HISTÓRIA - 8º ano B - Professora Tereza

São Paulo, 23 de novembro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

Prof. Tereza / História

Série: 8 ano B

Entrega:  Até 04 de Dezembro

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com

Habilidades:

H19 – Identificar a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses de seu autor e da época em que foi produzida.

Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão?  Cuidem-se!

Na atividade desta semana, vamos começar a Apostila 4 – vocês farão as atividades das páginas 195, 196 e 197.

- Página 195 – Situação de Aprendizagem 1 – O século XIX e os discursos civilizatórios – leitura e observação de imagens.

- Página 196 – Observação de imagem, leitura e exercícios a), b), c).

- Página 197 – Atividade 2 – leitura e exercícios a), b), c) e d).

História – 8º anos B – Professora Pietra

São Paulo, 05 de novembro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

4ª Bimestre

Entregar até 13 de novembro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br

Tema: Retomada - Processos de Independência na américa Laitna. 

Assista a aula do CMSP:

https://wwhttps://www.youtube.com/watch?v=jxb5osL4r0A

 

Habilidades: (EF08HI04): (EF08HI13): Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotados.

Objetivos: Referir acerca das independências das Américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.

Mulheres na luta pela independência 

As lutas latino-americanas por independência contaram com a presença de mulheres, principalmente da população mais pobre. Leia um texto que trata desse assunto. 

Quando se fala em exército, nesse período, imaginamos sempre homens marchando a pé ou a cavalo, lutando. Esquecemo-nos de que as mulheres, muitas vezes com filhos, acompanhavam seus maridos-soldados; além disso, como não havia abastecimento regular das tropas, muitas trabalhavam – cozinhando, lavando ou costurando – em troca de algum dinheiro. Encontramo-las nos exércitos camponeses de Hidalgo e Morelos, assim como, um século depois, nas fotografias dos exércitos zapatistas da Revolução Mexicana de 1910. Expostas à dureza das campanhas e aos perigos das batalhas, enfrentavam corajosamente os azares das guerras.

(...) Manuela Eras y Gardarillase Josefa Montesinos, ambas de Cochabamba (Bólivia), participaram de várias ações armadas (...) conta-se que Manuela, ao ver aproximar-se um ataque à cidade, notando certa vacilação por parte do pequeno grupo de soldados, teria afirmado: (...) “Se não há mais homens, aqui estamos nós, para enfrentar o inimigo e morrer pela pátria”. 

PRADO, Maria Ligia C. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos. São Paulo/ Bauru: Edusp/Edusc, 1999. P. 34-36.

Exercício:

São citadas duas formas de atuação das mulheres nas lutas pela independência da América espanhola. Quais são essas formas?

 

  

História – 8º anos B – Professora Pietra

São Paulo, 30 de outubro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

4ª Bimestre

Entregar até 06 de novembro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br

Tema: Retomada - Influências da Revolução Francesa nas Américas

 

Assista a aula do CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=hcQuOMfBk8g&t=1082s

 

Habilidades: (EF08HI04): Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Objetivos: Identificar e a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.

 

Igualdade, liberdade e fraternidade

                                            

As ideias de liberdade e igualdade nem sempre foram interpretadas da mesma maneira pelos revolucionários franceses.

Os burgueses, por exemplo, defendiam a liberdade econômica e a tolerância religiosa. Já outros membros do Terceiro Estado defendiam um governo popular em que a liberdade pudesse diminuir as desigualdades sociais.

Ainda hoje, as noções de liberdade, igualdade e fraternidade são interpretadas de formas diferentes. No Brasil, por exemplo, discute-se que não é possível haver liberdade individual com tamanha pobreza.

Reflita e responda:

1. Na sua interpretação, o que significa liberdade e igualdade?

2. Para você, qual é o lugar da fraternidade no mundo globalizado?

3. Observe a gravura abaixo que representa os três estados franceses em um período anterior à Revolução Francesa. Em seguida, faça o que se pede: 


a) Identifique as personagens que pertencem a cada um dos estados da sociedade absolutista.

b) Observando a posição em que cada personagem foi representado, o que o autor quis mostrar com essa gravura?

