CIÊNCIAS - 6º anos A, B, C - Professor Glauber

São Paulo, 23 de novembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)


























São Paulo, 09 de novembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)








São Paulo, 26 de outubro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)


Atividade Nº 11 – 4º Bimestre - CIÊNCIAS - 6º anos A, B, C - Professor Glauber

São Paulo, 26 de outubro de 2020.

 

·         Atividade semanal de Ciências para os 6ºanos A, B e C, referente às semanas dos dias 26/10/20 a 30/10/2020 e 03/11/2020 a 06/11/2020

·         Data para entrega: até dia 08/11/2020

·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto

·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.

·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 

·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.

Habilidades Trabalhadas:

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

 

 

As atividades propostas são do caderno do aluno vol. 03 paginas 16, 17 e 18. Os exercícios que precisam ser realizados estão destacados em amarelo. Para os alunos que estão sem a apostila, encontra-se abaixo uma cópia dela.

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

Nesta situação de aprendizagem vamos estudar de que maneira algumas substâncias psicoativas podem afetar o funcionamento do Sistema Nervoso.

ATIVIDADE 1 – INFLUÊNCIA DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO SISTEMA NERVOSO

Sabemos que o Sistema Nervoso é responsável por conduzir informações que geram ações no nosso corpo e, assim, possibilitar movimentos e reações aos estímulos externos. Mas será que existem substâncias que podem afetar o funcionamento de nosso cérebro a ponto de alterar nossa percepção da realidade?

Reflita sobre as questões a seguir e anote suas respostas no caderno:

1.     Você já pensou como o nosso corpo pode ser afetado pelo consumo de diferentes substâncias?

2.     Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?

3.     Quais motivos levam uma pessoa a tomar medicamentos?

4.     Quais são os possíveis efeitos que o consumo de álcool causa a uma pessoa? Ao aumentar a quantidade de álcool consumido, intensificam-se estes efeitos?

5.     Quais as advertências legais que existem sobre os efeitos causados pelo cigarro?

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6.     Você sabe o que são drogas? Liste alguns exemplos.

7.     Você já reparou que existem estabelecimentos comerciais denominadas “drogarias”? Quais são os principais produtos que podemos encontrar nesses locais?

8.     Sabemos que as substâncias psicoativas ou “drogas” alteram o funcionamento do nosso corpo, mas você já parou para pensar sobre como isso acontece?

ATIVIDADE 2 – O QUE SÃO DROGAS?

Drogas, também chamadas de substâncias psicoativas, são substâncias que agem no Sistema Nervoso Central (SNC) alterando a função cerebral, podendo modificar uma ou mais funções de um organismo vivo, causando diferentes impactos sobre a consciência, o humor, as sensações, o pensamento e, consequentemente, o comportamento.

Todos os tipos de drogas, relacionados à forma de uso (inaladas, injetadas ou ingeridas) são absorvidas pelo organismo, caem na corrente sanguínea, chegando ao cérebro pela circulação, onde começam a entrar em ação e a desencadear seus efeitos característicos.

Existem substâncias, como certos alimentos comuns no nosso dia-a-dia, que também podem provocar alterações, mesmo que sutis, no funcionamento do nosso corpo. Alguns exemplos são o café, certos tipos de chá, chocolate, além de remédios diversos. O que o café, alguns chás e o chocolate têm em comum?

Estes alimentos possuem, em sua composição, uma substância chamada cafeína, e o consumo da cafeína pode ser tanto benéfico quanto maléfico. Inúmeros estudos comprovam que a cafeína tem a capacidade de intensificar o estado de alerta e de atenção prolongada. Tomar um cafezinho pode, inclusive, provocar uma sensação de bem-estar. Mas seu consumo em excesso pode levar a efeitos indesejáveis, tais como problemas digestivos, sensação de ansiedade, alterações do sono, entre outros.

A partir da leitura do texto acima, considerando seus conhecimentos e buscando informações em diferentes fontes de pesquisa, responda às seguintes questões:

1 Como as drogas agem no Sistema Nervoso Central?

2.     Você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.

3.     Pensando nos efeitos benéficos e maléficos da cafeína, por exemplo, podemos pensar um pouco mais sobre o uso de medicamentos. Que cuidados temos de ter ao usarmos certos medicamentos? Quais os perigos (ou os riscos) da automedicação?

 

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ATIVIDADE 3 – TIPOS DE DROGAS

Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar que existem diferentes tipos de drogas, classificadas de acordo com o tipo de alteração que causam no organismo. Podemos chamá-las de drogas depressoras, estimulantes ou perturbadoras.

Com a orientação de seu(sua) professor(a), faça uma pesquisa sobre a ação dessas drogas no cérebro. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis para levantar essas informações e organizá-las preenchendo o quadro a seguir:

TIPOS DE DROGA

AÇÃO NO CÉREBRO

EXEMPLOS

depressoras

 

 

estimulantes

 

 

perturbadoras

 

 

As drogas mencionadas acima também podem ser classificadas em drogas lícitas e drogas ilícitas. Pesquise o significado destes termos e preencha o quadro a seguir com a definição e alguns exemplos:

TIPO

DEFINIÇÃO

EXEMPLOS

lícitas

 

 

ilícitas

 

 

 




















São Paulo, 08 de setembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)



































São Paulo, 08 de setembro de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Atividade Nº 09 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 6º anos A, B, C - Professor Glauber

·         Atividade semanal de Ciências para os 6ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 08/09/20 a 11/09/2020

·         Data para entrega: até dia 18/09/2020

·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto

·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.

·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 

·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.

Habilidades trabalhadas na atividade:

(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

è As atividades dessa senama serão referentes aos textos abaixo e  da apostila (Caderno do Aluno – São Paulo Faz Escola) volume 3 páginas 06, 07 e 08.

è As tarefas para realizar estão destacadas em amarelo.

è Para os alunos que não tem acesso ao caderno do aluno, abaixo encontra-se uma cópia das páginas da atividade.

Vídeos Complementares:





 O Olho Humano e a Visão

Para compreender o mundo que está ao seu redor, o ser humano é equipado com um sistema visual que lhe permite captar e perceber os objetos através da luminosidade, em um complexo processo cognitivo.

O sistema visual é composto pelos olhos e pelos nervos, e as estruturas acessórias: pálpebras, supercílios, músculos e aparelho lacrimal. A visão funciona através do processamento de dados recebidos pelo encéfalo, por intermédio dos receptores sensoriais ativados pela luz. No cérebro, essas informações são também armazenadas.

Dessa forma, o fenômeno óptico pode ser considerado um evento físico, uma vez que há relação entre o que é visto pelo observador e uma estrutura que este apresenta: o olho, que enxerga por intermédio das amplitudes de ondas eletromagnéticas; um evento anatômico e fisiológico, já que a receptividade depende do sistema visual de cada indivíduo, com seus mecanismos internos; e pelo sentido psicológico, há produção de sensações no indivíduo do que é visto por ele.

Essa grande quantidade de informações do ambiente é conduzida pela luz aos dois olhos, órgãos dos sentidos que possuem os receptores sensoriais chamados de fotorreceptores. Os olhos detectam uma reduzida parte do espectro eletromagnético, são sensíveis a radiações que tenham um comprimento de onda entre 700 a 400 nm. Esses limites equivalem respectivamente à cor vermelha (700 nm) e violeta (400 nm), transitando pelas cores amarela, verde e azul.

globo ocular está localizado em cada uma das duas cavidades orbitárias, que são largas e profundas, situadas entre a face e o crânio. Os estímulos que são captados pelos olhos, são assimilados pelo cérebro que engendra uma imagem tridimensional única.

No olho está presente o cristalino, cuja função consiste em sua adaptação para suprir as necessidades solicitadas pela visão, funcionando como uma lente. Há também a retina que contem as células fotossensíveis que são responsáveis por detectar as cores e os estímulos luminosos. No olho ainda estão presentes as estruturas da córnea (primeira e mais poderosa superfície que a luz atravessa) e os nervos ópticos (meio de transporte das informações entre a retina e o cérebro).

O Olho

Nos seres humanos, o olho é uma esfera com cerca de 3 centímetros de diâmetro, onde as principais partes são:

Córnea: é uma membrana transparente que está presa à esclera na parte da frente do olho. Permite a entrada da luz e, juntamente com o cristalino, faz com que ela seja focada para a retina. A transparência e a curvatura da córnea são essências para assegurar uma visão nítida.

Coroide: é a camada do meio do olho, formada por um tecido constituído de vasos sanguíneos e nervos, que tem como funções manter a temperatura do globo ocular, nutri-lo e conduzir o fluxo sanguíneo.

Cristalino: é uma estrutura de consistência elástica que fica mais espessa para a visão do que está próximo e mais fina para a visão do que está mais distante, permitindo assim ajustar o foco do que é visualizado de acordo com a distância. Cresce ao longo de toda a vida do ser humano e funciona como uma lente que, juntamente com a córnea, direciona a passagem da luz até a retina.

Esclera: comumente chamada de “branco do olho”, é a camada mais externa do olho, constituída de um tecido fibroso bastante denso e resistente, e tem como função proteger o globo ocular. À ela estão ligados os músculos que controlam os movimentos dos olhos.

Humor aquoso: fluido que está situado entre a córnea e o cristalino, preenchendo assim a câmara anterior do olho.

Humor vítreo: fluido gelatinoso que está situado entre o cristalino e a retina, preenchendo assim a câmara posterior do olho.

Íris: é a parte colorida do olho e está situada entre a córnea e o cristalino. É uma musculatura retrátil que se expande e se contrai, regulando a quantidade de luz que entra no olho através de um orifício designado pupila.

Nervo ótico: está ligado à retina. É através dele que são transmitidos os impulsos elétricos ao cérebro, que posteriormente os interpreta gerando assim a imagem que visualizamos.

Pupila: é a parte escura localizada no centro da íris. Apesar de muitos pensarem tratar-se de um pequeno círculo de pigmentação escura, é na verdade um orifício. A sua dimensão é aumentada ou reduzida pela íris, consoante a quantidade de luz recebida. Quando a luminosidade é baixa, a íris dilata a pupila para que seja captada a maior quantidade de luz possível, e quando a quantidade de luz é muita, a dimensão da pupila é reduzida pela íris, diminuindo assim a entrada de luz e evitando que o indivíduo seja ofuscado.

Retina: é camada mais interna do olho, constituída por dois tipos de células designados bastonetes (células muito sensíveis à luz que permitem a visão em condições de baixa luminosidade e detectam apenas tonalidades de cinza) e cones (células menos sensíveis à luz, que distinguem cores e tonalidades.

Percepção visual

Quando um ambiente está com uma baixa luminosidade, o olho humano apresenta baixa acuidade visual, situação que é conhecida como visão escotópica e que funciona através dos bastonetes. Por isso existe uma ausência de cores.

Em contrapartida, quando há muita luz, são os cones que possibilitam a percepção de cores, pois são eles que funcionam determinando a visão fotópica, caracterizada por uma alta acuidade visual.

Quando o ambiente apresenta condições intermediárias de iluminação, as duas células contribuem para produzir a visão mesópica (uma combinação dos dois tipo das visões citadas anteriormente).

Adaptações às condições de iluminação no ambiente

Quando uma pessoa fica exposta, por um longo período de tempo em ambiente com alta incidência de luz e depois entra em um local escuro, não consegue enxergar logo de imediato o que está ao seu redor. Contudo, após um certo período de tempo, ela começa a recuperar a percepção do ambiente. Isso ocorre devido a adaptação ao escuro e depende de vários fatores:

Dilatação da pupila, ocorre o aumento do diâmetro para permitir que a luz entre em maior quantidade;

Regeneração da rodopsina, proteína responsável pela visão monocromática no escuro;

Ajuste da retina, para ativar os bastonetes.

O tempo da sensibilidade luminosa no escuro é influenciado pela intensidade e pelo tempo de duração da luz incidida na retina, do tamanho e da posição dos fotorreceptores e do tempo de regeneração da rodopsina quando ela está na fase de pré-adaptação.

A adaptação à claridade está envolvida com os cones e com a diminuição do diâmetro da pupila, que provoca uma entrada de menor quantidade de iluminação no olho. Além de evitar o ofuscamento, esse mecanismo protege que a retina não tenha as células fotossensíveis lesadas pelo excesso de luz.

Máquina fotográfica

O olho humano é comumente comparado a uma máquina fotográfica contemporânea devido as semelhanças que existem entre as suas estruturas. De forma análoga entre as duas ferramentas, podemos tentar compreender o funcionamento da visão nas pessoas:

Diafragma – pupila. Na máquina fotográfica, a luz penetra por uma abertura que tem o seu regulamento feito pelo diafragma. Nos olhos temos a pupila que cumpre com a mesma função.

Objetiva – cristalino. Formada por um sistema de lentes, a objetiva se ajusta para colocar o foco na imagem (real e invertida), assim como o cristalino regula a nitidez.

Filme – fotorreceptores. O filme, atingido pela luz, provoca transformações químicas e faz a gravação das imagens na máquina. O mesmo acontece no olho, as células fotossensíveis fixam na retina os estímulos da luz.

Cartão de memória – cérebro. Nas digitais, não há filme e sim um sensor – chip sensível à luz – que transforma o fluxo de eletróns em dados digitais. São armazenados no cartão de memória ou visualizados na tela da máquina. O armazenamento é o equivalente ao cérebro no ser humano.

Comparação da câmera fotográfica com o olho humano

 Toda câmera fotográfica é fundamentalmente uma câmara escura projetada segundo características específicas que envolvem sua óptica, mecânica e formato do negativo, para apreender a energia luminosa de maneira ordenada, formando em seu interior uma imagem nítida. O olho humano possui exatamente a mesma função, formando imagens a partir da luz e transmitindo-as como impulsos bio-elétricos para o cérebro.

Portanto, podemos entender as câmaras fotográficas como extensões mecânicas do olho humano, que é um órgão adaptado para captar essa energia radiante tanto em quantidade como em qualidade, isto é, ele tem a capacidade de recepcionar os comprimentos de onda característicos de cada cor e decodificá-los, distinguindo assim objetos claros de escuros e de cores diferentes. A isso chamamos visão cromática (visão das cores). Já no caso da fotografia, a visão cromática dependerá do material sensível utilizado.

A título de comparação, a íris do olho humano funciona como o dispositivo de diafragma da câmera, controlando a quantidade de luz. O cristalino do nosso olho tem seu paralelo na lente da câmera, pois ambos vão tornar as imagens nítidas. A diferença é que o cristalino, para focalizar as imagens, muda de forma, ao passo que numa câmara, a lente é dotada de um movimento para frente e para trás para cumprir a mesma função.
A retina corresponde à parte de trás da câmara fotográfica, onde colocamos a emulsão sensível à luz e sobre a qual se formará  a imagem:


Outra semelhança entre os olhos e a câmera é que ambos captam uma imagem externa a partir da incidência de luz, interpretam essa imagem e a entregam para um receptor. Nas máquinas fotográficas, quem recebe pode ser um arquivo de imagem ou um filme; na visão humana, o receptor é nosso cérebro, responsável pela impressão das imagens.

Tanto no olho quanto na câmera imagem é captada “de cabeça pra baixo”

Quando algum objeto está além da distância focal, sua imagem precisa ser recebida de maneira invertida, para não confundir o sistema receptor. Nas câmeras digitais, um software pega essas imagens e as colocam na posição correta; na visão humana, nosso cérebro é quem faz isso. Por esse motivo, é impossível focalizar mais de uma distância ao mesmo tempo: tudo o que estiver fora dessa faixa passa por um processo de interpretação antes da formação da imagem.

E outra semelhança é que ambos precisam controlar a entrada de luz.


Exercícios:

1 - Os olhos humanos são estruturas importantes, pois garantem a captação das imagens. Sobre os olhos, marque a alternativa incorreta:

a) A conjuntiva e a esclera são partes do olho humano.

b) O olho humano, assim como o olho de certos artrópodes, é um olho composto.

c) Nos olhos humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras.

d) A íris é parte que se destaca pela porção dos olhos que lhes dá cor.

e) O “branco do olho” corresponde à esclera.

2 - Observe atentamente cada alternativa e marque aquela que indica corretamente o nome da parte do olho que se caracteriza por ser uma abertura pela qual a luz entra.

a) Córnea

b) Íris

c) Pupila

d) Cristalino

e) Retina

3 - (Fuvest) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano ajusta-se a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris:

a) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares contraem-se, aumentando o poder refrativo do cristalino.

b) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares contraem-se, aumentando o poder refrativo do cristalino.

c) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares relaxam-se, aumentando o poder refrativo do cristalino.

d) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares relaxam-se, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

e) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares relaxam-se, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

4 - Os fotoreceptores são células especializadas na captação da luz que estão localizadas em que parte do olho humano?

a) Córnea

b) Esclera

c) Pupila

d) Retina

e) Iris

5 - O olho humano, apesar de parecer simples, é composto por várias estruturas que garantem nossa capacidade de visão. Dentre essas estruturas, podemos destacar a conjuntiva. Que alternativa melhor descreve essa estrutura do olho?

a) Membrana que reveste a retina.

b) Porção do olho chamada popularmente de “branco do olho”.

c) Disco transparente também chamado de lente.

d) Membrana que reveste a superfície anterior do olho.

e) Região onde estão localizadas células sensíveis à luz.

6 - (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o):

a)      Retina;

b)      Córnea;

c)       Íris;

d)      Pupila;

e)      Cristalino.

7 - (Ufes) A visão em ambientes de pouca luminosidade é feita no homem:

a)      Por todas as células fotorreceptoras;

b)      Somente pelos cones, o que dá maior acuidade visual;

c)       Pelos bastonetes;

d)      Por bastonetes e principalmente pelos cones, pois ambos recebem estímulos luminosos;

e)      Por todas as células existentes no cristalino.

8 - (FURRN) Quando o eixo ântero-posterior do olho é alongado, a imagem forma-se antes da retina. Essa anomalia do aparelho da visão é conhecida como:

a)      Presbiopia

b)      Hipermetropia

c)       Miopia

d)      Astigmatismo

e)      Estrabismo





São Paulo, 17 de agosto de 2020
Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Atividade Nº 08 – 3º Bimestre - CIÊNCIAS - 6º anos A, B, C - Professor Glauber

São Paulo, 17 de agosto de 2020.

 

·         Atividade semanal de Ciências para os 6ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 17/08/20 a 21/08/2020

·         Data para entrega: até dia 23/08/2020

·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto

·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.

·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 

·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao encaminhar as atividades, os alunos devem identificar-se com o nome completo, número de chamada e sua turma.

Habilidades Trabalhadas:

(EF06CI06) Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

 

Sistema Sensorial

O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especializadas que são capazes de captar estímulos internos e externos.

Todo animal tem a capacidade de perceber estímulos provenientes do ambiente externo e interno. Esses estímulos são captados através de células altamente especializadas, chamadas de células sensoriais; ou através de simples terminações nervosas dos neurônios. Essas células ou terminações nervosas podem ser encontradas espalhadas pelo corpo e nos órgãos dos sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição), formando o sistema sensorial.

Embora cada órgão do sentido apresente um tipo de célula sensorial diferente, elas funcionam de maneira muito semelhante. Ao serem estimuladas, ocorre uma alteração na permeabilidade da membrana plasmática da célula sensorial, gerando impulsos nervosos que chegam até o sistema nervoso central, onde serão interpretados. Esses impulsos nervosos gerados pelas células sensoriais (através de uma luz que atinge os olhos ou de um odor que chega às narinas) são muito semelhantes. Somente quando chegam às áreas do cérebro responsáveis, nesse caso, pela visão e pelo olfato, é que os impulsos serão interpretados como sensações visuais e olfativas. Dessa forma, quem na verdade vê e cheira não são os olhos e o nariz, e sim o cérebro.

As células sensoriais que podem captar os estímulos do ambiente são chamadas de exteroceptores e estão distribuídas na superfície externa do corpo, podendo ser encontradas nos órgãos responsáveis pelo paladar, olfato, audição e visão.

quimioceptor é um tipo de exteroceptor responsável pelo paladar e pelo olfato. Ele é estimulado quando moléculas de substâncias específicas se encaixam em proteínas receptoras presentes na membrana da célula, num processo chamado de chave-fechadura.

Existem células sensoriais chamadas de propioceptores e interoceptores que são especializadas na captação de estímulos internos do corpo. Os proprioceptores são encontrados nos músculos, tendões, juntas, cápsulas articulares e órgãos internos e têm a função de informar o sistema nervoso sobre a posição dos membros do corpo em relação ao restante do corpo. Os interoceptores estão localizados nas vísceras e vasos e têm a função de perceber as condições internas do organismo, permitindo-nos sentir sede, fome, náuseas, prazer sexual, etc., além de informar sobre as pressões de CO2 e O2 e pressão arterial.

A nossa pele é responsável pelo tato e nela podemos encontrar os corpúsculos de Pacini, um mecanoceptor que capta estímulos mecânicos, transmitindo-os ao sistema nervoso central.

Em nossa língua estão as papilas gustativas, que são as responsáveis pelo nosso paladar. Nela podemos encontrar quimioceptores que detectam a presença de substâncias químicas. Há papilas gustativas especializadas na percepção dos quatro sabores (azedo, salgado, doce e amargo). O olfato também tem papel importante na percepção dos sabores.

Nossas narinas são as responsáveis pelo sentido do olfato. Nelas está o epitélio olfativo, um tecido especializado onde encontramos milhares de células olfativas, que possuem pelos que captam moléculas dissolvidas no ar que respiramos.

Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Nele encontramos mecanoceptores que captam estímulos mecânicos retransmitindo-os ao sistema nervoso central.

Já nos olhos encontramos células sensoriais que são estimuladas pela luminosidade, chamadas de fotoceptores, responsáveis pelo sentido da visão. Essas células são encontradas na retina e podem ser do tipo cone ou bastonete. Os bastonetes são muito sensíveis a variações na luminosidade, mas não distinguem cores, enquanto os cones as distinguem.

Quando falamos em sistema sensorial, referimo-nos ao conjunto de receptores sensoriais encontrados em nosso corpo. São esses receptores que captam os estímulos do meio e envia-os para o sistema nervoso, garantindo uma resposta adequada àquela determinada perturbação. A essa captação de estímulos por estruturas especializadas e sua interpretação damos o nome de sentidos.

