São Paulo, 30 de novembro de 2020
Área: Linguagens (Artes)
Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C
Habilidade: (EF07AR16)
Prazo de envio: 11/12
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
Assista ao clipe de “A Carne”, interpretado pela cantora Elza Soares:
https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw
2) Para você, do que ela se trata? Acredita que ela seja pertinente nos tempos atuais?
3) Pesquise e aponte outras músicas que abordam a temática do preconceito racial.
1. Qual dessas imagens apresenta uma escultura? Por quê? O que ela representa? Qual a materialidade da obra? Ela foi feita por um artista brasileiro ou internacional? Sobre o estilo da obra de Arte, analisando a imagem, como vocêcategorizaria o estilo desta escultura?
2. Qual dessas obras é um mosaico? Do que é feito? É uma obra nacional ou internacional? O que ela representa?
3. Você conhece a palavra assemblage? Podemos defini-la como uma modalidade das artes visuais baseada na ideia de acumulação, ou seja, materiais diversos podem ser incorporados na obra, criando uma composição nova, sem perder o seu sentido inicial. A partir dessa definição, qual das imagens seria uma assemblage? Por quê?
4. Qual das imagens é uma obra de muralismo? Por quê? O que ela representa? Este mural foi feito por um artista nacional ou internacional?
São Paulo, 03 de novembro de 2020
Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C
Habilidade:(EF69AR31)
Prazo de envio: 13/11
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
A “Land Art” (em inglês “Earth Art” ou “Earthwork”) foi um movimento artístico pautado na fusão na natureza com a arte. Ele surgiu na década de 60 nos Estados Unidos e na Europa.
O termo “land art”, se traduzido, corresponde a “arte da terra” e tem como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico.
Em outras palavras, a land art surge a partir da fusão e integração da natureza e da arte onde a natureza, além de suporte, faz parte da criação artística.
Os artistas dedicados a essa estética buscavam na natureza a reflexão sobre o fazer artístico. Eles utilizavam, dentre outros materiais, folhas, madeira, galhos, areia, rocha, sal e daí sua aproximação com a arte povera.
O intuito era chamar atenção para a grandiosidade da natureza como local central de experimentação artística, bem como para a ocorrência da efemeridade dessa arte.
Importante destacar que, ao contrário da arte exposta nos museus, a land art propõe ultrapassar as limitações do espaço tradicional ao sair deles.
Assim, ela é realizada em espaços exteriores e, devido suas grandes dimensões, só é possível conhecê-las dentro de um museu por meio de fotografias.
Sendo a natureza o local (locus) de desenvolvimento dessa tendência da arte contemporânea, a arte pode surgir nos mais variados espaços naturais tais como a praias, mares, lagos, lagoas, desertos, montanhas, canyons, campos, planícies, planaltos, dentre outros.
Principais Características
As principais características da land art são:
·Fusão da arte com a natureza
·A natureza (espaço exterior) é o meio do suporte artístico
·Efemeridade da arte (desgastada com o tempo desde chuva, neve, erosão)
·Critica a indústria cultural e a comercialização da arte
·Critica a industrialização e racionalidade formal
·Oposição à arte apresentada nos museus
·Utilização de recursos naturais
1) Baseado nas informações do texto, responda em suas próprias palavras:
a) O que é Land Art?
b) Quais são os materiais utilizados na Land Art?
c) Por que a Land Art só pode ser encontrada nos museus por meio de fotografias e demais registros?
d) Qual a relação da Land Art com a Geografia?
2) Faça uma pesquisa sobre um artista de Land Art contendo sua biografia e principais trabalhos.
Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C
Habilidade:(EF69AR34B)
Prazo de envio: 09/10
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
Leia o texto a seguir:
“Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. Características como a linguagem, modo de se vestir em ocasiões específicas são algumas características que podem ser determinadas por uma cultura que acaba por ter como função possibilitar a cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto – quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade. Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações e estabelecendo valores e normas.
Esses valores são características que são consideradas desejáveis ou indesejáveis no comportamento dos indivíduos que fazem parte de uma cultura, como por exemplo o princípio da honestidade que é visto como característica extremamente desejável em nossa sociedade.
