ARTE - 7º Anos A, B, C - Profª Kayssa

                                                                                   São Paulo, 30 de novembro de 2020

Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C

Habilidade: (EF07AR16)

Prazo de envio: 11/12

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

Assista ao clipe de “A Carne”, interpretado pela cantora Elza Soares:

https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw

  Agora, responda:

 1) Você já conhecia essa música?

2) Para você, do que ela se trata? Acredita que ela seja pertinente nos tempos atuais?

3) Pesquise e aponte outras músicas que abordam a temática do preconceito racial.

São Paulo, 16 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)
                Para responder às questões, analise atentamente as imagens e suas legendas e, se for necessário, pesquise mais sobre as modalidades estudadas: mosaico, escultura, muralismo e assemblage. Em seguida, responda às seguintes questões:

1. Qual dessas imagens apresenta uma escultura? Por quê? O que ela representa? Qual a materialidade da obra? Ela foi feita por um artista brasileiro ou internacional? Sobre o estilo da obra de Arte, analisando a imagem, como vocêcategorizaria o estilo desta escultura?

2. Qual dessas obras é um mosaico? Do que é feito? É uma obra nacional ou internacional? O que ela representa?

3. Você conhece a palavra assemblage? Podemos defini-la como uma modalidade das artes visuais baseada na ideia de acumulação, ou seja, materiais diversos podem ser incorporados na obra, criando uma composição nova, sem perder o seu sentido inicial. A partir dessa definição, qual das imagens seria uma assemblage? Por quê?

4. Qual das imagens é uma obra de muralismo? Por quê? O que ela representa? Este mural foi feito por um artista nacional ou internacional?

São Paulo, 03 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

São Paulo, 03 de novembro de 2020

 

Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C

Habilidade:(EF69AR31)

Prazo de envio: 13/11

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

 

A “Land Art” (em inglês “Earth Art” ou “Earthwork”) foi um movimento artístico pautado na fusão na natureza com a arte. Ele surgiu na década de 60 nos Estados Unidos e na Europa.

O termo “land art”, se traduzido, corresponde a “arte da terra” e tem como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico.

Em outras palavras, a land art surge a partir da fusão e integração da natureza e da arte onde a natureza, além de suporte, faz parte da criação artística.

Os artistas dedicados a essa estética buscavam na natureza a reflexão sobre o fazer artístico. Eles utilizavam, dentre outros materiais, folhas, madeira, galhos, areia, rocha, sal e daí sua aproximação com a arte povera.

O intuito era chamar atenção para a grandiosidade da natureza como local central de experimentação artística, bem como para a ocorrência da efemeridade dessa arte.

Importante destacar que, ao contrário da arte exposta nos museus, a land art propõe ultrapassar as limitações do espaço tradicional ao sair deles.

Assim, ela é realizada em espaços exteriores e, devido suas grandes dimensões, só é possível conhecê-las dentro de um museu por meio de fotografias.

Sendo a natureza o local (locus) de desenvolvimento dessa tendência da arte contemporânea, a arte pode surgir nos mais variados espaços naturais tais como a praias, mares, lagos, lagoas, desertos, montanhas, canyons, campos, planícies, planaltos, dentre outros.

Principais Características

As principais características da land art são:

·Fusão da arte com a natureza

·A natureza (espaço exterior) é o meio do suporte artístico

·Efemeridade da arte (desgastada com o tempo desde chuva, neve, erosão)

·Critica a indústria cultural e a comercialização da arte

·Critica a industrialização e racionalidade formal

·Oposição à arte apresentada nos museus

·Utilização de recursos naturais

 

 

1) Baseado nas informações do texto, responda em suas próprias palavras:

 

a) O que é Land Art?

b) Quais são os materiais utilizados na Land Art?

c) Por que a Land Art só pode ser encontrada nos museus por meio de fotografias e demais registros?

d) Qual a relação da Land Art com a Geografia?


2) Faça uma pesquisa sobre um artista de Land Art contendo sua biografia e principais trabalhos. 






















São Paulo, 28 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C

Habilidade:(EF69AR34B)

Prazo de envio: 09/10

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

 Leia o texto a seguir:

             “Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. Características como a linguagem, modo de se vestir em ocasiões específicas são algumas características que podem ser determinadas por uma cultura que acaba por ter como função possibilitar a cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte.

            A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto – quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade. Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações e estabelecendo valores e normas.

Esses valores são características que são consideradas desejáveis ou indesejáveis no comportamento dos indivíduos que fazem parte de uma cultura, como por exemplo o princípio da honestidade que é visto como característica extremamente desejável em nossa sociedade.

            As normas são um conjunto de regras formadas a partir dos valores de uma cultura, que servem para regular o comportamento daqueles que dela fazem parte. O valor do princípio da honestidade faz com que a desonestidade seja condenada dentro dos limites convencionados pelos integrantes dessa cultura, compelindo os demais integrantes a agir dentro do que é estipulado como 'honesto'.”

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm

 Agora, responda as seguintes questões:

     1)    O que é cultura?