  

 

História – 8º anos B – Professora Pietra

São Paulo, 23 de outubro de 2020.

Área: Ciência Humanas (Geografia e História)

4ª Bimestre

Entregar até 30 de outubro de 2020.

Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br




Tema: Retomada - Iluminismo e liberalismo

Habilidades: (EF08HI01): Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Objetivos: Identificar aspectos conceituais do iluminismo e liberalismo e verificar as permanências na atualidade.  

O Iluminismo e o Liberalismo

 O Iluminismo foi um grande movimento cultural e principalmente ideológico, que se inicia na Europa no século XVII atingindo seu esplendor no século XVIII: é o “Século das luzes” quando a burguesia enriquecida revela suas aspirações, passando a criticar as práticas e instituições no Antigo Regime. Assim, podermos afirmar que, através do Iluminismo, a burguesia definiu seu projeto político ao pregar a eliminação dos vestígios da Ordem Feudal ainda existentes e estabelecer as bases da nova ordem burguesa capitalista.

 Características do pensamento liberal: 

·      Criticava o Absolutismo Monárquico pregando a limitação de poderes dos governantes, com o estabelecimento de regimes parlamentares e constitucionais além da separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário e a divisão entre religião e o Estado . 

·      Criticava o Mercantilismo por já ter cumprido seu papel de promover a acumulação primitiva de capitais pregando a economia liberal, sem a intervenção estatal na economia. 

·      Criticava os privilégios sociais do clero e da nobreza bem como a manutenção da servidão, defendendo a igualdade de todos perante a lei e o estabelecimento da mão de obra livre e assalariada. 

·      Criticava as posturas da Igreja Católica apontada como sustentáculo do Antigo Regime, por defender a Teoria do Direito Divino dos Reis e por insistir na manutenção de uma mentalidade teocêntrica. Pregava então o racionalismo, a valorização da razão para o avanço da ciência e o aperfeiçoamento das técnicas. 

·      Defendia a liberdade de expressão bem como a de escolha de credo, se opondo à intolerância religiosa e a qualquer forma de opressão ao pensamento

 

Exercício de ficção:

O iluminismo contribuiu para difundir princípios que influenciam na organização social e política de vários países do mundo contemporâneo, sobretudo nas democracias ocidentais. Esses princípios estão baseados nos direitos fundamentais do individuo e na limitação do poder do governante.

Abaixo estão listados alguns trechos da Constituição do Brasil (1988) e também princípios iluministas. Relacione os trechos da Constituição com os princípios iluministas: 

Princípios iluministas:

a) Limitação do poder do governante.

b) Tolerância religiosa.

c) Divisão dos poderes do Estado.

d) Direito a educação.

 Trechos da Constituição do Brasil (1988)

1. (   ) “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida (...) a proteção aos locais de culto e suas liturgias.”  (Titulo II. Art. 5º. Parágrafo IX)

2. (   ) “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituição.”  (Título 1. Art. 1º. Parágrafo único)

3. (  ) “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” (Título I. Art. 2º)

4. (   ) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” ( C. III. Art. 205)

  

 

São Paulo, 19 de outubro de 2020. 

Olá alunos  dos 8º anos B, sou a professora Pietra e substituirei a professota Tereza por algumas semanas. Por isso passei para me apresentar.
Vou passar algumas atividades nas próximas semanas e quero que saibam que a participação de vocês e o resultado das nossas atividades serão repassadas para a professora Tereza quando ele retornar.
Qualquer duvida segue os meus contatos:

e-amil: pietra@prof.educacao.sp.gov.br 

facebook: https://www.facebook.com/pietrammunin 


 São Paulo, 05 de outubro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História).

Prof. Tereza

E-mail de entrega: tereza.ferreira2018te@gmail.com

Data de Entrega: 16/10/2020

Habilidade:  EF 08HI15 – Identificar e analisar um equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinados.

 Caderno do aluno – Volume 3

Páginas 31 e 32

 -Página 31 – A primeira Constituição do Brasil

Leitura – exercícios a) e b).

 - Atividade 3 – A instauração da Primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824;

Leitura – a), b), c)

 - Atividade 4 – Exercícios sobre a Confederação de Equador

 São Paulo, 21 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História).

