Como assim?
Exemplo: Comprar pão na padaria. Como você faz para chegar na padaria?
Esse passo a passo: abrir a porta, caminhar até o portão, abrir o portão, caminhar até a esquina, virar à direita, caminhar até a próxima esquina, virar à esquerda, caminhar mais um pouco, descer a rua e pronto, chegou no local desejado, isto é, na padaria.
Algoritmo é isso, um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.
Na atividade temos um papel quadriculado com quadrados em branco e quadrados pintados de preto, cinza, marrom e vermelho que formam a figura do Snoop. Certo?
Se você iniciar no primeiro quadrado, canto superior esquerdo, 1ª linha (quadrado branco) você precisará seguir até o final da 1ª linha. Você seguirá passando para o próximo quadrado usando setas para a direita → até chegar no último quadrado (na 1ª linha não tem nenhum quadrado pintado. Certo?)
Agora que você chegou no último quadrado da 1ª linha você precisa passar para a linha de baixo (2ª linha). Como?
Seta para baixo ↓
Agora seu caminho será da direita para esquerda, seta para esquerda ←. Siga com setas para a esquerda até chegar no quadrado pintado (qual cor? Está no desenho). Para o quadrado pintado, use X e cor. Exemplo: X preto, ou X marrom, X vermelho ou X cinza. Lembre-se que os quadrados brancos de dentro da figura são quadrados de cor branca, então X branco.
Quando você chegar no final da 2ª linha, você precisa passar para a 3ª linha. Como? Seta para baixo e assim sucessivamente. Lembrando ainda que ao mudar de linha, no final dela ou no início dela, as setas mudam de posição.
Você conseguiu entender que algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?
Não é necessário fazer essa sequência até a última linha da figura, quero que entenda o processo para a execução de uma tarefa.
Exemplo:
1ª linha: → → → → → → → → → → → → → → → → ↓
2ª linha: ← ← ← X preto X preto X preto X preto ← ↓
3ª linha→ → → → → X cinza X cinza X cinza ....
e sim por diante.
Dúvidas? Interaja.
Bom dia pessoal. Dia 09/10/2020, às 10h30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirVIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 09/10.
ResponderExcluir09/10 - 7ª ano do EF - Tecnologia e Inovação - Nativos digitais
https://www.youtube.com/watch?v=0XOwzkI860A&list=RDCMUCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg&start_radio=1&t=7
Bom dia pessoal. Dia 16/10/2020, às 10h30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia pessoal. Dia 06/11/2020, às 10h30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirVIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 06/11.
ResponderExcluir06/11 - 7º ano EF - Tecnologia e Inovação - Vish! Tá tudo pixelado!
https://www.youtube.com/watch?v=1YWxOPiccIQ
Bom dia pessoal. Dia 20/11/2020, às 10h30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia pessoal. Dia 04/12/2020, às 10h30, está prevista mais uma aula de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) através do CMSP. Participem do chat interativo de forma consciente. Lembrem-se de que a entrega de atividades faz parte da formação. Obrigado.
ResponderExcluir“A vida é um espetáculo. Se não está contente com a tua história, reescreva um novo capítulo, mude o foco, veja onde está errando. Seja a mudança que sua vida precisa, seja a felicidade que te falta, seja a alegria que você merece, seja o riso mais sincero, a amizade mais pura, seja calor, seja amor, seja afago, seja você, seja protagonista da tua história. Dedique-se para o teu melhor papel, pois o teu talento ninguém tira e você nasceu para brilhar.”
ResponderExcluirAutor desconhecido.
Bom dia pessoal. Espero que todos estejam bem. Atividades em atraso poderão ser entregues até o dia 16/12.
ResponderExcluirObrigado.
Bom dia pessoal. Dia 18/12/2020, às 10h30, aula de TECNOLOGIA para os 7°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluir