MATEMÁTICA - 9º anos A, B, C - Professora Ângela

São Paulo, 23 de novembro de 2020
Área: Matemática



























São Paulo, 09 de novembro de 2020
Área: Matemática







São Paulo, 26 de outubro de 2020
Área : Matemática



























São Paulo, 05 de outubro de 2020
Área : Matemática




São Paulo, 21 de setembro de 2020
Área : Matemática


                          ATIVIDADES PARA 9° ANO

(EF09MA05)Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

OBJETIVO

Resolver situações problema que envolvam o cálculo de porcentagem e juros.

Retomando-Juros e desconto

Explorando o cálculo dos juros  porcentagem ao realizar compras parceladas, ampliando situações estudadas nas séries anteriores.

1-Joana tomou a seguinte decisão: poupar cerca de 9% do seu salário de R$2.500,00 para realizar uma viagem daqui a um ano em suas férias.  Quando chegou ao 8°mês em que guardava seu dinheiro, para sua alegria , recebeu uma promoção e seu salário passou a ser de R$3.200,00. Ela decidiu manter o percentual do que planejou guardar para sua viagem. Quanto Joana conseguiu guardar ao final de um ano?

Vamos converter a taxa de 9% para 9 /100=0,09

Calcular quanto a ela economizou em relação ao seu salário de R$ 2.500,00, nos 7 primeiros  meses, antes de receber o aumento salarial.

9% de 2.500= 0,09.2500=225

Em 7 meses; 225.7=1575

Em 7 meses Joana economizou R$1.575,00

Nos 5 meses restante com o salário de R$3.200,00, temos.

9% de 3.200,00= 0,09 .3.200= 288

Em 5 meses:288.5=1440

Em 5 meses Joana economizou R$1.440,00

Total em um ano: 1.575 +1.440 = 3.015

Joana conseguiu guardar ao final de um ano o valor de R$3.015,00.

2-Antes de comprarmos qualquer produto, é importante realizar uma pesquisa de preços em diferentes lugares. Ricardo desejava adquirir uma TV Led Full HD de 32 polegadas. Num certo dia, saiu para pesquisar preços em três lojas:

 Loja A, LOJA B e LOJA C. As condições de pagamento oferecida em cada uma das lojas eram as seguintes:

LOJA A: valor à vista R$ 1 300,00 ou em 5 parcelas de R$ 350,00 com juros;

 ● LOJA B: valor à vista R$ 1 250,00 ou em 3 parcelas de R$ 450,00 com juros;

LOJA C: valor à vista R$ 1 500,00 ou em 5 parcelas de R$ 300,00 sem juros.

 Com base nas informações acima e com auxílio de uma calculadora, se achar necessário, analise as situações:

a)Considerando somente a compra da TV com pagamento à vista, qual é a diferença percentual entre os preços da TV mais cara e a TV mais barata?

1500 /  1250 = 1,2

Isso significa que o preço da TV mais barata é 20% menor do que a TV mais cara.

 b) Um cliente resolveu adquirir o mesmo modelo de TV em umas das lojas por meio de parcelamento. Qual taxa cada loja cobra sobre o valor final da TV na forma de parcelamento? E qual é a loja mais vantajosa para o pagamento parcelado?

 Loja A – preço à vista R$ 1300,00. Preço a prazo R$ 1 750, 00:

5. 350,00=1750,00

1750 /1300 1,35 A taxa será de aproximadamente 35%.

Loja B– preço à vista R$ 1 250,00. Preço a prazo R$ 1 350,00:

3.450,00= 1350,00

1350 /1250 = 1,08 A taxa será de 8%.

Loja C– Preço à vista R$ 1 500,00. Preço a prazo R$ 1 500,00:  

5.300,00 =1500,00

    1 500 /1 500 = 1 A taxa é de 0%.

Comparando as taxas cobradas, a loja C é a mais vantajosa, por a taxa é igual a 0%, e o valor à vista será igual ao valor a prezo.

3- Quero  comprar uma televisão nova da marca Quebra Nunca, com 60”. Fiz uma pesquisa e descobri que, à vista, a TV que quero custa R$3.500,00 e que se eu pagar a prazo o valor total será  20% maior do que o valor à vista.Como não tenho o valor à vista, quanto pagarei comprando essa TV aprazo?

20% de 3.500

20/100.3500=20.3.500/100= 70.000/100=700

3500 + 700=4200

Tenho uma amiga que vai se casar e me chamou para ser sua madrinha. Estou procurando um vestido para comprar, pois a situação pede algo especial. Uma das lojas em que pesquisei está com uma promoção de 5% de desconto no pagamento à vista. O vestido de que gostei custa R$700,00. Quanto pagarei com desconto?

5% de 700

5/100.700=3500/100=35

700 -35=665

Pagarei R$ 665,00 no meu vestido.

Meus queridos alunos ,

Espero que vcs tenham recordado um pouco da matéria de juros e porcentagem que estudamos anteriormente .

Vamos praticar , resolvendo as atividades das páginas 72 a 74, atividade 1 e 2 , números 1.1 e  1.2. 2.1;2.2;e 2.3

ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O EMAIL: angelaa@professor.educacao.sp.gov.br
























São Paulo, 08 de setembro de 2020
Área : Matemática




São Paulo, 17 de agosto de 2020
Área : Matemática




São Paulo, 03 de agosto de 2020
Área : Matemática





São Paulo, 13 de julho de 2020
Área : Matemática
Fórmula geral de resolução de equações de 2° grau –
Fórmula Bhaskara    ,       
       x = – b ± √Δ
                 2·a

DELTA: Δ = b2 – 4ac
Na equação do 2° grau o que determina as raízes é o valor do discriminante ( DELTA) , quando :
Δ > 0, ( duas raízes reais e diferentes)
Δ = 0, ( duas raízes reais e iguais)
Δ < 0, ( não tem  raízes reais)
*Três passos para resolver uma equação do segundo grau

1- vamos resolver a equação 2x2 + 8x – 24 = 0.
Primeiro passo: Escreva os valores numéricos dos coeficientes:      a, b e c.
a = 2,  b = 8 , c = – 24
Segundo passo: Calcule o valor de delta.
Δ = b2 – 4ac
Δ = 82 – 4·2·(– 24)
Δ = 64 + 192
Δ = 256
Terceiro passo: calcule os valores de x da equação.
x = – b ± √Δ
      2·a

x = – b ± √Δ
      2·a

x = – 8 ± √256
       2·2

x = – 8 ± 16
       4

                                         x' = – 8 – 16 = –24 = –6
                                                      4           4         
                                         x'' = – 8 + 16 =  8  = 2    
                                                        4        4      
S={ -6 , 2}

2-Resolva a equação 4x2 -12x +9 = 0

  
3-Quais são as raízes da equação 4x2 – 12x +10 = 0?
   a = 4, b = – 12 ,  c = 10.
                                                Δ = b2 – 4ac
                       Δ = (–12)2 – 4·4·10
                                                    Δ = 144 – 16
                                                    Δ = -16   Ɇ raiz
(não existe raiz quadrada de números negativos)
                                                         S=Ø
                                ATIVIDADES
Resolva a atividade da página 72 do caderno do aluno,n°; 7.1  
7.1 – Resolva essa atividade, usando  a fórmula de Bhaskara.
a) x2 + 6x +8 =0   b) x2 +2x -3 =0  c) x2 +2x -8 =0  d) x2 -4x +3 =0 

Resolva as atividades 1, 2 ,4, 5 e 6 do livro da página 102.
Tira foto e manda pelo email; angelaa@professor.educacao.sp.gov.br, até dia; 24/07/20


OBS: Vou postar um vídeo explicando o conteúdo no grupo do whatsapp.

São Paulo,29 de junho de 2020
Área : Matemática









XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX






São Paulo, 15 de junho de 2020.
Área: Matemática


Estudar o capítulo 1 e 2 do livro A CONQUISTA DA MATEMÁTICA que iniciam nas páginas 62 e 70, para auxiliar na resolução das atividades do caderno do aluno PARTE 1 sobre PRODUTOSNOTÁVEIS E FATORAÇÃO, são conteúdos que já estudamos no 8° ano.

Resolver as atividades do caderno do aluno pág 66 atividade 2.1; pág 67 atividade 2.2, 2.3 e 2.4; pág 68 atividade 3.2, 3.4 e 3.5, tirar fotos da resolução e mandar no email :

angelaa@professor.educacao.sp.gov.br 

DATA DE ENTREGA: ATÉ DIA 26 / 06 / 20

São Paulo, 11 de maio de 2020.
Área: Matemática

HABILIDADES (Todas essas habilidades foram usadas na AAP e na revisão)
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Observando o exemplos a  seguir , Vamos resolver os exercícios 1 e 2.

EX- (Enem) A planta de determinado bairro de uma cidade apresentou o desenho a seguir. O responsável pelo departamento de obras do município constatou a ausência de algumas medidas nessa planta, as quais ele representou no projeto por x e y.