As normas são um conjunto de regras formadas a partir dos valores de uma cultura, que servem para regular o comportamento daqueles que dela fazem parte. O valor do princípio da honestidade faz com que a desonestidade seja condenada dentro dos limites convencionados pelos integrantes dessa cultura, compelindo os demais integrantes a agir dentro do que é estipulado como 'honesto'.”
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm
Agora, responda as seguintes questões:
1) O que é cultura?
2) Aponte dois hábitos culturais presentes em nossa sociedade.
3) Pesquise e aponte dois hábitos de culturas diferentes da nossa.
Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C
Habilidade:(EF69AR34)
Prazo de envio: 11/09
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
“Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”
Definição de acordo com o Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009
1)Você já esteve em um museu? Qual?
2)Em sua opinião, qual a importância dos museus?
3)Faça uma pesquisa sobre museus no mundo, indique o museu que mais te chamou atenção e diga o porquê, com suas próprias palavras. A pesquisa deve conter informações gerais do museu, sua localização, ano de construção e alguns itens que ele abriga.
Atividade voltada aos anos: 7º A, B e C
Habilidade: (EF69AR34)
Prazo de envio: 21/08
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail:
kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
(Lembrem-se de colocar nome completo e sala no corpo do texto. Estarei à disposição)
O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. Os profissionais que lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos, arquitetos e urbanistas, entre outros.
O que é patrimônio histórico cultural?
Quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico cultural por algum órgão ou entidade especializado no assunto, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.
O que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a consequente manutenção cultural daquele povo.
Por estarmos diariamente em contato com aqueles bens culturais, nós desenvolvemos certo apreço pela sua preservação devido ao fato de que esse convívio é fator decisivo para a formação das nossas identidades.
[Fonte: Brasil Escola]
1) À partir do texto, explique com suas próprias palavras o que é um patrimônio cultural.
2) Em sua opinião, qual a importância dos patrimônios culturais para a sociedade?
3) Vá até o site do IPHAN e pesquise um exemplo de patrimônio material e um exemplo de patrimônio imaterial, argumentando sobre sua importância.
Link para pesquisa: http://portal.iphan.gov.br/
São Paulo, 26 de Abril de 2020
professora é obrigatorio fazer video ou pode fazer um desenho?
ResponderExcluirBoa tarde, tudo bem?
ExcluirDesculpe a demora, eu não havia visto sua mensagem. Caso você esteja impossibilitado de gravar um vídeo, me mande desenhos com esta temática para adicionarmos ao clipe, ok?
Um abraço e se cuide,
Kayssa
Professora que temática
ExcluirA mesma temática do trabalho proposto.
ExcluirProfessora Kayssa não consegui acessar o e-mail que você colocou no site
ResponderExcluirBom dia, tudo bem?
ExcluirO e-mail para recebimento de atividades está funcionando normalmente. Por gentileza, verifique se ele foi digitado corretamente no envio.
Um beijo,
Kayssa
Professora qual é o tema
ResponderExcluirPeço para que você escute a música e produza então um desenho condizente com o tema.
ExcluirBoa Tarde, Professora!
ResponderExcluirAinda estão recebendo o trabalho e licões mencionados há cima?
Boa tarde, Yasmin. Tudo bem? Envie-me as atividades por e-mail.
ExcluirUm beijo se cuide!
Professora,sobre a primeira lição,eu estou sem meus lápis de cor aqui na minha casa,está tudo na casa da minha vó,eu faço algumas artes digitais,posso fazer o desenho pelo celular
ResponderExcluirOi!!
ExcluirTe respondi no whatsapp. Um beijo!
Pró n entendi tenho que fazer oq com a música
ResponderExcluirBom dia, tudo bem?
ExcluirMe desculpe, não ví sua mensagem antes. A idéia é que possamos produzir um videoclipe em conjunto com a música. Você pode colaborar enviando um trecho em vídeo, um desenho, uma colagem ou qualquer outra manifestação artística pertinente ao tema. Um grande beijo e se cuide!
Professora cadê seu e-mail?
ResponderExcluirOi, tudo bem? Meu e-mail encontra-se no início de todas as atividades. É o kayssa@professor.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluirAguardo sua atividade!
Um beijo e cuide-se