São Paulo, 23 de novembro de 2020.
Área: Ciência Humanas (Geografia e História)
Prof. Tereza / História
Série: 8 ano B
Entrega: Até 04 de Dezembro
E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com
Habilidades:
H19 – Identificar a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses de seu autor e da época em que foi produzida.
Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão? Cuidem-se!
Na atividade desta semana, vamos começar a Apostila 4 – vocês farão as atividades das páginas 195, 196 e 197.
- Página 195 – Situação de Aprendizagem 1 – O século XIX e os discursos civilizatórios – leitura e observação de imagens.
- Página 196 – Observação de imagem, leitura e exercícios a), b), c).
- Página 197 – Atividade 2 – leitura e exercícios a), b), c) e d).
História – 8º anos B – Professora Pietra
São Paulo, 05 de novembro de 2020.
Área: Ciência Humanas (Geografia e História)
4ª Bimestre
Entregar até 13 de novembro de 2020.
Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: Retomada - Processos de Independência na américa Laitna.
Assista a aula do CMSP:
https://wwhttps://www.youtube.com/watch?v=jxb5osL4r0A
Habilidades: (EF08HI04): (EF08HI13): Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotados.
Objetivos: Referir acerca das independências das Américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.
Mulheres na luta pela independência
As lutas latino-americanas por independência contaram com a presença de mulheres, principalmente da população mais pobre. Leia um texto que trata desse assunto.
Quando se fala em exército, nesse período, imaginamos sempre homens marchando a pé ou a cavalo, lutando. Esquecemo-nos de que as mulheres, muitas vezes com filhos, acompanhavam seus maridos-soldados; além disso, como não havia abastecimento regular das tropas, muitas trabalhavam – cozinhando, lavando ou costurando – em troca de algum dinheiro. Encontramo-las nos exércitos camponeses de Hidalgo e Morelos, assim como, um século depois, nas fotografias dos exércitos zapatistas da Revolução Mexicana de 1910. Expostas à dureza das campanhas e aos perigos das batalhas, enfrentavam corajosamente os azares das guerras.
(...) Manuela Eras y Gardarillase Josefa Montesinos, ambas de Cochabamba (Bólivia), participaram de várias ações armadas (...) conta-se que Manuela, ao ver aproximar-se um ataque à cidade, notando certa vacilação por parte do pequeno grupo de soldados, teria afirmado: (...) “Se não há mais homens, aqui estamos nós, para enfrentar o inimigo e morrer pela pátria”.
PRADO, Maria Ligia C. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos. São Paulo/ Bauru: Edusp/Edusc, 1999. P. 34-36.
Exercício:
São citadas duas formas de atuação das mulheres nas lutas pela independência da América espanhola. Quais são essas formas?
História – 8º anos B – Professora Pietra
São Paulo, 30 de outubro de 2020.
Área: Ciência Humanas (Geografia e História)
4ª Bimestre
Entregar até 06 de novembro de 2020.
Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: Retomada - Influências da Revolução Francesa nas Américas
Assista a aula do CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=hcQuOMfBk8g&t=1082s
Habilidades: (EF08HI04): Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Objetivos: Identificar e a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.
Igualdade, liberdade e fraternidade
As ideias de liberdade e igualdade nem sempre foram interpretadas da mesma maneira pelos revolucionários franceses.
Os burgueses, por exemplo, defendiam a liberdade econômica e a tolerância religiosa. Já outros membros do Terceiro Estado defendiam um governo popular em que a liberdade pudesse diminuir as desigualdades sociais.
Ainda hoje, as noções de liberdade, igualdade e fraternidade são interpretadas de formas diferentes. No Brasil, por exemplo, discute-se que não é possível haver liberdade individual com tamanha pobreza.
