HISTÓRIA - 8º anos A, C - Professor José Eduardo

São Paulo, 09 de novembro de 2020.


Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

1) O golpe militar de 15 de novembro de 1889, momento da Proclamação da República, foi a culminância da chamada “Questão-Militar”, que pode ser explicada

pela:

a) oposição do Exército à escravidão sustentada pela Coroa.

b) crescente intervenção dos militares no governo, após as guerras do Prata.

c) origem oligárquica dos oficiais que defendiam a autonomia das Províncias e dos Municípios.

d) influência das repúblicas americanas, governadas por ditadores militares.

e) influência das ideias positivistas associadas a reivindicações de melhoria profissional dos militares.

2) A proclamação da República no Brasil está longe de ser considerada um momento de transformação revolucionária, embora ela tenha trazido algumas mudanças significativas. Uma característica inovadora dos primeiros anos da nova forma de governo foi:

a) a valorização de um novo produto de exportação.

b) a adoção do sistema parlamentarista.

c) a política de investimentos nas sociedades anônimas.

d) a popularidade do novo regime.

e) o direito de toda a população ao voto

3) Após a Proclamação da República Brasileira, uma das medidas tomadas pelo Governo Provisório, chefiado pelo Marechal Deodoro, e que desencadeou uma onda

especulativa no país, foi a:

a) estatização da indústria de base.

b) política emissionista.

c) elevação da taxa cambial.

d) abertura às importações.

e) criação da casa da moeda

 

4) Sobre a constituição de 1891 no Brasil, podemos afirmar que foi:

a) parlamentarista e liberal.

b) presidencialista e laica.

c) centralizadora e liberal.

d) positivista e laica.

e) presidencialista e positivista.

 

5) A proclamação da República no Brasil está longe de ser considerada um momento de transformação revolucionária, embora ela tenha trazido algumas mudanças significativas. Uma característica inovadora dos primeiros anos da nova forma de governo foi:

a) a valorização de um novo produto de exportação.

b) a adoção do sistema parlamentarista.

c) a política de investimentos nas sociedades anônimas.

d) a popularidade do novo regime.

e) o direito de toda a população ao voto

São Paulo, 03 de novembro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

ENTREGA 10/11/2020

                  Atividade 8° ano Teruko   

Assista o vídeo para fazer as questões.    

https://www.youtube.com/watch?v=_ZOfU5IsgQE&t=329s  

1) (PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.

B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.

C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.

D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista

E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.

2) Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:

A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.

B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.

C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.

D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.

3) Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se:

A) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924)

B) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.

C) Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos.

D) Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas.

E) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado.

























































 

História – 8º anos A e C – Professora Pietra

São Paulo, 08 de outubro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

3ª Bimestre

Entregar até 16 de outubro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br


Habilidade: (EFO8HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

Objetivo: Identificar os protagonismos entre os africanos escravizados nos movimentos abolicionistas e contestatórios ao poder centralizado no Brasil no século XIX. 

Se você perdeu a aula do CMSP sobre o assunto segue o linkhttps://www.youtube.com/watch?v=m0Piqoxj7jY&t=1971s


MOVIMENTO ABOLICIONISTA

A aprovação da Lei Áurea foi uma conquista popular, fruto do crescimento que o movimento abolicionista teve na segunda metade do século XIX. O movimento abolicionista no Brasil agrupou pessoas de diferentes classes sociais que agiam de diversas maneiras na luta pela abolição da escravatura. Incluída no movimento abolicionista não está apenas a ação da parcela livre da sociedade, mas também resistência dos escravos.

O movimento abolicionista cresceu de maneira notável a partir da década de 1870, e nesse período uma série de associações abolicionistas surgiu em diferentes partes do país. A ação desses grupos era diversa, e o crescimento do debate abolicionista alcançou a política, apesar da grande resistência existente contra a abolição.

(...)

O crescimento da causa abolicionista fez a criação de associações desse cunho disparar entre 1878 e 1885, e assim surgiram 227 sociedades abolicionistas. Esses grupos pró-abolição organizavam conferências, comícios na rua, distribuíam panfletos, publicavam artigos em jornais, e também ajudavam na resistência organizando rotas de fugas para escravos, abrigando-os, incentivando-os a fugirem etc.

Existiu uma consistente ação dos abolicionistas no meio jurídico, e foi comum nesse período a atuação de advogados na defesa de escravos que buscavam melhores condições de trabalho, defendiam os que não estavam devidamente matriculados no registro de escravos etc.

No jornalismo, a atuação contra a escravidão e a distribuição de folhetos eram constantes, além de vários jornais abrirem espaço para a publicação de artigos em defesa da abolição. (...).

Na década de 1880, a atuação do movimento abolicionista dava-se por duas vias: a legal e a ilegal. No caso da atuação legal, voltamos a mencionar aqueles exemplos: defesa de escravos nos tribunais, publicação de artigos, realização de conferências, distribuição de panfletos etc.

Já as ações ilegais são aquelas enxergadas como criminosas do ponto de vista da lei da época e incluíam ações de desobediência civil. Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e davam abrigo para os que haviam fugido. Uma ação comum foi o transporte de escravos fugidos para o Ceará — estado que aboliu a escravidão em 1884.

Existia também o “sequestro” de escravos que estavam em transporte ou que seriam embarcados para algum lugar do Brasil. Nessa ação, os envolvidos “sequestravam” os escravos para, em seguida, libertá-los. Existiram grupos abolicionistas que também defenderam o levante armado para forçar o fim dessa atividade desumana.

A associação abolicionista de maior destaque da história brasileira foi a Confederação Abolicionista. Esse grupo foi criado por José do Patrocínio e André Rebouças, em 1883, e defendia uma abolição irrestrita e imediata, sem indenização para os senhores de escravos. A Confederação Abolicionista atuou na coordenação da campanha abolicionista a nível nacional.

 

Resistência dos escravos

O movimento abolicionista não se fez apenas pela ação das pessoas livres, mas contou com a atuação fundamental dos escravos que resistiam à escravidão de diversas maneiras. Esses, muitas vezes, eram incentivados a fugir, mas, na maioria dos casos, as fugas aconteciam porque os escravos percebiam o crescimento do movimento e sentiam-se encorajados para tanto.

As fugas coletivas e constantes tinham como objetivo pressionar os donos de escravos, e, em outros casos, os escravos rebelavam-se contra seu senhor, o que resultava na morte desse e de sua família. Essa resistência procurava enfraquecer a escravidão para que seu fim fosse conquistado.

Os escravos que fugiam, muitas vezes, poderiam mudar-se para as cidades e misturar-se na multidão de negros libertos e escravizados que habitavam esses locais. Outros, por sua vez, preferiam mudar-se para os quilombos — redutos que abrigavam escravos fugidos. No final do século XIX, surgiram quilombos em diferentes partes do Brasil, sobretudo ao redor de cidades como Rio de Janeiro.

Um dos quilombos mais conhecidos desse período era o Quilombo do Leblon, responsável por ter “criado” o símbolo da causa: a camélia branca. Essa flor foi transformada em símbolo de todo esse movimento, e aqueles que a portavam em sua roupa ou mesmo a cultivavam em casa, estavam dizendo publicamente que apoiavam a abolição.

 

Responda:

1. A resistência à escravidão no Brasil da década de 1880 ocorreu por diversas estratégias e espalhou-se por diferentes classes do país. Entre as estratégias utilizadas na luta pela abolição da escravatura, NÃO está correta

a) a fuga de escravos.

b) a formação de quilombos.

c) a atuação de advogados na defesa dos escravos.

d) a panfletagem para divulgar a causa.

e) a busca por financiamento internacional.

 

2. O que foi o movimento abolicionista?

a) movimento social a favor da escravidão.

b) movimento social criado por escravos.

c) movimento social para que a escravidão continuasse.

d) movimento social pelo fim da escravidão.

e) nenhuma das alternativas acima.