Com base nos dados do projeto, esse responsável pôde calcular corretamente os respectivos valores de x e y:
xa) 35m e 56m  b) 25m e 40 m  c) 35m e 70m  d) 56m e 70m  e) 56m e 84m
Solução
Observando a imagem, temos que o teorema de Tales pode ser aplicado na planta do bairro. Os segmentos que ligam as ruas A e B são paralelos, logo, temos:


Portanto, os valores de x e y são, respectivamente, 35 m e 56 m.

1-(Saresp–SP) No desenho abaixo estão representados os terrenos I, II e III.


Quantos metros de comprimento deverá ter o muro que o proprietário do terreno II construirá para fechar o lado que faz frente com a Rua das Rosas?

a) 18m        b) 20m       c) 32m       d)40m

2-(IESDE – SAE – 2015). A figura abaixo indica dois lotes de terreno com frente para a rua A e para a rua B. As divisas dos lotes são perpendiculares à rua A. As frentes dos lotes 1 e 2 para a rua B medem, respectivamente, 21 m e 28 m. A frente do lote 2 para a rua A mede 20 m. Qual é a medida da frente para a rua A do lote 1?

a) 21 m.         b) 18 m.        c) 15 m.      d) 20 m.      e) 28 m.

Seguindo o exemplo, vamos encontrar o valor de x, e resolver o nº 3 .

Aplicação do Teorema de Tales.
3x+1 /5x -1  =  4/6
4.(5x – 1) = 6.(3x + 1)
20x – 4 = 18x + 6
20x – 18x = 6 + 4
2x = 10
X = 5

3-Sabendo que as retas abaixo são paralelas, qual é o valor de x?


EX:Utilizando a fórmula e o exemplo a seguir, resolva os exercícios 4 e 5.

A = (d x D)/2 A = (5 x 10)/2 A = 50/2 = 25 cm²


                                                                       D= Diagonal maior  e d= diagonal menor.
                                                      OBS: a diagonal vai de um vértice (ponto) ao outro.

4-Calcule a área e o perímetro do losango de diagonal maior 8 cm e diagonal menor 4 cm.

5-Determine a área de um losango cuja  a metade da medida das diagonais menor e maior são, respectivamente, 6cm e 8 cm.

a) 24cm2          b) 48cm2          c)96cm2        d) 192cm2

Observe o exemplo e resolve a número 6.

Em uma viagem para um determinado lugar, um  veículo correndo a uma velocidade de 120km/h, levou 3 horas para fazer o percurso. Outro veículo que partiu junto ao primeiro e correu com velocidade de 90km/h, quanto tempo fez o mesmo percurso?

a) 2h          b) 3h        xc) 4h      d) 5h

Se 120 km/h    gastou  3 h  ,  90km/h   vai gastar um tempo maior.  (grandezas inversas)

120  /  90 =   x / 3
   90x = 3 . 12
      90x = 360   
         X = 4h

6-Em uma pista de corrida, um dos veículos, correndo a uma velocidade de 20m/s, levou 60 segundos para dar uma volta na pista. Outro veículo que partiu junto ao primeiro e correu com velocidade de 15m/s, após dar uma volta na pista, quanto tempo demorou?

a) 45 segundos         b) 60 segundos        c) 80 segundos          d) 90 segundos

7-Resolva a expressão numérica: -1 / 2 + 3 – 4 / 3 . 5 / 4 = Observe os exemplos abaixo  para resolver.

a) -6 / 5                  b)+6 / 5            c)– 5 / 6            d)+ 5 / 6

OBS:Primeiro resolve a multiplicação e divisão, depois faz MMC dos denominadores, divide pelo denominador e multiplica pelo numerador. Depois resolve a operação e simplifica no final.






12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por onde eu mando a lição professora?

    ResponderExcluir
  5. Oi prof por onde posso te enviar?, E tem problema se eu imprimir e colar no caderno ?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite professora Angela, precisamos do email pra mandar a tarefa.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite , queridos alunos.
    Vocês irão mandar as atividades para o e-mail que esta no blog.
    angelaa@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  8. Quem não mandou as atividades anteriores favor mandar, estarei recebendo ainda.
    Vou usar as notas de todas as lições e da AAP para compor a nota do bimestre.

    Qualquer dúvida mande um email.

    ResponderExcluir
  9. Professora eu não entendi o que é para fazer

    ResponderExcluir
  10. Como agente vai fazer a prova sem saber o conteúdo???

    ResponderExcluir
  11. Boa noite pessoal, qualquer dúvida pode me enviar mensagem no email que está no blog.
    angelaa@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...