Reflita e responda:
1. Na sua interpretação, o que significa liberdade e igualdade?
2. Para você, qual é o lugar da fraternidade no mundo globalizado?
3. Observe a gravura abaixo que representa os três estados franceses em um período anterior à Revolução Francesa. Em seguida, faça o que se pede:
a) Identifique as personagens que pertencem a cada um dos estados da sociedade absolutista.
b) Observando a posição em que cada personagem foi representado, o que o autor quis mostrar com essa gravura?
História – 8º anos B – Professora Pietra
São Paulo, 23 de outubro de 2020.
Área: Ciência Humanas (Geografia e História)
4ª Bimestre
Entregar até 30 de outubro de 2020.
Entregar pelo e-mail: pietra@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: Retomada - Iluminismo e liberalismo
Assista a aula do CMSP: : https://www.youtube.com/watch?v=-aLubdgXcDQ
Habilidades: (EF08HI01): Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Objetivos: Identificar aspectos conceituais do iluminismo e liberalismo e verificar as permanências na atualidade.
O Iluminismo e o Liberalismo
· Criticava o Absolutismo Monárquico pregando a limitação de poderes dos governantes, com o estabelecimento de regimes parlamentares e constitucionais além da separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário e a divisão entre religião e o Estado .
· Criticava o Mercantilismo por já ter cumprido seu papel de promover a acumulação primitiva de capitais pregando a economia liberal, sem a intervenção estatal na economia.
· Criticava os privilégios sociais do clero e da nobreza bem como a manutenção da servidão, defendendo a igualdade de todos perante a lei e o estabelecimento da mão de obra livre e assalariada.
· Criticava as posturas da Igreja Católica apontada como sustentáculo do Antigo Regime, por defender a Teoria do Direito Divino dos Reis e por insistir na manutenção de uma mentalidade teocêntrica. Pregava então o racionalismo, a valorização da razão para o avanço da ciência e o aperfeiçoamento das técnicas.
· Defendia a liberdade de expressão bem como a de escolha de credo, se opondo à intolerância religiosa e a qualquer forma de opressão ao pensamento
Exercício de ficção:
O iluminismo contribuiu para difundir princípios que influenciam na organização social e política de vários países do mundo contemporâneo, sobretudo nas democracias ocidentais. Esses princípios estão baseados nos direitos fundamentais do individuo e na limitação do poder do governante.
Abaixo estão listados alguns trechos da Constituição do Brasil (1988) e também princípios iluministas. Relacione os trechos da Constituição com os princípios iluministas:
Princípios iluministas:
a) Limitação do poder do governante.
b) Tolerância religiosa.
c) Divisão dos poderes do Estado.
d) Direito a educação.
1. ( ) “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida (...) a proteção aos locais de culto e suas liturgias.” (Titulo II. Art. 5º. Parágrafo IX)
2. ( ) “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituição.” (Título 1. Art. 1º. Parágrafo único)
3. ( ) “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” (Título I. Art. 2º)
4. ( ) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” ( C. III. Art. 205)
São Paulo, 19 de outubro de 2020.Olá alunos dos 8º anos B, sou a professora Pietra e substituirei a professota Tereza por algumas semanas. Por isso passei para me apresentar.Vou passar algumas atividades nas próximas semanas e quero que saibam que a participação de vocês e o resultado das nossas atividades serão repassadas para a professora Tereza quando ele retornar.Qualquer duvida segue os meus contatos:e-amil: pietra@prof.educacao.sp.gov.br
facebook: https://www.facebook.com/pietrammunin
São Paulo, 05 de outubro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História).
Prof. Tereza
E-mail de entrega: tereza.ferreira2018te@gmail.com
Data de Entrega: 16/10/2020
Habilidade: EF 08HI15 – Identificar e analisar um equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinados.
Caderno do aluno – Volume 3
Páginas 31 e 32
-Página 31 – A primeira Constituição do Brasil
Leitura – exercícios a) e b).
- Atividade 3 – A instauração da Primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824;
Leitura – a), b), c)
- Atividade 4 – Exercícios sobre a Confederação de Equador
São Paulo, 21 de setembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História).