 

3. Os escravos no Brasil tiveram papel ativo no movimento abolicionista? Justifique sua resposta? 

 

História – 8º anos A e C – Professora Pietra

São Paulo, 02 de outubro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

3ª Bimestre

Entregar até 09 de outubro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br


Habilidade: (EFO8HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

Objetivo: compreender a dinâmica social na substituição da mão de obra escravizada pela mão de obra dos imigrantes europeus, identificar o contexto social, político e econômico desta nova lógica de trabalho. 

Se você perdeu a aula do CMSP sobre o assunto segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=jdElUwm6MSk&t=9s

Após assistir a aula no CMSP responda as questões sobre a imigração no Brasil no século XIX.

 

1.  Leia o poema de Fernando Brant e Milton Nascimento e responda: De acordo com o poema quais eram as expectativas dos imigrantes europeus em relação ao Brasil? Como eles viam o nosso país?

 Sonho Imigrante

A terra do sonho é distante

e seu nome é Brasil
plantarei a minha vida
debaixo de céu anil.

Minha Itália, Alemanha
Minha Espanha, Portugal
talvez nunca mais eu veja
minha terra natal.

Aqui sou povo sofrido
lá eu serei fazendeiro
terei gado, terei sol.

O mar de lá é tão lindo
natureza generosa
que faz nascer sem espinho
o milagre da rosa.

O frio não é muito frio
nem o calor é muito quente
e falam que quem lá vive é maravilha de gente


2. Agora leia o trecho da canção italiana “Bela Itália, mostre-se gentil“ do final do século XIX e responda: Como a canção justifica a imigração de italianos para o Brasil?


Bela Itália, mostre-se gentil

E os seus filhos, não os abandone

Se não, vão todos para o Brasil

E não se lembrarão mais de voltar


Aqui ainda haveria trabalho

Sem para a América emigrar

O século presente aqui se deixa

1900 Se aproxima

Eles têm a fome pintada no rosto

E para curá-la, não há o remédio


A cada momento, escutamos dizer: e vou

Lá onde é a colheita do café

A cada momento, escutamos dizer: e vou

Lá onde é a colheita do café

3. Agora observe o quadrinho abaixo e responda: Como o Brasil é descrito no quadrinho?



 

História – 8º anos A e C – Professora Pietra

São Paulo, 24 de setembro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

3ª Bimestre

Entregar até 01 de outubro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br


Habilidade: (EFO8HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

Objetivo: analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado durante o período regencial no Brasil.

 

Se você perdeu a aula do CMSP sobre o assunto segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=6arbk7XoAv4

Revoltas Regenciais

As Revoltas Regenciais foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial (1831 a 1840). Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias da população pobre, que era a maioria naquele período. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).

O mapa representa a divisão territorial brasileira em províncias e a localização de algumas revoltas durante o Período Regencial.


Principais Revoltas Regenciais





Outras revoltas regenciais:

- Carneiradas, em Pernambuco, 1834-1835.

- Revolta do Guanais, na Bahia, 1832-1833.

- Insurreição do Crato, no Ceará, 1832.

- Abrilada, em Pernambuco, 1832.

- Setembrada, em Pernambuco, em 1831.

- Novembrada, em Pernambuco, em 1831.

- Revolta de Carrancas, em Minas Gerais, em 1833.

- Revolta de Manuel Congo, no Rio de Janeiro.

- Rusgas, no Mato Grosso, 1834.

- Setembrada, no Maranhão, em 1831.

Exercícios

1) Complete a frase com uma das alternativas:

Durante[.....] explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil [.....]. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder.”

a) a Regência - a Cabanagem.

b) o Primeiro Reinado - a Praieira.

c) o Segundo Reinado -  a Farroupilha.

d) o Período Joanino e a Sabinada.

e) a abdicação - a Noite das Garrafadas.

2) Analise as afirmações abaixo e assinale V (verdadeiro) e F (falso):

a) (     ) Analisando a base social das Revoltas Regenciais podemos afirmar que no geral elas não foram revoltas populares.

b) (     ) A Revolta dos Malês teve como causa a repressão religiosa e pretendia realizar uma reforma agrária.

c) (     ) Entre as principais revoltas regenciais apenas a Guerra dos Farrapos terminou em acordo, todas as outras tiveram como desfecho uma forte repressão.

d) (     ) A Cabanagem tinha como objetivo instalar uma republica federativa e democrática. 