2)    Aponte dois hábitos culturais presentes em nossa sociedade.

3)    Pesquise e aponte dois hábitos de culturas diferentes da nossa. 

São Paulo, 14 de setembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)

São Paulo, 31 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C

Habilidade:(EF69AR34)

Prazo de envio: 11/09

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

“Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”

Definição de acordo com o Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009

1)Você já esteve em um museu? Qual?

2)Em sua opinião, qual a importância dos museus?

3)Faça uma pesquisa sobre museus no mundo, indique o museu que mais te chamou atenção e diga o porquê, com suas próprias palavras. A pesquisa deve conter informações gerais do museu, sua localização, ano de construção e alguns itens que ele abriga.

São Paulo, 10 de agosto de 2020
Área: Linguagens (Artes)

Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C

Habilidade: (EF69AR34)

Prazo de envio: 21/08

 Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:

kayssa@professor.educacao.sp.gov.br

(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)

O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. Os profissionais que lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos, arquitetos e urbanistas, entre outros.

 O que é patrimônio histórico cultural?

Quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico cultural por algum órgão ou entidade especializado no assunto, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.

O que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a consequente manutenção cultural daquele povo.

Por estarmos diariamente em contato com aqueles bens culturais, nós desenvolvemos certo apreço pela sua preservação devido ao fato de que esse convívio é fator decisivo para a formação das nossas identidades.

[Fonte: Brasil Escola]

1) À partir do texto, explique com suas próprias palavras o que é um patrimônio cultural.

2) Em sua opinião, qual a importância dos patrimônios culturais para a sociedade?

3) Vá até o site do IPHAN e pesquise um exemplo de patrimônio material e um exemplo de patrimônio imaterial, argumentando sobre sua importância.

Link para pesquisa: http://portal.iphan.gov.br/

São Paulo,20 de julho de 2020
Área: Linguagens (Arte)

Atividade voltada aos anos: 7ºA, B e C
Habilidade: (EF69AR20)
Prazo de envio: 03/08

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)


(Bolero – Maurice Ravel)
(Brian Eno – Music for Airports)

(Alice Coltrane e Pharoah Sanders – Journey in Satchinanda)

1) Você consegue identificar algum elemento em comum nas músicas listadas?

2) Qual a diferença entre as músicas que você costuma ouvir para essas?

3) Você consegue identificar algum instrumento presente nas composições?




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


São Paulo,06 de julho de 2020
Área: Linguagens ( Arte)













XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

























São Paulo, 22 de junho de 2020


Área: Linguagens (Arte)

São Paulo, 26 de Abril de 2020

Atividade voltada aos anos: 7º A, B E C
Prazo de envio: 30/04

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição.)

Caros,

Assistam ao curta Cidade Colorida, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KzhtK5Pq5eI

Questões:

1) Qual é a história da animação?
2) O que o protagonista da história pretende ao “adicionar cores” à cidade?
3) Cite duas cores e as emoções a que elas te remetem.
4) Faça um desenho com o tema: o papel das cores em nossas vidas.




Um beijo e cuidem-se,
Kayssa Mavrides

Artes
São Paulo, 01 de Abril de 2020
Atividade voltada aos anos: 7º anos A, B e C
- O material deve ser enviado via Google Drive para o e-mail kayssa@professor.educacao.sp.gov.br (sempre que quiserem, podem me procurar por lá ou pela plataforma Teams, estarei à disposição.)
- O prazo de envio é: 24/04

Caros alunos,
Vamos elaborar um videoclipe????

Esta atividade tem por objetivo valorizar a importância da cooperação, o exercício da criatividade, a utilização das linguagens multimídia, a música e a cultura brasileira.
A música escolhida para nosso trabalho é “O dia em que a terra parou”, do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas.

Proposta:

Utilizem suas câmeras de celular e explorem a imaginação! Cantem a música, filmem, enviem desenhos, encenem. Este material será utilizado para a criação de um videoclipe em conjunto.
            Para que possamos ter um trabalho de montagem mais rico, é recomendável que cada um de vocês cantem a música completa.

Obs: Todos os vídeos devem ser filmados de modo vertical (com o celular “de pé”), para que sejam melhor editados por mim.

Deixo aqui também algumas referências bacanas para a elaboração de um videoclipe:
(lembrando que não é necessária a edição, pois será feita por mim com o material que vocês enviarem)

https://www.youtube.com/watch?v=2_HXUhShhmY (Oren Lavie - Her Morning Elegance)
https://www.youtube.com/watch?v=xXlBdXh6Jwg (Oren Lavie - Second Hand Lovers)
https://www.youtube.com/watch?v=fTH71AAxXmM (The White Stripes - Fell in Love With a Girl)
https://www.youtube.com/watch?v=H8zbYY41Vus (link da música para treino)


(letra)
O Dia Em Que a Terra Parou
Raul Seixas


Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou

Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
O planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém

O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão também não tava lá
E o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar

No dia em que a Terra parou (êêê)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou

E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar

No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (uuu)
No dia em que a Terra parou

O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar

No dia em que a Terra parou (oh, yeah)
No dia em que a Terra parou (foi tudo)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou

Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei

No dia em que a Terra parou (oh, yeah)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (eu acordei)
No dia em que a Terra parou (acordei)
No dia em que a Terra parou (justamente)
No dia em que a Terra parou (eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou (êêê)
No dia em que a Terra parou (no dia em que a terra parou)

Um beijo,
Kayssa Mavrides
Artes


São Paulo, 1º de Abril de 2020
Atividade voltada aos anos: 7ºA, B e C
Prazo de envio: 24/04


Caros alunos,
Vamos elaborar um videoclipe????