→ RECEPTORES SENSORIAIS

Os receptores sensoriais que captam estímulos do meio (exteroceptores) podem ser classificados de diferentes formas, sendo a mais comum a classificação de acordo com o estímulo ao qual responde. Levando em consideração essa forma de classificação, os principais receptores existentes são os:

·         Fotorreceptores: Captam a luz;

·         Mecanorreceptores: Percebem estímulos, tais como movimento, pressão e tensão;

·         Fotorreceptores: Captam os sons. Muitos autores consideram esses receptores como um tipo de mecanorreceptor;

·         Quimiorreceptores: Percebem estímulos químicos.

Existem ainda receptores que estão localizados no interior do corpo e que captam informações sobre o organismo, não estando, portanto, relacionados com os sentidos. Esses receptores podem ser do tipo proprioceptores e interoceptores. Os proprioceptores relacionam-se com a percepção da posição e movimentação do corpo. Já os interoceptores captam informações como temperatura, pH, composição do sangue, entre outras informações.

Os Cinco Sentidos

É composto pelos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) com seus respectivos órgãos (olho, ouvido, nariz, língua e pele) que compreendem o sistema de percepção do nosso corpo com o meio externo.

Visão

O órgão da visão são os olhos, os globos oculares, situados nas cavidades orbitárias. Cada um dos dois globos oculares consta de três membranas superpostas e três meios transparentes. As três membranas do globo ocular são: esclerótica, coroide e retina. A esclerótica, de natureza fibrosa, protetora do globo ocular, é vulgarmente chamada “o branco dos olhos”. Apresenta, atrás, um orifício, por onde passa o nervo óptico. Adiante, transforma-se em uma membrana transparente, a córnea. A coroide, muito rica em vasos sanguíneos, é nutritiva do globo ocular, para o qual constitui também uma espécie de “câmara escura”, necessária na formação da imagem retiniana. Na parte posterior da coroide, há um orifício correspondente ao da esclerótica, dando passagem ao nervo óptico. Na sua parte anterior, em abertura circular, está encaixado um disco diversamente colorido, a íris, com um orifício central, a pupila ou “menina dos olhos”. A cor da íris não é uniforme. A íris contém fibras musculares de duas espécies: as fibras circulares, que, pela contração, diminuem a abertura pupilar e as fibras radiadas, que a aumentas. A retina forma-se pelo desdobramento do nervo óptico, que penetra no globo ocular pela sua parte posterior. Há, na retina, a pupila, o ponto cego, e a mácula lútea. O globo ocular se comporta como uma pequena máquina fotográfica. Os raios luminosos, partindo dos objetos atravessam a córnea transparente, a pupila, o humor aquoso, o cristalino, onde se desvia, o humor vítreo e vão atingir a retina. Sobre a retina forma-se uma imagem diminuta e invertida, é assim que acontece na máquina fotográfica. O cristalino corresponde à lente da máquina, a retina o filme que é sensível as impressões luminosas, e a pupila ao diafragma. As impressões recebidas pela retina são transmitidas através do nervo óptico até o cérebro, onde ocorrem as sensações visuais. Para que as imagens sejam nítidas é necessário que se formem exatamente sobre a retina, variando o cristalino, sua própria curvatura, segundo a maior ou menor distância dos objetos. Essa propriedade do cristalino chama-se poder de acomodação.

Audição

O órgão da audição é o ouvido, formado externamente pela orelha ou ouvido externo (órgão de recepção), pelo ouvido médio (órgão de transmissão) e pelo ouvido interno (órgão de percepção das vibrações sonoras). Os ouvidos médio e interno acham-se localizados no rochedo do osso temporal. O ouvido externo é formado pelo pavilhão da orelha e pelo conduto auditivo externo: transmite as ondas sonoras para o tímpano, membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio. Do interior da caixa do tímpano, entre o tímpano e a janela oval, encontra-se uma cadeia de três ossinhos: o martelo, a bigorna e o estribo, os quais se articulam entre si. O martelo encontra-se em parte na membrana do tímpano e o estribo se aplica por sua base sobre a janela oval. Os ossinhos podem se mover uns sobre os outros, graças à músculos. O ouvido interno, o labirinto, parte essencial do aparelho auditivo, compreende o vestíbulo, o caracol, os canais sem circulares existentes no rochedo encerrando tubos membranosos separados de suas paredes por líquido. São nestes tubos que se encontram as últimas ramificações do nervo acústico. O caracol vai ter ligação com a janela redonda; e no vestíbulo é que se acha o órgão de Corte o aparelho nervoso da audição. Os sons transmitidos pelo conduto auditivo externo do tímpano fazem essa membrana vibrar. As vibrações são transmitidas ao ouvido interno, quer pelo ar da caixa, quer pelos ossinhos. O ar da caixa está sempre com a mesma pressão que o ar exterior, por causa da comunicação da caixa com a trompa de Eustáquio, a qual se abre em cada movimento da deglutição. As vibrações transmitidas ao líquido do ouvido interno vão impressionar as células nervosas. Os ruídos são reconhecidos pelos vestíbulos e os canais semicirculares. O som, sensação harmoniosa, é percebido pelo órgão de Corti, que o transmite ao cérebro.

Paladar

O órgão principal do paladar ou gosto, é a língua (mais particularmente, a mucosa que a recobre), através das papilas gustativas. Umas têm a forma comprida e fina, sendo por isso chamadas papilas filiformes, outras apresentam-se sob o aspecto de pequenos fungos, particularidades que lhes mereceu o nome de fungiformes, e ainda outras, cercadas por um valo chamam-se papilas circunvaladas ou caliciformes. As papilas filiformes acham-se especialmente na ponta da língua; o resto da superfície é ocupada por papilas fungiformes de mistura com papilas filiformes; as caliciformes, em número de 7 a 12, acham-se perto da raiz da língua. Além das papilas, encontram-se abaixo da membrana mucosa da língua várias glândulas. A cada lado do sulco perto da língua há uma glândula de 20mm de comprimento e 5 a 8 mm da língua. Dentro das papilas caliciformes existem pequenas glândulas racemosas, que se abrem no interior das papilas, segregando um líquido aquoso. A sede do gosto, são as glândulas fungiformes e as caliciformes. Dentro desses órgãos acham-se de mistura com células meramente mecânicas, destinadas a servir de apoio às células gustativas. As substâncias sabor chamam-se sápidas, e as não produzem impressões gustativas chamam-se insípidas. As diversas sensações gustativas resultam da associação de quatro sabores fundamentais: sabor doce, percebido pela ponta da língua, sabor salgado, percebido pela região mediana da língua, sabor amargo, percebido pela base da língua e sabor ácido, percebido pelos cantos da língua. As impressões gustativas são associadas às impressões olfativas, de tal maneira que a noção que temos do gosto dos alimentos resulta da soma destas duas impressões.