 

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História – 8º anos A e C – Professora Pietra

São Paulo, 17 de setembro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

3ª Bimestre

Entregar até 24 de setembro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br

 

Habilidade: (EFO8HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

Objetivo: Analisar a transição do 1º reinado de Dom Pedro I para o 2º Reinado de Dom Pedro II, comparando a diversidade política e social.

 

Se você perdeu a aula do CMSP sobre o assunto segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=UnJVp0CWbNY

 

Segundo Reinado

 

O Segundo Reinado iniciou-se em 1840 por meio do Golpe da Maioridade. Por meio desse movimento, os políticos brasileiros, pela via dos liberais, anteciparam a maioridade de D. Pedro II para que ele pudesse assumir o trono. Isso aconteceu porque os liberais queriam recuperar o poder que estava nas mãos dos conservadores e porque acreditavam que a coroação do imperador colocaria fim em todos os conflitos que se passavam no país.

Assim foi iniciado o Segundo Reinado, período que se estendeu por 49 anos e que pode ser dividido da seguinte maneira:

Consolidação (1840-1850): quando o imperador estava no poder e estabeleceu-o, a seu modo, sobre o país, colocando políticos e províncias rebeldes sob seu controle.

Auge (1850-1865): quando o poder do imperador era amplo e sua posição estava consolidada.

Declínio (1865-1889): quando surgem contestações contra a posição de D. Pedro II, e a economia do país não ia bem.

 

Segundo Reinado: política

 

A política durante o Segundo Reinado ficou marcada pela disputa entre:

Partido Conservador: Defendia uma grande centralização do poder nas mãos do imperador

Partido Liberal: Defendia uma maior autonomia local para as províncias

Apesar desta diferença as divergências entre os liberais e conservadores eram quase inexistentes, sobretudo quando o assunto era a manutenção da escravidão, já que ambos eram a favor.

O imperador detinha amplos poderes na política. Ele representava pessoalmente o Poder Moderador e estava à frente do Executivo. No Executivo também constava o Conselho de Estado. No caso do Legislativo, destacam-se os cargos de senador e deputado.

Por fim, da política brasileira, um último e importante destaque a ser mencionado é o que ficou conhecido como parlamentarismo às avessas. O Brasil funcionava como uma monarquia parlamentarista na qual o imperador interferia na política sempre que fosse necessário para garantir seus interesses. Assim, se fosse eleito um primeiro-ministro que não lhe agradasse, ele o destituía, e se a Câmara tomasse medidas que não lhe agradassem, ela era dissolvida.

 

Segundo Reinado: economia

 

Em termos econômicos, o grande destaque vai para a economia cafeeira, que se consolidou durante o Segundo Reinado como o principal meio de produção da economia brasileira. As zonas produtoras de café do Brasil nesse período foram três: Vale do Paraíba (RJ/SP), Oeste Paulista (SP) e Zona da Mata (MG).

A produção do café aconteceu (primeiramente no Vale do Paraíba) utilizando-se, principalmente, de trabalhadores escravizados. Inclusive, à medida que o número de escravos foi sendo reduzido no país, as regiões produtores de café tornaram-se grandes compradoras de escravos. O Oeste Paulista utilizou, a princípio, a mão de obra escrava, mas, ao longo da década de 1880, essa foi substituída pelos imigrantes que passaram a chegar em grande volume no país.

Mesmo com a ampliação da industrialização, com a chegada das primeiras ferrovias e navios a vapor e com o processo de urbanização a economia brasileira era essencialmente agrária e voltada ao comércio exterior.

 

Exercícios: Liberais e conservadores eram diferentes?

 

“Não há nada mais parecido com um conservador do que um liberal no poder.” Essa frase era comum em conversas políticas do século XIX.

