ATIVIDADES PARA 9° ANO
(EF09MA05)Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
OBJETIVO
Resolver situações problema que envolvam o cálculo de porcentagem e juros.
Retomando-Juros e desconto
Explorando o cálculo dos juros porcentagem ao realizar compras parceladas, ampliando situações estudadas nas séries anteriores.
1-Joana tomou a seguinte decisão: poupar cerca de 9% do seu salário de R$2.500,00 para realizar uma viagem daqui a um ano em suas férias. Quando chegou ao 8°mês em que guardava seu dinheiro, para sua alegria , recebeu uma promoção e seu salário passou a ser de R$3.200,00. Ela decidiu manter o percentual do que planejou guardar para sua viagem. Quanto Joana conseguiu guardar ao final de um ano?
Vamos converter a taxa de 9% para 9 /100=0,09
Calcular quanto a ela economizou em relação ao seu salário de R$ 2.500,00, nos 7 primeiros meses, antes de receber o aumento salarial.
9% de 2.500= 0,09.2500=225
Em 7 meses; 225.7=1575
Em 7 meses Joana economizou R$1.575,00
Nos 5 meses restante com o salário de R$3.200,00, temos.
9% de 3.200,00= 0,09 .3.200= 288
Em 5 meses:288.5=1440
Em 5 meses Joana economizou R$1.440,00
Total em um ano: 1.575 +1.440 = 3.015
Joana conseguiu guardar ao final de um ano o valor de R$3.015,00.
2-Antes de comprarmos qualquer produto, é importante realizar uma pesquisa de preços em diferentes lugares. Ricardo desejava adquirir uma TV Led Full HD de 32 polegadas. Num certo dia, saiu para pesquisar preços em três lojas:
Loja A, LOJA B e LOJA C. As condições de pagamento oferecida em cada uma das lojas eram as seguintes:
● LOJA A: valor à vista R$ 1 300,00 ou em 5 parcelas de R$ 350,00 com juros;
● LOJA B: valor à vista R$ 1 250,00 ou em 3 parcelas de R$ 450,00 com juros;
● LOJA C: valor à vista R$ 1 500,00 ou em 5 parcelas de R$ 300,00 sem juros.
Com base nas informações acima e com auxílio de uma calculadora, se achar necessário, analise as situações:
a)Considerando somente a compra da TV com pagamento à vista, qual é a diferença percentual entre os preços da TV mais cara e a TV mais barata?
1500 / 1250 = 1,2
Isso significa que o preço da TV mais barata é 20% menor do que a TV mais cara.
b) Um cliente resolveu adquirir o mesmo modelo de TV em umas das lojas por meio de parcelamento. Qual taxa cada loja cobra sobre o valor final da TV na forma de parcelamento? E qual é a loja mais vantajosa para o pagamento parcelado?
Loja A – preço à vista R$ 1300,00. Preço a prazo R$ 1 750, 00:
5. 350,00=1750,00
1750 /1300 ≅ 1,35 A taxa será de aproximadamente 35%.
Loja B– preço à vista R$ 1 250,00. Preço a prazo R$ 1 350,00:
3.450,00= 1350,00
1350 /1250 = 1,08 A taxa será de 8%.
Loja C– Preço à vista R$ 1 500,00. Preço a prazo R$ 1 500,00:
5.300,00 =1500,00
1 500 /1 500 = 1 A taxa é de 0%.
Comparando as taxas cobradas, a loja C é a mais vantajosa, por a taxa é igual a 0%, e o valor à vista será igual ao valor a prezo.
3- Quero comprar uma televisão nova da marca Quebra Nunca, com 60”. Fiz uma pesquisa e descobri que, à vista, a TV que quero custa R$3.500,00 e que se eu pagar a prazo o valor total será 20% maior do que o valor à vista.Como não tenho o valor à vista, quanto pagarei comprando essa TV aprazo?
20% de 3.500
20/100.3500=20.3.500/100= 70.000/100=700
3500 + 700=4200
Tenho uma amiga que vai se casar e me chamou para ser sua madrinha. Estou procurando um vestido para comprar, pois a situação pede algo especial. Uma das lojas em que pesquisei está com uma promoção de 5% de desconto no pagamento à vista. O vestido de que gostei custa R$700,00. Quanto pagarei com desconto?
5% de 700
5/100.700=3500/100=35
700 -35=665
Pagarei R$ 665,00 no meu vestido.
Meus queridos alunos ,
Espero que vcs tenham recordado um pouco da matéria de juros e porcentagem que estudamos anteriormente .
Vamos praticar , resolvendo as atividades das páginas 72 a 74, atividade 1 e 2 , números 1.1 e 1.2. 2.1;2.2;e 2.3
ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O EMAIL: angelaa@professor.educacao.sp.gov.br
São Paulo,29 de junho de 2020
Área : Matemática
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São Paulo, 15 de junho de 2020.
São Paulo, 11 de maio de 2020.
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ResponderExcluirPor onde eu mando a lição professora?
ResponderExcluirOi prof por onde posso te enviar?, E tem problema se eu imprimir e colar no caderno ?
ResponderExcluirBoa noite professora Angela, precisamos do email pra mandar a tarefa.
ResponderExcluirBoa noite , queridos alunos.
ResponderExcluirVocês irão mandar as atividades para o e-mail que esta no blog.
angelaa@professor.educacao.sp.gov.br
Quem não mandou as atividades anteriores favor mandar, estarei recebendo ainda.
ResponderExcluirVou usar as notas de todas as lições e da AAP para compor a nota do bimestre.
Qualquer dúvida mande um email.
Professora eu não entendi o que é para fazer
ResponderExcluirComo agente vai fazer a prova sem saber o conteúdo???
ResponderExcluirBoa noite pessoal, qualquer dúvida pode me enviar mensagem no email que está no blog.
ResponderExcluirangelaa@professor.educacao.sp.gov.br
Professora eu não tenho livro
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