Olfato

O sentido do olfato radica numa porção da membrana mucosa, que reveste o interior das fossas nasais (que comunicam atrás com a boca posterior e a faringe, na frente com o ar pelas narinas), e conhecida sob a denominação de pituitária. Esta cobre as fossas nasais em toda a sua extensão: tem cor rosada consistência e espessura variáveis. Em sua superfície observam-se numerosos orifícios, que são as aberturas de outras tantas glândulas que segregam o muco. Um corte através da pituitária oferece o aspecto de todas as mucosas; debaixo do epitélio acha-se a derme ou o cório mucoso, constituído, como todas as membranas semelhantes, de tecido conjuntivo, numerosas glândulas, nervos e vasos sanguíneos. Acha-se na pituitária olfativa propriamente dita, uma mancha amarelada no alto do nariz. A camada superior se caracteriza por células alongadas, que se apresentam sob duas formas: uma sãos cilíndricas, emitindo prolongamentos ramificados para o interior da pituitária e exercendo uma função meramente mecânica; no meio delas outras fusiformes, compridas, providas de um núcleo redondo e claro e de vários nucléolos, representado as células olfativas propriamente ditas. Cada uma delas possui, como nas células gustativas, dois prolongamentos nervosos, dos quais um sobe à superfície, terminando em várias cerdas olfativas outro desce para o interior, indo reunir-se ao nervo olfativo. Só a extremidade superior das cerdas entra em contato direto com o mundo exterior, estando o resto protegido por uma camada perfeitamente transparente. O órgão do olfato reage a estímulos de origem química. As partículas odoríferas, emitidas pelos corpos produzem, em contato com as células olfativas, uma transformação química que se transmite ao cérebro e ali se manifesta como cheiro.

Tato

Ë um dos cincos sentidos, pelo qual nos pomos em contato com o ambiente e apreciamos o estado físico dos corpos ( se sólidos, líquidos e gasosos), percebemos o polido ou a aspereza das superfícies, as formas e as dimensões das coisas, as variantes de temperatura. Na função de órgão de sentidos, a pele só se exerce em efetivo contato com os objetos, não atuando à distância, como a vista. Diz-se, atualmente, que no sentido da pele é o tato. No revestimento cutâneo se reúnem, porém, quatro sentidos diferentes, posto que atuem muitas vezes associados: o da pressão, o do frio, o do calor e o da dor. As chamadas sensações táteis são quase sempre compostas, entrando, na sua constituição, dois elementos: pressão e temperatura. Se, ainda ao tatear, efetuarmos movimentos, ou fazermos esforço, outro elemento não cutâneo, se associa: o sentido muscular. Quando, finalmente, a pressão se torna demasiado violenta, ou as variações de temperatura são excessivas, aparece a sensação de dor, que domina as outras. As quatro modalidades sensoriais não se acham distribuídas na pele de maneira uniforme e contínua. Cada uma apresenta pontos precisos e limitados. Por meio de excitações punctiformes, obtidas com o emprego de agulhas muito finas, ou de pelos curtos e rígidos, demonstram-se os pontos correspondentes a cada sentido. O sentido mais grosseiro é o tato. Não obstante, serve-nos esplendidamente, de muitos modos. É errado dizer que temos um sentido do tato. Na verdade, este sentido é um complexo de sentidos. Não é tão sutil e estético como a audição e a visão, mas, auxilia muito no contato com o mundo exterior. Nas pessoas comuns, que se fiam mais da vista e da audição, o tato pode ficar um tanto descurado. Revela-se, porém sua eficiência e sua capacidade educativa, quando faltarem os demais sentidos.

 

Vídeos Complementares:

 

 

 

 

 

Exercícios:

 

1 - No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:

a. propriorreceptores.

b. mecanorreceptores.

c. quimiorreceptores.

d. fotorreceptores.

e. termorreceptores.

 

2 - Os animais possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem relacionarem-se com o meio ambiente. Esses órgãos podem ser classificados de várias maneiras. Um dos sistemas de classificação os situa em categorias de acordo com o tipo de estímulo a que são sensíveis.

RELACIONE cada órgão dos sentidos de acordo com o estímulo a que é sensível.


(I) quimiorreceptor

(II) mecanorreceptor

(III) fotorreceptor

(IV) termorreceptor

(1) tato

(2) calor

(3) odor

(4) luz


Assinale a alternativa CORRETA: 

a. I - 3 ; II - 1 ; III - 2 ; IV - 4

b. I - 4 ; II - 1 ; III - 3 ; IV - 2

c. I - 3 ; II - 1 ; III - 4 ; IV - 2

d. I - 3 ; II - 4 ; III - 1 ; IV - 2

e. I - 4 ; II - 2 ; III - 4 ; IV – 1

 

3 - Os animais possuem estruturas que são capazes de perceber alterações ambientais. Quais estruturas detectam alterações de pressão?

a. Quimiorreceptores

b. Mecanorreceptores

c. Fotorreceptores

d. Termorreceptores

e. Radiorreceptores

 

4 - A labirintite é uma inflamação e um de seus principais sintomas são distúrbios de equilíbrio como a tontura, que impede a pessoa de se locomover e até mesmo de se levantar. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada.

a. cóclea

b. canais semicirculares

c. cerebelo

d. janela oval

e. trompa de Eustáquio

 

 

 

5 - Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do saI, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro.

Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é
I. captada na língua e direcionada ao cérebro.
II. transmitida ao cérebro através dos neurônios.
III. reconhecida na região do sistema nervoso periférico.
IV. uma mistura de sensações do olfato e do paladar.

Estão corretas:

a. apenas I e II.

b. apenas I e IV.

c. apenas II e III.

d. apenas III e IV.

e. I, II, III e IV.

 

6 - Nosso sistema sensorial é responsável por detectar todos os estímulos internos e externos. Para isso, ele usa células especiais denominadas células sensoriais. As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de:

a)    quimiorreceptores

b)    fotorreceptores e quimiorreceptores

c)    exteroceptores

d)    mecanorreceptores

e)    proprioceptores e interoceptores.

 

7 - Os nossos sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato) captam as informações do meio externo e, para isso, utilizam células sensoriais especializadas chamadas de:

a)    exteroceptores.

b)    proprioceptores.

c)    interoceptores.

d)    mecanorreceptores.

e)    quimiorreceptores.

 

8 - Os quimiorreceptores são células sensoriais capazes de captar informações a respeito de substâncias químicas que estão presentes no meio, como no ar. Baseando-se nisso, marque a alternativa que indica quais sentidos possuem quimiorreceptores ajudando na compreensão de um estímulo.

a)    Paladar e visão.

b)    Visão e olfato.

c)    Tato e paladar.

d)    Visão e tato.

e)    Paladar e olfato.

 

9 - (UEL-PR) No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:

a)    propriorreceptores.

b)    mecanorreceptores.

c)    quimiorreceptores.

d)    fotorreceptores.

e)    termorreceptores.

 

10 - A visão é um sentido capaz de captar estímulos luminosos através dos fotorreceptores. No olho humano, encontramos dois tipos de fotorreceptores:

a)    retina e cones.

b)    bastonetes e quimiorreceptores.

c)    cones e bastonetes.

d)    íris e retina.

e)    pupila e íris.



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São Paulo, 03 de agosto de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)





São Paulo, 13 de julho de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Vídeos Complementares:











São Paulo, 29 de junho de 2020

Área: Ciências da Natureza (Ciências)








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São Paulo, 15 de junho de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)








São Paulo, 11 de maio de 2020.

Área: Ciências da Natureza (Ciências)

Atividade Nº 03 - CIÊNCIAS - 6º anos A, B, C - Professor Glauber


·         Atividade semanal de Ciências para os 6ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 11/05/20 a 15/05/20
·         Data para entrega: até dia 17/05/2020
·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 
·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades trabalhadas na atividade:
·         (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.
·         (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.