Liberais e conservadores não tinham grandes diferenças ideológicas. A preocupação de muitos políticos era chegar ao poder, pois isso garantia prestígio e benefícios. Conservadores e liberais usavam os mesmos recursos para ganhar as eleições, concedendo favores aos amigos e aliados e usando a violência contra os indecisos e os adversários.

O Partido Conservador representava os proprietários rurais das lavouras de exportação, os burocratas do serviço público e os grandes comerciantes. O Partido Liberal  reunia principalmente profissionais liberais urbanos e proprietários rurais que vendiam para o mercado interno ou tinham se instalado em áreas de ocupação mais recente.

Os conservadores defendiam um governo imperial forte e centralizado, enquanto os liberais eram favoráveis à descentralização e à autonomia  das províncias.

 

1)    Que diferenças e semelhanças podemos apontar entre o Partido Conservador e o Partido Liberal?

2)    E hoje, de que forma podemos conhecer as diferenças e semelhanças entre os partidos políticos do Brasil? Qual a relação disso com o exercício da cidadania?


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São Paulo, 16 de setembro de 2020. 

Olá alunos  dos 8º anos A e C, sou a professora Pietra e como já sabem vamos estudar História juntos por algumas semanas, dando continuidade ao trabalho do professor José Eduardo. Por isso passei para me apresentar.
Vou passar algumas atividades nas próximas semanas e quero que saibam que a participação de vocês e o resultado das nossas atividades serão repassadas para o professor José Eduardo quando ele retornar.
Qualquer duvida segue os meus contatos:

e-amil: pietra@prof.educacao.sp.gov.br 

facebook: https://www.facebook.com/pietrammunin 


Grata




São Paulo, 14 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Olá estudantes o professor José Eduardo está sendo substituido pela professora Pietra até o dia 13/10/2020. Receberam a professora com carinho
Abraços 
Coord. Pedag.
Renata Fantinati

São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)
Enviar por e-mail: fernandesjordao@bol.com.br
                                josejordao@professor.educacao.sp.gov.br


 Observe a imagem e responda:

1)      Que característica a imagem nos mostra?

2)      A imagem condiz com o ocorrido na proclamação da república?

3)      Na imagem quem participa da manifestação ?



São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)



                     Atividade História 8 anos

          Assista o vídeo sobre história do Brasil e responda:

           https://www.youtube.com/watch?v=NxsWmQQHTLY

 

1)      Como foi proclamada a república?

2)      O povo participou da proclamação da república ?

3)      Por que a república brasileira foi chamada república da espada?









































São Paulo, 03 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Enviar por e-mail: fernandesjordao@bol.com.br
                                josejordao@professor.educacao.sp.gov.br                 

Assista o vídeo sobre história do Brasil e responda:

https://www.youtube.com/watch?v=_ZOfU5IsgQE&t=97s

1)      Quais foram as características para a independência do Brasil?

2)      Por que o Brasil manteve sua unidade?

3)      Por que a elite do Brasil queria manter a escravidão?

4)      Como era a política imperial?

5)      Como foi criada a primeira constituição do Brasil?

São Paulo, 13 de julho de 2020
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

(EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.

CONJURAÇÃO BAIANA 1798. REVOLTA DOS ALFAIATES. CONJURAÇÃO DOS BÚZIOS

A República de ideal prático, Igualdade e Liberdade.
Por governo democrático, independência e dignidade.
Coração de amor em chama, a comunidade a se irmanar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Somando lutador e suplicante, toda gente na união.
Pequeno Comerciante, o religioso, soldado e artesão.
A idéia e a prática bacana, um coletivo a comungar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Caráter emancipacionista, o sonho mais cativante.
Espírito humanista, camarada e igualdade cativante.
Inconfidência Mineira irmana, e faz nos influenciar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Comerciantes e artesões, de religiosos a soldados.
Os tipos de artesões, profissionais de todos lados.
Se libertar do que atazana, o Povo com o seu reinar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Foi grande revolução, de caráter emancipacionista.
Cada um com arma na mão, pela causa humanista.
Por fim ao que nos dana, e fazer a vida melhorar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Foi Revolta dos Alfaiates, do destaque deste artesão.
Todos por suas Artes, pra ter uma melhor condição.
Coisa mais bacana, todos se ofereciam a participar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Inconfidência de Tiradentes, foi como pioneirismo.
Seguir os mestres valentes, direito e cristianismo.
Contra a ordem profana, é o sagrado a impulsionar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Ampla composição social, de sentido republicano.
Movimento muito especial, de forte carater humano.
Unidos na ordem humana, e a abolição a implantar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Uma literária associação, discutindo o Iluminismo.
Despertando ser Cristão, e governo de Humanismo
Sair dessa forma não humana, que so faz é explorar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