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Prof. Tereza / História
Série: 8 ano B
Entrega: Até 02 de Outubro
E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com
Habilidades:
EF08HI15 – Identificar e analisar um equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinados.
Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão? Cuidem-se!
Na atividade desta semana, vamos começar a Apostila 3 – parte 2 – 1º e 2º Reinados – política e economia – páginas 29 e 30.
- Páginas 29 e 30 – Atividade 1
- Situação de aprendizagem 1 – leitura do texto, leitura das imagens, e responder os exercícios a) e c).
Veja os links pedidos no Caderno do Aluno e assistam.
São Paulo, 08 de setembro de 2020.
Área: Ciências Humanas (Geografia e História).
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Prof. Tereza / História
Série: 8 ano B
Entrega: Até 18 de Setembro
E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com
Habilidades:
EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
H 39- Analisar os processos de formação e transformação das instituições político-sociais como resultado das lutas coletivas.
Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão? Cuidem-se!
Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 50, 52,53 e 55.
Copiem os exercícios no caderno e respondam:
- Página 50 – Atividade 6 – Ler e responder a pergunta norteadora – As mudanças promovidas com a vinda da Família Real para o Brasil, visavam o desenvolvimento local para a população em geral? Porquê?
- Página 52 – Atividade 8 – Leitura
- Página 53 – Fonte 2 – ler e resolver os exercícios
- Página 55 – Atividade 10 – leitura e responder os quadros abaixo
OBSERVAÇÃO: Essa atividade será contada à parte, de 0 à 10. Então nesse dia, teremos duas atividades, a Vinda da Família Real, que está na apostila, valendo de 0 à 10. Assistam o vídeo do youtube abaixo.
E o Meme sobre o 7 de Setembro, valendo também de 0 à 10.
Site: gerarmemes.com.br e crie o seu meme.
Aguardo vocês:
Bons estudos:
São Paulo, 17 de agosto de 2020.
São Paulo, 17 de Agosto de 2020.
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Prof. Tereza / História
Série: 8 ano B
Entrega: Até 28 de Agosto
E-mail de entrega: Tereza.ferreira2018te@gmail.com
Habilidades:
EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão? Cuidem-se!
Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 47, 48 e 49.
Copiem os exercícios no caderno e respondam:
Atividade 4
Imagem 1 - Fonte 1 – ex . a) – pág. 47
Fonte 1 e Fonte 2 – ex. a) – pág. 48
Atividade 5 -5.1 exercícios a e b. pág. 49
Assistam os vídeos do Youtube indicados na Apostila – Série D. João no Brasil.
Bons estudos!!!!
E.E. Teruko Ueda Yamaguti
Prof. Tereza / História
Série: 8 ano B
Entrega: Até 14 de Agosto
E-mail de entrega: tereza.ferreira2018te@gmail.com
Habilidades:
EF08HI12 – Caracterizar a organização política e social no Brasil, desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
Boa tarde queridos alunos, tudo bem? Como estão? Cuidem-se!
Na atividade desta semana, vamos fazer a lição da Apostila 2 volume 2 nas páginas 44, 45 e 46.
Copiem os exercícios no caderno e respondam:
Atividade 2 e
Fonte 3– pág. 44
Fonte 4
Fonte 5 - exercícios a e b. pág. 45
Assistam os vídeos do Youtube indicados na Apostila – Saiba Mais e Fontes 3,4 e 5.
Atividade 3 – Fonte 1 exercícios a e b, pág. 46.
São Paulo, 15 de junho de 2020.
Exercícios Sobre O Cotidiano Nas Treze Colônias
Mestre em História
Enviar as atividades para o e-mail da professora Tereza:
tereza.ferreira2018te@gmail.
São Paulo, 27 de abril de 2020.
tereza.ferreira2018te@gmail.com
ResponderExcluirGente,enviem as atividades para esse e-mail ☝️