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Prof. Tereza / História

Série: 8 ano B

Entrega:  Até 02 de Outubro

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com

Habilidades:

EF08HI15 – Identificar e analisar um equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinados.

Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão?  Cuidem-se!

Na atividade desta semana, vamos começar a Apostila 3 – parte 2 – 1º e 2º Reinados – política e economia – páginas 29 e 30.

- Páginas 29 e 30 – Atividade 1

 - Situação de aprendizagem 1 – leitura do texto, leitura das imagens, e responder os exercícios a) e c).

Veja os links pedidos no Caderno do Aluno e assistam.

  São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História).

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Prof. Tereza / História

Série: 8 ano B

Entrega:  Até 18 de Setembro

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com

Habilidades:

EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.



H 39- Analisar os processos de formação e transformação das instituições político-sociais como resultado das lutas coletivas.

 Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão?  Cuidem-se!

Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 50, 52,53 e 55. 

Copiem os exercícios no caderno e respondam:

- Página 50 – Atividade 6 – Ler e responder a pergunta norteadora – As mudanças promovidas com a vinda da Família Real para o Brasil, visavam o desenvolvimento local para a população em geral? Porquê?

- Página 52 – Atividade 8 – Leitura

- Página 53 – Fonte 2 – ler e resolver os exercícios

- Página 55 – Atividade 10 – leitura e responder os quadros abaixo

 Atividade 2 – Devido ao feriado do dia 07 de Setembro, faça uma pesquisa e posteriormente faça um Meme sobre o assunto e envie para mim.

OBSERVAÇÃO: Essa atividade será contada à parte, de 0 à 10. Então nesse dia, teremos duas atividades, a Vinda da Família Real, que está na apostila, valendo de 0 à 10. Assistam o vídeo do youtube abaixo.

 

https://youtu.be/kGrj_y8SpSw

E o Meme sobre o 7 de Setembro, valendo também de 0 à 10.

Site: gerarmemes.com.br e crie o seu meme.

 Aguardo vocês:

Bons estudos:

  São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Área: Ciências Humanas (Geografia e História)


São Paulo, 17 de Agosto de 2020.

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Prof. Tereza / História

Série: 8 ano B

Entrega:  Até 28 de Agosto

E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com

 

 

Habilidades:

EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.

 

Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão?  Cuidem-se!

Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 47, 48 e 49.

 

Copiem os exercícios no caderno e respondam:

Atividade 4

Imagem 1 - Fonte 1 – ex . a) – pág. 47

Fonte 1 e Fonte 2 – ex. a) – pág. 48

Atividade  5  -5.1  exercícios a e b. pág. 49

Assistam os vídeos do Youtube indicados na Apostila – Série D. João no Brasil.

 

Bons estudos!!!!


















São Paulo, 03 de agosto de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

E.E. Teruko Ueda Yamaguti

Prof. Tereza / História

Série: 8 ano B

Entrega:  Até 14 de Agosto

E-mail de entrega: tereza.ferreira2018te@gmail.com

 Habilidades:

EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.

 Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão?  Cuidem-se!

Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 44, 45 e 46.

Copiem os exercícios no caderno e respondam:

Atividade 2 e

Fonte 3– pág. 44

Fonte 4

Fonte 5  - exercícios a e b. pág. 45

Assistam os vídeos do Youtube indicados na Apostila – Saiba Mais e Fontes 3,4 e 5.

Atividade 3 – Fonte 1 exercícios a e b, pág. 46.

 

Bons estudos!!!!

São Paulo, 13 de julho de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)

Prof. Tereza – História
Séries: 8 ano B
E-mail para recebimento das atividades: tereza.ferreira2018te@gmail.com
Data de entrega: até 24 Julho de 2020.

Bom dia queridos alunos, tudo bem? Espero que estejam todos bem, e se cuidando, um abraço, prof. Tereza.

Habilidades:
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.


Na atividade dessa semana peço que façam no caderno uma pesquisa sobre a “Revolução Constitucionalista de 1932”, devido a data comemorativa do dia 09 de Julho.
- Mínimo 30 linhas,
-Tirem fotos e me enviem.