A Maçonaria esta Presente, nos Cavalheiros da Luz.
Todos de alma decente, Buzios, seguidores de Jesus.
Gente Brasileira e africana, pela liberdade a Lutar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Academia dos Renascidos, toda gente participando.
Corpo e alma comprometidos, o revoltar avançando.
A dedicação que irmana, toda camada a participar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Cada força política somava, consciencia e liberdade.
Cipriano Barata participava, aumentava freternidade.
A massa se fazendo soberana, e pondo tudo no lugar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Lucas Dantas no sonho divino, junto a Luiz Gonzaga.
João de Deus, Manoel Faustino, a gente determinada.
Gente nas lutas veterana, querendo a vida melhorar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Toda Salvador foi tomada, os revolucionários agindo.
E a População se chegava, vinha apoiando se unindo.
Pondo abaixo a ordem tirana, todo apoio do Popular.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Revolta dos Alfaiates, igual a revolução Francesa.
Sem fragatas ou iates, mais com heroismo e beleza
Vil Governança Leviana, povo vence na rua a lutar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

É violenta a repressão, de muito torturar e prender.
Uma infame maldição, fazendo o nosso povo sofrer.
Mirando na gente africana, e no Brasileiro a sonhar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

No julgamento sem medo, ante a sentença sem perdão
O Pobre, Mulato e Negro, pra estes Morte e execução.
Ficou a dor mais desumana, e a liberdade a sangrar.
A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.

Azuir Filho e Turmas: Do Social da Unicamp e, de Amigos, de: Rocha Miranda, Rio, RJ e, de Mosqueiro, Belém, PA.

Poesia de Homenagem a Conjuração Baiana, que também é conhecida por Revolta dos Alfaiates e por Conjuração dos Búzios, que foi um grande Movimento de Libertação com caráter Democrático com grande participação de diferentes setores e camadas da Sociedade na ocasião de 1798 na Bahia. Tinha a pretensão de nacionalizar o Comércio e abolir a Escravidão, com distribuição de terras e com incentivo para todos que quisessem trabalhar na produção, programa avançado sempre citado pelos Socialistas. Houve delação, com prisões e torturas desmontando o movimento com intensa e desmedida repressão, caracterizada pela desumanidade.
Muitos Presos e degredados sendo os quatro Heróis enforcados e esquartejados.
João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira com 18 anos de idade, os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens, que estão no nosso Panteão de Heróis e Mártires de orgulho e glória. A Conjuração Baiana, era o próprio Povo a Governar.
Sobre a obra
Obra de Louvor a Conjuração Baiana, a Revolta dos Alfaiates, a Conjuração dos Búzios, a todos os seus Heróis lutadores apaixonados entre os quais: João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira com 18 anos de idade, os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens, Mestiços, Mulatos e Negros que foram enforcados e esquartejados, não bastasse o suplício, também o desrespeito. Organizaram a Insurreição para formarem uma República, liver da escravidão e com oportunidade para todos. Foram muito influenciados pela revolução Francesa, e por Tiradentes e os Inconfidentes Mineiros. Também participaram, o Médico Cipriano Barata, e o Professor Francisco Muniz Barreto. Só os Quatro lideres foram condenados e executados. Hoje, os grupos de estudos das Classes Trabalhadores tem estes Heróis igualados a Zumbi, Tiradentes, Castro Alves, Anita Garibaldi, Barbara Heliodora, Dandara, Sabina, Prestes, Aqualtune, Luiza Mahim, Ajuriucaba, Cunhambebe, Aimbere, Sepe Tiarajú e tantos.
Perguntas 
1) Quais pessoas participaram da conjuração baiana?
2) Quais são os objetivos da conjuração baiana?
3) Qual é a diferença entre a conjuração mineira para a baiana?
4) Em qual período a conjuração baiana ocorreu?