Misturas de substâncias e métodos de separação

Separação de misturas
Os métodos de separação de misturas são utilizados com o intuito de separar todos ou a maioria das substâncias que formam uma mistura.
A natureza, os produtos que adquirimos, os materiais confeccionados pelo ser humano, ou seja, de uma forma geral nós e tudo que nos cerca é formado por misturas (associação de substâncias). Para utilizarmos uma substância qualquer é fundamental realizar a separação de misturas.
Separação de misturas significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases).
Para realizar a separação dos componentes de uma mistura é necessária a utilização de um ou mais métodos. Abaixo, temos uma relação de diversos métodos de separação de misturas, porém alguns mais utilizados em misturas homogêneas, já outros em misturas heterogêneas:
OBS.: De uma forma geral a separação dos componentes de uma mistura quase sempre necessita da utilização de mais de um método.
a) Para misturas heterogêneas
Catação: método de separação utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por sólidos de tamanhos diferentes, ou de um sólido não dissolvido no líquido, utilizando recursos como as mãos, uma pinça, um pegador etc., para fazer a retirada de um sólido. Exemplo: separar pedras dos grãos de feijão.
Levigação: método que utiliza a força da água para arrastar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar o cascalho do ouro.
Ventilação: método que utiliza a força do vento para arrastar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar a casca do grão de amendoim.
Flotação: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais não se dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o líquido. Em seguida uma decantação é realizada. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por areia e isopor.
Sifonação: Método no qual utilizamos mangueira, pipeta, canudo, seringa etc., para retirar o líquido mais denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo.
Filtração: método no qual um filtro de papel retém o componente sólido de uma mistura formada por um sólido e um gás, ou um sólido não dissolvido em um líquido. Exemplo: separar a areia da água.
Filtração a vácuo: é um método que acelera a velocidade da realização de uma filtração. Isto ocorre porque o líquido filtrado não apresenta a resistência do ar ao cair dentro do recipiente. Exemplo: separar areia da água ou uma mistura pastosa.
Decantação: Método no qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido em um líquido, ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado em cima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar barro da água.
Separação com funil de bromo: é um equipamento específico com o qual é possível separar o líquido mais denso do líquido menos denso de uma mistura formada por líquidos imiscíveis, após a realização de uma decantação deles. Exemplo: separar água e óleo.
Centrifugação: é um método que acelera o fenômeno da decantação, quando a mistura é submetida a movimentos de translação em um equipamento denominado centrífuga
Separação magnética: método no qual um ímã é utilizado para retirar o componente metálico presente em uma mistura formada por sólidos. Exemplo: separar a limalha de ferro da areia.
Dissolução fracionada: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos com o objetivo de dissolver apenas um deles. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por sal e areia.
Coagulação: método no qual uma substância é adicionada a uma mistura com o intuito de se unir à componentes sólidos que estejam em suspensão em um líquido. Exemplo: adicionar sulfato de alumínio na água em uma estação de tratamento de água.
Floculação: é um método que complementa a coagulação, já que nele a mistura é agitada para favorecer a ação do coagulante.
Tamisação: método no qual utiliza-se uma peneira para separar grãos sólidos de tamanho maior presentes em uma mistura. Peneirar a farinha de trigo.
b) Para misturas homogêneas
Fusão fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura homogênea formada apenas por sólidos que apresentam diferentes pontos de fusão. A mistura é aquecida até atingir o menor ponto de fusão. Assim, em seguida, por filtração ou peneiração, o sólido restante é separado do líquido. Exemplo: separação dos componentes do ouro 18 quilates.
Solidificação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por líquidos miscíveis que apresentem diferentes pontos de fusão através do resfriamento da mistura. A temperatura é diminuída até o menor ponto de fusão para que apenas um dos componentes seja transformado em sólido. Exemplo: separar a parafina dos resíduos do petróleo.
Evaporação: método utilizado quando não temos o objetivo de reutilizar o líquido presente na mistura. Assim, ao evaporar o sólido é separado. Exemplo: separação da água do sal em uma salina.
Destilação simples: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por um sólido dissolvido em um líquido. Nele o líquido é vaporizado e em seguida condensado, sendo recolhido em um outro recipiente. Exemplo: separar a mistura água e sal.
Destilação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por dois ou mais líquidos miscíveis (que estão dissolvidos entre si). A mistura é aquecida fazendo com que os líquidos sejam vaporizados, porém antes de serem condensados, os vapores são separados em uma coluna de fracionamento. Exemplo: separar a mistura formada por água e acetona.
Destilação por arraste de vapor: método que utiliza o calor do vapor de água sobre uma mistura para fazer um componente dela vaporizar. Exemplo: obtenção de essências a partir de plantas.

Vídeos de apoio:

Exercícios

1 - (Unifor-CE) Um sólido está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente da mistura por meio de uma: 
a) centrifugação
b) sifonação
c) decantação
d) filtração
e) destilação

2 - Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool?
a)    Destilação simples.
b)    Destilação fracionada.
c)    Decantação.
d)    Separação magnética.
e)    Centrifugação.

3 - Qual o método mais adequado se queremos separar uma mistura homogênea contendo água e sal, mas queremos obter ambos os componentes?
a)    Filtração.
b)    Centrifugação.
c)    Decantação.
d)    Destilação.
e)    Catação.

4 - (UFPI) Após a liquefação do ar atmosférico, o nitrogênio-N2 é separado dos demais componentes do ar através de:
a)    destilação simples.
b)    destilação fracionada.
c)    cristalização fracionada.
d)    difusão através de membrana.
e)    centrifugação.

5 - Separação de Misturas: (Unicamp) Têm as seguintes misturas:
I. Areia e
 água.
II. Álcool (etanol) e água.
III. Sal de cozinha (NaCl) e água, neste caso uma mistura homogênea.
Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtração em funil com papel e, em seguida, o líquido resultante (filtrado) foi aquecido até sua total evaporação.
Pergunta-se:
a) Qual mistura deixou um resíduo sólido no papel após a filtração? O que era esse resíduo?
b) Em qual caso apareceu um resíduo sólido após a evaporação do líquido? O que era esse resíduo?

6 - É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA?   Qual   e   como   seria   o   processo   de separação?

São Paulo, 27 de abril de 2020.

"Caros alunos,
Essa semana não terá novas atividades. Essa semana será dedicada à retomada do conteúdo. Aproveitem esse tempo para a conclusão das atividades já postadas, no caso dos alunos que ainda não conseguiram. Os alunos que já concluíram as atividades aproveitem para rever os textos e vídeos para ajudá-los na fixação do conteúdo. Qualquer dúvida continuo à disposição pelo e-mail. 
Bons estudos e boa semana a todos. 
Professor Glauber de Carvalho"


·         Atividade semanal de Ciências para os 6ºanos A, B e C, referente à semana dos dias 27/04/20 a 01/05/20.  Data para entrega: até dia 03/05/2020
·         O aluno precisará realizar apenas a cópia das perguntas e respondê-las, não sendo necessário a cópia do texto
·         A atividade poderá ser feita em arquivo de Microsoft Word, no corpo do e-mail ou no caderno.
·         Caso a atividade seja feita no caderno, o aluno deverá enviar fotos dela para o e-mail abaixo. Caso seja feita em arquivo de Microsoft Word, ele deve ser enviado em anexo para o mesmo e-mail 
·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS


Recursos minerais
Reserva
porção de um recurso mineral que está identificado e que se encontra disponível para ser extraído
 Exploração à superfície
·         minas a céu aberto
·         pedreiras
subterrânea
·         túneis
·         galerias
 Prospecção mineira
·         observações de terreno
·         observações de imagens
·         medições geofísicas:
·         magnéticas (minerais magnéticos)
·         radio métricas (minerais radioativos)
·         gravimétricas (minerais de elevada densidade)
 Processos associados à exploração destes recursos
·         extração dos materiais em bruto
·         transporte
·         separação
·         remoção da ganga (impurezas contidas no minério sem valor económico)
·         seleção das substâncias úteis ao Homem – o minério
·         Os materiais economicamente não rentáveis são acumulados em montes.
 Impactes da exploração mineira
·         poluição sonora, do ar, da água e do solo
·         impacte paisagístico
·         pneumoconiose
 Medidas de recuperação de minas
·         prevenir a derrocada das galerias das minas
·         minimizar a poluição dos solos e das águas subterrâneas
·         reduzir o impacte visual negativo

 Recursos hídricos
 Distribuição da água na Terra
·         97% água salgada / 3% água doce
·         Água doce
·         glaciares e calotes polares 68,7%
·         aquíferos 30,1%
·         outros reservatórios 1,2%
·         lagos
·         rios
·         atmosfera
·         solo
·         seres vivos
 Infraestruturas de captação e armazenamento
·         captações
·         reservatórios
·         canais
·         condutas
·         estações de bombagem
 Consumo de água no Brasil
·         Agricultura 72%
·         Industrial 7%
·         Urbano 9%
·         Consumo animal 11%
·         Rural 1%
 Consumo de água (causas)
·         clima (quente e de pouca precipitação)
·         má gestão do espaço e do subsolo
·         poluição
 ETA (Estação de Tratamento de Águas)
·         melhora a qualidade da água através dos seguintes processos:
·         floculação
·         decantação
·         filtração
·         desinfeção
 ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais)
liberta a água de matérias poluentes antes de ser devolvida para a natureza

 Recursos energéticos
Impactes ambientais da utilização de combustíveis fósseis
·         libertação de gases com efeito de estufa que provoca o aquecimento global e mudanças climáticas
·         chuvas ácidas
·         nevoeiro fotoquímico (smog)
·         marés negras em caso de acidentes com derrames de petroleiros
 Obstáculos ao uso da energia nuclear
·         riscos de fugas e explosões que libertam nuvens radioativas
·         custos económicos elevados
·         receio do uso para armas nucleares
 Energia Hídrica (água das barragens)
·         permite a regularização do caudal do rio
·         produz energia de forma contínua e que pode ser armazenada
contras:
·         altera a fauna e a flora do ecossistema onde é instalada a barragem e obriga a deslocação de pessoas
 Energia Solar (luz solar)
·         produz poucos gases com efeito de estufa
·         disponível em qualquer parte do mundo
·         contras:
·         investimento caro, necessita de uma grande área de instalação dos painéis solares e impacte paisagístico
 Energia Eólica (vento)
·         investimento relativamente barato
·         disponível em qualquer parte do mundo
contras:
·         não se encontra disponível de forma contínua e impacto paisagístico
 Energia Geotérmica (calor do interior da Terra)
·         pouco poluente
·         pouco impacto paisagístico
contra:
·         envolve tecnologia dispendiosa
 Outras energias alternativas
·         marés
·         ondas
·         biomassa
 Como poupar energia
·         calafetar portas e janelas
·         utilizar vidros duplos nas habitações
·         desligar os aparelhos pela tomada e não deixar em standby
·         utilizar lâmpadas de baixo consumo
·         utilizar equipamentos eficientes

RECURSOS NATURAIS 
O que são recursos naturais
 Recursos naturais
bens que se encontram na natureza e que o Homem pode utilizar em seu benefício
Recursos renováveis e não renováveis
Recursos renováveis
recursos que não correm o risco de se esgotar à escala da vida humana
exemplos:
·         luz solar
·         vento
·         plantas
·         animais

Recursos não renováveis
recursos que são explorados a uma taxa superior à da sua renovação na natureza, podendo se esgotar à escala da vida humana
exemplos:
·         carvão
·         petróleo
·         gás natural
·         urânio
·         minerais e rochas

Classificação de recursos naturais
Recursos minerais
Metálicos:
a partir dos quais se extraem os minérios
·         volframite (metal: volfrâmio)
·         calcopirite (metal: cobre)
·         bauxita (metal: alumínio)
·         magnetite (metal: ferro)
Não Metálicos
·         rochas ornamentais e industriais
·         minerais industriais
 Recursos hídricos
·         águas de nascente
·         água mineral natural
·         água termal
·         água gasocarbônica
 Recursos biológicos
·         agropecuários
·         animais e plantas
·         florestais
·         produtos provenientes das florestas
·         marinhos
·         algas, plantas e animais marinhos
 Recursos energéticos
·         combustíveis fósseis
·         petróleo
·         carvão
·         gás natural
·         urânio
·         vento
·         água 

Exercícios
1.    Identificar três formas de exploração dos recursos naturais.
2.    Descrever as principais transformações dos recursos naturais.
3.    Inferir os impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais, a curto, a médio e a longo prazo, com base em documentos fornecidos.
4.    Propor medidas que visem diminuir os impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais.
5.    Indicar medidas que estão sendo implementadas no Brasil para promover a sustentabilidade dos recursos naturais.
6.    Apresentar uma definição de recurso natural.
7.    Enunciar os critérios de classificação dos recursos naturais, apresentando exemplos.
8.    Distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos, com exemplos.
9.    Definir recursos renováveis e recursos não renováveis, apresentando exemplos.

10. Justificar a importância da classificação dos recursos naturais.


São Paulo, 30 de março de 2020.

·         Atividade de Ciências para os 6ºs anos A, B e C.
·         Data para entrega: até dia 06/04/2020
·         Contato do professor para dúvidas, informações e entrega das atividades: werli@professor.educacao.sp.gov.br

Substâncias puras e misturas
As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas.
De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias. Isso quer dizer que nós e quase tudo que está a nossa volta são exemplos de misturas das mais variadas substâncias puras.
Neste texto vamos aprender o que é e quais são as classificações das substâncias puras e misturas.
Substâncias puras
Substâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes.
De uma forma geral, as substâncias puras podem ser classificadas de duas formas:
a) Substâncias simples
São compostos químicos formados por átomos de um mesmo elemento químico. Por exemplo:
 H2 (Gás Hidrogênio)
As moléculas do Gás Hidrogênio são formadas por dois átomos do elemento químico Hidrogênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
→ O3 (Gás Ozônio)
As moléculas do Gás Ozônio são formadas por três átomos do elemento químico Oxigênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
Existe ainda a possibilidade de átomos de um mesmo elemento químico formarem substâncias simples completamente diferentes, os alótropos. Um exemplo de alotropia é o caso do elemento químico Oxigênio, o qual forma as substâncias gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3).
São compostos químicos formados por átomos de elementos químicos diferentes. Exemplos:
 CO2 (Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono)
As moléculas do Gás Carbônico são formadas por um átomo do elemento carbono e dois átomos do elemento oxigênio. Como os elementos químicos são diferentes, trata-se de uma substância composta.
 KMnO4 (permanganato de potássio)
íon-fórmula do permanganato de potássio é formado por um átomo do elemento potássio, um átomo do elemento manganês e quatro átomos do elemento oxigênio.
Misturas
Mistura é a união de duas ou mais substâncias diferentes (independentemente se são simples ou compostas). Ela apresenta características físicas (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, tenacidade etc.) diferentes e variáveis (não fixas) em comparação com as substâncias que a compõem.
A mistura de água e cloreto de sódio, por exemplo, apresenta um ponto de fusão totalmente diferente em relação aos pontos de fusão da água ( 0oC) e do cloreto de sódio (803oC) isoladamente.
a) Misturas homogêneas
As misturas homogêneas apresentam apenas uma fase (um único aspecto visual). São formadas quando um material tem a capacidade de dissolver outro. Exemplos:
·         água e cloreto de sódio;
·         água e glicose;
·         gasolina e etanol;
·         ar atmosférico (gás oxigênio, gás nitrogênio, gás carbônico, vapor de água etc);
·         ácido acético e água;
·         petróleo (gasolina, querosene, óleo lubrificante etc.);
·         soro fisiológico.
b) Misturas heterogêneas
As misturas heterogêneas apresentam mais de uma fase (dois ou mais aspectos visuais). São formadas quando um material não dissolve outro. Exemplos:
·         Granito;
·         Leite;
·         Sangue;
·         Água e areia;
·         Água e óleo;
·         Água e gasolina.