Esta atividade tem por objetivo valorizar a importância da cooperação, o exercício da criatividade, a utilização das linguagens multimídia, a música e a cultura brasileira.
A música escolhida para nosso trabalho é “O dia em que a terra parou”, do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas.


Proposta:

Utilizem suas câmeras de celular e explorem a imaginação! Cantem a música, filmem, enviem desenhos, encenem. Este material será utilizado para a criação de um videoclipe em conjunto.
            Para que possamos ter um trabalho de montagem mais rico, é recomendável que cada um de vocês cantem a música completa.

- Todos os vídeos devem ser filmados de modo vertical (com o celular “de pé”), para que sejam melhor editados por mim.
- O material deve ser enviado via Google Drive para o e-mail kayssa@professor.educacao.sp.gov.br (sempre que quiserem, podem me procurar por lá ou pela plataforma Teams, estarei à disposição.)
-O prazo de envio é:

Deixo aqui também algumas referências bacanas para a elaboração de um videoclipe:
(lembrando que não é necessária a edição, pois será feita por mim com o material que vocês enviarem)

https://www.youtube.com/watch?v=2_HXUhShhmY (Oren Lavie - Her Morning Elegance)
https://www.youtube.com/watch?v=xXlBdXh6Jwg (Oren Lavie - Second Hand Lovers)
https://www.youtube.com/watch?v=fTH71AAxXmM (The White Stripes - Fell in Love With a Girl)




https://www.youtube.com/watch?v=H8zbYY41Vus (link da música para treino)


(letra)
O Dia Em Que a Terra Parou
Raul Seixas


Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou

Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
O planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém

O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão também não tava lá
E o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar

No dia em que a Terra parou (êêê)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou

E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar

No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (uuu)
No dia em que a Terra parou

O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar

No dia em que a Terra parou (oh, yeah)
No dia em que a Terra parou (foi tudo)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou

Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei

No dia em que a Terra parou (oh, yeah)
No dia em que a Terra parou (ôôô)
No dia em que a Terra parou (eu acordei)
No dia em que a Terra parou (acordei)
No dia em que a Terra parou (justamente)
No dia em que a Terra parou (eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou (êêê)
No dia em que a Terra parou (no dia em que a terra parou)



Um beijo,
Kayssa Mavrides
Artes

16 comentários:

  1. professora é obrigatorio fazer video ou pode fazer um desenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tudo bem?
      Desculpe a demora, eu não havia visto sua mensagem. Caso você esteja impossibilitado de gravar um vídeo, me mande desenhos com esta temática para adicionarmos ao clipe, ok?

      Um abraço e se cuide,
      Kayssa

      Excluir
    2. A mesma temática do trabalho proposto.

      Excluir
  2. Professora Kayssa não consegui acessar o e-mail que você colocou no site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem?
      O e-mail para recebimento de atividades está funcionando normalmente. Por gentileza, verifique se ele foi digitado corretamente no envio.

      Um beijo,
      Kayssa

      Excluir
  3. Respostas
    1. Peço para que você escute a música e produza então um desenho condizente com o tema.

      Excluir
  4. Boa Tarde, Professora!
    Ainda estão recebendo o trabalho e licões mencionados há cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Yasmin. Tudo bem? Envie-me as atividades por e-mail.
      Um beijo se cuide!

      Excluir
  5. Professora,sobre a primeira lição,eu estou sem meus lápis de cor aqui na minha casa,está tudo na casa da minha vó,eu faço algumas artes digitais,posso fazer o desenho pelo celular

    ResponderExcluir
  6. Pró n entendi tenho que fazer oq com a música

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem?
      Me desculpe, não ví sua mensagem antes. A idéia é que possamos produzir um videoclipe em conjunto com a música. Você pode colaborar enviando um trecho em vídeo, um desenho, uma colagem ou qualquer outra manifestação artística pertinente ao tema. Um grande beijo e se cuide!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Meu e-mail encontra-se no início de todas as atividades. É o kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
    Aguardo sua atividade!
    Um beijo e cuide-se

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - CARO ALUN@ RETIRE SUA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO NA ESCOLA - O PRAZO DE DEVOLUÇÃO É 18/12

         ATENÇÃO !    AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE RETORNO Professores, pais e ou responsáveis , estamos seguindo para a reta final, mas, temos ...