São Paulo,29 de junho de 2020
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)



Data de entrega: 12/07/2020









https://www.youtube.com/watch?v=Ye5VqTzRk10 
Assista o documentário sobre a inconfidência mineira e responda 
 1) O que foi a inconfidência mineira ?
2) Quem era o principal representante da inconfidência mineira ?
3) Qual era a reivindicação da inconfidência mineira ?
4) Quais foram as consequências da inconfidência mineira ?
5) Em que período ocorreu a inconfidência mineira ?

Habilidade 
  (EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.  


















São Paulo, 15 de junho de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Data de entrega: 19/06/2020



Assistir documentário para responder as questões:

1) Quem eram os Czar?
2) Em que contexto a Revolução Russa acontece?
3) Por que a Revolução Russa acontece?
4) O povo participa da Revolução Russa?

5) O que foi o Domingo Sangrento? 

São Paulo, 11 de maio de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Data de entrega: 22/05/2020
E-mail: fernandesjordao@bol.com.br 

Assista o vídeo e responda as questões abaixo


1) Quem era Napoleão Bonaparte ? 
2) Quais eram os objetivos de Napoleão ? 
3) Como Napoleão chegou ao poder? 
4) Qual a relação da expansão napoleônico com o Brasil?


São Paulo, 27 de abril de 2020.

Estudantes,

Em caso de dúvidas entrar em contato com o professor por e-mail: fernandesjordao@bol.com 

História:

1) Por que a Revolução Francesa é importante para nossa sociedade?

2) Quem eram os participantes da Revolução Francesa?


3) Explique a esquerda, direita e o centro grupos políticos na Revolução Francesa?

8º Ano A,C - História Prazo de Entrega 22/04

 Ideias Revolucionarias, Iluminismo 


1) O que foi o iluminismo?

2) Qual sua importância para o mundo?

3) Quem eram os pensadores iluministas?

4 Quem eram os burgueses?

5) O que a burguesia queria ?

Revolução Inglesa e Revolução Industrial. 


1) Qual era o sistema econômico antes da revolução industrial?

2) O que era manufatura domestica?

3) Quantas maquinas existiam no começo da revolução industrial?

4) Quais metais tiveram maior importância para revolução industrial?

5)Como era a vida do trabalhador nesse período?   

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa Tarde! Prof. Favor informar e-mail para envio da lição. Obrigado.

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  3. Boa Tarde! Tarefa finalizada do aluno Enzo do 8A, aguardando informação para envio. Obrigado

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  4. Boa Tarde! Tarefa finalizada do aluno Guilherme
    do 8A, aguardando informação para envio. Obrigado

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  5. Thiago finalizou trabalho no dia solicitado. Aguardando e mail p ser enviado. Grato!

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  6. Professor,minha tarefa foi enviada pro seu e-mail e voltou! Favor confirmar.Obrigado Enzo 8A!

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    Respostas
    1. Boa noite Enzo envia nesse e mail dudachacal@gmail.com o outro não recebi sua atividade estarei aguardando.

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  7. A todos os alunos estou recebendo os e mail com as atividades e corrigindo estarei enviando a correção na resposta do e mail fiquem atentos obrigado!!

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  8. Meu E mail fernandesjordao@bol.com.br

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  9. Bom dia caros alunos estou recebendo as atividades e corrigindo quem esta me enviando não ficara sem nota.Aos que não conseguirem enviar entre em contato obrigado.

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  10. Pessoal peço a todos que me envie as atividades só nesse e-mail josefjordao@bol.com.br

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  11. ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31

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ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...