Mapa Mental: Substância Pura e Mistura


Exercícios:
1 - As afirmações abaixo são referentes à classificação dos materiais em misturas ou substâncias. Indique quais estão corretas com a letra “C” e quais estão erradas com a letra “E”:
a)    (   ) É possível determinar a densidade de uma mistura conhecendo a proporção em que cada substância está presente.
b)    (   ) Como o álcool etílico é menos denso que a água, a densidade de uma mistura de água e álcool etílico aumenta à medida que a proporção de álcool etílico aumenta.
c)    (   ) A água potável é uma mistura, pois recebeu a adição de uma série de substâncias (como o cloro) na estação de tratamento de água, mas a água mineral obtida diretamente da fonte é uma substância.
d)    (   ) O petróleo é uma mistura de várias substâncias, como gasolina, óleo diesel e asfalto.
e)    (   ) A gasolina, mesmo pura, é uma mistura de várias substâncias.
f)     (   ) Na natureza é muito raro encontrar uma substância isolada.
g)    (   ) O sal de cozinha que utilizamos em casa é o cloreto de sódio puro, ou seja, é uma substância.

2 - Indique o grupo que só tem misturas:
a)    Aço, cobre, água natural
b)    Aço, bronze, madeira
c)    Ar, gelo-seco, gasolina
d)    Prata, latão, petróleo
e)    Leite, sangue, oxigênio

3 - (UFMG) Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. Todas as alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:
a)    Água de coco/ heterogêneo
b)    Água do mar filtrada/ homogêneo;
c)    Laranjada/ heterogêneo
d)    Leite/homogêneo

4 - (UFRGS) O granito consiste em quatro minerais: feldspato, magnetita, mica e quartzo.
Se um desses minerais pode ser separado dos demais, pode-se afirmar que o granito é:
a)    um elemento
b)    uma substância simples
c)    uma substância composta
d)    um composto iônico
e)    uma mistura

5 - (Mackenzie-SP) Água mineral engarrafada, propanona (C3H6O) e gás oxigênio são classificados, respectivamente, como:
a)    substância pura composta, substância pura simples e mistura homogênea.
b)    substância pura composta, mistura homogênea e substância pura simples.
c)    mistura heterogênea, substância pura simples e substância pura simples.
d)    mistura homogênea, substância pura composta e substância pura composta.
e)    mistura homogênea, substância pura composta e substância pura simples.


6 - Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substâncias puras? Dentre as substâncias puras, quais são simples e quais são compostas?
      i.        Água dos rios;
    ii.        Ferro;
   iii.        Aço;
   iv.        Gás carbônico;
    v.        Salmoura;
   vi.        Refrigerante;
  vii.        Leite;
 viii.        Metano;
   ix.        Vinagre;
    x.        Ouro 18 quilates;
   xi.        Amálgama (liga de mercúrio, prata e zinco);
  xii.        Gasolina;
 xiii.        Ar atmosférico;
xiv.        Etanol anidro;
  xv.        Água destilada;
xvi.        Gás nitrogênio;
xvii.        Cobre;
xviii.        Gás oxigênio.

7 - Dois sólidos brancos apresentam a mesma densidade. Indique um teste que pode ser realizado para verificar se correspondem à mesma substância pura.

8 - Açúcar, sal, giz branco, gesso e cal são alguns exemplos de sólidos brancos. Se esses materiais apresentarem superfície homogênea e totalmente branca, pode-se afirmar que são substâncias puras? Justifique.


Vídeos de apoio:


42 comentários:

  1. Caros alunos,
    As atividades podem ser feitas no computador ou no caderno. Caso seja feita no computador, o arquivo deve ser enviado para o email citado acima, caso seja feita no caderno, uma foto do mesmo deve ser enviada para o mesmo email.
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    Professor Glauber de Carvalho

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  2. O professor pode fazer no celular e se eu fazr no caderno eu tem que copia o texto?

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    1. Pode fazer somente as respostas no caderno e enviar as fotos para o email. Alguns alunos estão fazendo assim. Espero ter ajudado. Continuo à disposição.

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    2. professor Glauber sou a Leticia do 6 ano b queria saber se posso lhe entregar a liçaõ até amanhã pq fiquei sabendo do site ontem a noite.

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  3. Professor ja enviei mais nao sei se foi e tbm eu esqueci de colocar o meu nome e número meu nome e Livia santos lopes e meu número e 21

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    1. Boa noite Lívia. Não recebi sua atividade. Favor enviar novamente.

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  4. Acho que consigo mandar

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  5. Professor, boa tarde!
    Realizei o envio da atividade, pode verificar se recebeu?

    Obrigada!
    Camily Gabriele

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  6. Professor te enviei não sei se chegou ...

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  7. oi professor Glauber sou a Leticia do 6 ano b queria saber se tem q copiar o texto e gostaria de saber se posso te mandar a lição até amanhã pq fiquei sabendo do site apenas ontem a noite

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    1. Boa tarde Letícia. Não precisa copiar, pode fazer apenas as respostas. Pode enviar até amanhã sim.

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  8. pro na 7 vale bircabonato e farinha

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    1. Vale sim. Assim como sal e açúcar refinado, entre outros. Nesse caso, as propriedades são mais importantes que os materiais. Exemplos de propriedades: cheiro, sabor, solubilidade, temperatura de fusão e etc. Você pode consultar o capítulo que já trabalhamos no livro.
      Continuo à disposição.

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  9. Professor, o meu filho Felipe entregou a matéria hoje no e-mail desculpe pois fiquei sabendo hoje pelo colega da escola que tinha matérias pra ser feitas.

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  10. OI PROFESSOR EU NÃO ENTENDI MUITO BEM A 3 VC PODERIA SE NÃO FOR ENCOMODO DIZER COMO É PARA FAZER

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    1. Boa tarde. É para dizer quais são os possíveis impactos ambientais causados pela extração e exploração dos recursos naturais.

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  11. Boa noite acabei de mandar um email com as atividades do aluno Luiz henrique 6°B veja se chegou

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  12. Boa tarde!

    Professor enviei a atividade de Recursos Naturais. Pode verificar se recebeu?

    Obrigada

    Camily Gabriele

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  13. Professor eu ainda posso fazer que eu recebi o blog só hj

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    1. Boa tarde. Todas as atividades, inclusive aquelas em atraso, podem ser entregue.

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  14. Professor Glauber eu consegui acessar hj eu posso fazer ainda

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  15. Olá professor só consegui acessar hj
    Ainda Pode entregar?

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  16. Boa noite. nn tá aparecendo nenhuma atividade na sua matéria professor

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    1. Boa noite. Para mim está aparecendo normalmente, tanto no celular quanto no computador. Qualquer coisa entre em contato pelo e-mail. Favor identificar-se.

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  17. Professor é obrigatório copiar o texto que vc passou no dia 17 e 21

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...