São Paulo, 06 de julho de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História)



São Paulo, 03 de Julho de 2020.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Prof. Tereza / História
Série: 8 ano B
Entrega:  Até 10 de Julho
E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com


Habilidades:
EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.

Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão?  Cuidem-se!
Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 43 e 44.

Copiem os exercícios no caderno e respondam:
Atividade 1;
Atividade 2 e

Fonte 2  até o exercício da  letra C.























São Paulo, 15 de junho de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

ENVIAR A RESPOSTA NO EMAIL  tereza.ferreira2018te@gmail.com 
Whatsapp- 98100-0417

EM WORD, ARIAL 12, colocar o nome completo do aluno e a turma no inicio da pagina.
Assunto do e-mail: Atividade HISTORIA
DATA FINAL DE ENTREGA DA ATIVIDADE 26/06/2020

COTIDIANO DAS FAMÍLIAS NAS TREZE COLÔNIAS INGLESAS
Pensar em como viviam as famílias dos ingleses que vieram da Inglaterra e dos colonos nascidos na América é um tanto complexo, pois, geralmente, a constituição de uma família era um empreendimento difícil dentro de uma lógica de colonização de exploração.
A ideia de que todas as formas de colonização foram somente de exploração é um fato recorrente e perpetuado entre vários estudiosos do assunto. Recentemente, novos estudos ressaltaram a importância de analisarmos as colonizações ocorridas durante o processo das Grandes Navegações Marítimas Europeias (séculos XV ao XVIII), dentro de uma perspectiva que incluísse a colonização de povoamento.
Estudiosos apontam para a seguinte questão: todas as formas de colonização fundamentaram suas ações e práticas na exploração e povoamento dos novos territórios conquistados. Dessa maneira, devemos pensar a colonização europeia na América como colonização de exploração e colonização de povoamento ao mesmo tempo: essas formas de colonização não existem sozinhas, acontecem mutuamente e reciprocamente. Toda a colonização visa à ocupação do território e à exploração dos recursos minerais e vegetais e, às vezes, humanos (escravidão dos nativos) deste território.
Após alguns esclarecimentos, voltemos ao nosso objetivo: o cotidiano das famílias nas Treze Colônias inglesas. Como essas famílias viviam? Como se alimentavam? Como se vestiam? Como trabalhavam? Todas essas indagações serão nossos objetos de análise no presente texto.
As famílias constituídas nas Treze Colônias inglesas assemelhavam-se muito às famílias europeias. Existia uma média de sete filhos em cada família, mas a mortalidade infantil com menos de um ano de idade era altíssima – dos sete, menos da metade chegava a sobreviver. A família colonial era patriarcal, o pai ou o marido era a principal autoridade da casa e nessas famílias o trabalho era exercido por todos.
As mulheres geralmente trabalhavam dentro e fora de casa, produziam alimentos, roupas, velas, entre outros, portanto, o papel social desempenhado pela mulher era extremamente importante – a partir de suas mãos a família se vestia e comia. As mulheres das colônias, no século XVIII, quase todas se casavam, era muito difícil uma mulher ficar solteira. Casavam-se a partir dos 24 anos de idade, enquanto as mulheres europeias do século XVIII casavam-se bem mais novas. As mulheres não tinham autonomia nas colônias, ficavam às sombras de seus maridos ou pais. Uma mulher poderia se casar uma única vez. O divórcio existiu por um curto tempo, mas posteriormente foi extinto.
No seio das famílias existia o resultado direto do matrimônio entre o homem e a mulher (marido e esposa), que eram os filhos. Nas Treze Colônias inglesas, as crianças eram vestidas como adultos a partir dos sete anos de idade, aprendiam a ler e a escrever e geralmente seguiam o ofício dos pais. O principal trabalho exercido pelas crianças era em casa, lá exerciam vários afazeres domésticos.
Principalmente nas Colônias do Norte, desenvolveu-se o comércio juntamente com as atividades manufatureiras, entretanto a grande parte da população estava desempenhando o trabalho no campo, ou seja, praticando a agricultura.

Grande parte da população das Treze Colônias inglesas era puritana (protestantes), principalmente os colonos do norte. A população puritana quase sempre se vestia com roupas com tons escuros e as mulheres não ostentavam joias e luxo. Era uma sociedade dedicada ao trabalho, havia pouco tempo para as diversões. As reuniões festivas dos colonos aconteciam no momento da construção de algum celeiro, ou seja, misturavam lazer ao trabalho. Uma das principais características dos colonos ingleses foi a ética do trabalho.


Exercícios Sobre O Cotidiano Nas Treze Colônias


Questão 1
Leia o texto a seguir: “As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as europeias.” (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).
De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA:
a) era marcado pela submissão e falta de liberdade.
b) era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma.
c) não tinham nenhuma expressividade.
d) era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos.
e) nenhuma das alternativas.

Questão 2
(FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas "colônias do sul", é correto afirmar:
a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se em uma forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) Baseava-se em uma economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

Questão 3
Quando o intelectual e político francês Alexis de Tcqueville esteve nos Estados Unidos percebeu que a organização política daquele país tinha uma relação muito íntima com fatores culturais como o de se encarar o trabalho como virtude. Esses traços culturais vistos por Tocqueville, em grande parte, derivam:
a) da cultura ibérica, em especial da hispânica.
b) das culturas pré-colombianas, em especial das tribos apaches.
c) das colonização francesa, que antecedeu a inglesa.
d) dos judeus, que migraram em massa para os EUA nos século XVI.
e) da religião puritana (calvinismo inglês).

Questão 4
(PUC-PR) O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século XVII com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa. A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA:
a) Esse período é marcado pela questão dos impostos, especialmente a aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto importado e muito consumido pelos colonos.
b) Em meados do século XVIII, fortaleceram-se as relações entre colonos norte-americanos e a sua metrópole inglesa, especialmente com o apoio dos colonos contra os invasores espanhóis.
c) Além do imposto sobre o chá, o Parlamento inglês aprovou também o imposto sobre o açúcar. No entanto, essa lei não foi tão grave, pois esse produto não era importante para os Estados Unidos, que, nessa época, quase não consumiam açúcar.
d) A Lei do Chá está relacionada ao episódio em que colonos ingleses, vestidos de índios, jogaram um carregamento de chá no mar, no porto de Boston. Esse incidente radical levou a Inglaterra a reconhecer a independência dos Estados Unidos.
e) Os conflitos entre Inglaterra e França (Guerra dos Sete Anos - 1756-1763) estão relacionados diretamente à 'Guerra de Secessão' norte-americana.


MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO
Na República Velha temos a vivência de todo um processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do país. Não percebendo de forma imediata tais mudanças, as autoridades da época pouco se importavam em trazer definições claras com respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros. Por isso, a organização dos operários no país esteve primeiramente ligada ao atendimento de suas demandas mais imediatas.
No início da formação dessa classe de trabalhadores percebemos a predominância de imigrantes europeus fortemente influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. Contando com um inflamado discurso, convocavam os trabalhadores fabris a se unirem em associações que, futuramente, seriam determinantes no surgimento dos primeiros sindicatos. Com o passar do tempo, as reivindicações teriam maior volume e, dessa forma, as manifestações e greves teriam maior expressão.
Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi nesse contexto que as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social conviveram com perspectivas políticas mais incisivas que lutavam contra a manutenção da propriedade privada e do chamado “Estado Burguês”.
Entre os anos de 1903 e 1906, greves de menor expressão tomavam conta dos grandes centros industriais. Tecelões, alfaiates, portuários, mineradores, carpinteiros e ferroviários foram os primeiros a demonstrar sua insatisfação. Notando a consolidação desses levantes, o governo promulgou uma lei expulsando os estrangeiros que fossem considerados uma ameaça à ordem e segurança nacional. Essa primeira tentativa de repressão foi imediatamente respondida por uma greve geral que tomou conta de São Paulo, em 1907.
Mediante a intransigência e a morosidade do governo, uma greve de maiores proporções foi organizada em 1917, mais uma vez, em São Paulo. Os trabalhadores dos setores alimentício, gráfico, têxtil e ferroviário foram os maiores atuantes nesse novo movimento. A tensão tomou conta das ruas da cidade e um inevitável confronto com os policiais aconteceu. Durante o embate, a polícia acabou matando um jovem trabalhador que participava das manifestações.
Esse evento somente inflamou os operários a organizarem passeatas maiores pelo centro da cidade. Atuando em outra frente, trabalhadores formaram barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo aberto pelas autoridades. No ano seguinte, anarquistas tentaram conduzir um golpe revolucionário frustrado pela intercepção policial. Vale lembrar que toda essa agitação se deu na mesma época em que as notícias sobre a Revolução Russa ganhavam os jornais do mundo.
Passadas todas essas agitações, a ação grevista serviu para a formação de um movimento mais organizado sob os ditames de um partido político. No ano de 1922, inspirado pelo Partido Bolchevique Russo, foi oficializada a fundação do PCB, Partido Comunista Brasileiro. Paralelamente, os sindicatos passaram a se organizar melhor, mobilizando um grande número de trabalhadores pertencentes a um mesmo ramo da economia industrial.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Registro fotográfico dos protestos que tomaram conta de São Paulo em 1917
Movimento operário
1) Até o início dos anos 20 do século passado, a principalforça dentro do movimento operário brasileiro, eram osanarco-sindicalistas.Sobre este movimento político podemos afirmar:
a) Combatia as quedas de ritmo de trabalho, aprodução deliberadamente imperfeita dasmercadorias e as greves, por considerar estasmedidas nocivas à educação dos operários.
b) Pregava o fim do estado, bem como de toda aburocracia, defendia a criação de sindicatosautônomos sem nenhuma diferença entre a direçãoe a base e, tinha como método de luta a ação direta.
c) Defendia uma rígida disciplina partidária e aatuação política através da formação de partidossociais democratas e liberais.
d) Tinha como meta a tomada do poder e aimplantação da ditadura do proletariado, pautadaem um estado forte e centralizado.
e) Em nenhum aspecto se diferenciava dos socialistas,comunistas e trabalhistas.
2) No início do século XX, durante a Primeira República,formou-se, no Brasil, uma classe operária queprotagonizou alguns movimentos grevistas, como o de1917.
A maioria das lideranças operárias, em São Paulo, erainfluenciada pelo ideário:
a) Comunista revolucionário.
b) Liberal democrático.
c) Anarco-sindicalista.
d) Socialista utópico.
e) Socialista revolucionário.

3) A maioria dos estabelecimentos industriais no Brasil, nofinal do século XIX e início do século XX, concentrava-seno eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Essa região produzia
49% do total da produção industrial brasileira em 1907e 51% em 1920.No tocante às condições de trabalho dos operários dasprimeiras fábricas brasileiras é FALSO afirmar:
a) Os operários eram submetidos, em geral, ajornadas de 16 horas diárias. A semana consistia emseis e até sete dias de trabalho. Não possuíamprevidência social, nem aposentadoria e asdemissões eram feitas sem qualquer indenização.
b) Para enfrentar as difíceis condições de trabalho osoperários brasileiros criaram as associações desocorro mútuo, onde cada trabalhador contribuíacom umaporcentagem de seu salário que seriautilizado para amparar as famílias em caso de
morte, velhice ou acidente.
c) A grande força de resistência dos operários no iníciodo século XX, foram os partidos políticos. PartidoTrabalhista Brasileiro, Partido Comunista Brasileiroe Partido Comunista do Brasil lutaram contra osbaixos salários e as precárias condições de vida etrabalho do operariado.
d) O número de mulheres operárias era maior que onúmero de homens e elas além de receberemremuneração menor, sofriam com frequênciaagressões físicas e assédio sexual.

4) A industrialização brasileira do início do século XXresultou do processo de “substituição de importações”.Esse processo foi grandemente favorecido
a) pela tarifa Alves Branco que instituiuprotecionismo.
b) pela abolição da escravatura e pela imigraçãoitaliana.
c) pela dolarização da economia depois da Crise de1929.
d) pelo Convênio de Taubaté que ordenou queima docafé.
e) pela interrupção do comércio internacionalprovocada pela Primeira Guerra Mundial.

5) Sobre as condições de trabalho dos operários no Brasil,nos primeiros anos do século atual, podemos afirmarque:
(  ) O trabalhador podia ser dispensado sem direito àindenização.
(  ) Inexistia um sistema de previdência social,aposentadoria, e pensão.
(  ) Não havia legislação impondo limites à jornada detrabalho.
(  ) Os trabalhadores menores, de 7 a 14 anos, eram osúnicos que recebiamtratamento diferenciado,tendo salários mais justos.

(  ) No interior das fábricas, as arbitrariedadescometidas pelos mestres e contramestres navigilância dos trabalhadores eram motivo deinúmeras revoltas e queixas dos operários.

São Paulo, 11 de maio de 2020.
Área: Ciências Humanas (geografia e história)

Enviar as atividades para o e-mail da professora Tereza: 

tereza.ferreira2018te@gmail.com


Essas atividades tem por objetivos atingir as habilidades abaixo:
·      
        Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
·         Identificar, em fontes documentais, os principais conceitos da Revolução Francesa.
·     Identificar, em fontes documentais, a afirmação de valores e direitos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

      Data de entrega até 22/05/2020

A História
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, juntamente com os decretos de 4 e 11 de agosto de 1789 sobre a supressão dos direitos feudais, é um dos textos fundamentais voltados pela Assembleia Nacional Constituinte, formada em decorrência da reunião dos Estados Gerais.
Adotada em seu princípio antes de 14 de julho de 1789, ela ocasiona a elaboração de inúmeros projetos. Após exaustivos debates, os deputados votam o texto final em 26 de agosto de 1789.
Ela é composta de um preâmbulo e 17 artigos referentes ao indivíduo e à Nação. Ela define direitos "naturais e imprescritíveis" como a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. A Declaração reconhece também a igualdade, especialmente perante a lei e a justiça. Por fim, ela reforça o princípio da separação entre os poderes.
Ratificada apenas em 5 de outubro por Luís XVI por pressão da Assembleia e do povo que se dirigiu a Versalhes, ela serve de preâmbulo à primeira Constituição da Revolução Francesa, adotada em 1791. Embora a própria Revolução tenha, em seguida, renegado alguns de seus princípios e elaborado duas outras declarações dos direitos humanos em 1793 e 1795, foi o texto de 26 de agosto de 1789 que se tornou referência para as instituições francesas, principalmente as Constituições de 1852, 1946 e 1958.
No século XIX, a Declaração de 1789 inspira textos similares em numerosos países da Europa e da América Latina. A tradição revolucionária francesa também está presente na Convenção Europeia dos Direitos do Homem, assinada em Roma em 4 de novembro de 1950.

O texto

Os representantes do povo francês, reunidos em Assembleia Nacional, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram expor, em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que essa declaração, constantemente presente junto a todos os membros do corpo social, lembre-lhes permanentemente seus direitos e deveres; a fim de que os atos do poder legislativo e do poder executivo, podendo ser, a todo instante, comparados ao objetivo de qualquer instituição política, sejam por isso mais respeitado; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, estejam sempre voltadas para a preservação da Constituição e para a felicidade geral.
Em razão disso, a Assembleia Nacional reconhece e declara, na presença e sob a égide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão:
  
Art.1.º - Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter como fundamento a utilidade comum.

Art. 2.º - A finalidade de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a prosperidade, a segurança e a resistência à opressão.

Art. 3.º - O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.

Art. 4.º - A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites só podem ser determinados pela lei.

Art. 5.º - A lei não proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo o que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.

Art. 6.º - A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.

Art. 7.º - Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por estas prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência.

Art. 8.º - A lei só deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.

Art. 9.º - Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, caso seja considerado indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.

Art. 10.º - Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.

Art. 11.º - A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei.

Art. 12.º - A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; essa força é, portanto instituída para benefício de todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.

Art. 13.º - Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.

Art. 14.º - Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si mesmos ou pelos seus representantes, a necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a coleta, a cobrança e a duração.

Art. 15.º - A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.

Art. 16.º - A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.

Art. 17.º - Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indenização.
Atividade

Após a leitura minuciosa do texto, explique com suas palavras o que entendeu sobre os Artigos 1º,2º, 4, 6º e 11º.


São Paulo, 27 de abril de 2020.
A Revolução Francesa de 1789.

Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país. A Revolução Francesa inspirou-se nos ideais do Iluminismo, que surgiram no século XVIII.

Crise Econômica e Política
A crítica situação econômica, às vésperas da revolução de 1789, exigia reformas urgentes e gerava uma grave crise política. Ocorreu uma onda de falências, acompanhada de desempregos e queda de salários, arruinando o comércio nacional.
As crises econômicas se juntaram às políticas, com demissão de ministros que haviam convocado a nobreza e o clero para contribuírem no pagamento de impostos.
Pressionado pela crise, o rei Luís XVI convoca os Estados Gerais, uma assembleia formada pelas três divisões da sociedade francesa:

-Primeiro Estado - composto pelo clero;

-Segundo Estado - formado pela nobreza;

-Terceiro Estado - composto por todos aqueles que não pertenciam ao Primeiro nem ao Segundo Estado, no qual se destacava a burguesia. Não existia democracia ( os trabalhadores não votavam).


A Bastilha.

Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A sociedade era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero. Abaixo a nobreza (rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres). A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagamento de impostos. Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica. Isso deu início a Revolução Francesa (14/07/1789).
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início da revolução, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Durante a revolução grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real (rei Luís XVI e Maria Antonieta) foi capturada e guilhotinada. O clero teve os bens (da igreja) confiscados.
Em 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.
Os jacobinos e girondinos foram dois grupos organizados durante a Revolução Francesa. Jacobinos eram formados pelos mais pobres, a baixa burguesia e os girondinos pelos mais ricos. Ambos queriam a queda do Rei Luís XVI. Durante o reinado, Luís XVI tentou programar algumas ideias novas, como a absolvição dos escravos, aumentar a tolerância em favor dos protestantes, entre outras atitudes de cunho iluminista. Porém, a nobreza e outras camadas da sociedade eram contrárias às suas ideias.
Girondinos e Jacobinos-Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
Os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, eram radicais e defendiam mudanças na sociedade que beneficiassem os pobres.
A Fase do Terror - Os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas recebem ordens para matar os oposicionistas do novo governo. Muitos foram condenados à morte.
A burguesia no poder - Os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário. Com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês.  Napoleão assumiu o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Conclusão - A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas. A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência Mineira no Brasil.

RESOLVA A CRUZADINHA.

1-Quando o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos a monarquia é __________________________________
2- Quando o povo não vota falta ________________________
3 – A sociedade, durante a Revolução Francesa era ____________________
4- Os condenados á morte na França eram __________________________________
5- A sociedade francesa era estratificada, composta pelo clero,  nobreza e trabalhadores que sustentava a todos com seu trabalho e pagamento de ________________
6- Os ___________________________ eram chamados de terceiro estado.
7- A _________________________ participou da revolução porque desejava  participação política e mais liberdade econômica.
8- ________________________ era rei da França durante a revolução e foi guilhotinado
9- O que marcou o início da revolução foi a ______________________________
10- Durante a revolução a família real foi guilhotinada e o clero teve os bens _______________________________
11- A Assembleia Constituinte promulgou a Declaração dos __________________ do Homem e do Cidadão
12- A declaração dos direitos Humanos garantia direitos iguais aos _______________ e participação política.
13- Depois da revolução o povo assume o poder apoiados pelos _________________ que defendiam uma maior participação popular no governo.
14- Os girondinos  não queriam a participação dos trabalhadores colocaram _____________________________ no poder.
15- ______________________________ era o principal líder dos jacobinos.
16- A época da revolução marcada pela organização da guarda nacional e pelo assassinado de muitos foi chamada de __________________________________
17- A Revolução Francesa pôs fim ao absolutismo e aos _________________________ da nobreza. O povo ganhou direitos e passou a ser respeitado.
18- A Revolução influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países e a ________________________________ no Brasil.

Documentário sobre a Revolução Francesa- parte 1 e 2.


Após assistir aos dois documentários, faca um relatório detalhado sobre a Revolução Francesa (mínimo 20 linhas). 










Um comentário:

  1. tereza.ferreira2018te@gmail.com

    Gente,enviem as atividades para esse e-mail ☝️

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...